Mensagem aos companheiros da viagem programada para 2010

Bom e produtivo 2010 !

O editor toma como sua a seguinte mensagem de Natal que recebeu as 19h04m de Israel e que repassa para os leitores que o acompanharam durante 2009, aos quais convida para a nova viagem de 2010:

Queridos amigos: dentro de 1 hora Israel estará entrando no ano de 2010.
Desejo a todos que também aí, seja uma virada alegre, festiva e com muita esperança de um ano novo mais pacifico, mais humano, de muita saúde e recheado de bons momentos.
A todos voces e respectivos familiares, espero que sejam 365 dias de amor e tranquilidade.
Tzi Kapel, Israel.
tzvi.kapel@gmail.com

CLIQUE na foto acima: é a virada do ano no Hotel Ritta Hoppner, de Gramado, Rio Grande do Sul, o hotel preferido do editor, que na foto está com a família.

Leitores escolhem suas Personalidades do Ano no RS

Os leitores de www.polibiobraga.com.br escolheram as seguintes Personalidades 2009 durante o mês de dezembro:

Personalidade do Ano
Yeda Crusius
Senador
Pedro Simon, PMDB
Deputado Federal
Luiz Carlos Heinz, PP
Deputado Estadual
Coffy Rodrigues, PSDB
CEO
Eduardo Oltramari (shopping Total)
Personalidade Cultural
Juremir Machado
Personalidade Esportiva
Dunga

Artigo - Crise militar: seu nome é Dilma Rousseff

Crise militar: seu nome é Dilma Rousseff
Site da Veja - 31 de dezembro de 2009

por Reinaldo Azevedo

Ainda que eu tivesse cometido algumas injustiças com Lula, coisa de que discordo, de uma certamente eu o teria poupado: jamais o considerei um idiota. Nunca! Até aponto a sua notável inteligência política, coisa que não deve ser confundida, obviamente, com cultura. O governo vive, a despeito das negativas, uma crise militar. Que é muito mais grave do que se nota à primeira vista. Ela foi originalmente pensada nas mentes travessas de Tarso Genro, ministro da Justiça, e Paulo Vanucchi, titular da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Mas tomou consistência e corpo nos cérebros não menos temerários da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), candidata do PT à Presidência, e de Franklin Martins, ministro da Comunicação Social, hoje e cada vez mais o Rasputin deste rascunho de czarina que pretende suceder Lula.

CLIQUE na imagem acima para ler todo o texto.

Gripe suína volta a assustar o Brasil

O Brasil já teve no ano de 2009 mais de 27.850 pessoas infectadas pela gripe suína, segundo informações do Ministério da Saúde. Outros 2 mil brasileiros não tiveram a mesma sorte e morreram vítimas do vírus H1N1. E as autoridades entraram em alerta: há expectativa de avanço da doença nos próximos meses.

Militares dizem que a crise ainda não acabou

A crise que levou o ministro Nelson Jobim (Defesa) e os comandantes militares a pedir demissão, semana passada, está longe do fim. Militares disseram que o problema só estará resolvido quando o presidente Lula revogar decreto que permite anular a Lei da Anistia e cria a Comissão Nacional da Verdade para apurar crimes cometidos na ditadura. Entidades de direitos humanos pediram que o texto seja mantido.

Base e oposição criticam revisão da Lei da Anistia

Parlamentares da base aliada e de oposição se posicionaram contra a revogação da Lei de Anistia, prevista na terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) que cria a Comissão da Verdade para investigar torturas e desaparecidos no regime militar. A proposta da Secretaria Nacional de Direitos Humanos provocou uma crise na área militar na véspera do Natal, como relatou ontem o Estado. O presidente Lula contornou a crise com a promessa de que o texto do programa será alterado.

. "A anistia é para os dois lados e não tem que ser revista", defendeu ontem o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Uma das vítimas do regime militar, o ex-guerrilheiro e deputado José Genoino (PT-SP) evita entrar na polêmica. Cauteloso, ele argumentou que cabe à Justiça, e não ao Congresso, debater e discutir a lei.

Lula chama Tarso e cobra a conta pela crise militar

O ministro Tarso Genro foi chamado na tarde desta quarta-feira na base militar de Aratu, na Bahia, pelo presidente Lula, que interrompeu o descanso para tratar da crise produzida por uma série de ações do governo no sentido de revisar a Lei da Anistia, reabrindo velhas feridas com os militares. Tarso tentou minimizar o caso, mas o chamado a Aratu significou um puxão de orelha no ministro. Lula fez chegar ao conhecimento da imprensa que assinou atos sem conhecer a profundidade deles e na convicção de que seu ministro tinha lido tudo antes.

. O Jornal Nacional, da Rede Globo, repercutiu a crise, ouvindo autoridades do governo e também líderes militares. Estes revelaram aos repórteres da TV que Lula prometeu revisar os atos que já assinou e que na prática significavam investigar movimentações militares ocorridas durante a ditadura e relativos à repressão aos grupos de esquerda.

. A Lei de Anistia permitiu a redemocratização e pacificou o País há 20 anos.

. O presidenteprometeu rever um decreto proposto pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e assinado por ele. O decreto, publicado no Diário Oficial da União no dia 22, propõe a criação da Comissão Nacional da Verdade, que investigaria violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. O documento sugere ainda a revogação de leis do período que vai de 1964 a 1985 que sejam contrárias aos direitos humanos ou que tenham dado sustentação a graves violações. Tudo depende de aprovação no Congresso Nacional. O presidente disse que assinou o documento em meio aos debates da conferência do clima, em Copenhague e não percebeu a omissão quanto aos grupos de esquerda. Ele também prometeu rever o decreto.



MAIS sobre a crise militar e o papel jogado pelos ministros Genro e Vanucchi mais abaixo.

Casas Bahia deixaram (poucas) viúvas no RS

Não são muitas, mas as Casas Bahia deixaram viúvas entre poucos consumidores gaúchos que apoiaram suas práticas heterodoxas de varejo no RS.

Esta é a força das redes varejistas gaúchas

A presença de poderosas redes nacionais (Colombo e Renner), regionais (Lojas Becker, Gang, Quero-Quero, Manlec) e estaduais (Lebbes, Volpato e Pompéia), explicam em boa parte o fracasso das redes “estrangeiras” que tentam se instalar no RS.

. Entenda melhor de que modo as redes locais falam melhor o gauches do que falam redes como a atrapalhada Casas Bahia, ouvindo a entrevista a seguir do dono das Lojas Becker (140 lojas no RS e SC).

http://www.youtube.com/profile?user=opiniaolivretv#p/search/2/rcJNqHSRGUE


Link patrocinado
GetMax
Computadores, servidores de rede, notebooks
Promoção: netbook Asus EEEPC 1005H com processador Intel Atom N270, memória de 1 GB DDR e HD de 1.6 GHZ.
Apenas R$ 1.009,00
Compre www.getmax.com.br ou vendas@getmax.com.br

Tarso e Vanucchi provocam crise militar que poderia derrubar o governo Lula

O artigo a seguir de Nelson During, editor-chefe de DefesaNet, site especializado em questões militares, expõe com riqueza de detalhes e enorme franqueza, tudo o que aconteceu antes, durante e depois da mais importante crise enfrentada por Lula no âmbito das Forçar Armadas.

. O artigo expõe as preliminares da crise militar, toda ela originada na obsessiva campanha desenvolvida por três ministros de Lula (Dilma, Tarso e Paulo Vanucchi), mas sobretudo por Tarso Genro e Paulo Vanucchi, que insistem em homenagear terroristas, guerrilheiros e opositores armados do regime militar, ao mesmo tempo em que fazem questão de buscar os responsáveis pela captura, prisões, torturas e assassinatos dentro e fora da caserna, visando puni-los exemplarmente.

. No confronto interno no governo, os ministros Nelson Jobim e Tarso Genro estão em campos opostos.

. Se você quiser entender melhor como é que Tarso, Vanucchi e Dilma chocaram o ovo da serpente, leia com atenção tudo o que está no link.

CLIQUE na imagem acima para ler todo o artigo.

Supermercados gaúchos venderam como nunca no Ano Novo

Vendas dos supermercados no RS

Ano Novo – 10%
Natal – 9%
2009 – 5,5%.

* Os dados foram passados ao editor nesta quarta-feira pelo presidente da Agas, Antonio Longo.

Tarso: a obrigação de se considerar impedido de exercer o cargo

Ao abrir inquérito para apurar denúncias no âmbito do Pisa, Porto Alegre, a Polícia Federal obriga seu chefe, o ministro Tarso Genro, a se afastar do cargo.

. Não fica bem ao ministro conduzir uma repartição encarregada de apurar denúncias contra uma repartição conduzida pelo seu adversário nas eleições de 2010.

. No RS, isto só era tolerável na época em que o Sr. Júlio de Castilhos costumava receber as cabeças dos adversários dentro de caixas de chapéu.

- Nas entrevistas de início da semana, o delegado Gasparetto pareceu desconfortável na condição de algoz do Pisa. “Só (o inquérito) para tirar as dúvidas”, pareceu dizer Gasparetto, ao justificar as investigações decididas na véspera do Natal, três dias depois que Fogaça emparelhou com o ministro da Justiça nas pesquisas eleitorais e três anos depois dos grampos. A PF já tinha os grampos analisados, mas apenas resolveu agir depois que os grampos foram reverberados na CPI do PT.

Serra, a Polícia Federal e o Suriname

PMDB e PSDB do RS acham que Serra, caso vença, terá que dar mais atenção à situação em Suriname.

. Pelo menos um dos principais líderes dos dois Partidos consideram que um governo tucano terá que instalar um adido da PF em Albina.

Conheça as definições e indecisões do PDT

O PDT só faz jogo de cena quando admite namorar ao mesmo tempo o PTB, o PMDB e o PT.

. É que o PDT só espera a quarta-feira de cinzas para anunciar seu casamento com o PMDB.

. Além da prefeitura de Porto Alegre, o PDT exige a vice de Fogaça, para a qual tem dois nomes: Vieira da Cunha e Pompeo de Matos. A exigência ainda depende de duas condicionantes:

1) O jornalista Lasier Martins será ou não candidato a uma das duas vagas ao Senado na coligação, ao lado de Rigotto ?

2) A vice irá ou não para Zambiasi ou alguém do PTB ?

Fogaça já instrui Fortunatti

Nesta segunda-feira o prefeito José Fogaça reassumirá o Paço. O prefeito será lançado candidato no dia 31 em Xangri-Lá, mas renunciará apenas em abril.

. Fogaça já instrui seu vice José Fortunatti, do PDT.

Economia gaúcha recua 0,8% em 2009

- PIB de 2009 no RS, -0,8%
- PIB per capita no RS, - 1,6%

É a segunda vez na década que o PIB do RS recua. O RS, como de resto o Brasil, foi atingido duramente pela crise financeira global de setembro do ano passado. Também o PIB do Brasil deverá crescer como o rabo do cavalo este ano, mas o IBGE não anunciou os números.

. Os dados locais do PIB foram antecipados nesta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística. Eles não são muito diferentes das projeções feitas nos últimos meses pelas autoridades do governo estadual.

. Eis os números sobre o desempenho dos três setores da economia gaúcha:

- Setor primário (agropecuária), + 1,2%
- Setor secundário (indústria), -5,3%
- Setor terciário (comércio e serviços), +0,9%.

. Para o ano que vem, a FEE aposta num crescimento entre 5% a 6% para o PIB do RS.

Agergs poderá examinar caso dos pedágios no dia 5

O Conselho da Agergs reúne-se dia 5 de janeiro. A pauta poderá incluir o caso dos pedágios privados do RS.

. As estradas pedagiadas pelo setor privado estão no limbo legal, segundo pensam os governos estadual e federal.

. O caso ficará mais claro quando forem ajuizados novos pedidos de indenização por “descompensações contratuais”.

Yeda já pode gastar R$ 1 bilhão extra em estradas e precatórios

Yeda já pode começar a gastar os R$ 1 bilhão liberados pela Assembléia para estradas (R$ 700 milhões), precatórios (R$ 200 milhões) e reforma do Estado (R$ 100 milhões).

. É dinheiro totalmente extra e imediatamente disponível.

. Os recursos referem-se ao FE-Prev e não mexem no Fundo de Garantia da Previdência Pública Estadual, que tinha, em outubro, reserva de R$ 161 milhões.

Sulgás manterá preço estável, mesmo com aumento de 8,3% no preço do insumo

Mesmo que o preço do gás boliviano que chega ao RS suba 8,3% em janeiro, como previsto, a Sulgás decidiu que vai manter o preço atual do gás natural para uso veicular e residencial.

. Esta é a segunda vez que a estatal gaúcha absorve altas do insumo.

. A odem foi da governadora Yeda Crusius.

. A Sulgás também está em campanha para a aumentar o consumo. Neste sentido, resolveu oferecer bônus de 400 metros cúbicos e desconto de 10% na conversão par ao GNV. . O GNV em Porto Alegre e em cidades da Região Metropolitana custa em média R$ 1,69 o metro cúbico. Atualmente, com R$ 27,00 é possível ir de Porto Alegre a Torres utilizando somente o GNV, o que com álcool ou gasolina é impossível.

Saiba como Stela Farias mistificou no seu direito de resposta

Na quinta-feira da semana passada, a deputada Stela Farias, do PT, ex-prefeita de Alvorada, RS, conseguiu espaço para um direito de resposta junto à direção do jornal O Sul, publicado incontinenti na coluna assinada pelo editor.

. A deputada tentou se explicar diante das seguidas notas disponibilizadas sobre o processo de improbidade administrativa a que responde no Foro de Alvorada. O Ministério Público quer que ela devolva os R$ 3 milhões que aplicou no falido Banco Santos. O dinheiro é dos servidores aposentados. A ação está na fase dos memoriais. O MPE, nas suas razões finais, pediu suplementarmente a cassação dos direitos políticos de Stela Farias.

. Ela já está com sua casa, seu carro e sua conta bancária indisponíveis há bastante tempo.

. Esta nota sai pela seguinte razão:

- A deputada do PT tentou justificar a aplicação temerária do dinheiro que é dos servidores aposentados, alegando que Banrisul e Corsan fizeram o mesmo. Rábulas chamam isto de invocar os erros alheios para justificar os próprios erros.

. Nos últimos sete dias, o editor reconstituiu essa história e constatou que a sra. Stela Farias, como no caso da CPI do PT, trocou propositadamente os nomes dos atores, misturou dados e sonegou dados relevantes, sempre com o objetivo de confudir a opinião pública. É uma técnica conhecida. Na Vila Nazaré isto se chama jogar no ventilador.

. Eis as pequenas mentiras e omissões no direito de resposta:

1) Não foi o Banrisul, mas dois Fundos de Investimentos administrados pelo Banrisul que fizeram as aplicações (R$ 6 milhões no total).

2) Não foi a Corsan, mas a Fundação de Previdência da Corsan que fez a aplicação. Além disto, como no caso dos Fundos do Banrisul, a aplicação de R$ 3 milhões correspondeu a apenas 0,75% do total do patrimônio líquido da Fundação, na época calculado em R$ 396 milhões.

. Isto nem é o mais importante, porque a deputada do PT alegaria que “dá tudo no mesmo”. O que é mais importante:

1) Stela Farias aplicou R$ 3 milhões de um Fundo de Previdência que tinha um patrimônio de R$ 12 milhões, portanto arriscou 25% do bolo total. Até no Haiti, tamanha concentração daria cadeia para o administrador irresponsável.

2) Os Fundos de Investimentos administrados pelo Banrisul possuíam patrimônio de R$ 3 bilhões, o que quer dizer que os CDBs comprados corresponderam a 0,2% do bolo total, sem considerar que este é o business core do banco. O próprio banco protegeu os quotistas, que nada perderam.

3) No caso da Fundação Corsan, foram aplicados R$ 3 milhões sobre patrimônio líquido de R$ 396 milhões, portanto uma fatia insignificante de 0,75%, mas ainda assim houve sequelas para os dirigentes, coisa que não ocorreu até agora com Stela Farias.


. Os administradores da Fundação Corsan foram punidos com a perda dos cargos em meados de 2007.

. Da mesma forma que na CPI do PT, a deputada Stela Farias mais se enreda à medida que tenta explicar e justificar o que não tem explicação e nem justitiva.

Crédito do BNDES bate recorde: R$ 137 bilhões

Os desembolsos do BNDES cresceram 49% no ano, atingindo o recorde de R$ 137 bilhões. Os empréstimos a pessoas físicas e jurídicas no país chegaram a R$ 1,38 trilhão em novembro, diz o BC. Para o consumidor, o juro é o mais baixo desde 94.

Lula faz roteiro de viagens a 21 países até julho

O presidente Lula vai continuar viajando pelo mundo e pretende visitar 21 países de janeiro até julho de 2010. Para o final de fevereiro, Lula programou um giro pela América Central e México, com paradas em Cuba, El Salvador e Haiti. Em março, o presidente quer ir a Israel, à Jordânia e à Palestina. No mês seguinte, há previsão de viagem para os Estados Unidos. Em junho, Lula pretende ir ao Irã, à China e à Rússia. Já em julho, Lula espera fazer sua última viagem ao continente africano, com escalas em cinco países, incluindo a África do Sul, para acompanhar algum jogo da Copa do Mundo. A agenda prevê viagens para o Canadá, Espanha, Argentina, Bolívia e Venezuela.

Jobim faz carta de demissão após ameaça de mudar a Lei de Anistia

Clipping - O Estado de S.Paulo - 30 de dezembro de 2009

A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que propõe a criação de uma comissão especial para revogar a Lei de Anistia de 1979, provocou uma crise militar na véspera do Natal e levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim (foto), a escrever uma carta de demissão e a procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 22, na Base Aérea de Brasília, para entregar o cargo. Solidários a Jobim, os três comandantes das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) decidiram que também deixariam os cargos, se a saída de Jobim fosse consumada.

. Na avaliação dos militares e do ministro Jobim, o PNDH-3, proposto pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos, e lançado no dia 21 passado, tem trechos "revanchistas e provocativos". Os comandantes militares transformaram Jobim em fiador desse acordo, mas disseram que a manutenção da Lei de Anistia é "ponto de honra".

. Os militares dizem que se essas investigações vão ficar a cargo de uma Comissão da Verdade, todos os fatos referentes ao regime militar devem ser investigados. "Se querem por coronel e general no banco dos réus, então também vamos botar a Dilma e o Franklin Martins", disse um general da ativa ao Estado, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao ministro de Comunicação Social, que participaram da luta armada.

Conheça as verdadeiras razões da debandada das Casas Bahia

O editor buscou pelo menos cinco fontes diferentes, inclusive a direção do grupo, em São Paulo, para conferir as razões pelas quais as Casas Bahia levantou acampamento do RS em agosto.. A rede não se deu bem no Estado.

. Nem mesmo o motoboy da CDL acredita na versão dada pelas Casas Bahia para levantar acampamento do RS (a empresa alegou que foi autuada indevidamente em R$ 52 milhões).

. O RS possui redes de lojas e magazines fortíssimas (Colombo, Renner, Manlec, Tumelero, Quero-Quero, Volpato) e os grupos de fora raramente conseguem sobreviver aqui.
. Não é só isto.

. As grandes redes de outros Estados precisam falar e praticar gauches. Neste sentido, a rede paulista de Samuel Klein foi embora por que não entendeu o consumidor e o fornecedor locais, cometendo erros mercadológicos fatais:

1) A Casas Bahia tentou mudar a cultura do consumidor local, mas isto não aconteceu. Não se trata apenas do chapéu nordestino enfiado na cabeça dos gauchinhos – uma heresia imperdoável. O marketing da empresa foi um desastre completo.

2) Há mais. Um lojista exemplificou este outro erro mercadológico da Casas Bahia:- O consumidor gaúcho quer levar na hora o que ele compra na loja e a Casas Bahia trabalha com programação de entrega.. Há mais.

3) A Casas Bahia tem uma metodologia de compra estranha para o mercado local, que é comprar a produção de linha branca e exigir fidelidade sobre modelos. No RS, o consumidor quer fazer comparações, não consegue, e acaba optando por modelos dos concorrentes que lhe permitam fazer comparações.

4) A disputa pelo mercado de móveis. A Casas Bahia tenta impor suas próprias marcas, justamente num mercado que é o líder brasileiro na produção de móveis (a área que vai de São Bento, SC, a Bento, RS).

. Há meio ano o mercado local sabia que as Casas Bahia tinham decidido bater em retirada e isto começou quando elas reduziram sua rede para 5 lojas (a rede chegou a ter 28 lojas em 19 cidades).

Aod trabalhará para a Unimed e para a Solidus

Assim que voltar do Rosa (Garopaba, SC), o ex-secretário da Fazenda do RS, Aod Cunha, começará seu contrato de três meses com a Unimed e também com a Solidus.

. No caso da Solidus, uma das maiores corretoras de valores do RS, Aod fará acompanhamento de conjuntura econômica.

- Nos últimos oito meses, o ex-secretário fez pós-doutorado em economia na Columbia University, que cultiva o melhor Departamento de Macroeconomia do mundo. Aod recebeu convite para ocupar uma cadeira de professor adjunto e fazer pesquisas sobre os BRICs, mas só tomará uma decisão sobre isto em abril.

E-mail:
aodcunha@terra.com.br

Bolsa de São Paulo muda índice Ibovespa

A partir de 1º de janeiro a Bolsa de São Paulo trabalhará com uma nova cesta de ações para compor seu Ibovespa, o Índice da Bolsa de SP, cujos números você acompanha diariamente pelo noticiário.

. Saiba como é que Renata Cabral, da área de Equity Research do Banco Santander, imagina que será composta a carteira, segundo informou ao editor nesta terça-feira:

- Os três setores que vão ganhar o maior peso são: imobiliário e construção civil (3%, para 5,7%), aeroespacial e de transporte (1,5%, para 5,6%) e varejo (1,2%, para 4,4%), todos setores de cíclicos domésticos. Dos quatro setores que vão perder mais peso, três são cíclicos globais: mineração (-2,2 pontos percentuais, para 16,9%), petróleo e gás (-1,8 pontos percentuais, para 16,2%) e celulose e produtos florestais (-1,6 pontos percentuais, para 1,5%). Apenas uma empresa de defensivos domésticos cai em termos de peso no índice: alimentos e bebidas (-1,1 pontos percentuais, para 3,6%).

. Entre 1992 e 2002, o mercado de ações brasileiro vivia e respirava o que ocorria no setor de telecomunicações. Sozinho, o setor representou 45% do índice. Só em 1998 as coisas começaram a mudar.

Daer já tem mais de R$ 1 bi para investir em 2010

O Daer terá mais de R$ 1 bilhão para investir em apenas um ano, 2010, o ano de eleições.
. Vai bater ciumeira pesada em todas as demais áreas do governo.

- Para 2010, estão previstos investimentos de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão em Educação, Saúde e Segurança, o que representa mais de 8% da receita líquida. Outro R$ 1,2 bilhão será aplicado pelas empresas estatais e autarquias, melhorando a oferta de energia, saneamento básico, gás natural e rodovias. O valor anunciado pelo Daer soma recursos orçamentários e os R$ 700 milhões liberados do Fundo de Previdência pela Assembléia.

CLIQUE AQUI para ler o artigo “Hora de Mudar”, assinado pelo secretário do Planejamento do RS, Mateus Bandeira. O artigo explica de onde sairá todo esse dinheiro descrito aí acima.

FUP também quer encampação da Refinaria Ipiranga

A Federação Única dos Petroleiros aderiu à proposta do Sindipetro de encampação da Refinaria Riograndense (Ipiranga) à Petrobrás.

. Ultra, Braskem e Petrobrás querem fechar a refinaria em março.

Devolução das multas pagas indevidamente precisa ser automática

Foi exemplar a decisão da Justiça Federal, que mandou o governo devolver quarenta mil multas aplicadas de forma irregular entre 1º de julho de 2000 e 14 de novembro de 2002 na BR-116, entre Caxias do Sul e a divisa de SC.

. É de se perguntar por que razão o juiz do caso não mandou o governo devolver de ofício o que deve, corrigido o valor por um índice igual a 0,5% ao mês.

. Afinal de contas, obrigar cada motorista a ajuizar ação própria na Justiça Federal de Caxias é burra exigência burocrática:

1) O motorista gastará mais com advogado e custas judiciais do que receberá de volta

2) Os cartórios da Justiça Federal ficarão atulhados de demandantes e papéis.

. O governo faria bem se ele mesmo invocasse o espírito do velho ministro da Desburocratização, Hélio Beltrão, colocando para saque automático no Banrisul todo o dinheiro confiscado indevidamente.

Vonpar, depois da Mu-Mu compra Neugebauer

Será dia 4 o anúncio oficial da venda da Neugebauer para o grupo Vonpar. A Neugebauer estava em mãos da Florestal, de Lajeado.

. Vonpar revende Coca Cola, representa a Femsa, e há menos de um mês comprou a Mu-Mu, de Porto Alegre.

Famastil quer faturar R$ 115 mi em 2010

Nesta terça-feira a Famastil Taurus confirmou em Gramado, RS, que vai mesmo abrir um centro de distribuição no Chile.

. A Famastil, cuja linha principal de produção é de ferramentas, quer faturar R$ 115 milhões este ano.

Bernardi acaba de assumir direção no BRDE.

O ex deputado Celso Bernardi assumiu nesta terça-feira o cargo de diretor de operações do BRDE.

Twitter do editor acaba de emplacar seguidor número 1001

Neste exato momento o Twitter do editor emplacou o número 1.001 de seguidores. A meta para 31 de dezembro era 1.000.

Yeda só tem chance se polarizar com Tarso

Nas duas últimas eleições, Rigotto primeiro e depois Yeda, deixaram o PT e o PMDB engalfinharem-se nas eleições e emplacaram o Piratini posando de “pacificadores”.

. Aparentemente, o ministro Tarso Genro tenta fazer o mesmo em 2010, mas esqueceu de combinar tudo com os russos, ou seja, com o próprio Fogaça.

. Como o editor analisou na abertura desta página, o ministro tenta apenas demarcar os campos da campanha eleitoral, reduzindo o embate a apenas dois protagonistas, ele mesmo e Fogaça.

. Yeda, como ela mesma em 2006 e Rigotto em 2002, seria o tertius ? Isto só ocorrerá caso a governadora parta para cima de Tarso Genro, polarizando com ele a discussão política e eleitoral. É claro que correrá o risco de que Fogaça cumpra o papel que ela cumpriu em 2006 e Rigotto em 2002, mas como se sabe a história só se repete como farsa.

Methodus e DataFolha: afinal qual dos dois está correto sobre Yeda ?

A mídia e os políticos passaram batido pela enorme diferença entre as intenções de votos registradas pelo Instituto Methodus e poucos dias depois pelo DataFolha, em relação a Yeda.

1) Methodus, 12%.

2) DataFolha, 5%.

. Nada justifica a enorme diferença.

. A mídia e os políticos registraram uma certa indiferença de Yeda em relação aos números do DataFolha.

. Acontece que DataFolha errou brutalmente.

. O instituto da FSP ouviu mil pessoas, mas apenas em dez cidades (DataFolha não revela quais são elas), quase todas na região metropolitana, sobretudo localizadas na Rodovia das Estrelas (BR-116), enquanto Methodus ouviu as mesmas mil pessoas, mas distribuídas em 50 cidades do Estado (ninguém faz isto).

. O Ibope fará o tira-teima na próxima pesquisa.

Tarso Genro, El Pacificador

Dois exemplos de pacificações políticas bem sucedidas:

Viva Maria
No filme Viva Maria (Brigitte Bardot e Jeanne Moreau), o governo manda El Pacificador para as localidades insurgentes e só não consegue sucesso quando se trata de ficção. El Pacificador é um trem armado até os dentes.

Unidades de Polícia Pacificadoras
O exemplo é do Rio, onde as UPPs foram instaladas em quatro favelas. O governo estadual, com o apoio do ministro da Justiça, pacifica à força as regiões mais pobres.

CLIQUE AQUI para ouvir a entrevista de Tarso à Rádio Guaíba, no dia do Natal, 14h42m.

Clique na imagem acima para ver o cartaz do filme Viva Maria.

Polícia Federal (Tarso) abre inquérito sobre Pisa (Fogaça)

A Polícia Federal aproveitou a véspera do Natal, dia 24, para abrir inquérito sobre as denúncias da CPI do PT sobre irregularidades na realização do Programa Integrado Sócio-Ambiental. O Pisa é programa da prefeitura de Porto Alegre.

. O inquérito é desdobramento de uma das investigações feitas no âmbito da Operação Solidária.

- O prefeito de Porto Alegre é José Fogaça, do PMDB, adversário do ministro da Justiça, Tarso Genro, do PT.

Zambiasi avisa que quer conversar com o PT

O senador Sérgio Zambiasi mandou dizer ao PT que quer conversar.

Ciro Gomes, o títere de Lula, vem aí.

Ninguém sabe se a próxima visita do deputado Ciro Gomes ao RS será na qualidade de candidato presidencial do PSB ou títere de Lula.

Pavan mantém fechada caixa preta da Assembléia no caso do DCE

Foi para a caixa preta da Assembléia do RS o processo que seria movido contra o DCE da UFRGS pelas malfeitorias praticadas este ano no Palácio Farroupilha.

. Nem sequer o DCE consegue descobrir o que faz com a questão o deputado Ivar Pavan.

- Pavan talvez não saiba, mas seus aliados do PSOL, PT e PSTU que destruíram instalações perderam as eleições para o DCE

Artigo - A hora de mudar no RS


OPINIÃO

Hora de mudar.
Mateus Bandeira *
O Globo, 28/12/2009

Nos últimos anos, governos estaduais e municipais de diferentes correntes ideológicas adotaram métodos modernos de gestão pública com o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços públicos.

A questão foi objeto de ampla reportagem do GLOBO (dia 13/12). No Rio Grande do Sul, depois de 37 anos de déficits públicos continuados e deterioração da qualidade dos serviços públicos, o governo Yeda Crusius também empreendeu um enorme esforço de ajuste fiscal e de modernização.

A tarefa parecia impossível: o governo local atrasava pagamentos a fornecedores e contratos de dívida, investia pouco na ampliação e qualificação dos serviços e, ainda, necessitava de financiamentos até mesmo para pagar despesas básicas como 13 salário do funcionalismo.

A governadora decidiu atacar e resolver o problema. Já em sua primeira proposta orçamentária, em 2008, deixou claro que faltava R$ 1,3 bilhão para o governo honrar seus compromissos. Começava a transformação.

O estado regularizou seus pagamentos, equilibrou seu balanço e transformou o déficit em superávit orçamentário. Já em 2008, o setor público gaúcho alcançou um superávit primário de R$ 2 bilhões. Graças a esse esforço, o Rio Grande do Sul está ampliando gradualmente e de forma sustentável o investimento público. Para 2010, estão previstos investimentos de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão em Educação, Saúde e Segurança, o que representa mais de 8% da receita líquida. Outro R$ 1,2 bilhão será aplicado pelas empresas estatais e autarquias, melhorando a oferta de energia, saneamento básico, gás natural e rodovias.

Mudar a forma de avaliar a gestão pública requer tempo, exige mudança de cultura e é um processo gradativo. Recentemente, o governo apresentou o Plano de Valorização do Serviço Público. É mais uma etapa no processo de recuperação. Em discussão no Legislativo, o plano resgata valores básicos, tais como a valorização das carreiras de áreas essenciais por meio da meritocracia e a ampliação e prestação de serviços de qualidade para toda a sociedade. O servidor será premiado pela capacitação, qualificação e desempenho.

O plano pavimenta essa mudança com a preparação do marco legal e a criação de uma nova carreira: a de gestor público, cuja progressão funcional será exclusivamente vinculada às avaliações por desempenho.

É o início da discussão e da possibilidade de se colocar em prática uma nova mentalidade que se consolida em vários países e também no Brasil.

* MATEUS BANDEIRA é secretário do Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul.

Coronel Trindade quer veto de Lula ao projeto que anistia policiais de oito Estados

Está na linha de sanção presidencial o projeto-de-lei 3777/09 que concede anistia para os policiais militares e policiais civis que violaram a lei para protestar contra os seus governos. A lei valeria para oito Estados.

. Trata-se de um benefício inconstitucional, ilegal, indevido e subversivo.

. É o que também pensa o presidente do Conselho Nacional de Comandantes das Polícias Militares do Brasil, o coronel João Carlos Trindade Lopes. Trindade, também comandante da Brigada Militar, avisou que a anistia vai minar a hierarquia e a disciplina nas áreas de segurança pública dos Estados.

- O comandante da Brigada resolveu mandar carta no dia do Natal, considerando a urgência da demanda, a todos os Comandantes de Polícias Militares, ao ministro da Justiça e a Lula, pedindo que o projeto não seja sancionado.

Montadoras terão 80 lançamentos em 2010

Clipping - O Estado de S.Paulo - 29 de dezembro de 2009

Sem a muleta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido, que impulsionou o mercado durante o ano inteiro e em 2010 só terá validade até março, a indústria automobilística aposta em lançamentos e na continuidade do crédito fácil para superar as vendas deste ano em pelo menos 300 mil unidades e bater novo recorde, com 3,4 milhões de veículos novos só no mercado interno.

Até agora, há indicações de pelo menos 80 lançamentos no próximo ano, entre carros nacionais e importados. Dessa leva, 36 são modelos inéditos, como o Fiat Bravo e a minivan derivada do Citroën C3. Este ano, ocorreram 22 lançamentos. Há nove reestilizações previstas, entre as quais a do Renault Logan e a do Ford EcoSport; e dezenas de novas versões de carros em circulação, como a SpaceFox Cross, da Volkswagen.

CLIQUE aqui para saber mais sobre os novos lançamentos de carros no Brasil em 2010.

Veto de Lula esvazia política para o clima

Os compromissos assumidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP15 terão impacto menor que o esperado. A lei que cria metas de redução das emissões de CO2 foi sancionada com vetos que podem esvaziar sua eficácia.

. A preferência por hidrelétricas de pequeno porte deu lugar à liberação para empreendimentos de médio e grande portes, o objetivo de substituição dos combustíveis no país foi flexibilizado, e caiu a proibição de contingenciamento de recursos destinados a reduzirem impactos das mudanças climáticas. Parte dos vetos veio por pressão no Ministério de Minas e Energia.

Governo Lula gasta R$ 18 mi em propaganda

O governo federal lançou campanha de R$ 18 milhões para exaltar o desempenho da economia no ano de crise internacional. Com veiculação programada para o período de 13 de dezembro a 14 de janeiro, a campanha afirma que o país saiu da crise para entrar em cena.

. Além da Presidência, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal exibem, neste fim de ano, campanhas publicitárias que exaltam a administração do presidente Lula -que tenta emplacar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como sucessora.

Serra diz ter investido R$ 20 bi em plena crise

O governador de São Paulo e provável candidato a presidente, José Serra (PSDB), fez ontem um balanço da sua gestão em 2009. A maior realização apontada pelo tucano foi a marca de R$ 20 bilhões em investimentos em um ano de crise econômica mundial. "Conseguimos enfrentar os efeitos muito fortes da crise internacional. Conseguimos manter em São Paulo o nível de investimentos em R$ 20 bilhões", afirmou, em entrevista ao último programa de rádio Conversa com o governador de 2009, produzido pela assessoria de Serra e divulgado semanalmente no site do governo.

. O governo Serra tem obtido os maiores níveis de investimentos da história de São Paulo. A maior parte deles está sendo custeada por empréstimos feitos pela atual gestão que serão pagos ao longo de vários anos. Outra fonte de recursos tem sido a alienação de bens públicos. A mais representativa delas foi a venda do banco Nossa Caixa ao Banco do Brasil. Somente essa transação renderá - o pagamento foi parcelado - aos cofres estaduais R$ 5,3 bilhões.
Para 2010, a previsão de investimentos é de R$ 21,9 bilhões. Transporte e moradia, áreas de forte apelo social, foram as que tiveram maior aumento de recursos de 2009 para 2010.

Bernardi quer inclusão e não exclusão do PT

Se depender do ex-deputado Celso Bernardi, o PP não adotará a política de confinar o PT dentro de um cordão sanitário.

. Eis sua avaliação sobre o papel que o PP deve jogar:

- O PP deve colaborar para atrair o PT para a convivência democrática e não se faz isto confinando-o na oposição destrutiva.

. O ex-deputado do PP assumirá uma das diretorias do BRDE em janeiro

Saiba como foi o melancólico governo do Sr. Ivar Pavan

Não foi só pela presepada que fez ao aceitar o inaceitável pedido de impeachment contra Yeda que o deputado Ivar Pavan tornou desastroso seu mandato como presidente da Assembléia.

. O deputado do PT chegou a rugir diante da descoberta de funcionários fantasmas na Folha da Assembléia (Pavan só descobriu isto nos últimos dias do seu mandato), mas não quis (publicamente) levar o caso adiante.

. A jornalista Rosane Oliveira, editora de Política de Zero Hora, descobriu que um dos funcionários fantasmas, uma mulher, além de fantasma, era também laranja, porque alguém recebeu em seu lugar a modesta quantia de R$ 700 mil.

. O deputado Ivar Pavan não quer falar em nomes, alegando respeitar a exigência de sigilo legal. Neste caso, poderia chamá-lo para assessorá-lo a deputada Stela Farias, que não se toca diante de firulas legais.

Partidos querem excluir PT do comando da Assembléia do RS

A Assembléia do RS está em recesso e permanecerá assim até o dia 31 de janeiro.

. No dia 31, cumprindo acordo entre PMDB, PP, PTB e PT, o deputado Giovani Cherini assumirá a presidência.

. No ano que vem, os principais Partidos consertarão novo acordo para dividir o comando da Assembléia na próxima legislatura. Eles já decidiram que o PT voltará para o limbo.

PMDB sairá de todos os cargos que tem no governo Yeda

Não será apenas pro forma a saída do PMDB do governo Yeda Crusius. O Partido quer que todos desembarquem.

. Yeda não criará dificuldade para quem quiser ficar, mas já tem a lista montada para todas as posições atualmente e mãos do PMDB.

. O líder do Partido na Assembléia, Luiz Fernando Zacchia, disse nesta segunda-feira ao editor o seguinte:

- O Partido não irá para a oposição, mas não será mais governo.

PMDB sairá, mesmo, do governo, dia 31 de janeiro

Será no dia 31 de janeiro o desembarque do PMDB do governo Yeda Crusius.

. O evento coincidirá com o lançamento oficial da candidatura do prefeito José Fogaça em Xangri-Lá, na praia do RS.

. No dia 31, o Partido vai festejar os 80 anos do senador Pedro Simon.

Horário eleitoral começou no cinema

A frase emblemática da má política do começo da semana:

Ué, estão cobrando ingresso no filme "Lula, o filho do Brasil? O horário eleitoral não é gratuito?"
Beto Silva, do Casseta.

Fogaça é o terceiro prefeito melhor avaliado do Brasil

Avaliação do DataFolha, prefeitos das Capitais

ÓTIMO+BOM x RUIM+PÉSSIMO

- Beto Richa-Curitiba: 84%x5%
- Marcio Lacerda-BH: 50%x10%
- José Fogaça-Porto Alegre: 38%x11%
- Gilberto Kassab-SP: 39%x27%
- Dario Bergher-Florianópolis: 35%x29%
- João da Costa-Recife: 30%x29%
- Luizianne Lins-Fortaleza: 33%x36%
- Eduardo Paes-Rio: 29%x29%
- João Henrique-Salvador: 25%x35%.

Só Serra selará acordo entre TV Brasil e TVE do RS

Somente a eleição do governador José Serra poderá selar o acordo que a TV Brasil tenta ajeitar com a TVE do RS.

. A TV Brasil já ofereceu a Yeda rachar os custos da TVE, mas o governo do RS repeliu as investidas. A TVE só quer saber da TV Cultura, de Serra.

. O que está decidido é que a EBC não esperará por Serra e até junho montará sua retransmissora gaúcha no Morro Santa Tereza, onde funcionou a TV Piratini e onde ainda opera a TVE. A TV Brasil operará com TV, rádio e Web no Estado.

- O gaúcho José Roberto Garcez, o diretor de Serviços da EBC, é que conduz as tratativas com o governo do RS.

Manezinhos não respeitam faixa de segurança em Gramado

Não leve muito a sério o orgulho local de que todo mundo respeita faixa de segurança e rotatórias.

. Se a placa do carro for de Gramado e o carro for velho, não aposte na sorte.

. Da mesma forma que os manezinhos de Floripa não gostam de turistas, também os manezinhos da periferia de Gramado não gostam de turistas.

Pedágio é muito caro para São Chico de Paula

Se você estiver em Gramado e quiser ir a São Francisco de Paulo, a 100 quilômetros, prepare-se para pagar extorsivos R$ 13,40 de pedágio.

Turismo de massas chegou a Gramado

Gramado, RS, não suporta mais um único turista neste final de ano. Desde as vésperas do Natal, a cidade da Serra gaúcha, 102 kms de Porto Alegre, 45 mil habitantes, revela em certos horários da noite o aspecto típico de Tramandaí.

. O turismo de massas chegou a Gramado pelas mãos da gulosa CVC. Nas noites principais superlotam bares, restaurantes, ruas, calçadas, pontos turísticos e promoções de rua.

. Só não são vistos farofeiros. Viraram figuras familiares: índios vendendo bugigangas na praça central, camelôs tentando empurrar espelhinhos e volantes, mascates cobrando ingressos até para fotografar turistas em bolas transparentes.

. Os hotéis estão lotados.

. O tempo ajuda (faz sol forte durante o dia e refresca muito à noite).

. Mesmo ceias de Réveillon não têm mais lugar nas listas de reservas, mesmo caríssimas: R$ 410,00 no Hotel Serrano, R$ 310,00 no Hotel Serra Azul ou R$ 210,00 no Restaurante Garni.

Conheça os planos da gulosa GM de Gravataí

A GM de Gravataí quer fechar o ano com a produção de 220 mil carros. A capacidade total do site é de 230 mil unidades. Já saem dali 50 carros por hora – quase um por minuto.

. Somente dentro de dois anos, em 2010, a capacidade de produção pulará para 380 mil carros por ano, quando a Gravataí responderá por 60% da produção da marca no Brasil.

. A GM já triplicou sua produção desde que chegou ao RS.

. Neste momento, em São Paulo, saem das pranchetas os dois novos carros que sairão da planta de Gravataí, no caso o Celta e o Prisma.

Petroleiros acham que Chávez se interessa por Rio Grande

O Sindicato dos Petroleiros de Rio Grande acha que Baskem, Ultra e Petrobrás querem passar a corrente nos portões da Refinaria Ipiranga em março do ano que vem.

. Os antigos controladores da refinaria tentaram vender todo o grupo para Chavez, mas foram impedidos pelo governo brasileiro.

Rio Grande teme fechamento da Refinaria Ipiranga

Até março a Refinaria Ipiranga quer liquidar o total da dívida de R$ 85 milhões (R$ 107 milhões em valores de hoje) herdada dos antigos controladores (Ultra, Braskem e Petrobrás compraram a refinaria em 2007. R$ 80 milhões terão sido quitados até o dia 31.

. Este ano, a refinaria de Rio Grande a primeira do Brasil, terá processado 812 milhões de litros de petróleo, a maior da história.

. O que ninguém sabe no RS é se Braskem, Ultra e Petrobrás manterão a empresa operando depois de março.

. O editor conversou nesta segunda-feira com o presidente do Sindicato dos Petroleiros de Rio Grande, José Olioni. Ele teme pelo pior (leia entrevista mais adiante). Todas as reuniões pedidas com autoridades do governo, Petrobrás, Braskem e Ultra foram repelidas.

Casas Bahia fecham tudo no RS

As Casas Bahia fecharam suas 5 últimas lojas do RS. O grupo paulista começou com 20 lojas no Estado.

. O mercado esperava isto desde quando o grupo Pão de Açúcar comprou as Casas Bahia.

Fala de Tarso sobre pacificação do RS é pura farsa política

Pesquisa DataFolha - 16 a 19/3 – 26 a 28/5 – 13 a 18/12:

- Tarso Genro, PT, 30%/34%/ 30%
- José Fogaça, PMDB, 27%/ 28%/ 30%
- Yeda Crusius, PSDB, 9%/ 7%/ 7%
- Beto Albuquerque, PSDB, 6%/ 5%/ 5%

. Ao analisar os resultados da pesquisa acima, o ministro da Justiça, Tarso Genro, candidato do PT ao governo gaúcho, concedeu entrevistas em Porot Alegre no final de semana, antes de viajar para as festas de final de ano na Europa.

. Ao correio do Povo, Tarso Genro avisou: “Eu e Fogaça poderemos pacificar o Estado”.

. O título resume a idéia do PT de que o Estado está em guerra política, o que é verdade; e que tanto ele quanto Fogaça poderão acabar com isto e restabelecer a pax gaúcha.

. Olívio Dutra e Tarso Genro, nas duas disputas em que perderam as eleições para Yeda e Rigotto, não se atreveram a tanto, porque ambos sabem que a guerra política foi provocada por eles mesmos.

. É uma farsa política propor agora a pacificação, depois que o próprio Tarso Genro colocou sua polícia política no encalço dos seus principais adversários do PP, PSDB e PP, despejando o que descobriu no colo do PT e dos seus satélites e aparelhos do PSOL, PCdoB, DEM, Cut e Cpers.

. O que o candidato do PT busca é um resultado impossível, porque seria o mesmo que misturar na mesma mesa de comunhão a vítima e o seu algoz.

. É mais fácil aceitar a mensagem como uma tentativa de demarcar o campo político e eleitoral, reduzindo a disputa aos dois nomes melhor situados nas pesquisas. Cães amestrados ou não também sabem fazer isto.

Bernardi quer inclusão e não exclusão do PT

Se depender do ex-deputado Celso Bernardi, o PP não adotará a política de confinar o PT dentro de um cordão sanitário.

. Eis sua avaliação sobre o papel que o PP deve jogar:

- O PP deve colaborar para atrair o PT para a convivência democrática e não se faz isto confinando-o na oposição destrutiva.

. O ex-deputado do PP assumirá uma das diretorias do BRDE em janeiro.

Saiba como foi o melancólico governo do Sr. Ivar Pavan

Não foi só pela presepada que fez ao aceitar o inaceitável pedido de impeachment contra Yeda que o deputado Ivar Pavan tornou desastroso seu mandato como presidente da Assembléia.

. O deputado do PT chegou a rugir diante da descoberta de funcionários fantasmas na Folha da Assembléia (Pavan só descobriu isto nos últimos dias do seu mandato), mas não quis (publicamente) levar o caso adiante.

. A jornalista Rosane Oliveira, editora de Política de Zero Hora, descobriu que um dos funcionários fantasmas, uma mulher, além de fantasma, era também laranja, porque alguém recebeu em seu lugar a modesta quantia de R$ 700 mil.

. O deputado Ivar Pavan não quer falar em nomes, alegando respeitar a exigência de sigilo legal. Neste caso, poderia chamá-lo para assessorá-lo a deputada Stela Farias, que não se toca diante de firulas legais.

Partidos querem excluir PT do comando da Assembléia do RS

A Assembléia do RS está em recesso e permanecerá assim até o dia 31 de janeiro.

. No dia 31, cumprindo acordo entre PMDB, PP, PTB e PT, o deputado Giovani Cherini assumirá a presidência.

. No ano que vem, os principais Partidos consertarão novo acordo para dividir o comando da Assembléia na próxima legislatura. Eles já decidiram que o PT voltará para o limbo.

PMDB sairá de todos os cargos que tem no governo Yeda

Não será apenas pro forma a saída do PMDB do governo Yeda Crusius. O Partido quer que todos desembarquem.

. Yeda não criará dificuldade para quem quiser ficar, mas já tem a lista montada para todas as posições atualmente e mãos do PMDB.

. O líder do Partido na Assembléia, Luiz Fernando Zacchia, disse nesta segunda-feira ao editor o seguinte:

- O Partido não irá para a oposição, mas não será mais governo.

PMDB sairá, mesmo, do governo, dia 31 de janeiro

Será no dia 31 de janeiro o desembarque do PMDB do governo Yeda Crusius.

. O evento coincidirá com o lançamento oficial da candidatura do prefeito José Fogaça em Xangri-Lá, na praia do RS.

. No dia 31, o Partido vai festejar os 80 anos do senador Pedro Simon.

Horário eleitoral começou no cinema

A frase emblemática da má política do começo da semana:

Ué, estão cobrando ingresso no filme "Lula, o filho do Brasil? O horário eleitoral não é gratuito?"

Beto Silva, do Casseta.

Fogaça é o terceiro prefeito melhor avaliado do Brasil

Avaliação do DataFolha, prefeitos das Capitais:

ÓTIMO+BOM x RUIM+PÉSSIMO

- Beto Richa-Curitiba: 84%x5%
- Marcio Lacerda-BH: 50%x10%
- José Fogaça-Porto Alegre: 38%x11%
- Gilberto Kassab-SP: 39%x27%
- Dario Bergher-Florianópolis: 35%x29%
- João da Costa-Recife: 30%x29%
- Luizianne Lins-Fortaleza: 33%x36%
- Eduardo Paes-Rio: 29%x29%
- João Henrique-Salvador: 25%x35%.

* A lista não inclui um só prefeito do PT.

Manezinhos não respeitam faixa de segurança em Gramado

Não leve muito a sério o orgulho local de que todo mundo respeita faixa de segurança e rotatórias.

. Se a placa do carro for de Gramado e o carro for velho, não aposte na sorte.

. Da mesma forma que os manezinhos de Floripa não gostam de turistas, também os manezinhos da periferia de Gramado não gostam de turistas.

Só Serra selará acordo entre TV Brasil e TVE do RS

Somente a eleição do governador José Serra poderá selar o acordo que a TV Brasil tenta ajeitar com a TVE do RS.

. A TV Brasil já ofereceu a Yeda rachar os custos da TVE, mas o governo do RS repeliu as investidas. A TVE só quer saber da TV Cultura, de Serra.

. O que está decidido é que a EBC não esperará por Serra e até junho montará sua retransmissora gaúcha no Morro Santa Tereza, onde funcionou a TV Piratini e onde ainda opera a TVE. A TV Brasil operará com TV, rádio e Web no Estado.

- O gaúcho José Roberto Garcez, o diretor de Serviços da EBC, é que conduz as tratativas com o governo do RS.

Pedágio é muito caro para São Chico de Paula

Se você estiver em Gramado e quiser ir a São Francisco de Paulo, a 100 quilômetros, prepare-se para pagar extorsivos R$ 13,40 de pedágio.

Turismo de massas chegou a Gramado

Gramado, RS, não suporta mais um único turista neste final de ano. Desde as vésperas do Natal, a cidade da Serra gaúcha, 102 kms de Porto Alegre, 45 mil habitantes, revela em certos horários da noite o aspecto típico de Tramandaí.

. O turismo de massas chegou a Gramado pelas mãos da gulosa CVC. Nas noites principais superlotam bares, restaurantes, ruas, calçadas, pontos turísticos e promoções de rua.

. Só não são vistos farofeiros. Viraram figuras familiares: índios vendendo bugigangas na praça central, camelôs tentando empurrar espelhinhos e volantes, mascates cobrando ingressos até para fotografar turistas em bolas transparentes.

. Os hotéis estão lotados.

. O tempo ajuda (faz sol forte durante o dia e refresca muito à noite).

. Mesmo ceias de Réveillon não têm mais lugar nas listas de reservas, mesmo caríssimas: R$ 410,00 no Hotel Serrano, R$ 310,00 no Hotel Serra Azul ou R$ 210,00 no Restaurante Garni.

Conheça os planos da gulosa GM de Gravataí

A GM de Gravataí quer fechar o ano com a produção de 220 mil carros. A capacidade total do site é de 230 mil unidades. Já saem dali 50 carros por hora – quase um por minuto.

. Somente dentro de dois anos, em 2010, a capacidade de produção pulará para 380 mil carros por ano, quando a Gravataí responderá por 60% da produção da marca no Brasil.

. A GM já triplicou sua produção desde que chegou ao RS.

. Neste momento, em São Paulo, saem das pranchetas os dois novos carros que sairão da planta de Gravataí, no caso o Celta e o Prisma.

Petroleiros acham que Chávez se interessa por Rio Grande

O Sindicato dos Petroleiros de Rio Grande acha que Baskem, Ultra e Petrobrás querem passar a corrente nos portões da Refinaria Ipiranga em março do ano que vem.

. Os antigos controladores da refinaria tentaram vender todo o grupo para Chavez, mas foram impedidos pelo governo brasileiro.

Rio Grande teme fechamento da Refinaria Ipiranga

Até março a Refinaria Ipiranga quer liquidar o total da dívida de R$ 85 milhões (R$ 107 milhões em valores de hoje) herdada dos antigos controladores (Ultra, Braskem e Petrobrás compraram a refinaria em 2007.

. R$ 80 milhões terão sido quitados até o dia 31.

. Este ano, a refinaria de Rio Grande a primeira do Brasil, terá processado 812 milhões de litros de petróleo, a maior da história.

. O que ninguém sabe no RS é se Braskem, Ultra e Petrobrás manterão a empresa operando depois de março.

. O editor conversou nesta segunda-feira com o presidente do Sindicato dos Petroleiros de Rio Grande, José Olioni. Ele teme pelo pior (leia entrevista mais adiante). Todas as reuniões pedidas com autoridades do governo, Petrobrás, Braskem e Ultra foram repelidas.

Casas Bahia fecham tudo no RS

As Casas Bahia fecharam suas 5 últimas lojas do RS. O grupo paulista começou com 20 lojas no Estado.

. O mercado esperava isto desde quando o grupo Pão de Açúcar comprou as Casas Bahia.

Fala de Tarso sobre pacificação do RS é pura farsa política

Pesquisa DataFolha - 16 a 19/3 – 26 a 28/5 – 13 a 18/12:

- Tarso Genro, PT, 30%/34%/ 30%
- José Fogaça, PMDB, 27%/ 28%/ 30%
- Yeda Crusius, PSDB, 9%/ 7%/ 7%
- Beto Albuquerque, PSDB, 6%/ 5%/ 5%

. Ao analisar os resultados da pesquisa acima, o ministro da Justiça, Tarso Genro, candidato do PT ao governo gaúcho, concedeu entrevistas em Porot Alegre no final de semana, antes de viajar para as festas de final de ano na Europa.

. Ao correio do Povo, Tarso Genro avisou:

“Eu e Fogaça poderemos pacificar o Estado”.

. O título resume a idéia do PT de que o Estado está em guerra política, o que é verdade; e que tanto ele quanto Fogaça poderão acabar com isto e restabelecer a pax gaúcha.

. Olívio Dutra e Tarso Genro, nas duas disputas em que perderam as eleições para Yeda e Rigotto, não se atreveram a tanto, porque ambos sabem que a guerra política foi provocada por eles mesmos.

. É uma farsa política propor agora a pacificação, depois que o próprio Tarso Genro colocou sua polícia política no encalço dos seus principais adversários do PP, PSDB e PP, despejando o que descobriu no colo do PT e dos seus satélites e aparelhos do PSOL, PCdoB, DEM, Cut e Cpers.

. O que o candidato do PT busca é um resultado impossível, porque seria o mesmo que misturar na mesma mesa de comunhão a vítima e o seu algoz.

. É mais fácil aceitar a mensagem como uma tentativa de demarcar o campo político e eleitoral, reduzindo a disputa aos dois nomes melhor situados nas pesquisas. Cães amestrados ou não também sabem fazer isso.

Semana começa com muito calor no RS e temperatura amena na virada do ano

Segundo a MetSul Meteorologia, uma massa de ar quente ainda influencia o tempo na segunda e terça-feira no Rio Grande do Sul com muito calor em Porto Alegre. Na terça a possibilidade de chover é maior da tarde para a noite.

. Uma frente fria cruzará pelo Estado entre terça e quarta-feira, trazendo chuva para todas as áreas. Ar mais seco e de temperatura menor com uma alta pressão deve passar a definir as condições do tempo a partir de quinta-feira.

. A tendência, neste momento, é de um feriadão de Ano Novo com predomínio do sol e temperatura mais amena à noite, não repetindo o abafamento experimentado no Natal.

PAC faz 3 anos com apenas 10% das obras concluídas

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) completa três anos em janeiro longe de concluir metade do proposto pelo governo. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que, das 12.520 obras do programa em todo o país, apenas 1.229 foram concluídas, o que representa 9,8% do total, incluindo os projetos de habitação e saneamento.

. Segundo matéria do jornal O Globo, do total, as obras que nem sequer saíram do papel - estão em fase de contratação, em ação preparatória ou em licitação - chegam a 62%. Nos últimos meses, o PAC foi engordado e passou a ter orçamento de R$ 646 bilhões até 2010.

Ciro Gomes pode melar aliança PT-PMDB

Clipping - Folha de S.Paulo - 28 de dezembro de 2009
Aliança PT-PMDB esbarra no fator Ciro

A consolidação da aliança do PT com o PMDB na sucessão presidencial de 2010 esbarra não apenas nos complicados arranjos regionais de poder. O suspense em torno de uma possível candidatura de Ciro Gomes (PSB) à Presidência divide alas do PT.
Parte expressiva do partido ainda não digere a provável indicação do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), à Vice-Presidência na chapa liderada pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e, paralelamente, os petistas não creem na disposição de Ciro em se lançar candidato ao governo de São Paulo.

CLIQUE aqui para ler a materia completa.

Marcos quer investigação indepedente sobre assassinato do irmão Marcelo Cavalcante

A misteriosa morte do ex-representante do governo do RS em Brasília, Marcelo Cavalcante, que o editor prefere tratar como assassinato (o primeiro laudo revela que a morte não foi por afogamento) foi logo "comprada" como suícidio por Veja, RBS e os adversários de Yeda no RS (PT, PCdoB e DEM), mas todos eles concordaram com os seguintes fatos:

1) Marcelo tinha agendado uma delação premiada ao Ministério Público Federal.

2) Marcelo morreu pobre e nem testamento deixou.

. Numa série de dois artigos que escreveu para o seu blog (http://www.nivaldocordeiro.net/), Nivaldo Cordeiro chamou a atenção para o desinteresse da mídia, da polícia e dos petistas, em relação ao esclarecimento dos dois pontos acima: 1) Ninguém agenda delação premiada para se matar antes dela. 2) PCs não morrem pobres. Os dois pontos são vitais para entender a farsa da história montada por Lair Ferst e Magda Koenigkan, logo abraçada pelos adversários de Yeda, segundo as quais 1) Marcelo iria denunciar a governadora (por que razão não iria denunciar a gravação fajuta e as mentiras de Lair na gravação que ele levou à sua própria delação premiada ?" e, 2) Macelo era o PC da campanha do PSDB no RS.

. O irmão de Marcelo, Marcos, falou neste domingo com o editor, e avisou: 1) a polícia do governador Arruda, do DEM, não divulgou até agora o segundo laudo e se desinteressou pelo caso; 2) uma investigação independente é urgente e ela deve começar por Lair e Magda.

LEIA:
www.nivaldocordeiro.net

FAB manda avião ao Suriname para proteger brasileiros

Um avião da FAB foi neste domingo para o Suriname com o objetivo de ajudar os brasileiros atacados e feridos nos incidentes do dia do Natal na localidade de Albina, fronteira com o Brasil. Os militares e diplomatas que saíram do Brasil, também receberam a missão de resgatar os corpos dos oito brasileiros assinados. O governo do Suriname colaboram com as autoridades brasileiras e prometeram proteção aos imigrantes.

. O padre brasileiro José Vergílio, que comanda a rádio Katólica FM no Suriname, foi quem deu os detalhes do ataque à comunidade brasileira na noite de Natal na cidade de Albina. Segundo relato publicado no site da rádio, o padre esteve no local no sábado.

. Os brasileiros atravessam a fronteira para explorar ouro e pedras preciosas.

- O Suriname é um País independente. Faz fronteira com o Brasil, ao Norte. Tem apenas 420 mil habitantes (a população de Caxias do Sul). Em 1961, o então presidente Jânio Quadros chegou a desenhare um plano de ataque militar e anexação da Guiana, vizinho de Suriname, que junto com a Guiana Francesa também seria incorporada ao Brasil.

Tarso: "Eu e Fogaça podemos pacificar o RS". Eu e o Fogaça ? Santo Deus !

DataFolha
Examine pela sequência das datas 16 a 19/3 - 26 a 28/5 e 14 a 18/12
Tarso Genro - 30%/ 34%/ 30%
José Fogaça - 27%/ 28%/ 30%
Yeda - 9%/ 7%/ 7%
Beto Albuquerque - 6%/ 5%/ 5%

Correio do Povo deste sábado, página 2
Tarso: "Eu e Fogaça podemos pacificar o Estado"

Nunca se viu tanta candura numa entrevista de qualquer dirigente do PT no RS. O que pretendeu o ministro da Justiça com o que disse ao Correio do Povo ? Ele fez declarações iguais nas emissoras da RBS, da Caldas Júnior e da Band durante a sexta-feira, antes de embarcar para descansar mais uma vez na Europa. Ele também tratou com candura a governadora Yeda Crusius: "... Yeda vem, inclusive, se recuperando". Num certo momento, compreensivo, avisou que Lula também esteve sob fogo cerrado e depois se recuperou.

. É farsa eleitoreira jogar o papel de anjo da guarda nesta virada do ano, depois de passar um ano fustigando selvagemente seus adversários políticos no RS. Seria prudente pensar o que pensam disto os falcões Raul Pont, o novo presidente do PT, que já avisou que não quer o apoio do "fisiológico " PTB ("A menos que saia imediatamente do governo Yeda", avisou Pont, sem meias palavras). Pont só não pediu autocrítica ao PTB, mas gostaria de ver seus dirigentes submetidos a algum processo do tipo dos Processos de Moscou.

. Os números das pesquisas do DataFolha (leia acima) demonstram que Tarso Genro vai perder as eleições. Ele está isolado. Ele o DEM. Ninguém quer saber de alianças com os dois Partidos, porque temem o Mensalão, os gravadores, as inconfidências, a vampirização dos Partidos trabalhistas, sociais-democráticos e comunistas, como também a incompreensão diante da palavra e dos acordos acertados. É natural que tente mudar as atitudes e os discursos.

. A compreensão que demonstra agora com Yeda, nem de longe lembra o que sua polícia política moveu durante 18 meses contra a governadora do RS, submetida a tentativas de assassinato de reputação, como desdobramento dos inquéritos instaurados. Em função do cerco da polícia política, o governo Yeda foi atacado de modo impiedoso. No Estado, uma máquina de destruição de reputações entrou em movimento através da mais feroz e caluniosa campanha de difamação jamais movida na história política do RS pelos aliados de Tarso Genro, no caso o PT e seus satélitos (PCdoB, PSOL e DEM), aparelhos sindicais do PT (Cpers e DCE da Ufrgs) e ONGs de todo gênero, sem contar o mais inesperado jogador do time, a RBS.

. Foram o ministro Tarso Genro e o PT os responsáveis pelo clima de ódio e rancor político estabelecido no RS, o que quer dizer que não caberá a eles "pacificar o Estado". Aliás, pacificar o Estado é tarefa muito fácil, desde que o ministro e o seu Partido, mais seus satélites e aparelhos, renunciem ao papel que se atribuíram de substituir o estado democrático de direito e a economia de mercado por um estado popular e uma economia estatizada - uma nova ordem moral e ética popular, portanto dentro de uma nova ordem legal popular. É o que querem, porque é o que sempre defenderam ao longo da vida, embora as propostas sejam agora utilizada apenas de modo oblíquo - pelo menos até que a acumulação de força política - interna e externa (eleitoral e militar) permita que o discurso seja mais direto.

.

Datafolha: Fogaça é o terceiro prefeito mais bem avaliado

Foi divulgada neste domingo mais uma pesquisa Datafolha realizada em dezembro que mostra o ranking de nove prefeitos de capitais. A lista inclui São Paulo, Rio, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

. Mas uma vez o nome de Beto Richa (PSDB), de Curitiba (PR), aparece no topo como o mais popular entre os prefeitos de nove capitais do país com 84% de ótimo/bom, nota média de 7,9 e permanece isolado na ponta.

. Em segundo-lugar aparece o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), eleito em 2008 numa coalizão que uniu petistas e tucanos, com 50%, nota média de 6,4. Já o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), surge em terceiro lugar.

Shoppings vendem 11% mais neste Natal

As vendas nas lojas de shoppings centers para o Natal deste ano foram 11% maiores do que no mesmo período de 2008, informou neste sábado a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Descontada a inflação, o aumento foi de 7%.

. Os produtos que se destacaram neste ano foram os eletrodomésticos e eletrônicos, que venderam 30% mais que no ano passado. Nessa categoria, os mais vendidos foram televisões de LCD ou plasma, máquinas de lavar e equipamentos de informática.

. O levantamento foi realizado em parceria com a consultoria Deloitte junto a 150 empresas de varejo associadas à Alshop e que respondem por cerca de 6,3 mil lojas.

Banqueiro nigeriano diz que terrorista que tentou derrubar avião nos EUA é seu filho

Clipping - Folha online - 26 de dezembro de 2009

O conhecido ex-banqueiro nigeriano Umaru Mutallab afirmou neste sábado que o homem preso por por tentar explodir um avião americano é seu filho. "Estou recebendo telefonemas de todo o mundo sobre meu filho, que foi preso por tentar explodir um avião", indicou Mutallab à France Presse.
Ele está indo neste momento para a cidade de Abuja, onde será interrogado por agentes de segurança. "Estou realmente transtornado. Não gostaria de dizer nada neste momento, até que me acalme. Darei uma entrevista coletiva sobre este assunto na segunda-feira. Fui chamado pela segurança nigeriana e estou indo a Abuja para responder ao chamado", acrescentou Mutallab.


CLIQUE aqui para saber mais sobre essa história.

Lula já teria decidido conceder asilo ao terrorista Battisti

CLIPPING


Battisti: Lula concedera' asiloPor doeeds 26/12/2009 às 09:00
Secondo uno dei legali brasiliani di Cesare Battisti, Lula è orientato a concedere l'asilo politico all'ex militante dei PAC
Secondo uno dei legali brasiliani di Cesare Battisti, Lula è orientato a concedere l'asilo politico all'ex militante dei PAC Uno dei legali brasiliani di Cesare Battisti ha detto che il presidente Lula da Silva concedera' l'asilo politico al suo assistito. L'asilo all'ex terrorista verra' concesso sulla base del trattato di estradizione tra Italia e Brasile. L'avvocato Barroso ritiene che 'il trattato di estradizione offre diverse possibilita' per non concedere la consegna di Battisti' all'Italia. All'Agenzia Brasile, Barroso ha detto che Lula decidera' sull'estradizione 'entro il primo semestre del 2010'. URL:: http://toscana.indymedia.org/article/7188

Que 2010 floresça corcoveando igual a potro xucro !

Eis que surge lá no fundão da estância, entreverado nas coxilhas, um índio véio aporriado chamado Noel montadito em sua charrete puchada por um tordilho, com uma gibera forrada de apetrechos que mais parece um mascate vindo do Uruguai, para novamente celebrar a vinda do Gaudério dos pampas, Piazito buenacho chamado Jesus, Filho da china veia Dona Maria, pinguancha flor de rezadera, e do Seu José um carpinteiro Loco de especial, este piazito cruzo a fronteira pra salvá toda a indiada perdida pelas carreiradas desta vida. Que este Natal, traga paz, saúde e prosperidade a todos os Maragatos, Ximangos e viventes de todas as querências e que 2010 floresça corcoveando igual potro xucro, que estou afiando a espora pra ginetear mais um ano pelos pampas , rincão afora. E não te entregas vivente que a peleia continua. Um baita quebra costela pra toda a indiada amiga, e que 2010 seja um ano tri legal tchê.

* Mensagem do leitor José Martins, usando o floreado palavreado gaúcho.

A polícia do governo do DEM investigará melhor como foi o asssassinato de Marcelo Cavalcante ?

Esse assunto do cadáver do Marcelo Cavalcante coloca suspeitas sobre a polícia do governador José Roberto0 Arruda, do DEM, o mesmo Partido do vice-governador Paulo Afonso Feijó, aliado no RS ao PT e ao PSOL na campanha de desestabilização do governo estadual do PSDB.

. Não dá para entender como não investigaram um caso tão importante e deixaram tudo isso pendurado até agora. É de se indagar sobre a isenção dessa polícia, sobretudo por nao terem ouvido Marcos, o irmão de Marcelo.

. O mais estranho é que Magda Koenigkan, a mulher de Marcelo, esteja agora também com uma nova versão ou com novos elementos informativos, segundo relata Marcos Cavalcante.

. A própria Magda aparecerá com novidades.

. Quer dizer: ninguém investigou nada até agora. As relações deles com Lair, com Feijó, com diigentes e ativistas do PT, mas também de que forma ocorreu a delação premiada de Lair, somente agora entregue à Justiça Federal de Santa Maria.

. Nada explica como foram essas gravações, em que contexto tudo isso veio a ocorrer.

. Repitindo: sempre pareceu estranhoa ao editor a coincidência absurda da morte e do pipocar das gravações pinga-fogo na imprensa e, mais ainda, segundo o próprio editor denunciou repetidas vezes, como forma de extorsão explícita no meio político.

. O que ocorreu realmente? Marcelo foi vítima do quê?

. O golpe , como se viu, era ambicioso. Ele nao tinha objetivos apenas financeiro, embora o elemento econômico, para alguns, como Lair, fosse ambicioso. É que havia também um elemento político, que era muito mais abrangente. Toda uma estrutura de poder esteve em jogo.

. As gravações forjadas, montadas numa mesa de botequim entre parceiros dispostos a armar o próprio enredo, reveladas a conta-gotas, editadas, foram peça-chave, já que resultaram utilizadas pelo Eixo do Mal de modo cirúrgico, de acordo com o timing escolhido, tanto no âmbito da CPI do PT quanto na RBS, com e sem a chancela do Ministério Público Federal e dos deputados do PSOL, do PT e do DEM.

. As seguintes perguntas nunca foram respondidas: Marcelo foi forçado a participar? Marcelo, depois, guardou o material? Marcelo impedia a divulgação? Sim, porque, se divulgado, ele poderia desmentir tudo? Marcelo era inconveniente, se estivesse vivo?

. É um caso a ser aprofundado. A polícia do governador José Roberto Arruda, à época do DEM, o mesmo Partido do vice-governador Paulo Feijó, um dos líderes principais da campanha de desestabilização movida contra o governo de Yeda, aliado nessa empreitada ao PSOL e ao PT, tem condicoes de atuar? Agora que conhece melhor o modo implacá el com que opera o ministro Tarso Genro, pai da principal líder da campanha movida contra o Piratini e candidato ele mesmo ao Piratini, será que tem melhores condicoes de atuar? Antes, a polícia do DEM estava pautada por quais interesses, na época?

. O editor vai mapear e localizar esses interesses concretamente.

Executivo e Judiciário fecham ano com 31 mil novos CCs

Apenas em 2009, ano em que o país sentiu os efeitos da crise econômica global, o presidente Lula sancionou 35 leis, aprovadas pelo Congresso Nacional, criando 31,4 mil cargos e funções comissionadas, o que vai gerar um impacto nas despesas públicas de R$ 8,4 bilhões.

. Do total de vagas criadas, 18,5 mil destinam-se ao Executivo e 12,9 mil, ao Judiciário.

. Os gastos com pessoal do poder público continuam em curva ascendente: devem fechar este ano em R$ 169 bilhões. Para o próximo ano, o Orçamento aprovado pelo Congresso prevê uma despesa de R$ 183,75 bilhões, um crescimento de 8,7%.

Al-Qaeda tenta derrubar outro avião nos EUA

Clipping - site Terra - 26 de dezembro de 2009
Explosão em voo foi terrorismo, diz fonte da Casa Branca

Uma fonte da Casa Branca afirmou, nesta sexta-feira, que a explosão registrada em um voo da companhia Northwest Airlines, que pertence à Delta Airlines, foi uma tentativa de um atentado terrorista. Outros oficiais não identificados, citados pela agência de notícias AP, afirmaram que um passageiro nigeriano disse ter agido em nome da Al-Qaeda ao tentar explodir a aeronave.
Segundo funcionários de departamentos de inteligência dos Estados Unidos, o explosivo era feito de uma mistura de pó e líquido, mas falhou quando o passageiro tentou detoná-lo. O deputado republicano Peter King identificou o suspeito como Abdul Mudallad. King disse que o voo começou na Nigéria, passou por Amsterdam e tinha Detroit como destino final.
Inicialmente, havia sido divulgado que um passageiro teria explodido fogos de artifício quando o avião, que partiu de Amsterdam, se preparava para pousar em Detroit. O passageiro foi preso preventivamente e é tratado por queimaduras sofridas durante a explosão, segundo boletim médico obtido pela rede de TV CNN. A emissora informou ainda que o presidente americano, Barack Obama, que está de férias no Havaí com a família, já foi informado por telefone do incidente e pediu que sejam aumentadas as precauções em todos os voos.
O motivo do ataque no dia de Natal ainda não está claro, segundo a agência AP.

Os Natais de Yeda, de Fogaça e de Lula

A governadora Yeda Crusius passa o Natal em Canela, no Palácio das Hortênsias. A noite do dia 24, confraternizou com a filha e os netos, conforme foto que ela mesma postou no seu blog http://www.blogdayeda.com/

. O prefeito José Fogaça não deixou informações sobre as férias que tirou, incluindo o Natal. Um jornal local chegou a informar que Fogaça viajou para Madrid, mas isto não ocorreu. Sua assessoria concede notícias de que ele viajou para uma praia, mas não revela o real destino. Em Florianópolis, alguns leitores desta página garantiram ter visto o prefeito na ilha.

. Lula passou o Natal em basília

Marcelo Cavalcanti: um cadáver insepulto que clama por justiça

O editor desta página quer reabrir o caso do assassinato do ex-representante do governo do RS em Brasília, Marcelo Cavalcanti. "Não foi suidício", disse ao editor o irmão de Marcelo, Marcos. A ex-mulher, Magda Koenigkan, também não acredita em suicídio.

. A versão "comprada" pela polícia e pela mídia é de que Marcelo Cavalcanti, angustiado por não querer contar ao Ministério Público Federal o que "saberia" sobre a campanha de Yeda Crusius, teria se matado, jogando-se do alto da ponte do Lago Paranoá, numa tarde quente. A primeira perícia não comprovou que Marcelo morreu afogado. Uma nova perícia foi feita, mas nunca se soube dos resultados. O caso continua cozinhando na 10a. Delegacia de Polícia de Brasília.

. O irmão de Marcelo, que tem suspeitas de que o crime é político e não tem nada a ver com o governo do RS, até pelo contrário, não consegue ser ouvido por ninguém.

. Vários delegados e promotores passaram pelo caso, que nunca saiu da 10ª Delegacia. Um caso dessa envergadura deveria ter ido para alguma delegacia especializada. Estranhamente Marcos Cavalcante não consegue ser ouvido pelos que estão presidindo o inquérito. Ninguém quer saber de sua verdade inconveniente. Nem mesmo os órgãos de mídia se prontificaram a entrevistá-lo e a ouvir seus argumento e ver os seus papéis, a relatar a sua história.

. Nesta sexta-feira, no seu blog, Nivaldo Cordeiro, de São Paulo, que acaba de conversar com Marcos e Magda, escreveu: "Um corpo boiando nas águas plácidas do Paranoá sugere automaticamente que não poderia ter sido suicídio. Toda a gente fala que “suicidaram-no”. É isso que Marcos Cavalcante me disse com todas as letras. É isso que a viúva de Marcelo, Magda Koenigkan, uma mulher bela e fotogênica, também me disse ao telefone. (Falarei dela nos próximos artigos). Diante de mim esteve Marcos Cavalcante, em um bar da Capital Federal. Marcos é um homem na faixa dos trinta anos, visivelmente angustiado e amedrontado. Uma pessoa simples, sócio de pequenas lanchonetes, atividade que lhe garante a sobrevivência. Com ele uma pilha de papéis sobre o irmão falecido. Como se eu fosse um promotor público narrou para mim, por mais de três horas, os detalhes do caso inusitado do seu irmão. Os detalhes dariam material para um romance policial do estilo de Truman Capote (A Sangue Frio). Perguntei: “Qual o seu interesse, Marcos?” Respondeu: “A verdade”.

. No seu blog, Nivaldo Cordeiro relembra os casos do ex-prefeito Celso Daniel e Toninho de Campinas, mas há mais. No RS, há o caso não esclarecido do assassinato de Milton Kruger, testemunha-chave do ex-tesoureiro da DS, Paulo Salazar, mas também os atentados contra líderes tucanos de Estância Velha, todos idenificados, presos e condenados. No texto que pode ser lido no blog http://www.nivaldocordeiro.net/, existem referências ao papel que jogaram na crise política deste ano os srs. Lair Ferst, Paulo Feijó e Luciana Genro.
DICA DE NATAL

A música a seguir foi selecionada pelo ex-prefeito de Porto Alegre, Guilherme Villela.

Stille Nacht, Heilinge Nacht (*) Noite Feliz
(*) Joseph Mohr und Franz Gruber (1816-18)

http://www.youtube.com/watch?v=oUb8ySdERKs

Noite feliz! Noite feliz!O Senhor Deus de amor,Pobrezinho nasceu em Belém,Eis na lapa Jesus nosso bem,Dorme em paz, oh! Jesus,Dorme em paz, oh! Jesus!Noite feliz! Noite feliz!Oh! Jesus Deus da luz,Quão afável é teu coração,Que quiseste nascer nosso irmão,E a nos todos salvar,E a nos todos salvar!Noite feliz! Noite feliz!Eis que no ar vêm cantarAos pastores os anjos dos céusAnunciando a chegada de Deus,De Jesus Salvador,De Jesus Salvador!
Tradução (tradicional, não literal): Gladys Michalany.

Leia dois textos analisados pelo editor e clipados aqui

CLIPPINGS

Austeridade zero em 2010
O governo do PT não fará nenhum esforço para controlar seus gastos em 2010, ano em que Lula tentará emplacar Dilma Roussef na presidência. A folha incha como nunca. Jamais, antes, neste País, houve tamanho volume de empreguismo e salários altos para os ocupantes de cargos elevados. As contas públicas já são deficitárias. A dívida pública passou de R$ 1 trilhão.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091223/not_imp486134,0.php

Vacas de presépio que se fazem de pastores
Artigo de José Nêumanne, do Estadão desta quarta-feira, página A2, conta que Lula aperfeioou a técnica que usava na época em que presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Ele usava dois companheiros, Osmarzinho e Alemão, para defenderem posições contrárias perante a massa. Observava as reações e depois ficava com a posição que registrava maior sucesso. Isto chama-se puro oportunismo político, procedimento jamais aceito pelas esquerdas, embora aplaudido, agora, pelas mesmas esquerdas.
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/12/23/vacas-de-presepio-que-se-fazem-de-pastores

Aécio é o governador melhor avaliado do Brasil

O mineiro Aécio Neves (PSDB) é o mais popular do ranking de dez governadores avaliados pelo Datafolha, em pesquisa realizada entre os dias 14 e 18 deste mês. O governador, que no dia 17 anunciou a decisão de retirar seu nome da disputa presidencial, obteve nota média de 7,5 numa escala de 0 a 10. Entre os moradores de Minas entrevistados na sondagem, 73% consideram o governo de Aécio ótimo ou bom, ante 19% que o avaliam como regular e 6% que acham péssima ou ruim sua administração.

. Yeda, na lista dos 10, é o pior governador avaliado pelo DataFolha. O jornal Folha de S. Paulo atribuiu o resultado às intensas campanhas de desestabilização movidas contra o seu governo.

LEIA toda a reportagem
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2512200902.htm

Simon e Tarso tutelam o ente errado ao criticarem o Judiciário

Editorial

O editor sempre manteve relação respeitosa com o ministro Tarso Genro e relações muito mais intensas do que respeitosas com o senador Pedro Simon. É por isto que não avança mais do que deve, na rejeição às críticas dos dois advogados gaúchos ao Judiciário, acusado de beneficiar ilegalmente o banqueiro Daniel Dantas. Ambos exercem responsabilidades públicas e por isto possuem mandatos e representação para mudar e aperfeiçoar as leis, pedra de toque de tudo o que faz o Judiciário. Não se sabe o que tenham feito para modificar a legislação que trata das ações penais e cíveis. Ao apelarem para a falácia de que rico não vai para a cadeia, Simon e Tarso pisam em falso e fazem demagogia populista e barata, ajudando a passar a percepção de que o melhor e mais eficiente dos Poderes, o Poder Judiciário, pisa na bola tanto quanto os Poderes Executivo e Legislativo, o que não é nem de longe a verdade do que ocorre no Brasil. Parodiando-os, o editor poderia dizer que ministros e senadores jamais vão para a cadeia, cometam o crime que cometerem. O pior de tudo é que os dois advogados gaúchos parecem incentivar a proposta subversiva de que vale a pena atropelar o ordenamento jurídico quando a causa é justa. Este incentivo à lei da selva é o gérmen de todas os regimes autoritários.

Dilma interna-se de surpresa para exames em São Paulo

A ministra Dilma Roussef internou-se ontem no Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, para se submeter a uma bateria de exames. Em abril, Dilma fez uma cirurgia para extração de um linfoma, no caso um câncer no sistema linfático, localizado na axila esquerda. Seguiu-se uma dura sequência de quimioterapia. Em setembro, o hospital informou que a ministra estava curada.

. O hospital, a família e o governo não quiseram informar os resultados dos procedimentos realizados em São Paulo, que eram desconhecidos até a internação.

Lula e Dilma gostariam de ver Tarso e o PT apoiando Fogaça

1. Um dos primeiros líderes sindicais com dimensão nacional que fez dobradinha com Lula foi Olivio Dutra -sindicato dos bancários do Rio Grande do Sul. Em documentário político na época da redemocratização, os dois apareceram falando ao telefone entre RS e SP, trocando ideias sobre o período. Fez sucesso. Um exemplo dessa proximidade foi a indicação de Dilma por Olivio para o ministério de Minas e Energia.

2. Quando Lula precisou do ministério das Cidades para compor a "base aliada", Olivio saiu e nem ruído se ouviu de seu desprendimento.

3. Em 2002 houve um momento de fricção entre Lula e Tarso Genro. Olivio Dutra era governador do RS e disputaria a reeleição. Surpreendentemente, Tarso Genro se apresentou à Convenção. Venceu a Olivio e foi ele -Tarso- o candidato do PT. Foi e perdeu. Lula esbravejou: tanto antes quando Tarso disputou com o governador Olivio, como quando perdeu a eleição.

4. Mesmo sendo Tarso um dos quadros mais qualificados do PT, Lula o vetou para seu primeiro ministério. Foi nomeado coordenador de um salazarista e, depois, inócuo, a conselho de desenvolvimento econômico. Só quando as feridas curaram e a pedido de muitos, Lula nomeou Tarso para Ministro da Educação e depois o transferiu para a Justiça. Recentemente Tarso ofereceu seu nome para o STF. Foi vetado.

5. Agora Lula precisava de novo de Tarso Genro no RS para compor com o PMDB. O apoio do PT ao PMDB do RS -pelos votos, popularidade do candidato e tempo de TV- transformaria a candidatura do PMDB em franca favorita. E mitigaria a vantagem que a candidatura a presidente da oposição tem no RS.

6. Se Tarso Genro desse esse exemplo, a resistência dos "companheiros e companheiras" do PT gaúcho seria minimizada. Mas não foi assim. Tarso bateu o pé e afirmou sua candidatura ao governo do RS. Lula, em campanha, não vai magoar o PMDB de lá. Ou se preferir: Lula não vai se meter na campanha gaúcha, exceção a uma focalização segmentada a Dilma.

7. Se Tarso e Dilma perderem no RS, as relações ficarão desgastadas. Se Tarso ganhar e Dilma perder, mais ainda. Se Dilma ganhar a eleição presidencial e Tarso perder, no próximo governo nacional do PT, Tarso será nomeado para adido cultural da embaixada brasileira na Guiné Bissau, Iraque, ou Afeganistão.

* Clipping do blog do ex-prefeito César Maia desta quinta-feira.

Mensagem de Natal e Ano Novo.

Prezado leitor,

Abaixo segue minha mensagem especial de Natal. É o poema sobre Fernão Capelo Gaivota, de Richard Barth. Ele representa o que sou – o que faço e o que penso sobre o papel que jogo neste mundo de Deus.

É através dele que mando meus votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos.

Esta comunidade para a qual envio diariamente a newsletter http://www.polibiobraga.com.br/ é de 192 mil assinantes. São informações disparadas diariamente, as 17h30m em ponto, e distribuídas a partir daí pela administradora de listas Dinamize. Elas também vão diariamente para o site http://www.polibiobraga.com.br/ e para os jornais O Sul, O Informativo (Lajeado), A Platéia (Livramento), Bom Dia (Erechim), O Nacional (Passo Fundo) e Ventos do Sul (Osório).

Meu trabalho é total e exclusivamente focado na mídia de Internet. Passo cada dia (todos os sete dias da semana) garimpando informações, disparando 50 ligações telefônicas em média, tomando café ou almoçando com empreendedores e políticos, pesquisando, lendo estudos, processos e documentos, abrindo 300 e-mails, vasculhando cinco jornais e 10 blogs e sites.

Não engano ninguém:

1) Tenho lado, o que quer dizer que não sou imparcial (meu lado é o estado democrático de direito e a economia de mercado com isonomia social).

2) Atenho-me rigorosamente à verdade, ferramenta principal com que trabalho. O ex-reitor da Ufrgs e cientista político Francisco Ferraz, costuma me lembrar a todo momento: "A verdade é uma ferramenta revolucionária". E é. Comprovei isto, este ano. Não é a Internet que é revolucionária, mas a ferramenta verdadeiramente revolucionária é fazer jornalismo a bordo da verdade, porque só ela é incontestável e só ela pode conduzir à vitória.

Os critérios para a disponibilização do material informativo é o da relevância, exclusividade ou diferenciação na abordagem de todos os assuntos das áreas econômica e política.

Do ponto de vista financeiro, infelizmente o mercado publicitário (anunciantes e agências) prossegue sem entender direito a mídia Internet. Esta mídia está fora totalmente das programações publicitárias de organizações aparentemente contemporâneas, como são os casos da Assembléia do RS e da OAB, apenas para citar dois exemplos. No RS, caminha-se também aqui na contramão do mundo econômica e socialmente civilizado, já que sequer números cientificamente tabulados conseguem ser interpretados pelo mercado publicitário local.

Aproveito para agradecer aos parceiros que nos ajudaram a fazer este trabalho durante o ano de 2009: Safe Park, Simers, Forjs Taurus, Prefeitura de Porto Alegre, CDL, Forma Incorporadora, Escritório Scalzilli, Joal Teitelbaum, Senac, Ibravin, Senar, Teu Bilhete, Cervo Advogados, GVT, XP Investimentos, Banrisul, Fibria, Getmax, ABRH, Biermarkt e Dbtrans.

De qualquer modo, este foi seguramente o melhor ano de todos os 40 anos do meu trabalho como jornalista e homem público, porque ajudei a reconstruir e construir verdades, desconstruindo além disto algumas farsas políticas monstruosas. A repercussão e reação a este trabalho, diz tudo sobre sua relevância em 2009.

O ano terminou bem.

Feliz Natal e Bom Ano Novo.

Polibio Braga.

CLIQUE AQUI para ler o poema Fernão Capelo Gaivota. (Arquivo de Powerpoint)

Stihl transfere fabricação de 50 mil motosserras por ano para a Alemanha

A Stihl (moto-serras e ferramentas), instalada em São Leopoldo, RS, resolveu transferir boa parte da sua produção para a matriz, na Alemanha, alegando defasagem cambial (real valorizado demais) e carga tributária, mas também pensando em gerar empregos no seu País (a Stihl não admite isto publicamente). Serão 50 mil motosserras que seriam produzidas no Brasil e exportadas.

Leia a nota sobre o assunto, na sua versão em alemão (nesta página, no lado direito, há ferramenta para tradução):

Stihl-Motorsägen
Produktion nach Waiblingen

Waiblingen - Der Motorsägenhersteller Stihl holt einen Teil der Motorsägen-Produktion von Brasilien nach Deutschland. Im Laufe des nächsten Jahres werde die Fertigung von rund 50.000 Motorsägen in die Waiblinger Werke verlagert, kündigte Vorstandschef Bertram Kandziora an. Dafür nutze das Unternehmen die Möglichkeiten seines eigenen weltweiten Fertigungsverbunds.
"Unser Motiv war nicht, die Kostensituation von Stihl zu optimieren, sondern die Beschäftigungssituation in Deutschland zu stabilisieren", erklärte der Manager den Schritt. "Mit dieser Maßnahme bekennt sich das Unternehmen einmal mehr zum Standort Deutschland und sichert hierzulande Arbeitsplätze", betonte Kandziora. "Unsere Wettbewerber verlagern ihre Produktion gerade vor allem in Billiglohnländer. Bei uns ist das momentan nicht der Fall." "Natürlich kostet eine solche Regelung auch mal etwas", sagte der Manager. "Bei dieser Produktionsverlagerung haben wir aber keine Kostennachteile."Als einen Grund nannte der Vorstandsvorsitzende den wiedererstarkten brasilianischen Real. "Dadurch leidet die Wettbewerbsfähigkeit im Export. Im konkreten Fall kommen noch Nachteile wie Fracht, Zoll und Steuern hinzu. Diese Nachteile umgehen wir mit der Verlagerung."Der Motorsägenhersteller hat konzernweit knapp 11.000 Beschäftigte. In Deutschland sind es fast 4000 Mitarbeiter. 600 Stellen wurden nach Angaben des Managers seit Beginn der weltweiten Wirtschaftskrise im Konzern abgebaut. "In Deutschland haben wir befristete Arbeitsverhältnisse auslaufen lassen und vor allem die Zeitkonten reduziert", sagte der Manager.Stihl hatte zuvor bereits rund 100.000 Motoreinheiten von den USA und Brasilien zur Beschäftigungssicherung zurück nach Deutschland geholt.

PMDB anuncia que sairá do governo Yeda em janeiro

O presidente do PMDB do RS, senador Pedro Simon, anunciou que o Partido deixará em janeiro os cargos que ocupa no governo Yeda Crusius. O PMDB detém cargos importantes, mas os principais são as secretarias da Habitação, Desenvolvimento e Saúde, além das presidências do Banrisul e da Corsan.

. Simon avisou que não fica bem disputar o Piratini contra Yeda e manter posições no seu governo.

Dívidas de empresas gaúchas com o fisco estadual agora pagam juros com taxa Selic

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira projeto de lei que reduz os juros que corrigem as dívidas tributárias das empresas com o governo do Estado.

- A partir de 2010 será utilizada a correção pela taxa Selic, que vem se mantendo abaixo de 1% ao mês.

. A medida atendeu a uma reinvindicação da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, encaminhada pelo deputado federal professor Ruy Pauletti (PSDB) à governadora Yeda Crusius há duas semanas.

. Na correspondência de duas laudas, elaborada pela CIC, argumentava-se que a correção adotada atualmente utiliza como parâmetro juros de 1% ao mês, mais a variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF). Valores de um tempo em que a inflação era elevada, penalizando as empresas, que vêm encontrando dificuldades em quitar seus débitos com o Fisco, argumentou a CIC.

CLIQUE AQUI para examinar o balanço de final de ano que fez o governo gaúcho sobre as finanças públicas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/