Ibope: Serra consegue interromper trajetória de alta de Dilma
Como agora, exatamente nesta datas, o Ibope dava 51% para Serra e 27% para Alckmin (51% a 27%, como agora). Como neste 4 de setembro, o PT e Lula já estavam de salto alto. Abertas as urnas, Lula fechou com 45% e Alckmin foi a 38%. Dá para entender como Lula caiu de 51% para 45% e Alckmin conseguiu crescer 11 pontos (40%) em apenas 29 dias ? Dilma é melhor do que Lula e Serra é pior do que Alckmin ? Leia o Ibope deste 4 de setembro.
O candidato tucano José Serra conseguiu interromper a irresistível ascenção de Dilma Roussef, que congelou nos 51%, ao mesmo tempo em que conseguiu conter sua própria queda.
Eis a evolução dos números do Ibope, 5/8, 15/8, 24/8 e nesta sexta-feira, em percentagem :
Dilma - 39, 43, 51 e 51.
Serra - 34, 32, 27 e 27.
. Dilma está hoje em Porto Alegre, onde acompanhará a fase final de parto da filha única, Paula. Equipes de TV da campanha estão a postos para mostrar a "avó maternal", cena que poderá quebrar um pouco a imagem durona da candidata. A maioria das eleitoras preferem Serra. O candidato tucano foi nesta sexta a Joinville e neste sábado continuará em Santa Catarina.
É do PT falso procurador de Verônica Serra
Site G1 - 3 de setembro de 2010
O Jornal Nacional obteve no início da noite desta sexta-feira informação oficial do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sobre a filiação partidária do contador Antonio Carlos Atella Ferreira e do homem que ele apontou como sendo um colega, Ademir Estevam Cabral.
A assessoria do tribunal informou que a situação de filiação partidária do eleitor Antonio Carlos Atella Ferreira é excluído. Isso significa que a anotação de filiação foi excluída do cadastro de eleitores. Não significa desfiliação, apenas que havia algum dado divergente que o partido não corrigiu.
Atella filiou-se em 20 outubro de 2003 ao Partido dos Trabalhadores em Mauá (SP), na zona eleitoral 217. A data de exclusão é de 21 de novembro de 2009. O e-mail é assinado pela assessoria de comunicação do TRE-SP.
Essa data de exclusão a que se refere o tribunal é de menos de dois meses depois da violação do sigilo de Veronica Serra. Na quinta, em entrevista ao Jornal Nacional, Atella disse que não era filiado a nenhum partido político. “Se alguém me filiou, nem conheço quem é, se caso eu tiver filiado”, disse.
O TRE também confirmou a filiação ao PV do contador Ademir Estevam Cabral.
Por telefone, Atella afirmou que não se lembra de ter se filiado ao PT. Mas diz que pode ter assinado a filiação em um momento de empolgação.
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que Atella nunca teve participação política dentro do PT e que, se a filiação existiu de fato, ela foi apenas cartorial. Dutra reafirmou que não existe participação do PT e da campanha de Dilma Rousseff na violação dos sigilos fiscais.
Ibope MG: Anastasia (PSDB), 35%; Hélio Costa (PMDB), 33%
Os candidatos ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) e Hélio Costa (PMDB) mantiveram exatamente os mesmos porcentuais da pesquisa feita entre 18 e 20 de agosto. O tucano registra os mesmos 35% das intenções de voto contra 33% de seu adversário.
. A situação de empate técnico entre Costa e Anastasia se repete na pesquisa sobre segundo turno: o tucano teria 37% das preferências, contra 36% de Costa.
Ibope SP: Alckmin amplia vantagem sobre Mercadante
No Paraná, ontem, Lula vira Jesus Cristo Superstar.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou na quarta-feira a Foz do Iguaçu, inaugurou nesta quinta o Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira, um grande paredão onde o grafite é usado como arte nas divisas entre Brasil, Paraguai e Argentina. O marco está localizado no principal acesso de Foz do Iguaçu à Ponte da Amizade, na fronteira brasileira com a paraguaia.
A Hidrelétrica de Itaipu tem vários projetos nessa área e foi da empresa a ideia de grafitar o viaduto com o tema proteção a crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora de Projetos Sociais de Itaipu, Rosângela da Silva, o local será utilizado para discussões do tema, com a participação das três nações.
Conheça toda a verdade sobre as ações policiais nos casos da DCS e SLM.
- O Ministério Público de Contas do RS simplesmente não tinha por que razão chamar a PF. Trata-se de um atropelo aos princípios federativos e evidenciou-se um evento de insuportável conotação política.
A chamada Operação Mercari teve origem em decisão do procurador Geraldo Da Camino, do MPC do Tribunal de Contas do Estado.
. Na representação que assinaram juntos o Ministério Público Estadual e a Polícia Federal junto à 6ª. Vara Criminal de Porto Alegre, ficou claro que o nome da operação foi escolhido pela Polícia Federal.
. A ordem do juiz foi para que os policiais federais fizessem 10 buscas e apreensões, mas o juiz não mandou prender ninguém. Isto fica claro na leitura simples da representação protocolada e que a juíza despachou.
. Aliás, MPE e PF fazem uma revelação que o próprio mercado e até este editor há muito tempo queriam saber:
- A publicidade licitada pelo governo estadual no ano retrasado somou R$ 92,9 milhões (o governo nega o valor)
. SLM e DCS ficaram com a conta do Banrisul (R$ 42 milhões em 2008, informam MPE e PF. O Banrisul nega o valor).
. Além dos profissionais presos (DCS, SLM e Banrisul), MPE e PF responsabilizam Davi Antunes de Oliveira (ele teria o controle de 11 subcontratadas) por suposta apropria de dinheiro na contratação de ações de marketing do banco (a denúncia é de que o quarteto reteria para si uma parte da diferença entre os valores pagos pelo Banrisul e recebido pelos contratados).
. MPE e PF dizem possuir provas materiais e escutas telefônicas.
. O editor publica a seguir, com exclusividade, o inteiro teor da representação, porque o leitor tem o direito de saber exatamente do que se trata e não apenas as franjas liberadas para a RBS
. A Polícia Federal foi chamda para o caso por duas razões que o editor considera mais do que frágeis: Davi estaria se apropriando de dinheiro do PAC e integrantes do grupo promoveriam evasão de divisas (não há prova alguma nem de uma coisa e nem de outra). Existe apenas suposições e ilações inacreditavelmente insubsistentes, como se percebe do texto da página 14. DCS e SLM, como se sabe, são agências que integram poderosos e respeitados grupos internacionais de publicidade, com sede em Londres e Nova Iorque
CLIQUE AQUI para ler as 19 páginas da representação feita pelo MPE e PF.
Braskem começou a fabricar plástico verde no RS.
. É a maior unidade do mundo em operação.
. A matéria-prima não é mais petróleo, mas cana-de-açúcar.
. No Pólo de Triunfo, a fábrica produzirá 200 mil toneladas de eteno verde por ano.
- A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com 29 plantas industriais.
A banca adora Dilma Rousef. Foi o que constatou o editor em São Paulo.
. Apesar disto, o editor renovou seu visto americano no consulado de São Paulo.
A banca não quer saber do “desenvolvimentista” José Serra.
. Ao circular entre um grupo de 13 banqueiros e executivos do mercado financeiro em evento realizado na avenida Paulista, o editor percebeu o seguinte sobre a sucessão presidencial:
- A banca está com Dilma Roussef.
. A banca acha que o candidato tucano José Serra é desenvolvimentista demais. Caso vença, seu governo dará prioridade ao setor produtivo (à economia real), obrigando os bancos a ganharem dinheiro com o suor do rosto.
. Caso Serra emplaque, o Brasil sairá da liderança mundial dos juros altos.
Tribunal de Justiça do RS garante inédita liberdade de expressão ao editor.
Os leitores acompanham há muitos e muitos anos a atividade profissional do editor e sabem que por trás de cada linha que escreve está o compromisso com a verdade.
. Em todo o período da ditadura militar e durante estes vinte anos de democracia, o editor defendeu e defende com contundência e coragem as liberdades política e econômicas no Brasil, mesmo que os principais beneficiários delas escondam-se e até confraternizem com seus verdugos.
. É por isto que informa neste espaço, que o desembargador Claudio Baldino Maciel acaba de conceder-lhe habeas corpus para trancar uma ação criminal iniciada no Ministério Público Federal e ajuizada contra si pelo Ministério Público Estadual no 2º Juizado Especial Criminal. O habeas corpus foi impetrado pelo advogado Leudo Costa. Outro habeas corpus, este impetrado diretamente pelo editor junto ao STF, não foi examinado até agora e por isto o editor resolveu desistir dele.
. A ação criminal teve por origem uma estapafúrdia denúncia anônima, acolhida pelos procuradores federais e estaduais do RS. A denúncia anônima e a denúncia ajuizada, atentam de forma selvagem contra a liberdade de expressão do cidadão brasileiro e do direito do jornalista informar e opinar.
. No seu despacho, escreveu o dr. Claudio Baldino:
- Trata-se, sim, de mera expressão pública da opinião de um cidadão jornalista, assegurada pela Constituição federal em seus arts. 5º, IV e IX e 220 Parágrafo Único.
. O editor foi acusado de fazer a apologia ao crime, ao defender que a Brigada Militar prenda e mate qualquer bandido que confrontar com armas os seus soldados, os verdadeiros heróis que defendem os cidadãos indefesos.
. A decisão do Tribunal de Justiça do RS é inédita e exemplar. Ela será usada pelo editor como arma na sua defesa corajosa das liberdades públicas e individuais, neste momento ameaçadad de forma inaceitável pelo governo Lula.
. É também um exemplo para quem acha que não vale a pena insurgir-se, imaginando que tudo podem o governo Lula, o PT e os esbirros de qualquer natureza, mesmo os oportunistas que trabalham contra si mesmos. Não será o "poder popular" que substituirá a soberania que o povo sustenta a partir do respeito ao ordenamento jurídico imposto pelo estado democrático de direito.
- O editor dará respostas igualmente contundentes a todos os autores de ações que se mostram determinados a suprimir-lhe a liberdade e suas fontes de sobrevivência.
CLIQUE AQUI para examinar o inteiro teor da decisão do desembargador Claudio Baldino.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do habeas corpus impetrado pelo advogado Leudo Costa.
CLIQUE AQUI para ler a nota original publicada pelo jornalista Polibio Braga.
Banco do Brasil já sondou o governo para comprar o Banrisul.
. A governadora escreveu no seu twitter, nesta sexta-feira: “Como maior acionista do Banrisul, vou cuidar para que não haja os prejuízos de mercado p/ o nosso banco premiado”.
. O Banrisul integra o índice da Bolsa de São Paulo e tem acionistas em quatro dos cinco continentes, inclusive grandes fundos e bancos globais.
. No mercado voltou a circular a informação de que o Banco do Brasil, que é federal, portanto encontra-se sob o comando do governo Lula, tem forte interesse em comprar o Banrisul. Yeda foi sondada sobre o negócio e repeliu.
- Caso o Banrisul seja atingido e perca valor, o comprador faria um excepcional bom negócio.
Yeda Crusius voltou a ser colocada sob severo fogo cruzado.
. “Este filme eu já vi”, avisou Yeda no seu twitter.
. O governo vem tratando com rigor político estratégico o novo cerco a que é submetido, circunscrevendo o âmbito de cada embate, ao foco escolhido pelos adversários. Yeda avisou aos seus auxiliares que aprendeu muito com a crise contra o Eixo do Mal, ano passado, e retemperou o ânimo. A ordem é não dispersar, esclarecer e contra-atacar.
Os R$ 3 milhões, vejam só, não estavam nas casas dos publicitários.
- Sede da DCS, R$ 2.7 milhões
- Sede da SLM, R$ 10 mil
- D’Elia Neto, diretor da DCS, R$ 220 mil
- Gilson Storck, diretor da SLM, R$ 87 mil
- Walney Fehlberg, Banrisul, R$ 250 mil
. As duas agências estão entre as 10 maiores do RS. A DCS costuma disputar a primeira posição no ranking.
Schirmer rasgou seda para Lula e o PT trocou os sinais.
. Schirmer, ex-deputado e ex-presidente da Assembléia, tem recebido fartos investimentos federais e estaduais na sua cidade.
Em Santa Maria quem manda é Schirmer. Nem Tarso manda nada ali.
. É de Santa Maria o candidato do PT ao governo do RS, Tarso Genro.
. Líder do PMDB no Estado, Cesar Schirmer nem de longe gasta uma só miligrama de sua saliva para elogiar Tarso, até porque seu apoio a José Fogaça é sólido, permanente e irremovível.
Prefeitos do PMDB apoiaram Temer de olho na caneta de Dilma.
. Os organizadores do apoio público a Dilma esperavam mais gente.
. E o problema nem foi a quantidade de prefeitos e vice-prefeitos, mas a qualidade do distinto público.
. Nem uma só das estrelas do PMDB no comando dos 142 municípios gaúchos esteve presente.
- Um dos mais destacados líderes do Partido explicou os súbitos amores dos prefeitos por Dilma: “A perspectiva da vitória, torna Dilma a fiadora da liberação das emendas orçamentárias que beneficiam as prefeituras. A caneta muda o voto da maioria dos prefeitos do Brasil”. De uma certa forma, é o que também justifica o apoio de dezenas e dezenas de prefeitos a Yeda, embora o PSDB tenha apenas duas dúzias de prefeituras nas mãos.
Falso procurador da filha de Serra presta depoimento à PF em SP
A PF investiga a quebra do sigilo fiscal, pela Receita Federal, de Verônica Serra e outras quatro pessoas ligadas ao candidato tucano ao Planalto.
. Atella foi intimado a depor às 7h de hoje. Ele presta depoimento desde as 10h no inquérito que corre em Brasília, apesar de dar as declarações em SP. E não está acompanhado de advogado.
. A Receita confirmou que a declaração de renda de Verônica referente aos exercícios de 2007 e 2009 foi acessada em 30 de setembro do ano passado na delegacia do fisco em Santo André (SP). O documento falso solicitando os dados foi entregue por Atella, que se apresentou como procurador da filha de Serra, o que não é verdade.
Grupo CEEE ingressa no mercado tradicional da Bovespa
. O ingresso nesse mercado faz parte das ações preparatórias que permitirão às empresas aderirem ao Nível 1 de Governança Corporativa, em atendimento a uma das metas corporativas definidas no planejamento estratégico do Grupo Ceee. O nível diferenciado de governança amplia os direitos societários dos acionistas minoritários e aumenta a transparência da Companhia, com divulgação de maior volume de informações, facilitando o acompanhamento de sua performance.
Datafolha: Anastasia reduz vantagem de Costa em MG para 5 pontos
. O candidato de Aécio Neves vem reduzindo a vantagem a cada pesquisa. No começo de agosto, antes do início do horário eleitoral gratuito, a diferença chegou a ser de 26 pontos percentuais.
Vendas no comércio crescem pelo quarto mês consecutivo
Oi FM é eleita veiculo eletronico do ano
. A premiação do Prêmio Colunistas acontecerá no dia 27 de setembro (segunda-feira), no Shopping Center Iguatemi. Saiba mais no site www.colunistas.com.
Sigilo violado, risco até de Estado policial
. A opinião, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, é compartilhada por especialistas. Todos pedem ações imediatas do governo. Para Ophir, não há dúvida de que o episódio põe em risco o estado de direito uma vez que evidencia o comprometimento de um direito fundamental do cidadão.
. "O que parece é que há uma certa fraqueza de controle dentro da Receita. E isso compromete a credibilidade da instituição e do próprio governo. Em hipótese alguma esse sigilo poderia ser quebrado, sob o risco de se quebrar um pilar da democracia. Estamos sujeitos a ter o sigilo devassado a qualquer momento, e isso pode nos remeter a um Estado policial", diz Ophir.
PF investiga se sigilo foi violado também no BB
Saiba quem é o verdadeiro chefe da bandidagem.
. O governo enredou-se em explicações estapafúrdias e cada dia mais inverossímeis, sempre tentando escapar da vinculação do inaceitável episódio ao seu principal Partido de sustentação, o PT, mas sobretudo à campanha de Dilma Roussef.
. Escreve o editorial do jornal, o principal do Brasil, rebatendo a declaração reduzida de Lula, segundo a qual foi tudo "grossa bandidagem":
- Se ele (Lula) quiser saber quem é o verdadeiro chefe da bandidagem, basta que olhe no espelho.
. Lula é acusado no próprio STF de chefiar outro grupo de quadril heiros, estes devidamente denunciados ao STF, no caso os 40 do Mensalão, liderados pelo seu ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Esta acusação foi protocolada no STF pelo advogado gaúcho Luiz Francisco Correia Barbosa, em nome do seu cliente, o ex-deputado Roberto Jefferson.