Acampados do Congresso foram expulsos esta tarde

Os acampados dos movimentos anti-corrupção acabam de ser expulsos do gramado que fica diante da Câmara dos Deputados.

Eles foram desalojados pela PM do governador socialista Rollemberg.

Artigo, Merval Pereira - No mundo da(o) Lu(l)a

O ex-presidente Lula vive em um mundo particular, só dele, mas creio que hoje são poucas as pessoas que acreditam em tudo o que diz. Na entrevista a Roberto D´Avila na quarta-feira, em resumo disse que no tempo em que a economia crescia no Brasil, o mérito era de seu governo, não da conjuntura internacional que nunca, em tempo algum, foi tão favorável. Quando a crise econômica chega agora, aí sim a conjuntura internacional desfavorável é a culpada.
Lula deu versões sobre fatos políticos que contrariam todas as informações que pessoas que estiveram com ele nos últimos dias divulgaram. Ou há uma conspiração entre os seus para desmoralizá-lo, ou Lula faz uma coisa nos bastidores e conta outra na frente das câmeras, o que é mais provável.
Roberto D´Avila passou no teste ao enfrentar Lula sem ser grosseiro ou agressivo, e mesmo assim colocou o ex-presidente em situações embaraçosas diante dos fatos. A resposta do ex-presidente sobre as investigações da atuação de um filho no esquema de compra de medidas provisórias foi exemplar: “Meu filho vai ter que provar que agiu direito. Se não, está sujeito à mesma Constituição que todos nós”.
Resta saber se corresponde à sua atuação nos bastidores. Pelo que relatam os íntimos do ex-presidente, ele está furioso com o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso por não controlar a Polícia Federal, e com Levy por não controlar a Receita. Tanto é verdade que recentemente Cardoso teve um encontro com Lula para acertar os ponteiros, e anunciou que estava tudo resolvido.

 A mesma dissonância entre o que diz e o que faz fica ressaltada quando nega que tenha pressionado para a troca de Joaquim Levy por Henrique Meirelles no ministério da Fazenda. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Procurador admite que Lula poderá cair nas garras da Lava Jato

O  procurador Carlos Fernando dos Santos (foto ao lado), um dos líderes da força-tarefa da Operação Lava Jato, fez a seguinte declaração ao responder se o ex-presidente Lula está sendo investigado: 

- O ex-presidente era o responsável pelo governo. Não estou dizendo com isso que as investigações chegarão a Lula. A Lava Jato não investiga pessoas, investiga fatos. Se a Lava Jato chegar ao ex-presidente, vai chegar com uma acusação sólida, com uma denúncia apresentada pelo Ministério Público baseada em fatos concretos, comprovados.

Foi a primeira vez que Lula foi citado como possível alvo

Na semana passada, o ex-presidente foi mencionado pelo delator Salim Schahin, que disse ter emprestado R$ 12 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai para tentar o apoio do ex-presidente em negócios na Petrobras. Bumlai questionou a delação e Lula decidiu não comentar, mas esta não é a primeira vez que Lula é citado em delações premiadas. Esta semana, tanto Ricardo Pessoa, UTC, quanto Nestor Cerveró, envolveram Lula e o PT em malfeitorias claras. 

CLIQUE AQUI para ler, também "Pasadena não passará", de Fernando Gabeira, Estadão.

PSDB Livre demonstra contradição interna insanável dentro do PSDB

O advogado Décio Itiberê disse ontem ao editor que todas as tentativas de derrubar liminarmente a intervenção federal no PSDB do RS e garantir a realização de eleições internas, não prosperaram na Justiça Eleitoral.

A legislação garante a existência de feudos e coronelatos autoritários nos Partidos.

O caso do RS, onde a Executiva Nacional impôs o deputado Marchezan Júnior como interventor ad perpetuam memoriam, vem se repetindo em vários Estados.

E em todos são criados movimentos locais do PSDB Democrático, exigindo democracia interna e eleições livres.

O caso mais recente é o de Brasília.

O PSDB quer eleições livres, mas impede eleições internas livres.

A contradição pé insanável.

PSDB Democrático chama mobilização no Caixeiros Viajantes para exigir eleições internas no Partido

Até a manhã deste sábado, já tinham sido colocados 200 convites para o jantar que o PSDB Democrático realizará no dia 4, sexta-feira, no Clube Caixeiros Viajantes, Porto Alegre, durante o qual o movimento tentará encorpar a campanha pela convocação de convenção estadual do Partido. O PSDB está sob intervenção federal e o interventor, deputado Marchezan Júnior, não admite agendar data para a realização de eleições internas.

A Executiva Nacional decretou intervenção no momento em que percebeu que o deputado Lucas Redecker derrotaria Marchezan Júnior na disputa interna, forçando o golpe de mão, que não tem data para acabar.

O interventor já decidiu dissolver diretórios importantes dos tucanos, entre os quais os de Porto Alegre e São Leopoldo.

O jantar de sexta-feira também comemorará o primeiro aniversário da vitória de Aécio sobre Dilma no RS.

Já confirmaram presença líderes estaduais como a ex-governadora Yeda Crusius, os deputados Jorge Pozzobom e Adilson Troca, além dos prefeitos de São Leopoldo, Aníbal Moacir, e Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider.

As adesões ao evento são feitas por WhatsApp, 8458.4445, código de ásrea 051.

Eis o discurso que custou o emprego de Joice Hasselmann na revista Veja

CLIQUE AQUI para examinar a fala da jornalista Joice Hasselmann na TVeja e que resultou na sua demissão da Abril.

Trata-se de um discurso duríssimo, invulgar, virulento, mas que reflete todo o sentimento de indignação que domina a maior parte dos brasileiros.

Mesmo Veja, que ao longo do tempo tem pautado a mídia e os políticos no combate ao irredentorismo amoral petista, não suportou o tom e resolveu mudar de apresentadora. No lugar de Joice entrou Vera Magalhães, colunista de Radar e ex-editora da coluna Painel, Folha de S. Paulo.

Ricardo Pessoa matou o PT.

Seu depoimento ao juiz Sergio Moro, nesta sexta-feira, foi o mais revelador - e o mais transparente - até agora.

Isto é o que escreve hoje o blog O Antagonista, ao resumir o que disse o dono da UTC ao juiz Sérgio Moro, ontem, em Curitiba.

Leia tudo:

Depois do que ele contou, o PT só pode ser extinto.

Na primeira parte, Ricardo Pessoa narrou como se formou o cartel de empreiteiras.

Até 2006, cada empresa tinha seu próprio esquema.

A partir do contrato da Revap, o pagamento de propina se institucionalizou e passou a ser repartido entre os vários integrantes do cartel:

“Pagava-se na Diretoria de Abastecimento e na de Serviços. O parâmetro para se negociar o valor era em torno de 1% para cada diretoria”.

A data - 2006 - é fundamental.

Ela mostra claramente que o Petrolão foi montado para substituir o Mensalão.

Um é o prosseguimento do outro.

Até seus mentores são os mesmos: José Janene (que tinha a Diretoria de Abastecimento) e José Dirceu (que tinha a Diretoria de Serviços).

A data mostra também que o Petrolão foi montado para financiar a campanha de Lula, a mais imunda de todos os tempos.

CLIQUE AQUI para ler, também, Exame: Cartel decide apurar cartel em Angra 3".

Lula é vaiado em comício na Bahia: "Sai daqui !" A frase não foi completada com adjetivo.

CLIQUE AQUI para examinar o video com a vaia a Lula.

O jornal O Estado de S. Paulo deste sábado informa que o ex-presidente Lula foi vaiado em Salvador, ontem, no Dia Nacional da Consciência Negra.

O repórter do jornal escreveu o seguinte:

Já no início da fala, com mais de duas horas de atraso, ao cumprimentar os presentes, de cima de um trio elétrico, Lula ouviu uma sonora vaia, seguida de reclamações relacionadas à crise financeira e à corrupção no País.

Alguns gritavam a sua indignação com a volta da inflação e o desemprego. 

Janete Costa dos Santos, 25 anos, disse para o repórter do jornal:

- Se soubesse que ele estaria aqui, eu não viria. O País em crise, os pobres passando dificuldade e esse cara aqui jogando conversa fora. Que falta de consciência. E ainda colocou aquela mulher na presidência.

Não sabia que havia esse nível de corrupção’, diz ex-jurídico da Petrobrás que se negou a assinar a compra de Pasadena

A cada dia que passa, a situação de Dilma, Lula e de Gabrielli complica-se. Conselho de Administração da Petrobrás, na época, também terá que dar explicações. 
CLIQUE AQUI para ler, também, "Para Barusco, Vaccari incentivou fundos a investir na Sete Brasil". 


O ex-.coordenador jurídico Internacionalda Petrobrás Thales, Rodrigues de Miranda, responsável pela análise jurídica do contrato da compra da primeira metade da refinaria de Pasadena, em 2006, se recusou a assinar os termos do polêmico acordo com a empresa belga Astra Oil, então proprietária da outra metade do empreendimento.

CLIQUE AQUI para ler, também, Vera Magalhães, Radar, Veja, com denúncia de engenheiro que compromete Dilma no caso Pasadena. 

Em entrevista ao Estado, Thales Miranda, que deixou a estatal em 2013 após as pressões, confirma o teor de seu desabafo e conta que o parecer jurídico encaminhado ao Conselho de Administração da Petrobrás, que ele se recusou a assinar, não falava nada sobre uma multa de 20% na cláusula put option – que previa que a Petrobrás tinha que comprar a outra metade da refinaria em caso desentendimento com a Astra Oil.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem do Estadão

Opinião do editor - Lula usa cada vez mais a palavra para revelar o sentido oculto do que pensa

OPINIÃO DO EDITOR

Neste desabafo criminoso que fez ontem na reunião da Juventude do PT, São Paulo, cujo sentido oculto revela a origem suja do dinheiro que usou em campanhas e no uso pessoal, Lula reclamou:
- Quero saber se o dinheiro que o PSDB usou nas suas campanhas vinha da sacristia.
Lula usa a figura para comparar o lugar santo com o lugar profano, ou sujo, que é de onde o seu Partido  pegou o dinheiro.
Cada vez que abre a boca, mais o ex-presidente embaralha a trai o que pensa.

Andrade Gutierrez fecha acordo de leniência e de delação premiada

A Andrade Gutierrez fechou acordo de leniência e seus donos acertaram delação premiada com o juiz Sérgio Moro.

Agora, só Marcelo Odebrecht e a Odebrecht ainda resistem.

O cerco em torno de Lula, de Dilma e do PT fecha-se inexoravelmente.

Reuniões: uma perda de tempo ainda pior do que você imaginava

Todos nós já passamos por isso alguma vez: uma reunião empresarial longa e sem foco, em que metade das pessoas na sala está mexendo em seus celulares. 

O trecho acima é de reportagem da revista Endeavor, traduzida e publicada agora pela newsletter diária da revista gaúcha Amanhã, dedicada a negócios.

Leia tudo:

À medida que os slides de PowerPoint cheios de métricas deslizam, um após o outro, sua mente vagueia por diversos outros assuntos até que, inevitavelmente, chega a este par de perguntas: o que realmente estamos fazendo aqui e quanto isso está nos custando?A verdade é que a maioria das empresas não faz a menor ideia. Como os meus colegas Bain Michael Mankins, Chris Brahm e Gregory Caimi escreveram na edição de maio da Harvard Business Review, as empresas inteligentes se esforçam muito para gerir o capital, acompanhar seus custos e ganhar mais eficiência. Mas quando se trata de administrar seu mais precioso recurso — o tempo —, a maioria das organizações não sabe o que está fazendo. “As empresas não têm um entendimento claro de como seus dirigentes e funcionários estão gastando seu tempo coletivo”, escreve Mankins. “Sendo assim, não é nenhuma surpresa que o tempo seja muitas vezes desperdiçado em longos threads de e-mail, calls desnecessários e inúmeras reuniões improdutivas. Isso leva a prejuízos graves”.Quão graves? Você vai ficar chocado ao descobrir. Ao analisar o tempo disponível de 17 grandes corporações, Mankins e seus coautores registraram que o tempo gasto em reuniões cada vez mais disfuncionais está subindo rapidamente. O fato por causa da proliferação da comunicação. Em uma das companhias, os funcionários de toda a organização passaram um total de 300 mil horas por ano participando de uma única reunião semanal do comitê executivo. Ao relatar essa constatação, o The Guardian foi quem melhor a resumiu: “Reuniões: uma perda de tempo sugadora de almas ainda pior do que você imaginava”.Sim, reuniões intermináveis geradas pela burocracia corporativa absorvem as almas dos executivos individuais e dos funcionários obrigados a sentar-se com eles.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Preços agrícolas devem seguir em patamares baixos no próximo ano

O editor recebe diariamente as análises econômicas do pessoal do Bradesco, material que é enviado diariamente para uma lista reduzida.

O boletim deste final de semana trata dos preços agrícolas.

Vale a pena ler:

Os preços agrícolas continuaram caindo nos mercados internacionais ao longo deste ano, após já terem cedido em 2014. Como as perspectivas para a safra mundial continuam boas para o ano que vem, esperamos que esses preços se mantenham em patamares baixos.
Alguns riscos climáticos podem afetar culturas específicas, como o El Niño que, tende a diminuir a produtividade do açúcar e do café na Ásia. Para os grãos, no entanto, a expectativa é de produtividade ainda elevada, já que esse fenômeno tende a ser bom para as safras dos EUA e do Brasil.
Esse comportamento benigno dos preços agrícolas foi um dos fatores que contribuiu para índices de inflação bem comportados no mundo (além dos preços em forte queda do petróleo). No Brasil, além de problemas com a seca, a desvalorização do real mitigou esse benefício externo, pressionando os preços dos alimentos para cima.

Para o ano que vem, esses preços devem continuar com comportamento benigno, sugerindo inflação mundial ainda bastante comportada. Assim, considerando que a maior parte do ajuste doméstico no câmbio já ocorreu neste ano, esse comportamento deverá favorecer a descompressão dos índices de preços aos consumidores no País.

Onyx diz que é candidato em 2016

O deputado Onyx Lorenzoni confirmou ontem que é candidato a prefeito de Porto Alegre. Ele é do DEM. Ontem, Onyx reuniu-se em almoço com lideranças do PP, Solidariedade, PSC, PPS, PSD e PSDB Democrático, mas o assunto não foi o encaminhamento do seu nome, porque a pauta tratou de articulações para 2016.

Deputado Bassegio renuncia e diz que não suportou a pressão dos colegas deputados e da mídia

Ao lado, o deputado, ao renunciar, ao vivo, na Rádio Guaíba.

A vaga do deputado será ocupada definitivamente por Juliana Brizola, que era primeira suplente, mas que já está na Assembléia. Com esta mudança, Vinicius Ribeiro assumirá como suplente. 

O deputado Diógenes Basegio, que renunciou ontem no RS, enfrenta  acusações de que parte dos salários de seus funcionários em cargos de comissão (CCs) era recolhida para o deputado e de que seu gabinete contava com “funcionários fantasmas” A denúncia feita pelo seu ex-chefe de Gabinete do pedetista foi veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo.
Em sua carta de renúncia, Basegio, que é medico em Passa Fundo, criticou parte da mídia e, por consequência, os deputados que se “curvam” à imprensa. Emocionado, alegou ser vítima de “um linchamento moral”. “Querem me cassar pelo que não me oportunizaram  defesa”, reclamou ele. Também acrescentou ser vítima da “sede moralista” que toma conta da política brasileira e de um “jornalista que tem obsessivamente se dedicado a destruir a política e os políticos.”

Agora, disse o deputado, sua defesa será feita na Justiça, uma vez que o Ministério Público o denunciou pelos fatos levantados pelo ex-assessor do parlamentar. “Cometi erros e estou disposto a repará-los, mas não o que a mentira insiste em atribuir a mim”, frisou Basegio.

Só Executivo do RS não terá dinheiro para pagar 13o. Servidores serão obrigados a apelar ao Banrisul.

Os chefes do Poder Judiciário, MPE, TCE e Assembléia, avisaram ontem que possuem recursos das suas próprias dotações orçamentárias e que por isto seus funcionários receberão o 13o salário em dia.

Os servidores do Executivo terão que tomar empréstimo no Banrisul, mas a quitação será feita em prestações pelo Piratini.

Calote do Dnit reduz ritmo das obras da nova ponte do Guaíba

A Queiroz Galvão, líder do consórcio que constrói as nova ponte do Guaíba, confirmou ontem a demissáo de 200 trabalhadores e redução drástica no ritmo das obras.

O governo Dilma não paga as contas desde julho.

Sol, céu azul e temperatura amena marcarão o RS nestes sábado e domingo

A manhã deste sábado abriu com céu azul, sol claro e temperatura fria em Porto Alegre. As 7h51min,, os termômetros marcaram 13 graus na Capital e 11 graus em Gramado. O dia será de sol em todo o Estado.

Durante a tarde, a temperatura subirá gradativamente, favorec endo a sensação térmica agradável. No fim do dia, o vento fica persistente variando entre os quadrantes Sul e Leste. 

As mínimas rondarão os 8° em São José dos Ausentes e os 9°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 12°C e 25°C.


O sol deverá seguir presenta no fim de semana e no começo da próxima. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/