Pesquisa inédita realizada
pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA para o Dia das Mães identificou o perfil dos consumidores em bairros como o Centro Histórico e o
Moinhos de Vento, e as Avenidas Azenha e Assis Brasil. Além disso, percebeu que
a renda familiar destes clientes é de até 10 salários mínimos, sendo que para
quase 84% a renda não supera cinco salários mínimos. O estudo aponta uma movimentação financeira de R$ 59
milhões para o Dia das Mães deste ano, enquanto que em 2015 a data injetou R$
80 milhões no comércio da Capital. A pesquisa revelou um ticket médio de R$
192,00 para 2016, com um crescimento nominal de 2,72% e real de -7,71%. Além
disso, estima-se uma inflação de 10,43% em comparação com o mesmo período de do
ano passado.
As lojas de rua representam hoje 70% do comércio de Porto
Alegre e, por isso, o varejo de rua impulsiona o desenvolvimento da cidade e é
um dos seus principais geradores de renda e fontes de trabalho.
Para o Dia
das Mães, por exemplo, identificamos um ticket médio baixo entre a grande
maioria dos clientes. Para 39,3% dos clientes o presente deve custar entre R$
50,00 e R$ 100,00.
O presidente da CDL POA, Alcides Debus, observou que os
itens de vestuário continuam na liderança entre os mais procurados para
presentear no Dia das Mães, confirmando a tendência apontada nos anos
anteriores. "Roupas são a preferência de 29,3% dos entrevistados. Na
segunda posição aparecem os acessórios, citados por 14,7% dos clientes. Em
seguida, artigos de perfumaria ou maquiagem, para 12,7%, eletrodomésticos e
eletrônicos, ambos comentados por 12,3%, e calçados, com 11,7% da
amostra", salientou Debus. Para a maioria, o valor do presente deve ser de até R$
100,00 Segundo a pesquisa, 39,3% dos entrevistados devem gastar
entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Destes, 46,3% estão enquadrados na faixa de renda
entre um e três salários mínimos e outros 35,5%, entre 3 e 5 salários mínimos.
Por sua vez, as compras acima de R$ 101,00 são mais observadas entre os
participantes com rendas mais altas. Além disso, 41,3% dos consultados afirmou que, em função
do atual contexto brasileiro, o valor do presente aumentou em comparação com o
mesmo período de 2015. O aumento dos preços (23,9%), a inflação (22,5%) e a
crise econômica (16,9%) foram os motivos mais citados. Outra curiosidade é que, quanto maior a faixa etária do
consumidor, maior é o ticket médio previsto para o presente. Pessoas entre 18 e
24 anos disseram que devem gastar, em média, R$ 121,65. Já as com 60 anos ou
mais, devem investir, em média, R$ 255,00.