A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de
Porto Alegre - Granpal, apresentou na tarde desta quinta-feira, o projeto
denominado 'Rota da Mobilidade'. O estudo prevê a implantação de diversas
melhorias na malha viária da Região Metropolitana, interligando rodovias como
as ERS 118, 020, 030, 040 e Estrada do Mar.
As obras da rodovia se arrastam desde 2006. O
principal objetivo do grupo é propor uma formatação para que a via tenha sua
conclusão. A 118 tem muitos pontos de ligação com as cidades que a rodeiam, por
isto a proposta é de que o pedágio não seja instalado entre Gravataí e Sapucaia
do Sul. Era preciso pensar este arranjo alinhado à construção das vias laterais
da Free Way, que devem ter suas obras iniciadas no próximo ano.
O prefeito Marco Alba, presidente da Granpal, lembrou ainda, que está previsto no projeto a duplicação de
260 km das rodovias e melhoramento de mais de 140 km.
A apresentação foi feita pelo engenheiro Luiz Dahlem e
pelo ex-diretor do DAER, Roberto Niderauer, coordenadores do estudo. Nos últimos dez
anos, o RS não consegue fazer a manutenção das rodovias pavimentadas no Estado.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) estima que o Rio Grande do Sul
precisaria hoje de R$ 6,2 bilhões para manutenção das rodovias.
A sugestão é de que seja realizada uma cobrança por
trecho, com implantação de pedágios concedidos pelos próximos 30 anos. Já
Roberto Niderauer destacou que a "ideia é buscar alternativas que
contemplem a concessão, de forma que estradas com menos fluxo equilibrem pontos
com mais trafegabilidade".