Comércio da Capital proibido de distribuir canudos plásticos. Prazo para adequação é longo


Começou a vigorar o impedimento à distribuição de canudos plásticos descartáveis.

A medida vale para os restaurantes, bares e comércio ambulante, incluindo os food truck. Canudos de papel, material biodegradável ou reutilizável são os adequados agora.

Ainda é permitido o uso do plastico para pessoas com deficiência, ou que estejam impossibilitadas de sorver líquido sem o dispositivo. O texto foi sancionado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial do Município. Restou o prazo de 12 meses para adequação dos estabelecimentos à nova regra. Comércio fixo e ambulantes, ao descumprirem a lei, estarão sujeitos a multa. Será aplicada em dobro, caso reincidam. Quem fiscaliza é a Prefeitura (lei municipal 12.514/19).

Em seu site, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no RS reproduziu a nota da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast): “a vilanização e o banimento de materiais plásticos não constituem a maneira ideal de resolver os problemas causados pela má gestão de resíduos sólidos no Brasil e suas consequências para a natureza”.

7 comentários:

Anônimo disse...

agora sim o mundo vai ser salvo...

me parece obvio que ha algum outro interesse em banir canudos e copos plasticos, que poderiam ser ADEQUADAMENTE DESCARTADOS pelos proprios estabelecimentos que os utilizam...

ao inves de proibirem, poderiam ter criado uma norma que obrigasse o recolhimento adequado do material utilizado, assim como é feito com material hospitalar...

ate parece que o problema do mundo sao os canudos plasticos...

Anônimo disse...

Recentemente os chineses anunciaram que iriam banir os plásticos. Depois de ficarem ricos, destruir toda sua floresta e emporcalhar todo a terra, rios e oceanos, agora os chineses posam de bonzinhos. nada diferente do que a Europa, Japão e Estados Unidos fizeram. Em comum todos eles ficaram podres de ricos ante de começar encher a paciência de países como o Brasil que, obediente (ou idiota), tenta mostrar para o mundo que " faz o dever de casa". Essas proibições, que começaram com o comuno-petista Fernando Haddda em S Paulo com as ciclofaixas e os sacos de lixo, continuaram com o comuno-sociliasta Bruno Covas com os canudinhos, são imposições do forum comunista internacional. Brasil é só pau mandado, não apita nada.
Não há nenhum problema com o plástico. Pode ser coletado e reciclado. Já pensou se voltassemos às garrafas de vidro de refrigerantes? O garrafa pesa 5-10 vezes mais do que plástico. Vai dobrar o custo do transposrte. Você vai pagar por isso.

Joel Robinson disse...

Porto Alegre é demais...
Curitiba é de menos???
A mentecapaidade de certos portalegrenses supera a supremacia do idiotismo. Cobrador de Ônibus? Metro a Ar que não funciona...

Anônimo disse...

É uma gota dágua no oceano.

Como parte do povo não tem limites pra jogar lixo em qualquer lugar, essas medidas são meros paliativos.

Anônimo disse...

Puxa que legal essa juventude engajada e políticos idiotas que adoram uma modinha.
vamos ver como esses preocupados jovens deixarão as ruas da cidade baixa após seus dias e noites de Carnaval..

Justiniano disse...

Vou fazer um estoque de canudos plásticos, porque esses de papel são de qualidade péssima.

E os canudinhos dos choco milks vão fazer de quê????

Aquela ilha que bóia no pacífico é feito de plásticos de diferentes tipos e não seriam os canudos plástico que criaram aquilo.

A próxima serão as tampas de plásticos que deverão ser metálicas. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Quem fiscaliza é a Prefeitura!
Desde quando a Prefeitura fiscaliza alguma coisa?
Só age, eventualmente, após alguma denuncia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/