Povo cerca prefeitura de Bento, RS, protestando contra roubalheira na administração derrotada do PT

* Centenas protestam na frente da prefeitura de Bento Gonçalves pedindo esclarecimentos sobre a suspeita de desvio de verba

* População quer esclarecimentos sobre a suspeita de desvio de verba pública

Centenas de pessoas protestam na frente da prefeitura de Bento Gonçalves, no final da tarde desta sexta-feira. O ato foi organizado pelo Facebook.

. Os manifestantes empunharam cartazes e utilizam apitos e cornetas. Um carro de som também é utilizado. Eles pediram esclarecimentos sobre a suspeita de desvio de verba pública na administração municipal.

. O rombo teria ocorrido na Secretaria Municipal de Finanças. O Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado investigam o caso.

. Em entrevista na manhã desta sexta-feira, o prefeito Roberto Lunelli atribuiu a ex-secretário e ex-contadora a responsabilidade por problemas na Secretaria de Finanças.

Porto de Rio Grande é a jóia da coroa do Pólo Naval

O porto de Rio Grande é a jóia da coroa do Pólo Naval do RS.

Cai Casa no Dnit do RS

Finalmente caiu Vladimir Casa, superintendente do Dnit no RS. Ele ficou quatro anos no cargo.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Saiba quem seriam os vices do PT e do PMDB

No caso de aliança entre PDT e PT em 2014, o PDT trabalha com os nomes dos secretários Ciro Simoni e Afonso Mota.

. Se a opção for pelo PMDB, os nomes mais fortes são os de Vieira da Cunha e Afonso Mota.

Mercado acha que PIB de 2013 será pior

O mercado trabalha com dados bem diferentes daqueles revelados nesta sexta pelo Sinborsul.

. E acha que 2013 será pior do que 2012.

Indústria gaúcha da borracha enxerga números deprimentes para PIB de 2012

Ao antecipar sua análise sobre 2012 e antecipar projeções para 2013, o Sindicato da Indústria da Borracha do RS revelou nesta sexta-feira uma má e uma boa notícia sobre o PIB:
2012 - + 1,2%
2013 - + 3%

. São números realistas, mas eles estão muito distantes dos ufanistas números do governo federal, que continua trabalhando com até 4% para este ano e até 5% para o ano que vem.

. O Sinborsul baseia-se nos dados do desempenho da própria indústria, que são deploráveis este ano.

. A indústria da borracha trabalha com números negativos pára este ano (menos 1,2%). É o segundo ano de queda. O Sinborsul, apesar das más notícias, acha que a recuperação começou e está animada sobre os números para 2013.

Infraero vacila sobre extensão da pista do inviável Aeroporto Salgado Filho

É uma selvageria o tratamento dispensado pela Superintendência do Porto de Rio Grande, Suprg, ao seu pessoal de guarda portuária, segundo constatou o Ministério Público do Trabalho, que resolveu entrar com ação civil pública para corrigir os desmandos.

. Os guardas trabalham 48h por semana e por lei só deveriam trabalhar 36 horas. Os procuradores constataram que há 27 anos não são feitos concursos para reposição de quadros. Os equipamentos e instalações do porto estão deteriorados e nem boia tem o cais de atracação.

- O superintendente é o ex-deputado Dirceu Lopes, do PT. A Suprg é subordinada ao secretário Beto Albuquerque, que não manda nada na área.

. O porto de Rio Grande é a jóia da coroa do Pólo Naval do RS.

A Infraero não quer investir R$ 700 milhões para ampliar em 920 metros a pista do aeroporto Salgado Filho.

. É que a extensão só desataria o gap por oito anos.

. Depois disto, nem Deus desfará  o estrangulamento do aeroporto de Porto Alegre.

Calote de quem comprou carro a prazo bateu recordes em setembro

A maior taxa de calotes no país está entre os compradores de carros financiados. O nível de inadimplentes no pagamento das prestações de carros atingiu 6% em setembro. A alta em relação a agosto foi de apenas 0,1 ponto percentual, mas está perto do recorde de 6,1%, registrado em maio deste ano.

A taxa média de inadimplência, incluindo todos os setores, foi de 5,9% em setembro, o que significa que ficou estável em relação a agosto. É o terceiro mês seguido que a inadimplência se mantém no mesmo patamar.

É considerado inadimplente o comprador que atrasa seus pagamentos em mais de 90 dias. Os dados foram divulgados Banco Central nesta sexta-feira (26).

Para pessoas físicas, a taxa permaneceu em 7,9% em setembro e, para empresas, apresentou leve recuo de 0,1 ponto, para 4%, sobre agosto.

Zigon inaugura TV de conteúdo corporativo na Net do RS

A Zigon Comunicações, empresa que atua no mercado de mídia no RS, SC e PR, prepara o lançamento de um novo canal de TV da Net, chamado Store TV. A nova emissora será oficialmente lançada no dia 1º de novembro, mas a programação entra no ar a partir desta sexta-feira (26/10), no canal 13 da Net.

“Cabo de Guerra” está à venda em sete estandes da 58ª. Feria do Livro de Porto Alegre

Os cálculos da Câmara Riograndense do Livro são de que 1,7 milhão de pessoas passarão pelos estandes da 58ª. Feira do Livro de Porto Alegre.

. Os livreiros contam com a presença de leitores de Porto Alegre (1,3 milhão de habitantes) e da região metropolitana do RS (mais 3 milhões de habitantes).

- O livro “Cabo de Guerra”, lançado este mês pelo editor, está á venda nos estandes da ARI, Isasul, Aurora, Inovação, Cervo, Vozes e Livros de Negócios. Neste sábado, o editor fará sessões de autógrafos na Athena Livraria, Santa Maria, 10h, e Cafeteria e Livraria Iluminura, Santa Cruz do Sul, 15h.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Artigo em Zero Hora, Paulo Argollo Mendes - Internação compulsória: por quê?

Está gerando reações entre apoio e crítica a decisão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de adotar a internação compulsória para dependentes de crack. O tema pode até ser polêmico, ainda mais que não há uma legislação específica que contemple a medida. Projeto de lei ainda tramita no Congresso, mas parece que a vida dará o empurrão a algo que é urgente. Depois de esvaziar outros expedientes para sensibilizar os usuários, restou às autoridades cariocas buscar uma ação efetiva. Trata-se apenas de acionar mais um mecanismo para alcançar tratamento médico e outros recursos terapêuticos a estes sofridos e doentes seres humanos, a maioria jovens, filhos de classes pobres a ricas.

É preciso colocar esta questão no devido lugar. Primeiro, estamos presenciando a sociedade tomar uma atitude, enquanto o legislador não toma a sua. Certamente, o prefeito está atento ao clamor dos familiares e da população que assistem aos dramas e nada pode fazer, até porque não há um remédio milagroso. Assumir a responsabilidade para si e oferecer hospitais e outras unidades para tratamento destes pacientes garantindo médicos e demais profissionais (que saberão como conduzir os cuidados caso a caso) são obrigações dos gestores públicos da saúde em todas as esferas. Paes dá o exemplo e provoca seus colegas gestores, como os do Rio Grande do Sul.

Depois de mostrar as razões universais que justificam e tornam adequada a internação compulsória, é preciso limpar este terreno de interferências ideológicas e que não têm relação com saúde. A guerra lançada pelo Movimento Antimanicomial no Brasil contra instituições especializadas em tratar portadores de doenças mentais e dependentes químicos só teve dois efeitos até hoje: dizimar a oferta de leitos públicos e jogar doentes à própria sorte, nas ruas, debaixo de pontes. A maioria já morreu, outros estão definhando aos nossos olhos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Nelson Mota - Nina e Carminha em Brasília

Se o mensalão não tivesse existido, ou se não fosse descoberto, ou se Roberto Jefferson não o denunciasse, muito provavelmente não seria Dilma, mas Zé Dirceu o ocupante do Palácio da Alvorada, de onde certamente nunca mais sairia.

Roberto Jefferson tem todos os motivos para exigir seu crédito e nossa eterna gratidão por seu feito heroico: "Eu salvei o Brasil do Zé Dirceu."

Em 2005, Dirceu dominava o governo e o PT, tinha Lula na mão, era o candidato natural à sua sucessão;

CLIQUE AQUI para ler tudo.

DEM aceita pressão da RBS e expulsa vereador perseguido pela reportagem da TV

O DEM do RS curvou-se às pressões da RBS e do repórter Giovani Grizotti, punindo finalmente o vereador de Dom Pedro de Alcântara, Adenir Webber.

. Webber elgeu-se prefeito, mesmo depois de uma queda de braço terrível protagonizada com a RBS no ano passado. Ele conseguiu manter o noticiário dos jornais, rádios e TVs do grupo sob censura, mas resultou vencido. A RBS foi mais forte.

. O imbróglio todo começou quando o repórter Giovani Grizotti, usando um valete não assumido pela RBS TV, Marco Caduri, denunciou o vereador por receber diárias frias numa viagem de estudos. Adenir Webber provou que estava de férias, que não fez o curso e não recebeu diárias. Apesar disto, ele continuou sendo caluniado e perseguido. Mesmo sem ter franqueado a Giovani Grizotti o mesmo palanque eletrônico de outros tempos, o fato é que o repórter voltou a fustigar o vereador de Dom Pedro de Alcântara, desta vez sob a acusação de abuso de poder econômico nas eleições.Depois que adotou seu novo Código de Ética, no final do ano passado, a RBS tinha decidido parar com suas reportagens de denúncias.

“Velho” e “jovem” pauta disputa eleitoral entre PT e PSDB em Pelotas

Ninguém de Pelotas, RS, acredita que os resultados do debate que a RBS TV programou para sexta-feira a noite será capaz de modificar o atual cenário eleitoral.

. Pelotas é o único município com eleições de segundo turno no Estado.

. As duas últimas pesquisas de intenções de votos – Index e Estúdio – dão vantagem ao tucano Eduardo Leite.

. O embate transformou-se num confronto direto e duro entre o “velho” Fernando Marroni, PT, 64 anos, e o “jovem” Eduardo Leite, PSDB, 27 anos, mas sobretudo virou um claro duelo entre petistas e seus adversários dos demais Partidos.

CLIQUE nas fotos para conhecer os candidatos. Na foto da esquerda Marroni que escolheu uma mulher para vice. Trata-se de Dulce Harter, PMDB, mulher do deputado Nelson Harter. Na foto da direita estão Leite e sua vice, Paula Mascarenhas, do PPS.

PMDB discute sucessão de Melo em Porto Alegre. Magalhães poderá ser o herdeiro. Nagelstein iria para a presidência da Câmara.

O PMDB de Porto Alegre desenha o seguinte cenário para o day after da posse do seu presidente, o vereador Sebastião Melo, na vice do prefeito José Fortunati:

1) A presidência do Partido passará para o ex-secretário Clovis Magalhães, homem da mais estreita confiança do ex-prefeito José Fogaça.
2) O vereador Valter Nagelstein, o mais votado do PMDB, vice de Melo, será o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

PSD aproxima-se de Fortunati em Porto Alegre

Depois que resolveu entrar na aventura eleitoral da candidata comunista Manuela D’Ávila, o PSD, que elegeu dois vereadores – Tarciso Flecha Preta e Bernardino Vendrúsculo – procura integrar-se à base aliada.

. Se conseguir êxito, poderá indicar o vice de Manuela, o vereador Nelcir Tessaro, para alguma posição de primeiro escalão do prefeito de Porto Alegre. Tessaro já foi diretor Geral – e dos bons - do Demhab.

PDT apóia PT ou PMDB em 2014, mas quer inversão de chapa em 2018

Caso concorde em inversão de chapa em 2018, com José Fortunati na cabeça, PT ou PMDB poderão levar o apoio do PDT em 2014.

. O PMDB, considerado mais confiável e amistoso, leva vantagem na largada.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Cadeia para os malfeitores do PT, sim, mas ainda faltam Lula, o dinheiro desviado e a reforma moral do Brasil

São pelo menos três os graves desdobramentos de curto prazo que decorrerão do julgamento do Mensalão, cujos efeitos mais imediatos serão as prisões dos políticos e empresários condenados, todos eles de enorme expressão por serem dirigentes do Partido que governa  e de um banco de expressão nacional, o Banco Rural.

. Os efeitos mais estruturais sobre os quais refere-se o editor, correrão simultaneamente a pelo menos duas inevitáveis ações da Procuradoria Geral da República, como conseqüência do julgamento do Mensalão:
1) O Congresso e o STF terão que resolver o imbróglio surgido com a decisão da Corte Suprema de constatar que o governo Lula usou dinheiro público e privado para corromper os parlamentares e obter a aprovação das leis que desejava, porque todas essas leis já não valem  nada.
2)  O dinheiro desviado (o ministro Joaquim Barbosa fala em R$ 123 milhões) terá que ser apurado e devolvido aos cofres públicos.
3) Lula, o verdadeiro chefe do Mensalão, agora apontado com todas as letras pelo operador, Marcos Valério, terá que ser levado às barras dos tribunais, condenado e preso como corrupto e corruptor.

. Este escabroso caso ainda não terminou e precisa ser passado a limpo para que o Brasil empreenda sua reforma moral e dê um passo adiante.

. A médio prazo, os efeitos atingirão toda a sociedade brasileira:
Justiça – Ainda não será a tolerância zero, mas os juízes, inclusive os de instância inferior, aplicarão com severidade o rol de penas previstos para políticos e governantes corruptos, o que refletirá sobre as ações do conjunto da sociedade.

Política – A reforma política, inclusive a partidária, será inevitável, porque Partidos como o PT e o PTB, envolvidos até a medula com a organização criminosa do Mensalão, não terão mais o que fazer dentro de uma sociedade democrática e civilizada.

Novo apagão da Dilma foi provocado por incêndio, diz ONS. Nordeste e Norte ficaram sem energia nesta madrugada.

* Clipping O Estado de S. Paulo
Material de Felipe Tau

 SÃO PAULO - O apagão que afetou o nordeste e parte da região norte do País na madrugada desta sexta-feira, 26, foi causado por um incêndio em uma linha que liga o sistema Norte-Nordeste ao sistema Sul-Sudeste, segundo informações preliminares do diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. De acordo com o ONS, o problema teve início por volta das 0h14 (horário de Brasília) e as linhas começaram a ser recompostas às 1h20 em algumas cidades - o número não foi especificado.

Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, Chipp afirmou que uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi marcada para as 11h desta sexta para avaliar com maior precisão os motivos da falta de energia. Ele adiantou, no entanto, que a pane pode ter começado com um curto-circuito em uma linha entre as subestações nos municípios de Colinas, no Tocantins, e Imperatriz, no Maranhão.

"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio em uma chave seccionadora de um equipamento que é um capacitor série do circuito dois da linha de transmissão de 500 kV entre as subestações Colinas e Imperatriz, a interligação do sistema Norte-Nordeste ao sistema Sul-Sudeste", explicou.

Após o incêndio, um sistema de proteção desligou todas as linhas, com oito circuitos que se conectam à subestação Colinas, isolando o sistema Norte-Sul do restante da rede, informou Chipp.
O engenheiro disse que a falha na distribuição de energia não foi causada por falta de manutenção, nem pela idade da linhas afetadas - segundo ele, entre as mais novas do País. O diretor afirmou que não é possível garantir que novos apagões não irão ocorrer. "A gente faz todos os esforços para evitar, mas dizer que não vai ter é impossível, porque equipamento falha. Está acontecendo num intervalo pequeno de tempo mas ficou um tempo enorme sem acontecer."

OPINIÃO DO LEITOR
Peixe morre pela Boca, a “Gorda” diz que recebeu do FHC, dividas e apagões.....
Deus não mata mais castiga !!!!
Só dá apagão para ela.
Ronaldo Vicentini, Caxias do Sul, RS. 

Saiba como comprar "Cabo de Guerra". Autor dará autógrafos neste sábado em Santa Maria e Santa Cruz.


Neste sábado,  o editor lançará e autografará seu livro "Cabo de Guerra" em Santa Maria (10h, Athena Livraria) e Santa Cruz do Sul (Cafeteria e Livraria Iluminura, 15h), mas o livro também pode ser adquirido diretamente, através do e-mail polibio.braga@uol.com.br, com entrega grátis. Na Feira do Livro de Porto Alegre, "Cabo de Guerra" poderá ser adquirido nas principais bancas, entre as quais a da ARI (Associação Riograndense de Imprensa). Em apenas um mês, 700 exemplares foram vendidos exclusivamente pela Internet e na Livraria Londres, Bomfim, Porto Alegre. As sessões de autógrafo de Santa Maria e Santa Cruz contarão com a presença da ex-governadora Yeda Crusius, protagonista principal do livro de 499 páginas, já que o livro narra seus embates contra o Eixo do Mal e conta o que foram seus quatro anos de governo. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/