Atual ministro da Transparência discutiu Lava Jato com Renan

Em reportagem exclusiva do “Fantástico” desta noite, da TV Globo, foram revelados novos trechos de conversas gravadas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. As gravações contêm conversas de uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) com a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Leia o material divulgado há pouco pelo Fantástico:

Segundo Sérgio Machado, na conversa houve troca de reclamações sobre a Justiça e  operação Lava Jato. Na gravação, Fabiano Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.
Neste mês, Silveira assumiu o Ministério da Transparência, responsável pela fiscalização, controle e ações do governo para combate à corrupção. O ministério foi criado pelo presidente em exercício Michel Temer no lugar da antiga Controladoria-Geral da União.

(...)

Sérgio Machado gravou a conversa. Participam da reunião, além dele e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.
Além disso, é possível entender que Fabiano orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República (PGR). A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano e de Bruno Mendes.

Conversa com PGR
Em outra  conversa, em 11 de março,  sem a presença de Fabiano, Renan e Sérgio Machado comentam a atuação do atual ministro da Transparência, Ficalização e Controle, que teria ido falar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, depois da reunião que tiveram em 24 de fevereiro.
O “Fantástico” apurou que Fabiano procurou diversas vezes integrantes da força-tarefa da Lava Jato para tentar obter informações de inquéritos contra Renan. E saía de lá com informações evasivas, que eram comemoradas por Renan. Nesta conversa, Renan disse que alguém na Procuradoria nada tinha achado contra ele e que tinha classificado o presidente do Senado de “gênio”.
RENAN: Ele disse ao Fabiano: 'Ó, o Renan... Se o Senan tiver feito alguma coisa que eu não sei... Mas esse cara, p****, é um gênio, usou essa expressão. 'Porque nós não achamos nada'.
MACHADO: Já procuraram tudo.
RENAN: Tudo.

Dilma já está de volta ao seu bunker no Alvorada

Dilma Roussef deixou Porto Alegre as 15h. Foi diretamente para Brasília. Neste domingo, Dilma não pedalou.

A suposta curra dos 33 continua sem presos de nenum dos lados

Saiu o delegado Alessandro Thiers, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, e entrou Cristiana Bento, da Delegacia da Criança e do Adolescente, tudo para atender neopetistas e seus aliados localizados dentro e fora do movimento feminista, que armam o maior barraco sobre a suposta curra dos 33.

Apesar da troca da guarda, os pretensos estupradores continuam leves, livres e soltos.

Como também os que fazem denúncias e exigem prisões sem prova. 

Dilma só não tentou estado de emergência porque foi advertida

Antes de tentar o último recurso antes da votação do impeachment pela Câmara, a ex-presidente Dilma Roussef foi avisada de que a decretação de estado de emergência não seria cumprida.

Por quem de direito - e armado.

Juiz Sérgio Moro sabe que poderá seguir avante no desmanche da organização criminosa lulopetista

O juiz Sérgio Moro foi avisado que terá respaldo se não se intimidar diante da organização criminosa lulopetista e seus aliados antecedentes.

Por quem de direito - e armado.

MST submergiu depois de avisado

O MST foi avisado de que sairá caro qualquer atrevimento que coloque em risco as instituições democráticas.

Por quem de direito - e armado.

Artigo, almirante Roberto de Guimarães Carvalho - A batalha contra o PT ainda não está concluída, e precisamos vencê-la

Sun Tzu, famoso general, estrategista e filósofo chinês, na sua mais famosa obra, "A Arte da Guerra", brindou-nos com vários ensinamentos. Um dos que mais gosto é: "conheça o seu inimigo como a si mesmo e você ganhará centenas de batalhas".

Lembrei-me dessa frase de Sun Tzu ao ler a Resolução sobre a Conjuntura, do Diretório Nacional do PT, reunido em Brasília no dia 17/05/2016. É preciso que essa Resolução seja lida com atenção pelos brasileiros bem intencionados, pois só assim vamos realmente conhecer o inimigo, como recomendava Sun Tzu. É bom lembrar que a batalha contra o PT ainda não está concluída, e precisamos vencê-la.

A Resolução é um primor: insiste na tese do golpe, que só convence, realmente, aos petistas; não reconhece, de forma clara e plena, a culpa dos treze anos de governo do PT pela caótica situação atual do País, em qualquer campo que se queira analisar; não reconhece, também, que aqueles que realmente melhoraram de vida nos dois mandatos do Presidente Lula, voltaram quase que à situação de miséria em que viviam antes, só que agora com o agravante de que estão desempregados; dizem que foram "contaminados" e que precisam fazer uma "autocrítica", o que na verdade não fazem, pois não citam, claramente, a roubalheira e os desvios éticos aos quais o governo do PT se dedicou, com afinco, no período em que exerceu o poder; e, por fim, nem tocam no Fórum de São Paulo, o verdadeiro condutor das políticas interna e externa do País.

Chamou-me atenção, em particular, o último parágrafo da página nº 4 da Resolução, que transcrevo abaixo:

- Fomos igualmente descuidados com a necessidade de reformar o Estado, o que implicaria impedir a sabotagem conservadora nas estruturas de mando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal; modificar os currículos das academias militares; promover oficiais com compromisso democrático e nacionalista; fortalecer a ala mais avançada do Itamaraty e redimensionar sensivelmente a distribuição de verbas publicitárias para os monopólios da informação.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Marchezan Júnior diz que setor público abriga servidores e mandatários privilegiados

Em discurso na Câmara, o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) disse estar "quase arrependido" de ter votado pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "Se o governo não fosse tão ruim, eu estaria arrependido". A manifestação, contundente, foi um protesto contra a discussão do aumento dos servidores do Judiciário, do Ministério Público e dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Marchezan Júnior disse que os "Capa Preto" só defendem os salários dos privilegiados, os funcionários públicos e os que mandam nos Poderes Judiciário, Legislativo, Executivo e mais Ministério Público e TCU.

"E o povo que não recebe dos cofres públicos, amarga 11,1 milhões de desempregados, salários vis e falta de proteção", atacou o deputado do PSDB. 

CLIQUE AQUI para examinar o video com o discurso integral do deputado gaúcho, cujo discurso é contundente e corajosíssimo. 

Economistas acham que crescimemnto será retomado no final do ano

Depois de dois anos em queda, a economia brasileira está caminhando para o início de uma estabilização. Dados recentes indicam que uma recuperação embrionária está em curso e poderá levar a uma retomada mais rápida do que o esperado.

Isto é o que revela neste domingo o jornal O Estado de S. Paulo.

A reportagem completa vai a seguir:

A mudança de marcha não foi efeito apenas da troca de governo, mas de ajustes feitos ainda pela administração de Dilma Rousseff, sob a tesoura do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy em 2015.
As correções feitas até agora, porém, ainda são modestas e só levarão a uma recuperação sustentável se a administração interina de Michel Temer conseguir aprovar medidas para estancar a sangria nas contas públicas.

"O Temer herdou de Dilma 2 uma economia melhor do que Dilma 2 herdou de Dilma 1", afirma Caio Megale, economista do Itaú Unibanco.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Saiba como a recessão e a má gestão atingiram os Fundos de Pensão

A jornalista Miriam Leitão diz na sua coluna deste domingo no jormnal O Globo que financiar investimentos será mais difícil com o forte déficit que atinge os fundos de pensão. 

Leia a nota (e examine o gráfico ao lado):

Segundo a Abrapp, associação que representa as entidades de previdência complementar do país, o balanço de 219 fundos registrou rombo de R$ 62 bi em 2015, número 16 vezes maior que o déficit de 2014. “Nossa expectativa é estabilizar ou reverter esse déficit só em 2018”, disse o presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto.

Perda de patrimônio:

O gráfico mostra como a recessão atingiu fortemente os fundos. Desde 2012, o balanço vem caindo ano a ano, até chegar ao enorme rombo do ano passado. De 219 fundos do país, 92 estão no vermelho, o que significa que os benefícios que eles têm a pagar ao longo dos próximos anos e décadas estão acima dos ativos que possuem. De um lado, há alta dos valores a serem pagos, com o envelhecimento da população; de outro, a perda de valor dos ativos, que em 2007 representavam 17,2% do PIB e agora valem 12,2%.

Parada Gay reúne 2,5 milhões na avenida Paulista

Neste momento, 2,5 milhões de manifestantes ocupam toda a avenida Paulista, São Paulo. Só a passagem de toda a multidão pela sede da Fiesp levará quatro horas.

É o que informa a Globonews, 14h09min deste domingo.

São todos gays, lésbicas, travestis, periféricos, assemelhados, simpatizantes e curiosos.

As palavras de ordem do tipo "Fora Dilma !" e "Fora Temer !", foram expurgadas dos carros de som.

Delação de MO começa a vazar. Ele incrima Dilma, que corre risco de ser presa pela Lava Jato.

Começaram a vazar trechos da delação premiada de Marcelo Odebrecht no Paraná. Eles inscriminam gravemente a ex-presidente Dilma Roussef.

MO disse que deu dinheiro sujo para as campanhas de 2010 e 2014 e que numa das reuniões que teve com a líder do PT no Planalto, ela pediu ajuda.

O dono da Odebrecht também informou que se encontrou várias vezes com Giles Azevedo (foto em ponto menor, ao lado) para discutir a liquidação da Lava Jato.

E que Dilma pessoalmente avisou-lhe que nomearia Navarro Dantas para o STJ, com o objetivo de livrar políticos e empreiteiros das mãos da Lava Jato, confirmando o que já tinha dito o ex-senador Delcidio Amaral, encarregado pela ex-presidente para conversar, antes, com o atual ministro.

Resta saber se Dilma será presa - e quando.

Entenda o lado B da fita de Lula (a cronologia dos fatos), Luiz Antonio Novaes, O Globo

Na época, a deputada Jandira Feghalli gravou inadvertidamente a fala de Lula contra a Lava Jato. Eles não enfiaram - pelo menos não no deles. 


O jornalista Luiz Antonio Novaes deu-se ao trabalho de fazer o que todos os outros jornalistas deveriam ter feito, inclusive o editor, mas que por falta de atenção ou de tempo (o caso do editor) não fizeram. A idéia é fazer um link das datas das revelações feitas nos grampos (os de Lula) e nas gravações que Sérgio Machado promoveu traiçoeiramente com Renan, Jucá e Sarney (as que saíram até agora). O resultado do trabalho feito por Novaes é surpreendente e mostra muito mais do que mostram os grampos e as gravações.

Leia tudo:

A cronologia das primeiras conversas entre Sérgio Machado, Jucá, Renan e Sarney, divulgadas esta semana, é esclarecedora. Mais do que a defesa do fim da delação premiada para presos, vê-se, dia a dia, que o grampo escancara o planejamento de um acordão para um “golpe”, ensaiado desde a demissão do ministro da Justiça no final de fevereiro. Mas não contra Lula e Dilma — e sim contra a Lava-Jato. E com a inédita participação, num primeiro momento, do PT e do PMDB unidos, se dependesse exclusivamente de Renan Calheiros.

As impactantes gravações de Machado ocorreram por volta de 10 e 11 de março, uma semana após a condução coercitiva de Lula para depor na Lava-Jato. Às vésperas, no dia 8, Lula, em sua versão jararaca, se refugiara em Brasília, onde janta com Dilma e vai no dia 9 à casa de Renan, de quem, ironicamente, ganha um exemplar da Constituição. No dia 10, o MP de São Paulo se antecipa a Curitiba e pede a prisão preventiva de Lula (até hoje no STF). No domingo, 13, o Brasil realiza a maior onda de protestos de sua História — contra Dilma, Lula, o PT e a favor da Lava-Jato e do juiz Sérgio Moro.

Esse primeiro bloco de fatos se fecha na terça-feira, 15, quando, em plenário, Renan desiste, por imposição do DEM e do PSDB, de instalar a comissão especial que ele havia criado para discutir a adoção de um parlamentarismo tupiniquim. Fica evidente nas fitas que fortalecer o Legislativo—e a si mesmo, como presidente do Senado — com um parlamentarismo brando ou branco era o plano A de Renan. Não só na hipótese sem Dilma e Lula, ideia com que a oposição simpatizara, mas até mesmo com os dois. A dobradinha Lula-Dilma contou, muito mais do que se imaginava, coma articulação de Renan. Entregar o poder presidencialista ao correligionário Temer era o plano B. É por isso que o PT, ao ouvir agora as fitas de Machado, preserva Renan, enquanto faz um carnaval contra as declarações de Jucá, aliado de Temer desde a primeira hora do impeachment, já expelido do governo pela Lava-Jato.

Com o contundente recado das ruas, Renan perde de vez espaço no PMDB para Cunha, a quem cabe prosseguir com o impeachment na Câmara. O PT, em desespero, busca uma solução própria. Dilma, que não aceitou licença ou renúncia, peça-chave do jogo “parlamentarista” com a oposição, anuncia no dia 16 que Lula, com prisão pendente, será ministro da Casa Civil, assumindo o risco de obstrução da Justiça.

Acusação que ficaria evidente horas depois com a divulgação, pelo juiz Moro, do grampo com as conversas recentes de Lula, inclusive com Dilma. Entre tantos outros ataques ao STF e ao MPF, o candidato a primeiro-ministro diz ao prefeito Eduardo Paes, do PMDB, que ele era a única chance que o país tinha de parar “esses meninos” da Lava-Jato. As gravações de Machado, da mesma época mas conhecidas só agora, são o lado B das fitas de Lula.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Agentes da Lava Jato tratam Lula como "Nine"

Lula prefere ser conhecido como um "moderno macunaíma, uma metamorfose ambulante".


Na coluna que assina no jornal O Globo, o jornalista Lauro Jardim, ex-Veja, revela que os agentes da Lava Jato passam o tempo todo chamando Lula de "Nine", uma referência direta ao fato de que o ex-presidente possui apenas 9 dedos.

A verdade é que o apelido é apenas um dos que são comumente usados para designar Lula, conhecido entre os empreiteiros corruptos como Brahma e pelo antigo Dops como Barba.

O próprio Lula definia-se como metamorfose ambulante, um moderno Macunaíma.

Leia a nota de Lauro Jardim:

O Nine

Sabe como Lula é chamado internamente pela turma da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba? "Nine", assim mesmo, em inglês.

Relógios de rua estão desativados há um ano em Porto Alegre

A rapidez da licitação da prefeitura Municipal de Porto Alegre sobre o mobiliário urbano de Porto Alegre está intrigando o mercado publicitário, conforme o editor demonstrou na edição de ontem. 
Mobiliário urbano, como se sabe,  define os diversos equipamentos instalados nas ruas como postes e placas de sinalização, relógios e bancas de jornal.  Segundo as entidades do setor, o certame marcado para o dia 17 de junho – para escolher a empresa concessionária de 130 relógios digitais, conta com erros grosseiros e critérios muito subjetivos. Os especialistas estimam a necessidade de 90 dias para atender um projeto dessa complexidade. Curiosamente a licitação foi lançada para ser atendida em 45 dias.

Os relógios de rua de Porto Alegre estão desativados há exatos 12 meses. O contrato anterior não foi renovado pelo prefeito José Fortunati.

Eram cerca de 50 relógios. Agora, serão mais de 100.

Dilma Roussef, descontrolada e gastadora compulsiva

Líderes do PT reclamaram ontem da decisão do governo Temer de não autorizar a compra de flores para o Palácio Alvorada, local onde Dilma Roussef instalou seu bunker.

No artigo a seguir do blog Manchette, o editor revela que a compra de flores não é nada perto dos gastos dos cartões corporatrivos usados por Dilma, que  torraram R$ 32,5 mil/dia, este ano

Somente em 2016, até ser afastada pelo Congresso, Dilma conseguiu estabelecer a impressionante marca de R$ 4 milhões de gastos com cartões corporativos, pagos pelo contribuinte brasileiro. Isso significa que cartões corporativos do Planalto gastaram, em média, mais de R$ 32,5 mil por dia, incluindo os feriados e fins de semana. Em 123 dias, este ano, seu governo torrou R$ 13,7 milhões utilizando cartões.

CLIQUE AQUI para ler de novo.

Dica de leitura, Leo Iolovitch - A novidade é Temer usando mesóclise

O Reis não era chato. Diziam que ele falava difícil. Mas isso era pura manha. Quando o chamavam de "dos" Reis, protestava na hora:

-"Reis. Reis, meu caro. Sem a contração da preposição com o artigo."

Fazia questão de usar o português de forma correta. Ou o vernáculo de maneira escorreita, como ele dizia. Tudo por malandragem.

- Eu poderia te chamar de linda, usando uma ênclise, tu poderias agradecer-me, utilizando uma próclise. E, assim, a vida proporcionar-nos-ia, numa mesóclise, a oportunidade de uma aproximação e de vivermos momentos felizes.

Essas manifestações de conhecimento gramatical sempre tinham algum propósito"...

CLIQUE AQUI para ler mais.

PT acha que Temer e Gilmar Mendes conspiram à luz do dia

O presidente Michel Temer reuniu-se na noite de ontem, com o ministro Gilmar Mendes, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Oficialmente, o encontro noturno e num fim de semana visava discutir o orçamento do Tribunal Superior Eleitoral, presidido por Mendes, mas o PT enxergou conspiração à luz do dia para melar os julgamentos da Lava Jato.

O irriquieto e boquirroto deputado gaúcho Paulo Pimenta resolveu culpar a mídia:

- Mídia covarde e domesticada acha normal encontro de juiz com investigado sábado à noite em Brasília. Uma única pergunta revela a hipocrisia sem limites. E se fosse o Lula ou a Dilma, como teria sido a cobertura da imprensa? Gilmar Mendes faz questão de mostrar quem está no comando. Sua coragem e autoridade só afina quando surgem os nomes de Eduardo Cunha ou Aécio Neves.

Artigo, Mary Zaidan, blog do Noblat - Acima de qualquer suspeita

O MBL chegou a colocar Teori ao lado dos petistas

CLIQUE AQUI para ler, também, "Os grampos dos oligarcas", Elio Gaspari, Correio do Povo de domingo.

Colocado na berlinda por políticos desavergonhados, o Supremo Tribunal Federal cada vez frustra mais os que imaginavam a Corte maior como salvaguarda para os seus crimes. Ao contrário. Goste-se ou não deles, os ministros do STF têm mantido posição acima de qualquer suspeita.

Nas gravações que indicam tentativas de interferir na Lava-Jato, todos os investigados, sem exceção, exibem laços próprios ou de fulano e sicrano com ministros do Supremo. A alegada proximidade não tem alterado nem o escopo nem o curso das investigações.

Na delação bomba de Delcídio do Amaral, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, aparece como quem se negou a um acordão para salvar a presidente Dilma Rousseff e seus aliados, antes de ela ser afastada.  A proposta, segundo o ex-líder petista, teria sido feita durante a reunião sigilosa e ainda inexplicável, em Portugal. Convidado para o encontro luso, Teori Zavascki se recusou a comparecer.

Responsável pela Lava-Jato no Supremo, Zavascki é o mais frequente nas citações. E em todas elas fica muito bem na fita. Mostra-se blindado contra as pressões.

É considerado inacessível — “um cara fechado” — pelo ex-ministro Romero Jucá, flagrado em gravações pré-programadas na delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Está também na boca do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do ex-presidente da República José Sarney, que também caíram como peixinhos nas redes de Machado. Reagindo à afirmativa – “com Teori ninguém consegue conversar” –, Sarney e Renan sugerem nomes que teriam influência sobre Zavascki.

De nada adiantaria.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Folha descobriu que Dilma mentiu sobre encontros com Marcelo Odebrecht no Palácio Alvorada

Prestes a ser desmascarada por delações já feitas em Curitiba pelo dono da Odebrecht, que disse ter combinado com Dilma em pessoa a irrigação de dinheiro sujo para suas campanhas de 2010 e 2014, a ex-presidente  foi inquirida pela Folha de S., Paulo sobre a quantidade de encontros que manteve com o empreiteiro. “Eu não recebi nunca o Marcelo no [Palácio da] Alvorada”, afirmou Dilma. “No Planalto, eu não me lembro.” A Folha usou uma expressão menos contundente para dizer que ela mentiu:

- Essa resposta não é verdadeira.

Esta semana, grampos revelaram que Sarney prevê que Marcelo usará metralhadora .50 para atingir Dilma. Renan Calheiros disse que Odebrecht “vai mostrar as contas” em sua delação.

Leia a seguir a reportagem de hoje do jornal, assinada por Josias Souza:

De acordo com os arquivos eletrônicos do Planalto, consultados pelo blog, Dilma recepcionou o mandachuva da Odebrecht pelo menos quatro vezes desde que virou presidente, duas das quais no Palácio da Alvorada —ambas em 2014, ano da campanha à reeleição.

Num desses encontros que Dilma afirma que “nunca” ocorreram no palácio residencial, o empreiteiro chegou em tempo para servir-se do almoço, às 11h30 do dia 26 de março de 2014 (clique sobre a imagem abaixo para ampliá-la). Noutro encontro, Odebrecht foi recebido pela inquilina do Alvorada às 9h30 do dia 25 de julho de 2014.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Domingo será nublado e de temperatura amena no RS

O tempo será instável neste domingo no RS. Neste momento, 8h30min, 18 graus em Porto Alegre. As temperaturas em Porto Alegre ficarão entre 15ºC e 19ºC. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, os termômetros devem marcar mínima de 10ºC e máxima de 14ºC. Em Vacaria, a menor temperatura será de 12ºC e a máxima ficará em torno de 15ºC.

 O Estado terá outro dia nebulosidade com chance de chuva e garoa ao longo do período na maioria das regiões. Da tarde para a noite a instabilidade diminui e o tempo deve ter gradual melhoria, até com aberturas em diferentes pontos do Estado. 

Na região Central do Estado, em Santa Maria, as temperaturas ficarão entre 14ºC e 18ºC. No Norte do território gaúcho, em Cruz Alta, os termômetros devem marcar mínima 13ºC e máxima 17ºC. No Sul, em Pelotas a mínma será de 15ºC e a máxima deve alcançar os 17ºC, enquanto em Rio Grande as temperaturas ficarão entre 15ºC e 17ºC. 

Vieira da Cunha poderá lançar candidatura esta semana

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, poderá confirmar esta semana sua candidatura à prefeitura de Porto Alegre.

Se fizer isto, o PDT romperá a aliança que teve com o PMDB nas últimas duas eleições.

Alvo de investigação, sobrinho de Lula é processado por calotes em série

Conhecido como 'sobrinho de Lula', o empresário Taiguara Rodrigues dos Santos não está só enrolado na Operação Janus, que o investiga por suspeita de tráfico de influência e lavagem de dinheiro em serviços prestados à Odebrecht, segundo revela neste domingo o site da revista Veja. Ele também responde a pelo menos quatro processos na Justiça de São Paulo por calotes que somam mais de 500.000 reais: dívidas de condomínio, aluguel atrasado, cheques sem fundo e pensão para a ex-mulher.

O site de VEJA procurou os advogados que, representando seus clientes, acionaram a Justiça para conseguir reaver o dinheiro devido por Taiguara. Apesar da cobrança envolver débitos de natureza distinta, a maioria compartilha de uma situação em comum: não conseguiram encontrá-lo nos últimos meses para notificá-lo das ações.

Leia toda a reportagem:

"Mandamos o oficial de Justiça várias vezes para os endereços dele e nada. Ninguém o encontrou", conta a advogada Zuleika Iona Sanches Barreto, que trabalha para o Edifício Pentágono, no bairro Ponta da Praia, em Santos (SP), onde Taiguara tem um apartamento. A advogada entrou na Justiça em março do ano passado para cobrar o valor do condomínio atrasado desde agosto de 2014. Até agora nada. Ela disse que ainda não viu ainda a cor do dinheiro - em torno de 29.000 reais, pelos meses finais de 2014, o ano inteiro de 2015 e os meses iniciais de 2016.

Os calotes de Taiguara, de qualquer forma, são bem mais antigos.

"Só perda de tempo" - Em 2009, Taiguara comprou na loja Alhambra Móveis e Decorações, uma das mais caras de Santos, a mobília da sua casa. Deu como pagamento quatorze cheques pré-datados no valor de 2.290 reais cada. O dono da loja foi depositar os cheques e saiu com as mãos abanando. "Ele é hoje o maior devedor do meu cliente", explicou a advogada Alexandra Rodrigues Bonito, que atua no caso desde 2009. Segundo ela, o débito total de Taiguara está avaliado, hoje, em 116.500 reais. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, Ricardo Bergamini - A desordem nos gastos com pessoal não ocorre apenas no RS

Esse descontrole de gastos com pessoal não é exclusividade do RS, mas a desordem é ampla, geral e irrestrita em todos os órgãos, sejam no âmbito federal, estadual ou municipal, conforme abaixo:
Em 2002 o Brasil comprometia 85,47% da Receita Tributária com Pessoal. Em 2013 aumentou para 88,93%. Aumento de 4,05%.
Mas com o exemplo do Congresso, conforme abaixo, a quem vamos recorrer? Ao Papa, a ONU, ao FMI ? Chega de planos. Precisamos de ação objetiva.
O Congresso Nacional é constituído por 513 deputados federais e 81 senadores e para atenderem a esses 594 senhores, segundo o ministério do planejamento, em dezembro de 2015 existiam 24.896 servidores ativos que custaram R$ 5,4 bilhões. Considerando também os 10.360 servidores inativos que custaram R$ 3,5 bilhões, o custo total com essa imoral e criminosa usina de gastos públicos foi de R$ 8,9 bilhões.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/