Tarso tergiversa sobre responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Leia o que diz o capitão dos bombeiros do Paraná.

CLIQUE AQUI para examinar este video. Trata-se de uma reportagem feita na boate Kiss, 2010. Na altura dos 5min30s, você ouvirá um dos proprietários contar como foi a reforma que acabou de fazer na boate. Quem autorizou espuma no teto e tudo o que não foi feito sobre segurança.

Enquanto no RS o  governador Tarso Genro tergiversa e diz que é preciso revisar/instituir leis municipais, o fato é que a lei estadual que não é cumprida, mas flexibilizada. O governador saca o revólver e atira para todo lado, com ênfase para os dois principais culpados, os donos da boate e a banda que deu origem ao show pirotécnico, mas esquece o papel que jogou em todo o episódio o seu Corpo de Bombeiros. Como o comando dos bombeiros do RS não vai fundo, limitando-se a declarações de ofício, a ideia da BBC Brasil foi ouvir o capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, Ivan Fernandes, que bateu nos dois pontos centrais, desobedecidos totalmente em Santa Maria. Os comandantes da Brigada e do Corpo de Bombeiros pouco falam.  Será porque eles optaram por "flexibilizar" os Planos de Prevenção (PPCI)? O fato é que eles flexibilizaram os chamados PPCI em todo o Estado, menos em Porto Alegre. Sobre isto o governo não fala.  

Leia a nota:

A pedido da BBC Brasil, a avaliação feita por Ivan Ricardo Fernandes, engenheiro civil e capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, indica que a casa noturna não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como capacidade de lotação e número suficiente de saídas de emergência.Mais:

1) Superlotação -  Com apenas 650 metros quadrados de área, o limite máximo de público, de acordo com normas técnicas, não poderia ultrapassar 1,3 mil pessoas."As regras (de segurança contra incêndio) mudam de acordo com a ocupação, altura e características construtivas do estabelecimento", explica Fernandes. A diretriz da normativa é dada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)", acrescenta.

2) Saídas de emergência - Além disso, considerando os mesmos padrões exigidos pela ABNT, a largura total das saídas da boate Kiss deveria ter, pelo menos, 7 metros.
Segundo testemunhas, entretanto, só havia uma porta de 2 metros de largura, que servia de entrada e saída do público. Para um estabelecimento com uma única saída de 2 metros, por exemplo, a capacidade máxima seria de 400 pessoas. Mesmo assim, lembra o especialista, "por ser uma casa noturna", a boate Kiss deveria ter, pelo menos, "duas saídas de emergência".Ainda com base nas normas da ABNT, estima Fernandes, a distância máxima a ser percorrida de qualquer lugar do estabelecimento até a saída não poderia exceder 30 metros.

8 comentários:

Unknown disse...

E o Cezar, vai ou nao vai responder? Ou quem delega nao tem responsabilidade? E o Secretario, que em epoca passada liberou o alvara para uma "casa" com uma unica saida de emergencia, nao vai responder? E o bombeiro responsavel pelo plano de combate a incendios, estava esperando o que pra lacrar esta boate que estava com o mesmo vencido? Ah, ja sei: a teoria do dominio do fato nao serve pra casos aonde o politico, no caso o Prefeito, seja amiguinho.

Anônimo disse...

É a velha prática do Brasil : vão prender o músico, o empresário, o segurança, etc... ( com razão ), mas e o prefeito, o secretário que libera alvarás, o comandante dos bombeiros, saem livres ?
Ora, senhor governador, quero ver o senhor ter coragem para pedir indiciamento das tais "autoridades", vamos governador, tome a atitude correta !

Anônimo disse...

Neste momento de grande consternação, temos algumas coisas a pensar:

a) Burocracia não é sinônimo de segurança para a sociedade. Quem já tirou um alvará da prefeitura conhece a via-cruci que é. A burocracia é forma de poder, daí o "beija mão" dos governantes e burocratas estatais quando se precisa de qualquer autorização dos órgãos públicos;

b) Vivemos em plena ditadura do voto. As autoridades não fazem o que é melhor pela sociedade, mas o que dá voto. Algum prefeito tem coragem de proibir uma festa com 2.000 votos? E estas "igrejinhas de garagem", que são verdadeiras arapucas, quem tem coragem de fechar?

c) O pensamento dominante do "tudo é money", "enricar" quanto mais rápido melhor e a sociedade que se dane. Exemplo dos políticos e pessoas públicas é que não faltam.

Só índice de desemprego e tamanho de PIB não medem o desenvovimento de uma sociedade.

Anônimo disse...

Leiam o documento do CREA/PUC/Corpo de Bombeiros do Paraná e depois comentem...
http://www.crea-pr.org.br/crea3/html3_site/manuais/caderno_incendio_web2.pdf

Eng. Joel Robinson

Anônimo disse...

Agora um Capitão do Paraná só pq é governado por um Governador do PSDB sabe mais do que um Coronel Bombeiro do RS? Não. mesmo pq são legislações diferentes.

Anônimo disse...

Uma pequena coisa que teria mudado todo rumo da tragédia e que faltou na boate são os sfincklers que ao primeiro sinal de fogo ou fumaça abrem o registro de agua e molham o local onde esta pegando fogo.
Não acredito que seja um equipamento tão cara para quem gasta muito com decoração e ganha muito com o público presente.
Achei boa a fala do companheiro acima sobre "igrejinhas de garagem"; pois é exatamente o que tem aqui do lado de minha casa. Toda segunda-feira de noite tem culto. Só não reclamo porque fico pensando. Se ao invés de uma igrejinha que me incomoda três a quatro horas por dia, imagina se tivesse uma banda chinfrin tocando na garagem. ou se fosse uma familia que vive com som alto o dia todo? Aí é que eu reclamava.

Claudio disse...

Políbio, é verdade que a entrevistadora está entre as vítimas?

Anônimo disse...

Este Capitao do Parana tem que debater questoes tecnicas com os Bombeiros do RS e nao com o Governador.

O governador do RS debate com o governador do PR e nao com um Capitao de 5a categoria.







https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/