Repórter que falou mal de Fogaça toma soco no olho

O repórter Graciliano Rocha, da Folha de S. Paulo, levou um soco no olho tão logo foi identificado no interior do comitê central da campanha do prefeito José Fogaça. O comitê estava repleto de militantes, Rocha foi identificado, acabou apanhando e foi expulso do local.
O repórter alegou que estava apenas cumprindo seu dever profissional e que não se dirigiu ao local para fazer provocação, mas até mesmo um foca sabe que torcedores do Internacional não devem se meter no meio da torcida do Grêmio durante um Grenal.

. O ambiente no comitê central já estava conflagrado, porque durante a tarde um grupo de truculentos brigadianos a soldo do Batalhão de Choque invadiram o local, bateram nas pessoas e prenderam 10 miliantes do PMDB, sob a alegação de que promoviam bandeiraços. A prática de bandeiraços em comitês é tradicional em qualquer cidade brasileira e sobretudo em Porto Alegre.

. No sábado, o repórter assinou reportagem no jornal de São Paulo, na qual denunciava o uso de bônus-moradia por parte da prefeitura, com o objetivo de favorecer a campanha de Fogaça. O bônus-moradia vem sendo pago a algum tempo pela prefeitura, beneficiando moradores que são deslocados de vilas irregulares. As famílias podem optar por se deslocar para novas moradas oferecidas pela prefeitura ou por bônus que lhes permita comprar uma casa. O bônus só pode ser usado para a compra de nova casa própria.

. A reportagem foi amplamente utilizada pelo PT para atacar Fogaça e deu margem a reclamações do Partido junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

. Não foi a primeira vez que a Folha de S. Paulo procurou incidentes da campanha de Porto Alegre para atacar Fogaça.

Compare os acertos das previsões feitas por José Barrionuevo

Ao longo do primeiro e do segundo turno das atuais eleições do Rio Grande do Sul, o editor reproduziu neste espaço previsões feitas pelo jornalista José Barrionuevo, que há alguns anos tem se dedicado a trabalhar com a imagem de personalidades e instituições, entre as quais candidatos de algumas das cidades mais importantes do Estado.

. A seguir, leia como Barrionuevo encarou os resultados, comparado com as previsões que fez aqui:

Sei por ser velho. Nas minhas previsões apresentadas antes da votação do primeiro turno, todas estão sendo confirmadas. Naquela ocasião previ, por ter acompanhado de perto, vitória com folga de Sartori em Caxias, de Fetter em Pelotas e de Jairo Jorge em Canoas, uma surra terapêutica de Schirmer sobre Pimenta em Santa Maria, uma derrota feia de Maria do Rosário (que se classificaria para o segundo turno) para Fogaça em Porto Alegre, uma segunda derrota de Osmar Terra e de sua candidata Neusa Kempf, desta vez para o ex-deputado Desconsi em Santa Rosa, e a vitória do Flávio Branco em Rio Grande, onde atuo junto ao porto (WTorre), esta uma previsão mais fácil. Fiz este exercício apenas para dizer que estou em forma e que sou teu leitor assíduo.
José Barrionuevo

Fogaça derrota novamente o PT e se reelege com folga em Porto Alegre

Está praticamente no final a apuração dos votos do segundo turno em Porto Alegre e neste momento já é irreversível a vitória de José Fogaça sobre Maria do Rosário.

. Fogaça impôs uma segunda derrota ao PT no que até há pouco era um dos seus mais importantes bastiões políticos e eleitorais do País. É a primeira vez que os portoalegrenses elegem um prefeito.

. A vitória do atual prefeito foi maior do que apontavam as pesquisas de intenção de votos e de boca de urna, já que a diferença é de 17 pontos, muito superior ao que se imaginava.

- Fogaça, 58,94%
- Rosário, 41,06%

. Milhares de militantes dos Partidos que formaram a enorme coligação que apoiou Fogaça foram ao comitê central da avenida João Pessoa, que foi interditada no sentido centro-bairro. O prefeito falou para a multidão, suou muito, perdeu a voz e encerrou o discurso para dar uma coletiva de imprensa. Estavam com ele os líderes do PMDB, PTB, PDT, PPS, DEM, PP, PMN e PSDB que o apoiaram.

. A derrota de Maria do Rosário não foi apenas um desastre pessoal para a deputada, que eliminou nas prévias seu companheiro Miguel Rosseto, um candidato mais competitivo e melhor preparado do que ela, mas significa um novo revés para o PT, atingido mortalmente por escândalos como os do Mensalão e dos Aloprados, pecados que jamais foram perdoados pelos seus militantes e eleitores.

Fetter Júnior bate PT e se reelege em Pelotas

O prefeito Fetter Júnior, PT, está reeleito em Pelotas, porque computados, agora, 89,20% dos votos, mantém uma diferença de 13 pontos sobre o ex-prefeito Fernando Marroni, do PT.

. A vitória de Fetter Júnior representa uma impressionante virada sobre os resultados do primeiro turno, porque ali a vitória foi de Marroni.

. Nem mesmo o apoio claro de Lula e do ex-prefeito Anselmo Rodrigues, do PDT, que passou a fazer campanha aberta para Fernando Marroni, conseguiu alterar o ânimo dos eleitores.

. A vitória de Fetter Júnior transforma-o automaticamente no mais importante líder do PP no RS.

. EIS os resultados, computados 90% dos votos:

- Fetter Júnior, PP, 56,53%.
- Fernado Marroni, PT, 43,47%.

Jairo Jorge, PT, é o novo prefeito de Canoas, RS

Não há mais chance para o PTB em Canoas, porque apurados 95,17% dos votos, o candidato do PT, Jairo Jorge, continua mantendo sua vantagem de seis pontos.

. Jairo Jorge, PT, 52,59%.

Jurandir Maciel, 47,41%.

. Canoas é o único dos três municípios onde o PT disputou e venceu o segundo turno. Em Pelotas e Porto Alegre será derrotado por ampla margem.

17,5% dos votos apurados: Fogaça, 62,53%; Rosário, 37,47%.

Apurados 17,5% dos votos em Porto Alegre, o candidato José Fogaça vai batendo Maria do Rosário numa percentagem muito maior do que aquela que demonstrou a pesquisa de boca de urna do Ibope.

. Caso os números atuais se mantenham, o PMDB terá esmagado o PTde uma forma inapelável e inédita no RS.

. O resultado das eleições demonstram que os eleitores estão de tal maneira de mal com o PT que preferiram reeleger o prefeito, o que é inédito na história da Capital do RS.

. Neste momento:

Fogaça, 62,53%.

Rosário, 37,47%.

Fetter Júnior (57,12%) vai esmagando PT em Pelotas

Apurados apenas 1,42% dos votos em Pelotas, o resultado vai superando os resultados das últimas pesquisas eleitorais de sábado:

Fetter Júnior, PP, 57,15%

Fernando Marroni, PT, 42,75%

Jairo Jorge, PT, sai na frente do PTB em Canoas

Apurados 7,69% dos votos em Canoas, RS, o resultado é o seguinte:

Jairo Jorge, PT, 53,28%.

Jurandir Maciel, PTB, 46,72%

Rio: empate técnico entre Gabeira (49%) e Paes (51%)

Boca de urna no Rio, segundo o Ibope, dá empate técnico:

Eduardo Paes, PMDB (apoiado pelo governador Sérgio Cabral e por Lula), 51%.

Fernando Gabeira, PV (apoiado por Serra e Aécio), 49%.

Candidato de Aécio esmaga PMDB em Belo Horizonte:56% x 44%

O candidato do PSB, Márcio Lacerda, apadrinhado vigorosamente pelo governador Aécio Nves e pelo prefeito Fernando Pimentel, portanto numa inédita aliança entre PSDB e PT, venceu as eleições em Belo Horizonte, segundo pesquisa de boca de urna feita pelo Ibope:

Lacerda, 56%.

Quintão, PMDB, 44%.

Primeiros votos: Fogaça, 67,65%; Rosário, 32,32%.

Primeiros resltados de Porto Alegre, apurados 0,5% dos votos, apenas como curiosidade para os leitores:

Fogaça, 67,65%.

Rosário, 32,32%.

São Paulo: Kassab, 60%; Marta, 40%. DEM esmaga PT em São Paulo.

Boca de urna do Ibope, em São Paulo, confirma com exatidão os números apurados na última pesquisa:

Kassab, 60%

Marta Suplicy, 40%

Fogaça reeleito. Boca de urna: Fogaça 57%; Maria do Rosário, 43%.

O novo prefeito de Porto Alegre é o prefeito José Fogaça, segundo pesquisa anunciada agora pelo Ibope.

. Fogaça bateu amplamente a candidata Maria do Rosário, do PT, confirmando todas as últimas pesquisas de intenções de votos.

EIS os resultados da boca de urna:

José Fogaça, 57%

Maria do Rosário, 43%

. A comemoração já começou no comitê de Fogaça. No comitê de Maria do Rosário, há debadada geral.

Ibope: boca-de-urna dá vitória folgada a Fogaça

Pesquisa de boca-de-urna encomendada pelo grupo RBS ao instituto Ibope mostra que o candidato peemedebista à prefeitura de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), deve se reeleger com 57% dos votos válidos. A candidata petista Maria do Rosário aparece com 43%.

. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 4 mil eleitores neste domingo (26).

Brigada invade comitê e usa truculência para prender militantes da campanha de Fogaça

Pelo menos 10 militantes da coligação PMDB-PDT-PTB foram presos e arrastados para fora do comitê central da campanha do prefeito José Fogaça por policiais do Batalhão de Choque da Brigada Militar, que invadiram o local sob a alegação de que ocorriam ali bandeiraços proibidos pela Justiça Eleitoral. Houve muita truculência.

. O comitê central da candidata Maria do Rosário também foi visitado pela Brigada Militar, que alegando as mesmas razões também reprimiu manifestações, mas não efetuou prisões, concordando em negociar o encerramento das manifestações no local.

. Em Canoas, as queixas são do PT, porque é do Partido a maior parte das 170 pessoas presas até agora por fazer boca de urna.

. As duas coligações alegam que não produzem bandeiraços em seus comitês - que são vizinhos - mas apenas dezenas de militantes e eleitores que chegam e saem dos locais, embandeirados, para buscar material de propaganda ou visitar os candidatos.

Obama despenca (49%) e McCain sobe (44%) nos EUA

Apenas 5 pontos separam agora o candidato Barack Obama do candidato McCain. É o resultado da pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada neste domingo. Apesar da torcida de políticos, jornalistas e intelectuais americanos e estrangeiros, sobretudo brasileiros, que não votam nos EUA, o candidato democrata está em situação de empate técnico e longe da vitória. Os democratas já teriam virado a eleição nos EUA, caso o candidato tivesse melhor história (Al Gore, por exemplo), já que a crise econômica tem como epicentro os Estados Unidos e o governo Bush é desaprovado por 74% da população local.

. Obama tem 49% da preferência dos prováveis eleitores, contra 44% de McCain. Foram ouvidos 1.203 prováveis eleitores e a pesquisa tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais. A vantagem de Obama tem caído nos últimos três dias após chegar a 12 pontos na quinta-feira.

. "As coisas estão tendendo de volta para McCain. Esses números estão subindo e Obama está caindo diariamente. Parece haver uma correlação direta entre isso e McCain falando sobre a economia", disse o especialista em pesquisas John Zogby

Juiz manda Ufrgs tirar bandeiras vermelhas da Reitoria.

A Justiça Eleitoral mandou esta manhã a reitoria da Ufrgs retirar imediatamente as dezenas de bandeiras vermelhas que ela autorizou fixar nas grades de ferro, atendendo representação feita pela campanha do prefeito José Fogaça. O juiz eleitoral considerou que no local havia propaganda eleitoral em favor do PT. No sábado de manhã,militantes do PMDB, PTB e PDT conseguiram arrancar as bandeiras, mas elas foram recolocadaslogo depois.

. A alegação da Ufrgs é de que as bandeiras rererem-se ao Salão de Iniciação Científica, em realização no local.

. Da mesma forma que a notícia "errada" sobre as últimas pesquisas realizadas em Porto Alegre (leia denúncia abaixo), publicada no jornal popular da RBS, o Diário Gaúcho, a campanha de Fogaça considera que seria muita ingenuidade supor que as bandeiras referiam-se apenas ao Salão, já que a Universidade Federal concentra a maior quantidade de líderes,militantes eeleitores do PT por metro quadrado de Porto Alegre, o que inclui a reitoria. Os dois casos não foram nem um pouco casuais.

Pesquisas dizem que PT perde no RS, SP, Rio e Salvador

Aí vão as últimas pesquisas (votos válidos) DataFolha, publicadas na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo:

PORTO ALEGRE
Fogaça, 57%; Rosário, 43%.

SÃO PAULO
Kassab, 54%; Marta, 36%.

RIO
Eduardo Paes, 541%/Gabeira, 49%.

BELO HORIZONTE
Maurício Lacerda (candidato do PSB, com apoio do PSDB e PT), 59%; Quintão, PMDB, 41%.

SALVADOR
João Henrique, 55%; Waltr Pinheiro, PT, 45%.

PORTO ALEGRE
Fogaça, 57%; Rosário, 43%.

Datafolha: Fogaça deve ser o 1º prefeito reeleito de Porto Alegre

Clipping/ Folha de S.Paulo
26/10/2008


Segundo a última pesquisa do instituto Datafolha, a candidata Maria do Rosário (PT) tem 43% dos votos válidos e José Fogaça (PMDB), 57%; só 6% dos eleitores afirmam que ainda podem mudar os votos.

Se as projeções das pesquisas eleitorais forem confirmadas pelas urnas neste domingo (26), José Fogaça será o primeiro prefeito reeleito em Porto Alegre e sairá como o principal nome do PMDB para disputar o governo do Rio Grande do Sul ou o Senado em 2010.

Fogaça acusa os petistas, que o antecederam em quatro gestões seguidas, de terem criado problemas para a cidade por serem sectários.

"O PT transferia a culpa de tudo ao governo Fernando Henrique. Fazia uma linha adversarial e não dialogava. Não foi meu caso, porque quem não faz isso não governa. É questão de postura política. Não é de subserviência, porque nunca fui subserviente ao Lula, mas é a de convivência produtiva."

Como em 2004, Fogaça chegou ao segundo turno como a opção do antipetismo na cidade. Sua coligação original, composta por PDT e PTB, siglas que apóiam o governo Lula, ganhou apoio de legendas da oposição, como o PSDB da governadora Yeda Crusius e o DEM.

Três anos depois do mensalão, o PT ainda sofre em Porto Alegre os efeitos da maior crise vivida pelo governo Lula, mesmo que o presidente atinja hoje índices recordes de aprovação. Somado a isso, os petistas colheram neste ano isolamento político por tratar PSB, PC do B e PDT como coadjuvantes de suas administrações na capital e no governo do Estado.

A candidata Maria do Rosário (PT) reconhece que esses problemas tiraram votos de seu partido em reduto que foi comandado pela sigla por 16 anos.

A chamada "maré vermelha", que marcou campanhas do PT com a cidade tomada por militantes voluntários com bandeiras, não ocorreu neste ano. Para Rosário, a descrença e a incapacidade de gerar emoção tiraram das ruas esse elemento.

Mais do que o mensalão e o isolamento, foram declarações como "tu não podes votar numa guria de 27 anos" e "ela é filhinha de papai, nunca fez nada na vida", em que se referia à candidata Manuela D'Ávila (PC do B), que causaram a Rosário a maior dor de cabeça da campanha. Sobre o episódio, a petista disse que lhe causou problemas políticos e espera que a comunista a tenha desculpado. "Eu estava em uma conversa pessoal, foi uma brincadeira com amigos da comunidade."

Confira o perfil de Fogaça e Rosário

O resultado das urnas só será conhecido na noite deste domingo (26), mas uma breve análise do perfil dos dois candidatos à prefeitura de Porto Alegre neste segundo turno, foi feita pelo site Congresso em Foco. Confira a seguir o perfil dos dois candidatos:

Prefeito: José Fogaça (PMDB), 61 anos
Vice: José Fortunati (PDT) – coligação “Cidade Melhor – Futuro Melhor” (PTB/PSDC/PMDB/PDT)
Votos no primeiro turno: 346.427 (43,9%)

Nascido em Porto Alegre, José Alberto Fogaça de Medeiros é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Apresentador de televisão e rádio e ex-articulista do jornal Zero Hora, Fogaça lecionou literatura em cursos pré-vestibulares e direito constitucional nas Faculdades Rio-Grandenses. Compositor, tem músicas gravadas por artistas como Fafá de Belém, Nara Leão, a argentina Mercedes Sosa e a dupla Kleiton & Kledir. Atual prefeito da capital gaúcha, também exerceu os cargos de deputado estadual (entre 1978 e1982), deputado federal (1982 a 1986) e senador (1987 a 2002). Foi eleito em 2004 pela coligação PPS-PTB. Deixou o PPS e voltou ao PMDB em março de 2007 para disputar a reeleição, em que enfrenta os mesmos partidos que o apoiaram em outras ocasiões, como PSDB, PP e o próprio PPS – que o elegera quatro anos antes.

Bens declarados (patrimônio pessoal): R$ 508.020,00

Prestação de contas (gastos de campanha):

1ª parcial

Receita (doações, fundo partidário, eventos etc): R$ 49.373,30
Despesas (gastos de campanha): R$ 49.373,30

2ª parcial

Receita (doações, fundo partidário, eventos etc): R$ 564.373,30
Despesas (gastos de campanha): R$ 501.031,28

Prefeita: Maria do Rosário (PT), 41 anos
Vice: Marcelo Daneris (PT) – coligação “Frente Popular” (PSL / PTC / PRB / PT)
Votos no primeiro turno: 179.587 (22,7%)

Nascida em Veranópolis (RS), Maria do Rosário Nunes está em seu segundo mandato consecutivo de deputada federal. Professora e pedagoga, tem especialização em violência doméstica, com mestrado em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do PT desde 1994, Maria do Rosário já foi filiada ao PCdoB, tendo sido duas vezes vereadora (1992/1996 e 1997/1998) e deputada estadual (1999/2003). Foi vice-presidente nacional do PT na gestão 2005-2007 e membro da Executiva Nacional. Em 2004, relatou a CPMI da Exploração Sexual, que denunciou cerca de 250 pessoas por abuso de crianças e adolescentes. Já exerceu diversos cargos no PT em nível municipal e estadual, e atua na corrente interna Movimento PT, a segunda mais forte dentro do partido e da qual também faz parte o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.

Bens declarados (patrimônio pessoal): R$ 335.681,39

Prestação de contas (gastos de campanha):

1ª parcial

Receita (doações, fundo partidário, eventos etc): R$ 121.040,00
Despesas (gastos de campanha): R$ 104.006,50

2ª parcial

Receita (doações, fundo partidário, eventos etc): R$ 611.711,13
Despesas (gastos de campanha): R$ 609.441,37

Porto Alegre: Rosário vota de manhã e Fogaça à tarde

Os candidatos a prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB) e Maria do Rosário (PT), se encontraram rapidamente nos corredores da Rádio Gaúcha. A candidata deu uma entrevista para a rádio e ao deixar o estúdio se encontrou com o adversário. Ambos trocaram um aperto de mão e, em seguida, foi a vez de Fogaça dar a entrevista.

. Maria do Rosário deve votar no fim da manhã no Colégio São José do Murialdo. O candidato tem previsto a votação no início da tarde na Escola Uruguai.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/