Micro e pequenas empresas dominaram criação de empregos em 2019

Os pequenos negócios dominaram a criação de empregos em 2019. As micro e pequenas empresas abriram 731 mil vagas formais enquanto as médias e grandes foram na contramão: fecharam 88.000 postos com carteira assinada.

Considerando os dados de 2007 a 2019, os pequenos negócios criaram 12,4 milhões de vagas. Enquanto isso, médias e grandes empresas perderam 1,5 milhão. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram compilados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A criação de vagas formais em micro e pequenas empresas no ano passado representou o melhor saldo em 5 anos. O resultado foi 22% superior ao de 2018, quando o setor criou 599 mil empregos com carteira assinada.

Dica do editor - Snowland em Gramado: esquiar na neve em pleno verão gaúcho

Ao entrar no parque, você se depara com uma pista de gelo linda para uso de patins. É a maior pista de patinação fixa do Brasil. O parque Snowland, inaugurado em 2013, chega a receber na alta temporada (período do Natal de outubro a janeiro, e também no inverno que vai de junho a agosto) até 1,5 mil pessoas por dia.

Pistas e escola de patinação, esqui e snowboard, além de local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada são algumas das diversas atrações que o local oferece tudo isso numa temperatura ambiente de -5 graus.

Não existe nada parecido na América Latina (indoor).

Saiba mais no site www.snowland.com.br ou (54) 3295-6000.

China agora tem surto de gripe aviária H5N1

As autoridades da China relataram um surto de gripe aviária H5N1 na província de Hunan, que fica na fronteira sul da província de Hubei, o epicentro do novo coronavírus que se espalha rapidamente pelo país e pelo mundo.

O vírus causa doenças respiratórias graves em ave  e é contagioso para os seres humanos.

É possível, mas difícil, transmitir a infecção de pessoa para pessoa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, é mortal para os seres humanos que a contraem, com uma taxa de mortalidade próxima de 60% nos casos dos últimos 15 anos.

Papa argentino quer receber o "amigo" Lula

O presidente argentino Alberto Fernández, que se reuniu com o papa Francisco nesta sexta-feira, disse que o chefe da Igreja Católica terá “todo o prazer” do mundo em receber Lula.

“O Lula me pediu para ver o papa. E eu pedi se ele podia receber o Lula. E ele me disse que ‘claro’ e que (o Lula) lhe escrevesse porque ele (o papa), com todo prazer, o receberá”, disse o presidente argentino.

Último balanço da OMS aponta mais de 11,9 mil casos confirmados de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o número de casos confirmados de coronavírus. Do total de 11.953, a maioria absoluta foi identificada em território chinês (11.821). O número de vítimas fatais permanece estável, 259 casos na China.

De acordo com o balanço divulgado em Genebra, o segundo país a apresentar maior número de casos confirmados foi a Tailândia (19 pessoas), seguido pelo Japão (17), Cingapura (16), Austrália (12), Coreia (12), Malásia (8), Alemanha (7), Estados Unidos (7), França (6), Vietnã (6), Canadá (4), Emirados Árabes Unidos (4).

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 16 casos considerados suspeitos. Dez outros casos já foram descartados.

Três ex-governadores celebram os 90 anos de Simon em Capão da Canoa

A comemoração dos 90 anos do ex-governador Pedro Simon lotou, neste sábado, o clube do Estádio Mariscão, em Capão da Canoa.

Passaram pelo estádio Germano Rigotto (MDB), Yeda Crusius (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB).

Apesar de ter participado de um encontro político em Capão da Canoa na sexta-feira, o atual governador do Estado, Eduardo Leite, não esteve presente nas homenagens.

Simon foi aplaudido e lembrado por diferentes lideranças pelos feitos ao longo de 65 anos de política.

Maioria dos leitores deste blog é do Brasil. Seguem-se EUA, Ucrânia, Alemanha, Argentina, Noruega e Portugal

Nas últimas 72 horas, estes foram os públicos que visualizaram este blog, pela ordem de Países:

Brasil
168618
Estados Unidos
17371
Região desconhecida
7588
Ucrânia
2931
Alemanha
1803
Argentina
993
Noruega
496
Portugal
482
França
272
Reino Unido
226

Os leitores que quiserem conversar com o editor, podem fazer isto através do novo e-mail do blog: polibio@polibiobraga.com.br O editor teve que contratar os serviços pagos da Locaweb, descontinuando os serviços do gmail, que estavam claudicando muito.

Evangélicos pedem isenção fiscal total

A bancada evangélica no Congresso vai tentar garantir imunidade total de impostos para igrejas na reforma tributária.

A frente parlamentar que representa o segmento - composta por cerca de 200 deputados e senadores - está com um texto pronto para ser incluído na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata das mudanças no modelo fiscal do país.

Japoneses desenvolvem técnica que pode reduzir transplantes cardíacos


Pesquisadores da Universidade de Osaka comemoraram o sucesso do procedimento em coletiva de imprensa. 

O paciente beneficiado sofre de cardiomiopatia isquêmica, anomalia onde os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Em casos severos a doença exige transplante.

Eles retiraram e reprogramaram as células do próprio paciente a um estado semelhante ao das células embrionárias, porém especializadas como cardíacas.

Essas células foram aplicadas numa folha degradável e colocadas nas áreas prejudicadas do coração. Os pesquisadores vão acompanhar os resultados durante um ano. Se tudo ocorrer da forma como esperam, irão efetuar o mesmo procedimento em outras pessoas. No futuro, os pacientes com a enfermidade não precisarão entrar em filas de transplante, e o órgão disponível a eles poderá ser destinado a pessoas com problemas mais graves.

Petroleiros gaúchos aderem à greve nacional e paralisam em Canoas

Os funcionários da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, iniciaram hoje a sua adesão à greve nacional dos petroleiros. O primeiro dia de mobilização parou cerca de sete mil trabalhadores em todo o Brasil. 

De acordo com o Sindipetro-RS, a paralisação na Refap teve adesão de 90% da categoria e corte de rendição, que ocorre quando não há troca de turno entre equipes. Os trabalhadores que não deram entrada na refinaria permanecem na Delegacia Sindical de Canoas. 

A greve ocorre em 15 bases de dez estados. Eles querem a suspensão do fechamento da unidade no município de Araucária, no Paraná.

Para entender o coronavírus e a rápida propagação que coloca o planeta em alerta

Um vírus que se espalha rápido e pode ser transmitido sem que o doente apresente os sintomas. Já chegou a 25 países em apenas um mês. Com características assim, o coronavírus superou os nove mil casos, virou epidemia na China e obrigou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar emergência global. 

Segundo especialistas, uma pessoa infectada transmite para outras duas ou três, em média.

Significa que é um vírus muito contagioso. Faz um mês que o número de casos cresce exponencialmente. Em 20 de janeiro, a China havia confirmado 278 casos. Passados quatro dias, em 24 de janeiro, o número tinha triplicado. Os chineses concentram todas as mortes até agora, mais de duzentas. No Brasil, há apenas casos suspeitos. 

O contágio ocorre pelo ar, ou contato com objetos contaminados por gotículas de saliva. A doença afeta o sistema respiratório e pode provocar pneumonia, com sintomas como febre, tosse seca e dificuldade de respirar. 

Em torno de 2% das pessoas infectadas morreram. É mais que o H1N1, que não chega a 1%. É cedo para saber, com certeza, a letalidade do novo coronavírus.

Confirmados mais dois casos com suspeita de coronavírus no Brasil


Os dados foram atualizados agora à tarde pelo Ministério da Saúde. Aumentou para 16 o número de casos considerados suspeitos. Segundo o balanço mais recente, outros 10 casos já foram descartados. 

São Paulo é o estado com o maior número de casos suspeitos, com oito ocorrências. O Rio Grande do Sul registra, neste momento, quatro casos suspeitos. Os três anteriores já foram descartados. Aqui ao lado, em Santa Catarina, existem duas suspeitas e outros dois casos foram descartados.

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960, já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars), que também teve início na China e atingiu mais de oito mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou a síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

Neste domingo, milhares de fiéis são aguardados na procissão de Navegantes em Porto Alegre

A primeira Festa de Navegantes aconteceu em 1871.

Um dos livros mais completos sobre o tema, atualmente fora de catálogo, foi escrito por Henrique Licht e lançado na década de 90, editado pela Prefeitura como resultado do concurso de monografias sobre a temática da festa religiosa. 

Ao contrário do que muitos imaginam, a padroeira da cidade é Nossa Senhora Mãe de Deus, também padroeira da Arquidiocese e da Catedral de Porto Alegre.

Neste sábado a movimentação foi intensa na Igreja do Rosário, rua Vigário José Inácio, onde a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes permanece até amanhã, quando retorna ao santuário no bairro Navegantes. Toda a frota de ônibus da Capital circulará com Passe Livre em razão do feriado. Mais de 100 mil pessoas são esperadas na procissão, prevista para iniciar entre 7h e 8h.

Trump insinua que o líder da Al Qaeda pode ter morrido em ataque cirúrgico. Ação teria ocorrido no final de janeiro

O presidente norte-americano Donald Trump deu a entender que confirma os relatos sobre um drone que matou o líder do ramo iemenita da Al Qaeda.

Neste sábado, ele reproduziu no Twitter uma série de postagens de um analista sobre o suposto ataque direcionado em 25 de janeiro, e que teria resultado na morte do alvo estratégico.

Qassim Al-Rimi, chefe da Al Qaeda na península Arábica, foi alvo de ataque aéreo em janeiro no Iêmen, logo após a missão que matou o general iraniano Qassem Soleimani. Al-Rimi, veterano chefe terrorista, foi implicado no ataque de 2008 à embaixada americana em Sana, no Iêmen, que matou 14 pessoas. Também é apontado como responsável por um atentado a bomba em 2009.

O terrorista foi alvo na primeira operação militar que Trump ordenou como presidente, em janeiro de 2017, resultando na baixa de um fuzileiro da tropa de elite Seal. Do outro lado, autoridades militares se recusaram a comentar sobre a possível morte de Al-Rimi. 

Internet por fibra ótica de 200 Mega da Oi chega à Pelotas

A Oi lançou em Pelotas a "Oi Fibra", seu serviço de internet por fibra ótica até a casa do cliente (FTTH – Fiber To The Home). No estado, a Oi Fibra já está disponível em Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Viamão e já conta com 100 mil clientes na Região Sul.

O bom desempenho se deve aos diferenciais da Oi de oferecer um serviço utilizando fibra ótica até dentro da casa do cliente, o que garante mais velocidade e estabilidade na conexão.

Nesse momento inicial da entrada do serviço em Pelotas, o primeiro bairro a receber a fibra da Oi será o Três Vendas, um dos bairros mais populosos da cidade, e posteriormente será disponibilizado o serviço da Oi em alguns locais do bairro Areal e no Centro.

A Oi Fibra oferece internet de 200 Mega a partir de R$ 99,90/mês.

Moro faz declaração em apoio a Damares, injuriada por Kakay


Em defesa da colega, Sergio Moro escreveu hoje no Twitter, declarando solidariedade à ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves. 

O ministro da Justiça criticou o advogado e polemista Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, defensor de criminosos réus na Operação Lava Jato.

Sem citar a ninguém nominalmente, Moro disse que as ofensas vêm de “pessoas limitadas” e que têm preconceito por ela ser “mulher, evangélica e ministra”. O advogado criminalista amigo de investigados e condenados, já chamou o ministro de “ativista político” que “envergonha o Poder Judiciário”.

O comentário do criminalista vazou de um grupo no WhatsApp. Kakay escreveu sobre a política de abstinência sexual defendida por Damares para prevenção da gravidez na adolescência. “Foi uma pena os pais desta idiota não terem feito o que ela prega. Se não tivessem trepado, estaríamos livres dela”, afirmou o advogado boca-suja e falastrão.

Chineses confirmam 259 mortos e 11,7 mil infectados pelo Coronavírus


O anúncio foi feito neste sábado. As autoridades de saúde divulgaram o balanço mais recente, com 11.791 casos confirmados de pneumonia em razão do novo vírus. 

A Comissão Nacional de Saúde informou, em seu relatório diário, que 1.795 pacientes permanecem em condição crítica, enquanto 17.988 pessoas seguem com suspeitas de infecção.  

Outras 243 pessoas receberam alta hospitalar.

Nestor Tissot vai para disputa do terceiro mandato a prefeitura de Gramado

O ex-prefeito de Gramado e presidente dos Progressistas, Nestor Tissot, é pré-candidato à Prefeitura e se eleito será seu terceiro mandato.

O atual prefeito é Fedoca Bertolucci, que é favorito.

A campanha já inicia em março e a falta de água na cidade que afeta milhares de turistas e moradores já é o principal tema dessas eleições.

Comércio da Capital proibido de distribuir canudos plásticos. Prazo para adequação é longo


Começou a vigorar o impedimento à distribuição de canudos plásticos descartáveis.

A medida vale para os restaurantes, bares e comércio ambulante, incluindo os food truck. Canudos de papel, material biodegradável ou reutilizável são os adequados agora.

Ainda é permitido o uso do plastico para pessoas com deficiência, ou que estejam impossibilitadas de sorver líquido sem o dispositivo. O texto foi sancionado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial do Município. Restou o prazo de 12 meses para adequação dos estabelecimentos à nova regra. Comércio fixo e ambulantes, ao descumprirem a lei, estarão sujeitos a multa. Será aplicada em dobro, caso reincidam. Quem fiscaliza é a Prefeitura (lei municipal 12.514/19).

Em seu site, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no RS reproduziu a nota da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast): “a vilanização e o banimento de materiais plásticos não constituem a maneira ideal de resolver os problemas causados pela má gestão de resíduos sólidos no Brasil e suas consequências para a natureza”.

Presidente argentino quer liberar maconha


O governo da Argentina estuda formas para descriminalizar e regulamentar o consumo e comércio de maconha no país, de acordo com o Ministério da Segurança do país.

Não há, a essa altura, previsão de quando um projeto de lei será enviado ao Congresso argentino. O debate pode começar neste ano, de acordo com um texto publicado no dia 23 de janeiro pelo “La Nación”.

Vale e Petrobras retiram funcionários da China


A Petrobras decidiu retirar da China 37 funcionários em razão da emergência global de coronavírus.

A Vale, que tem operações na China, também adotou medidas de repatriação dos funcionários em território chinês.

Movimento de mulheres britânicas prega o retorno ao mundo sem feminismo


Qualquer um pode topar, ao navegar nas redes sociais, com a hashtag #tradwife, que remete a pratos requintados e doces caseiros, em fotos ilustrativas legendadas com frases do tipo "lugar de mulher é em casa", ou então, "tentar ser como homem é um desperdício para uma mulher".

Trata-se do #TradWives (esposas tradicionais), movimento que cresce rapidamente na internet, composto por mulheres que desejam retomar o estilo de vida anterior aos movimentos feministas.

Mary Somerville, uma das artífices, publica com regularidade no blog The Darling Academy. "Lá falo sobre etiqueta, estilo de vida feminino, tarefas domésticas e como ser uma esposa tradicional".

CLIQUE AQUI e acesse o site em inglês.

Atleta em confinamento domiciliar pede ajuda para deixar a China


Millene Fernandes, jogadora de futebol que pertencia ao Corinthians, pediu ajuda ao governo brasileiro para deixar a cidade chinesa de Wuhan, epicentro do coronavírus.

A atacante deixou o clube paulista no final do ano para jogar pelo Wuhan Xinjiyuan. Após chegar no país em 16 de janeiro, entrou em confinamento domiciliar desde o dia 20. Ela não sai de seu apartamento faz 13 dias.

O clube de Wuhan a autorizou a sair, por empréstimo para outra equipe, até que a situação melhore. O aeroporto de Wuhan está fechado desde 23 de janeiro e a evacuação de estrangeiros é complexa, devido ao medo de que o vírus se espalhe para outros países.

“Hoje a preocupação é muito grande, não saímos de casa há vários dias. Pretendemos deixar a China, pensando na nossa saúde, e esperamos que o governo brasileiro possa ajudar”, afirmou a jovem de 25 anos, em vídeo enviado à agência francesa de notícias, AFP, pelo seu assessor de imprensa.

Salário mínimo sobe para R$ 1.045 a partir deste sábado


O salário mínimo sobe pela segunda vez este ano a partir deste sábado (1º), e passa a ser de R$ 1.045. A nova alta foi publicada na sexta-feira no Diário Oficial. 

O valor a partir deste segundo mês do ano representa uma alta de 4,7% em relação aos R$ 998 vigentes ao longo de 2019.

Inscrição para o ProUni termina neste sábado


Termina neste sábado o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que prevê a concessão de 252 mil bolsas integrais e parciais em faculdades privadas.

Para esse primeiro semestre, serão ofertadas 122.432 bolsas integrais e 130.102 bolsas parciais. As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa.

Atrizes da Globo reclamam de postagem de Regina Duarte

As atrizes Carolina Ferraz e Carla Daniel reclamaram hoje de posts de Regina Duarte, nova secretária de Cultura, que incluiam fotos das atrizes em apoio a sua nova função.

As atrizes disseram que não apoiam o governo Bolsonaro e sua politica cultural.

Não tem como atrizes, diretores de cinema e quase toda fauna artistica brasileira estarem ao lado das mudanças que o governo Bolsonaro está fazendo em diversas áreas para enxugar os gastos e conter desvios que eram cometidos anteriormente nos governos petistas de Lula e Dilma.

Atrizes e atores da Globo receberam milhões dos governos esquerdeopatas. 

A fonte secou.

A briga pelo espólio de Gugu: ex-esposa aceita valor de pensão menor do que a mãe do apresentador


Rose Di Matteo, que é médica, chegou a se movimentar para requerer alteração em seu pecúlio, dos R$ 100 mil mensais a que tinha direito assegurado, para os R$ 163 mil destinados à mãe do apresentador Gugu Liberato.

Inicialmente, conforme inventário assinado por Gugu em 2001, a pensão da mãe seria de R$ 100 mil e o valor foi reajustado em mais R$ 63 mil. A viúva, orientada pelo advogado Nelson Wilian, decidiu não peticionar contra a decisão do magistrado.

Ao definir a pensão, o juiz Walter Chacon Cardosos mencionou os ganhos de dona Maria do Céu, dizendo que seriam compatíveis ao que Rose receberá.

Polícia Civil divulga balanço das ações no litoral e balneários de água doce


Desde o dia 17 de dezembro do ano passado, foram contabilizados 252 presos, 12 menores apreendidos e menos 68 armas circulando nas ruas. Os números foram revelados pela Polícia Civil, a partir de ações nas praias dos litorais Sul e Norte, regiões da Fronteira e Costa Doce. 

O efetivo reforçado da Polícia nesta temporada inclui 375 agentes, entre escrivães e inspetores, e 26 delegados espalhados em 33 municípios. Do total de prisões, 135 ocorreram no Litoral Norte.  Capão da Canoa e Torres as praias com o maior número de detidos – 24 e 22, respectivamente. Na mesma região foram apreendidos sete menores. No Litoral Sul, Rio Grande teve 25 presos, do total de 46 em toda a região.

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), que atua em pontos estratégicos do litoral, contabilizou 27 prisões e uma apreensão de menor. Na região da Fronteira e Costa Doce foram 44 presos adultos e um menor. Até o momento, recolhidos quase 29 quilos de maconha, mais de um quilo de crack e também cocaína, além de drogas sintéticas. 

Prouni: prazo de inscrições termina hoje às 23h59


Encerram neste sábado as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Estudantes em todo o território nacional irão disputar a oferta de 251 mil bolsas integrais, ou de 50% destinadas a estudantes nos cursos de graduação,ou cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. 

O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e renda. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Pode se inscrever no Prouni o estudante sem diploma de curso superior, e que tenha participado do Enem mais recente com, no mínimo, 450 pontos de média. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação.

Em Porto Alegre, nos últimos três anos, mais de 645 toneladas de lixo foram recolhidas do Dilúvio


Foi divulgado o balanço das operações da ecobarreira instalada no arroio Dilúvio. Ao todo, a estrutura recolheu 645,2 toneladas de lixo que iriam parar nas águas do lago Guaíba.

O número representa o acumulado desde 2016, quando aconteceu a primeira coleta pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Em 2019 foram retiradas 163,8 toneladas de material que inclui plásticos, isopores, folhas, galhos e madeiras. O objetivo da estrutura é impedir que os resíduos contaminem as águas. O equipamento está posicionado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga. Diariamente o lixo é içados por gaiolas, depois coletado pelas equipes do DMLU. O projeto foi idealizado pelo Instituto Safeweb, em parceria com a Braskem.

China prevê impacto econômico temporário por causa do coronavírus


Em várias declarações divulgadas neste sábado, representantes do Banco Popular da China afirmaram que a instituição reduzirá taxas de empréstimos para apoiar as empresas afetadas pelo surto de vírus.

Segundo eles, o impacto na economia deve ser temporário. Até agora, o vírus já matou quase 260 pessoas.

Os investidores estão se preparando para uma sessão volátil nos mercados chineses, quando as negociações recomeçarem segunda-feira, após a pausa no Ano Novo Lunar, que foi estendida pelo governo devido ao surto de vírus. O Banco Central da China informou que vai usar manobras de política monetária para garantir uma liquidez razoavelmente ampla. 

A expectativa é de que o impacto econômico seja temporário. As declarações foram emitidas em conjunto com bancos e seguros, valores mobiliários, reguladores de câmbio e o Ministério das Finanças.

Verão gaúcho: balanço parcial aponta 249 salvamentos e um óbito por afogamento


No primeiro mês da Operação RS Verão Total 2020, houve redução de 7% nas lesões por água-viva (50.630 pessoas), em comparação com o mesmo período do ano passado. Ocorreu um óbito por afogamento em água interna. 

Até o dia 2 de março, mais de de 3,2 mil homens e mulheres reforçam as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o litoral. 

Estão previstos R$ 23 milhões para custeio e diárias. Um total de 1.053 guarda-vidas atuam nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos. Em parceria com os municípios, foram preparados 277 postos de salvamento (guaritas). Também foi registrada queda de quase 50% no roubo a comércio, redução superior a 30% nos arrombamentos a comércio, roubo a residência e homicídio doloso, além de diminuição de 9% no número de salvamentos.  

Resultados da Brigada Militar: 795 prisões, 60 armas e 34 quilos de drogas apreendidas, 1.729 barreiras policiais, 67.219 veículos fiscalizados, 48 veículos recuperados e 7.436 ocorrências atendidas.

Coronavírus: Rio Grande do Sul permanece com dois casos suspeitos, os demais foram descartados


A falta de máscaras protetivas é registrada na China e regiões autônomas como Hong Kong, onde chegam a improvisar com galões plásticos para água. Aqui no Brasil, conforme servidores dos Correios, membros da comunidade chinesa estão enviando máscaras cirúrgicas descartáveis para os familiares na China. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a proteção que cobre boca e nariz é recomendada a funcionários de portos, aeroportos e fronteiras. O Rio Grande do Sul terminou a sexta-feira com dois registros de casos sob investigação. Na mais recente atualização da Secretaria de Saúde do Estado, houve uma nova notificação sobre uma mulher de 60 anos moradora de Canoas. Ela esteve em Hong Kong e Macau, regiões autônomas ligadas à China.

O outro caso em investigação é de Novo Hamburgo, do homem que mora em Hong Kong e veio em viagem à cidade gaúcha. Nenhum dos dois apresenta gravidade nos sintomas e os pacientes estão em isolamento domiciliar. Os outros casos no estado foram excluídos. O Ministério da Saúde informou que o número de pacientes considerados suspeitos subiu para 12 em todo o país. 

Bolsonaro diz ao jornal O Globo que Onyx fica

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem ao jornal O Globo, em mensagem escrita, que Onyx foi e será mantido no cargo de ministro da  Casa Civil.

Eis a mensagem:

- Ele (Onyx) foi convocado por mim, hoje, sexta-feira, para discutir a questão do coronavírus. Acho que isto diz muita coisa.

É isto.

Onyx fica.

Antes disto, de manhã, Bolsonaro interrompeu uma coletiva porque um jornalista perguntou-lhe se Onyx ficaria no governo. O fato gerou mais boataria.

Eletromídia comprou Elemídia e é o maior player nacional de mídia externa

A Eletromídia comprou a Elemídia. Agora, a Eletromídia é o maior player nacional do segmento de mídia out-of-home.

A negociação cria no mercado uma companhia com mais de 60.000 faces publicitárias, 40 mil das quais são digitais, com previsão de faturamento de R$ 200 milhões para este ano.

A partir desta segunda-feira, os clientes das duas companhias continuarão sendo atendidos como antes.

Sábado de sol e calor em todo o estado, metade Leste pode ter alguma nebulosidade


Porto Alegre, 8h30min.

Sol entre nuvens hoje em Porto Alegre, com alguma chance de chuva passageira localizada. Em todo o estado o dia será ensolarado e quente. A metade Leste poderá ter períodos de maior nebulosidade.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a manhã tende a ser agradável, com um pouco de frio em algumas regiões, com destaque para os Aparados da Serra. Ao longo do dia, a temperatura sobe e a tarde se mantém quente. Em Porto Alegre, a máxima prevista é 31°C.

Uruguaiana tem a máxima prevista para o estado é Uruguaiana, com 33°.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/