Locomotiva paulista dá sinais de retomada industrial

Em março a FGV encontrou um crescimento de 6,2% na produção industrial de São Paulo, conforme o seu índice Sinalizador da Produção Industrial, SPI, que antecipa números do setor. O cálculo foi feito sobre os índices do mês anterior, fevereiro. Sobre janeiro, a alta foi de 5%.

. Na comparação que é mesmo para valer, com igual mês do ano passado, o SPI registrou queda de 5,4% em março. . A FGV produz esse índice com o apoio da AES Eletropaulo.

. A queda de 5,4% na produção industrial de São Paulo, na comparação com mês igual, é muito menor do que se imaginava. O número é animador, sobretudo a partir do exame do tamanho do crescimento sobre fevereiro e sobre janeiro deste ano. . Qual a importância dos novos índices ?

1) a indústria é a locomotiva do desempenho econômico, ela tem empurrado o PIB para baixo e é dali que podem sair boas ou más novidades.

2) São Paulo é a locomotiva da economia brasileira (37% do PIB total do País) e é dali que saem os bons e maus sinalizadores.

- Nesta terça-feira, no interior do Paraná, já de posse dos novos dados, o presidente Lula avisou que há luz no fim do túnel. Usando outras palavras, o presidente do Banco Central informou que a recuperação da economia poderá acontecer ainda neste trimestre (nos dois trimestres anteriores, o PIB caiu abaixo de zero, caracterizando situação de recessão no Brasil).

Polícia some das ruas de Porto Alegre

Queixa do leitor Armando Farias, de Porto Alegre, nesta terça-feira, que vai assinada também pelo editor:

Sei que o conteúdo de tuas matérias tem maior ênfase na questão econômica, mas penso que estamos a ser cozidos numa panela sem que ninguém perceba. Cadê a Brigada Militar? Onde estão os policiais. Já andei horas nas ruas de Porto Alegre sem ver um único policial a postos. Será que estamos completamente entregues a bandidagem ? Será que o governo gaúcho vai fazer com a nossa policia o que o governo federal fez com o SUS?

Yeda ainda não pediu espaço na agenda de Fogaça

Até esta terça-feira, 16h30m, a governadora Yeda Crusius não tinha pedido espaço na agenda do prefeito José Fogaça.

. Na semana passada, Yeda anunciou publicamente que faria isto para levar ao prefeito o Projeto Cais do Porto.

- A Frente Parlamentar de Defesa do Projeto Cais do Porto será instalada dia 24, 10h, no cais Mauá. O presidente é o vereador Valter Nagelstein.

Sindaf lança prestigiado Prêmio Gestor Público do RS

Será lançada nesta quarta-feira, às 13h45, na Assembléia Legislativa, a 8ª edição do Prêmio Gestor Público. O evento é do Sindicato dos Auditores deFinanças Públicas do Estado, mas tem o apoio do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PQP.

. O objetivo principal do prêmio é incentivar a melhoria da gestão pública nos municípios, estimulando as prefeituras a adotarem metodologias de projetos em suas ações governamentais. A novidade desta edição é o Prêmio Destaque "A Tecnologia da Informação a Serviço da Sociedade.

- No RS, não existe nada de maior credibilidade na área. Site: www.sindaf.com.br

Venda de imóveis continua bombando no RS

Apesar da estúpida queda da produção industrial gaúcha em fevereiro (14,7%), a taxa de velocidade de vendas (relação das vendas sobre as ofertas) de imóveis novos em Porto Alegre avançou 4,27% em fevereiro (10,47% em fevereiro do ano passado). No acumulado de 12 meses, a taxa foi espetacularmente alta, atingindo 13,24%. Desde junho do ano passado, os acumulados de 12 meses, mês a mês, são muito altos. Naquele mês deu-se o ponto de inflexão.
Os dados são todos do Sinduscon, desta terça-feira.

. O número foi alto, mas muito inferior a janeiro (mais 8,46

- Os apartamentos de três dormitórios responderam por 41,84% do total comercializado em fevereiro de 2009, seguidos pelos apartamentos de dois dormitórios, que representaram 38,30% do total. Por faixa de valor, verifica-se maior concentração no volume de negócios com imóveis de até R$ 97 mil, que representaram 24,82% do total.

Será dia 22 o início da construção da planta de plástico verde da Braskem

Foi confirmado para 22 de abril, 14h, o lançamento da pedra fundamental da planta industrial de eteno verde da Braskem.

. Lula estará presente.

. O investimento irá a R$ 450 milhões.

. O eteno verde usará álcool de cana. O RS é totalmente dependente do insumo.

Você quer ser empreendedor ? A Junior Achievement ensina.

Presente em 76 municípios gaúchos, a Junior Achievement do RS quer alcançar 82 mil estudantes do ensino médio com seus 26 programas, entre os quais o Miniempresa, o mais popular deles. “No ano passado, pela primeira vez, chamamos os pais do programa anterior, para falar com os pais do novo programa, visando demonstrar os resultados práticos do Miniempresa”, contou nesta terça-feira ao editor, o presidente do Junior Achievement do RS, Joarez Venço. Vem;o estava acompanhada da diretora Executivas, Fernanda Pedroso.

. A Junior Achievement nasceu nos EUA pouco depois da I Guerra. No Brasil, começou por Porto Alegre, onde fica a sede. O presidente é André Loifermann.

. O programa Miniempresa desenvolve-se em parceria com as escolas pára alunos do 20 ano do segundo grau. Contando com parceiros voluntários das empresas, a idéia é formar uma miniempresa e formatar um produto para apresentação na Feira que sai todos os anos no shopping Iguatemi. O programa dura um semestre e obedece metodologia própria.
Site:
www.jars.org.br E-mail: diretoria@ajars.org.br

Só empresas privadas sustentam a Junior Achievement

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. O foco é estimular o surgimento precoce de empreendedores. É por isto que o trabalho centra fogo nos estudantes de ensino médio.

. No RS, as ações da organização são bancadas exclusivamente pelas empresas privadas. A lista inclui grupos como GM, Dana, SLC, Vonpar, Aracruz, Petropar, Perto, Iguatemi, St emac, Innova, Tramontina e GBOEx.

PF tira Protógenes da ativa por tempo indeterminado

A Polícia Federal afastou o delegado Protógenes Queiroz de qualquer função na corporação, por tempo indeterminado. A medida foi informada ontem ao delegado, que é alvo de processo disciplinar "em virtude de participação em atividade político-partidária". É o mais duro revés administrativo já imposto a Protógenes, desde que ele desafiou a cúpula da PF - a quem acusou de boicotar a Operação Satiagraha, investigação que envolve o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, em suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes financeiros.

. O ato que coloca Protógenes fora de ação - mas sem prejuízo dos vencimentos - é do diretor-geral da PF, delegado Luiz Fernando Corrêa. O enquadramento tem base no artigo 43, inciso 12, da Lei 4.878/65, que dispõe sobre o regime jurídico da instituição. "Valer-se do cargo com fim, ostensivo ou velado, de obter proveito de natureza político partidária para si ou terceiros." Demissão é a punição mais severa que a lei da PF prevê para esse nível de infração.

Adriane Galisteu e artistas viajam por conta da Câmara

A Câmara pagou passagem para os atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo participarem do carnaval fora de época em Natal. Os bilhetes saíram da cota do deputado Fábio Faria (PMN-RN), dono do camarote Athlética, um dos mais concorridos do Carnatal por reunir o maior número de celebridades.

O deputado também utilizou a cota parlamentar para pagar sete viagens para a ex-namorada, a apresentadora de TV Adriane Galisteu, e a mãe dela, Emma Galisteu, entre 2007 e 2008. Galisteu estreia um programa ao vivo na rede Bandeirantes na próxima sexta-feira (17). Um dos trechos pagos com recursos da Câmara transportou Emma de Miami, nos Estados Unidos, a Guarulhos, em janeiro do ano passado.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do site Congresso em Foco.

Um tribunal racista cassou a vaga desta moça na UFSM

Clipping
www.veja.com.br
Blog de Reinaldo Azevedo

É covarde boa parte da imprensa, que se cala diante do abuso de celerados racistas!
É covarde a Justiça, que permite que a Constituição seja violada sob o pretexto de se fazer justiça histórica.
É covarde o Congresso Nacional, que tem cedido ao lobby dos racistas.
São covardes os que, mesmo discordando das leis racialistas, se conformam com a instituição de tribunais raciais no país.
É covarde o Ministério Público — quando não é conivente — ao permitir, sem dar um pio, que direitos sejam cotidianamente agravados.
Vocês certamente leram o caso da estudante Tatiana Oliveira, 22 anos, que cursa pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria. Apelou à lei das cotas para ingressar na faculdade. Declarou-se parda. Segundo entendi, seu pai é mestiço, e a mãe é branca

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo, cuja introdução é o texto acima.

Indústria de SP mostra recuperação em março

Em março a FGV encontrou um crescimento de 6,2% na produção industrial de São Paulo, conforme o seu índice Sinalizador da Produção Industrial, SPI, que antecipa números do setor. O índice teve alta de 5% sobre janeiro.

. Na comparação com igual mês do ano passado, o SPI registrou queda de 5,4% em março deste ano.

. A FGV e a AES Eletropaulo informaram ainda que, na comparação dos últimos 12 meses até março, ante igual período anterior, a taxa de crescimento do sinalizador manteria a tendência de desaceleração, passando de uma alta de 0,8% em fevereiro para uma leve baixa de 0,1% em março. As instituições anunciaram também que, na série sem ajuste sazonal, o SPI teve alta de 25,2% em março ante fevereiro, após subir 2,6% em fevereiro ante janeiro.

. O objetivo do indicador, elaborado por meio de parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a AES Eletropaulo, é o de antecipar as tendências da atividade industrial no Estado de São Paulo.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, concedeu ao jornal Valor desta segunda-feira. Meirelles prevê recuperação da economia brasileira já neste trimestre. Para isto, o papel jogado pelo setor industrial paulista (SP detém 37% do PIB brasileiro) é vital.

Taurus investe US$ 22 milhões para produzir novo fuzil, o Tavor

A brasileira Forjas Taurus e a israelense IWI (Israel Weapon Industries), resolveram investir US$ 22 milhões e por isto desenvolveram e passaram a fabricar uma nova arma, o Tavor – um fuzil de assalto de 7ª geração. A arma será fabricada em Porto Alegre.

. O novo fuzil apenas aguarda aprovação do teste realizado pelo Exército brasileiro para começar a ser produzido 100% na fábrica da Taurus, em Porto Alegre. Este produto foi desenvolvido para uso exclusivo das Forças Armadas.

- A Taurus produz mais de 460 modelos de armas leves para o segmento civil e militar e exporta para mais de 70 países. Em 2008, a companhia registrou um faturamento de R$ 599,2 milhões.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/