Estas enormes casas noturnas de Porto Alegre funcionam sem autorização de ninguém. Abra o olho.

A prefeitura divulgou a relação das seis casas noturnas que funcionam com liminar da Justiça em Porto Alegre. Elas são Cabaret Voltaire, Café Quintino, Opinião, Stuttgart, Cabo Horn (Divina Comédia) e Strike 410.

Os motivos que levaram à cassação dos alvarás são variados e não dizem respeito necessariamente à prevenção de incêndios. A informação é da Rádio Gaúcha. 

Ações de curto e médio prazo foram o assunto da reunião convocada nesta quarta-feira pelo prefeito José Fortunati.

* Clipping www.zerohora.com.br

TRE confirma cassação do novo prefeito de Triunfo. Nova eleição poderá sair em maio.

O TRE-RS confirmou, em sessão realizada na tarde desta terça-feira (29), a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito de Triunfo, Marcelo Essvein (PDT). A decisão dos integrantes da Corte Eleitoral foi unânime e confirmou a sentença de primeiro grau. Com a decisão, a votação de Essvein está anulada e, como o candidato ultrapassou os 50% dos votos possíveis na cidade, uma nova eleição será convocada, devendo o presidente da Câmara de Vereadores assumir o comando da prefeitura. Nova eleição poderá sair em maio.

- Essvein foi condenado por abuso de poder econômico e político e permanecerá, ainda, inelegível por oito anos. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. 

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Advogado denuncia atuação desastrosa dos bombeiros na tragédia de Santa Maria: "Só os jovens foram heróis naquela noite"

O advogado Jader Marques, que representa Elissandro Callegaro Spohr, um dos sócios da boate Kiss, disse nesta quarta-feira que o que ocorreu na noite da tragédia foi uma "desastrosa" operação de resgate por parte do Corpo de Bombeiros. A opinião do advogado corresponde ao que o editor também apurou e já postou aqui várias vezes nas últimas horas. O que denunciou o advogado:

- Foi uma desastrosa e deficiente operação dos bombeiros. 

- Os bombeiros estavam sem máscaras e cilindros de oxigênio devidos ou em quantidades e qualidades necessárias.
- Estavam com equipamento adequados
- Impotentes, usaram os civis para ajudar no resgate

. Apesar da gravidade das denúncias, por determinação do governo do Estado, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Santa Maria disse que não comentaria as declarações do advogado.

. O advogado Jader Marques destacou, no entanto, que vários fatores contribuíram para o episódio, além da deficiência dos bombeiros.

- A pertinência das denúncias feitas pelo advogado podem ser comprovadas por um único dado de conhecimento geral: os heróis no resgate às vítimas do Kiss foram os jovens e não os bombeiros, ao contrário do que ocorre em qualquer incêndio. Isto diz tudo.

* Com informações do site www.uol.com.br e do editor. Texto final do editor. 

Supermercados vendem 5,3% mais (reais) em 2012

Apesar dos maus números da economia,  de janeiro a dezembro do ano passado as vendas dos supermercados subiram 5,3% ante 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, medido pelo IBGE.

. A alta ficou em linha com a projeção da Abras, que era de incremento de 5%. Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 11,03% em 2012 ante 2011.

- Na comparação do último dezembro com igual mês do ano anterior, a alta foi de 11,59%. Já frente a novembro passado, a expansão em dezembro foi de 29,71%. Em 2012, o setor supermercadista experimentou mais um ano de crescimento, superior ao obtido em 2011, que havia sido de 3,71%.

Valor investe R$ 100 milhões e lança o Valor PRO, totalmente na Internet

São superlativos todos os números apresentados nesta terça-feira pelo jornal Valor, controlado por O Globo e Folha de S. Paulo, que anunciou a entra em operação do seu serviço de informações eletrônicas em tempo real, chamado Valor PRO:
- Investimento de R$ 100milhões, 370 mil horas de programação ao longo de dois anos e meio.
- Atuação de 300 pessoas durante três anos, 200 quais na área de TI


. Nunca se tentou nada igual no Brasil.

. Trata-se de um fantástico, completíssimo e inédito serviço de informação em tempo real.

. O serviço exigiu de Valor a formação do que já é chamada de Ripe, a Rede Interamericana de Imprensa Econômica, constituída pelos nove principais jornais econômicos da região.

. O jornal, circulação de 561.494 exemplares, explicou que resolveu diversificar suas atividades na Web, porque a disponibilização de conteúdos remunerados somente pela publicidade mostrou-se inviável. É o que se verifica em todos os meios.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo que explica melhor o que é o Valor PRO.
Site: www.valorpro.com.br

Tarso perdeu o eixo no caso de Santa Maria e não sabe o que diz

Depois da inédita reprimenda pública que lhe aplicou o governador Tarso Genro, só a renúncia ao cargo salvaria a autoridade do atual comandante da Brigada Militar.

. O comandante só falou a verdade.

. Tarso está visivelmente nervoso e parece ter perdido o eixo. Foi a impressão que passou na coletiva para a qual convidou jornalistas previamente selecionados de Porto Alegre. 

. O governo estadual não tem como se esquivar da responsabilidade principal pelo que aconteceu em Santa Maria, porque seus comandados foram ineptos na prevenção e no combate ao incêndio na boate Kiss.

. A velha tática petista de passar a responsabilidade adiante não funcionou.

- Patética mesmo foi a tentativa do governador de culpar a lei. É o que também fazem os mensaleiros do dr. Zé Dirceu. 


VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Navio com gás já chegou na Argentina. Usina de Uruguaiana reabrirá em fevereiro.

Desligada desde 2009 após o corte do fornecimento de gás pela Argentina, a usina do grupo AES localizada no Rio Grande do Sul será religada no início de fevereiro com um suprimento de gás de Trinidad e Tobago.  A retomada das operações foi adiada várias vezes por problemas criados pelos argentinos.

. A Sulgás informou, em nota, que o navio Excalibur, de bandeira belga, ancorou no início da manhã desta quarta-feira na Argentina, com cerca de 34 milhões de metros cúbicos de gás. Assim, a térmica entrará  em operação em fevereiro.A expectativa do governo era de que a térmica entrasse em operação, gerando energia para o sistema elétrico até o final de janeiro.

.O acordo do gás para a termelétrica Uruguaiana prevê o recebimento de duas cargas de GNL, que somarão cerca de 78 milhões de metros cúbicos de gás natural. Este volume é suficiente para a geração de 164 MW durante 60 dias. A usina pode produzir 630 MW.

Petista e cutista, Sindicato dos Bancários ataca o governador Tarso Genro por perseguições no Banrisul

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, filiado à CUT, portanto aparelho do PT, denuncia em sua página na Internet a prática de caça às bruxas no Banrisul.  Funcionários que recorreram à Justiça em busca da reparação de direitos que consideram agravados estariam sendo perseguidos. O presidente do Sindbancários, que assina a denúncia, é o petista Mauro Salles Machado, ligado à corrente Democracia Socialista, a mesma do deputado estadual gaúcho Raul Pont e do deputado federal Pepe Vargas (RS), que é hoje ministro do Desenvolvimento Agrário.  Como se sabe, o governador Tarso Genro é do PT.

 O Banrisul adotou uma postura de perseguir trabalhadores que buscam a reparação de direitos na Justiça. Funcionários que têm ações na Justiça estão sendo perseguidos, sofrem ameaças e estão sendo descomissionados.A prática demonstra que o Banrisul age de modo a desvalorizar os bancários e as bancárias que trabalham para que o banco lucre. “Entrar com ação na Justiça é direito do trabalhador. O Banrisul tem que respeitar quem está todo o dia nas agências fazendo o banco cada vez mais forte e não ameaçar ou descomissionar quem busca na justiça a reparação de direitos que o banco nega”, diz o presidente do SindBancários, Mauro Salles.

CLIQUE AQUI para ler a denúncia do Sindicato.

Inadimplência das empresas foi quase três vezes maior do que a dos consumidores em 2012

Estes dados sobre inadimplência em 2012, foram recolhidos nesta uarta-feira a tarde pelo editor, com base em informações cedidas pela Boa Vista, que tem como um dos seus sócios a CDL de porto Alegre:
Variação da inadimplência em 2012

- Pessoas físicas: 6,9%
- Empresas: 16,8%

. Os números sobre a inadimplência das empresas chega a ser alarmante e ocorreram em função de três circunstâncias especiais, que persistem:

1) Redução do ritmo da atividade econômica.
2) Aumento do endividamento e da inadimplência dos consumidores
3) Restrições dos bancos á concessão de crédito. . 

. Em situações omo estas, o impacto é direto sobre o fluxo de caixa e sua capacidade de honrar os compromissos.

. Apesar do cenário negativo, a Boa Vista “espera” melhoras este ano.

. Neste sentido, vale também prestar atenção ao que disse nesta quarta o concorrente da Boa Vista, a Serasa Experian, que publicou seu Indicador Serasa Experian de perspectiva da Atividade Econômica, que permite antever os movimentos cíclicos da atividade econômcia coms eis meses de anteced~encia. Ele cresceu 0,3% em novembro, frente a outubro. Foi a décima alta mensal consecutiva. A leitura da Serasa Experian é de que o índice registra “crescimento um pouco mais acelerado” no primeiro semestre – apenas “levemente acelerado”.

-Esta semana, o boletim Focus, Banco Central, reestimou para 3,1% o crescimento do PIB para este ano. 

Reportagem, Valor - Tristeza não tem fim, dinheiro sim

* Clipping jornal Valor, fim-de-semana
Alexandre Rodrigues, no Valor Econômico

Quando pesquisava para seu livro “O Poder do Hábito”, o escritor americano Charles Durhigg deparou com uma prática a princípio inexplicável das empresas de cartões de crédito dos Estados Unidos. Sempre que descobrem, comparando dados pessoais, prática permitida no mercado americano, que um de seus clientes se divorciou, as empresas cortam seu limite de crédito. A redução é ainda mais radical caso o cliente seja do sexo masculino, diminuindo o limite pela metade. A explicação: analisando o histórico de crédito de recém-separados, matemáticos a serviço dessas empresas cruzaram os dados e notaram que não muito tempo depois de mudar seu status de relacionamento para “solteiro” no Facebook os homens, principalmente, começam a ter problemas para pagar suas dívidas.

À primeira vista, pode parecer um exagero – além de uma intromissão indevida na vida dos clientes -, mas um estudo recente conduzido pelos departamentos de psicologia das Universidades de Harvard e Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que há uma lógica emocional por trás dessa situação: estar triste pode ter um custo financeiro.

“Uma pessoa triste não é necessariamente uma pessoa sábia quando se tratam das escolhas financeiras”, afirma Ye Li, professor da Universidade Riverside, na Califórnia, que participou do estudo como pós-doutorando do Centro de Ciências da Decisão de Columbia. “Descobrimos que as pessoas tristes são mais impacientes e frequentemente irracionais.”

CLIQUE AQUI para ler tudo.

- A ilustração é “Crying Girl”, de Roy Lichtenstein

CDL vem aí com outro Liquida Porto Alegre

A CDL de Porto Alegre anunciará nesta sexta-feira como será a promoção Liquida Porto Alegre. O evento transformou fevereiro no segundo melhor mês de vendas do ano na Capital do RS.

MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Termina nesta quinta prazo para pagar IPVA do RS com apenas 3% de desconto

A Secretaria da Fazenda informa que nesta quinta-feira (31) encerra-se o prazo de pagamento antecipado do IPVA com desconto de 3%.

Escanteado por Dilma, dono do Itaú pediu hora no Planalto para provar que não é "do contra"

* Clipping www.brasil247.com.br

Preterido na mais recente leva de encontros de Dilma Rousseff com empresários, Roberto Setubal pediu agenda com a presidente e o encontro será hoje às 15h; banqueiro fará de tudo para provar que não é "do contra", que acredita na redução dos juros e que sua instituição não conspirou pela queda do ministro da Fazenda, Guido Mantega; tudo para fugir ao isolamento.

No mínimo, ciúmes. Na mais recente leva de encontros da presidente Dilma Rousseff com empresários, antes do anúncio da redução das tarifas de energia, o Palácio do Planalto promoveu encontros com vários pesos-pesados da economia. Nomes como Marcelo Odebrecht (da Odebrecht) e Rubens Ometto (da Cosan), mas também com banqueiros, como Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, e Emilio Botín, do Santander. Roberto Setúbal, do Itaú Unibanco, ficou de fora da lista de convidados e viu seus concorrentes aproximarem os laços com o Planalto. Enquanto o Bradesco anunciou novas reduções das taxas de juros, o Santander previu US$ 5 bilhões em financiamentos à infraestrutura.Nesta quarta-feira, Roberto Setúbal tentará correr atrás do prejuízo. E conseguiu, a seu pedido, e não a convite, uma agenda com a presidente Dilma Rousseff. Na prática, irá se explicar. Terá que dizer, essencialmente, que não faz parte da turma "do contra". De todas as instituições financeiras, o Itaú Unibanco é a que mais resistiu à política de cortes nas taxas de juros. Com o ex-ministro Pedro Malan no seu conselho, o banco é associado à época de ouro do Consenso de Washington, em que os bancos emprestavam pouco e tinham ganhos gigantescos com operações de tesouraria. A corretora do Itaú também fez apostas pesadas na queda das ações da Eletrobrás.

. A resistência do Itaú Unibanco às mudanças, no entanto, foi além. No Planalto, muitos enxergam no banco a origem à campanha pela demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com reportagens em publicações internacionais, como The Economist e Financial Times, seguidas de vários artigos, com a assinatura do Instituto Millenium, na imprensa local. No encontro de hoje, Roberto Setúbal terá que exercer um talento especial: demonstrar apreço tanto pelo governo Dilma, como pelo ministro Mantega. Além disso, caberia explicar porque seu economista-chefe, Ilan Goldfajn, ex-diretor de política monetária do Banco Central, é também um mais persistentes atletas num esporte chamado pessimismo econômico.

CLIQUE na foto para ver Roberto Setúbal, do Itaú.

Além do elevado número de vítimas, saiba o que mais atraiu a atenção mundial na tragédia de Santa Maria

A presença de conhecidíssimos âncoras da TV em Santa Maria, como William Bonner (Globo) e Ana Paula Padrão (Record) ressalta a extraordinária importância que assumiu a apuração e veiculação de notícias, análises e opiniões sobre a tragédia ocorrida no domingo de madrugada. A repercussão mundial decorre da morte de 234 jovens e do internamento de 140 feridos, 70% dos quais em risco iminente de morte. É uma tragédia que ameaça ganhar proporções gigantescas. Existem alguns componentes para que o caso tenha assumido contornos tão trágicos e de repercussão tão expressiva, mas a mídia diária tradicional evita tratar deles, porque pode parecer politicamente incorreto fazer este tipo de análise. Pela ordem:
1) O enorme número de mortos e feridos num só episódio.
2) Os mortos e feridos são todos muito jovens, belos e caucasianos.
3) As famílias enlutadas são todas de classe média baixa, média média e alta.
4) Todos os jovens mortos e feridos eram estudantes universitários e portanto tinham assegurado um futuro brilhante pela frente.
5) Todo mundo se conhece na cidade de Santa Maria.

. O que mais chamou a atenção do editor nas histórias e  cenas de heroísmo na arapuca do Kiss, é que elas foram protagonizadas por pessoas comuns, o que é inédito em casos de incêndio, onde heróis são os bombeiros, que desta vez não se destacaram.

. Há mais.

O povo contra Renan na Internet. Saiba como votarão os senadores gaúchos.

Já tem 70 mil assinaturas o abaixo-assinado recolhido pelo site Avaaz, que trata de petições da comunidade, exigindo opção ao senador Renan Calheiros, PMDB,  para a presidência do Senado.
CLIQUE AQUI para examinar e assinar a petição.

Assim votarão os três senadores gaúchos na sexta-feira:
Pedro Simon, PMDB – Pedro Tacques, PDT
Paulo Paim, PT – Renan Calheiros, PMDB
Ana Amélia, PP –  A senadora só falará depois da reunião da bancada do PP, sexta-feira.

RS baterá recordes de prefeitos cassados e eleições extraordinárias

Acha o advogado Décio Itiberê que o RS será o Estado com maior número de prefeitos cassados e eleições extraordinárias.

. Já são sete os municípios com eleições desenhadas pela frente:

- Novo Hamburgo, Erechim, Vacaria, Tucunduva, Triunfo e Eugênio de Castro.

Preso, linchado moralmente, algemado e exposto ao público, dono da boate Kiss tenta o suicídio. Delegado vai soltar todo mundo nesta sexta.

- Foi abusiva a aposição de algemas nos dois donos da boate Kiss, presos na terça-feira pela Polícia Civil em Santa Maria, sobretudo sua exposição pública para os fotógrafos. A Polícia do sr. Tarso Genro segue a prática que ele inaugurou durante a Operação Rodin, quando foi chefe da Polícia Federal, ao algemar e expor publicamente professores universitários e autoridades públicas estaduais, além de advogados e profissionais graduados, tudo buscando desmoralizá-los publicamente e dar satisfações à opinião pública. A lei não admite o uso de algemas em pessoas que não são condenadas e nem fugitivas, não ofereçam risco de fuga e nem de agressão ao agente da lei. A nota a seguir é do Uol.

O delegado Marcelo Arigony, que cuida das investigações do incêndio na boate Kiss, confirmou nesta quarta-feira (30) que Elissandro Spohr, conhecido como Kiko, um dos sócios da casa noturna, tentou se matar na noite de ontem (29). Kiko está internado, sob custódia, em um hospital na cidade de Cruz Alta e teria usado a mangueira do chuveiro para tentar se enforcar. "Mas ele está bem e foi agora algemado na cama para evitar novas tentativas", disse o delegado.

Elissandro Spohr está preso temporariamente por cinco dias e deve ser posto em liberdade na sexta-feira (1º). Além dele, estão presos dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira e o outro sócio da boate, Mauro Hoffman. Hoje o delegado disse que está com dificuldades de conseguir prorrogar a prisão dos quatro por motivos legais.

CLIQUE na foto para ver melhor. Dá para perceber que o dono da boate foi algemado e exposto publicamente à sanha dos fotógrafos e do público sedento por sangue. O ato foi abusivo e desnecessário. O governador Tarso Genro tenta reintroduzir a prática má que usou bastante durante a prisão de professores universitários, autoridades estaduais e personalidades que mandou prender durante a Operação Rodin, tudo orquestrado para desmoralizar os prisioneiros e submetê-los a linchamento moral público, visando ganhos políticos evidentes. 

MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

PCdoB quer engolir a Fepam no RS

O PCdoB olha com olhos gulosos a Fepam, ainda sob controle do PSB no RS.

PP assumirá o comando da Assembleia do RS nesta quinta-feira

Será nesta quinta-feira, 14h, a eleição e posse do novo presidente da Assembléia do RS. O cargo irá para o deputado Pedro Westphalen, PP. Na atual legislatura, a presidência irá a cada ano para um dos seguintes Partidos: 2011, Adão Villaverde, PT; 2012, Alexandre Postal, PMDB; 2013, Pedro Westphalen, PP; 2014, Gilmar Sossela, PDT.

Artigo, general Augusto Fernandes dos Santos - Elos perversos em Santa Maria.

* Carlos Augusto Fernandes dos Santos - General                                                

Por ter vivido na cidade uma quadra inesquecível de minha vida profissional, associo-me a imensa tristeza e  desabafo ao colocar no papel a revolta e a perplexidade  que  me assaltam, em ser obrigado a ouvir pífias declarações de diversas  “autoridades” e  de ter de  assistir a mais uma tragédia, entre tantas,  que ocorrem em nosso país, consequência da maneira permissiva e negligente  em nossa cultura, de encaminhar e resolver questões substantivas, com a irresponsabilidade e a omissão do nosso conhecido “jeitinho” . Fica no ar, entretanto, uma pergunta que precisa ser respondida: Quem inspecionou o local, e autorizou o  funcionamento daquela arapuca apelidada de boate ? Não precisa ser especialista nem técnico experiente, para verificar a inadequação do indigitado local em abrigar uma pequena multidão - de mil ou mil e quinhentos indivíduos- numa área restrita com somente uma porta de  acesso. Quem forneceu o ALVARÁ de funcionamento ?

Pelo que se ouviu, “tudo estava de acordo com as leis e as normas em vigor e será devidamente apurado”.
As ridículas declarações dos integrantes da  cadeia de responsáveis ( diretos e indiretos)  tangenciam a ironia e o sarcasmo: a Prefeitura ( fiscais e o setor de engenharia), o Corpo de Bombeiros e os outros órgãos que tinham por tarefa a liberação do local, fornecem capengas explicações, na tentativa de justificar o injustificável. A nossa indignação se potencializa quando  tomamos conhecimento que:

- Uma autoridade judiciária, de qualquer instância,  fornece liminar , autorizando o funcionamento temporário de estabelecimentos , mesmo depois que a inspeção realizada neles contraindique essa concessão, sob a frágil alegação de cerceamento da liberdade de investir ou se corrompe, vendendo sentenças, em troca de dinheiro sujo e mal havido pelas máfias. Assim procedendo  ela colabora negativamente com a prática dessa cultura permissiva e irresponsável e denigre o poder judiciário.

- Uma  autoridade executiva,  ferindo os princípios da moralidade administrativa e da ética , se corrompe ou participa de negócios e tratativas escusas e governa como se o cargo fosse de sua propriedade, atendendo exclusivamente aos desejos do partido político ao qual pertence. Assim procedendo ela fere a liturgia do cargo e o fragiliza.

- Parlamentares eleitos para representar o povo em suas legítimas aspirações, se deixem corromper ao participarem de negociatas com o intuito de atender aos apelos dos governos de ocasião ou seus interesses menores, conspurcando seus mandatos e desmoralizando a Instituição a que pertencem.

- Parlamentares do  Congresso Nacional , de qualquer das suas Casas (Senado e Câmara), aceitem ser chefiados por colegas cujo passado e histórias de vida não os recomendam para o exercício de tão dignificante tarefa ou reajam a decisões emanadas da mais alta corte do país, quando se posicionam contrários à condenação de seus pares, julgados culpados por crimes cometidos no exercício de suas atividades  políticas. Assim procedendo colaboram, ainda mais,  para desmoralizar  a  Instituição a que pertencem.

Infelizmente, há longos anos, a nação convive com essa corrente perversa constituída de elos importantes, mas lastimavelmente frágeis. Em todas as esferas do poder (  Executivo, Legislativo ou Judiciário ) ,  e  nos diferentes  âmbitos da federação (Federal, Estadual ou Municipal ), constatamos, com irritante frequência, desvios de conduta, omissões e negligência de autoridades , revelando, assim, o baixo nível e a evidente falta de compromisso com princípios, e com a solidez ética e cultural de nossa gente. Enquanto isso, como sói acontecer e pelas declarações das nossas autoridades, as investigações caminham na busca de  um “ Bode Expiatório” palatável, capaz de  assumir a  culpa por toda essa lastimável tragédia.

Artigo, Milton Pires - A má saúde pública e as grandes mentiras do governo sobre o tratamento dos sobreviventes

* Milton Pires, médico intensivisita, Porto Alegre

Em 1967 a Guerra do Vietnam envolvia um contingente cada vez maior de soldados americanos. A necessidade de atendimento aos feridos graves, entre eles as vítimas de queimadura e intoxicação, demandavam recursos materiais e humanos cada vez mais complexos. Os EUA construíram, na cidade litorânea de Da Nang, um hospital militar com o objetivo de atender suas tropas. Nesta época não existia propriamente a especialidade hoje conhecida como Terapia Intensiva. Foi com espanto que os médicos militares começaram a atender um número cada vez maior de pacientes vítimas de intoxicação em função do chamado “agente laranja” e outras substâncias químicas utilizadas para desfolhamento de florestas e localização dos esconderijos inimigos. As pessoas apresentavam como quadro clínico uma síndrome que envolvia, entre outros sinais e sintomas, acúmulo de líquidos nos pulmões e diminuição da capacidade de oxigenação do sangue. Essa nova doença ficou conhecida como “Pulmão de Da Nang” e hoje, nós intensivistas, a chamamos de SARA – Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto.Fiz esta breve introdução para dizer que é isto que pode acontecer com os sobreviventes do incêndio de Santa Maria. Mais; gostaria que ficasse muito claro a todos que este tipo de “coisa” não pode ser atendido (numa situação que envolve um número de pacientes tão grandes) com segurança em nenhuma capital brasileira. Isto ocorre porque simplesmente não há unidades de terapia intensiva em número suficiente nem respiradores artificiais para atender tanta gente.Em meio a tanto desespero não há um só político ou autoridade da saúde com honestidade suficiente para dizer aquilo que escrevi acima. Há pelo menos quatro décadas, assistimos gerações e mais gerações de secretários e ministros da saúde insistindo na ideia de medicina comunitária e prevenção. Pois bem, pergunto agora: o que nós, médicos intensivistas, devemos fazer com as pessoas que sobreviveram ao incêndio de Santa Maria? Encaminhá-las para postos de saúde? Não se constrói um hospital público em Porto Alegre desde 1970! Pelo contrário; vários foram à falência e fecharam! Que o Brasil inteiro saiba que é MENTIRA a afirmação das autoridades de que Porto Alegre tem leitos de UTI suficientes para atender toda essa gente! A secretaria estadual da saúde pode, se necessário, comprar leitos na rede privada mas mesmo assim é muita sorte haver algum disponível. Com relação aos responsáveis por esta tragédia, deixo aqui a minha opinião – foi o poder público corrupto, negligente e incompetente, quem MATOU todos estes jovens! É esse tipo de gente que quer entupir o  o Brasil com médicos de Cuba e do Paraguai, que manda médicos para o Haiti e que insiste em saúde “comunitária”, que agora aparece na televisão chorando e abraçando os pais das pessoas que morreram. Termino aqui; como em toda situação de guerra, a primeira vítima de Santa Maria, assim como em Da Nang, foi a verdade – jamais esqueçam isto !

Sai acórdão sobre cassação do prefeito de Vacaria. Novas eleições serão em maio. Appio disputará pela oposição.

Já saiu o acórdão pelo qual o TRE do RS cassou o mandato do prefeito de Vacaria, RS, Elói Poltronieri, do PT. A decisão foi tomada por 4 x 3. O prefeito já foi substituído pelo presidente da Câmara de Vereadores, Amadeo Boeira, aliado do PT. A vice eleita em outubro, Vera Marcelja, também foi cassada.

. Entre outros crimes eleitorais, o prefeito foi responsabilizado pela edição de 45 mil folhetos coloridos com informações sobre  sua administração, usados como propaganda eleitoral.

. O TRE marcará a qualquer momento novas eleições. Poltronieri está recorrendo, já apresentou embargos declaratórios, mas suas ações não possuem efeito suspensivo.

. A resolução da Justiça Eleitoral agendará o novo pleito para maio e Poltronieri não poderá concorrer, porque seus direitos políticos foram cassados por oito anos.

. O candidato mais forte da oposição poderá ser novamente o ex-deputado Francisco Appio, PP, que disputou o pleito com o apoio do PMDB. Sua vice foi Valéria Palombini, filha do ex-prefeito Marcos Palombini. Appío, lançado à última hora, fez 42 mil votos, contra 58 mil de Poltronieri.

- Em maio também devem ocorrer novas eleições em Tucunduva, Sobradinho e Triunfo, cujos prefeitos também foram cassados. 

CLIQUE na foto ao lado, acima, para ver melhor. Trata-se do candidato da oposição, o ex-deputado Francisco Appio.