Bumlai, amigo de Lula, foi indiciado hoje por corrupção passiva, corrupção e lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal apresentou nesta segunda-feira denúncia contra o pecuarista José Carlos Bumlai pelos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, corrupção ativa e passiva. Também foram denunciados pela força-tarefa da Lava Jato o ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa, os ex-diretores da área internacional da petroleira Jorge Zelada e Nestor Cerveró, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o lobista Fernando Baiano, o filho e a nora de Bumlai e os executivos do Grupo Schahin Salim, Milton e Fernando Schahin.


Indiciado na sexta-feira por corrupção passiva e gestão fraudulenta, Bumlai depôs na tarde desta segunda-feira na Polícia Federal, em Curitiba.

Dinheiro sujo da UTC ia de táxi para a campanha de Dilma, revela o dono da empreiteira, Ricardo Pessoa

Novas e mais estarrecedoras revelações foram liberadas hoje sobre a irrigação de dinheiro sujo para a campanha eleitoral de Dilma Roussef em 20120, porque desta vez vazou a notícia de que em sua delação premiada, o empreiteiro Ricardo Pessoa apresenta um novo personagem na Lava-Jato: o do taxista que transporta dinheiro.

A notícia é da coluna Radar, Veja:

O dono da UTC diz que entregou 750 000 reais em dinheiro ao ex-prefeito de Diadema e ex-tesoureiro da campanha de Dilma em 2010 José de Filippi Jr. por meio de um taxista de confiança do petista.

Pessoa dá, inclusive, o nome do taxista: João Henrique Worni. Na delação aparecem tabelas com registros de entrada do taxista no prédio da UTC, anotações na agenda de Pessoa com o nome do emissário associado ao de Filippi e até o telefone celular.

Entrevista, Luiz Gonzaga Beluzzo: "Se sair com impeachment, não vai ter sossego"

A entrevista a seguir é de Flávia Lima e Catherine Vieira, jornal Valor, São Paulo, hoje. 

 Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp: "A ideia de ajuste é algo maníaco no sentido psicanalítico do termo"

Dada a forte intensidade, essa pode ser a pior crise econômica pela qual já passou Luiz Gonzaga Belluzzo. Para o economista, o grande problema é que a presidente Dilma Rousseff "comprou" e "botou para funcionar" o programa de seu adversário e agora colhe os resultados. Olhando os dados com muito cuidado, diz o professor da Unicamp e sócio da Una Consultoria Econômica, a economia vinha desacelerando desde 2012 ou 2013, mas nada se mostrava tão "trágico". "Quando ela adotou o programa adversário, jogou o país na depressão".
A comparação que faz é com um pugilista que apanhou bastante no primeiro round e, meio grogue, leva um murro do treinador para ser reanimado - mas, obviamente, acaba desmaiando. "Foi o que aconteceu com a economia. Ou alguém acreditou nessa história de que iria recuperar a confiança com choque de juros e a promessa de corte nos investimentos?", questiona.

Sem ignorar que essa é a crença de boa parte do mercado financeiro e também do governo, representado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Belluzzo diz que essa é a parte "incrível dessa história toda". "A presidente está executando o programa de seus opositores e os opositores estão dizendo que ela está causando a crise".

CLIQUE AQUI para ler tudo. O link é do editor. 

Prefeito José Fortunati quer ação forte contra bloqueios de ruas e avenidas em Porto Alegre

O prefeito José Fortunati esteve reunido na manhã desta segunda-feira,com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, e com os secretários estaduais de Segurança, Wantuir Jacini, e de Direitos Humanos, César Faccioli, e o subprocurador-geral de Justiça, promotor Fabiano Dallazen, para que sejam feitas ações para prevenir transtornos à população em virtude de protestos populares.  Para o prefeito, as manifestações tomaram outro perfil nos últimos anos, e hoje são adotadas estratégias mais agressivas que, por consequência, atingem toda a população.


De acordo com o procurador-geral, “a ocupação de estradas e ruas não tem guarida do Ministério Público e o direito ao protesto de pequenos grupos não pode causar prejuízos a uma cidade”.  Fortunati participará, na próxima quarta-feira (16), de reunião do Gabinete de Gestão Integrada, onde o assunto será discutido com a presença também de representantes da Brigada Militar. 

Publicitário gaúcho pede a Morales que não se desmoralize em receber a Medalha do Mérito Farroupilha

O publicitário gaúcho Glauco Fonsêca usou o próprio canal da Embaixada da Bolívia na Web para fazer um inédito apelo ao presidente Evo Morales.

Dirigindo-se diretamente ao embaixador, ele avisou:

- Por favor, informem ao Excelentíssimo Senhor Presidente Evo Morales que esta Medalha do Mérito Farroupilha já não vale nada, pois o PT transformou-a e "salamaleque" familiar. Digam ao Presidente Morales que ele será alvo de piadas, chacotas e manifestações que não engrandecerão sua gestão. 

A Medalha foi concedida no ano passado a 20 familiares da deputada do PT, Marisa Formolo. Agora, o deputado Edegar Preto quer entregá-la para o tiranete bolivariano Evo Morales.

Difini é o novo presidente do Tribunal de Justiça do RS

Luiz Felipe Difini foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do RS em pleito realizado esta tarde. Os eleitores foram os desembargadores estaduais.

“O Brasil é um país atolado que precisa olhar para frente e deixar o século XIX”, diz ministro Dias Toffoli

Para o jurista, que é presidente de Tribunal Superior Eleitoral e falou para o site Conjur, o Brasil “investe mais em amarras do que em desamarras”.

Leia toda a entrevista do site ConJur:

É inegável que o Brasil vive um momento de crise. Mas, ao mesmo tempo, o país pode aproveitar para transformá-lo num momento de ruptura. E não apenas de ruptura do sistema político. Também num sentido mais amplo, de abandonar as amarras burocráticas que travam o país, e finalmente olhar para frente. É o que prega o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo na linha sucessória à Presidência do Supremo, aos 48 anos, o ministro já pode registrar no currículo uma gestão incontestável — e inconteste — à frente do TSE. Porém, o que preocupa Toffoli é que “o país está muito travado”. Para ele, o Brasil “investe mais em amarras do que em desamarras”.

“O Brasil hoje é um país absolutamente atolado, e, quanto mais se criam regras, mais burocracia. Quanto mais burocracia, mais chances ao jeitinho, às possibilidades de corrupção, às maneiras de tentar obter desvios para obter facilidades”, comenta, em entrevista exclusiva à revista Consultor Jurídico.

Toffoli recebeu a reportagem da ConJur em seu gabinete no TSE a princípio para falar sobre seu tempo à frente da Justiça Eleitoral e como maestro das eleições presidenciais mais disputadas da história recente do Brasil, as de 2014, das quais Dilma saiu reeleita. No entanto, por causa da agenda do ministro, o encontro só aconteceu depois da deflagração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e de todas as movimentações subsequentes.

A conversa foi na sexta-feira (11/12), último dia para as manifestações na ação em que o STF discutirá o rito do impeachment. Impossível, portanto, não falar de política com o presidente do TSE e um dos membros mais proeminentes da atual composição do Supremo.

E, diante dos fatos recentes, difícil não perguntar a um notório eleitoralista: “Todo presidente do Brasil precisa passar por um processo deimpeachment?”. Em resposta, o ministro Toffoli faz um resgate histórico desde a abdicação de D. Pedro I até Dilma, passando pelas revoltas civis da República Velha, pelo golpe militar de 1964 e pelo impeachment de Fernando Collor, para concluir: “No Brasil, todo presidente é eleito para ser deposto”.

ConJur — Em palestra no Congresso de Direito Constitucional do IDP, o senhor falou que o Brasil devia voltar a ter uma agenda desenvolvimentista. Que recado o senhor quis passar?

Dias Toffoli — O país está muito travado. Investe mais em controles, mais em amarras do que em desamarras. Temos que passar a ter uma agenda diferenciada.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

16 prefeitos de capitais dão apoio a Dilma no dia dos seus 68 anos

No dia do seu aniversário (Dilma fez 68 anos hoje), a presidente recebeu de presente o apoio de 16 prefeitos de capitais. 

Faltaram os prefeitos das cidades onde nasceu  (Belo Horizonte) e onde fez carreira política (Porto Alegre).

O prefeito Fortunati ficou em Porto Alegre para conversações com o MPE, visando encontrar um meio de evitar bloqueios de ruas e avenidas a cada manifestação pública, o que inviabiliza a vida da cidade.

Estiveram com a presidente o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB); de Palmas (TO), Carlos Enrique Franco Amastha (PSB); de Macapá (AP), Clécio Luís Vilhena Vieira (sem partido); de Campo Grande (MS), Alcides Bernal (PP); de Fortaleza (CE), Roberto Claudio Rodrigues Bezerra (PDT); e de Goiânia (GO), Paulo Garcia (PT).

Eduardo Cunha já tem maioria na Comissão de Ética

Se sair mesmo a reunião de hoje do Conselho de Ética, o presidente Eduardo Cunha poderá conquistar sua primeira vitória - e definitiva.

O placar neste momento é de 10 x 9 para a rejeição da admissibilidade do pedido de cassação do mandato do presidente.

Acontece que Betinho Gomes (PSDB-PE), um dos mais ativos opositores às manobras de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética e um dos primeiros tucanos a desembarcar do apoio ao presidente da Câmara vai desfalcar a sessão do colegiado nesta terça-feira.

O deputado foi internado com uma trombose, e deve ficar fora de combate por pelo menos 15 dias, prazo em que a Casa já deve ter entrado em recesso — resta saber se antes ou depois de resolver o processo de cassação contra Cunha.

Pesquisa mostra que Yeda é muito mais competitiva do que Marchezan Júnior pelo PSDB

No cenário em que o Instituto Paraná Pesquisas substitui o deputado Marchezan Júnior (3,8%) por Yeda Crusius, PSDB, a ex-governadora Yeda Crusius crava 6,5% dos votos para prefeito de Porto Alegre.

Neste cenário, ela se coloca atrás apenas dos campeões - Manuela, asier, Luciana e Onyx), mas à frente de Sebastião Melo, Beto Albuquerque, Henrique Fontana e Marcel Van Hatten.

Michel Temer avança na avaliação do novo formato da República

O editor soube perto do meio dia que o vice-presidente Michel Temer foi o convidado principal de um frugal café da manhã promovido pelo Movimento Brasil Eficiente, cujo principal condutor é o economista carioca Paulo Rabello de Castro. Castro falou na abertura do café. 

O vice-presidente apresentou aos participantes do YPO, Young Presidents Organization, sua visão dos dois futuros atores principais da política brasileira, cujo papel seria mais destacado do que o atual:
1) Os entes da federação – Estados e municípios
2) Os Poderes Legislativo e Judiciário. 

Na atualidade, Estados e municípios têm importância subsidiária ou subalterna no contexto da Federação brasileira. A nova “Democracia da Eficiência”, na expressão do vice-presidente, está a exigir abordagem institucional que dê relevo às “autonomias locais”, permitindo que os gestores públicos tenham muito mais flexibilidade na alocação orçamentária. A maneira de tornar prático o conceito de maior autonomia seria rever o engessamento criado pelas vinculações de certos gastos a percentagens rígidas da receita corrente, especialmente as verbas destinadas à educação e saúde.

A construção de um princípio federativo eficaz, de gestão moderna, exigiria, como segundo pilar do edifício, a maior “harmonia de Poderes”.


Na visão de Temer, o Poder Executivo tem exorbitado de seu âmbito, por refletir o centralismo administrativo do nosso passado republicano, que não tem mais vez no século 21. O Legislativo será chamado a definir quanto se gasta e onde se gasta, devendo acompanhar a execução do Orçamento, passo a passo, junto com o Executivo. E, para isso, disporá de um Conselho de Gestão fiscal e de uma autoridade fiscal ligada ao Legislativo para exercer tal acompanhamento preventivo. Trata-se de uma harmonização de funções, hoje concentradas no Executivo. Caso a harmonia de poderes venha a prosperar, crises políticas quanto à estabilidade do governante no Executivo deixarão de ser tão frequentes. Nisso fazendo, diz Temer,  a Constituição de 1988, de viés liberal – como enfatizou – poderá “ficar preservada por 200 anos, como a americana”. E o País poderá crescer mais e gerar mais empregos.

Incerteza eleva cotação do dólar para R$ 3,92, rumo aos R$ 4,00

O dólar bateu cotação de R$ 3,92, alta de 0,91%,  ao meio dia, registrando a maior cotação do mês. O mercado navega num mar de incertezas sobre o presente e o futuro do governo Dilma Roussef.

A moeda americana segue rumo aos R$ 4,00.

Setor agropecuário gaúcho cresceu 9,4% este ano

O setor agropecuário não conseguiu tornar positivo o PIB gaúcho deste ano porque sua participação no bolo total da riqueza produzida durante o ano é pequena, mas seu desempenho marcou avanço de 9,4% sobre os números da agricultura e da pecuária do ano passado. 

Saiba como cresceram os três setores que formam o PIB no RS:

Agropecuária, 9,4%
Indústria, menos 8,9%
Serviços, menos 1,5%

Os dados foram todos divulgados hoje pela Farsul, que estima queda no PIB est adual para 2015.

— Foi o crescimento da agropecuária que fez o PIB gaúcho cair menos do que o do Brasil — avaliou Antônio da Luz, economista-chefe da Farsul.

Para o próximo ano, segundo a Farsul, o setor agropecuário não conseguirá segurar uma queda maior do PIB gaúcho. Pela projeção da entidade, a economia do Estado deve sofrer uma queda de 2,8% em 2016.

O desempenho do setor foi puxado pela safra recorde de grãos, que chegou a 32,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior. O destaque foi a produção de soja, que atingiu a marca histórica de 15,7 milhões de toneladas. Em 2015, o valor bruto da produção agropecuária gaúcha chegou a 37,8 bilhões, um acréscimo de 8% em relação a 2014.

Difini e Spode disputam daqui a pouco a presidência do Tribunal de Justiça do RS

Vai começar as 14h a eleição do novo presidente do Tribunal de Justiça do RS. São candidatos: Luiz Difini e Gunther Spode. Votarão 139 desembargadores.

Padilha quer o PMDB fora do governo Dilma Roussef

O ex-ministro Eliseu Padilha reafirmou hoje sua percepção de que a maioria do PMDB quer ver o Partido fora do governo Dilma Roussef.

Mercado projeta inflação maior e PIB pior para o Brasil

Boletim Focus do Banco Central aponta que a projeção de instituições financeiras para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), neste ano, subiu pela 13ª semana seguida, ao passar de 10,44% para 10,61%; para 2016, a estimativa para o IPCA passou de 6,7% para 6,8%, pela segunda vez consecutiva; em relação ao PIB, o mercado piorou mais uma vez a previsão, para retração de 3,62% em 2015

Pozzobom, Zilá e Lagomarcino repelem Mérito Farroupilha para o tiranete boliviano Evo Morales

O modelo bolivariano, que é o de um comunismo brega latino, inspira o PT do RS. 


O advogado gaúcho Pedro Lagomarcino pretende concluir esta semana, a ação que moverá para impugnar a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha para o tiranete boliviano Evo Morales.

Hoje, também, os deputados Jorge Pozzobom e Zilá Breitenbach, PSDB, pedirão que a Mesa da Assembléia rejeite o pedido feito pelo deputado Edegar Preto, PT.

O regulamento para a concessão da medalha, tem como pré-requisito que o homenageado tenha "serviços prestados ao RS", o que não é o caso.

A Assembléia decidiu estabelecer regras claras para a concessão da sua maior honraria, tudo depois que a deputada Marisa Formolo, também do PT, resolveu homenagear seu pai, sua mãe, seus irmãos e até o tio. Foram 20 familiares. A A Assembléia cassou as homenagens.

Conheça a linha de sucessão presidencial

Esta é a linha de sucessão presidencial:

Dilma Roussef
Michel Temer
Eduardo Cunha, presidente da Câmara
Renan Calheiros, presidente do Senado
Ricardo Lewandowsky, presidente do STF

Governo Dilma já caloteia até prêmios concedidos para artistas

A Funarte avisou que só pagará no ano que vem os empreendimentos licitados este ano. Isto inclui prêmios com dinheiro público para os artistas de todos os gêneros, premiados ou não.

Artigo, Percival Puggina - Governo bastardo

Revirei meus arquivos. Revisei a história. Puxei pela memória. Nada. Busquei inutilmente um exemplo em que a comunicação do governo e as manifestações de lideranças petistas não tivessem como objetivo enganar a nação, falsificar a verdade, criar ilusão, manipular fatos, dissimular males praticados, induzir a opinião pública a erros de julgamento, soterrar em publicidade as própria faltas. Pergunto: o que motivou os crimes contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, senão o desejo de esconder a realidade e falsear as contas públicas, sob o nome original de "contabilidade criativa"?
 Concluí: líderes petistas só dizem a verdade em delações premiadas.

Fiz mais. Debrucei-me sobre o estouro das contas públicas. Examinei os números das eleições presidenciais de 2013. Abri o arquivo dos escândalos e escrutinei a lista das fortunas, expandidas com a velocidade daqueles automóveis que aceleram de 0 a 100 km/h em poucos segundos. Constatei, também, que menos de 10% da população aprova o governo Dilma, ao passo que 38% dos deputados votaram por uma Comissão de Impeachment governista. Perderam, mas fizeram muito voto! Concluí: o governo não vence nas urnas nem nas votações do Congresso Nacional sem, de alguma forma, comprar votos.

Este governo é filho da mentira. Elegeu-se mentindo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Redução drástica do consumo de cimento sinaliza queda brutal na construção civil

Em nota que publica hoje no jornal O Globo, George Vidor informa que o consumo de cimento este ano vai encolher cerca de 10%. E no ano que vem provavelmente outros 10%. 

A explicação é simples: 

- Há muitas obras terminando e poucas começando. 

A queda vertiginosa dos investimentos é o lado mais terrível da atual crise econômica, em razão da degradação das finanças públicas e das dificuldades em que o setor privado esbarra para levar adiante novos empreendimentos. 

Em novembro, a redução no consumo de cimento passou de 15%.
            
A construção civil foi um dos motores do crescimento da economia a partir de 2005, e acabou sendo uma das responsáveis pelo “apagão” de mão de obra que o Brasil enfrentou em 2012 e 2013. O consumo de cimento chegou a ultrapassar o patamar de 70 milhões de toneladas anuais. Manteve-se assim até 2014. Quando o calendário virou, entrou em trajetória de declínio acelerado e pode recuar para a casa de 60 milhões no fim de 2016. A indústria se preparou para a expansão do mercado e hoje tem capacidade para produzir cem milhões de toneladas.

GPP pesquisa para prefeito do Rio: Crivella, 26,4%; Freixo, 11,5%; Cesar Maia, 11,1%

Crivella, 26,4%
Freixo, 11,5%
Cesar Maia, 11,1%
Jandira Feghali, 4,9%
Molon, 3,5%

PT, 13 anos na Presidência

Estas análise de Fernando Canzian, Folha de S. Paulo, mostra que em 13 anos de PT no poder, o Brasil distribuiu sua renda como em nenhum outro período da história registrada pelo IBGE. Todos ganharam. Quanto mais pobre, melhor a evolução.

Em compensação, o PIB retrocedeu de maneira também jamais vistas, empobrecendo o País como nunca antes na história do Brasil. 

No quesito renda, foram 129% de aumento real (acima da inflação) na renda dos 10% mais pobres. No decil mais rico, 32%.


Na base da pirâmide, gastos sociais como Bolsa Família e Previdência tiveram forte influência. Mas o trabalho foi determinante para a melhora da renda no período.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O estudo é recheado de gráficos e é bem consistente. 

Movimentos sociais pró-impeachment marcam nova manifestação para 13 de março.

Os movimentos sociais pró-impeachment informaram ontem que o novo protesto popular pela derrubada do governo Dilma Roussef ocorrerá no dia 13 de março.

A previsão das lideranças é de longo embate no Congresso.

Mas que verão é lugar para praia e férias.

Resta saber o que a realidade pensará disto.

Em Porto Alegre, ontem, mil pessoas foram para a Redenção. O local foi escolhido de modo arbitrário e esvaziou boa parte do ato, já que em relação às grandes capitais, Porto Alegre foi a única que mudou de palco.

População aprova raspando a administração do prefeito José Fortunati

A pesquisa de hoje do Instituto Paraná Pesquisas para o Correio do Povo também perguntou aos eleitores  qual a avaliação sobre a administração do prefeito José Fortunati. Eis as respostas:

Aprova, 53,9%
Desaprova, 42,8%
Não sabe ou não opina, 3,6%

Numa escala de zero a 10, aí vão as áreas mais críticas da administração trabalhista:

Educação, 4,8
Transporte público, 4,6
Ruas e calçadas, 4
Saúde e assistência social, 3,4
Segurança pública, 2,7

Os eleitores incluíram segurança pública, ítem que não tem nada a ver com a atuação da prefeitura, já que é obrigação do governo estadual. No caso do transporte público, o ítem é de responsabilidade das concessionárias, embora a prefeitura seja o órgão concessionário, regulador e fiscalizador, o que a responsabiliza por via indireta.

- Os gráficos e tabelas são artes do jornal Correio do Povo, nesta e na nota seguinte. 

Onyx vence Luciana Genro no segundo turno de Porto Alegre

As grandes surpresas das pesquisas feitas pelo Instituto Paraná Pesquisas, são as presenças encorpadas de Onyx Lorenzoni e de Lasier Martins na disputa pela prefeitura de Porto Alegre.

A pesquisa não incluiu Lasier nas questões do segundo turno, mas sempre que ele participa da lista do primeiro turno, entra em segundo lugar, só atrás de Manuela.

O caso de Onyx, DEM, é diferente, porque ele oscila entre terceiro e quarto lugar nas listas do primeiro turno, mas vence Luciana Genro quando a cenário coloca ambos no segundo turno:

Onyx, DEM, 35,6%
Luciana, 35,2%

- A pesquisa é do Correio do Povo de hoje. 

Paraná Pesquisas diz que comunista Manuela D'Ávila vence qualquer candidato

Em qualquer cenário em que aparece como candidata, a deputada comunista Manuela D'Ávila vence fácil as eleições de Porto Alegre. Eis como ficaria o segundo turno:

Manuela, PCdoB, 46,8%
Luciana, Psol, 25,8%

Manuela, 51,5%
Onyx, 26,1%

Manuela, 52,3%
Rosário, PT, 18,7%


Comunistas Manuela D'Ávila e Luciana Genro lideram a disputa em Porto Alegre. Lasier pode ser a surpresa da eleição.

A comunista Manuela lidera. Ela é do PCdoB, Partido que apóia o ditador troglodita da Coréia do Norte  e os ditadores latinos Nicolás Maduro e Evo Morales. O PCdoB faz a sustentação política e parlamentar do governo Dilma Roussef. 

Nos cenários em que Lasier Martins é apresentado como candidato do PDT, o senador coloca-se em segundo lugar, com 13,7%, deslocando Luciana Genro.

85,3% dos eleitores ainda não sabem em quem votar ou não votariam em ninguém (7,4%) nas eleições para prefeito de Porto Alegre, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada hoje pelo Correio do Povo.

Este é o resultado de pesquisa espontânea, na qual nenhum nome é apresentado ao eleitor.

Quando o eleitor é chamado a decidir sobre um dos nomes apresentados (pesquisa estimulada), o resultado para o primeiro turno é o seguinte:

Manuela, PCdoB, 25,3%
Luciana, Psol, 12,25
Onyx, DEM, 9,7%
Maria do Rosário, PT, 9,1%
Vieira da Cunha, PDT,8,7%
Sebastião Melo, PMDB, 65,7%
Bseto Albuuerque, PSB 4,8%
Marchezan Júnior, 3,85
Kevin krieger, 1,8%
Os demais não sabem ou não votarão em ninguém

Este é o mais provável dos três cenarios.

Entre os candidatos listados, Maria do Rosário é o que tem maior índice de rejeição, 25,2%. Seguem-se Luciana GEnro, 22,8% e Manuela, 16,4%, além de Lasier, 13,9%. Todos os demais possuem rejeição inferior a dois dígitos.

O Instituto Paraná Pesquisas quis saber quais políicos mais poderiam influir em favor dos seus candidatos. Foram citados Foertunasti, Sartori e Dilma. Sartori e Dilma prejudicariam tremendamente, enquanto que Fortunati ajudaria uito pouco (28,3%, sim; 25,7%, não). 

Battisti visita o RS preocupado com o impeachment: ´"É minha família no Brasil"

Cesare Battisti, condenado na Itália por assassinatos e assaltos, mas refugiado no Brasil por decisão do então ministro da Justiça, Tarso Genro, voltou este final de semana ao RS para lançar seu mais novo livro, "O cargueiro sentimental".

Ele prossegue falando sobre política.

Homem de extrema esquerda (ele alega que cometeu os crimes em função de sua ação terrorista, portanto política), Battisti não se negou a falar sobre a situação atual dos seus aliados do governo Dilma:

Eis o título da reportagem que o jornal Correio do Povo faz hoje, depois de ouvi-lo:

- Battisti visita RS preocupado com impeachment: "É minha família no Brasil"

Quer fazer um programa ?

O mais novo livro do jornalista José Luiz Previdi será lançado esta tardinha, 19h, no Plaza Sao Rafael, Porto Alegre.

O título "Quer fazer um programa ?

Os autógrafos sairão com os sons do piano de Paulo Pinjheiro e do baixo de José Gerhardt.

O editor irá no Plaza.

Céu azul com nuvens, sol e temperatura alta masrcarão o dia no RS

Há nuvens neste momento, 7h38min, em Porto Alegre, mas o sol predomina. Em várias regiões o tempo é parecido. A temperatura é de verão. Áreas de instabilidade associadas ao ar tropical quente e úmido voltam a provocar chuva no decorrer do dia na maior parte do Estado. 

Será uma jornada quente e, sobretudo, abafada no Rio Grande do Sul.

As mínimas irão dos 16°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 33 em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 33°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/