Carta Capital presta serviços ao PT e ao PSOL com denúncia requentada contra Yeda.

O máximo que a oposição conseguiu armar contra o governo tucano gaúcho no final de semana, foi uma reportagem requentada na desmoralizada revista Carta Capital, que se colocou a serviço do governo do PT há pelo menos seis anos. PT e PSOL ficaram desolados com a incompetência dos repórteres da revista, mas a rede local de intrigas inundou a Web com reproduções infiéis.

. O reparte local teve direito a foto redesenhada em fotoshop de Yeda, numa capa encomendada apenas para o RS.

. A reportagem requentada, sem nada de novo, nem aparece na edição nacional.

- Há três semanas, o jornalista Mino Carta, que criou a Carta Capital, resolveu abandonar o posto. As informações de que amigos do ex-ministro Luiz Gushikin teriam comprado a revista, não foram confirmadas pelo editor.

CAPA - A capa da nova edição está ao lado. Se você comprar a revista para ler a reportagem, vai constatar que o mesmo rosário de denúncias é repetido, sem prova alguma. O jornalismo marrom de Carta Capital difere muito do jornalismo investigativo de Veja desta semana, que comprova com fac similes toda a zorra existente sob os narizes de Lula e sobretudo do ministro Tarso Genro, no caso as investigações ilegais da Operação Satiagraha.

. Desista de encontrar o texto na Internet. Ele não se encontra no site da revista e nem mesmo os amigos da Carta Capital queiseram reproduzir nada, porque seriam desmascarados pela montagem.

Saiba como o governo inverte o jogo no caso da denunciação caluniosa do PSOL

Será nesta segunda-feira a tarde a reunião agendada entre a governadora Yeda Crusius e o procurador Geral da República, Luiz Fernando de Souza.

. A agenda da reunião é incomum e poderá resultar num duro golpe à armação iniciada pelo PSOL do RS no caso da denunciação caluniosa contra Yeda, empresários e PSDB, realizada há duas semanas, envolvendo uso de caixa 2 e recursos públicos. O PSOL até hoje não apresentou provas e tem repetido que elas estão no Ministério Público Federal, mas o MPF não ajuda a esclarecer o que tem e o que não tem em seu poder. Na segunda-feira da semana passada, pressionado pelo ex-secretário Aod Cunha, o MPF expediu uma certidão mitigada em favor de Aod, restrita à comarca de Porto Alegre, prometendo para mais tarde a emissão de uma certidão mais ampla. Surpreendentemente, na quinta-feira, um dia depois do anúncio de Yeda de que iria ao procurador Geral, em Brasília, o MPF do RS chamou Aod para entregar-lhe nova prova de inocência.

- Além de inverter a mão no jogo político que a prejudica nesse caso do MPF, o governo também resolveu endurecer o jogo com a Polícia Federal do RS. É que o governo avisou que vai acompanhar as novas investigações que serão feitas no Estado, exatamente sobre a denunciação caluniosa do PSOL.

Por que se cala Feijó ?

OPINIÃO DO LEITOR

Polibio: a Kroll não é aquela empresa contratada pelo vice-governador para montar dossiês contra o Banrisul e contra a Yeda? Márcio Marins, Caxias do Sul, RS.

Depois que foi flagrado inúmeras vezes em reuniões com a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas, o vice-governador Paulo Feijó tem evitado falar e quando fala tem evitado esclarecer qual o papel que jogou nas denúncias feitas pelo PSOL contra a governadora Yeda Crusius, empresários locais e o PSDB. Ruas e Genro deixaram claro que discutiram a questão com Feijó. O vice-governador já havia avisado a interlocutores, inclusive ao ex-chefe da Casa Civil, Cesar Busatto, que tinha vários dossiês contra autoridades estaduais. O que se sabe é que ele chegou a contratar a Krol para ajudá-lo na montagem dos dossiês. Feijó é muito rico e pode fazer o que quiser do seu dinheiro.

- No ano passado, nenhuma autoridade estadual ou federal exigiu de Feijó as fitas que gravou traiçoeiramente do diálogo que teve com Cesar Busatto, como também nada lhe foi exigido sobre a informação passada a Busatto de que possuía outros dossiês. O caso se repete agora. O vice-governador tem a obrigação legal de vir a público e mostrar o que tem, correndo o risco de cometer crimes de prevaricação ou ocultação de provas. O que não se sabe é quem terá coragem de botar o guiso no pescoço do gato.

PP não quer que Pavan receba Zé Dirceu na Assembléia do RS

- Lula só não pediu ainda a anistia de Zé Dirceu porque o ex-ministro iria incomodá-lo muito, assediando-o para voltar ao governo, mas fará isto no ano que vem. Lula articulará a anistia, que incluiria todos os bandidos do Mensalão. Anote e cobre.

O ex-ministro José Dirceu passa o domingo em Canoas e Bento Gonçalves, cumprindo uma agenda política (em Bento, também de turismo) com companheiros seus do PT e nesta segunda-feira visitará o presidente do Partido, Olívio Dutra, que até agora não esteve em nenhum evento programado para apoiá-lo. Não se sabese Olívio permitirá fotos.

. A visita do chefe do Mensalão ao presidente da Assembléia, nesta segunda, está sendo questionada por lideranças de vários Partidos, maso deputado Jerônimo Goergen, presidente do PP, foi o único que tomou posição pública contrária à reunião de Ivar Pavan, o presidente, e Zé Dirceu.

. Neste sábado a noite, o ex-ministro falou no aniversário de Paulo Ferreira, tesoureiro nacional do PT, sucessor de Delúbio (Delúbio não esteve na festa) e agradeceu o apoio do povo gaúcho. Ele não quis comentar as novas denúncias contra o tipo de lobby que faz para ajudar empresas junto ao governo federal do PT, extraidas de escutas e campanas ilegais levadas a efeito pelo delegado ProtógenesQueiroz (leia a seguir).

. Paulo Ferreira, tesoureiro do PT, disse que quer se eleger deputado federal pelo RS para pedir anistia para Zé Dirceu. A idéia é pedir anistia para todos os 40 quadrilheiros do Mensalão que foram denunciados e são réus no processo em curso no STF.

LEIA o protesto de Goergen e a programação de Dirceu, domingo e segunda, em Porto Alegre:

Prezado Polibio
O RS recebera a visita de Jose Dirceu nesta semana. Minha posição levada ao Presidente da AL Dep Pavan:-entendo ser um equivoco o mesmo ser recebido pelo Presidente da instituição que representea 55 Parlamentares. O PT se quer recebe lo o faça no entanto nao admito dar aval para quem alem de nao representa nada esteve no epicentro do maior episodio de corrupção deste pais o mensalao, motivo pelo qual deixou o ministerio e teve direitos politicos cassados.Espero bom senso do Presidente e creio que revisara sua posição atendendo em nome da historia do Parlamento gaucho evitando este constrangimento e nao cometendo este erro.

Pograma
do chefe do Mensalão no RS

DOMINGO 9h30, em Canoas - Encontro com Paulo Paim, Marco Maia e Jairo Jorge. 17h, em Bento Gonçalves. Segunda, 11h, em Porto Alegre - Executiva estadual do PT, 12h, em Porto Alegre - Almoço na Churrascaria na Brasa com líderes políticas. 14h, presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT). 16h, em Porto Alegre - Embarca no Aeroporto Salgado.

- Na visita ao presidente da Assembléia, não está prevista nennhuma visita dos caras-pintadas ligadas aos movimentos estudantis, porque alguns deles, como a UNE, tornaram-se aparelhos do governo do PT, onde se alimentam de fartas verbas públicas. O caso dos mensaleiros não emociona a UNE.

Governo busca respaldo no STF para frear MST

Clipping
Jornal O Estado de S.Paulo
08 de marco de 2009

Diante da impopularidade cada vez maior das ações violentas do Movimento dos Sem-Terra (MST), aliado natural do PT, e do temor de que isso afete a imagem eleitoral do governo Lula, o Palácio do Planalto está buscando junto aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um aval para confrontar os sem-terra e combater as invasões de propriedades. O pedido de respaldo jurídico é um ato político porque o governo já tem instrumentos legais para não vistoriar terras invadidas nem assentar trabalhadores rurais que participem de invasões.

. A ideia do Planalto é usar a decisão do Supremo como justificativa para apresentar eventuais ações anti-invasões do MST como decisões inevitáveis, a mando do Judiciário. As ameaças de novas invasões feitas desde o fim do ano passado pelos líderes do MST - para comemorar os 25 anos do movimento (janeiro de 1984-janeiro de 2009) - levaram o advogado-geral da União (AGU), José Antonio Dias Toffoli, a fazer um pedido recente ao Supremo.

CLIQUE aqui para ler a materia completa.

TCU aponta desvio em convênios com MST

Auditorias do Tribunal de Contas da União detectaram irregularidades em convênios entre o governo federal e entidades ligadas ao MST e apontam desvio de pelo menos R$ 20 milhões. Os auditores concluíram que não houve controle do dinheiro, que falta prestação de contas e que, em alguns casos, o dinheiro pagou projetos que não estavam previstos no contrato.

Em campanha, Dilma anuncia casa com prestação zero para a baixa renda

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) anunciou ontem, no interior da Bahia, que o novo programa de habitação do governo federal não vai cobrar nada de quem tem renda zero. "Quem não puder pagar nada não pagará nada. Mas haverá um esforço para todo mundo contribuir, nem que seja simbolicamente, com a prestação", disse em discurso em Feira de Santana (BA) após visitar construção de casas populares do PAC na periferia.

. Num palanque improvisado no canteiro de obras, a ministra pediu, ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que os prefeitos deem início ao cadastro do público-alvo do programa: famílias com renda entre até dez salários mínimos que vivem de aluguel. Amanhã, ela se reúne com prefeitos de capitais e de grandes cidades para discutir o programa de construção subsidiada de 1 milhão de casas em dois anos.

. Pré-candidata a presidente, indicada por Lula, a ministra Dilma Rousseff ja visitou 43 obras do PAC, 26 delas programadas para serem inauguradas ao final deste ano ou ao longo de 2010. Foram 30 viagens em 12 meses.

Em busca de apoio, Lula cria 35 embaixadas desde 2003

Com a retórica da busca por maior visibilidade nas relações internacionais, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou 35 embaixadas desde 2003, a maioria na África. Segundo o Itamaraty, a forte presença no exterior sinaliza o desejo do país de "jogar um jogo mais graúdo" no comércio e nos organismos internacionais.

PT tem diretores em 7 dos 10 maiores fundos

O "DNA político" dos 43 dirigentes dos grandes fundos de pensão estatais brasileiros mostra uma forte relação com partidos políticos, notadamente o PT, sendo que um dos elementos dessa ligação pode ser medido objetivamente: 56% desses diretores fizeram doações financeiras a candidatos nas últimas quatro eleições. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, foi o destinatário de quase um terço delas.

. O jornal Folha de S.Paulo entrevistou deputados, senadores e sindicalistas para traçar uma radiografia das diretorias executivas dos dez maiores fundos de pensão de estatais federais, que reúnem R$ 218 bilhões em suas carteiras de investimento -53% do total controlado pelos 278 fundos, privados e públicos.

Presidente da CPI dos Grampos diz que pedirá prorrogação

O presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), vai pedir a prorrogação dos trabalhos da comissão por 60 dias para que os parlamentares tenham tempo de analisar os documentos sobre o inquérito da Polícia Federal que investiga possíveis abusos do delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha. O material chegou à CPI na noite de quinta-feira, enviado pela Justiça Federal de São Paulo, e, segundo Itagiba, ficará lacrado até terça-feira, quando o deputado estará de volta a Brasília.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/