Dica para Yeda: trate o bebê petista como "bebê javanês"

A governadora Yeda Crusius não anda dando sorte com a delicada deputada Stela Farias e com o irreprochável deputado Fabiano Pereira, ambos representantes do mais fino pedigree petista, um da quatrocentona Alvorada e o outro da boca-do-monte santamariense.

. É que os dois deputados sentiram-se "chocados" com o discurso feito por Yeda na convenção municipal do PSDB, no domingo, quando reclamou que lhe botaram um "bebê japonês" no colo. É claro que os dois deputados sabem perfeitamente que a governadora referia-se ao "bebê japonês" que o PT tentou acomodar no seu regaço tucano, mas fizeram de conta que o filho não era deles, mas realmente da colônia japonesa, o que não deixa de ser uma ofensa nada amigável aos descendentes do império do sol nascente.

. O protesto dos dois deputados do PT estão no site do jornal Zero Hora, que desde a CPI do Detran abre espaços generosos para qualquer coisa que Stela diga, não se sabe bem por que razão - ou se sabe.

. Yeda precisa ter mais cuidado quando fizer qualquer referência a bebês "tão bonitinhos". O editor recomenda que a governadora passe a tratar o "bebê japonês" petista como "bebê javanês", porque pelo menos não existe colônia javanesa em Porto Alegre e, além disto, por aqui ninguém fala javanês. Ou fala ?

Dica de livro: Você Fala Javanês ?

Título: Você Fala Javanês?
Autor:
Tiago de Melo Andrade
Editora: Melhoramentos
Assunto: Literatura Infantil

A distante cidade Lacônia sempre foi muito animada por poetas, escritores e cantores - que adoravam conversar e falar sobre tudo - música, poesia, fococa. Era um blá-blá-blá total e completo. Até que a Rainha Doidivanas (que adorava dormir até tarde!), além de estar incomodada com os zunzunzuns, gargalhadas e exclamações do povo lá da praça, percebeu algo mais entre os cochichos e murmúrios: além de conversar sobre literatura, dança, moda, teatro, cinema, esportes, havia uma prosinha de que o reino não ia bem e que os impostos estavam muito altos. Foi aí que, percebendo que sua boa vida de rainha estava ameaçada, a Monarca dorminhoca deu uma notícia que deixou o povo desesperado: contou que o reino havia sido assolado por uma terrível peste chamada pelos cientistas de ? Bocones Falastrones?, vulgarmente conhecida como ? doença da língua solta? - a pessoa atacada por ela desembesta a falar tanto que não pára nem para comer - vai falando, falando, falando, até morrer! E a única forma de combater essa epidemia é ficar todo mundo calado ou falar apenas javanês. Portanto, a conversação estava expressamente proibida e o infrator iria para o calabouço! Mas quem ali sabia falar javanês?? Ninguém, a não ser o garoto Marcelo que, ao passar bem perto do palácio, ouviu a própria Rainha tagarelar sem parar e resolveu pregar uma peça nela ensinando todos a falar o tal do javanês.....mal sabia ele que isso mudaria sua vida para sempre. E a da cidade também...!

Simon quer votar empréstimo de US$ 1,1 bi para o RS nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 14h, o senador Pedro Simon promete recrudescer no plenário do Senado.

. É dia de votação do pedido de aval do governo federal ao empréstimo de US$ 1,1 bilhão ao RS.

. A senadora petista Ideli Salvati, que prometeu politizar o pedido e criar problemas para o governo gaúcho, não tem mais margem de manobra para impedir a votação.

Farsul acusa Bunge, Yara e Mosaic por formação de oligopólio

Anote os nomes destas três irmãs: Bunge, Yara e Mosaic. Pois elas são as grandes indústrias de fertilizantes em atividade no Brasil. O que há com elas ? Segundo a Farsul, as três irmãs formaram um oligopólio e fazem o que querem com os preços dos adubos. O editor desta página soube que os dados com a denúncia já foram encaminhados ao CADE.

. O editor desta página pediu ontem um contato pessoal com a direção da Yara, mas o presidente avisou que só tinha agenda para agosto.

. Para o coordenador da Comissão de Grãos da entidade, Jorge Rodrigues, os números de importação de 2007, comparados aos do ano anterior, apontam grande elevação no primeiro semestre do ano passado, quase dobrando o valor praticado em 2006.. No mesmo período, o preço em dólar das importações da matéria-prima sofreu queda, não justificando os aumentos dos produtos acabados.

Tarso trombou com Zé Dirceu e agora tromba com Dilma Roussef

Quando vazaram as informações de que José Aparecido, o terceiro homem da Casa Civil, tinha disponibilizado as denúncias sobre a construção do Dossiê FHC, o ex-ministro José Dirceu acusou o golpe e avisou: “Isto é coisa do Tarso”. Tarso é o ministro Tarso Genro. Ambos mal se toleram desde a crise do Mensalão, quando o gaúcho assumiu a presidência do PT e defendeu o expurgo de todos os envolvidos.

. O caso agora é com Dilma Roussef.

. A bronca começou há um mês, quando Tarso Genro concedeu uma polêmica entrevista a Zero Hora e avisou que Dilma “não tem profundo vínculo partidário” para ser candidata do PT a presidente. Dilma não gostou, foi se queixar a Lula e agora enfrenta Tarso mais uma vez, porque o ministro informou neste final de semana que a Polícia Federal encontrou esuqme ade cobrança de propinas em opbras de casas populares financiadas pelo PAC.

. Tarso Genro nunca escondeu suas enormes ambições políticas. O ministro só não ambiciona o cargo de João Paulo II porque não é católico. O problema é que nem aparece nas pesquisas. No PT, depois de Lula, só dá Marta e Dilma. Dilma, além disto, se não sair para o Planalto, disputará o Piratini. Tarso Genro quer tudo para si mesmo.

Zachia encontrou o motivo que queria para sair do governo estadual

Como previa esta página há dez dias, o secretário da Sedai de Yeda, Luiz Fernando Zachia, aguardava apenas um bom motivo para ir embora. O convite para que coordene a campanha pela reeleição de José Fogaça era o que faltava.

. O candidato mais forte ao posto é o também deputado do PMDB, Márcio Biolchi. O problema é saber quem substituiria Biolchi na liderança do governo na Assembléia, porque o deputado do PMDB é admirado até pela Oposição.

Saiba quanto tempo terá cada candidato de Porto Alegre na TV

Inicia domingo a propaganda eleitoral. O horário gratuito no rádio e na televisão começa dia 19.

.Porto Alegre terá nove candidatos. Com a ajuda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), a equipe desta página chegou a seguinte divisão dos 30 minutos de rádio e tevê:

O tempo na TV em Porto Alegre

José Fogaça e José Fortunati – PMDB, PTB e PDT: 6'28''
Manuela DÁvila e Berfran Rosado - PC do B, PPS, PSB, PR, PT do B, PTN e PMN: 4'42''
Maria do Rosário e Marcelo Danéris – PT e PRB: 4'25''
Luciana Genro e Édison Pereira – PSOL e PV: 1'44''
Onyx Lorenzoni e Mano Changes – DEM, PP, PSC: 5'26''
Nelson Marchezan Júnior – PSDB : 3'42'' Paulo Rogowski – PHS: 1'11'' Vera Guasso – PSTU: 1'06''
André Tiago Tartas – PCO: 1'06''

Presidente da Oracle falará nesta quarta na Federasul

Silvio Genesini, presidente da Oracle Brasil, falará nesta quarta-feira ao meio dia na Federasul, Porto Alegre.

. O tema do almoço focará o seguinte: "Transformação empresarial através do sistema de gestão”.

PP acha que estradas federais viraram lixo no RS

As estradas federais gaúchas viraram terra de ninguém. O caso da BR-158 é apenas emblemático.

. A queixa é do presidente do PP do RS, Partido que forma a base aliada do governo do PT.

Sítio e ataque à casa de Yeda foram agressões fascistas

O cerco à casa da governadora Yeda Crusius na manhã desta segunda-feira, demonstra a que ponto chegou a perversidade da delinqüência política fascista diante da derrota eleitoral de dois anos atrás.

. Imaginem cerco semelhante diante da casa de Lula por ocasião do Mensalão, dos Aloprados ou do Dossê FHC.

. A agressão incivilizada não tem paralelo na história política do RS.

. Quem já passou por isto em 64, sabe que é este tipo de desordem política criminosa que forma o caldo de cultura do golpismo.

Aço vai aumentar (de novo) 15%, amanhã. Indústria não sabe mais o que fazer.

Ainda há pouco o editor tomou café com o presidente do Sinmetal do RS, sindicato que representa as 7.500m indústrias metalúrgicas, , máquinas, equipamentos, transporte, eletroeletrônicos e peças, Ricardo Petry, que avisou:

- Estamos esgoelados.

. O Sinmetal não sabe mais o que fazer diante do novo aumento do preço do aço, prometido para amanhã, e que deve chegar a 15%. Nos últimos quatro meses já ocorreram aumentos de 12% e 15%.

. A indústria metal-mecânica tem sobrevivdo através de uma das três providências a seguir, tomadas isoladamente ou em conjunto:

1) repassando os custos.
2) diminuindo seus próprios custos e lucros paras não repassar tudo.
3) assumindo o prejuízo.

. O repasse de novos custos é a alternativa menos suicida, mas as encomendas já começaram a cair.

Dom Pedrito, tchê, só terá mulheres disputando as eleições de outubro.

Pela primeira vez, em 135 anos de história, Dom Pedrito, terra de macho, barbaridade !, na fronteira com a Argentina, debruçado sobre as barrancas do rio uruguai, na metade Sul do RS, terá uma chapa formada exclusivamente por mulheres para disputar a prefeitura municipal.

. É um caso inédito no RS.

. Neste domingo, foi formalizada a coligação PSDB-PMDB, com a vereadora tucana Lorena Arrué encabeçando a chapa, tendo a também vereadora Mônica Menegaz como vice.

. O município, com 30 mil habitantes, sempre teve hegemonia masculina, sobretudo pelas lutas que o marcaram. A região foi palco de batalhas memoráveis durante a Revolução Farroupilha.

"Apagão" do gás ameaça a indústria brasileira

Clipping
Jornal Folha de S.Paulo

Um "apagão" na oferta de gás natural na região Sudeste fez vários setores industriais, entre os quais químico, cerâmico, têxtil e de vidro, abandonarem parte dos projetos de investimento. As expansões que dependam de nova oferta de gás natural foram paralisadas. A Comgás, maior distribuidora do país, cancelou todas as negociações para vender mais gás.

A situação é a mesma no Rio de Janeiro. As concessionárias CEG e CEG-Rio, além de não negociarem expansões, discutem a mudança de contrato para combustíveis substitutos, como o GLP (gás liquefeito de petróleo) ou óleo combustível.
A Bayer, por exemplo, negocia um novo contrato que permitirá a substituição de até 50 mil metros cúbicos por dia de gás por óleo combustível.

A Comgás afirma que até 2010 não há como ofertar mais gás para a indústria. Enquanto o governo paulista tenta mensurar o investimento abortado, a Secretaria de Energia, a Fiesp e a Comgás preparam uma estratégia para pressionar a Petrobras a assinar um pré-contrato de oferta de gás. A idéia é que o documento sirva de lastro para negociar uma expansão de oferta à indústria.

Não há garantia de que haja resultado. O problema é o desconhecimento sobre os projetos do Plangás (Plano de Aceleração da Produção de Gás Natural). Lançado em 2006, no calor da crise provocada pela nacionalização promovida pelo presidente boliviano Evo Morales, o plano fixou metas para elevar até 2012 a produção nacional de gás natural. A previsão da Petrobras é alcançar, até o fim deste ano, 45,7 milhões de metros cúbicos.

Para o Sudeste, base do parque industrial brasileiro, a promessa da Petrobras é elevar a produção a 40 milhões de m3/ dia até o fim do ano. Segundo a secretária de Energia de São Paulo, Dilma Pena, não há por enquanto qualquer expectativa de que essa meta seja alcançada. Acompanhamento da Comgás demonstra que dos sete projetos previstos para 2008 nenhum entrou em operação.

Entre eles está a produção em campos de gás não associado (apenas gás sem petróleo) da bacia do Espírito Santo (Camarupim e Canapu). Entre os poços de gás associado (com petróleo) estão Jabuti, as plataformas P-51 e P-53 (Marlim Sul Módulo 2 e Marlim Leste, respectivamente) e o campo de Lagosta, este da bacia de Santos, que produzirá com o declinante campo de Merluza.

Policia gaúcha prende mais de 60 pessoas devido à lei seca

Pelo menos 60 pessoas foram presas neste fim de semana no Rio Grande do Sul por apresentarem teor alcoólico acima de 0,3 mg/l de ar expelido pelos pulmões, no teste do bafômetro. Setenta e nove pessoas, no total, foram multadas nas estradas federais e estaduais gaúchas.

. Somente pela operação Grau Zero, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) 31 motoristas foram autuados e 22, presos até as 18h de ontem. Nas rodovias estaduais, o número chegou a pelo menos 38 prisões.

Correio do Povo: Fogaça, 28,1%; Rosário, 19,6%; Manuela, 18,3%

O prefeito José Fogaça (PMDB) lidera pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus sobre as intenções de voto para a prefeitura de Porto Alegre. Fogaça aparece com 28,1%. Maria do Rosário (PT) tem 19,6% das intenções de voto; Manuela D'Ávila (PCdoB), 18,3%; Luciana Genro (Psol), 8,6%; Onyx Lorenzoni (DEM), 8,6%; brancos e nulos, 8,8%; e não souberam responder, 8,1%.

. A nova edição da pesquisa aponta empate técnico no segundo lugar. Maria do Rosário tinha antes 20,1% das intenções de voto e agora aparece com 19,6%. Manuela, que tinha 12,8% tem agora 18,3%.

. A pesquisa foi divulgada no jornal Correio do Povo e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas nos dias 24 e 25 deste mês, com 1.050 eleitores.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/