Crônica, Antonio Carlos Prado, Istoé - Crime no clã Sarney

Encerrada a festa de aniversário do templo, Lucas levou em seu carro Mariana e as duas filhas dela (onze e nove anos) ao prédio da rua de nome nobre, onde ela morava. Chegaram às 14h36m, cerca de três minutos depois o empresário partiu. Partiu mas retornou, às 15h11m, subiu pelo elevador ao apartamento da cunhada e lá permaneceu 40 minutos. Eis que ele reaparece diante das câmeras distribuídas no interior do edifico, agitado demais, transtornado demais, braços e rosto com arranhões – sim, a vítima Mariana lutou com Lucas, repeliu-o em seu assédio. Repelido, veio a raiva que é misto de desejo e ódio, e aos loucos excita ainda mais. Com a raiva veio o estupro; do estupro à asfixia é caminho curto nos movimentos robotizados da psicopatia. Facilmente preso porque as câmeras mostram que foi o único a entrar no apartamento, Lucas contou que, ao retornar, encontrou a cunhada nua na cama e “não resisti à vontade”. Faz-se aqui as seguintes indagações, desculpem se óbvias, mas convém registrá-las porque a polícia não as fez: senhor Lucas, a porta do apartamento estava aberta quando o senhor voltou? Se não estava, o senhor tinha a chave do apartamento?

(...)

E a ferida será ainda mais sangrada pelo dever de ofício da polícia que seguirá duas hipóteses. A primeira: Lucas teria relações homossexuais, Mariana descobrira o segredo e ameaçava revelá-lo à irmã. Por isso morreu. Ela própria, Mariana, ficara indignada porque nutria, digamos, certa admiração por Lucas, e ia espalhar a história do homossexualismo para todo o mundo. Também por isso morreu. Mas deixemos as suposições ao encargo da  polícia, que ganha para isso, e assim afasto de mim e do leitor o cálice dos devaneios que levam a falsas conclusões. O que é impossível afastar da memória coletiva, porque todos esses personagens são famosos e poderosos, é que aconteceu um crime no clã Sarney. E os já baqueados Sarney não esquecerão jamais de uma rua de rei na ensolarada São Luis do Maranhão.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Garotinho é submetido a cateterismo cardíaco. Médico diz que ele poderia ter morrido ao ser removido do hospital.

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho passou por um cateterismo cardíaco na manhã deste domingo (20), no hospital particular Quinta d'Or, no Rio de Janeiro (RJ). As informações foram divulgadas pelo hospital em nota.

De acordo com o cardiologista Marcial Navarrete Uribe, o procedimento detectou uma obstrução em um ramo da artéria coronária direita. Para desobstruir a artéria, foi realizada uma angioplastia. Garotinho também recebeu um implante de "stent" farmacológico, uma espécie de mola revestida com medicamentos que é colocada dentro da artéria para impedir novas obstruções.

O médico disse que Garotinho poderia ter morrido ao ser removido nas circunstâncias dramáticas em que foi removido do hospital.

A cirurgia foi bem-sucedida e Garotinho está estável e em observação na Unidade Cardio-intensiva, segundo o médico.

Artigo, Geraldo Samor, Brazil Journal - Animais fantásticos da política brasileira — e o mundo paralelo que habitam

Ilustração do Brasil Journal

Não sei se os políticos brasileiros já se deram conta de que o mundo está pegando fogo — não metafórica, mas literalmente — e que a multidão se avoluma nos portões de Versalhes, com fome de pão e sede de vingança.

Nos EUA, a maioria silenciosa acaba de eleger você sabe quem, no maior ‘FUC** YOU’ enviado ao establishment político na história das democracias modernas.

Antes, no Reino Unido, o medo de um mundo globalizado e sem fronteiras fez os ingleses optarem por sair da União Europeia, um marco civilizatório do qual, racionalmente, jamais deveriam abdicar.

No Brasil, a conta de anos de corrupção sistêmica está chegando para deputados, senadores, governadores e ex-presidentes, e cada novo amanhecer traz aquela dúvida:  ‘Será que é hoje que a PF bate à minha porta?’

Eis que, apesar de tudo que aprendemos nos últimos anos, o Ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, sente-se à vontade para procurar o Ministro da Cultura não uma, mas inúmeras vezes, para pressionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a tomar uma decisão que beneficiaria seus interesses imobiliários na Bahia.

O ‘timing' e o déficit cognitivo de Geddel não poderiam ser mais impróprios, mas ele não está sozinho em não perceber que o mundo mudou.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Editorial, Estadão - Torcendo pelo fundo do poço

A mudança de governo foi a melhor notícia econômica do terceiro trimestre – a melhor e uma das poucas positivas. Ainda em recessão, a economia afundou 0,78% em relação ao trimestre anterior, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado na quinta-feira passada. O indicador até subiu 0,15% de agosto para setembro, mas seria um exagero falar em retomada do crescimento. Deve ter sido mais um modesto repique, insuficiente para compensar a queda acumulada nos dois meses anteriores. O resultado dos nove meses de 2016 foi 5,19% inferior ao de janeiro a setembro de 2015. A queda chegou a 5,42% em 12 meses. O IBC-Br é usado como prévia do balanço trimestral do Produto Interno Bruto (PIB). O balanço do período de julho a setembro deve sair no fim de novembro. O dado mais amplo poderá ser diferente do estimado pelos técnicos do BC, mas o quadro geral parece já estar bem caracterizado. Os dados setoriais já publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) parecem ter confirmado a continuidade da retração.

Os economistas do BC mantêm, por enquanto, a previsão de um PIB 3,3% menor em 2016 que no ano anterior.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, Fernando Gabeira - Renan Calheiros deveria ser julgado e preso

O título original do artigo é "Enlouquecer Calmamente", por Fernando Gabeira

No mundo que enlouquece rápido, o Brasil tem feito seu dever de casa. Nem tudo aqui parece fazer sentido. Sou, por exemplo, favorável ao avanço das investigações da Operação Lava Jato até que o tema seja esgotado. Sou também contra o abuso de autoridade, do guarda da esquina ao presidente da República.

No Brasil esses temas parecem contraditórios. A sensação que nos passa é de uma tragédia, no sentido que Hegel dava  a essa palavra: um inevitável choque do certo contra o certo, situações em que, independentemente da escolha, sempre cairemos num erro.

Olhando de perto as coisas ficam mais claras. A lei do abuso de autoridade está sendo conduzida por Renan Calheiros e será votada por gente que, como ele, está correndo da polícia por implicações em vários crimes. Ela não é urgente.

Nem se pode dizer que a existência da Lava Jato a justifique. A quase totalidade das questões levantadas contra a operação foi rejeitada pelo Supremo.

Renan Calheiros convidou Sergio Moro para debater a lei de abuso da autoridade. No fundo, quer a presença do juiz para legitimar um processo que ele controla, pois conhece seus pares e sabe que a grande tarefa do momento é neutralizar a Lava Jato.

Renan Calheiros deveria ser julgado e preso.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, João Domingos, Estadão - A hora do PMDB

Não é exagero dizer hoje que em breve o PMDB voltará a ser um coadjuvante da política brasileira, apesar de ocupar a Presidência com Michel Temer e de ter eleito o maior número de prefeitos em outubro. Voltará assim o partido ao papel que exerce desde 1981, quando foi obrigado a mudar o nome de MDB para PMDB, e deixou de ser a única legenda de oposição ao governo militar. Nem quando ocupou a Presidência, com José Sarney (1985/1990), o PMDB foi o protagonista. Sarney vinha da Arena e do PDS, partidos que sustentaram o regime militar, e virara a casaca para ser o vice de Tancredo Neves. Com a morte de Tancredo, antes mesmo da posse, quem passou a mandar de fato no governo foi Ulysses Guimarães, não o conjunto do PMDB.

Isso aconteceu porque o PMDB sempre foi um amontoado de ideias e interesses, sem nenhuma amarração orgânica. O domínio partidário costuma ser exercido por grupos que se formam em torno de quem está no poder e a este ajudam a dar sustentação.

CLIQUE AQUI para ler mais.

STJ fulmina último recurso de Daniel Bordignon

O ex-prefeito Daniel Bordignon perdeu o último recurso que tentou para garantir sua diplomação e posse como novo prefeito de Gravataí, RS. É que os embargos que protocolou no STJ visando declarar a nulidade dos impedimentos decididos pelo juiz singular pelo TRE, não form aceitos. 

Eis o que falou o ministro Napoleão Maia Filho:

Diante da constatação de preclusão temporal
(intempestividade recursal) e da imperiosa certificação de trânsito em julgado
de feito, bem como de determinação de baixa dos autos e remessa ao Tribunal
de origem, entende-se que a lide encontra-se inarredavelmente encerrada,
dadas as razões já exaustivamente prestadas nas decisões desta Corte
Superior, motivo pelo qual proclama-se o nada a prover quanto ao pedido de
Tutela Cautelar, que não se conhece, nos termos do art. 34, XVIII, a do
RI/STJ.
4. Publique-se. Intimações necessárias.
Brasília (DF), 11 de novembro de 2016.
NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO
MINISTRO RELATOR


CLIQUE AQUI para ler a decisão integral do STJ. 

Reforço da FNS chegará até quarta-feira ao RS

O reforço da Força Nacional de Segurança chegará entre segunda e quarta-feiras ao RS. Desta vez, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias também serão contemplados.

A FNS atuará nas áreas mais conflagradas de Porto Alegre, com ênfase para casos de homicídios.

Sérgio Moro quer mais 22 vagas na Prisão de Pinhais, Paraná

Sérgio Moro pediu toda uma galeria.22 vagas, do Complexo Médico Penal de Pinhais, o CMP, na região metropolitana de Curitiba, para presos da Lava Jato. 

A ordem é que ela seja preparada entre os dias 21 e 25 de novembro

Servidores ganham até R$ 200 mil por mês e custam R$ 20 bilhões ao ano para os cofres públicos

Nesta reportagem assinada por Ary Filgueira, Igor Costa Gomes e Raul Montenegro, intitulada "O País dos privilégios", a revista Istoé desta semana revela quem são os servidores públicos que ostentam super-salários e aposentadorias milionárias e custam ao País R$ 20 bilhões por ano

Leia tudo:

A dentista Márcia Maria Brandão Couto, de 55 anos, leva uma vida confortável no Rio de Janeiro. Independentemente do que possa faturar com sua profissão, ela recebe dos cofres púbicos uma remuneração fixa de R$ 43 mil mensais, mesmo sem nunca ter trabalhado no governo. Trata-se de uma pensão a que tem direito simplesmente porque é filha de um desembargador, falecido em 1982. Como Márcia não se casou, ela passou a receber o pecúlio que era de seu pai. Não constituiu matrimônio apenas no papel. Na prática, a dentista comemorou núpcias com direito a véu e grinalda em uma festa na Urca para 200 pessoas. Ou seja, ela pode ter marido, viver na mesma casa que o companheiro e constituir família, desde que não registre a união em cartório. Como ela, encontram-se no Brasil outras 20 mil mulheres já identificadas pelo TCU, isso apenas no Judiciário, sem contar os casos em que a benesse favorece filhas e até neta de militares, que também têm direito a pensão vitalícia se não se casarem de papel passado. No caso de um militar que tenha uma filha em 2016, por exemplo, o País pode ter de pagar a ela esse benefício até 2091, caso ela viva 75 anos – a expectativa de vida média dos brasileiros.

São casos como esse que ameaçam o futuro das aposentadorias dos milhões de brasileiros que acordam às 5h da madrugada, passam três horas no ônibus superlotado para chegar ao trabalho, ralam mais de 8 horas por dia e ganha uma média salarial de R$ 2,2 mil, embora 60% da população recebam menos do que o salário mínimo (R$ 880). Esses depois de trabalharem por quase quatro décadas terão direito a uma remuneração mensal de máximo R$ 5 mil. Isso com a regra atual. A tendência é que a realidade se torne ainda mais perversa.

Além das aposentadorias e pensões nababescas, no Brasil dos privilégios, chama a atenção os supersalários pagos a integrantes do Legislativo, Executivo e Judiciário. O salário médio dos 18 mil magistrados do País já é bastante generoso e se sobrepõe ao teto constitucional de R$ 33.763 estabelecido para funcionalismo público: R$ 46 mil. Ou seja, é irregular. Mesmo assim, há desembargadores que recebem mais de R$ 200 mil num único mês. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Onyx estará no Roda Viva de segunda-feira a noite

O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni, relator das "10 Medias Contra a Corrupção", será o entrevistado de segunda-feira no Roda Viva, TV Cultura.

A TVE do RS retransmitirá tudo.

Opinião do editor - A Ufrgs forma matilhas de lobos que atacam a sociedade

Os professores da Ufrgs confirmaram seu apoio aos estudantes que invadiram e ocupam as instalações universitárias. Por isto decidiram fazer greve até o dia 13 de dezembro.

Por que 13 de dezembro ?

É que até lá deve estar votada a PEC 241, agora PEC 55, a PEC que estabelece teto para os gastos públicos, coisa que os professores da Ufrgs rejeitam, já que defendem gastos públicos ilimitados, os mesmos que foram as tônicas dos governos Lula e Dilma, conduzindo o País a severa recessão e ao desemprego de 12 milhões de trabalhadores.

A assembléia da Andes-Ufrgs que decidiu a greve, teve a participação de apenas 140 professores.

A pauta da greve que começará terça-feira, inclui outras demandas renegadas, como a exigência de que o governo reconheça a legitimidade de invasões e ocupações de prédios públicos.

A Ufrgs não para de formar matilhas que o dinheiro público alimenta para destruir o estado democrático de direito e sobretudo a economia de mercado, com ênfase para a desmoralização da sociedade brasileira.

ARI e Sindicato dos Jornalistas não atacam fim da TVE no RS

Desta vez o Sindicato dos Jornalistas e a ARI não se mobilizaram para salvar a TVE.

Pacote de reformas do Piratini chama-se "Um novo Estado, um novo futuro"

O nome do novo pacote do governo Sartori, que será protocolado no início da semana na Assembléia, chama-se "Um novo Estado, um novo futuro".

Como o governador Sartori terá que ir a Brasilia para reuniões com o ministro Meirelles e com Temer, terça-feira, a agenda do anúncio e do protocolo do pacote pode mudar.

A reunião de Brasília será com todos os governadores.

Consultorias privadas caríssimas não ajudaram a tirar o governo gaúcho do buraco

As empresas de consultoria abriram guerra surda contra ONGs do tipo Movimento Brasil Competitivo, MBC, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e Agenda 2020, que são contratadas por governos e prefeituras gaúchas sem licitação alguma. Estas consultorias em formato de ONGs são mantidas por empresas que têm interesses em negócios com o setor público. Todas prometem enxugar o setor público e apresentar resultados. No ano passado, o governo Sartori e  o MBC, ao qual o PGQP é vinculado, assinarem o acordo de cooperação técnica Programa Modernizando a Gestão Pública. O convênio tem vigência de dezembro de 2015 a julho de 2017. Pela consultoria, o governo vai desembolsar R$ 2 milhões.  Até pouco tempo, o Estado mantinha com o PGQP um segundo serviço de assessoria e consultoria técnica, firmado com a Secretaria da Fazenda em 2014.

As revelações estão todas em reportagem especial do jornal Correio do Povo deste domingo e foram copidescadas pelo editor para facilitar a leitura. Leia mais:

Entre janeiro e novembro deste ano, o Estado desembolsou com consultorias, em despesas correntes, R$ 32.572.846,44, sendo R$ 23.640.193,30 do Executivo.Os dados constam no Portal da Transparência.

 PGQP, MBC e Agenda 2020 ajudam o governo Sartori na formatação do pacote de reformas que ele encaminhará semana que vem à Assembléia, mas pelo menos PGQP e MBC já estão no governo gaúcho há mais de 20 anos, desde o governo Brito. Apesar disto, não conseguiram evitar o desaste fiscal que conduziu a administração pública estadual e uma crise financeira e de gestão sem precedentes.

Em Porto Alegre, o MBC já paga técnicos para auxiliar o novo prefeito, Marchezan Júnior. Entre 2012 e 2015, a prefeitura firmou com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) oito termos aditivos ao convênio que prevê a prestação de consultoria técnica especializada em gestão para apoio e qualificação dos processos. O oitavo e último aditivo, de 2015, prevê “apoio à implantação e à complementação do redesenho das etapas de Aprovação de Projetos e Habite-se, pertinentes às edificações, do processo Licenciamento Urbano Ambiental.” Os aditivos com os maiores valores são o sexto, firmado em 2013 (R$ 7 milhões) e o sétimo, de 2015 (R$ 5,3 milhões).  

Somados os oito, a prefeitura desembolsou com as consultorias R$ 15,5 milhões, segundo o Portal da Transparência.

Domingo será de sol, céu azul e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O sol já aparece em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, enquanto a massa de ar frio ainda se afasta para o oceano, de acordo com a MetSul Meteorologia. 

Durante a tarde, o Estado  terá marcas agradáveis na maioria dos municípios e com calor em algumas, onde as máximas ficarão ao redor dos 30°C.


Em Porto Alegre, o dia de sol e nuvens, registrando temperaturas mínima de 12°C e máximas de 28°C.

Senado votará limites a super-salários no dia 7

CLIQUE AQUI para ler, também, "Combate aos super-salários", editorial de Zero Hora.

O projeto que regulamenta o teto dos salários dos servidores públicos irá a voto no dia 7 de dezembro. A proposta também irá sanear acúmulos e toda a cascata indevida.

A senadora Kátia Abreu, que é relatora da Comissão Especial que faz um pente fino nos supersalários dos três Poderes, queixa-se de pressões do Judiciário e avisa:

- Receber salário indevido também é corrupção.

A senadora Kátia Abreu ficou ao lado da presidente cassada Dilma Roussef, de quem foi ministra, e a quem considera uma das figuras públicas mais honestas do Brasil.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/