Dignitário petista não pode mais sair na rua: ex-ministro Padilha é de novo hostilizado em restaurante de SP.

O ex-ministro da Saúde do governo Dilma, Alexandre Padilha, foi novamente hostilizado em São Paulo, e de novo num restaurante.

CLIQUE AQUI par ver e ouvir tudo.

Padilha, xingado de “Ladrão!",  é o secretário de Saúde de São Paulo.. Aconteceu na tarde desta sexta-feira, no restaurante Aldeia, no centro de São Paulo.
Segundo um dos clientes afirmou à reportagem da Folha, os protestos começaram quando o ministro se incomodou com o fato de que estava sendo fotografado tomando uma cerveja.  Inicialmente, só um pequeno grupo se manifestou, mas, depois, consta, o repúdio ao petista se generalizou.
Em maio, o ex-ministro já tinha sido hostilizado. 

Lojas Renner, Padre Chagas, 16h13min: apenas três clientes nos dois andares

16h13min desta sexta-feira, a nova e elegante loja de rua das Lojas Renner na Padre Chagas, Porto Alegre, visitada pelo editor, contador em punho:

- Apenas três clientes nos dois andares. 

Teori Zavascki autoriza PF a ouvir Lula no Lava Jato

O ministro Teori Zavascki, STF, acaba de autorizar a Polícia Federal a ouvir o ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato.

O pedido foi encaminhado por Rodrigo Janot, PGR.

Lula não tem direito a foro especial.

O pedido ao STF deu-se por que Lula será ouvido como testemunha de processos que correm contra políticos e autoridades com foro privilegiado e por isto respondem a processo no STF.

Maiojama adia de novo a entrega do seu empreendimento Trend Nova Carlos Gomes

A Maiojama avisou hoje seus clientes que adiou pela segunda vez a data de entrega do seu empreendimento Trend Nova Carlos Gomes, que não será mais entregue em dezembro, mas apenas em setembro do ano que vem.

As obras das três torres foram interditadas por oito meses e só foram retomadas depois de demanda judicial.

A Maiojama é uma das maiores construtoras do RS e pertence à mesma família que controla a RBS.

Cunha diz que não tem conta na Suiça e que vazamentos são orquestrados por Dilma e pelo PT

O deputado Eduardo Cunha reafirmou esta tarde que não tem conta bancária na Suiça. Ele atribui as denúncias a uma orquestração do PT e do governo Dilma.

NOTA À IMPRENSA
Com relação às notícias veiculadas acerca de supostas movimentações financeiras no exterior, atribuídas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, esclarecemos:
1)    O presidente desconhece o teor dos fatos veiculados e não tecerá comentários sem ter acesso ao conteúdo real do que vem sendo divulgado. Assim que tiver ciência, por meio de seus advogados, o presidente se manifestará.
2)  O presidente reitera o teor do seu depoimento prestado a CPI da Petrobrás de forma espontânea.
3)   O presidente reafirma seu posicionamento na nota divulgada no dia 20 de agosto de 2015 onde entre outras observações, destacou:
"Também é muito estranho não ter ainda nenhuma denúncia contra membro do PT ou do governo, detentor de foro privilegiado."
"À evidência de que essa série de escândalos foi patrocinada pelo PT e seu governo, não seria possível retirar do colo deles e tampouco colocar no colo de quem sempre contestou o PT, os inúmeros ilícitos praticados na Petrobrás."
4)    Diante desses fatos causa muita estranheza a divulgação seletiva de notícias visando unicamente constranger o presidente da Câmara, em contrapartida ao silêncio sobre fatos graves que não foram objeto de divulgação alguma.
Refutamos a tentativa contínua de transformar o presidente da Câmara no principal foco da investigação.
5)  O presidente continua absolutamente tranquilo realizando seu trabalho com a mesma lisura e independência, confiando plenamente na isenção e imparcialidade do Supremo Tribunal Federal.

Eis as 18 razões pelas quais o ministro Nardes quer que o TCU rejeite as contas de Dilma

O ministro Augusto Nardes, relator de processo que avalia o balanço da União, recomendou aos colegas do Tribunal de Contas da União (TCU) que deem parecer pela rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff em 2014.

Eis como é que o site UOL acaba de avaliar o parecer que o ministro vazou esta tarde (o site usou informações de repórteres do jornal "O Estado de S. Paulo"):

A proposta consta de documento distribuído por ele aos gabinetes da corte e obtido pela reportagem. Nardes listou 18 motivações principais para sugerir a rejeição.

O TCU apreciará na próxima quarta-feira as contas de Dilma. Os demais ministros vão avaliar se seguem ou não a proposta de Nardes. Eventual parecer adverso ao Planalto pode desencadear um processo de impeachment da presidente no Congresso por suposto crime de responsabilidade, patrocinado pela oposição e setores rebelados da base aliada.

Anualmente, o TCU avalia as contas do governo. O parecer aprovado em plenário é enviado para julgamento do Congresso, ao qual cabe reprová-las ou aprová-las.

Para formular sua proposta, Nardes se embasou na análise de técnicos da Secretaria de Macroavaliação Governamental (Semag), que se debruçaram nos últimos dois meses sobre os argumentos de defesa do governo, mas não acolheram a maioria deles.

O relatório dos auditores diz que em 2014 houve "comprometimento do equilíbrio das contas públicas em razão de irregularidades graves na gestão fiscal", com inobservância de princípios constitucionais que regem a administração pública federal, normas que regem a execução do Orçamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em comunicado enviado aos demais ministros, Nardes explicou que cabe a reprovação das contas "devido à relevância dos efeitos das irregularidades relacionadas à execução dos orçamentos, não ilididas pelas contrarrazões" apresentadas por Dilma. As contas, segundo ele argumentou, "não estão em condições de serem aprovadas, recomendando-se sua rejeição pelo Congresso Nacional".

Uma das irregularidades confirmadas são as "pedaladas" fiscais, reveladas em reportagens publicadas pelo jornal "O Estado de S. Paulo" a partir de julho de 2014.

Essas manobras consistiram em atrasar recursos do Tesouro Nacional para bancos públicos pagarem despesas obrigatórias de programas sociais.

Com isso, as instituições tiveram de usar dinheiro próprio para arcar com as obrigações. Para o TCU, a prática configura que houve empréstimos indevidos dos bancos ao governo, que é seu controlador, além de ter mascarado resultados do governo em alguns períodos. O TCU pontuou ainda que esses "empréstimos", no total de R$ 37,5 milhões, não foram devidamente registrados pelo governo.

Estratégia
Autoridades do tribunal ouvidas pela reportagem avaliam ser muito difícil reverter a tendência pela rejeição em plenário, tendo em vista a análise contundente apresentada pelos técnicos da corte e a posição do relator. Os ministros devem se reunir às vésperas da apreciação, na quarta-feira que vem, para discutir uma eventual posição unânime a respeito.

O governo avalia estratégias para atrasar o envio do parecer ao Congresso, o que inclui eventuais recursos ao próprio TCU ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Uma delas é pedir o impedimento do relator por suposta antecipação de voto em entrevistas à imprensa e em palestras país afora.


Nardes elencou 18 motivações principais para sugerir a rejeição. No documento, sustenta que houve, por exemplo, falhas no registro de passivos judiciais, da Previdência Social e dos militares; subavaliação de restos a pagar no montante de R$ 185 bilhões; falhas de avaliação do patrimônio público, a exemplo de imóveis da União; e deficiências no registro de renúncias de receita. Em 2014, o governo abriu mão de arrecadação ao conceder incentivos a vários setores.

91% dos paranaenses acham que a crise econômica é muito grave

91% dos paranaenses ouvidos pelo Instituto Paraná Pesquisas sabem perfeitamente que vivem sob grave crise econômica no Brasil.

É um número alto.

Os dados são desta semana.

Apenas 5,2% dos entrevistados acham que a crise econômica não é tão grave assim.

O curioso na pesquisa é que 87,2% acham que a crise econômica é também muito grave no Paraná, mas quando chamados a dizer se ela é pior ou mais benigna do que a brasileira, as respostas são no mínimo curiosa. Leia:

A do Brasil é pior, 32,1%
A do paraná é pior, 23,6%

Mas 42,4%, o maior número, consideram que é tudo igual.

Intelly fará recadastramento dos 30 mil assinantes da newsletter diária do editor

O editor tem disponibilizado diariamente seus comentários de video no Youtube, conforme imagem que está postada aí acima.

Nos arquivos do Youtube, você pode ter acesso a exposições anteriores.

Caso o leitor queira interagir, basta buscar a ferramenta de opinião, mas também pode usar o e-mail polibioadolfobraga@ig.com.br

O antigo e-mail do editor, do Uol, não existe mais, uma vez que ele foi demitido por problemas técnicos que a empresa não conseguia resolver.

Nas próximas semanas, o editor remeterá e-mails marketings para seus 30 mil assinantes de newsletter, visando buscar atualização de cadastros e melhor interatividade. O serviço é da Intelly, contratada pelo editor justamente para isto.

Os leitores que quiserem se cadastrar paraa receber newsletters diárias, devem preencher o campo de assinantes desta página. Em seguida, receberão pedido de confirmação emitido pelo próprio Google. Como a carta irá em inglês, será preciso prestar atenção. As assinaturas são gratuitas.

Pixuleco recebe Lewandowski nas Alagoas. Ele não gostou e foi embora.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, protagonizou cena inusitada em Maceió, esta manhã. É que ao deparar com espectadores vestindo camisetas de apoio ao juiz Sérgio Moro e com bonecos Pixuleco nas mãos, ele resolveu não entrar no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Lewandowski assinaria ali um termo de cooperação técnica.

A recusa do presidente do STF criou constrangimento.

Os atos tiveram que ser assinados sem cerimônia.

PMDB amplia força dentro do governo e fica com sete ministérios de Dilma

final da manhã desta sexta-feira a redução de oito ministérios. 

Segundo Dilma, no novo desenho da equipe, o PMDB teve ampliado de seis para sete o número de pastas. Entre os ministérios que o partido passa a comandar estão o da Saúde, com o deputado Marcelo Castro (PI), e o da Ciência e Tecnologia, com Celso Pansera (RJ). A Secretaria da Pesca foi para Agricultura.

O Gabinete de Segurança Institucional perdeu o status de ministério, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos será extinta. A Secretaria-Geral se uniu à de Relações Institucionais e passa a ser chamada Secretaria de Governo, que vai ser responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Ministério das Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos, com a fusão das secretarias de Direitos Humanos; de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para Mulheres.

Os novos ministros:

Ricardo Berzoini - Secretaria de Governo
Miguel Rossetto - Ministério do Trabalho e Previdência Social
Nilma Lino Gomes - Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
Marcelo Castro - Ministério da Saúde
Aloizio Mercadante - Ministério da Educação
Jaques Wagner - Casa Civil
Aldo Rebelo - Ministério da Defesa
Celso Pansera - Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação
Helder Barbalho - Secretaria de Portos

André Figueiredo - Ministério das Comunicações

Riachuelo abre âncora no Barra e mais duas lojas em Porto Alegre

A âncora que era ocupada pela C&A no BarraShoppingSul, Porto Alegre, irá para as Lojas Riachuelo, que abrirá as portas no dia 12.

Outras duas lojas ocuparão os prédios onde funcionavam a Mesbla e a Manlec, no centro da Capital.

Governo já tem votos para aprovar redução dos valores das RPVs

O governo Sartori já tem votos suficientes para reduzir de 40 para 10 o total de salários mínimos objeto de RPVs.

A votação sairá na terça-feira.

Hoje, em nota paga nos jornais, a OAB chamou o projeto de "outro calote do governo estadual".

Essa gente safada que pede a cabeça de Cunha, poupa as cabeças de Lula e de Edinho

A troika do mal. - 


O jornalista Reinaldo Azevedo, Veja, nem de longe faz a defesa do deputado Eduardo Cunha, mas cobra coerência dos deputados, políticos e jornalistas safados que pedem a cabeça do presidente da Câmara e nem de longe assinam sequer uma linha para exigir cadeia para Lula e Edinho, denunciados como bandoleiros que patrocinaram e receberam propinas milionárias, tudo pela voz de uma dúzia de delatores ouvidos na Lava Jato.

Eles também poupam Dilma, que volta e meia é até tratada como vítima e não como algoz.

Leia tudo:

O que mais me encanta em setores da imprensa é a lógica dos sacripantas petistas disfarçados de puros e isentos. Eles querem a cabeça de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. E olhem aqui: se confirmado que as tais contas na Suíça, que ele dizia não ter, são mesmo suas, eu também quero. E digo assim, com todas as letras. Cunha, um excelente presidente da Câmara, não é da minha turma. Eu não tenho turma.

Mas por que esses mesmos não pedem a cabeça de Edinho Silva, contra quem já há um inquérito aberto? Mensagens de WhatsApp trocados por Ricardo Pessoa com um diretor da UTC sugerem com muita clareza que as doações feitas pelo empreiteiro para a campanha de Dilma à reeleição saíram da conta-propina. Ora vejam vocês: então Eduardo Cunha, o peemedebista, no texto dos sacripantas, merece ser enforcado, mas Edinho continua no ministério — e, agora, atenção!, não apenas como um dos homens fortes da presidente, mas também de Lula?

Eis a lógica petralha na sua mais explícita e arreganhada pureza asquerosa. Cunha, então, mereceria o paredão porque, afinal de contas, se tem mesmo aquela dinheirama toda, ele a teria roubado dos cofres públicos em proveito próprio.

A ser verdade o que se diz de Edinho Silva, não foi para se beneficiar que ele teria extorquido Ricardo Pessoa, mas para financiar o partido. Eis o escarro que passa para a história como a moralidade petista: o roubar para si faz os ladrões; o roubar para o partido, os heróis.

Se Eduardo Cunha não conseguir evidenciar que as tais contas não são suas, acho que ele tem de deixar, sim, a presidência da Câmara — ou, então, de chamar, quando menos, de mentirosos o governo e o Ministério Público da Suíça. Como está, a coisa não pode continuar. Mas é impressionante que, na reforma ministerial de Dilma, feita para evitar o impeachment, Edinho continue como um dos homens fortes da República, agora amparado também por Luiz Inácio Lula da Silva.

E eis que Lula surge como o condestável da República e figura forte da reforma no dia em que vem a público a informação de que uma MP assinada por ele em 2009 foi objeto de uma frenética mobilização de lobbies, que acabou encontrando, por uma dessas vicissitudes do destino que sempre marcam o petismo, um de seus filhotes.

Ora bolas! Chega a ser meio nojento ler, na pena de alguns “coleguinhas” da imprensa, o regozijo com o fato de Lula ser a mão que balança do berço da reforma, como a dizer: “Ah, finalmente, o governo volta para as mãos de profissionais”.

Bem, eu não tenho dúvida de que Lula, de fato, é um profissional em certas artes nas quais Dilma ainda é amadora, se é que vocês me entendem.

Não! Cunha, um excelente presidente da Câmara, reitero, não é o meu guia moral. Se não conseguir explicar a história das contas, digo: tem de renunciar ao posto de comando na Casa — não estou me referindo ao mandato. Mas e Edinho Silva? Vai continuar lá, como se a delação de Ricardo Pessoa não existisse?

Então há vigaristas na imprensa que aplaudem a prisão de empreiteiros — inclusive a do próprio Pessoa, que já foi em cana —, mas acham legítimo que um dos alvos da delação permaneça como figura forte do governo?

Essa gente perdeu a vergonha de vez?


Não é para responder. A pergunta é meramente retórica.

Artigo, Alexandre Schwartsman, Folha - Chame o ladrão

Flagrado, o larápio esperto apela para o tradicional berro de "Pega ladrão!", na esperança de se safar no meio da confusão, deixando que outro pague pelo seu crime.

A mesma ética exemplar pode ser encontrada na tentativa recente de economistas vinculados ao PT de atribuir as atuais dificuldades enfrentadas pelo país à suposta austeridade fiscal, deixando de lado sua responsabilidade pelas políticas que, ao final das contas, jogaram o país na crise.

Segundo esse pessoal, nada justificaria a reversão da política econômica adotada a partir deste ano. A que eles propõem, portanto, é essencialmente a mesma que guiou o país no primeiro governo Dilma: expansão do gasto, redução na marra da taxa de juros e intervenção pesada do governo no domínio econômico.

Não por acaso, muitos dos autores da atual proposta são os mesmos que manifestaram apoio à reeleição da presidente no ano passado, embora tenham tentado se passar por críticos da política econômica quando a coisa ficou feia.

Aparentemente, inflação superior a 6% ao ano, mesmo com preços reprimidos, não seria motivo de preocupação. Nem, é claro, um deficit externo que superou US$ 100 bilhões no ano passado, e muito menos o virtual desparecimento do superavit primário do setor público, que por muitos anos havia se mantido na casa de 3% do PIB, mas que em 2014 se transformou num deficit (oficial) de 0,6% do PIB —enquanto estimativas de especialistas sugerem que, descontadas as "pedaladas", o número verdadeiro teria se aproximado de 1,5% do PIB.

Da mesma forma o crescimento da dívida pública de quase 10 pontos percentuais entre 2010 e 2014 não mereceria qualquer reparo.

Deixa-se convenientemente de lado o fracasso do crescimento no período, quando o PIB se expandiu a pouco mais de 2% ao ano, atribuído à "crise internacional", muito embora o crescimento mundial tenha se mantido praticamente inalterado (3,6% ao ano) e a relação entre os preços das exportações e importações brasileiras tenha sido simplesmente o mais favorável desde 1978, pelo menos.

A verdade que os punguistas econômicos querem esquecer é que as políticas que defenderam então, e que agora pedem de volta, colocaram o país numa situação insustentável.

Sua manutenção poderia até adiar o encontro com a realidade por mais um ano ou dois, mas apenas à custa do aprofundamento das distorções que se acumularam nos últimos anos: inflação mais alta, dívida em crescimento e déficits externos ainda maiores.

Note-se que isso provavelmente não conseguiria impedir a recessão. De fato, como notado pelos economistas que fazem parte do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos, a recessão se iniciou em meados do ano passado, muito antes de qualquer discussão sobre a possibilidade de alteração da tal Nova Matriz Macroeconômica.

Em particular, o investimento, variável-chave para o crescimento sustentável, vem em queda desde 2013, e acumulava retração de quase 8,5% quando os punguistas louvavam a política em vigor.


O que eles hoje recomendam é exatamente o que nos trouxe à situação lastimável em que estamos. Confesso que, apesar disso, meu lado cruel adoraria tê-los de volta no comando da política econômica. Seria péssimo para o país, mas divertidíssimo vê-los chamando o ladrão quando o caos se instalasse de vez.

Lula nem esperou por 2018 para voltar ao governo

A colunista Eliane Cantanhêde, "O Estado de S. Paulo",  informou hoje que “o dilmista” Aloizio Mercadante saiu da estratégica Casa Civil e ganhou a Educação como prêmio de consolação, enquanto “o lulista” Jaques Wagner saiu da Defesa para a Casa Civil, como o mandachuva da articulação política.

A jonalista destaca, no entanto, avisou claramente:

- Lula já não está mais acima do bem e do mal, como sempre esteve, nem mais tão por cima da carne seca assim, como estava ao descer a rampa do Planalto.

Produção industrial despencou 1,2% em agosto

Trata-se do pior resultado para o mês desde 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira; na comparação com agosto de 2014, a produção caiu 9,0%, pior resultado da série para os meses de agosto nessa base de comparação

Novo ministério já está pronto. PDT volta ao governo, PMDB ganha sete ministérios, PT perde espaço. PP, PSD e PR também foram contemplados.

A presidente Dilma Rousseff concluiu na noite desta quinta a reforma ministerial que anunciará na manhã desta sexta em solenidade com os novos ministros. O atual secretário-geral da Presidência, Miguel Rossetto, da corrente Democracia Socialista do PT, vai comandar a pasta de Trabalho e Previdência, que foram fundidas; Tereza Campelo continuará comandando Desenvolvimento Social; Benedita da Silva assume a nova pasta da Cidadania; Patrus Ananias fica em Desenvolvimento Agrário. O PMDB ganhou sétima pasta, que será a de Ciência e Tecnologia, a ser ocupada pelo deputado Celso Pansera, mas a maior conquista dos peemedebistas, entretanto, foi a Saúde, a ser ocupada pelo deputado Marcelo de Castro. Com André Figueiredo nas Comunicações, Dilma reconquistou o PDT. Mantiveram as pastas que já ocupavam PP, PSD e PR

Opinião do editor - Empresas offshores uruguaias não abrem nomes e operam livremente no Brasil

Ao contrário da Suiça, as leis brasileiras não exigem que empresas offshores identifiquem seus controladores e nem exigem que listem seus beneficiários.
O editor possui contratos registrados na Junta Comercial do RS, que comprovam que empresas offshores registradas no Uruguai, não fornecem nomes de controladores, usando apenas procuradores locais para representar seus interesses. São estes procuradores os que abrem contas, participam do controle de novas empresas, efetivam registros na Junta e buscam CNPJs, inscrições estaduais e municipais, sem que em momento algum listem os nomes dos reais proprietários das offshores uruguaias, geralmente controladas por empreendedores locais que buscam proteger seus patrimônios e de suas famílias. 
Segundo documentos que o editor apurou na Junta Comercial, na Receita Federal e na Receita Estadual, é o caso específico da rede lojista CR Diementz, controlada por duas offshores uruguaias, mas com procuradores localizados no interior do Estado. 

Eduardo Cunha, conhecido pela esperteza suprema, seria tão ingênuo a ponto de deixar digitais em contas na Suíça ?

O editor registrou esta conversa que teve ontem a tarde com um motorista de táxi da cidade, o que aconteceu durante trajeto para o day hospital do Mâe de Deus, na rua Soledade, Porto Alegre:

Não acredito que um homem esperto como o deputado Eduardo Cunha tenha aberto contas na Suiça em seu próprio nome e no da mulher.
Taxista - Ele abriu empresas no exterior e abriu as contas em nome delas.

Então. 
Taxista - É que agora os suiços exigem que alguém seja identificado como beneficiário. E ele deixou as digitais dele lá.

Não acredito nisso. Ele não seria tão ingênuo. Acho que isto é armação da PGR para se vingar e blindar Dilma, o governo e o PT, desmoralizando-o.
Taxista - Então ele tem que denunciar a manobra. Por que não fala ? Esperto demais come cru.

Os leitores podem até não acreditar no que acabaram de ler, mas o motorista é do Teletáxi Cidade, Porto Alegre. Ele foi o atendente da chamada das 16h. 


MPF da Suiça diz que Cunha abriu empresas de fachada (off shores) para ocultar contas bancárias milionárias

Muita gente acha que Cunha é o seu Malvado Favorito.


A Suíça já congelou cerca de US$ 5 milhões em quatro contas relacionadas a Cunha.Segundo investigadores da Suíça, a manobra é normalmente usada por quem tenta esconder algo, seja da Justiça ou de algum ator exterior. A auditoria do banco suíço também encontrou "disparidades" entre a renda do deputado declarada e os valores transferidos. Parte dos depósitos vinham de contas que já estavam sendo rastreadas.


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu empresas de fachada em paraísos fiscais para esconder seu nome nas contas registradas na Suíça. A informação, revelada pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo", foi repassada pelo Ministério Público suíço à Procuradoria-Geral da República. Autos de uma investigação contra o peemedebista foram encaminhadas na quarta-feira (30) para as autoridades brasileiras.

Leia a reportagem completa, que é do UOL desta manhã, replicando o jornal:

A Suíça já congelou cerca de US$ 5 milhões em quatro contas bancárias cujos beneficiários são o presidente da Câmara e seus parentes.

Auditoria interna do banco que guarda esses valores - cujo nome não foi divulgado - foi responsável pelo informe que levou à abertura da ação criminal contra Cunha no país europeu por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Em abril deste ano a instituição financeira entregou aos procuradores suíços um informe no qual sugeria que o peemedebista havia criado uma estrutura para tentar esconder seu nome da conta.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, Cunha abriu empresas de fachada em paraísos fiscais que seriam as titulares das quatro contas. Seu nome, portanto, apenas apareceria como um "beneficiário".

'Disparidades'
Segundo investigadores da Suíça, a manobra é normalmente usada por quem tenta esconder algo, seja da Justiça ou de algum ator exterior. A auditoria do banco suíço também encontrou "disparidades" entre a renda do deputado declarada e os valores transferidos. Parte dos depósitos vinham de contas que já estavam sendo rastreadas.

"O Escritório do procurador-geral da Suíça confirma que abriu um processo criminal contra Eduardo Cunha sob a base de suspeita de lavagem de dinheiro, ampliando em sequência para corrupção passiva", informou a assessoria do procurador-geral Michael Lauber.

O presidente da Câmara já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal por corrupção e lavagem de dinheiro.

A apuração da movimentação das contas teve início com a cooperação entre os procuradores dos dois países. A Suíça investiga os pagamentos relacionados com a Petrobras desde março de 2014 e, durante meses, pediu que bancos entregassem à Justiça detalhes sobre dezenas de contas. Até agora, mais de 300 já foram identificadas e bloqueadas com cerca de US$ 400 milhões. Mais de US$ 150 milhões já estão autorizados a retornar ao Brasil.

Mais de 30 bancos do país passaram a colaborar no caso, entre os quais Julius Baer, Pictet, Cramer, HSBC e outros de grande porte. Autoridades suíças chegaram a reconhecer que o "caso Petrobras" teve um importante impacto na praça financeira.

O Ministério Público da Suíça repassou à Procuradoria-Geral da República todos os dados obtidos, sem prosseguir com a ação criminal contra Cunha. O objetivo é permitir que o deputado seja investigado no Brasil.

Fundamental na localização das contas atribuídas a Cunha foram os depoimentos prestados por acusados que fecharam acordos de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. Os suíços abriram investigações criminais, por exemplo, contra os lobistas Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando "Baiano", e João Augusto Henriques, apontados como operadores do PMDB.


Cunha e sua defesa não se manifestaram sobre as apurações na Suíça.

Ex-prefeito do PMDB filia-se ao PTB e será candidato em Montenegro

Esta noite as 20h, no Clube Rio Grandense, o ex prefeito de Montenegro, Percival Oliveira, filia-se ao PTB. Percival foi prefeito pelo PMDB de 2005 a 2012. A articulação de sua filiação foi do deputado estadual Maurício Dziedricki. 

Montenegro é a mais importante cidade do Vale do Caí e fica a uma hora de Porto Alegre. 

O PTB sempre foi coadjuvante e sem muita expressão no município, mas com a vinda de Percival, os trabalhistas passam a contar com um candidato a prefeito de expressão ao paço municipal.

Opinião do editor - O projeto da Lei da Mordaça é um entulho autoritário para proteger políticos e governantes inescrupulosos

O editor, que há 20 anos trabalha exclusivamente com conteúdos disponibilizados via variadas ferramentas na Internet, tem sido vítima de campanhas altamente caluniosas, infamantes e injuriosas desfechadas por agentes privados e públicos, o que incluem ameaças físicas e morais. Em momento algum achou necessária qualquer lei de exceção para identificar os criminosos, levá-los às barras dos tribunais e condená-los.
A Lei da Mordaça (leia nota a seguir) é uma lei de exceção - um entulho autoritário.
O editor sempre manejou e manejará o que já dispõem sobre o assunto os Códigos Penal e Civil, mas os respectivos Códigos de Processo Penal e Civil, além da Constituição e da recente Lei do Marco Civil da Internet.
Nada é mais necessário.
Neste sentido, a Lei da Mordaça é o que diz este nome popular quando identifica o Projeto 215/2015, uma lei de exceção destinada a blindar políticos e governantes inescrupulosos, justamente os que não conseguem conviver em ambiente de liberdade porque cometem crimes e desejam permanecer impunes.

Fogaça é contra a Lei da Mordaça na Internet

Foi o deputado gaúcho José Fogaça quem requereu a audiência desta semana para debater o conteúdo do projeto de lei 215/2015, a chamada Lei da Mordaça, que objetiva punir com maior rigor os crimes contra a honra praticados nas redes sociais. 

A Lei que estabeleceu o Marco Civil da Internet foi um avanço importante na regulamentação das relações entre usuários e provedores, como também em proteger dois direitos vitais, no caso liberdade de expressão e preservação da honra e da privacidade.

O que diz disto José Fogaça:
- Este é o ponto crucial do PL 215/2015: ao procurar aumentar a punição daqueles que praticam crimes de difamação, injúria ou calúnia na rede não se pode atropelar a liberdade e a privacidade de quem a utiliza de boa fé.

A audiência realizada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, segundo o deputado mandou dizer ao editor, reuniu representantes do Ministério Público, Polícia Federal, da advocacia e do Ministério da Justiça.

Qual é a posição do deputado ?
- É necessário reprimir e impedir a ação de quem comete estes crimes, mas é preciso também resguardar a liberdade nas redes, o uso amplo e irrestrito de liberdade em relação ao conteúdo e capacidade crítica - que não é ofensa, mas a violência verbal e o desrespeito devem ser vedados.

Governo Dilma manda arroz gaúcho e feijão castarinense para aplacar a fome do povo de Cuba

Este é o socialismo de fome que há 50 anos subjuga o povo cubano, imposição da ditadura dinástica comunista dos irmãos Castro. E que precisa de comida doada pelo povo gaúcho e brasileiro, os que trabalham em liberdade, de modo competitivo e produtivo, palavras desconhecidas na ilha, tudo para não passar fome maior ainda. - 



O povo de Cuba só come o que o sistema de racionamento de libretas permite. Isto já dura 50 anos. Dilma já ajuda os Castro com o Programa Mais Médicos, pagou o novo porto de Mariel e agora manda também comida. A ditadura comunista não conseguiu, em 50 anos, sequer produzir alimentos para seu próprio povo. - 


O editor examinou nesta sexta-feira o edital da Conab que colocou em leilão 625,4 mil toneladas de feijão para que a empresa vencedora ensaque e envie tudo já ensacado para Cuba.

O feijão é de Santa Catarina, que produz excedentes exportáveis, e sairá pelo porto de Navegantes, Itajaí.

É o segundo leilão que o governo Dilma executa em menos de uma semana, tudo para mandar comida para a população que vive há 50 anos sob o jugo da atrasada ditadura dinástica comunista dos irmãos Castro.

Esta semana, 1,3 mil toneladas de arroz gaúcho, que produz mais do que consome, também foi contratado pela Conab para ser embarcado devidamente ensacado para Cuba. A exportação sairá por Rio Grande.

Saiba quais são as denúncias e delações que estão mais próximas de Lula e de Dilma

O jornal Zero Hora desa sexta-feira faz um pequeno resumo das denúncias publicadas contra Dilma e contra Lula apenas nesta quinta-feira, todas relacionadas com roubalheira de dinheiro público e sempre para beneficiar campanhas de ambos, o PT, eles mesmos, aliados e familiares. 

Foi um dia de assombração também para o deputado Eduardo Cunha, PMDB, presidente da Câmara, conforme notas abaixo. 

Leia o resumo do jornal:

Perto de Dilma
1. Suspeita de dinheiro da Petrobras na campanha de 2014
A Polícia Federal (PF) identificou em mensagens enviadas do celular de Ricardo Pessoa, dono da UTC, para um executivo da empreiteira, em julho de 2014, indícios da relação de doações de campanha de Dilma com os desvios na Petrobras. O dinheiro seria das comissões que a UTC tinha de repassar a partidos em cima de seus contratos. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há o registro de duas doações de R$ 2,5 milhões para a campanha petista nas datas da fala de Pessoa com o executivo.
2.Edinho Silva e Antonio Palocci
Em delação premiada, Ricardo Pessoa, dono da UTC, disse que fez doações milionárias para as campanhas de Dilma, parte oficial e parte em caixa 2. Só em 2014 seriam R$ 7,5 milhões. Tesoureiro da última campanha e atual ministro, Edinho Silva é investigado em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).O lobista Fernando Soares, o Baiano, e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmaram que viabilizaram R$ 2 milhões ilícitos para campanha de 2010 a pedido do ex-ministro Antonio Palocci.
3.Corrupção na Petrobras
Dilma Rousseff era ministra da Casa Civil e liderava o conselho de administração da Petrobras ao longo de boa parte do esquema que desfalcou a estatal. Delatores afirmaram na Lava-Jato que ela tinha conhecimento da situação, assim como outros ministros de Lula. Em 2006, Dilma votou a favor da compra da refinaria de Pasadena (EUA), que provocou prejuízo bilionário à petroleira e tem suspeita de corrupção. Já na Presidência, a petista mudou a diretoria da petroleira.

Perto de Lula
1.Suposta "compra" de medida provisória
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou a suspeita de que uma medida provisória de 2009 teria sido "comprada" por meio de lobby de empresas do setor automobilístico, a fim de prorrogar incentivos fiscais de R$ 1,3 bilhão por ano. Lula era o presidente e Dilma Rousseff a ministra da Casa Civil. Um dos escritórios envolvidos na negociação repassou R$ 2,4 milhões a um filho do ex-presidente em 2011, quando a MP entrou em vigor.
2.Depoimento na Lava-Jato
A Polícia Federal solicitou e a Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com o depoimento de Lula em um dos inquéritos da Lava-Jato na condição de testemunha. Falta o aval do Supremo Tribunal Federal (STF). A polícia justificou que o ex-presidente pode ter se beneficiado no esquema de corrupção na Petrobras e obtido vantagens para si, para o PT ou para o seu governo, como a sustentação de uma base de apoio no Congresso. Delatores da Operação Lava-Jato já indicaram que Lula tinha conhecimento dos desvios na estatal.
3.Suspeita de lobby para Odebrecht

Uma troca de e-mails que consta em relatório da PF levanta suspeita de que Lula fez lobby em favor da Odebrecht para uma obra na Namíbia. O material foi anexado à ação contra a empreiteira na Lava-Jato. Ministro do Desenvolvimento de Lula, Miguel Jorge afirma em e-mail que "o PR fez o lobby". A Procuradoria da República no Distrito Federal investiga Lula por tráfico de influência internacional após ele deixar o mandato. Seriam obras para Odebrecht em Cuba, República Dominicana, Gana e Angola.

600 policiais de Porto Alegre desmantelam 14 quadrilhas de tráfico que impõem o terror nas casas do programa Minha Casa, Minha Vida

Uma força inédita de 600 policiais está nas ruas de Porto Alegre deste o início desta manhã, tudo com o objetivo de desmantelar as quadrilhas de tráfico de drogas na Zona Sul. A Operação Gênesis visa desbaratar 14 quadrilhas que atuam nos bairros Restinga, Zona Sul da Capital. Dois locais são o foco principal dos policiais: unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Os residenciais Camila — o primeiro empreendimento do Minha Casa Minha Vida destinado a pessoas com renda de até três salários mínimos entregue em Porto Alegre — e Ana Paula, são o ponto de referência. Ambos ficam na Estrada João Antônio da Silveira. De acordo com a polícia, até as 7h30min, 100 pontos de tráfico haviam sido fechados nos dois condomínios.

Os moradores eram submetidos ao terror.

Leis mais notícias sobre tráfico

Quem se negou a sair após ameaças acabou despejado pelos traficantes com violência. Em um dos casos, no condomínio Camila, um casal foi agredido a coronhadas e colocado para fora da casa apenas com as roupas do corpo. Móveis, roupas e documentos ficaram com a quadrilha.

Outro caso, no condomínio Ana Paula, ocorreu quando os proprietários se ausentaram do apartamento por um dia. Quando retornaram, encontraram o local invadido e receberam um aviso: se procurassem a polícia, toda a família seria executada.

Dezesseis prisões já foram realizadas nos oito meses de investigação, que contou também com a infiltração policial de pelos traficantes.


Em matéria de número de ordens judicias, é a maior operação da história do Denarc em Porto Alegre. 

Bacci denuncia que até miolo de pão é usado por presas para proteção de sangramentos

O deputado Ênio Bacci, PDT, disse ontem ao editor que presídios de São Luiz Gonzaga, Rio Grande e Torres e na penitenciária feminina Madre Pelletier, de Porto Alegre, faltam alimentos e material de higiene básicos para os apenados.

Ele foi procurado para falar sobre denúncias de que na Capital as presas chegam a usar miolo de pão para evitar sangramentos decorrentes da menstruação. O caso chegou a levar os alunos da Ulbra a fazer vaquinhas para suprir materiais para o Madre Pelletier.

O deputado do PDT culpou a secretaria estadual da Segurança pelos problemas. 

"Não é só falta de dinheiro, porque basicamente é falta de planejamento e ação", avisou Ênio Bacci, que foi secretário da Segurança. 


Chuvas voltam ainda hoje ao RS

Apesar da manhã ensolarada deste momento, 7h23min, o dia será de muitas nuvens nesta sexta-feira para o Rio Grande do Sul e chuva na maior parte do Estado. A MetSul alerta para o risco de chuva localmente forte a torrencial com temporais isolados de vento e granizo. O risco maior é de forte instabilidade para a Metade Norte, onde algumas cidades podem acumular mais de 50 mm apenas em um dia com ameaça de temporais. A Capital fica no Norte. 

Conforme a MetSul, a chuva precede o ingresso de uma massa de ar polar, que fará com que as mínimas caiam abaixo dos 10°C entre domingo e segunda-feira. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/