A deputada federal Maria do Rosário
(na foto discutindo com Bolsonaro) lidera o Índice de Popularidade Digital da Quaest (IPD) entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, informa a Folha de S. Paulo de hoje. O IPD é calculado a partir de variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O índice considera cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
A candidata do PT aparece com 78,7 pontos, 14 a mais que o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), que tem 64,7. O prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição tem desempenho mais opaco Sebastião Melo (MDB), é o terceiro, com 63,9 pontos.O prefeito tem bom número de pesquisa, mas a maioria é de críticas.
Juliana Brizola, candidata do PDT e apoiada pelo governador Eduardo Leite, tem um volume alto de buscas, mas não as converte em seguidores, ficando na quarta posição.