Prefeitos reagem à tragédia de Santa Maria. Em Manaus, Arthur Virgílio já mandou fechar boates.

Por todo o País, gestores de grandes capitais anunciam medidas para evitar que o desastre da boate Kiss se repita em outros lugares. Anunciada por prefeitos como ACM Neto, de Salvador, Fernando Haddad, de São Paulo, e Arthur Virgílio, de Manaus, entre outros, a promessa de mais fiscalização já deu resultado na capital amazonense, onde duas boates com falhas de segurança e sem documentação foram interditadas nesta segunda-feira.

- Os 250 estabelecimentos de Brasília lacrados pela Agefis em 2012, 40% continuam a funcionar atualmente por meio de liminar judicial, mesmo sem ter condições de segurança de receber público; depois da tragédia que abalou o país nesse domingo e deixou mais de 230 jovens mortos no Rio Grande do Sul, governador Agnelo Queiroz determinou a intensificação da fiscalização; operações vão ser reforçadas já a partir deste fim de semana

* Clipping www.brasil247.com.br

Quem aprovou o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio da Kiss? É a pergunta que não quer calar e as autoridades não querem ouvir.

A Lei Estadual 10897/97 instituiu o PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio) a ser apresentado ao Corpo de Bombeiros para análise, sendo, portanto uma ação preventiva. O foco da legislação, mesmo falha, é justamente a prevenção, evitando assim que o incêndio aconteça, mas também facilitando a fuga das pessoas,  tão logo o fogo comece,  deixando o combate – um paliativo quando a prevenção não ocorreu ou não existiu – para quem sabe e é treinado para isso: os bombeiros.

. Na prevenção, atuam os engenheiros. Estes profissionais, respeitadas as devidas habilitações, possuem plenas condições de prevenir o que se lamenta hoje em Santa Maria. Se, pelo menos, o teto da Kiss não fosse de material de fácil combustão, o incêndio provavelmente não passaria de um susto, independente da estupidez de "ligar" um "sinalizador" em recinto fechado.

. Quem projetou ou instalou, fiscalizou e liberou o teto da Kiss? Houve a liberação.  Esta pergunta não quer calar e as autoridades não querem ouvir.

Saiba mais sobre isto:

http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Multimidea/Internet/Banner/PPCI.pdf
http://braatzprevencao.blogspot.com.br/2011/06/diferenca-entre-plano-e-projeto-de.html

Tragédia, bons exemplos e lições a tirar das mortes anunciadas

A morte de 231 jovens na boate Kiss, Santa Maria, fez o Rio Grande chorar como nunca chorou antes, mas também permitiu que uma consistente discussão tivesse início para evitar a repetição de tragédias do gênero.

. O editor acompanhou o caso desde a madrugada de domingo, quando seu Facebook começou a ser invadido por mensagens desesperadas procedentes de todas as cidades do interior e de Porto Alegre. O site www.polibiobraga.com.br foi acionado durante todo o dia. Ali ainda estão postados artigos e análises de grande repercussão nacional.

. Vale a pena fazer o registro de que a valente população de Santa Maria comportou-se de modo exemplar, o que também pode ser dito sobre o desempenho das autoridades públicas de todos os níveis e pela própria mídia, inclusive TV. As reclamações sobre alguns exageros da TV e das redes sociais foram improcedentes. A eficácia da ação dos bombeiros, da polícia, dos serviços de saúde e de assistência social demonstrou o amadurecimento por que passa a sociedade e o setor público no RS.
 
. O que o Brasil viu no RS é algo bem diferente das cenas espalhafatosas, ruidosas, incoerentes e ineficazes que costumam ocorrer em tragédias no Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

. O editor precisa e quer registrar que nesta segunda-feira a Associação Sulriograndense de Engenharia de Segurança, aliada a outras entidades da área,  tirou extensa nota sobre a tragédia de Santa Maria, focando a responsabilidade em cima dos verdadeiros responsáveis. Avisou a nota da Ares:
- É notório, porém, que, de certa forma, essa acaba sendo uma tragédia anunciada. Afinal, é doutrina da área que um incêndio só ocorre porque a prevenção falhou...

. Os engenheiros gaúchos chamaram a atenção para o desinteresse com que a sociedade, a mídia e os empreendedores acompanham as discussões que “há algum tempo os especialistas da área de incêndio, inclusive componentes do Corpo de Bombeiros, vem discutindo os perigos existentes e a necessidade de se avançar em vários aspectos ligados à prevenção de incêndios”.
 
Leia a nota, na íntegra: http://www.ares.org.br/

MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

CPFL estende as garras para o interior brasileiro

O Relatório Reservado desta segunda-feira informa que a compra do Grupo Rede não é a última aquisição da CPFL. A idéia é comprar distribuidoras de energia em vários Estados.

. No RS, a CPFL é dona da RGE.

- A CPFL é controlada por várias empresas, inclusive Fundos de Pensão, mas o ator principal é a VBC Energia, do grupo Votorantim. 

Daniel Randon também é imperdível, terça, na ADVB do RS

Outro ato imperdível é a conversa com o presidente da Randon, ADVB de Porto Alegre, terça-feira a tardinha. Daniel Randon falará para quem conseguir entrar.Ele é o presidente da Randon.

Site: www.advb.com.br
www.advb.com.br

CDL de Porto Alegre encomenda missa para rezar pelos mortos e para reunir as famílias de Santa Maria

Com a finalidade de amparar às famílias de Santa Maria que encontram-se em Porto Alegre com parentes hospitalizados e também de rezar pelas vítimas da tragédia, a CDL Porto Alegre e a AGV, organizaram uma missa, que será realizada na quarta-feira, dia 30, às 18h30, na Catedral Metropolitana.

Dilma foi perfeita no caso de Santa Maria, bem ao contrário de Lula e do seu assessor top-top no caso da TAM

Foi perfeita a série de aparições, entrevistas e ações empreendidas pela presidente Dilma Rousseff no caso da tragédia de Santa Maria, desde que decidiu abreviar a estada no Chile e viajar ao RS.

. Ela agiu bem diferente do que fez Lula nas tragédias da TAM e de Petrópolis, quando simplesmente desapareceu de cena.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem na qual o assessor de Lula, o gaúcho Marco Aurélio Garcia, faz o seu famoso top-top, logo depois do noticiário sobre o caso TAM, no Jornal Nacional.

Depois do luto, campanha retoma força em Novo Hamburgo e Erechim

De volta ao governo municipal, o novo secretário do Meio Ambiente, Henrique Prietto, foi nesta segunda-feira ao governo estadual para reivindicar autorização para que passe a conceder licenciamento pleno ambiental em São Leopoldo.. A lei permite isto.

. A Fepam não gosta disto.

. Depois de uma parada de 24h, no domingo, em respeito à tragédia de Santa Maria, recomeçaram mais forte, segunda, os atos das campanhas eleitorais em Novo Hamburgo e Erechim.

MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

São Leopoldo quer direito de licenciamento ambiental pleno

De volta ao governo municipal, o novo secretário do Meio Ambiente, Henrique Prietto, foi nesta segunda-feira ao governo estadual para reivindicar autorização para que passe a conceder licenciamento pleno ambiental em São Leopoldo.

. A lei permite isto.

. A Fepam não gosta disto.

Se você quiser entender mais sobre inovação empresarial, vá nesta terça à noite na premiação da revista Amanhã

O editor recomenda o evento desta terça a noite no Sheraton, cujo ingresso custa R$ 70,00:

A partir das 19h30, em coquetel no Sheraton, em Porto Alegre, premiação das 50 empresas mais inovadoras do Sul, realização da revsita Amanhã com o apoio da Edusys e Fundação Dom Cabral. A cerimônia é rápida. Os empreendedores estarão presentes. Em seguida, virá o prato forte da noite:

-  Israel Feferman, diretor executivo da Skingen Inteligência Genética, start up do Grupo Boticário, apresentará o case “Skingen – o negócio que promete parar o tempo”. Ele irá revelar as estratégias inovadoras da empresa especializada em tecnologia genética que estão revolucionando o mercado de cosméticos.

. Depois da palestra, haverá um painel de debates com Jorge Luiz Buneder, presidente da STEMAC Grupos Geradores, e Antonio Jorge Pietruza, gerente de design e inovação da Whirlpool.

Ingressos a R$ 70,00: www.amanhaeventos.com.br. 

Hyundai começa recall do Hyundai Veloster

Sobre a Hyundai: 

Começa nesta quarta-feira a campanha de chamamento de 5.852 veículos modelo Hyundai Veloster, fabricados de 01 de novembro de 2011 a 17 de abril de 2012, para reposição no teto solar.

Análise do editor sobre as responsabilidades na tragédia de Santa Maria obtém repercussão nacional

O número de visualizações no site e no Facebook do site www.polibiobraga.com.br bateu recordes neste domingo, tudo em função do noticiário e das análises sobre a tragédia de Santa Maria. O editor acompanhou passo a passo tudo o que aconteceu, desde as 7h30min da manhã.

. Foram 17.394 visitas únicas no domingo, dia em que este número mal chega a 5 mil.

. O Facebook foi igualmente utilizado pelos leitores, sobretudo de Santa Maria, mas também de vários Estados e Países, sempre com fotografias, pedidos de ajuda e troca de informações, inclusive entre parentes e amigos que tiveram jovens mortos ou feridos.

- Em sites e blogs de todo o País, notícias e análises do site www.polibiobraga.com.br foram reproduzidas com grande destaque. 

CLIQUE AQUI para examinar o material postado pelo site www.brasil247.com.br no domingo a noite.

Ford, Nissan e Daimler assinam acordo inédito para produzir carros elétricos

Nesta segunda-feira a Ford avisou ao editor, visando atingir os 223 mil assinantes da newsletter diária www.polibiobraga.com.br, que acabou de assinar com  Daimler e Nissan um acordo para acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível (FCEV). Trata-se de uma acordo inédito, abrangendo montadoras dos EUA, Japão e Alemanha.

. A Ford explicou em longa nota que o objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema comum de veículos elétricos com essa tecnologia, reduzindo os custos associados de investimento em engenharia.

. Cada empresa vai investir em partes iguais no projeto.

MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Marta Rossi vai a Espanha para atrair europeus ao Festuris de Gramado

A jornalista gaúcha Marta Rossi resolveu ir a Madrid para vender a 25ª. Edição do Festival do Turismo de Gramado, o Festuris,  que irá de 7 a 10 de novembro. Ela irá dia 30 ao Parque de Exposições Juan Carlos I, onde participará da Fitur. Na edição de 2012, o evento espanhol contou com a participação de  9,5 mil empresas expositoras de 167 países/regiões, 119 mil profissionais e 91 mil visitantes.

. O Festuris, Gramado, é considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade .no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais. Em 2012, o Festuris registrou 400 expositores e 14 mil visitantes.

Mais informações sobre o Festuris: www.festivalturismogramado.com.br.

Tarso tergiversa sobre responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Leia o que diz o capitão dos bombeiros do Paraná.

CLIQUE AQUI para examinar este video. Trata-se de uma reportagem feita na boate Kiss, 2010. Na altura dos 5min30s, você ouvirá um dos proprietários contar como foi a reforma que acabou de fazer na boate. Quem autorizou espuma no teto e tudo o que não foi feito sobre segurança.

Enquanto no RS o  governador Tarso Genro tergiversa e diz que é preciso revisar/instituir leis municipais, o fato é que a lei estadual que não é cumprida, mas flexibilizada. O governador saca o revólver e atira para todo lado, com ênfase para os dois principais culpados, os donos da boate e a banda que deu origem ao show pirotécnico, mas esquece o papel que jogou em todo o episódio o seu Corpo de Bombeiros. Como o comando dos bombeiros do RS não vai fundo, limitando-se a declarações de ofício, a ideia da BBC Brasil foi ouvir o capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, Ivan Fernandes, que bateu nos dois pontos centrais, desobedecidos totalmente em Santa Maria. Os comandantes da Brigada e do Corpo de Bombeiros pouco falam.  Será porque eles optaram por "flexibilizar" os Planos de Prevenção (PPCI)? O fato é que eles flexibilizaram os chamados PPCI em todo o Estado, menos em Porto Alegre. Sobre isto o governo não fala.  

Leia a nota:

A pedido da BBC Brasil, a avaliação feita por Ivan Ricardo Fernandes, engenheiro civil e capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, indica que a casa noturna não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como capacidade de lotação e número suficiente de saídas de emergência.Mais:

1) Superlotação -  Com apenas 650 metros quadrados de área, o limite máximo de público, de acordo com normas técnicas, não poderia ultrapassar 1,3 mil pessoas."As regras (de segurança contra incêndio) mudam de acordo com a ocupação, altura e características construtivas do estabelecimento", explica Fernandes. A diretriz da normativa é dada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)", acrescenta.

2) Saídas de emergência - Além disso, considerando os mesmos padrões exigidos pela ABNT, a largura total das saídas da boate Kiss deveria ter, pelo menos, 7 metros.
Segundo testemunhas, entretanto, só havia uma porta de 2 metros de largura, que servia de entrada e saída do público. Para um estabelecimento com uma única saída de 2 metros, por exemplo, a capacidade máxima seria de 400 pessoas. Mesmo assim, lembra o especialista, "por ser uma casa noturna", a boate Kiss deveria ter, pelo menos, "duas saídas de emergência".Ainda com base nas normas da ABNT, estima Fernandes, a distância máxima a ser percorrida de qualquer lugar do estabelecimento até a saída não poderia exceder 30 metros.

Tarso avisa que prisões em Santa Maria devem servir de "exemplo"

O governador Tarso Genro anunciou nesta segunda-feira que as prisões ocorridas em Santa Maria devem servir de "exemplo". A falta na entrega de documentação das imagens da tragédia já é vista como ocultação de provas.  As prisões do proprietário Alessandro Spohr  e de dois músicos da banda Gurizada Fandangueira foram feitas porque a Polícia os responsabiliza diretamente, de acordo com o delegado Sandro Meinerz. Outro  sócio da boate de Santa Maria, Maurcio Hoffmann, continua foragido

Engenheiros gaúchos denunciam em Porto Alegre: "Santa Maria foi uma tragédia anunciada"

Nesta segunda-feira a Associação Sulriograndense de Engenharia de Segurança tirou extensa nota sobre a tragédia de Santa Maria, focando a responsabilidade em cima dos verdadeiros responsáveis. Avisou a nota da Ares:
- É notório, porém, que, de certa forma, essa acaba sendo uma tragédia anunciada. Afinal, é doutrina da área que um incêndio só ocorre porque a prevenção falhou.

. Os engenheiros gaúchos chamaram a atenção para o desinteresse com que a sociedade, a mídia e os empreendedores acompanham as discussões que “há algum tempo os especialistas da área de incêndio, inclusive componentes do Corpo de Bombeiros, vem tocando adiante, revelando os perigos existentes e a necessidade de se avançar em vários aspectos ligados à prevenção de incêndios”.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota, que é bem elucidativa.

GM adota terceiro turno e abre 2450 novos empregos em Gravataí

O Complexo Industrial de Gravatai vai ganhar terceiro turno e 2.450 novos empregos, com sucesso de vendas do novo Chevrolet Onix. Fábrica da GM terá 1.450 novas vagas e sistemistas mais 1.000. Complexo Industrial de Gravatai vai ganhar terceiro turno e 2.450 novos empregos, com sucesso de vendas do novo Chevrolet Onix. Fábrica da GM terá 1.450 novas vagas e sistemistas mais 1.000. Nova fábrica de motores de Joinville terá 180 novos empregos.

Após alcançar a marca de dois milhões de veículos produzidos no dia 13 de dezembro, a GM anunciou nesta segunda-feiras a criação do terceiro turno de trabalho, que resultará na criação de 2.450 novos empregos (1.450 na fábrica da GM e outros 1.000 nos sistemistas). Atualmente a unidade gaúcha produz os modelos Celta e Onix hatchback e um novo veículo que ainda será lançado no mercado brasileiro.
A unidade de Gravataí completou, no ano passado, 12 anos desde sua instalação no Rio Grande do Sul - em 20 de julho de 2000 -, sendo a primeira da GM do Brasil alocada fora do Estado de São Paulo. Situada em um parque junto a outras 19 empresas que fornecem componentes e sistemas para o processo produtivo da GM – os chamados "sistemistas". A fábrica é um modelo de operação fabril para diversas companhias em todo o mundo.

A fábrica passou pelo seu terceiro ciclo de expansão, o chamado Projeto Onix, que absorveu um investimento de R$ 1,4 bilhão. O projeto Onix já resultou no lançamento, em outubro de 2012, do Onix hatchback, e está previsto para o próximo mês de fevereiro, o lançamento do segundo modelo.

 . Simultaneamente ao anúncio do terceiro turno na unidade de Gravataí, a GM está anunciando também a contratação de 180 empregados para a nova fábrica de motores e cabeçotes, em Joinville (SC), que já está em operação e será inaugurada oficialmente no próximo dia 27 de fevereiro de 2013. Desde o último mês de agosto, a fábrica tornou-se a primeira unidade fabril da companhia no país a reciclar nada menos que 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo.

Alguns marcos da GM Gravataí:
20/07/2000 – Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag)
02/09/2000 - Lançamento do Chevrolet Celta
01/10/2006 – Lançamento do Chevrolet Prisma
30/10/2012 – Lançamento do Chevrolet Onix Hatchback
13/12/2012 – Produção do carro “dois milhões

A foto acima é do Chevrolet Onyx. Seu sucesso de vendas aqueceu a produção no complexo automotivo da GM de Gravataí.

 MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/