Dica do editor - Começou a audiência pública para reurbanizar o riacho Ipiranga, Porto Alegre

Nesta quarta-feira, 28, a audiência pública da Operação Urbana Consorciada (OUC) Nova Ipiranga tem transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. A discussão da OUC Nova Ipiranga será realizada em duas audiências públicas. Pela manhã, a partir das 8h30 e também as 14h.

Operação - A OUC Nova Ipiranga reúne um conjunto de ações pensadas para qualificar o entorno do Arroio Dilúvio, o mais importante de Porto Alegre, com foco na transformação urbana da área.

Opinião do editor - Cachorro não é ser humano, senhores editores do Correio do Povo.

O editor deste blog denuncia sistematicamente aos administradores do Facebook, X e Instagram, todos os indivíduos que publicam fotos de menores supostamente envolvidos nos maus tratos produzidos no cão Orelha, Santa Catarinas.

Além de censurá-los sumariamente, eliminando-os do seu quadro de seguidores.

O mesmo acontece com indivíduos rancorosos, anti-sociais e reacionários que querem transformar o crime numa caça às bruxas.

A histeria canhestra também parece dominar boa parte da imprensa. O jornal Correio do Povo de hoje, por exemplo, publica título no qual classifica a morte de Orelha como "assassinato". Este tipo de crime não é tipificado na legislação brasileira e é aplicado apenas para seres humanos. 

Cachorro não é ser humano, senhores editores do Correio do Povo.

CLIQUE AQUI para saber de que modo a legislação brasileira trata maus tratos a animais.

Produção industrial estagnou por culpa dos juros altíssimos

O alto nível da Taxa Selic - juros básicos da economia - foi o principal responsável pela estagnação da indústria no fim de 2025, avaliou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao comentar a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De novembro para dezembro, a produção industrial recuou 1,2%.

Segundo a entidade, o ciclo de juros básicos muito altos, atualmente em 15% ao ano, encareceu o crédito e drenou o apetite dos consumidores. O cenário foi agravado por uma demanda interna insuficiente e pelo avanço das importações, que capturaram parte significativa do mercado brasileiro, sustenta a CNI.

CLIQUE AQUI para saber mais. O material é do site Infomoney.

Bolsa aproxima-se dos 186 mil pontos. O dólar despenca. BC terá dois novos diretores.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta terça-feira aos 185.674 pontos, com alta de 1,58%.

Dólarf

O mercado de câmbio teve um dia de mais oscilações. Após queda expressiva durante a manhã, o dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,25, com recuo de apenas 0,15%. 

A moeda americana desvaloriza 4,38% em 2026.

Novos diretores do Banco Central

CLIQUE AQUI para ler mais.


RS terá dia de tempo bom e calor alto. No Oeste, máximas chegarão a 40o.

O sol aparece na maior parte da região Sul do Brasil, segundo informa, hoje, a MetSul Meteorologia. A previsão é de forte calor no RS e Santa Catarinas.

Eis o que diz o boletim da MetSul, assinado por Estael Sias:

 No Rio Grande do Sul, o sol predomina, entretanto com nuvens e nevoeiro no começo da manhã em alguns pontos. Momentos de maior nebulosidade no Nordeste gaúcho, particularmente entre a Serra e o Litoral Norte, onde não se afasta chuva isolada e passageira. Uma massa de ar quente de origem tropical persiste sobre o estado e traz mais um dia de calor. Como vem ocorrendo, o calor será mais intenso no Oeste gaúcho com máximas que vão ficar perto e ao redor dos 40ºC. Máximas muito elevadas ocorrem ainda na fronteira com o Uruguai, Campanha e parte do Sul gaúcho. 

TCE do RS consolida revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Decisão, agora, é da Câmara.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) reverteu, nesta terça-feira, a medida cautelar que suspendia as atividades do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). A decisão representa nova vitória para o Executivo Municipal, consolidando a segurança jurídica necessária para a continuidade da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. 

O processo de revisão já conta com três validações jurídicas consecutivas, somando-se a decisões anteriores da Justiça Federal e da Justiça Estadual.

Iniciada em 2019, a revisão do Plano Diretor precisa, agora, da aprovação da Câmara de Vereadores, onde se encontra o projeto.

CLIQUE AQUI para saber como é a proposta do novo Plano Diretor.
CLIQUE AQUI para examinara o relatório síntese do novo Plano Diretor.
CLIQUE AQUI para ver o projeto enviado para a Câmara.

Acompanhe "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt e Glauco Fonsêca

Este programa vai até as 9h. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/