Ibope: Dilma, 39%; Serra, 34%

Pesquisa Ibope divulgada agora à noite pelo Jornal Nacional, Rede Globo (26 a 29 de julho).

1º turno

Dilma Roussef (PT) – 39% (36% - junho)
José Serra (PSDB) – 34% (36%)
Marina Silva (PV) – 7% (8%)

2º Turno

Dilma – 46% (43% - junho)
Serra – 40% (43%)

* O Ibope realizou 2506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 26 e 29 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.A pesquisa está registrada no TSE sob o número 20809/2010.

Veja a carta pessoal na qual Dilma pede dinheiro aos empresários gaúchos.

Tem 17 linhas em corpo 12 a carta que o coordenador financeiro da Campanha Dilma Presidente 2010 enviou a empresários gaúchos cinco dias antes da chegada de Lula ao RS.

. A carta é assinada pelo ex-prefeito de Diadema, José de Fillipi Júnior.

. É pedido de dinheiro para a campanha de Dilma Roussef.

. O editor nunca viu nada semelhante em campanha alguma.

. Não se trata de uma carta-circular, porque o ex-prefeito de Diadema usa um tom bem customizado, já que se refere a investidas anteriores que fez aos mesmos empresários para os quais dirigiu o novo pedido de dinheiro. Em alguns casos, ele cobra ajuda de maneira bastante brusca:

- Naquele momento (em 2006), sua empresa não aceitou o convite para contribuir com nossa campanha... contribuir ... é uma ação de cidadania corporativa.

. O coordenador da campanha de Dilma diz que a doação pode ser feita por DOC ou TED diretamente na conta da campanha.

Clique na imagem ao lado para examinar a cópia da correspondência (o nome do destinatário foi protegido pelo editor).

Site de apoio logístico de Fogaça é exemplar.

O site que você poderá acessar a seguir revela o alto nível de organização da campanha de José Fogaça. Ali existe um leque enorme de opções para quem quer participar ativamente.

. Os manuais para candidatos e eleitores são primorosos.

. Existe também fartas opções para que o próprio eleitor copie material de campanha de Fogaça.- Nenhum outro candidato fez o mesmo. O editor, que é do ramo, está espantado com a qualidade do site.

CRM fecha contrato para dobrar entrega de carvão a Candiota.

Saiu ontem o contrato pelo qual a CRM aumentará de 1,6 milhões de toneladas para 3,3 milhões de toneladas anuais o fornecimento de carvão para a usina da CGTEE em Candiota.

. Para atender a demanda, a CRM investe R$ 80 milhões na duplicação da sua usina da mina de Candiota. A usina está concluindo a duplicação da sua capacidade (mais 350 MW).

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Pompeo de Mattos

O Deputado Pompeo de Mattos, do PDT, foi confirmado nesta sexta-feira como candidato a vice-governador na chapa de José Fogaça, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Pompeo teve o nome impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, porque foi condenado por manter albergue para acolher pessoas doentes que vinham do interior e não tinham onde ficar em Porto Alegre. Atingidos em processos de igual natureza, também tiveram suas candidaturas confirmadas os Deputados Giovani Cherini, Aloísio Classmann, Adroaldo Loureiro e Gerson Burman, todos do PDT.

. O caso de mais rumores era o de Pompeo de Mattos, porque no caso de confirmação da impugnação a coligação PMDB-PDT teria que escolher novo candidato. Apesar da dissidência do ex-governador Alceu Collares, o PDT tem revelado surpreendente unidade, lealdade e entusiasmo pela campanha. Na semana que vem, PMDB e PDT farão ato público de desagravo a Pompeo de Mattos.

Band nega compra da Ulbra TV.

A Band TV avisou nesta sexta-feira que não comprou a TV Ulbra.


Poderoso, Petry assumirá segunda no Sinmetal.

Será na segunda-feira a posse do industrial Gilberto Petry na Presidência do Sinmetal. O Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica do RS representa 412 municípios, 5.000 empresas que geram 80.000 empregos e é o maior sindicato patronal da indústria gaúcha.

. 25% do PIB industrial gaúcho vem do setor.

- Petry assume seu quarto mandato. Ele é forte candidato a Presidente da Fiergs.

O apoio do solitário deputado do PMDB a Postal e Terra.

Único dos atuais Deputados Estaduais do PMDB que não disputará eleições, o ex-chefe da Casa Civil de Rigotto, Alberto Oliveira, abriu voto e apoio para dois colegas do Partido:

- Alexandre Postal, Deputado Estadual
- Osmar Terra, Deputado Federal.

Comitê suprapartidário de Serra não decola no RS.

Ninguém sabe como remover a cabeça de burro enterrada sob os alicerces do comitê suprapartidário que Serra teria no RS.

DEM não faz nada por Serra no RS... porque ninguém pediu.

O DEM do RS alega que não está fazendo nada por Serra porque ninguém da campanha de Serra procurou o DEM do RS.

Saiba como ficou o day after ao apoio de Dilma, Lula e Tarso

Nesta sexta-feira o editor conversou longamente com gente ligada ao PMDB e ao PDT sobre o mega-comício realizado no dia anterior pelo PT. Ninguém ficou particularmente impressionado com a quantidade de público, porque foi apenas burocrática a presença no Gigantinho.

. A noitada resultou em duas constatações inevitáveis:

1) Ao abrirem voz e voto de forma clara para Tarso Genro, Dilma e Lula empurraram Fogaça para fora do navio.

2) Dilma e Lula bloquearam o caminho do PDT até a Tribuna de Honra, abrindo espaço para o dissidente solitário da noite, o ex-governador Alceu Collares.

. As fotos do comício que ilustraram as notas do editor no seu site http://www.polibiobraga.com.br/, possuem uma particularidade curiosa: três dos cinco personagens da linha de frente apanhados sorridenes no palco, eram do PDT: Beto Grill, Collares e Dilma.


Diaz avisa: “PSDB não consulta Vox Populi”.

Aviso que o Deputado Claudio Diaz passou ao editor nesta sexta-feira:

- Não consideramos número algum da Vox Populi.

. O Ibope prometeu números sobre as campanhas presidencial e de governadores para este final de semana.

Saiba como usar os precatórios para repactuar seu ICMS atrasado.

Se você é empresário e tem problemas para colocar em dia suas contas com o fisco estadual, saiba que é bem melhor buscar repactuação de dívidas no âmbito judicial do que dentro da própria Secretaria da Fazenda.

. É duro fazer este tipo de afirmação, mas a posição fiscalista da Secretaria não deixa margem para outra constatação.

. O editor conversou nesta segunda-feira ao meio dia com dois advogados da consultoria Villela Associados, de Porto Alegre, que confirmaram o que pensa o editor:
- Temos clientes que conseguiram parcelamento do ICMS para pagamento em até 240 meses. E sempre temos êxito ao acostar precatórios como garantia de pagamento de parcelamentos feitos do ICMS, o que na prática significa verdadeira quitação.

. Villela Associados opera há 40 anos no RS. O Presidente é Renan Villela. Ele dirige uma equipe de 80 profissionais, 30 dos quais são advogados. São 600 clientes ativos. Novas filiais serão abertas em Santa Catarina, São Paulo e Minas.

. Os advogados Maurício Bendl e Wlademir de Carvalho, com os quais o editor conversou durante duas horas, deixaram claro que a empresa assumiu seu formato atual há dez anos. A partir daí, passou a oferecer ao mercado corporativo um pacote completo para auxiliar a gestão empresarial, focado em servisos nas áreas tributária, trabalhista e bancária. . O que disseram Bendl e Carvalho: “O empresário precisa ter segurança jurídica para garantir sua retaguarda quando enfrenta questões fiscais, trabalhistas e bancárias”.

E-mail: villelaassociados@villelaassociadosl.com.br

Site: http://www.villelaassociados.com.br/

Fumageiros gaúchos prensam Lula para evitar crise fatal.

Embora a mídia tenha ignorado completamente a reunião entre representantes da Indústria Brasileira do Fumo, agricultores, trabalhadores e o Presidente Lula, quinta-feira a tardinha, em Santa Cruz do Sul, o fato é que ele recebeu um documento que na prática diz o seguinte:

- O setor do fumo, US$ 3,1 bi de exportações em 2009 - 185 mil famílias de pequenos agricultores e 30 mil trabalhadores, apenas no RS – quer que em novembro o Governo diga que não quer acabar de imediato com a produção do fumo tipo burley, a predominante na região Sul.

. Em 1995 a OMS aprovou a chamada Convenção-Quadro, cujo objetivo é extirpar a produção de fumo no mundo, promovendo a diversificação da produção local. O governo FHC sempre nunca topou subscrever o acordo, mas o governo do PT fez isto no primeiro mandato de Lula, em 2005.

- O Governo do PT não precisava subscrever a Convenção-Quadro, bastando fazer o que fez o governo do PSDB, mas preferiu tornar refém todo o setor fumageiro brasileiro, já que nunca promoveu a diversificação do cultivo e insiste em acabar com a produção.

Burrice provoca caos na ponte do Guaíba e no vão da Refap.

Toda a metade Sul do RS esteve separada do Estado desde o final da manhã, porque a única estrada que permite a ligação, a BR-116, foi interrompida pelo vão da ponte sobre o rio Guaíba, a única do Estado. As 13h15m a ponte foi liberada. A Concepa, concessionária da freeway, há dois anos insiste para construir a ponte por conta própria, bastando que o governo federal amplie o prazo de concessão da autoestrada, coisa que terá que fazer queira ou não queira. Apesar disto, o governo Lula insiste em dizer que vai construir a nova ponte com dinheiro público, mas nem o projeto consegue tocar. O RS tem tolerado essa conversa mole das autoridades federais e a conversa fiada da vanguarda do atraso, que impedem a construção da nova ponte, da mesma forma que impediram o Polão, asfixiando o Estado na abominável BR-116 que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo, cujo ápice de problemas surgirá este final de semana, quando for trocado o vão ao lado da Refap.

Eis o que o leitor viu da sua casa, ao meio dia desta sexta-feira:
Vejo de minha residência o caos formado pela paralização do vão móvel da ponte, há mais de uma hora. O engarrafamento é monumental. Se houver ambulâncias, o pacientes deverão ser transportados por lanchas. Seis quilômetros de engarrafamento nesta hora (12:00 horas).
Lula está aqui. Nem tocou no assunto da ponte ontem. Nem no metrô. Mencionei o fato no "Chamada Geral" e, penso, que, referindo Lula, eles não podem referir críticas por óbvios motivos.
Fica o registro pra ti.

Afubra avisa que produção gaúcha de fumo tem pressa.

O editor falou nesta sexta-feira a tarde com o Presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, Afubra, Benício Werner, que avisou: “Temos pouco tempo”.

. A reunião com Lula foi feita no autódromo, quinta, 17h40min. Por 15 minutos, produtores e fabricantes pediram que o governo do PT não apóie a reunião de novembro da Convenção-Quadro. Lula foi receptivo. Ele prometeu dar resposta em seguida.

Valor faz intriga barata e irreal contra Serra.

O jornal Valor de quinta-feira, publicou uma página inteira para intrigar Serra com os fumageiros, enaltecendo a posição de Lula.

. As notas anteriores demonstram que foi o Governo Lula quem criou o drama atual dos fumageiros e agora se coloca como interlocutor para solucionar o problema que ele mesmo criou, atacando justamente o governo do Partido, o PSDB, que não apoiou a Convenção-Quadro.

- A reportagem chega ao ponto de demonstrar que Serra é malquisto na região desde as eleições de 2002, ignorando os resultados das eleições de 2006. Mostram os números da matéria: 2002, Lula contra Serra
- Em Santa Cruz, Venâncio e Vera Cruz, o petista alcançou de 71% a 74% dos votos válidos no segundo turno.

. O editor conversou com o ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel, nesta sexta, que passou os números da eleição de 2006, na qual o PSDB arrasou com Lula, justamente porque o governo Lula subscreveu a Convenção-Quadro, que manda acabar com a produção e industrialização do fumo:
Santa Cruz do Sul, 57,47% a 27%
Venâncio, 48,79% a 36,94%
Vera Cruz, 53,91% a 34,15%.

CLIQUE na imagem para ler a reportagem do Valor (PT atrai fumageiros contra Serra no Sul).

Brasil: Um país de faz de conta.

Artigo - A farsa e a realidade
Jornal Brasil Economico - 30/07/2010
por Roberto Freire

Em seu primeiro mandato, logo após ser eleito, o atual governo, carente de um efetivo projeto de mudanças e de reformas estruturantes, adotou o "Fome Zero" como saída pela tangente de nossas dificuldades históricas, ao mesmo tempo que encontrava nessa jogada pirotécnica uma forma de mobilização da sociedade, sem alterar em nada seus fundamentos.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

The Economist: "Bolsa Família não é resposta à pobreza urbana no Brasil"

A revista britânica The Economist traz em sua edição desta semana um longo artigo sobre o Bolsa Família onde afirma que, apesar da grande contribuição do programa para a redução dos índices de pobreza do Brasil, ele parece não funcionar tão bem no combate à pobreza nas grandes cidades.

. De acordo com a revista - que cita dados da Fundação Getúlio Vargas - cerca de um sexto da redução da pobreza no país nos últimos anos pode ser atribuído ao Bolsa Família, "mas algumas evidências sugerem que o programa não está funcionando tão bem nas cidades como nas áreas rurais".

. "O sucesso do Brasil em reduzir a pobreza parece ser maior nas áreas rurais que nas urbanas", diz o artigo, que cita dados das Nações Unidas que indicam que houve uma redução de 15 pontos percentuais no número de pobres na população rural entre 2003 e 2008, enquanto nas cidades essa diminuição foi muito menor.

Depois de Collor, agora é Garotinho que canta: "É Dilma apoiando Garotinho..."

O ex-governador fluminense e candidato a deputado federal Anthony Garotinho (PR) afirmou que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acertou participação em sua campanha no Rio de Janeiro, onde o Palácio do Planalto apoia a reeleição do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), seu ex-aliado e atual adversário.

. Em conversa telefônica na semana passada, a ex-ministra, segundo Garotinho, colocou-se à disposição para gravar mensagens de apoio e cumprir agenda de atividades conjuntas no Estado. Na próxima semana, Dilma estará no Rio. "Dilma telefonou me convidando para ir a Brasília, no sábado passado, onde receberia apoio dos evangélicos", disse Garotinho, que também é evangélico.

China supera Japão e é a segunda economia do mundo

A China tirou do Japão o posto de segunda maior economia do mundo, em resultado de três décadas de forte crescimento. Dependendo de quão rápido o câmbio suba, a China caminha para superar também os Estados Unidos e liderar o ranking global por volta de 2025, de acordo com projeções do Banco Mundial, do Goldman Sachs e de outros economistas.

. A China cresceu 11,1% no primeiro semestre de 2010 sobre igual período do ano passado. A expansão do país vem registrando uma média anual de mais de 9,5% desde que adotou reformas de mercado em 1978.

Aécio esconde Serra de sua campanha

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, tem aparecido de forma tímida no material de campanha do ex-governador Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia, seus "aliados" tucanos em Minas Gerais.

. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo pediu cartazes, adesivos e santinhos em quatro comitês da campanha de Anastasia em Belo Horizonte. Em três deles, nada existia com a foto de Serra. No último deles, só após pedido específico de algo com o candidato presidencial, foram entregues adesivos com o rosto de Serra – acompanhado apenas dos nomes dos tucanos mineiros.

. Aécio faz com Serra o que Serra fez com Alckmin na última campanha para presidente, ou seja, não ajuda em nada. Dilma cresce no Estado em que o ex-governador tucano era Rei.

Servidora do Senado pede voto para Marina

A candidata do PV ao Planalto, Marina Silva, usou uma assessora lotada em seu gabinete no Senado para pedir votos e negociar o apoio de pastores evangélicos. Uma das aliadas mais próximas da presidenciável, Jane Maria Vilas Boas a representou ontem em ato com religiosos em Bauru (SP).

. Questionada sobre a distribuição de cartões da assessora, disse: "É minha funcionária. É uso da máquina? Não sei. Que dia é hoje?". Ao ouvir que era quinta-feira, disse: "Ela já voltou ao Senado". À noite, Marina reclamou da imprensa e disse que os jornalistas procuram "coisas que resvalam e não são boas para a política". "Quando a gente vê nos jornais, fica triste. Quando for justa a crítica, (...) a gente tem que assumir e dizer: "Errei". Mais tarde, Marina anunciou a demissão da funcionária.










Opinião do leitor - Onde estão as Mulheres de Atenas (as mulheres gaúchas) ?

Veja e ouça o video que é postado a seguir e que reproduz a canção de Chico Buarque sobre a força das mulheres de Atenas.
http://www.youtube.com/watch?v=INHd7fUqnyg

OPINIÃO DO LEITOR

Onde estão as Mulheres de Atenas (as mulheres gaúchas) ?

Onde estão as mulheres que estudam na Ufrgs que não se manifestam pela libertação de Sakineh, condenada à morte por apedrejamento pelo regime sanguinário do Irã? Sakineh nem presa poderia estar, porque a acusação contra ela é de traição ao marido. E o DCE da UFRGS vai se manifestar a respeito? O silêncio das mulheres de Atenas não é fiel às conquistas que o iluminismo espargiu pelo mundo civilizado, mas representa o atraso das trevas do fundamentalismo político e religioso da pior espécie.

. A seguir, video sobre a campanha para que o presidente Lula tome uma atitude, tipo "Liga Lula" (Lula já disse que o assunto é interno do Irã, embora não tenha pensado dessa forma quando se meteu em Honduras a favor do chapeleiro Zelaya). FHC assinou o manifesto de apoio a Sakineh. E os Partidos ? O que diz o PT, PSDB e PMDB do RS; Tarso, Yeda, Fogaça.

http://www.youtube.com/watch?v=75pZbpcczfo

Espero só que as ditas esquerdistas tomem vergonha na cara e não façam vistas grossas a isso!

--
ANDERSON
http://twitter.com/andersonhoje

Jovem de 30 anos é o mais novo secretário de Yeda.

O advogado e presidente nacional da juventude do PP, Pedro Feiten, 30 anos, vai assumir a secretaria de Relações Institucionais. O anuncio foi feito pela governadora Yeda Crusius. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira no Diário oficial do Estado. A indicação é do PP. A posse deve ocorrer no inicio da semana que vem.

O gaúcho Cylon Gonçalves da Silva é o novo presidente do Ceitec.

Já tem novo presidente o Ceitec do RS, estatal federal criada em Porto Alegre para produzir chips. Trata-se de Cylon Gonçalves da Silva. Silva é natural de Ijuí. Ele tem PhD (verdadeiro) em Física, pela UCA, Califórnia, Estados Unidos.

. O físico Cylon Gonçalves da Silva, gaúcho de Ijuí, foi o líder de toda a luta pela criação, construção e início de funcionamento do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, de 1986 a 2001.

. É professor emérito da Unicamp, desde março de 2002.

Collares desfralda bandeira do PDT no comício de Dilma em favor de Tarso

Além de usar fortíssimo e caro aparato sustentado com dinheiro público federal para a realização de atos de papel no RS, tudo com o objetivo de mascarar a presença do presidente e de ministros no comício de apoio a Tarso e Dilma no RS, também recursos públicos municipais (veja os logos da pefeitura nos ônibus) foram utilizados para garantir público ao encontro de Lula com pequenos produtores rurais de Santa Cruz do Sul, conforme você pode examinar pelas imagens do video a seguir:

Além do apoio escrachado de Lula e de Dilma ("No RS, Tarso é o nosso único candidato", avisaram ambos), o comício desta quinta-feira a noite no Gigantinho, Porto Alegre, registrou a presença já esperada do ex-governador Alceu Collares, que subiu ao palco com uma bandeira do PDT, que fez questão de desfraldar, sob o apoio do senador Paulo Paim, que o saudou de forma enfática:

- Collares é o símbolo da nossa coligação.

. Como se sabe, o PDT não apóia a coligação de Tarso Genro e o Partido ameaça expulsar Collares pela dissidência.

. O comício no Gigantinho demonstrou forte poder de mobilização popular do PT, mas quando Lula chegou para falar, duas horas depois da previsão, metade do público já tinha ido embora.

. Lula cumpriu forte programação em Porto Alegre e Santa Cruz. Na manhã desta sexta-feira viajou para Livramento, onde agendou encontro com o presidente do Uruguai.

- Clique nas fotos ao lado para ver melhor. Na primeira foto, tres dos cinco personagens da linha de frente foram do PDT: Beto Grill, vice de Tarso; Collares e Dilma.

TRE decide, hoje, situação de Pompeo na chapa de Fogaça

Será nesta sexta-feira o julgamento dos pedidos de impugnações das candidaturas do candidato a vice na chapa de Fogaça, Pompeo de Matos, bem como dos deputados Aloísio Classmann, Adroaldo Loureiro e Giovani Cherini, todos envolvidos no Caso dos Albergues (políticos que mantinham albergues para doentes do interior que procuravam a capital em busca de auxílio).


. O caso mais grave é de Pompeo de Matos. Caso a impugnação seja mantido, ele poderá recorrer ao TSE, que terá que se manifestar até o dia 19, mas o fato criará um impasse político que poderá levar a coligação a trocar de nome. O PDT está confiante e marcou manifestação de desagravo a Pompeo.

Collor, apoiador de Dilma, ameaça jornalista da istoÉ: "Quando eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara, seu filho da p..."

Insatisfeito com uma reportagem publicada pela revista IstoÉ, o senador Fernando Collor (PTB), candidato a governador de Alagoas, voltou a demonstrar a sua costumeira falta de educação e o seu temperamento explosivo. Numa ligação para a redação da sucursal da revista em Brasília, Collor fez ameaças ao jornalista Hugo Marques e não economizou nos xingamentos. A revolta foi desencadeada pela reportagem, na edição desta semana, que cita a impugnação da candidatura do político alagoano.
"Quando eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara, seu filho da puta", ameaçou Collor, que está na corrida pelo governo de Alagoas e apóia a candidatura da petista Dilma Roussef. O jingle da campanha de Collor é: "é Lula apoiando Collor, é Collor apoiando Dilma, pelos mais carentes. É Lula apoiando Dilma, é Dilma apoiando Collor, para o bem da nossa gente. É Lula apoiando Dilma, é Dilma apoiando Collor, e os três para o bem da gente".

. Na reportagem, o jornalista destaca o fato de Collor não ter conseguido uma certidão de “nada consta”. A Justiça eleitoral cobra a documentação para a obtenção do registro de candidatura.A candidatura de Collor e todos os demais candidatos a governador de Alagoas estão impugnadas pela Procuradoria Regional Eleitoral do estado. A conversa com o jornalista ocorreu na tarde desta quinta-feira. Segundo o repórter da revista, Collor ligou para a redação para contestar a reportagem. A matéria, que tem como título "Onde estão os ficha-limpas?", destaca que além dos postulantes ao governo 87% enfrentam problemas com a Justiça.
Em entrevista ao Portal Imprensa, o jornalista Hugo Marques disse que desligou o telefone imediatamente após o xingamento.


CLIQUE aqui para ouvir a ameaça de Collor ao jornalista da revista IstoÉ.

Serra na Record: “O Chávez é dilmista; e o PT é chavista”

Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), o candidato do PSDB, José Serra, viu-se obrigado a passar anos no exílio para fugir da perseguição da ditadura militar. No mesmo período, sua adversária Dilma Rousseff, do PT, estava engajada à luta armada. Acabou presa e torturada. Quem é mais de esquerda? Esse foi um dos principais temas da sabatina que o canal de TV por assinatura Record News e o Portal R7 faz agora com Serra. A partir de perguntas de internautas, os jornalistas que conduzem a sabatina perguntaram ao candidato tucano como ele reagia às críticas feitas por integrantes do PT de que os aliados de Serra eram “trogloditas de direita”. “Troglodita de direita é quem apoia o [Mahmud] Admadinejad [presidente do Irã]”, rebateu Serra.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no site Congresso em Foco.

Oi tem lucro recorde de R$ 940 mi no semestre

A Oi encerrou o primeiro semestre de 2010 com lucro líquido recorde de R$ 940 milhões, revertendo resultado negativo registrado em igual período do ano passado. A receita bruta consolidada chegou a R$ 23,1 bilhões e a receita líquida atingiu R$ 14,9 bilhões.

. O Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciações e amortizações) consolidado no semestre alcançou R$ 5,2 bilhões, alta de 7,9% em relação ao Ebitda recorrente dos primeiros seis meses do ano passado. A margem Ebitda foi de 35%, contra 32,6% registrada no mesmo período de 2009.

. Para este ano, a companhia continua com a meta de investir de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões. Para consultar o relatório trimestral, acesse a página de Relações com Investidores da Oi: www.oi.com.br/ri

Lula usa aparato público para fazer campanha por Dilma e Tarso no RS.

Todo o aparato do Governo Federal foi mobilizado para garantir com dinheiro público a presença no comício em favor de Dilma Roussef e Tarso Genro, tanto do Presidente Lula, de quatro dos seus Ministros, quanto de dezenas de dirigentes de estatais e de assessores.

. O Governo se esmerou em mascarar a viagem feita com dinheiro público, montando em Porto Alegre e em Santa Cruz do Sul uma série de eventos inesperados:

1)Pela primeira vez na história, o Conselhão agendou reunião para a Fiergs.

2)O Presidente, Ministros, Diretores e Assessores ocuparam a vazia Usina do Gasômetro (Lula chamou a usina de Usina do Gasênio, palavra que nem existe), onde Lula participou de três atos diferentes;
2.1) o lançamento do edital para a duplicação da Tabaí-Canoas, obra que nem de longe iniciará no seu governo (Lula chegou atacar os técnicos do Ibama por paralisar obras da BR-101 por causa de uma perereca, uma história que nem existiu).
2.2) a ordem para o início das obras da duplicação da rodovia Porto Alegre-Pelotas, que também não começará durante seu governo.
2.3) a assinatura do financiamento de R$ 420 milhões para a Prefeitura de Porto Alegre, que com o dinheiro da Caixa tocará obras bancadas por ela mesma.

3) Lula agendou reuniões também para Santa Cruz do Sul, com pequenos agricultores da região fumageira e com os grandes industriais do fumo.

. A grand finale dessa série de eventos desnecessários, foi o mega-comício armado para apoiar Dilma e Tarso. Milhares de cartazões, cartazes, panfletos e faixas foram distribuídos na Grande Porto Alegre, sempre com Lula em primeiro plano, chamando para o comício. No local foram armadas tendas para a apresentação dos candidatos do PT.

. Ao final dos eventos, Lula programou descanso no Plaza, já que na sexta-feira agendou reunião com o Presidente do Uruguai em Livramento. Sua entourage voltou em aviões oficiais para Brasília.

CLIQUE na imagem para analizar um dos cartazes espalhados por Porto Alegre.

Lula, o tênis e a BR-101 no RS e em SC.

Lula disse em Porto Alegre que ainda voltará a Porto Alegre antes do final do ano. Ele avisou que percorrerá a pé, de tênis, um dos túneis do trecho duplicado da BR-101, trecho que liga Torres a Osório.

. Lula não poderá fazer o mesmo no trecho catarinense que liga Torres a Florianópolis, cujas obras arrastam-se há 20 anos. Para se livrar de cobranças, Lula culpou as pererecas que infestam as margens das obras, razão de constantes interdições feitas pelo Ibama.

Tecnosinos recebe de uma só vez pacote de 11 empresas de TI.

Além das nove novas empresas que desembarcaram na Tecnosinos há um mês, outras duas começaram a bater ponto em São Leopoldo.

. São elas: Smartronic (desenvolvimento de equipamentos e soluções de automação predial) e Centri (desenvolvimento de soluções para mobile's). Entre as nove anteriores estão gigantes como Disys (americana, especializada em e-gov) e a Skydrones (desenvolvimento de Veiculos Aereos Nao Tripulados).

- O editor foi buscar as informações com a diretora de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Susana Kakuta.

Ely e Biedermann criam a Smartbuild (automação residencial).

Fernando Ely e Luciano Biedermann uniram suas expertises e acabaram de abrir em Porto Alegre a Smartbuild.

. A empresa está focada em automação residencial. . No RS, a Smartbuild também é integradora autorizada de B&W, Nad, Rotel, Sim2 e Control4.

Site: www.smartbuild.com.br

As verdades que Lula não disse sobre a BR-116.

Sobre a BR-116, trecho que liga Guaíba a Pelotas, informações que Lula ignorou no seu discurso de Porto Alegre:

1) Os 100 quilômetros de duplicação que ligam Pelotas a Rio Grande estão em obras, faltando os 200 quilômetros do novo trecho, que agora ganha edital para propostas.

2) Lula sequer tocou na questão da nova ponte do Guaíba, que será vital quando toda a duplicação estiver concluída.

3) Os cinco pedágios que ficam ao longo do pecurso Porto Alegre-Rio Grande, são todos federais e continuarão existindo depois da duplicação.

CEO de shopping diz que Shoppings melhoram arrecadação e empregos.

A apenas dois meses da inauguração, o Shopping Center San Pelegrino, de Caxias, está com 95% das suas 115 operações ocupadas.

. O Shopping abrirá com mil empregados.

. O CEO do San Pelegrino, Luiz Felipe Tavares, esteve esta semana no Centro de Indústria e Comércio de Caxias, e disse ali que a instalação de shopping centers resulta em aumentos de 31% no recolhimento do IPTU e produz crescimento de 24% nos empregos. O Brasil tem 711 centros de compras.

Cpers fará congresso, mas não prevê revelações sobre seu orçamento milionário.

Não é certo que o Cpers, maior sindicato latinoamericano de professores públicos estaduais, seja compelido por seus associados para fazer ampla prestação de contas sobre os R$ 50 milhões que recolhe anualmente de mensalidades.

. O Cpers agendou para este final de semana o seu VII Congresso Estadual.

- Vinculado à CUT, o sindicato é historicamente dirigido por militantes do PT.

Eis os nomes dos favoritos para a Presidência da Fiergs.

Não é verdade que o editor tenha indicado favoritos para a eleição na Fiergs.

. São nomes muito fortes: Gilberto Petry, Heitor Muller e Astor Schmidt.

- Alternam-se na Fiergs descendentes de italianos e alemães. O atual Presidente, Paulo Tigre, é neto de italianos. Os casos de pelos duros são exceções que confirmam a regra (Luís Otávio Vieria e Renan Proença).

Vox Populi diz que Ana Amélia lidera para o Senado no RS.

Ana Amélia, PP, 34%
Paulo Paim, PT, 33%
Germano Rigotto, PMDB, 31%

- Na pesquisa espontânea (sem apresentação de nomes) Ana Amélia dispara com Paim, ambos com 13%, seguidos de Rigotto, com 9%.

Veja desta semana diz que Garcia representou as Farc em 1999.

Veja tocou mais munição no Caso PT x Farc ao revelar que Marco Aurélio Garcia procurou o governo FHC como interlocutor das Farc, em 1999.

. O chanceler da época, Luis Felipe Lampréia, confirmou que recebeu Garcia no Itamaraty, mas repeliu suas propostas de reconhecimento das Farc.

CLIQUE AQUI para ler a nota completa de Veja.

Dilma e Lula queimam as pontes com Fogaça ao apoiar Tarso.

Ao decidir jogar todos os trunfos na candidatura de Tarso Genro no RS, o Presidente Lula e Dilma Roussef queimaram as pontes com Fogaça.

. Isto quer dizer que Lula e Dilma jogaram Fogaça nos braços de Serra.

Campanha de Fogaça já está nas ruas em Porto Alegre.

Desde esta quinta-feira, a campanha de Fogaça ganhou as ruas de Porto Alegre.

. As principais esquinas foram tomadas pelas bandeiras da coligação.

. A coordenação da campanha de Fogaça esforça-se para botar na rua os militantes do PDT e também do PTB, embora o PTB não integre formalmente a coligação. Em campanhas anteriores, PDT e PTB garantiram a supremacia nas ruas de Porto Alegre.


Nesta sexta, Ibope divulga nova pequisa para presidente

Nova pesquisa Ibope sobre as eleições presidenciais será divulgada na noite desta sexta-feira, pelo Jornal Nacional (TVGlobo).

- A última pesquisa Ibope, realizada entre 27 e 30 de junho e divulgada no dia 3 de julho, mostrou empate entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), ambos, com 39%. Já Marina Silva (PV), tinha 9%. Na simulação de um possível segundo turno entre Serra e Dilma, repete-se o empate rigoroso: 43% para ambos.
Entre os eleitores da região Sul, Serra teve 45% e Dilma, 37%.

Smartbuild é especializada em automação residencial.

Já está funcionando em Porto Alegre a Smartbuild, especializada em automação residencial, infra estrutura para ar condicionado e sistemas de home theater. Os diretores da empresa são os empresários Fernando Ely e Luciano Biedermann.

. A empresa conta com a experiência de mais de 20 anos dos profissionais envolvidos e já possui parceria com as principais contrutoras do estado.

. Desenvolver projetos exclusivos e personalizados de sistemas de inteligência residencial é o ponto forte da empresa que também é revenda e integradora autorizada para o RS das marcas top de linha do mercado como B&W, Nad, Rotel, Sim2 e Control4.

Fone: 51-3333.1712

Vox Populi espontânea: Tarso, 17%; Fogaça, 15%; Yeda, 9%

Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada ontem pela Band, sobre a intenção de votos para governador e senador do Rio Grande do Sul, mostra que na pesquisa espontânea, Tarso Genro (PT) ficou com 17% das intenções de voto; José Fogaça (PMDB), com 15%; Yeda Crusius (PSDB), com 9% e Pedro Ruas (Psol) tem 1% das intenções. Os outros candidatos aparecem com 0%.

. Na pesquisa espontânea para senador, Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) tem 13%; Germano Rigotto (PMDB) aparece com 9% e Abgail Pereira (PC do B) está com 1% das intenções de voto.

. Já na pesquisa estimulada para senador, Ana Amélia Lemos (PP) tem 34%; Paulo Paim (PT) aparece com 33%; Germano Rigotto (PMDB) tem 31%; Vera Guasso (PSTU), 4%; Lucas (PSOL) e José Schnaider (PMN) têm 3%; Professor Marcos Monteiro (PV), Roberto Gross (PTC) e Paulo Sanches (PCB) têm 2%; Abigail Pereira (PC do B) e Berna Menezes (PSOL) aparecem com 1%.

Ladrão furtou o computador de Cardeal, o homem forte de Dilma na Eletrobrás.

O homem forte de Dilma Roussef na Eletrobrás, Valter Cardeal, é gaúcho. Ele foi diretor da CEEE quando Dilma foi secretária de Minas e Energia. Cardeal e o editor duelam em pelo menos dois processos judiciais que tramitam no Foro de Portugal, ambos movidos pelo homem forte do governo do PT. Uma forte banca de advogados do Paraná sustenta os dois duelos, que do lado do editor tem como padrinho o advogado Luiz Corrêa Barbosa, também advogado do ex-deputado Roberto Jefferson. A nota a seguir é de hoje, de Ancelmo Góes.

Segredo de Estado

O computador de Valter Cardeal, diretor da Eletrobrás, tido como homem de confiança de Dilma Rousseff, foi furtado na sede da estatal. A Polícia Federal, que localizou o ladravaz, acredita ter sido um furto comum. Ufa!


Serra terá menos tempo na TV que Dilma

A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), terá 46% a mais de tempo que o seu adversário José Serra (PSDB) na propaganda eleitoral da televisão. Dilma ocupará 115 minutos - terá direito a 230 inserções. Serra ficará com 79 minutos, ou 158 inserções.

. A desvantagem do tucano, no total, será de 72 inserções ou 36 minutos - quase 50 segundos por dia. No caso específico da propaganda dos candidatos a presidente, serão 4 horas e meia de inserções ao longo dos 45 dias.

Collor vai à Justiça para manter jingle do apoio de Lula e Dilma a ele

O comitê de campanha do senador Fernando Collor (PTB) decidiu recorrer da decisão da Justiça Eleitoral que proibiu a divulgação de parte do jingle de campanha do ex-presidente, na qual são citados o presidente Lula e a candidata petista ao Palácio do Planalto Dilma Rousseff. "Não tenha dúvida que vamos recorrer dessa decisão judicial no Tribunal Regional Eleitoral. Nós entendemos que estamos certos", disse um dos coordenadores da campanha do ex-presidente, Carlos Mendonça.

. A música feita pelo piauiense Lázaro do Piauí está gerando o maior bafafá por que o jingle de campanha de Collor diz “É LULA APOIANDO COLLOR, É COLLOR APOIANDO DILMA. É LULA APOIANDO DILMA, É DILMA APOIANDO COLLOR”.

. Collor foi presidente cassado, inclusive com votos dos petistas, por roubo.

Opinião do leitor - Lula não quis assinar o abaixo assinado em favor da iraniana que será apedrejada


OPINIÃO DO LEITOR

Leiam o que Lula disse a respeito da campanha na internet "Liga Lula", para interceder pela iraniana que foi condenada a morrer pelo apedrejamento, por ter traido o marido.

- É preciso tomar muito cuidado porque as pessoas têm leis e regras. Se começarem a desobedecer às leis deles para atender aos pedidos dos presidentes, daqui a pouco há uma avacalhação. Um presidente da república não pode ficar na internet atendendo a todo pedido que alguém pede de outro país.

. Mas Lula ressaltou que acha que nenhuma mulher deveria ser apedrejada por conta de traição.

. Ele não se diz amigo do presidente do Irã? Por que não apresenta a Lei Maria da Penha para ele ?

Sérgio Oliveira, Charqueadas, RS.

Veja diz que em 1999 Garcia procurou o governo FHC em nome das Farc.

A reportagem a seguir de Fernando Mello é inédita e exclusiva de Veja, que a disponibilizou no seu site nesta quarta-feira a tarde. O material revela uma informação explosiva: o gaúcho Marco Aurélio Garcia, que na juventude militou no PCB do RS e é agora assessor especial de Lula para assuntos exteriores, procurou o Itamaraty em 1999, em pleno governo FHC, para servir de "ponte" entre o Brasil e as Farc. O chanceler da época, Luiz Felipe Lampréia, recebeu Garcia e repeliu a oferta, porque na época, como hoje, as Farc combatiam o governo constitucional da Colômbia e já eram um grupo armado narcoterrorista. Garcia procurou o governo porque falava em nome das Farc, como enviado para estabelecer uma relação entre os bandidos e o governo FHC. O chanceler Lampréia confirmou tudo para Veja. Leia a seguir.

Garcia se ofereceu como “ponte” entre Brasil e Farc.
Fernando Mello.

O encontro ocorreu no gabinete do então ministro, Luiz Felipe Lampreia, que relatou ter recusado a oferta.

No final de 1999, o hoje assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia pediu uma audiência oficial no Ministério das Relações Exteriores. O encontro ocorreu no gabinete do então ministro, Luiz Felipe Lampreia. Garcia se ofereceu ao governo brasileiro para atuar como “ponte” com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Nos últimos dois dias, VEJA.com colheu relatos sobre o encontro.

Nesta quarta-feira, procurou o ex-ministro Lampreia, que confirmou a audiência. Servidor de carreira, com mais de 40 anos de Itamaraty, o ex-ministro não tem filiação partidária. “A proposta era de promover um encontro, uma relação, uma conversa”, afirmou.

Na última semana, o candidato a vice na chapa do tucano José Serra, Indio da Costa (DEM-RJ), provocou reações do PT ao dizer que o partido tem ligações com as Farc. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, chamou Indio de “desqualificado” e “medíocre”.

Em 1999, Garcia era o responsável pela área de assuntos internacionais do PT. Lampreia confirmou a conversa. “Ele pediu uma hora oficialmente, está na agenda”, relata. “Ele me fez essa oferta. Eu agradeci o espírito com que ele fez a oferta, um espírito respeitoso. Mas disse que não aceitava. Como chanceler não tinha nenhum interesse em ter contatos com representantes das Farc. A organização estava combatendo um governo constitucional, amigo do Brasil.”

Lampreia disse a VEJA.com que, recusada a oferta, Garcia não apresentou mais detalhes, nem disse qual seria o representante das Farc escalado para falar com o governo brasileiro. Naquele ano, as Farc tinham muito mais força do que hoje. Seus guerrilheiros se aproximavam da capital, Bogotá, e tinham chances de tomar o poder.

Fibria põe à venda fábrica de papéis especiais

A Fibria, maior fabricante mundial de celulose branqueada de eucalipto, colocou à venda sua fábrica de papéis especiais em Piracicaba (SP). A companhia, resultado da fusão entre Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Aracruz, contratou o banco Goldman Sachs para coordenar a operação, ainda em fase inicial.

. Com isso, o grupo Votorantim executa sua estratégia de venda de ativos da Fibria para reduzir o endividamento, de R$ 10,9 bilhões em março, fruto das operações com derivativos de câmbio contratados pela antiga Aracruz, que levaram a perdas bilionárias e à virtual insolvência da companhia em 2008.










Serra: "situação das rodovias é crítica"

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, atacou nesta quarta a política do governo federal para as estradas. Segundo Serra, a situação das rodovias é crítica. Ele defendeu a política de concessões realizada pelo governo de São Paulo, e disse que foi arrecadado R$ 65 bilhões nos últimos oito anos por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico dos combustíveis e só investiu nas estradas um terço desse valor.

. Serra afrimou que "está cheio de estradas da morte em todo lugar. Esse modelo federal não deu certo". Ele também atacou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, dizendo que o órgão federal é "totalmente loteado entre políticos". "A prioridade deixa de ser o interesse nacional e passa a ser interesse político daqui ou dali. Isso comigo vai acabar", prometeu.

- Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o índice de estradas brasileiras em condições deficientes ou péssimas é de 69%. Os números do levantamento referem-se à situação do Brasil em 2009. De acordo com a pesquisa da CNT, 42.668 quilômetros de estradas brasileiras apresentam problemas de pavimento e de sinalização.

Fifa se choca com Estatuto do Torcedor

Lançado com pompa por Lula, o Estatuto do Torcedor pode não valer para a Copa no Brasil. A medida que proíbe bebida alcoólica nos estádios choca-se com os interesses da Fifa, que tem uma cervejaria como patrocinadora do Mundial.

Petrobras pega na CEF triplo de toda verba do saneamento

A Caixa Econômica Federal (CEF) já emprestou para a Petrobras R$ 5,6 bilhões em menos de dois anos: R$ 2 bilhões no mês passado e R$ 3,6 bilhões no auge da crise financeira global, em 2008.

. O crédito dado à Petrobras representa praticamente três vezes todo o dinheiro da Caixa para saneamento, que não passa de R$ 1,982 bilhão. Os R$ 5,6 bi emprestados quase se igualam aos valores desembolsados no programa Minha Casa, Minha Vida, a vitrine do governo Lula para habitação popular.

. Como a Petrobras tornou-se o principal devedor da Caixa, envolvendo valores elevados, o banco público criou uma Superintendência Regional, no Rio, "destinada ao relacionamento institucional com a Petrobras".

Site divulga nomes de políticos que atendem Lei da Ficha Limpa

Está no ar a partir de hoje um site com o cadastro de candidatos que atendem à Lei da Ficha Limpa. A página na internet (www.fichalimpa.org.br) foi idealizada pelas ONGs Abracci (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). A adesão dos candidatos é voluntária.

Senadores como Paim (PT) usam servidores públicos em suas campanhas

Clipping
O Estado de S.Paulo - 29/07/2010

Assessores que deveriam estar em Brasília são enviados a Estados para trabalhar na reeleição de parlamentares. Uma tropa de cabos eleitorais pagos pelo Senado está trabalhando na campanha dos senadores candidatos nos Estados. São assessores que, oficialmente, deveriam apenas cumprir expediente nos gabinetes, mas estão nas ruas pedindo voto, coordenando e ajudando na corrida eleitoral dos parlamentares.
Levantamento feito pelo Estado identificou uma intensa transferência de servidores registrados em Brasília para os redutos eleitorais dos senadores e a reportagem flagrou assessores que recebem salário do Senado atuando na campanha.

Só nos últimos 23 dias, desde o início oficial da campanha, 53 assessores foram realocados, segundo dados do sistema interno de Recursos Humanos, para os "escritórios de apoio" dos senadores, entre eles os dos candidatos Renan Calheiros (PMDB-AL), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Heráclito Fortes (DEM-PI), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Paulo Paim (PT-RS).






Lula, hoje, no RS, para fazer campanha eleitoral para Dilma e Tarso

Veja o video a seguir para entender por que Lula, Dilma e Tarso não falarão nas relações carnais existentes entre o PT e as Farc:
http://www.youtube.com/watch?v=cTRz3tEXb9Y&feature=related

Lula fará uma visita eleitoreira no RS, recheada de uma programação que inclui boas intenções e ações claramente eleitorais, como o comício desta quinta a noite no Gigantinho para ajudar a eleição de Dilma Roussef e Tarso. O PT quer colocar 10 mil pessoas no estádio. Lula será o orador principal. Os cartazões espalhados por Porto Alegre (ver nota abaixo) deixa isto bem claro. A visita tem caráter eleitoral. Com Lula virão pelo menos quatro ministros. Durante o dia, também haverá reunião do Conselhão, na Fiergs (leia nota abaixo).

O que fará Lula hoje e amanhã no Estado::

1) As 13h estará no9 Beira-Rio para acionar uma máquina que marcará o início das obras para a Copa. Nas obras não entrarão dinheiro do governo federal, mas apenas empréstimo do Bndes. Lula promoveu isenção de impostos para a compra de insumos, porém Yeda e Fortunatti fizeram o mesmo, mas não acionarão a máquina.

1 Antes disto, as 11h, no Gasômetro, dará a ordem para início da duplicação da rodovia entre Tabaí e Estrela e lançará o edital para o projeto de duplicação da BR$-116 entre Pelotas e Porto Alegre.

Nenhuma das duas obras começará este ano. Lula poderá ser mais elegante, deixando estas coisas para seu sucessor.

. Na Usina do Gasômetro, as 11h, Lula também participará do ato da assinatura do contrato de empréstimo de R$ 420 da CEF para a Prefeitura de Porto Alegre, com vistas à realização de obras para a Copa.


- Mais produtiva poderá ser a visita de Lula a Santa Cruz do Sul, esta tarde. Se ele for mesmo, a indústria local do tabaco pedirá apoio contra a OMS, que através da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, quer acabar com a indústria. Lula assinou a convenção. A visita a Santa Cruz tem como objetivo principal a realização de conversações com pequenos produtores. Amanhã, Lula irá a Livramento para conversar com o presidente do Uruguai.

Lula manda inaceitáveis R$ 25 milhões para os palestinos.

OPINIÃO DO LEITOR
Mando o material a seguir. O que pergunto é o seguinte: e nós com isto ? O Brasil e os brasileiros conviem com problemas infernais. Em Porto Alegre mesmo, a miséria e a pobreza mostram sua rude cara nas ruas e nas vilas, todas elas um criatório de gente que não enxerga outra alternativa fora do banditismo, enquanto nos escondemos dentro de casa. Eu pergunto: por que esse dinheirão para os palestinos e não para nós ? Lula está dando dinheiro para tudo que é País pelo qual diz compaixão, desde que isto possa render politicamente para o seu Partido.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 12.292, DE 20 DE JULHO DE 2010.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Fica o Poder Executivo autorizado a doar recursos à Autoridade Nacional Palestina, em apoio à economia palestina para a reconstrução de Gaza, no valor de até R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais). Parágrafo único. A doação será efetivada mediante termo firmado pelo Poder Executivo, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, e correrá à conta de dotações orçamentárias daquela Pasta. Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 20 de julho de 2010; 189o da Independência e 122o da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVACelso Luiz Nunes AmorimPaulo Bernardo Silva

Governo derruba direção dos Correios para evitar nova crise

O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, recebeu ontem a notícia da sua demissão, que foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Ele se reuniu no início da noite de ontem com o ministro das Comunicações, José Artur Filardi. O substituto será Davi José de Mattos. Com ele, o diretor de Recursos Humanos da estatal, Pedro Magalhães, foi exonerado. Custódio, que ocupava o cargo desde julho de 2006, disse que ficou surpreso com a demissão, que foi uma orientação do Palácio do Planalto.

. O presidente e o seu diretor, indicações do ex-ministro Hélio Costa, foram demitidos por incompetência. O candidato José Serra vinha denunciando a iminência de um apagão postal e o governo mandou os ministros Paulo Bernardo e Erenice Guerra até a estatal para checar, constatando que era tudo verdade.

. O incidente mais grave ocorreu na semana passada, quando o site dos Correios postou uma nota ensinando os candidatos a conquistar eleitores. O material foi alterado depois de denúncia pública.

. O presidente dos Correios esteve horas antes com Lula, que não deu demonstrações de que o demitira. Ele disse que o caso é de arranjo político.

Yeda surpreende e vira padeira em Pelotas

Neste momento, 20h01m, a coligação PSDB-PP-PPS realiza a segunda etição da mobilização que resolveu chamar de Superquarta, desta vez em Pelotas.

. Yeda Crusius surpreendeu toda a coordenação da sua campanha, esta tarde, em Pelotas, ao resolver trabalhar de atendente na Padaria Estrela . Yeda recebeu um quindim do proprietário da padaria, Paulo Frio, e não hesitou em ir para trás do balcão e começar a vender os doces. As pessoas que entravam se surprendiam e não acreditavam que era a candidata e governadora Yeda Crusius. A Padaria Estrela existe há 60 anos e fica na rua Duque de Caxias no centro de Pelotas. É uma das mais tradiconais.

Vox Populi: Tarso, 34%; Fogaça, 28%.

Vox Populi, quarta-feira, segundo a Band TV da noite:

Tarso Genro, PT, 34%
José Fogaça, 28%
Yeda Crusius, 12%

. A margem de erro é de 3,5% para cima ou para baixo. Basta reduzir a fatia de Tarso e elevar a de Fogaça para encontrarmos empate técnico.

. Os votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Encomendada pela Rede Bandeirantes , a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho

Operação Rodin: defesa insiste com extinção do processo.

Será muito difícil para a juíza Simone Barbisan deixar de examinar os argumentos da defesa no caso da Operação Rodin, que pede a extinção do processo por uso de prova imprestável para desencadear investigações e prisões, bem como pela evidência de que não houve superfaturamento contra o Detran.

. O caso abre uma nova linha de contencioso judicial e ele permeará o processo daqui para a frente.

. Nesta página, o Dr. Fábio Freitas Dias esclarece as novas evidências que acostou aos autos em exame na Justiça Federal de Santa Maria. Vale a pena ler com atenção. A entrevista vai a seguir.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra das novas evidências protocoladas pelo Dr. Dias.

Nota do editor – A mídia continua ignorando a nova discussão – porque não lhe interessa - divulgada com exclusividade pelo editor.

O Brasil não está preparado para uma presidente mulher ou está ?

Depois da postagem a seguir, meu Twitter registrou esta réplica brilhante da leitoraRTommaso
@polibiobraga o Brasil está preparado para uma presidente mulher, a candidata que não está preparada pra ser presidente.

Hoje à tarde, no twitter, um internauta escreveu para a candidata Marina Silva:

"@edsonramon Minha tia me disse que o Brasil não esta preparado para uma presidente mulher."

Em resposta, Marina Silva postou:

" silva_marina Então ajude a sua tia a se preparar para isso "

Sutilmente, Marina disse que a opinião da tia do internauta é que era um problema a ser corrigido. hehehe.

* Enviado pelo leitor Anderson Gonçalves.

Nada de metrô na viagem presidencial.

No Governo Federal ninguém mais fala em em metrô para Porto Alegre. Até a Deputada Maria do Rosário calou.

Hohfeld pode ser o Indio da Costa de Fogaça.

Se Fogaça quiser seu próprio Indio da Costa na campanha do RS, o nome mais indicado é o do ex-vice-governador Antonio Hohfeldt.

. Quem ouviu Hohfeldt nesta terça, na Igreja da Pompéia, percebeu a presença do mais irado santo guerreiro desconstrutor do candidato do PT.

Calvário de Pompeo pode acabar nesta sexta.

Nesta sexta-feira o TRE do RS dirá se o vice de Fogaça, o Deputado Pompeo de Matos, poderá ou não ser candidato.

. O registro de Pompeo foi impugnado pelo MPE. O Deputado foi julgado e condenado no caso dos albergues mantidos para eleitores seus.

Saiba como será o day after caso Pompeo seja impugnado.

O PMDB e o PDT não trabalham com a hipótese de impugnação da candidatura do vice Pompeo de Matos.

. Dez entre dez advogados especializados em direito eleitoral consultados pelo editor, acham que o TRE do RS será inflexível com Pompeo.

. Se isto acontecer, o vice de Fogaça poderá apelar ao TSE e levar o caso até o STF, mas fará a campanha da coligação sangrar.

. Depois de uma resposta negativa do TRE, dificilmente PMDB-PDT terão saída política fora da substituição do candidato. O PDT já tem o nome do advogado Afonso Motta para a eventualidade. Motta, ex-diretor da RBS, é de família trabalhista. Ele é sobrinho do antológico líder do PTB, Leocádio Antunes e está filiado há 25 anos ao PDT.

Sairá nesta quinta, no RS, reunião do Conselhão de Lula.

Não é por acaso que o Conselhão fará sua reunião em Porto Alegre nesta quinta-feira, 15h, também data marcada para o comício que o Presidente Lula fará para Dilma e Tarso no Gigantinho.

. Além dos membros do Conselhão, uma revoada de Ministros cobrirá Porto Alegre, com destaque para o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que coordenará a reunião.

. Porto Alegre também terá a honra de sediar uma reunião ampliada incomum.

. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social foi criado pelo ex-ministro Tarso Genro, que está em campanha para se eleger Governador do RS. Isto será ressaltado durante o evento e o beneficiará.

. Será apresentada a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC).

. Ocorrerá tudo na Fiergs, até porque o Presidente, Paulo Tigre, foi destacado para fazer a apresentação da Agenda, apresentada previamente a Lula no dia 17 de junho.

. Eis os pontos de ataque que detalhará o Sr. Paulo Tigre, o mais fiel escudeiro de Lula e de Dilma no meio empresarial do RS:

1) Os novos horizontes da educação;
2) Desafios do Estado democrático e indutor do desenvolvimento;
3) A transição para a economia do conhecimento;
4) Trabalho decente e inclusão produtiva;
5) Padrão de produção para o novo ciclo de desenvolvimento;
6) O potencial da agricultura;
7) O papel da infra-estrutura: transportes, energia, comunicação, água e saneamento;
8) A sustentabilidade ambiental;
9) Consolidação e ampliação das políticas sociais.

- O Conselhão tem 55 membros. 5 são do RS: Paulo Tigre, Paulo Vellinho, Jorge Gerdau, Juçara Dutra e Germano Rigotto.

Tigre poderá ser Presidente do BNDES no Governo Dilma.

Eleito como o mais fiel interlocutor da ex-ministra Dilma Roussef no meio empresarial do RS, o Presidente da Fiergs, Paulo Tigre, é cotado para presidir o BNDES.

. Caso Dilma Roussef consiga derrotar Serra.

. Se não conseguir, voltará para casa.

. A Fiergs não abriu as portas uma só vez para o candidato do PSDB a Presidente da República, que até por isto teve que procurar a Federasul e a Farsul.

PDT vai exigir definição de Lula: ou o PDT ou Collares !

Depois do comício desta quinta-feira em Porto Alegre, o PDT do RS exigirá que o Ministro Carlos Lupi diga se está do lado de Collares ou do PDT.

. Lupi está licenciado da presidência nacional do PDT, mas o vice, Manoel Dias, de Santa Catarina, já avisou que quem manda é o Ministro.

CLIQUE na imagem ao lado para ler as últimas acusações de Collares contra Fogaça, Fortunatti, Pompeo, Mendes Filho, Padilha e Osmar Terra.

Nem Dilma e nem Tarso: a estrela do comício será Lula

Nem Dilma e nem Tarso porque no Comício da Unidade Popular pelo Rio Grande, agendado para esta quinta-feira, 18h, a verdadeira atração é Lula, segundo dá para perceber claramente pelos cartazões que foram espalhados por toda Porto Alegre. É Lula quem surge como a grande estrela da festa que o PT programou para o Gigantinho. Lula tenta alavancar de qualquer maneira a candidatura de Dilma no RS, porque no Estado ela está bem atrás de José Serra. Não é o caso de Tarso, que segundo DataFolha do último final de semana, possui 35% das intenções de votos, contra 29% de Fogaça. Apesar de todo o estrelismo, o mesmo DataFolha revelou que meros 19% dos gaúchos aceitam ser catresteados por Lula e votarão nos candidatos que ele indicar, sejam quem forem eles. O editor lembra que na última eleição presidencial, Lula perdeu para Alckmin, no RS, no primeiro e no segundo turno. Aliás, Alckmin obteve 52% dos votos já no primeiro turno.

CLIQUE na imagem ao lado para examinar os cartazões do comício. Foto obtida pelo iPhone do editor.

Portugal Telecom decide vender Vivo e entra na Oi

Uma aliança com a Oi foi o caminho encontrado pela Portugal Telecom para ceder à pressão da Telefónica para venda de sua parte na Vivo sem, entretanto, tirar o pé do mercado brasileiro de telecomunicações.

. A companhia portuguesa vai pagar até R$ 8,44 bilhões para obter uma participação minoritária de 22,4% na Telemar Norte Leste, braço operacional do Grupo Oi, deixando o controle da Vivo - maior operadora celular brasileira que ajudou a criar para a rival espanhola.

. Segundo o jornal Brasil Economico, a decisão do ex-monopólio português de telecomunicações de sair da Vivo aconteceu após a Telefónica aumentar pela terceira vez sua oferta pela fatia detida pela Portugal Telecom na operadora móvel brasileira, para € 7,5 bilhões.

. "Essa operação permitirá à Oi ampliar sua capacidade de investimento e de expansão nacional e internacional, mantendo o controle da empresa em mãos brasileiras", afirmou em nota o presidente da Telemar Participações, Pedro Jereissati, acionista do grupo Jereissati, um dos controladores da Oi.

Livro de Marina ataca Dilma e elogia Serra

A biografia oficial da candidata do PV ao Planalto, Marina Silva, sugere que Dilma Rousseff (PT) não "levava a sério" o licenciamento ambiental das obras do PAC e contribuiu para sua queda do governo Lula, em 2008. O livro elogia José Serra (PSDB) e chama o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger - outro desafeto de Marina na Esplanada - de "advogado carioca de sotaque esquisito".Dilma é citada oito vezes, sendo três de forma neutra e cinco em tom negativo, no capítulo que trata do pedido de demissão da senadora.

. "Marina travou disputas com Dilma Rousseff, defendendo que as licenças ambientais fossem levadas a sério. Dilma reclamava publicamente do atraso", diz o texto, acrescentando que Lula teria tomado partido da então chefe da Casa Civil. Dilma é citada oito vezes, sendo três de forma neutra e cinco em tom negativo, no capítulo que trata do pedido de demissão da senadora.

Petrobras vai para a Caixa também

A Caixa Econômica Federal fez novo empréstimo à Petrobras, em junho, de cerca de R$ 2 bilhões. O valor é o mesmo do financiamento do banco público à estatal em novembro de 2008, no auge da crise.

Violência em estádios já é crime que dá até prisão

Na tentativa de acabar de vez com a violência no futebol, a quatro anos da Copa no Brasil, o presidente Lula sancionou projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor. As medidas, que entram em vigor hoje, criminalizam atos de violência nos estádios e têm como principais alvos os cambistas, que ficam sujeitos a pegar até quatro anos de reclusão, e os torcedores violentos, que podem ser condenados a dois anos.
Veja abaixo os principais pontos do Estatuto do Torcedor:

Violência: Torcedores envolvidos em atos de violência não poderão entrar no estádio. Seus nomes serão afixados nos portões. Quem promover a violência num raio de 5km dos estádios ou invadir o campo poderá pagar multa e ser condenado de um a dois anos de reclusão.
Vigilância: Estádios com capacidade para mais de 10 mil pessoas terão de ter fiscalização eletrônica, com monitoramento de imagem das catracas e da torcida.
Torcidas organizadas: R0esponderão pelos danos causados por qualquer um de seus membros. A que promover tumulto será impedida de comparecer aos jogos por até três anos.
Cambistas: Quem vender ingresso a um preço superior ao estampado no bilhete estará sujeito a reclusão de um a dois anos, além de multa.
Juízes: Poderão ser punidos com penas de dois a seis anos de reclusão em caso de interferência para mudar o resultado do jogo.





Ex-chanceler mexicano diz que política externa de Lula foi um fiasco.

O ex-chanceler e escritor mexicano Jorge Castañeda foi duro com o governo Lula na entrevista que concedeu a Folha desta quarta-feira. Castañeda repetiu o que disse o ex-governador José Serra: "A política externa de Lula foi um fracasso". Isto significa que o trottoir alucinante do presidente, que usou e abusou do AeroLula para conhecer o mundo, foi pouco mais do que um fiasco. LEIA:

Folha SP, 26) Folha - Como o senhor vê a política externa de Lula, em especial no que diz respeito à América Latina?

Jorge Castañeda - 1. A inércia geográfica, econômica e demográfica da América do Sul levou o Brasil a ter um papel de maior liderança do que antes. Isso aconteceria com ou sem o governo Lula. O fato de Lula estar fazendo um governo bom internamente faz com que o peso natural do Brasil se exerça de maneira mais clara na região. Porém, tudo o que Lula tentou fazer fora do âmbito interno só resultou em fracassos. Tratou de obter um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, não o obteve. Tratou de priorizar a Rodada Doha e não conseguiu nada. Tratou de ser um ator central para que se lograsse um acordo em Copenhague e não só não o alcançou como o Brasil em parte foi responsável para que isso não acontecesse. Tratou de se apresentar como protagonista num acordo nuclear com o Irã, mas sua mediação foi rechaçada pelo mundo inteiro, exceto pela Turquia e pelo próprio Irã.

2. Mas creio que mais importante é o fato de que Lula se absteve de mediar ou resolver conflitos que estão mais perto do Brasil. E há tantos. Os de Uruguai e Argentina, de Colômbia e Venezuela, de Peru e Chile, de Colômbia e Nicarágua, de Chile e Bolívia e o de Equador e Peru. Conflitos próximos abundam, e o Brasil não exerceu nenhuma liderança em nenhum desses casos. Tampouco se apresentou para ajudar em problemas internos de outros países da América Latina. Salvo parcialmente no caso da Bolívia, e isso o fez para defender os interesses da Petrobras. Suas aspirações de potência mundial fracassaram, e ele não mostrou interesse de atuar como legítima potência regional. Lula coleciona fracassos e erros no âmbito externo.

Resumo do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, no seu blog de hoje.

A alegria dos conselheiros de Itaipu.

Clique na foto ao lado para examinar as expressões de alegrias dos novos conselheiros da Itaipu Binacional. São fotos do site da própria estatal. Numa das fotos, os novos alegres conselheiros no intervalo da primeira reunião, Collares ao centro. A outra foto é do ex-governador gaúcho plantando e regando a área pertencente a Itaipu. Cada conselheiro percebe a quantia mensal de US$ 15 mil. Foram todos nomeados com aval do governo do PT. No caso de Collares, como noticiou a imprensa na época, a inteferência foi direta de Dilma Roussef.

PT e PSOL, amigos para sempre em Porto Alegre.

Como se sabe, o PSOL nasceu de um racha dentro do PT. Incomodados com o Mensalão, deputados como Luciana Genro, e a senadora Heloísa Helena, abriram dissidência e criaram o PSOL. Nem sempre andam separados, apesar do discurso iracundo do PSOL. A própria deputada Luciana Genro tem dificuldades quando envereda sua retórica incendiária para cima do governo Lula, já que é obrigada a popular seu próprio pai, o ex-ministro da Justiça, Tarso Genro. A foto que você vê ao lado foi obtida através do iPhone do editor, que naquele momento, terça-feira a tarde, trafegava pela Dr. Sebastião Leão, no bairro Azenha. O leitor perceberá que os comitês do PT e do PSOL estão lado a lado.

Falta de política desenvolvimentista produz problemas terríveis nas contas externas.

Em artigo que assinou no jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, a Senadora Katia Abreu, Presidente da CNA, demonstra de que modo as exportações brasileiras dependem, neste momento, do chamado complexo agribusiness, sobretudo das commodities agrícolas.

. O artigo vai em link, a seguir, na íntegra.

. O editor trata deste tema porque saiu atrás de mais informações sobre o enorme saldo negativo da balança de pagamentos brasileira, que fechou o primeiro semestre com número intolerável de US$ 23,7 bilhões. O Banco Central acha que no ano o valor chegará a Us$ 49 bilhões.

. São os piores números desde 1947. Um terror econômico para o futuro.

. A FGV mandou dizer ao editor, nesta terça, que o déficit crescente não está sendo atacado pelo Governo Federal, porque não existe uma estratégia de desenvolvimento bem definida. Faltam estradas, energia - e até uma solução para o déficit público global, já no limite da LRF. O professor Evaldo Alves, da FGV, também aponta para a importação crescente de bens industriais:

- Temos que produzir volume maior de bens e serviços ao invés de importá-los.

. As declarações da FGV confirmam Kátia Abreu: o Brasil exporta matérias-primas agrícolas e minerais como nunca.

. Aliás, também nesta terça-feira, o editor conversou com a Abimaq, que confirma a análise da FGV:

- As exportações do setor de bens de capital mecânicos cresceram 6,5% no semestre, chegando a US$ 4 bi. Em compensação, a importação foi a US$ 10,6 bilhões, com crescimento de 14,6%.

. A Abimaq acha que a política de juros do Governo Federal compromete todo o esforço da indústria brasileira de bens de capital, sem contar o câmbio defasado, que favorece as importações.

CLIQUE AQUI para ler o link de Katia Abreu.

Precatórios gaúchos são vendidos com 60% de deságio.

No mercado gaúcho de precatórios, o deságio desse tipo de papel está em torno de 60%.

. O governo gaúcho retomou o pagamento dos precatórios.

. Este ano, um valor recorde de R$ 200 milhões poderá ser disponibilizado para quitações.

. Caso este valor recorde repita-se daqui para a frente, ainda assim seriam necessários 25 anos para pagar tudo – sem contar os novos precatórios que entram diariamente.

Ponte inédita de aço (R$ 40mi) fica pronta em menos de meio ano.

O Secretário de Infraestrutura e Logística de Yeda, Adalberto Silveira Netto (Daniel Andrade está de férias), procurado nesta terça pelo editor, que queria saber o estágio das obras da ponte de aço sobre o rio Jacuí, em Agudo, avisou:

- Antes das festas da Revolução Farroupilha (15 de setembro) faremos a entrega.

. A ponte é de aço, terá 420 metros e custará R$ 40 milhões.

. Trata-se de uma obra feita em tempo recorde no RS, porque a ponte anterior caiu no dia 5 de janeiro.

. Junto, será entregue o novo trecho asfaltado que liga Paraíso a Santa Maria, justamente a estrada servida pela ponte.

Fortunatti mantém Gothe na secretaria da Copa.

Ricardo Gothe poderá permanecer como titular da Secretaria da Copa de Fortunatti.

. O período eleitoral diminui muito a gula dos Partidos por cargos de primeiro escalão.

Porto Alegre pegará R$ 420 mi da Caixa para a Copa.

Está confirmada para esta quinta-feira a assinatura do empréstimo de R$ 420 milhões da Caixa Federal para a Prefeitura de Porto Alegre, no âmbito do programa de obras para a Copa.

. A assessoria de Lula pediu que o ato fosse transferido da Caixa para a Usina do Gasômetro, 11h.

Será dia 2 o CIO Executive Day em Porto Alegre.

Será nesta quinta, Porto Alegre, o CIO Executive Day, no Deville, 17h40min. O objetivo do evento é apresentar as principais novidades do segmento de Tecnologia da Informação (TI) para as empresas do Estado.

. Um dos palestrantes do CIO Executive Day RS, será o engenheiro de projetos da D-Link para a unidade Business Solutions, Milton Medeiros. A empresa avisou nesta terça-feria ao editor que a D-Link é uma das líderes mundiais da indústria de equipamentos para infraestrutura de redes convergentes e seguras. Suas soluções atendem desde usuários domésticos e pequenos escritórios a empresas de telecomunicações e do mercado corporativo, sendo este último seu principal foco de mercado. As fábricas da D-Link localizam-se em Taiwan, China, India e Estados Unidos.

MAIS: dlink@planin.com

Só Marina desembarcou material de campanha no RS.

Apenas adesivos e cartazes de Marina Silva chegaram a Porto Alegre porque Dilma e José Serra prosseguem sem material de campanha nos comitês do RS.

. O PV avisou ao editor que os adesivos e cartazes podem ser encontrados na sede do Partido, Avenida Farrapos, 2032.

Novo Presidente do Clube de Opinião do RS será eleito dia 2.

Dia 2 de agosto, no Sheraton, o Clube de Opinião do RS elegerá novo Presidente. O atual é o jornalista Gilberto Simões Pires.

PSDB acha que Yeda está melhor do que aponta DataFolha.

O Presidente do PSDB do RS, Claudio Diaz, disse ao editor que o DataFolha pegou apenas parte da queda do índice de rejeição de Yeda, que já seria bem menor, segundo números de pesquisas feitas pelo próprio Partido.

. DataFolha, contratado pela RBS, registra na pesquisa de sábado algumas importantes mudanças. Leia a evolução dos números das últimas seis pesquisas, sendo a primeira de novembro do ano passado:
Ruim/péssimo – 46, 49, 51, 50, 41 e 38
Regular – 36, 34, 33, 37, 36 e 36
Ótimo/Bom – 16, 127, 15, 12, 22 e 25.

. A nota média evoluiu desa forma: 4,2/ 4,3; 4/ 34,9/ 4,6 e 4,9.

. Yeda está com 15% das intenções de voto, contra 8% da última pesquisa. Tarso tem 35% e Fogaça conta com 29%.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/