Recomendado - Faça como outros leitores deste blog: reserve seu exemplar de "Dando nos Dedos", de João Darzone.

Já está saindo da gráfica este livraço do advogado e escritor gaúcho João Darzone, líder do Observatório Social de São Leopoldo, advogado de jornalistas gaúchos que são perseguidos pelo autoritarismo lulopetista, com prefácio do ex-presidente da OAB, o criminalista Ricardo Breier, e apresentação do deputado e jornalista Gustavo Victorino.

Muitos leitores já encomendaram seu exemplar.

São 304 páginas, em edição primorosamente revisada e editada pela Farol 3, com lançamento da Multimidia Luzes.

Exemplares podem ser adquiridos imediatamente para entrega a partir do dia 24 de setembro, quando ocorrerá a sessão de autógrafos.

Cada exemplar custa R$ 75,00. O preço inclui o custo de entrega para qualquer lugar do Brasil. Compre mais de um exemplar para presentear os amigos.

Peça diretamente para WhatsApp 51.99945.9810 ou com o redator deste blog: polibio@polibiobraga.com.br

Dica do editor - Veja esta série da HBO: Task - Unidade Especial.

CLIQUE AQUI para saber o que o UOL fala sobre esta série.

Inflação oficial do IPCA ficou em -0,11% em agosto

A inflação oficial ficou negativa no mês de agosto, ou seja, os preços ficaram mais baratos em média. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês em -0,11%. Com o resultado de agosto de 2025, o acumulado de 12 meses chega a 5,13%, abaixo dos 5,23% dos 12 meses terminados em julho, mas ainda acima da meta do governo, de até 4,5%.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, o índice tinha ficado em 0,26%. Essa deflação (inflação negativa) é a primeira desde agosto de 2024 (-0,02%) e a mais intensa desde setembro de 2022 (-0,29%).

CLIQUE AQUI para saber muito mais.



Artigo, deputado Luciano Zucco - Moraes e as contradições de um julgamento político

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal é a prova cabal de que estamos diante de um processo político, e não jurídico. As falas do ministro Alexandre de Moraes durante a sessão escancaram contradições graves, violações constitucionais e uma tentativa deliberada de sufocar a defesa para impor uma narrativa já escrita.

O ministro afirmou que não houve prejuízo às defesas porque “as provas usadas para condenar já estavam no processo”. Essa justificativa não se sustenta. A defesa teve acesso a mais de 70 terabytes de dados, e quatro meses jamais seriam suficientes para analisar esse volume. Nem mesmo uma inteligência artificial com recursos premium conseguiria realizar essa tarefa nesse prazo. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Artigo, especial, Alex Pipkin - Bilis no Poder

Alex Pipkin, PhD

Robespierre é exemplo emblemático. Homem austero, de rosto rígido e olhar severo, tomou para si a missão de purificar a França revolucionária. A virtude, em seus lábios, tornou-se sinônimo de ódio aos inimigos da República. A guilhotina, mais do que instrumento de punição, foi o desfecho natural de um ressentimento travestido de justiça. O que parecia zelo pela liberdade revelou-se, na prática, fúria corrosiva. Sua bilis escorria pelas palavras, pelo tom de voz, pelas feições que denunciavam a maldade.

O paralelo com o Brasil atual é inescapável. Em nome da “luta pela democracia”, vemos instaurar-se uma purificação de caráter quase revolucionário. Agora não mais contra reis ou aristocratas, mas contra opositores escolhidos pela retórica oficial. A “democracia” passa a ser defendida ao preço de mais autoritarismo. O “Estado de Direito”, igualmente entre aspas, é invocado apenas quando serve aos interesses de quem empunha a caneta ou veste a toga. Como no tempo de Robespierre, a virtude proclamada se converte em maldade praticada, e a bilis, travestida de virtude, escorre em discursos inflamados que justificam perseguições.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Leia, aqui, as 34 páginas do parecer técnico das provas da fraude processual denunciada por Tagliaferro

Vale a pena ler este parecer técnico de 34 páginas elaborado pelos peritos  da emrpesa Tirotti - Perícias Judiciais e Avaliações, que constatou a inteira veracidade das postagens gravadas pelo perito do TSE, Eduardo Tagliaferro, nas quais ele denuncia fraude processual promovida pelo ministro Alexandre de Moraes no caso das investigações, indiciamentos e denúncias contra oito empresários brasileiros, entre os quais os donos da Havan, Luciano Hang, e André Tissot, de Gramado.

O presidente da Comissão de Segurança do Senado, Flávio Bolsonaro, encaminhou para o STF e para a PGR, todos os registros gravados por Tagliaferro e o parecer técnico, mas o material também será distribuído para outros agentes públicos do exterior e do Brasil.

Tagliaferro arquivou no seu celular todas as conversas por texto e por áudio e elas comprovam que Moraes atuou baseado em denúncia feita pelo jornalsita Guilherme Amado, do site Metrópoles, inclusive adulterando datas para justificar suas ações contra os empresários. 

Está tudo documentado.

CLIQUE AQUI para ler a denúncia inicialmente feita por Taglafierro no Senado.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra das 34 páginas do parecer técnico.

Ferronato, Gustavo Nagelstein e Sérgio Turra, agora, no +Brasil. Em discussão os votos de Moraes, Dino e Fux.

O advogado gaúcho Gustavo Nagelstein, o também advogado e ex-deputado Sérgio Turro e a a advogada Flávia Ferronato, estarão, hoje, com o jornalista Júlio Ribeiro, tudo durante todo o programa +Brasil, da Rádio + Brasil.

Em discussão os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, ambos condenando Bolsonaro, e do ministro Luiz Fux, denunciando o atual julgamento como um julgamento político em curso no âmbito de um Tribunal de Exceção em que se transformou a ação penal em curso.

Vale a pena acompanhar a partir das 13h.

Este blog transmitirá o programa ao vivo, aqui, neste espaço.

Bolsa abre o dia em pequena alta. O dólar cai.

 A Bolsa opera em leve alta.

O dólar cai.

10h345min

Bolsa, +0,40%, 142.182 pontos
Dólar comercial, -0,24%, R$ 5,1230 para venda

Dica do editor - OAB reage ao novo calote e vai ao STF contra atrasos no pagamento de precatórios

CLIQUE AQUI para conhecer o que muda com a PEC. 

AOrdem dos Advogados do Brasil informou, ontem, ter apresentado uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspenda a Emenda Constitucional 136 de 2025. A norma, derivada da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66 de 2023, permite que Estados e municípios atrasem o pagamento de precatórios reconhecidos pela Justiça. 

O texto foi promulgado, ontem, pelo Congresso. A Ordem afirmou que a medida é uma “afronta de forma direta ao texto constitucional” e solicitou a suspensão até a análise final pela Corte. 

CLIQUE AQUI para ler o documento da OAB.

Zucco, líder da Oposição, reverbera voto de Fux: "Este julgamento é nulo !"

 O deputado Luciano Zucco, líder da Oposição na Câmara, repercute no seu Instagram o voto do ministro Luiz Fux, que defende a anulação do atual julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus.

"É nulo e tem que anular", avisou Zucco.

No vídeo que o leitor pode acompanhar no link a seguir, o deputado mostra trechos da fala do ministro Luiz Fux, no qual ele denuncia o STF como um Tribunal de Exceção neste caso do julgamento em curso.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Recomendado - Reserve Bier Markt para seu próximo evento, Porto Alegre

RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares

Celular e WhatsApp para usar agora -
99388-2401   
99388-7265.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha

ABRE HOJE

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - Porto Alegre

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br 

Veja Pimenta recebendo puxão de orelha de Rogério Marinho na CPMI do INSS

Este material é da Folha Política.

Agora, ao vivo, Luiz Fux apresenta voto divergente no julgamento de Bolsonaro

 Este material é da Jovem Pan.

Dica do editor - 1 mil participam do 12o Congresso das Apaes do RS. Saiba tudo sobre o evento.

Começou ontem, Porto Alegre, o 12º Congresso Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu no Salão de Atos da PUCRS. 1 mil congressistas participarão de 30 atividades até esta quinta. O evento é destinado a profissionais que atuam diretamente no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a programação e obter mais informações sobre o evento.




Veja o momento em que o advogado Jeffrey Chiquini é atacado por renegados da UFPR, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber o que aconteceu. A matéria é do jornal Gazeta do Povo, Curitiba.

Em evento da Lide, governo dos EUA desestimula investimentos no Brasil. E avisa: "Juízes (do STF) estão fora de controle"

Michael Jensen, funcionário da Casa Branca, disse, ontem, a participantes do Fórum de Desenvolvimento do Lide em Washington que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não recomenda investimentos no Brasil, atualmente.  

Jensen citou “juízes fora do controle”. O que ele disse, segundo jornalistas convidados pela Lide para a reunião: "As oportunidades estão limitadas pela política. Infelizmente. 

Quando o governo dos Estados Unidos têm que intervir em favor de empresas dos Estados Unidos contra juízes fora do controle, que colocam pessoas na cadeia sem prisão, tentam tirar direitos constitucionais de cidadãos dos Estados Unidos, que roubam dinheiro das empresas, esse não é o tipo de ambiente que recomendamos a ninguém. Portanto, oportunidades agora são limitadas pelo ambiente político”.

Números da USP e fotos dos eventos, mostram vantagem de 10 x 1 da oposição sobre o lulopetismo

O site Poder360 de hoje faz uma comparação entre os atos públicos realizados pela esquerda lulopetista e pela oposição, ambos em São Paulo. Ao lado, as fotos do miolo principal do evento promovido pelos seguidores de Lula e do PT, que mal colocaram 4,3 mil pessoas na rua, mas também pelo comício oposicionista, que reuniu 48 mil pessoas. O site usa números da USP, tradicionalmente alinhada com o lulopetismo e crítica da oposição.

É 10 por 1.

A mesma diferença ocorreu nas demais cidades, como Porto Alegre.

A vantagem da oposição sobre o lulopetismo e aliados da esquerda ocorre nas redes sociais.

As 9h, Fux apresentará voto divergente ou pedirá vistas. Se pedir vistas, paralisará o julgamento por até 90 dias.

Foto de Fábio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (10), às 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados.

A sessão vai começar pelo voto de Luiz Fux, terceiro ministro a se manifestar no julgamento. O que este editor espera é que Fux faça voto divergente ou que peça vistas, o que paralisaria o julgamento por 90 dias.

Também foram marcadas sessões para quinta (11) e sexta-feira (12), quando deve se encerrar o julgamento.

Até o momento, o placar está 2 votos a 0 pela condenação de Bolsonaro e seus aliados.Os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votam na sequência de Fux. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

MetSul prevê tempo bom para toda a semana no RS

Porto Alegre, desde ontem, enfrenta um periodo marcado por dias belíssimos de sol, aponta a MetSul, hoje, em seu boletim do tempo para esta semana.

Leia o que diz a empresa:

Mas não apenas a quarta-feira será de tempo firme. Serão vários dias com predomínio do sol no Rio Grande do Sul. A sequência de dias ensolarados deve perdurar até domingo, antes do retorno da chuva na próxima segunda-feira. 

Nova Cadeia Pública de R$ 139 milhões será inaugurada hoje em Porto Alegre

Obras em dezembro do ano passado, segundo foto de Gustavo Mansur, Secom.

Será inaugurada, hoje, quarta-feira, dia 10 de setembro, a nova Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), totalmente renovada após a maior obra de readequação prisional do Estado e que contou om investimento de R$ 139 milhões. 

Inaugurado em 1962, o então Presídio Central foi construído para receber 1,8 mil prisioneiros, mas chegou a abrigar 5 mil. Em 2008, uma CPI do Sistema Carcerário o apontou como o pior presídio do Brasil e um dos piores da América Latina. Em 2013, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA recebeu um relatório de denúncias da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e demais entidades gaúchas que formam o Fórum da Questão Penitenciária.

Foi  vem 2021, com o anúncio do Programa Avançar, que o atual governo tratou de tirar o projeto da nova cadeia do papel

Veja e ouça o que disse a porta-voz do governo dos Estados Unidos

 Este material é da CNN Brasil.

Itamaraty tira nota contra ameaça de uso militar americano. Gleisi diz que teme invasão dos EUA.

Ao lado, fala a porta-voz.

O Itamaraty tirou nota de protesto, ontem a tardinha, com críticas à secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que durante a tarde disse que o governo norte-americano considera a liberdade de expressão uma prioridade máxima, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, ameaçando usar até a força militar para defendê-la.

Leavitt fez a declaração a seguir, respondendo pergunta do jornalista Michael Schellemberger, que acompanha o caso brasileiro e queria saber se o governo americano iria anunciar novas retaliações aos juizes do STF:

- Não tenho nenhuma ação adicional [contra o Brasil] para apresentar a vocês hoje. Mas posso dizer que esta é uma prioridade para o governo. E o presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo.

Ela não quis entrar em mais detalhes.

A ministra Gleise Hoffman tirou nota para rejeitar o que chama de "ameaça de invasão militar do Brasil".

Vendas da indústria gaúcha registraram, em julho, as suas melhores vendas do ano

A indústria gaúcha registrou R$ 52 bilhões em vendas em julho e atingiu o melhor desempenho mensal de 2025, com aumento de 10,2% em relação ao mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, as comercializações da atividade industrial avançaram 4,5%, somando R$ 583,4 bilhões em transações entre agosto de 2024 e julho de 2025.

Os dados foram divulgados no último Boletim Setorial, elaborado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Os indicadores ainda não refletem o impacto integral da sobretaxa aos produtos brasileiros por parte dos Estados Unidos, que entraram em vigor no início de agosto.

CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE AQUI para conhecer mais dados. O material é da secretaria da Fazenda do RS.

Acompanhe a análise destes dois jornalistas gaúchos sobre os votos de Moraes e Dino contra Bolsonaro

Começou o programa "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt, Glauco Fonsêca e convidados. O programa vai até as 9h.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/