Busatinho já aderiu. Agora só falta você !

OPINIÃO DO LEITOR

Espero que finalmente compreendas que, embora tu adores encher a boca prá chamar de "petista" qualquer um que discorde do que escreves, na verdade, tu é que és um encoberto petista.

Então:

PETISTA!
Busattinho já aderiu. Agora só falta você!

Israel anuncia cessar fogo. Paz dependerá do Hamas.

Israel anunciou ainda há pouco um cessar fogo unilateral na Faixa de Gaza, confirmando os indícios que desde sexta-feira já circulavam (leia análise ao lado, postada sexta-feira).

. Os termos do anúncio não são bem conhecidos até o momento, mas o governo israelense avisou que o acordo foi costurado pelo Egito, mas não envolve o Hamas, considerado uma entidade terrorista. A Faixa de Gaza, controlada de fato pelo Hamas, legalmente é território submetido à Autoridade Nacional Palestina, que governa a Cisjordânia (a ANP foi derrubada por um putsh do Hamas na Faixa de Gaza). Israel avisou que voltará a atacar,caso o Hamas lance novamente foguetes sobre seu território.

. O acordo de sábado foi precedido por um encontro, sexta, em Washington, entre as ministras das Relações Exteriores de Israel e EUA. Os EUA se comprometeram a impedir que os terroristas do Hamas continuem contrabandeando armamento para a Faixa de Gaza, mas não disseram como farão isto.

. As primeiras notícias não falam claramente sobre o papel que será desempenhado pela ANP e pelo Hamas, mas o anúncio de Israel não teria saído sem que ambos tivessem assumido algum tipo de compromisso muito sério com a paz.

TIM tenta comprar Intelig, JB e Gazeta Mercantil

A TIM, que é o objeto de desejo de Claro, Vivo e Oi (leia a seguir) entrou em negociações com a Doca de Investimentos, grupo controlado peloempreendedor Nelson Tanure, para comprar a operadora de telefones de longa distância Intelig, concorrente da Embratel, que por sua vez é integrante do grupo mexicano que controla da Claro.

. Caso a TIM compre a Intelig, poderá levar junto a Companhia Brasileira de Multimidia, dona do Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil.

TIm enra na alça de mira de Claro, Vivo e Oi

Claro, Vivo e Oi entraram na disputa pela compra da operadora italiana de celulares TIM.

Presidente italiano expressa espanto por asilo a Battisti

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, enviou uma carta neste sábado (17) ao presidente Lula se dizendo “surpreso” com a decisão do Brasil de conceder asilo político ao terrorista de extrema esquerda Cesare Battisti. O envio do documento foi confirmado ao site Congresso em Foco pela Embaixada da Itália em Brasília, mas, segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Lula ainda não recebeu a carta e só deve se pronunciar sobre o fato na próxima segunda-feira (19).

. No documento, divulgado pela Presidência da Itália, Napolitano manifesta ao presidente brasileiro sua “profunda surpresa” e seu “pesar” pela decisão do governo brasileiro em considerar Battisti um refugiado político.

. O líder italiano ressalta no comunicado que Battisti foi “condenado à prisão perpétua por ter sido considerado culpado, entre outras acusações, por quatro homicídios com fins terroristas”.

Políticos atuaram em favor de terrorista italiano

Uma rede de contatos com deputados, senadores e membros do governo, em Brasília, garantiu à historiadora e escritora francesa Fred Vargas, líder de um grupo de apoio ao extremista e terrorista italiano Cesare Battisti, a aproximação com o Ministério da Justiça.

. Entre os políticos estavam o senador Eduardo Suplicy (PT), o deputado Fernando Gabeira (PV), o secretário especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A afirmação foi feita ao jornal O Estado de S.Paulo nesta sexta-feira (16), em Paris, pela própria escritora.

. Desde março de 2007, quando Battisti foi preso no Brasil, Fred Vargas esteve no País seis vezes - em Brasília, São Paulo e no Rio -, sempre fazendo contatos em defesa do extremista. Segundo a escritora, a primeira iniciativa de viajar ao Brasil não contou com o apoio de ninguém.

OAB vai pedir ao MP que apure denúncia contra Protógenes

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alberto Zacharias Toron, afirmou ontem que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai pedir ao Ministério Público que apure denúncia de que o delegado Protógenes Queiroz teria espionado Nélio Machado, defensor do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.

. "Isso é conduta típica do Estado policial", afirmou. "É crime de abuso de autoridade." Para Toron, é inadmissível que um advogado seja investigado apenas pelo fato de defender um suspeito. "Não podemos consentir que um sujeito, por advogar, seja alvo de monitoramento."

. Ja o presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), classificou como "grave" a espionagem feita pelo delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz ao advogado do banqueiro Daniel Dantas.

. Itagiba afirmou que a Satiagraha, operação da PF que resultou na prisão temporária do controlador do Opportunity, foi marcada por "abusos de poder". "O caso é grave pois viola o Estado democrático de direito", lamentou.

Brasil: desemprego pode voltar aos dois dígitos

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil poderá voltar aos dois dígitos, mais precisamente 10%, até junho deste ano, como reflexo da onda de demissões provocada pela crise mundial — em novembro, último dado disponível, estava em 7,6%. Será a maior taxa em quase dois anos.

. “É perfeitamente factível que isso aconteça, devido à rapidez com que as turbulências internacionais impactaram o mercado de trabalho brasileiro”, disse o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luís Otávio de Souza Leal. “Ninguém esperava que tantos postos de trabalho fossem fechados nas últimas semanas, como estamos vendo. Há um movimento generalizado de dispensa de trabalhadores”, acrescentou.

. O economista Fábio Romão, da LCA Consultores. Para ele, a onda de demissões será liderada pela indústria, seguida pela construção civil. “A indústria, por sinal, já acusou o golpe em novembro, quando cortou 80 mil vagas. Foi um baque. Nos últimos anos, neste mês especificamente, foram fechados entre 1 mil e 2 mil postos”, assinalou.

Planalto quer Jucá presidente do PMDB

O Palácio do Planalto tenta articular uma saída para agradar à bancada do PMDB no Senado sem ter de entregar a Presidência da Casa. A ideia é assegurar a ida do senador Romero Jucá (RR) para a presidência nacional da legenda. O cargo hoje é ocupado pelo deputado Michel Temer (SP), candidato à Presidência da Câmara. O acordo poderia resolver a principal questão levantada pelos senadores: o equilíbrio na disputa pelo poder interno com a bancada da Câmara.

. A proposta está sendo trabalhada pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, articulador político do governo. Por isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se incomodou em adiar o encontro marcado para a semana passada com o senador José Sarney (PMDB-AP). Quando os dois conversarem, Sarney terá de responder se vai ser candidato à Presidência do Senado. Algo que o governo, interessado em eleger o petista Tião Viana (AC), quer evitar a qualquer preço.

Lula apoia Chávez e diz que um dia Brasil terá mais de uma reeleição

Clipping – Folha de S.Paulo
16 de janeiro de 2009


Ao sair em defesa de Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que qualquer partido no Brasil tem o direito de propor a reeleição indefinida caso o país tenha "instituições consolidadas", mas voltou a negar nova candidatura. Na Venezuela, os eleitores irão às urnas decidir sobre o tema em 15 de fevereiro.

"Estamos num processo de construção de fortalecimento das instituições no Brasil. Isso não impede que daqui a um tempo apareça um partido político com uma maioria de deputados que proponha [a restrição a apenas uma reeleição]. Pode ter três, quatro reeleições", disse Lula, durante entrevista enquanto percorria o projeto agrícola "El Dilúvio" (800 km a oeste de Caracas).

"Isso pode acontecer. Na hora em que você tiver instituições consolidadas e tiver a liberdade política que o povo quiser, isso vai acontecer." Segundo Lula, o seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, só não buscou o terceiro mandato por causa da situação econômica do Brasil na época.

Mas ontem, sempre sob o olhar atento de Chávez, Lula citou o Reino Unido, a Espanha e a Alemanha como países com governos longos, fazendo a ressalva de que são regimes parlamentares. Citou o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, para afirmar que as críticas contra Chávez só acontecem porque se trata de um governo de esquerda: "O Uribe estava querendo o terceiro mandato e ninguém perguntava a ele".

Lula disse que "cada país tem de viver o seu processo", mas descartou concorrer a um terceiro mandato. "O Chávez [54] é novo ainda, ele aguenta um novo mandato. Agora eu já tô velho, vou me retirar", disse Lula [63], em tom jocoso.

Meirelles nega informação sobre saída do BC

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, negou enfaticamente nesta sexta-feira (16), que esteja deixando o cargo, conforme noticia a edição desta semana da revista Carta Capital em extensa reportagem de capa.

'Seria um absurdo num momento desses, em que a necessidade de foco e concentração total no BC são fundamentais para o País', disse Meirelles ao jornal O Estado de S.Paulo. 'Toda a minha atividade tem sido contrária ao que foi veiculado', disse.

CLIQUE aqui para ler um trecho da materia da revista Carta Capital sobre a saida de Meirelles.

Mensalão: Dirceu é excluído de processo por improbidade

A Justiça Federal decidiu pela exclusão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de um dos processos a que responde no Supremo Tribunal Federal (SFT) pelo famigerado escândalo do mensalão. Com a decisão, Dirceu não precisa mais se preocupar com a ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) às vésperas da cassação do então deputado federal.

. A decisão (liminar), já publicada no Diário da Justiça, foi tomada pelo juiz da 9ª Vara Federal Judiciária do Distrito Federal, Alaor Piacini.

. Dirceu ainda terá de responder às acusações por formação de quadrilha e corrupção ativa, como determinou o relator da matéria no STF, Joaquim Barbosa. Além de Dirceu, foram transformados em réu mais 39 nomes acusados de participação no esquema, entre eles o empresário Marcos Valério, o deputado federal José Genoino (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/