Navegação Aliança quer transportar contêineres até o porto de Rio Grande

Maior empresa de navegação fluvial do RS (Estrela/Taquari/Porto Alegre), a Navegação Aliança quer retomar o transporte de contêineres para o porto de Rio Grande. Os barcos podem carregar 70 contêineres em Estrela, completando a carga em Taquari.

. O porto fluvial de Estrela,que tem capacidade para 3 milhões de toneladas por ano, usa apenas 20% da sua capacidade. Ele está virtualmente abandonado.

. Atualmente, o rio Taquari é usado apenas para transportar grãos e areia.

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

Fran’s Café abre primeira loja de rua em Porto Alegre

Abriu em Porto Alegre a primeira loja de rua da Fran’s Café – maior rede de cafeterias do Brasil, e que tem mais de 150 lojas espalhadas pelo país. Na capital gaúcha o empresário Fabrício Morini é o responsável pela operação que está instalada na Avenida Nilo Peçanha, 1851 (edifício Parigi).

- No Fnac funciona também um Fran’s Café, mas lá quem gerencia é a própria marca.

Abimaq do RS avisa que medidas de apoio não surtiram efeito no setor de máquinas e equipamentos

AAbimaq do RS avisou que apesar das medidas de apoio e incentivo do governo, o setor de máquinas e equipamentos não reagiu.

Luciana Genro para presidente do Brasil

Agora sem Heloísa Helena, que não agüentou o PSOL, o Partido poderá lançar a gaúcha Luciana Genro para presidente em 2014.

. É a aposta do jornalista André Machado, RBS, no seu blog diário, ao avisar que há impedimento legal para qualquer outra candidatura de Luciana, já que ela é filha do governador do Estado.

Tarso lança e patrocina Fórum Social Mundial Palestina Livre em Porto Alegre

O Fórum Social Mundial Palestina Livre, evento que ocorre de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Porto Alegre, foi lançado nesta segunda-feira pelo governador Tarso Genro.

. O evento usou instalações do governo do Estado, que será um dos patronos do Fórum.

Matador abate a tiros coordenador da campanha do tucano Arthur Virgilio em Manaus

* Clipping blog Josias Silva, Folha

Foi assassinado a tiros, neste sábado (22), Aldemir de Queiroz Feitoza. Vem a ser um dos coordenadores da campanha do ex-senador Arthur Virgílio, candidato do PSDB à prefeitura de Manaus.

Líder comunitário, Aldemir Feitoza foi passado nas armas num estádio de futebol. Estava acompanhado de amigos. Um motoqueiro não identificado efetuou os disparos. Embora socorrida com vida, a vítima chegou morta ao hospital.

Ouvido, Arthur Virgílio declarou: “Esperamos que a polícia investigue esse caso e dê uma resposta rápida não só a sociedade, mas principalmente uma satisfação à família e aos amigos do líder comunitário Feitoza.” O candidato absteve-se de especular sobre as razões do crime. “Seria precipitado”, disse.

CLIQUE na foto para ver melhor. É Arthur Virgilio, que lidera as pesquisas em Manaus. Na semana passada, Lula foi até a capital para apoiar a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB. Lula foi muito agressivo com Virgilio.

Vox, Ibope e Datafolha programam pesquisas para esta semana em Porto Alegre

Teremos uma semana cheia de pesquisas eleitorais para Porto Alegre:

. Vox Populi
Período da pesquisa: 22 a 24/09
Entrevistados: 1.200
Contratante: Band

. Ibope
Período da pesquisa: 23 a 28/09
Entrevistados: 805
Contratante: RBS

. Datafolha
Período da pesquisa: 25 e 26/09
Entrevistados: 1.120
Contratante: Folha de SP/RBS

- A pesquisa do Datafolha questiona o conhecimento do eleitor sobre o julgamento do Mensalão e também se o julgamento interfere de alguma maneira em seu voto

CLIQUE AQUI para examinar o questionário do Datafolha

Bradesco derruba juros dos cartões Visa, Master, ELO e American Express

* Clipping www.uol.com.br

 O Bradesco anunciou nesta segunda-feira (24) que baixou os juros dos seus cartões de crédito com bandeiras Visa, American Express, ELO e Mastercard. No começo do mês, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal anunciaram medidas semelhantes.

Segundo o Bradesco, o juro máximo mensal do crédito rotativo (que é usado pelo consumidor quando ele deixa a dívida rolar) foi reduzida em 54%, caindo de 14,9% para 6,9%. As taxas máximas para parcelamentos nos cartões de crédito caíram de 8,9% para 4,9% ao mês.

As novas taxas de crédito rotativo, parcelamentos do emissor e da fatura do cartão de crédito entrarão em vigor em 1º de novembro. A ideia é estimular o consumo de fim de ano.

Mais de 95 milhões de cartões de crédito administrados pelo Bradesco serão beneficiados com a redução.

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

Candidato de Lula já perde até para tucano em Pernambuco

- Lula impôs a candidatura do senador Humberto Costa e avisou que investiria pessoalmente em Pernambuco, terra onde nasceu. A pesquisa de ontem do Ibope, mostra no que deu a vontade imperial de Lula. Seu candidato, que começou liderando a disputa, está em último lugar e continua despencando.

Geraldo Júlio PSB, candidato do governador Eduardo Campos – 39%
Daniel Coelho, PSDB – 24%
Humberto Costa, senador, PT, candidato imposto por Lula – 16%

CLIQUE AQUI para examinar esta reportagem do UOL TV sobre o Baralho do Mensalão.

Dilma tromba com presidente da Comissão de Ética Pública, que renuncia em protesto

A renúncia de Sepúlveda Pertence do cargo de presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República chamusca o governo da presidente Dilma Rousseff.

. Ele saiu em protesto contra a decisão de Dilma, que nomeou três conselheiros sem ouvir Pertence e preterindo dois nomes preferidos pelo presidente da Comissão de Ética Pública.

- Lamento a não recondução que, ao que me parece, um fato inédito na história da comissão - disse ao ser questionado sobre o motivo de sua saída, referindo-se aos conselheiros Marília Muricy e Roberto Caldas.

. Dilma Rousseff resolveu patrolar a Comissão, que não estava sob seu controle e vinha causando “problemas éticos” para seu governo. 

Vinda de Aécio ao RS já se inclui na agenda de campanha presidencial

A viagem do senador Aécio Neves a Porto Alegre e Pelotas pode ser considerada o primeiro ato político do mineiro no espraiamento da sua candidatura a presidente.

. Aécio executa forte agenda de visitas aos Estados, porque considera como favas contadas a consolidação da sua posição eleitoral em Minas, onde reelege o socialista Maurício Lacerda.

. Também o seu Partido, o PSDB, apresenta surpreendentes músuculos eleitorais, já que
do grupo de 22 capitais que apresentam pesquisas eleitorais, ele mostra-se altamente competitivo em 10 delas, seguido pelo PT em 7 e pelo PSB em 6.

. O número foi levantado pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo. Ao montar a equação, ele considerou competitivos: 1) quem lidera. 2) os vice-líderes.

. Mesmo no RS, onde o PSDB tem pouca expressão, candidatos tucanos poderão vencer em municípios importantes como Pelotas, Uruguaiana, São Leopoldo e Viamão.

. Aécio Neves visitaria apenas Pelotas. Ele tinha compromissos com Eduardo Leite, candidato que disputa a prefeitura com o deputado Fernando Marroni, a grande aposta do PT, mas no domingo a noite a ex-governadora Yeda Crusius convenceu-o a se reunir com candidatos do Partido em vários municípios, em ato agendado para o Hotel Deville, para fotos e entrevistas.

- Outros presidenciáveis, como Dilma e Lula (PT), Eduardo Campos (PSB) e Alckmin (PSDB) não programaram visitas de campanha ao RS. Além de Aécio, apenas Marina Silva agendou visita de caráter estritamente eleitoral ao RS. Marina virá apoiar Adão Villaverde, do PT.

Greve na Refap e na Ipiranga poderá desabastecer postos de combustíveis no RS

Depois da greve dos Correios e dos bancos, chegou a vez da greve dos petroleiros. É que nesta quarta-feira a categoria, inclusive no RS,  decidirá se para ou não por 24 horas.

. A pedida dos trabalhadores é por reajuste salarial mais gordo por parte da Petrobrás.

. A greve poderá paralisar as operações da Refap, em Canoas, e da Ipiranga, em Rio Grande, desabastecendo de combustível o mercado gaúcho.

Anac confirma investigações sobre “aterrisagens de alto risco” feitas pela Trip


A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, confirmou nesta segunda-feira que abriu mesmo um processo administativo contra a Trip Linhas Aéreas, paa investigar o uso de um procedimento de pouso não autorizado, considerado de alto risco. 

. ATrip confirmou a notificação e avisou que mandou seus pilotos mudarem de procedimento. 

. Trip e Azul são agora uma só empresa. A fusão ocorreu há quatro meses. Este problema encontrado pela Anac poderá custar a cabeça dos diretores de Operações e de Segurança Operacional. A Anac pediu o afastamento dos dois. 

Denúncia anônima motivou investigação sobre a Trip

Foi uma denúncia anônima que levou a Anac agir contra a Trip.

Manuela e Adão começam a atacar Fortunati. Candidatos atraem estrelas dos seus Partidos. Fortunati aparece com Dilma na TV.

A apenas 13 dias das eleições, a programação de TV e de rádio dos dois principais adversários do prefeito José Fortunati em Porto Alegre ganhou 50 tons variados de cinza, com fortes acusações, denúncias e críticas, embora todas elas bem civilizadas.

. O tom pastel alienante da programação só serviu até aqui aos interesses do candidato do PDT.

. Em São Paulo, depois que o candidato José Serra começou a disparar propaganda negativa contra seu principal oponente, o ex-ministro Fernando Haddad, ele não só parou de despencar, como cresceu - e seu adversário caiu.

. Nesta reta final de campanha, os adversários de José Fortunati não apenas endureceram seus discursos, como atraem personalidades com reconhecimento nacional para encorpar seus nomes. Neste final de semana, Manuela D'Ávila desfilou com o desconhecido ministro do seu Partido, o PCdoB, Aldo Rebello, enquanto que Villa, do PT, promete desfilar em Porto Alegre com a expressão down de Marina Silva.Até o tucano Wambert Di Lorenzo conseguiu trazer para perto de si uym nome estelar do PSDB, no caso o senador Aécio Neves, que nesta segunda-feira esteve em Porto Alegre.

- Nos programas eleitorais desta tarde, a novidade foi José Fortunati, PDT, apresentando-se na companhia da presidente Dilma Roussef. Foi uma rápida e fugidia foto, mas a cena foi suficiente para irritar os adversários do PT e do PCdoB, como também os eleitores de Fortunati que não querem saber de Dilma. 

CLIQUE na foto acima  para ver melhor. A cena é das 13h30m desta segunda-feira, Esquina Democrática, campanha de Manuela D'Ávila, do PCdoB. O editor apanhou a cena com seu iPad. 

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

Polibio Braga autografa "Cabo de Guerra" nesta noite

- A nota a seguir é do site Coletiva, Porto Alegre, especializado na área da comunicação social - imprensa e propaganda. Sobre o lançamento desta noite, aí vai uma informação adicional:

- Os livros estarão à venda no local. Pagamentos poderão ser feitos com cartão, dinheiro e cheque.


Políbio Braga autografa ‘Cabo de Guerra’ nesta noite
A ‘história por trás da história’ é o que promete o jornalista

O jornalista Políbio Braga lança nesta segunda-feira, 24, em sessão de autógrafos, o livro ‘Cabo de Guerra’. Com tiragem de 2 mil exemplares, a primeira edição da obra chega ao mercado editorial com 498 páginas. “Este livro é para quem não se assusta facilmente, porque ali estão narrados fatos, dispostas datas e locais, revelados nomes, tudo com a crueza dos acontecimentos reais. Conto a história que não contaram e a história por trás da história”, garante Políbio.

Dividido em 39 capítulos, o livro traz cinco cadernos com 70 fotos dos principais personagens, como a ex-governadora Yeda Crusius, que estará presente no evento. “Acompanhei todas as ações do ‘Eixo do Mal’ durante os quatro anos do Governo Yeda Crusius e vi que tinha nas mãos um material fantástico sobre a história contemporânea do Rio Grande do Sul”, contou Políbio ao Coletiva.net. ‘Eixo do Mal’ é o termo que o jornalista usa para se referir às forças políticas de oposição parlamentar e extraparlamentar, durante o governo tucano entre 2007 e 2010.

O lançamento ocorre a partir das 19h, na Sala Brasília + Terraço, do Hotel Sheraton. Cada exemplar do livro pode ser adquirido ao custo de R$ 75

CLIQUE AQUI para ler tudo.

RS poderá ficar sem segundo turno nestas eleições municipais

Nos quatro municípios onde podem ocorrer segundo turno no RS, as pesquisas de intenções de votos passam a percepção de que tudo será resolvido na primeira rodada.

. São os casos de Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Caxias do Sul.

Pesquisas assombrarão eleitores de Pelotas nesta terça-feira

Nesta terça-feira o Instituto Methodus disponibilizará para o Correio do Povo a pesquisa de intenções de votos em Pelotas, RS.

. A surpresa será grande.

. Em Pelotas, os quatro mais importantes candidatos são o ex-prefeito e atual deputado Fernando Marroni, PT; Eduardo Leite, vereador do PSDB; Catarina Paladini, deputado do PSB; e Matteo Chiarelli, DEM.

CLIQUE AQUI para ver a saia justa aplicada por Lula em Fernando Marroni, nas eleições anteriores. Nas eleições atuais, Lula ficou de fora da propaganda eleitoral do PT em Pelotas.

Teori Zavascki mia como gato, tem rabo de gato e focinho de gato... mas não é gato ?

- O artigo a seguir é de Ricardo Noblat. É uma análise corajosa, porque muita gente pensa a mesma coisa e não tem coragem de enunciar. O editor interpretou a nomeação apressada da mesma forma. Qual a solução? Impedir a aprovação do nome no Senado ou pelo menos denunciá-la ou postergá-la. É o mínimo que os eleitores podem pedir aos seus senadores. No RS, Paulo Paim, da base governista, certamente nada fará, mas o que farão Ana Amélia Lemos e Pedro Simon, que se apresentam como parlamentares que forjam posições independentes?

Miau! Miau! Miau!, por Ricardo Noblat
Tem rabo de gato. Focinho de gato. Olhos de gato. Pelo de gato. Mia como um gato. Mas está longe de ser um gato, segundo a malta dos que nada veem demais na escolha em tempo recorde do ministro Teori Zavascki para a vaga do ministro Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF).

E também na pressa com que estão sendo tomadas as providências para que ele assuma o cargo o mais rapidamente possível.

Porta-vozes formais e informais da presidente Dilma Rousseff juram por todos os santos que longe dela a vontade de interferir de alguma forma no julgamento do processo do mensalão. Pelo contrário.

Ela quer distância do processo, de sua repercussão e das futuras consequências. Mensalão é herança pesada deixada pelo governo anterior. Dilma jamais dirá isso, é claro. Nem em sonho. Mas é assim que pensa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

CLIQUE na foto acima. A ilustração foi escolhida pelo próprio Noblat.

Lewandowski prepara novas surpresas ruins para o julgamento de hoje do núcleo político

- CLIQUE aí ao lado, acima, à direita, para acompanhar a sessão de hoje do julgamento do mensalão. A transmissão ao vivo é da TV Justiça.
* Clipping Estadão de hoje

O julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) entra hoje em sua oitava semana com a conclusão do voto do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, sobre os réus do núcleo político acusados de corrupção passiva.

A expectativa é que ainda esta semana, na quinta-feira, o ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, comece a ler seu voto sobre a denúncia de corrupção ativa contra réus da cúpula do PT, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do partido José Genoino e ex-tesoureiro Delúbio Soares.

Na semana passada, Barbosa decidiu esperar o voto de todos os ministros do Supremo sobre os réus acusados de corrupção passiva, antes de passar à análise das acusações de corrupção ativa. Com isso o julgamento de Dirceu, Genoino e Delúbio ficou para as vésperas do primeiro turno da eleição municipal, marcada para o dia 7 de outubro. O impacto do mensalão nas eleições é motivo de preocupação da cúpula petista.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir de que modo a Record noticiou a sessão desta tarde.

Boletim Focus revela que mercado aposta em congelamento dos juros básicos em 7,50%

O mercado mudou suas apostas e prevê agora manutenção da taxa básica de juro nos atuais 7,50% até o fim do ano, depois da redução no recolhimento dos depósitos compulsórios dos bancos. Após seis semanas projetando a Selic a 7,25% no encerramento de 2012, pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, mostrou que os analistas agora não esperam novo corte no juro até dezembro.

. Para o fim de 2013, a expectativa foi mantida em 8,25%.

Aécio muda agenda para atender alas tucanas diferentes no RS

O senador Aécio Neves resolveu alterar a agenda que preparou para visitar Pelotas nesta segunda-feira e participar da campanha de Eduardo Leite, candidato que encabeça uma ampla coligaçãona disputa pela sucessão do prefeito Fetter Júnior. Ele viajaria apenas em companhia da senadora Ana Amélia, PP.

. É que os tucanos estrilaram e por isto Aécio levará também o deputado Marchezan Júnior, presidente estadual do PSDB.

. A principal concessão do senador será a reunião que fará as 15h, hoje, com candidatos a prefeitos e vereadores do PSDB no RS, com ênfase para Porto Alegre, onde gravará para Wambert Di Lorenzo. Esta programação foi organizada pela ex-governadora Yeda Crusius.

- Marchezan Júnior e Yeda está em campos opostos dentro do PSDB no RS. É caso de ruptura política. 

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/