Juiza do caso do triplex manda atos para Sérgio Moro com pedido de prisão de Lula

O blog O Antagonista informou esta noite que a juíza Maria Priscilla Oliveira enviou a Sérgio Moro os autos do procedimento investigatório criminal contra Lula pelo caso do triplex do Guarujá.
Trata-se da investigação comandada pelos procuradores Cassio Conserino e José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, que denunciaram Lula por ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro.

Em decisão de 14 de março, Priscilla avaliou não ter competência para receber a denúncia contra Lula sob a alegação de que o crime de lavagem de dinheiro é federal. Recursos impetrados pelo próprio MP e pela defesa de Lula adiaram o encaminhamento dos autos. 


No PIC, está o pedido de prisão de Lula.

A ordem judicial de bloqueio do WhatsApp é ilegal e abusiva

A melhor peça de humor do dia é com certeza este material disponibilizado aí ao lado, capturado pelo editor no seu próprio Facebook, onde foi parar como post de um dos leitores.

A ordem de um juiz de Lagarto (SE) para que as operadoras de telefonia fixa e móvel bloqueiem o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp por 72 horas a partir das 14h desta segunda-feira, prejudicou 100 milhões de brasileiros que usam a ferramenta, inclusive para negócios.

O juiz praticou uma decisão abusiva e desproporcional. A decisão ocorreu no mesmo processo que levou o vice-presidente do Facebook na América Latina, o argentino Diego Dzoran, à prisão no dia 1º de março, por a empresa ter descumprido ordem judicial de quebrar o sigilo de conversas no WhatsApp entre suspeitos de tráfico de drogas.

Para o criminalista Fernando Augusto Fernandes, sócio do Fernando Fernandes Advogados, a 

A medida prejudica usuários do aplicativo e o ambiente de negócios do país. Nenhum juiz tem o poder de impedir a comunicação de milhares de pessoas que não estão sobre sua jurisdição, já que não somos réus no processo que preside. O máximo que poderia era arbitrar multa financeira que pode ser revisada pelas instâncias judiciais. É mais um ato em que o judiciário brasileiro expõe a insegurança jurídica nacional, que é hostil ao empresariado, ao mercado e aos direitos individuais. O FBI moveu todos os esforços para a Apple quebrar a criptografia do iPhone e não se viu o CEO da empresa ser preso por causa disso.

Líderes da Brigada, Polícia, Susepe, Bomeiros e IGP querem sequestro judicial de valores do Tesouro do RS para pagar seus salários

Amanhã, terça-feira, às 10h30min, as entidades da Segurança Pública (Polícia Civil, Brigada Militar, SUSEPE, Corpo de Bombeiros e IGP) vão requerer, no Poder Judiciário, o sequestro de valores do Tesouro do Estado para garantir o pagamento integral dos salários dos servidores da Segurança Pública. 

O pedido baseia-se em decisão do próprio Tribunal de Justiça do RS, que obriga o governo do estado a pagar em dia e integralmente os salários dos trabalhadores da Segurança Pública. Essa decisão foi deferida a partir de uma ação interposta pelas entidades que compõem o Bloco da Segurança Pública (UGEIRM/Sindicato, ABAMF, ABERGS, SINDIPERICIAS, AMAPERGS/Sindicato, ASSTBM e AOfSBM). Mesmo assim, o governo vem descumprindo essa decisão e parcelando os salários dos servidores seguidamente.


No momento da entrega do pedido no Tribunal de Justiça, as entidades estão convocando um ato público contra o governo Sartori/PMDB. O ato acontecerá nesta terça-feira, 10h30min, em frente ao Tribunal de Justiça.

PGR pede ao STFpara abrir inquéritos para investigar Aécio, Vital do Rêgo e Marco Maia

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para abrir quatro novos inquéritos, no âmbito da Lava Jato, com base na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Os alvos das investigações requeridas são: 
- O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG)
- O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
- O ministro da Comunicação Social, Edinho Silva
- O deputado e ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) 
- O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo. 

Os pedidos serão analisados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. Edinho Silva e Eduardo Cunha já são alvos de outros inquéritos relacionados à operação.


Em relação a Marco Maia e Vital do Rêgo, Delcídio afirmou que existia um esquema na CPI mista da Petrobras, que funcionou em 2014, para blindar os empreiteiros Leo Pinheiro (OAS), Ricardo Pessoa (UTC) e Julio Camargo (Toyo Setal). Na época, Vital era presidente da comissão e Marcos Maia, o relator. Segundo Delcídio, os empresários enrolados no petrolão se reuniram com integrantes da comissão, entre eles Vital e Marco Maia, para acertarem o "pedágio" em troca da não convocação dos empresários ao colegiado.

Caiado chama Lindbergh Faria para briga: "Vamos lá fora, moleque !"

O presidente da Comissão Especial do Impeachment foi obrigado a suspender a sessão desta noite, agora há pouco, porque o senador Ronaldo Caiado chamou para briga o senador Lindbergh Farias, depois de ter sido chamado de mentiroso.

Lindbergh interrompeu Caiado quando este dizia o seguinte:

- Há ordem não escrita do governo para que ministros deletem seus arquivos para prejudicar o novo governo.

Lindbergh interrompeu e começou a vociferar:

- É mentira, é mentira.

Ofendido, Ronaldo Caiado ergueu-se da poltrona e dedo em riste chamou o colega para briga:

- Vamos lá para fora, moleque !

Lindbergh também levantou, mas não quis sair da sessão.

A sessão foi suspensa por dois minutos.

A notícia veiculada por Caiado é verdadeira.

- A ordem de Dilma não é nova. Ela sabe que na prefeitura de Porto Alegre, quando o PT perdeu a eleição para José Fogaça, todos os computadores tiveram seus arquivos deletados, os secretários petistas não deixaram relatórios e nem quiseram passar os cargos, mas além disto documentos sumiram e até pichações ocorreram em muitas repartições. 

Deputado petista Marco Maia vira alvo da PGR

Possível alvo de investigação por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado federal Marco Maia (PT-RS) afirmou em nota que a abertura de inquérito contra ele mostrará que ele é "vítima" de uma mentira".

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos para investigar Maia, além do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em sua delação, Delcídio afirmou que Vital do Rêgo e Marco Maia, respectivamente presidente e relator da CPI Mista da Petrobras realizada em 2014, teriam tentado extorquir empreiteiras envolvidas na Lava Jato para não implicá-las na CPI.

Governo Dilma aumenta imposto para compra de dólar em espécie

Comprar dólar e outras moedas estrangeiras em espécie ficará mais caro a partir desta terça-feira. Isso porque governo decidiu aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre algumas operações de câmbio e compromissadas. Para comprar moeda estrangeira será necessário pagar uma alíquota de 1,10% de IOF%.

O valor anterior em cima dessas operações era de 0,38%.

O Ministério da Fazenda divulgou nesta segunda-feira que elevação da alíquota deverá elevar a arrecadação anual em 2,377 bilhões de reais.

Publicidade - Não tem gole desperdiçado, esta noite, no Bier Markt, Porto Alegre

Reserve confraternização. Vá conhecer, hoje. Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha. 

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS


Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

DEM acusa governo de desviar servidores para apoiar base

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), provocou bate-boca durante a sessão desta segunda-feira na Comissão Especial do Impeachment ao acusar uma assessora da Advocacia-Geral da União (AGU) de desvio de função em horário de trabalho.

Segundo o senador, Lilian Barros de Oliveira estaria na comissão prestando assessoria à base do governo, o que avaliou ser "inadmissível". Além de Lilian, Caiado também citou um servidor do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio, que afirmou estar incorrendo no mesmo erro.

Senadores governistas reagiram. “Nunca falei com essa pessoa. Era bom saber quem é a pessoa a que vossa excelência se refere”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-SC) sobre a servidora da AGU.

Eu não disse que Dilma renunciaria ?

Venda de veículos novos cai 9% em abril

As vendas de automóveis e comerciais leves em abril caíram 9% em relação a março e 25,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados preliminares obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo com fontes do mercado.

No total, foram vendidos nesse segmento 157,8 mil veículos.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, as vendas somam 623,3 mil unidades, um recuo de 27,9% ante igual intervalo de 2015.

No ranking das principais marcas, a General Motors segue como líder do mercado, com 16,4% da fatia das vendas, com Fiat em segundo lugar (15,4%) e Volkswagen em terceiro (13,5%).

No Senado, professor diz que decretos de Dilma sobre "pedaladas" são ilegais

Primeiro a falar na sessão desta segunda-feira na comissão especial do impeachment, o professor de direito José Maurício Conti, da Universidade de São Paulo (USP), defendeu a tese de que o governo editou créditos suplementares de maneira ilegal, as chamadas "pedaladas fiscais".

De acordo com o professor, mesmo que o governo tenha conseguido alterar a meta fiscal em dezembro de 2015, os créditos foram abertos nos meses de julho e agosto. Para ele, a legalidade da ação deve ser analisada com base no momento da edição dos decretos e não pelo resultado final do ano.

"Diante do evidente descumprimento da regra, mudou-se a regra e não a conduta. Isso só faz enganar quem faz absoluta questão de ser enganado", afirmou Conti. Ele também alegou que, à época das "pedaladas", o governo possuía relatórios bimestrais que apontavam que a meta fiscal proposta não seria cumprida.

A sessão desta segunda-feira na comissão especial do impeachment é dedicada a ouvir convidados da acusação da presidente Dilma Rousseff. Após Conti, foi ouvido o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira.

Oi e IBM firmam parceria

A Oi e a IBM acabam de firmar parceria para fornecimento de solução Mobile Device Management (MDM) para o mercado de empresas no país.

O Oi Gestão Mobilidade, que passa a ser integrado com a plataforma IBM Maas360 (Mobile Device Management as a Service – Gestão de Dispositivos Móveis como Serviço), realiza a gestão de smartphones, tablets e aplicativos, incorporando conceitos de segurança, monitoramento e gestão remota dos dispositivos móveis de toda a organização.

Com a ampliação, a companhia passa a oferecer uma opção mais completa de soluções, incluindo o Disaster Recovery, que oferece redundância do ambiente Oi para total recuperação e continuação do serviço contratado, sem impacto para o negócio do cliente em caso de incidente.

A Oi já investiu mais de R$ 52 milhões de reais no Oi SmartCloud, plataforma de cloud da companhia, desde seu lançamento, em 2012.

TIM Brasil irá mudar toda diretoria

A operadora móvel brasileira TIM confirmou nesta segunda-feira, que a controladora Telecom Italia estuda alterar a diretoria da empresa. 

A companhia ressalta que os mandatos dos diretores e do atual diretor presidentes, Rodrigo Abreu, já expiraram. 

Uma reunião do conselho de administração, marcada para o próximo 11 de maio, vai definir o futuro do comando da tele.

Minuano anuncia demissão de mais de 300 trabalhadores em Passo Fundo

O frigorífico Minuano demitiu, na manhã desta segunda-feira, mais de 300 trabalhadores de sua unidade em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que terá as operações interrompidas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Passo Fundo, Miguel Luis dos Santos, os trabalhadores foram informados da decisão quando chegaram ao trabalho nesta manhã.

Governo aumenta IOF e espera arrecadar R$ 2,4 bilhões a mais

O governo pretende arrecadar R$ 2,377 bilhões anuais a mais com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em quase três vezes.

A medida faz parte do decreto nº 8.731, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, elevando de 0,38% para 1,1% a alíquota do IOF incidente sobre as operações de câmbio para aquisição de moeda estrangeira em espécie, ou seja, um aumento de 189,5%.

A medida vale a partir desta terça-feira, de acordo com a Receita Federal. Para 2016, a expectativa é de uma arrecadação de 1,4 bilhão.

CNA deve se opor a retorno de Kátia Abreu à presidência da entidade

Kátia abreu fez má escolha quando decidiu permanecer no ministério apesar da ordem para sair.


A permanência de Kátia Abreu na presidência da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), de onde ela se licenciou antes de assumir o Ministério da Agricultura, deverá sofrer oposição interna da diretoria da entidade, que está descontente com sua defesa do governo Dilma.

“A ministra ficou do lado do governo, tomou uma posição diferente da nossa. Foi uma escolha dela e as escolhas têm custo”, explicou José Mário Schreiner, vice-presidente diretor da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, em entrevista à reportagem.

De acordo com Schreiner, enquetes internas revelaram que cerca de 98% dos produtores rurais do Brasil não querem que ela continue sendo presidente da confederação.

Dilma poderá renunciar nesta sexta-feira, diz O Globo

A presidente Dilma Roussef poderá renunciar nesta sexta-feira, segundo nota publicada há pouco pelo site do jornal O Globo.

Se ela fizer isto antes que o plenário do Senado vote a admissibilidade do seu processo de impeachment, poderá preservar os direitos políticos e não será cassada.

A decisão ainda não está tomada.

Dilma renunciaria depois de protocolar PEC (só ela pode fazer isto) prevendo eleições antecipadas para este ano.

Movimentos sociais estão na mira do governo Temer

O futuro governo de Michel Temer terá uma relação conturbada com os movimentos sociais, mas deverá manter a maior parte dos programas sociais administrados pelo PT ao longo dos últimos 14 anos.

A primeira sinalização nesse sentido vem com a informação de que o economista Ricardo Paes de Barros, professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências para Educação do Centro de Políticas Públicas — CPP, trabalha em um programa social junto com o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Wellington Moreira Franco.

Ao longo da semana que passou, a Fundação Ulysses Guimarães, presidida por Moreira Franco, apresentou detalhes do programa, que promete dar especial atenção aos 5% mais pobres do país, com uma política de proteção social mais intensa.

A relação com os movimentos sociais, no entanto, tende a ser mais tumultuada. Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) já avisaram que, se o impeachment se consumar de fato, farão oposição ostensiva e ininterrupta até 2018.

Uso de farol baixo em rodovias durante o dia será obrigatório por lei

Usar farol baixo durante o dia, independente das condições climáticas, deve se tornar obrigatório nas rodovias de todo o Brasil.

O projeto foi aprovado na semana passada pelo plenário do Senado e agora segue para a sanção presidencial, que deve ocorrer em até 15 dias.

A medida tem o objetivo de aumentar a segurança nas estradas.

Para procurador do TCU, Dilma cometeu "contabilidade destrutiva"

Na comissão especial do impeachment no Senado, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira acusou a presidente Dilma Rousseff de fazer "contabilidade destrutiva e fraude fiscal".

Ele foi o segundo a falar na sessão desta segunda-feira, que reúne três nomes indicados pela oposição que defendem o afastamento da petista. O primeiro a falar foi o professor de Direito José Maurício Conti, da Universidade de São Paulo (USP),

"Todo esse ambiente é resultado de contabilidade destrutiva e de fraudes fiscais. Em matéria de conta pública, criatividade é nome para fraude, é contabilidade destrutiva. Pedaladas fiscais são expressões de eufemismo, práticas gravíssimas e outras nem tão graves na vala comum, como se fossem a mesma coisa. Fatos graves que ocorreram na Nação nos últimos anos", afirmou o procurador, que foi o responsável pelos pareceres técnicos do TCU sobre as pedaladas e edição de créditos suplementares, bases do pedido de impeachment de Dilma.

WhatsApp já está bloqueado no Brasil por 72 horas

Por determinação judicial, as operadoras de telefonia terão que bloquear o aplicativo WhatsApp no Brasil por 72 horas.

Desde 14h, o serviço já não funciona mais.

A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, interior de Sergipe, e foi tomada em 26 de abril. O magistrado é o mesmo que, em março, solicitou a prisão preventiva do vice-presidente do Facebook -- detentora da empresa de troca de mensagens -- na América Latina, Diego Jorge Dzodan.

Dólar sobe e é vendido perto de R$ 3,49; Bovespa opera em queda

O dólar comercial subia e a Bovespa operava em queda nesta segunda-feira. Por volta das 14h05, a moeda norte-americana avançava 1,49%, a R$ 3,491 na venda.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, recuava 0,57%, a 53.603,55 pontos.

Artigo, Ronald Hillbrecht, PPGE da Ufrgs - Estratégia de Reformas por um Brasil Próspero e Inclusivo

O grande desafio dos próximos governos, incluindo aí um governo de transição, começa com o estabelecimento correto de prioridades para conceber uma estratégia sequencial de reformas que atinja seus objetivos. Nesta estratégia, primeiro é recomendável fazer as reformas econômicas (fortalecer direitos de propriedade e tornar mercados mais abertos e competitivos) e depois as reformas políticas. Não custa mencionar duas grandes lições de dois prêmios Nobel em Economia: Uma, a de Milton Friedman, que mostrou que a existência de competição econômica solapa a concentração de poder político; a segunda, a de Friederich von Hayek, que diz que nenhuma democracia é sustentável sem proteção a direitos de propriedade e mercados competitivos. Além disto, inverter a ordem das reformas pode ser desastroso: a Primavera Árabe aparece como exemplo, onde se buscou direitos políticos (democracia) antes de consolidar direitos econômicos (proteção à propriedade e mercados competitivos). Que esta tragédia humanitária decorre da inversão da sequência de reformas é tema de reflexão de economistas distintos como Daron Acemoglu e Niall Ferguson.

      Desta forma, minhas sugestões para quem assumir a incumbência de consertar o estrago provocado pelas políticas "desenvolvimentistas" do governo Dilma são as seguintes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Veja o vídeo do ataque à bomba contra a sede do DEM em Porto Alegre

Veja o vídeo do ataque a bomba realizado neste final de semana contra a sede do DEM em Porto Alegre.

O material foi captado pelas câmeras do Partido. Clique abaixo para ver.

Juiz do interior do Sergipe manda bloquear WhatsApp por três dias, a partir das 14h desta tarde

Por ordem do juiz Marcel Montalvão, Lagarto, Sergipe, as operadoras de telefonia fixa terão que bloquear as mensagens de WhatsApp por três dias, a partir das 14h de hoje.

O juiz é o mesmo que em março mandou prender o vice do Facebook.

Prefeito petista foi buscar fora metade do pessoal de primeiro escalão de Novo Hamburgo.

Lauermann, ele mesmo um forasteiro, buscou fora a metade do seu pessoal de primeiro escalão.

A revoada de petistas que ocupam cargos de confiança no governo Dilma Roussef já começou e ameaça invadir todos os redutos que o PT ocupa em municípios e Estados.

Um dos lugares mais visados é o rico município de Novo Hamburgo, Grande Porto Alegre, cujo prefeito, Luís Lauermann, também é morador recente da cidade.

Luis Lauermann não terá dificuldade para abrigar companheiros, porque ele já faz isto.

O portal assinado pelo jornalista Martin Behrend, acaba de contabilizar a presença de 13 forasteiro entre os 26 ocupantes de postos de primeiro escalão. São petistas e aliados de oito cidades. O mais recente desembarque foi da suplente de vereador de Porto Alegre, Ariane Leitão, que virou diretora da secretaria de Desenvolvimento Social. Ariane é litigante de uma pediatra da sua cidade, que não quis mais tê-la como cliente.

CLIQUE no site www.martinbehrend.com.br para saber mais.

Taltam 11 dias

Faltam 11 dias para o afastamento de Dilma Roussef

Polícia Federal já investiga atentado contra o DEM de Porto Alegre

Acionada pelo DEM, a Polícia Federal começou hoje as investigações para apurar o atentado praticado neste final de semana por adversários do Partido em Porto Alegre.

A sede do DEM foi tacada com bombas Molotov.

Em mensagem para a Rádio Guaíba, homens que se identificaram como membros da organização criminosa lulopetista assumiram a auatorida do atentado.

Na foto, tomada ainda há pouco por iPhone, o deputado Onyx Lorenzoni aparece conversando com os policiais.

Câmeras instaladas no prédio apanharam as cenas do atentado.

Minas também parcela salários, atrasa fornecedores e aplica calote na União.

O caso abaixo não é do RS, mas é exatamente igual. Em 11 Estados, o cenário é o mesmo. 

O jornal Folha de S. Paulo de hoje informa que 15 meses depois da posse, além de ter amargado um rombo de R$ 8,9 bilhões nos cofres públicos em 2015 e de prever o mesmo déficit para 2016, o governo de Minas Gerais enfrenta dificuldades para pagar o funcionalismo público, manter a estrutura administrativa e quitar suas dívidas. 

Por conta disso, todos os investimentos foram congelados.                 

Nem o uso de dinheiro de depósitos judiciais e o aumento da alíquota de ICMS sobre uma série de produtos e serviços poderão evitar um 2016 ainda pior do que 2015. Em janeiro passado, os salários dos servidores foram pagos com atraso. A partir de fevereiro, passaram a ser parcelados em até três vezes. Pimentel disse que a medida irá durar, no mínimo, até julho.
            
O governo de Minas Gerais também começou a atrasar o pagamento da dívida com a União, de aproximadamente R$ 420 milhões mensais, sob risco de ter impostos detidos até a quitação do débito.   De dezembro a março, as dívidas que deveriam ser pagas logo após o dia 30 de cada mês foram quitadas, em média, no dia 10 do mês seguinte –durante o período de atraso, o Estado é incluído em uma lista de inadimplentes do Tesouro Nacional.

Acompanhe a sessão de hoje da Comissão do Impeachment.

Acompanhe a sessão de hoje da Comissão Especial de Impeachment. A TV Senado, canal 17 da OiTV, e Globonews, transmitem ao vivo. Abaixo, você também poderá acompanhar as apresentações e debates. O dia será dedicado a especialistas. Hoje falam especialistas indicados pela oposição. Um dos depoimentos é do advogado gaúcho Fábio Medina Osório.

Vendas para o Dia das Mâes deve despencar 7,71% em Porto Alegre

Pesquisa inédita realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA para o Dia das Mães identificou o perfil dos consumidores em bairros como o Centro Histórico e o Moinhos de Vento, e as Avenidas Azenha e Assis Brasil. Além disso, percebeu que a renda familiar destes clientes é de até 10 salários mínimos, sendo que para quase 84% a renda não supera cinco salários mínimos. O estudo aponta uma movimentação financeira de R$ 59 milhões para o Dia das Mães deste ano, enquanto que em 2015 a data injetou R$ 80 milhões no comércio da Capital. A pesquisa revelou um ticket médio de R$ 192,00 para 2016, com um crescimento nominal de 2,72% e real de -7,71%. Além disso, estima-se uma inflação de 10,43% em comparação com o mesmo período de do ano passado. 

As lojas de rua representam hoje 70% do comércio de Porto Alegre e, por isso, o varejo de rua impulsiona o desenvolvimento da cidade e é um dos seus principais geradores de renda e fontes de trabalho. 

Para o Dia das Mães, por exemplo, identificamos um ticket médio baixo entre a grande maioria dos clientes. Para 39,3% dos clientes o presente deve custar entre R$ 50,00 e R$ 100,00. 
             
O presidente da CDL POA, Alcides Debus, observou que os itens de vestuário continuam na liderança entre os mais procurados para presentear no Dia das Mães, confirmando a tendência apontada nos anos anteriores. "Roupas são a preferência de 29,3% dos entrevistados. Na segunda posição aparecem os acessórios, citados por 14,7% dos clientes. Em seguida, artigos de perfumaria ou maquiagem, para 12,7%, eletrodomésticos e eletrônicos, ambos comentados por 12,3%, e calçados, com 11,7% da amostra", salientou Debus. Para a maioria, o valor do presente deve ser de até R$ 100,00 Segundo a pesquisa, 39,3% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Destes, 46,3% estão enquadrados na faixa de renda entre um e três salários mínimos e outros 35,5%, entre 3 e 5 salários mínimos. Por sua vez, as compras acima de R$ 101,00 são mais observadas entre os participantes com rendas mais altas. Além disso, 41,3% dos consultados afirmou que, em função do atual contexto brasileiro, o valor do presente aumentou em comparação com o mesmo período de 2015. O aumento dos preços (23,9%), a inflação (22,5%) e a crise econômica (16,9%) foram os motivos mais citados. Outra curiosidade é que, quanto maior a faixa etária do consumidor, maior é o ticket médio previsto para o presente. Pessoas entre 18 e 24 anos disseram que devem gastar, em média, R$ 121,65. Já as com 60 anos ou mais, devem investir, em média, R$ 255,00. 

Opinião do editor - O governador Ivo Sartori é responsável direto pela insegurança pública que assusta o RS

Os gaúchos estão encurralados dentro de casa e dos escritórios, abatidos como gado quando saem às ruas e indefesos diante de serviços de segurança pública pelos quais pagam muito e recebem pouco ou quase nada em troca. Ontem a noite, a própria família do editor ajudou vizinhos rendidos as 9h, nos fundos do Grêmio Náutico União por dois carros que os cercaram, levando o veículo e sequestrando a filha. Acionado o 190, este não respondeu aos insistentes chamados. Casos como este, tornaram-se recorrentes em Porto Alegre. Já passou da hora do MPE e do Poder Judiciário colocarem o governo estadual contra a parede, já que a Assembléia, domesticada, nada fará para cobrar solução ao Piratini. 

O governador Ivo Sartori passou a ser cobrado diretamente pelo avanço da criminalidade e até mesmo pela ocorrência de confrontos mortais.

As cobranças não vão parar.

A justificativa da herança maldita deixada pelo governo Tarso Genro, PT, não é mais tolerável, ultrapassados um ano e quatro meses do novo governo, porque Sartori já poderia pelo menos ter mostrado ao distinto público quais são sua agenda e cronogramas para tirar o Rio Grande do atoleiro. E não faz isto, embora insistentemente cobrado. 

Não se trata apenas da dramática falta de efetivos, recursos financeiros e salários atrasados, o que ocasionou o sumiço do policiamento ostensivo, o que obriga a Brigada Militar a contar com o dever, competência, coragem e heroísmo dos seus agentes, que passaram a atuar de modo reativo, mas apenas reativo. Também faltam equipamentos e até mesmo presídios, fato que obriga a Susepe a alojar criminosos em delegacias de polícia.

Nas ruas, cada gaúcho que se vire como puder, tipo lei da selva. 

O desfrute das noites está proibido aos gaúchos que querem ir a festas, reuniões, jantares, atividades de lazer ou culturais, porque ninguém sabe se voltará vivo para casa. 

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar (Abamf), disse que  já passou da hora de o Estado se dar conta dessa disparidade. “Podemos notar vários exemplos que indicam vantagens dos bandidos no que diz respeito a equipamentos. A conclusão é que não temos materiais compatíveis com os usados pelos bandidos e está escancarada a necessidade de investimentos.

Rede Plaza assume Capivari Ecoresort, nas proximidades de Curitiba, Paraná. Rede gaúcha quer chegar a 15 hotéis até 2020.

A Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spa, Porto Alegre,  assumiu a administração e operação do Capivari Ecoresort, localizado no município de Campina Grande do Sul, a 55 km de Curitiba, capital do Paraná.

Adireção da rede disse esta manhã ao editor que mesmo em cenários adversos, econômica e politicamente, a Rede Plaza lança sua segunda importante iniciativa nas últimas semanas. A primeira foi o projeto Plaza Senior Living, a ser instalado no Plazinha (Plaza Porto Alegre Hotel)

O empreendimento paranaense passa a se chamar Plaza Ecoresort Capivari entra imediatamente, para o catálogo de opções dos clientes Plaza Vacation Club que já conta com mais de 3 mil opções diferentes no Brasil e Exterior. A diretoria confirma que a Rede segue com seu plano de expansão e pretende chegar em 2020 com 15  unidades próprias e de terceiros. Com vista da Represa do Capivari, possui 99 apartamentos.

Reservas pela Central da Rede 0800-70-75292 e pelo portal do grupo www.plazahoteis.com.br

Fiesp/Ciesp: produção industrial paulista recuou novamente em março

O Indicador de Nível de Atividade (INA), que mensura a atividade da indústria paulista, caiu 1,3% na passagem de fevereiro para março, excetuados os efeitos sazonais, segundo os dados divulgados na sexta-feira pelo sistema Fiesp/Ciesp, mantendo, assim, sua tendência decrescente. 

Na comparação interanual, a queda foi de 11,5%. Em contrapartida, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 1,7 p.p. em relação ao mês anterior, ao atingir 75,0% na série livre de influências sazonais. 

A equipe de economistas do Bradesco, em análise desta manhã, informou que acredita na persistência do fraco desempenho do setor neste ano. Especificamente para março, o banco projeta alta de 1,5% da produção industrial total do país, devolvendo apenas parcialmente a forte retração observada no mês anterior. 

Mercado revisou novamente para baixo a maioria das suas projeções para este ano e o próximo

Com exceção da taxa Selic para este ano e o PIB do ano que vem, o mercado ajustou para baixo a maioria das suas projeções para 2016 e 2017, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 29 de abril, divulgado há pouco pelo Banco Central. 

A mediana das expectativas para o IPCA recuou de 6,98% para 6,94% em 2016 e de 5,80% para 5,72% em 2017. As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 3,88% para outra de 3,89% e, para o ano que vem, oscilaram de uma expansão de 0,30% para outra de 0,40%. A mediana das projeções para a taxa Selic permaneceu em 13,25% no final de 2016 e caiu de 12,00% para 11,75% para o próximo ano. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio recuaram de R$/US$ 3,80 para R$/US$ 3,72 para o final deste ano e de R$/US$ 4,00 para R$/US$ 3,91 para o final do ano que vem.

Artigo, Estadão - Funcionalismo inchado e caro

Uma das características da administração federal nos últimos dez anos é o inchaço da máquina estatal, com o aumento do quadro do funcionalismo e o consequente aumento dos gastos com pessoal. A chegada do PT ao poder, em 2003, representou uma guinada na política administrativa que vinha sendo seguida desde o início da década de 1990 e que era marcada por queda contínua do número de funcionários ativos. O projeto de Orçamento da União para 2013 prevê gastos de R$ 228 bilhões com pessoal, o triplo, em valores correntes, do que foi gasto com o funcionalismo em 2002, último ano da gestão Fernando Henrique Cardoso. Em valores reais, o aumento é de 85%. Cada vez mais cara, a política de pessoal do PT reduz a capacidade de investimento do governo e retarda o crescimento da economia.

Desde o início do primeiro mandato de Lula, o número de funcionários vem crescendo, mas o custo do pessoal cresce mais depressa, em razão dos benefícios que os governos petistas vêm concedendo ao funcionalismo. Segundo o mais recente Boletim Estatístico de Pessoal(referente a outubro de 2012), publicação mensal editada pelo Ministério do Planejamento, havia 992,0 mil servidores ativos do Poder Executivo (civis e militares) em 1991. Em 1998, no primeiro ano da gestão FHC, o total havia sido reduzido para 841,9 mil funcionários e continuou a cair. Em 2002, último ano da gestão tucana, estava em 810,0 mil. Em setembro de 2012, último dado disponível, tinha subido para 1.000,5 mil, com aumento de 23,5% durante a gestão petista.

Somados os ativos, inativos e pensionistas de todos os poderes, o número de servidores federais passou de 1.836.251 em 1995 (dado mais antigo informado pelo governo) para 2.099.280 em setembro de 2012.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Comissão Especial do Impeachment retomará trabalho as 10h30min

CLIQUE AQUI para ler "Ponte para o passado", Dora Kramer.
CLIQUE AQUI para ler,também, "Explodir o País", Eliane Cantanhêde.
CLIQUE AQUI para ler reportagem especial de O Globo, que trata da sangria nos projetos sociais durante o governo Dilma.

Está agendada para as 10h30min a retomada dos trabalhos da Comissão Especial do Impeachment. O RS tem apenas um representante ali, a senadora Ana Amélia Lemos.

Rendimento do trabalhador mostra retrocesso de três anos

Estudo da Serasa mostra que o desemprego já provoca calote e que ele ganha força no Norte e no Nordeste. Isto tudo ocorre em função dos selvagens desequilíbrios das contas públicas e da má gestão da economia, tudo obra do governo Dilma. 


A redução nos salários e as demissões já provocam um retrocesso de três anos no nível da massa de rendimento dos trabalhadores. São dados do IBGE. No primeiro trimestre deste ano, a massa de rendimentos somou R$ 173,45 bilhões, queda de 4,1% ante igual período de 2015. Isso já significa um retrocesso de três anos na massa de rendimento.

O Brasil fechou 1,384 milhão de vagas no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015, uma queda de 1,5% no período.

Hoje, o número de trabalhadores no Brasil está diminuindo, e o país já tem 11,089 milhões de desocupados, um recorde na série iniciada em 2012.

Em apenas um ano, 1,384 milhão de pessoas perderam o emprego, o que contribui para a retração na massa de rendimentos, com consequente perda no poder de compra dos brasileiros

O emprego com carteira assinada no setor privado caiu 4,0% no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015.

Secretariado de Sartori terá mudanças tópicas em junho

O governador Ivo Sartori aguardará até o dia 2 de junho para definir mudanças cosméticas no seu secretariado.

A data é fatal para quem quer concorrer em outubro.

Ao se defender no Senado, Delcídio Amaral diz que foi usado criminosamente por Lula e Cerveró

CLIQUE AQUI para ler toda a delação premiada de Delcídio Amaral, inclusive os trechos em que fala sobre dinheiro sujo que Lula mandou entregar a Cerveró.


O senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) disse que foi "explorado para benefício de terceiros", acusando diretamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Delcídio Amaral foi explorado para benefícios de terceiros: de um lado, de Lula para proteger a família do amigo Bumlai; de outro lado, de Bernardo Cerveró, que o atraiu por truques cênicos para criar a "cama de gato" e conseguir o trunfo da sua colaboração do pai", diz a defesa do senador.

As alegações foram apresentadas ao Conselho de Ética do Senado, onde responde a processo de cassação por quebra de decoro parlamentar

Os advogados pedem que o processo seja anulado e indicam suspeição de senadores que compõem o colegiado.

O julgamento no conselho está previsto para esta terça-feira, mas um adiamento é possível, já que as discussões no Senado têm sido dominadas pelo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

No documento de 155 páginas, os advogados defendem que não há provas contra o parlamentar:

- A única frágil base probatória é um documento, além de apócrifo, anônimo, no caso a gravação feita pelo filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, em reunião com Delcídio, na qual o senador revelava plano para conseguir um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar Cerveró da prisão e enviá-lo para fora do País.

Foi essa gravação que levou Delcídio à prisão em novembro do ano passado, sob a acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Em fevereiro, a prisão preventiva foi revogada.
, diz a defesa.

Pior Dia do Trabalhador contou com Dilma em ato da CUT, mas Força Sindical atraiu mais gente em SP

Dilma continua fazendo demagogia barata e assombrando com atitudes impensadas. O reajuste de 9% no Bolsa Família e de 5% na tabela do IR, só saíram agora porque ela está sendo mandada embora e faz populismo barato. Moreira Franco, ministro presuntivo de Temer, lembrou que o último aumento dado aos beneficiários do Bolsa Família foi em 2014, perto das eleições, sem considerar a inflação. 2015 passou em branco.

Ao se referir aos 11,1 milhões de desempregados, dados do IBGE referente a março, a ex-senadora Marina Silva, líder da Rede, fez este duro ataque ao governo do PT, tudo para registrar a passagem do Dia do Trabalho:

- Foi o pior Dia do Trabalhador deste século.

Marina Silva desfechou duros ataques ao governo de Dilma. A presidente, ontem a tarde, participou de comício em SP, em ato da CUT que teve baixíssima frequência, no qual ela anunciou reajuste dos valores do Bolsa Família (mais 9%) e das alíquotas do Imposto de Renda. A partir do ano que vem, quem ganha até R$ 1.998,00 por mês não pagará imposto. Lula, que tinha confirmado presença, não foi. A CUT aproveitou para falar mal de Michel Temer.

Em outro ato, também em SP, a Força Sindical fez o contraponto, mas seu ato contou com a presença de milhares de pessoas, atraídos pelo sorteio de 19 carros. A Força Sindical abriu espaço para todos os inimigos do governo e do PT.

CLIQUE AQUI para ler "Esgares de intolerância", editorial do Estadão.

Dia será de sol, poucas nuvens e muito frio no RS

Esta manhã abriu com sol, nuvens e muito frio em Porto Alegre, tempo parecido com o que é registrado em todo o RS.  É esperada grande amplitude térmica nesta segunda, como já ocorreu em Santa Rosa no domingo, com mínima de -1ºC e máxima de 22ºC.

Faz ainda muito frio ao amanhecer com geada em muitas cidades e não se afasta que em algumas baixadas da Metade Norte as mínimas caiam até abaixo de zero. Já a tarde vai ter marcas agradáveis acima dos 20ºC.

As temperaturas mínimas irão dos 0°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7°C e 23°C.

Velório do diretor superintendente do Grupo Zaffari começará as 10h

Morreu ontem em Porto Alegre o diretor superintendente do Grupo Zaffari, João Benjamin Zaffari, 73 anos. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento.

O  velório será realizado a partir das 10h desta segunda-feira, no Crematório Metropolitano. Uma cerimônia de despedida está marcada para as 17h.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/