Embora presentes, os deputados do PT, Psol e PCdoB não registraram presença, obstruindo a votação. Os deputados lulopetistas sabem que vão perder e boicotam os trabalhos da Assembleia.
CLIQUE AQUI para saber quem deu e quem retirou o quorum (vale a segunda planilha). Ao lado, a lista.
Ausências na base - Pelo menos três deputados da base não estavam no plenário na hora de dar presença: Ibsen Pinheiro, PMDB; Pedro Pereira, PSDB; Sérgio Pérez, PRB.
Dois deputados da base estão fora - Os deputados João Reinelli, PV, e Elton Weber, PSB, que seriam votos certos para a base, estão viajando, o que quer dizer que não votaram hoje. O deputado Catarina Paladina, PSB, também voto certo, está em cirurgia.
A a primeira das três sessões da convocação extraordinária da Assembleia do RS acaba de ser derrubada, isto porque em verificação de quorum foram registradas as presenças de apenas 26 deputados, portanto dois a menos dos 51% necessários.
O pedido de verificação de quorum foi feito pela deputada Miriam Marroni, PT, em obstrução à convocação extraordinária.
Nova sessão, só amanhã.
A base do governo precisará estar mais atenta e garantir pelo menos o quorum.No caso de hoje, Ibsen Pinheiro é voto certo com o governo, mas Pedro Pereira e Sérgio Pérez vacilam com frequência, precisando de melhor articulação.
O governo parece, também, estar mais longe dos 31 votos que achava que possuía para vencer o projeto de adesão, que precisa apenas 28 votos, o que significa que ficará quase impossível amealhar os 33 votos (2/3) para a votação das PECs. O fato é que com os três deputados que não deram presença na verificação de quorum e os três que estão fora em virtude de viagem ou doença, o governo teria, de qualquer forma, 32 votos.