Sartori quer unificar debates de quarta na ADI e Rádio Guaíba

O candidato do PMDB, José Ivo Sartori, ainda não descartou presença no debate que a ADI quer fazer na quarta-feira, mas gostaria que ele fosse unificado com o da Rádio Guaíba, programado para o mesmo dia.

Beto Grill, o vice de Tarso, foge para o interior par não ser visto com Aécio e Sartori

Todo o comando do PSB esteve hoje na quadra do Império da Zona Norte com Aécio, menos o vice-governador de Tarso Genro, Beto Grill. A assessoria alegou que Beto viajou para o interior.

. Entre o pessoal de Aécio, o comentário foi de que político tem que ter lado.

Boatos da noite são de que Dilma teria se internado e Lula terminaria a campanha por ela

A "presidente não foi vista hoje. Temer, seu vice, foi fazer campanha por ela no Rio".

É insistente a boataria de que Dilma foi internada e que Lula concluirá a campanha por ela. O que se sabe é que Dilma recolheu-se em Brasília para se preparar par ao debate de amanhã a noite na Record. 

Prefeitura mineira empregou ex-marido de Dilma no governo do PT

Além do irmão Igor Rousseff, o ex-marido da presidente Dilma (PT) Cláudio Galeno de Magalhães Linhares integrou o quadro da prefeitura de Belo Horizonte como funcionário comissionado. Ele exerceu cargo de confiança por cinco anos durante a administração do petista Fernando Pimentel (PT), recém-eleito governador de Minas Gerais, e de seu sucessor e então aliado Marcio Lacerda (PSB).

. Galeno atuou como consultor técnico especializado, nomeado para atuar diretamente no gabinete do prefeito, com salário que chega hoje a R$ 13.569,68. A nomeação do ex-marido de Dilma ocorreu em maio de 2005. Quatro anos depois, em janeiro de 2009, quando o mandato de Pimentel se encerrou, ele foi exonerado do cargo. Galeno voltou à prefeitura em abril de 2009, já na administração do recém-eleito Lacerda, dessa vez como gerente de primeiro nível da Gerência de Acompanhamento de Colegiados. O salário para esse cargo atualmente é de R$ 8.544,04.

. Segundo reportagem do Correio Braziliense, na gestão de Lacerda, que em seu primeiro mandato era apoiado pelo PT e pelo PSDB, Galeno integrou o Comitê Governamental de Gestão Participativa e também o Conselho Fiscal da Belotur, empresa municipal de turismo. Ele saiu da prefeitura em 5 de julho de 2010, data da publicação de sua exoneração no Diário Oficial do Município (DOM). Dilma Rousseff, Cláudio Galeno e Fernando Pimentel, que foi também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior da presidente, eram amigos da época de juventude em Belo Horizonte. Na década de 1960, eles militavam no Comando de Libertação Nacional (Colina), organização de esquerda que combateu a ditadura militar.

- Galeno e Dilma se casaram em 1967, em um cartório civil com a presença de familiares e poucos amigos. O casamento não durou mais de dois anos. Em 1969, os dois militantes, já na clandestinidade, fugiram da capital mineira para o Rio de Janeiro. Pouco depois, Galeno foi para o Rio Grande do Sul, a pedido do Colina, e Dilma continuou no Rio. O militante participou, no ano seguinte, de sequestro de avião em Montevidéu, no Uruguai, e ficou refugiado em Cuba. Assim como Dilma, Galeno se casou novamente.

Aécio critica campanha do PT e vai acionar Justiça para desmentir acusações

O candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, voltou a criticar neste sábado o tom adotado pela campanha da presidente Dilma (PT) e disse que o seu partido vai acionar a Justiça Eleitoral para desmentir acusações veiculadas na propaganda petista. Aécio cumpriu agenda em Porto Alegre junto com José Ivo Sartori (PMDB), que disputa com Tarso Genro (PT) o governo gaucho.

. Ninguém desconstrói com mentiras algo que é concreto. Na verdade, a presidente, lamentavelmente, talvez pelo desespero que tem tomado conta da sua candidatura, infelizmente, talvez também pela distância que tem das questões de Minas Gerais, a cada momento solta dados absolutamente incorretos", afirmou o tucano, acrescentando ainda que a presidente se esquiva das discussões em torno gestão do PT no governo federal. "O fracasso na gestão do Estado Nacional, com as obras como sempre inacabadas ou paralisadas, muitas com sobre preço, e várias sob denúncia de pagamento de propinas".

. Aécio falou também a respeito dos indicadores sociais que, segundo o tucano, pararam de crescer. “O governo fracassou também na melhoria dos nossos indicadores sociais. O inimaginável aconteceu. O analfabetismo voltou a crescer no Brasil, são coisas inimagináveis. Existe hoje uma crise no Ipea [Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas] em relação aos dados que vêm sendo divulgados pelo governo, que, segundo algumas denúncias, não correspondem exatamente aos dados do próprio Ipea".

Pela primeira vez Dilma admite de$vio na Petrobras

A presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, admitiu neste sábado que "houve desvio" na Petrobras, conforme denúncias do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Foi a primeira vez que a presidente confirmou a existência de desvio. A confirmação pela candidata ocorreu durante entrevista coletiva nesta tarde, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. "Se houve desvio de dinheiro público queremos ele de volta. Se houve não, houve, viu?", afirmou.

. Dilma afirmou também que o governo pretende pedir o ressarcimento de todos os recursos desviados pelo esquema comandado por Costa, com recursos desviados por meio de construtoras para financiar partidos políticos - entre eles, o PT, o PMDB e o PP. "Eu tomarei todas as medidas para ressarcir tudo e todos", disse. "Farei todo o possível para ressarcir o País."

Lula, o homem que chamou o presidente Itamar de filho da puta, acha que Aécio foi "desrespeitoso" com Dilma

Nos recortes ao lado, o registro da Folha com as ofensas e a nota de Itamar repudiando a ofensa. Lula é um cidadão ordinário e desprezível. 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, qualificou o candidato Aécio Neves (PSDB) como "grosseiro" e  o acusou de possuir um

"comportamento de filhinho de papai";:

- Nunca vi um cidadão faltar com respeito com uma presidente como faz nosso opositor. Eu não tinha coragem de ser grosseiro contra o Collor. Isso é comportamento de um filhinho de papai. Não sei se ele teria coragem de ser tão grosseiro se o adversário dele fosse homem. Não é só porque Dilma é mulher, mas porque ela é presidente desse País.

Lula, como se sabe, é um mitômano conhecido, mas tem gente que leva a sério o homem que foi acusado por Romeu Tuma Júnior como dedo duro da ditadura, período durante o qual atendia pelo codinome Barba. 

. O líder do PT qualificou José Sarney de “ladrão” e Fernando Collor de “assaltante” quando os dois inimigos que transformaria em amigos do peito governavam o país. Também insultou Itamar Franco.

O recorte ao lado é do jornal Folha de São Paulo.

. Na edição de 8 de maio de 1993, a Folha de S. Paulo publicou o que Lula dissera ao grupo de jornalistas que o acompanhavam em mais uma excursão caça-votos. “Todo mundo sabe que o ministro da Fazenda, Eliseu Rezende, é um canalha que tem compromissos com empreiteiras”, afirmou o futuro camelô da Odebrecht. Depois de acusar o presidente de omisso, emitiu seu parecer: “O Itamar é um filho da puta".

Fotos mostram Dilma cometendo infração no trânsito e usando carro bêbada

As baixarias utilizadas pela presidente Dilma Roussef no enfrentamento com o senador Aécio Neves acabam se voltando contra ela, como se percebeu no último debate no SBT, com ênfase para o episódio da briga dos irmãos.

. O caso dos irmãos surgiu no momento em que a petista tentou uma pegadinha no caso de uma infração de trânsito cometida por Aécio no Rio, quando se negou a fazer o teste do bafômetro. Na
ocasião, disse Dilma:

- Eu não dirijo bêbada e nem drogada.

. Ela quis dizer que não comete infrações no trânsito.

. As fotos acima e ao lado desmentem a presidente. 

 . Acontece que a presidente Dilma cometeu infração gravíssima no trânsito. Levou seu neto no colo atrás no carro, quando a lei exige o uso da cadeirinha de segurança. O que ela disse:

- Estive hoje na casa da minha filha e, de lá, levei meu neto à casa do avô, que fica no mesmo bairro. Meu neto foi abraçado comigo no banco de trás. Foi um erro. A legislação de trânsito é clara: criança tem que andar na cadeirinha. Peço desculpas pelo erro.

. Dilma não dirige mais embriagada porque tem motorista particular pago pelo governo, como se percebe na foto acima, tomada em Portugal, depois de uma noitada agitada. O editor tem fotos de outras situações anteriores. 

Aécio reúne Sartori, Simon, Ana Amélia e Beto Albuquerque em ato na Império da Zona Norte

- O ponto fraco da passagem de Aécio por Porto Alegre foi a total falta de segurança na proteção do senador. Aécio se comprometeu com Sartori de que, se for eleito, vai renegociar as dívidas dos Estados para impulsionar os investimentos, e pregou a descentralização do governo federal.

Exatamente ao meio dia o senador Aécio Neves embarcou no seu jatinho para o Rio, depois de desembarcar de madrugada em Porto Alegre e participar de coletiva no Sheraton e ato público na Império da Zona norte

. Na quadra da escola de samba reuniram-se 10 mil pessoas.

. No Sheraton, o candidato tucano reuniu-se no último andar com líderes de todos os Partidos que o apóiam no RS, com ênfase para PMDB, PP, DEM, PPS e PSB. Ele também gravou cenas com médicos gaúchos que o apóiam e recebeu várias comitivas.

. O ato na escola de samba contou com a participação do candidato José Sartori, mas também dos senadores Pedro Simon e Ana Amélia, além do ex-prefeito José Fogaça e do deputado Beto Albuquerque.

Doleiro diz como deu dinheiro sujo da Petrobrás para a campanha de Dilma

A reportagem de capa da revista Veja desta semana tem como personagem central o doleiro Alberto Youssef. A revista revela que o doleiro diz que, em 2010, a campanha de Dilma recebeu dinheiro desviado da Petrobras.

.Delator diz que empreiteiras repassaram dinheiro desviado da Petrobras para a campanha presidencial do PT em 2010 e simularam contribuições legais para ocultar a fraude

. É a fala do delator.

. Alberto Youssef conta em detalhes como deu milhões de reais de dinheiro sujo da Petrobrás para o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari, tudo para usar na campanha eleitoral de Dilma Roussef.

. As revelações do doleiro foram feitas na semana passada ao MPF e na PF. Está tudo gravado: valores, datas, personagens, fatos.


. A reportagem põe mais fogo no escândalo da Petrobrás, atingindo diretamente Dilma, que assim fica envolvida pessoalmente na roubalheira,.

Análise, Eduardo Cucolo - Contratos de câmbio do BC chegam aos US$ 100 bilhões

O estoque de contratos de câmbio nas mãos do mercado financeiro alcançou nesta sexta (17) a marca inédita de US$ 100 bilhões, segundo o Banco Central.O valor desses contratos, chamados de swap cambial, corresponde a mais de 25% das reservas do país em moeda estrangeira e tem sobre o mercado de câmbio efeito similar ao da venda de dólares.Ou seja, ajuda a segurar as cotações, em um momento em que o valor da moeda pode definir se a meta de inflação será ou não estourada.O swap cambial é um contrato que remunera o comprador com a variação do dólar. Se o dólar cai, ele perde dinheiro. Se sobe, ele ganha. Em troca, paga-se juros ao BC.O valor é tão alto que pequenas variações na moeda geram lucros ou perdas bilionários ao governo, além de aumentar o risco para o país em caso de alta na cotação.Em fevereiro, com estoque menor, uma desvalorização do real de cerca de 4% gerou uma perda de R$ 8,3 bilhões ao governo. Em setembro, a moeda subiu mais de 9%, gerando uma perda estimada em quase R$ 20 bilhões.O programa atual de intervenções diárias no mercado de câmbio começou no fim de agosto de 2013, quando o estoque desses contratos somava US$ 38 bilhões. Na época, a decisão do BC de atuar diariamente estava relacionada à influência das decisões do Banco Central dos EUA sobre a taxa de câmbio no Brasil.No fim do ano passado, quando o montante já ultrapassava US$ 75 bilhões, o BC decidiu esticar o programa de atuação, mas reduzindo os valores dos leilões.Os swaps vencem mensalmente, até outubro de 2015. Para manter o estoque elevado, além das operações diárias, o BC realizada leilões de rolagem, o que na prática significa esticar o vencimento dos contratos no mercado.

Assim, o BC conseguiu até pouco tempo apreciar fortemente o real, e agora consegue impedir que escape e atinja uma taxa explosiva , afirma Sidnei Nehme, diretor da NGO Corretora de Câmbio.m Segundo o especialista, para haver um desmonte desse estoque, sem o dólar disparar, será necessária uma melhora considerável de fluxos de recursos estrangeiros para o país, o que somente será possível com políticas novas e seu sucesso de forma que possa ser aferido. Isso levará tempo, mesmo se a oposição vier a assumir o governo em 2015 , afirma.

João Medeiros, diretor da Pioneer Corretora, afirma que o swap é um instrumento importante para o mercado de câmbio, pois permite ao governo atuar sem gastar as reservas internacionais.

Medeiros diz que mesmo se o BC tivesse prejuízo com essas operações, o que não ocorreu em 2014, isso seria compensado pela estabilidade da moeda.

Em entrevistas à agência Reuters, na quarta (15), o economista Arminio Fraga afirmou que é necessário interromper o programa do BC e reduzir esse estoque ao longo do tempo. Fraga assumiria o Ministério da Fazenda na hipótese de vitória do candidato Aécio Neves (PSDB) nas eleições presidenciais.

Até Zero Hora reconhece o fracasso do modelo estatizante recriado por Tarso para a área de rodovias do RS

Neste editorial intitulado "Estradas destruídas", o jornal Zero Hora deste sábado comenta a pesquisa   da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), recém divulgada, que evidencia o descaso com as estradas gaúchas, que estão se deteriorando no governo Tarso Genro em velocidade muito superior à decisão do governo de investir na manutenção e nas melhorias. O jornal defende o retorno de investimentos privados na área, já que o modelo estatizante do governo do PT fracassou, prejudicando a população e a economia do Estado.  

. Leia mais:

. É mais um argumento irrefutável para a revisão do atual modelo de administração, e tema inadiável para o debate eleitoral que ora se desenvolve na disputa pelo governo do Estado. O levantamento mostra que as rodovias concedidas à iniciativa privada são melhores do que as administradas pelo poder público e que as piores do ranking são justamente as estaduais.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo. 

Dilma só voltará para votar em Porto Alegre. Lula virá quarta para encerramento da campanha de Tarso.

Dilma não virá mais ao RS até as eleições de domingo, dia 26, quando votará em Porto Alegre. Quem visitará o Estado será Lula, quarta-feira, para o ato de encerramento da campanha de Tarso Genro.

Mujica diz que Dilma espera eleições para decidir apoio a porto uruguaio de águas profundas que prejudicará Rio Grande

Como fez em Cuba, o BNDES, a mando de Dilma, estuda financiamento de US$ 1 bilhão aos uruguaios. 



A Agência Brasil infor4mou hoje de Montevidéu que o porto de águas profundas, uma das maiores obras de infraestrutura que o governo do Uruguai planeja, depende das próximas eleições do Brasil. O porto ficará em Rocha e prejudicará diretamente Rio Grande, atraindo cargas que costumam ir paras ele. Foi o que afirmou ontem o presidente do Uruguai, José Mujica.

. As exportações uruguaias "não justificam" a construção de um porto de águas profundas, admitiu o presidente, mas o projeto "está pensado para a região", disse o presidente do Uruguai, destacando que pode ser a saída ao mar para as "milhões de cabeças de gado" do Mato Grosso ou da soja do Paraguai, desviando fretes e cargas de Santos, Paranaguá e sobretudo Rio Grande.

. Mujica disse para a Rádio El Expectador, ontem, de que modo a presidente Dilma prejudicará Rio Grande:

- Tenho a palavra da presidente do Brasil de apoiá-lo (o porto) se não eu não teria entrado nessa dança. afirmou Mujica, em entrevista exclusiva com a emissora Radio El Espectador.

. Cerca de 20 empresas internacionais mostraram interesse no projeto que, segundo estimativas oficiais, custaria entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.

Uruguai também terá
eleições presidenciais no domingo

. No dia 26 deste mês, quando ocorre o segundo turno no Brasil, também serão realizadas no Uruguai as eleições gerais, nas quais, segundo as pesquisas, o candidato da coalizão governante de esquerda Frente Ampla, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), deverá ser o mais votado, porém com empate técnico entre Vázquez e Luis Alberto Lacalle Pou, do Partido Nacional, o que pode levar o pleito a segundo turno.

. A construção de um porto de águas profundas no departamento (estado) de Rocha, no leste do Uruguai, perto da fronteira com o Brasil, é um dos principais projetos de infraestrutura do governo de Mujica, que já iniciou o processo de chamado aos interessados.

Análise - Tarso ainda tem 40% de chance de se eleger

O governo Tarso Genro é considerado ótimo/bom por 35% dos eleitores, segundo Ibope de hoje.  O Instituto Análise, com base nas últimas 104 eleições analisadas para governador entre 1994 e 2010, apurou o seguinte sobre os que se elegeram e perderam eleições:

- 100% dos que tinham ótimo+bom maior que 46%
- 43% dos que tinham entre 42% e 46%
- 40% dos que registraram 34% a 42%
- Zero entre ótimo e bom menor que 34%


. Tarso tem 35% apenas de ótimo e bom. Isto a coloca na penúltima posição, ou seja, dos que possuem apenas 40% de chance de se eleger.

. Apesar dos 35%, o fato é que 45% aprovam a maneira como o governador governa o Estado, contra 38% que desaprovam. Além disto, 47% dizem que confiam em Tarso, contra 40% que não confiam. A nota do seu governo é 5,5%.

Lauro Jardim conta onde estava a médica da presidente quando a jornalista socorreu Dilma ?

Quando Dilma Rousseff passou mal, logo após o fim do debate do SBT, foi um corre-corre  absolutamente natural entre os seu assessores: era o momento de a médica da Presidência da República entrar em cena.

. A informação é do jornalista Lauro Jardim, Veja. Leia:


. Dilma ali, no estúdio, com queda de pressão e…nada da médica da Presidência,Virginia Vieira. Onde ela estava?  A caminho do helicóptero da Presidência da República, estacionado no heliponto do SBT. Teve que ser chamada às pressas.

Aécio chegou de madrugada a Porto Alegre. Neste momento dá coletiva no Sheraton. Depois irá até a Imperadores do Samba.

O candidato Aécio Neves já está no Sheraton para a coletiva que chamou para esta manhã. Depois dela, ele irá para a Imperadores do Samba em companhia de José Sartori. Ao meio dia, irá para o Rio.
Aécio chegou de madrugada, vindo de João Pessoa, Paraíba.

. A campanha entra na reta final com ataques furiosos dos dois lados.

. O material mais agressivo é o de rádio e TV.

. Dos 22 atuais diferentes filmes de 30 segundos da campanha de Dilma Rousseff (PT), 19 contêm ataques a Aécio Neves (PSDB), mostra uma contagem simples feita pela Folha. No rádio, das 19 inserções, 13 são de ataque.


. Do lado oposto, a disposição para a briga também parece grande. Dos 18 pequenos filmes para a TV dos tucanos, 8 contêm ataques à Dilma. E das 11 inserções de rádio, 5 são de investidas contra ela.

Dilma não trabalhou em 25 dos 30 anos de contrato com a FEE, mas está apta a pedir aposentadoria com valor integral.

Em 1991, o secretário do Planejamento, Walter Nique, empossou Dilma na presidência da FEE. Ao seu lado, encoberto pelo microfone, o marido, Carlos Araújo, então deputado estadual e líder do governo Collares, o patrono da candidatura da mulher. Em 1993, Dilma foi para a secretaria de Minas e Energia. 



O que pouca gente sabe é que a presidente Dilma Roussef ainda é funcionária da Fundação de Economia e Estatística, a FEE, RS. Sua identidade funcional é 2963736, cargo técnico X-26, segundo apurou o editor.

. Ela estava em condições de pedir aposentadoria em 2010, quando disputou a presidência, mas achou mais prudente não fazer marola com o caso, porque a mídia iria investigar o caso e descobrir que ela não trabalhou ali em 25 dos 30 anos necessários para se aposentar com salário integral equivalente ao de presidente da FEE, cargo que ocupou no governo Collares.

. Foi por isto que pediu suspensão do contrato de trabalho no dia 29 de março de 2010.


. Vai pedir aposentadoria quando sair do governo e o caso não virar mais notícia. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/