Dica do editor - Esta série sul-coreana da Netflix viraliza: "Pousando no amor". Experimente esta noite.

Estadão dá dura lição de democracia ao Ministro Moraes

O jornal Estado de S. Paulo publicou um editorial intitulado "Estadão critica Alexandre de Moraes por censura contra Monark", no qual expressa sua crítica à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear as redes sociais do podcaster Monark por suas declarações sobre a integridade das instituições eleitorais. 

O editorial destaca a importância da liberdade de expressão e levanta questões sobre a medida tomada por Alexandre de Moraes.

CLIQUE AQUI para ler o editorial.

Filhos de Lira e de seu "operador" receberam R$ 34 milhões em publicidade oficial, diz site de corte lulopetista Brasil247

Foto de Bruno Spada, Câmara.

O lulopetismo costuma "vazar" informes ao site Metrópoles para emparedar Lira. A notícia abaixo é da coluna de Rodrigo Rangel, mas foi replicada pelo site lulopetista Brasil247.

Três dessas empresas representadas pela Omnia360º faturaram R$ 34,8 milhões em 2021 e em 2022. Omnia360º é o nome da empresa aberta por Arthur Lira Filho, 23 anos, filho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e por Maria Luiza Cavalcante, 25 anos, filha de Luciano Cavalcante, auxiliar do parlamentar e que virou alvo, recentemente, de uma investigação da Polícia Federal sobre desvio de dinheiro no Ministério da Educação 

A Omnia360º funciona como corretora de publicidade. Ela não recebe diretamente do governo, mas cumpre a tarefa de atrair verba para veículos de comunicação interessados em ganhar dinheiro exibindo propaganda oficial. A comissão para quem faz a intermediação costuma girar em torno de 20%.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - O canto do quero-quero na CPMI

- O autor é advogado no RS.

Não creio que a deputada Eliziane Gama, relatora da CPMI do 8 de janeiro, tenha alguma noção do título deste artigo.  Pois, o quero-quero é a ave símbolo do Rio Grande do Sul, criado por lei do Estado. O canto deste pássaro é uma defesa de ataques ao seu ninho. Enquanto canta afasta-se, rapidamente, do ninho para atrair o perseguidor em direção oposta. 

É o mesmo que parece acontecer na CPMI. Cria uma narrativa dissimulada para desviar os incautos sobre o objeto principal das investigações. 

(...)

Querem ouvir em primeiro lugar, dando importância que não tem, o ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques. Irão dar com a cara na parede.  Muitos parlamentares ignoram algumas leis do Congresso de que fazem parte.  A que ora importa ao caso em pauta é a Lei 6.091/74 e suas normativas do TSE, que dispõem sobre o fornecimento de transporte em dias de eleições.

CLIQUE AQUI para ler  mais.

Jornal sugere "Operação Acolhida" para receber exilados argentinos no RS

O Jornal da Cidade on Line de hoje sugere que o governo estadual gaúcho trate de criar com urgência uma "Operação Acolhida", do tipo que Bolsonaro criou para os fugitivos do caos econômico e político da Venezuela.

No caso gaúcho, no entanto, apenas para argentinos.

Prints da conversa de Marcos do Val e Moraes pelo Whats

A troca de mensagens que o site Metrópoles divulgou como tendo sido extraídas do WhatsApp do senador Marcos do Val, demonstra apenas que o senador tinha o número do celular do ministro, mas que Moraes limitava-se a oferecer respostas lacônicas e sem comprometimento algum. Esta história já era conhecida e o próprio senador divulgou antes. O site não diz quem vazou, mas a torneira da PF parece aberta.

É tudo ? Com o senador, nada é tudo.

Leia a nota do site:

Os prints sugerem que o senador tentou se aproximar de Moraes em dezembro e que buscou manter contato com o ministro após o 8 de janeiro. “Confirmado amanhã às 16h no salão branco. Estou pegando o voo hoje à noite. Aproveito para dar os parabéns pelo seu aniversário”, diz uma mensagem de Do Val em 13 de dezembro, data do aniversário de Moraes.

CLIQUE AQUI para mais.


Eduardo Leite quer aprovar a toque de caixa os remendos que propõe para o IPE Saúde

O governador Eduardo Leite acha que na terça-feira os deputados estaduais aprovarão sua proposta de reestruturação do IPE Saúde.

A toque de caixa.

É uma proposta capenga.

Os deputados sabem que o projeto é imprestável e não resolverá o problema do IPE Saúde.

É caso de reforma e não de simples remendo.

Esta mineira, dona Lúcia, até cozinha ao acolher os presos políticos de Uberaba

Dona Lúcia, a patriota mineira que apoia e ajuda os presos políticos de Uberaba. 

Nesta nova e inédita reportagem da jornalista gaúcha Ana Maria Cemin, blog "Sempre foi pelo Brasil", é contada a história de  muitos uberabenses que perderam emprego, ficaram sem ter como pagar as contas do dia a dia e até quem precisasse de ajuda para comer.

Leia tudo:

Me contaram que a mineira Lúcia David de Moura, 64 anos, nascida em Monte Carmelo, mas que há 28 anos reside em Uberaba, tomou conta das famílias dos presos políticos desde o primeiro momento das prisões. Investigou e descobriu quem eram os 31 presos políticos que precisavam de apoio.

A matéria é sobre quem é essa culinarista e o que moveu essa mulher para a defesa da dignidade...

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Artigo, Silvio Lopes - Desobediência civil

O autor é jornalista, economista e palestrante, Porto Alegre.  

Se preciso for, sequer continuar pagando impostos. Lutar sempre para ser, antes de súditos, homens. 

Trata- se  essa, de uma série de receitas contidas em " A Desobediência Civil", ensaio clássico do escritor, filósofo e historiador Henry Thoreau( 1817-1862). 

Referida obra buscava focar luz sobre a guerra EUA e México, em que o primeiro surrupiou boa parte do território mexicano, ao norte deste.

Thoreau, diga-se, exerceu forte influência de seu pensamento em personagens do porte de Gandhi, Martin Luther King e o próprio Mandela. Em síntese - e para compreender melhor o autor diante da  realidade brasileira

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Aproveite o frio com bons chopes artesanais e petiscos do Bier Markt, Porto Alegre

Foto do site Restaurant Guru.

Abre as 17h.

Chopes artesanais. 
Petiscos para os dias de frio e chuva.

Faça sua reserva para happy hours para a semana que vem: aniversários, formaturas, casamentos ou happy hours da sua empresa ou escritório:

Whats
993882401
993887265. 

Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Moinhos de Vento

Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

Dica do editor - Os Borgias, 3 temporadas. Vale a pena ver. O editor voltou a examinar.

Opinião do editor - Marta Sfredo, RBS, errou: os golpistas moram no outro lado da cidade

A jornalista Marta Sfredo, RBS, elogia o governo lulopetista pela conquista de avaliação melhor do Risco Brasil, obra e graça da agência de classificação de risco Standard & Poors.

Ela diz que isto foi obtido com certa surpresa, mas atribui a conquista ao fato de que foi mantida a normalidade constitucional, que estava para ser rompida por Bolsonaro.

Ops !!

É narrativa falsa.

1) Bolsonaro não esteve para romper normalidade constitucional alguma, mas para fazê-la ser respeitada. Os golpistas estavam do outro lado da cidade.

2) A classificação da Standard & Poors não vale nada, segundo bancos de investimentos e analistas financeiros sérios (CLIQUE AQUI para saber a reação do Goldman Sachs).

Artigo, J.R. Guzzo, Revista Oeste - Para Moro e Dallagnol, a lei é pior do que para o líder do PCC, Batatinha

Os dois Tribunais de Justiça mais elevados do Brasil, o STF e o STJ, acabam de tomar duas decisões, quase simultâneas, que vão ao contrário uma da outra. É uma lição muito instrutiva sobre como funciona hoje a Justiça brasileira no mundo das realidades práticas.

De um lado, o STF decidiu proibir a destruição das conversar copiadas por hackers nas suas ações de invasão aos celulares do senador Sergio Moro e do ex-deputado Deltan Dallagnol, durante a Operação Lava Jato. Por que isso? As gravações constituem uma prova flagrantemente ilegal – foram obtidas de maneira criminosa, e pela lei não podem valer nada num processo penal.

De outro lado, e quase ao mesmo tempo, um ministro do STJ mandou soltar um líder da organização criminosa PCC em São Paulo, conhecido como “Batatinha” – alegando, justamente, que as provas contra ele tinham sido obtidas de forma irregular pela polícia. De novo: por que isso? Acredite se quiser: segundo o ministro, o réu ficou “nervoso” quando viu passar um carro da polícia.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Recomendado - Aproveite este sábado para aluguar por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.

Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Montadoras incluem mais veículos em programa de compras com desconto. Conheça toda a lista, aqui.

O programa de compra de veículos com desconto terá mais um modelo e 33 versões de carros incluídos pelas montadoras, anunciou nesta sexta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A pasta divulgou uma nova atualização da lista de carros que terão descontos.

Com as inclusões, o programa subsidia a compra de 266 versões de 32 modelos de carros, de nove montadoras: Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot. A nova versão da lista pode ser acessada no site do governo.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a tabela.

Senador Marcos do Val faz novas denúncias contra Dino e A. de Moraes. Veja o vídeo.

 Este material é da Folha Política.

Bolsonaro tira nota para reafirmar que jogou dentro das 4 linhas

O presidente Bolsonaro reagiu ontem mesmo aos termos da reportagem da revista Veja, que publicou os termos das conversações transcritas do celular do coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens.

Veja recebeu material vazado criminosamente.

Ontem mesmo, o editor deste blog analisou o material publicado e constatou pela transcrição das conversações que Bolsonaro nunca agiu fora das quatro linhas durante a crise políica da sucessão.

O comunicado do presidente foi feito por seus advogados, conforme se vê pelo fac simile publicado ao lado.

Para ler tudo, basta clicar em cima da imagem.

Um dos advogados que assinam é Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secom do governo federal.

Governo lulopetista incha máquina pública com 4,4 mil contratações. Despesa anual com a Folha subirá R$ 735 milhões.

O governo federal lulopetista começou a inchar a máquina pública e aumentar suas despesas com pessoal, porque anunciou nesta sexta-feira  a autorização para preencher 4.436 vagas em 20 ministérios. A liberação dos postos de trabalho deve ser publicada nas próximas horas em edição extraordinária do Diário Oficial da União.Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as contratações deverão ter impacto de R$ 735 milhões por ano no Orçamento da União.

CLIQUE AQUI para onde irão os novos barnabés.

Black out em Porto Alegre, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre

Bolsa recuou para 118 mil pontos nesta sexta-feira. Dólar subiu para R$ 4,82.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou aos 118.758 pontos nesta sexta-feira, registrando queda de 0,39% no último pregão. Na semana, subiu 1,49%. 

Dólar
O dólar teve alta de 0,36%, aos R$ 4,82. 

Manoelito Savaris, presidente do MTG, morreu nesta madrugada

Morreu Manoelito Savaris, presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Ele tinha 67 anos. 

Manoelito morreu de câncer.

Governo lulopetista examina 403 pedidos de parlamentares e apoiadores para ocupação de cargos políticos

 Sem pudor algum, o governo lulopetista anunciou, ontem, que quer ampliar sua base parlamentar via novas nomeações para os segundo e terceiro escalões.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, cerca de 403 currículos apresentados por parlamentares e segmentos sociais estão em análise nos ministérios.

População com mais de 65 anos sobe para 10,5% em 2022

Foto de Wilson Dias, Agência Brasil.

A população com 65 anos ou mais no Brasil representava 10,5% do total em 2022, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Agência Brasil deste sábado diz que o estudo mostra que, em dez anos, houve um aumento da proporção dessa população no total porque, em 2012, o percentual era de 7,7%. 

A população adulta entre 30 e 64 anos também cresceu, ao passar de 42,4% em 2012 para 46,1%.

O Sul manteve a proporção de 14,3%.

CLIQUE AQUI para saber muito mais. O material é da Agência Brasil.

Ciclone se foi do RS. Chuvas foram as de maiores volumes desde 1961, diz o Inmet

O prefeito Melo, acompanhado do seu vice Ricardo Gomes, vistoriou os trabalhos do pessoal da prefeitura. CLIQUE AQUI para saber mais.

O governador Eduardo Leite vistoriou o município de Maquiné, um dos mais atingidos pelo ciclone. No seu Twitter, Leite postou imagens de sua conversa com Lula da Silva (CLIQUE AQUI para ver).

O ciclone extratropical que causou fortes chuvas em partes do RS, tende a se afastar ao longo deste sábado. O volume de chuva que caiu sobre o território gaúcho entre quinta e sexta-feira superou marcas históricas. Foi o maior volume acumulado no RS no mês de junho desde 1961. Em Porto Alegre, o volume foi de 141,7 mm, também o maior para junho desde 19161, segundo medição do INMET. 

No domingo, uma massa de ar polar toma conta do Rio Grande do Sul. A previsão é de temperaturas mínimas inferiores a 5°C em grande parte das regiões.

    

Depois da porta arrombada, A. de Moraes libera conversas de Mauro Cid ao telefone

Ontem, também, Lula da Silva ordenou que o Comandante do Exército anule a indicação do coronel Jean Lawand para o cargo de adido militar da embaixada brasileira nos EUA. Lawand foi um dos interlocutores de Mauro Cid, conforme você pode ler no link das conversas gravadas.

Só depois do vazamento privilegiado de tudo pela revista Veja é que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decidiu, ontem, retirar o sigilo de mensagens apreendidas pela Polícia Federal  no celular do coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. 

A. de Moraes não ordenou que a PF investigue em 12 minutos as circunstâncias do vazamento criminoso.

De acordo com relatório de investigação da Polícia Federal, as mensagens evidenciam que Cid reuniu documentos para dar suporte jurídico à execução de um golpe de Estado.

CLIQUE AQUI para ler as conversas vazadas.

A. de Moraes manda PF ouvir Bolsonaro no caso do senador Marcos do Val

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira, que a Polícia Federal tome os depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-deputado federal Daniel Silveira no âmbito da investigação que teve como alvo o senador Marcos do Val (Podemos-ES) nesta quinta-feira. A Polícia Federal cumpriu, na quinta, três mandados de busca e apreensão no gabinete e em endereços ligados a Do Val em Brasília e em Vitória.

Marcos do Val chegou a narrar encontro que teria mantido com Bolsonaro, pouco antes da mudança de governo. Ele também conversou com o próprio Moraes, mas o ministro não mandou a PF ouvi-lo e nem se considera suspeito no caso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/