Saiba como a recessão e a má gestão atingiram os Fundos de Pensão

A jornalista Miriam Leitão diz na sua coluna deste domingo no jormnal O Globo que financiar investimentos será mais difícil com o forte déficit que atinge os fundos de pensão. 

Leia a nota (e examine o gráfico ao lado):

Segundo a Abrapp, associação que representa as entidades de previdência complementar do país, o balanço de 219 fundos registrou rombo de R$ 62 bi em 2015, número 16 vezes maior que o déficit de 2014. “Nossa expectativa é estabilizar ou reverter esse déficit só em 2018”, disse o presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto.

Perda de patrimônio:

O gráfico mostra como a recessão atingiu fortemente os fundos. Desde 2012, o balanço vem caindo ano a ano, até chegar ao enorme rombo do ano passado. De 219 fundos do país, 92 estão no vermelho, o que significa que os benefícios que eles têm a pagar ao longo dos próximos anos e décadas estão acima dos ativos que possuem. De um lado, há alta dos valores a serem pagos, com o envelhecimento da população; de outro, a perda de valor dos ativos, que em 2007 representavam 17,2% do PIB e agora valem 12,2%.

6 comentários:

Anônimo disse...

Por isto que o Lula não vale mais nem uma opinião, ja que era daí que vinha seu poder econômico, o único poder que os brasileiros, até então, achavam o fim da picada. O que serão destes agora que são devedores de mais de três grilhões?

Anônimo disse...

Não podemos aceitar mais que os Fundos de Pensão sejam indicações política. Esses gestores já mostraram que são péssimos, colocando em risco o patrimônio que os trabalhadores com o seu suor arrecadaram. Objetivos de tanto interesse? Fazer negócios nebulosos com o dinheiro dos trabalhadores, visando benefícios próprios. Exemplo temos bastante: VARIG, Postalis Correio, Petros, Funcef, Previ etc Todas administradas por Sindicatos e com indicações políticas. Vamos buscar alternativas no mercado.

Anônimo disse...

QUERO VER OS BURROS ADESTRADOS DE LULA VIREM RECLAMAR QUE FORAM PREJUDICADOS,PELO PROPRIO LULA E PT.

Anônimo disse...

Maduro transfere reservas de ouro da Venezuela para a Suíça e planeja fuga.
(diariodobrasi)

Anônimo disse...

Nos três últimos anos conseguiram levar os Fundos de Pensão à bancarrota, o gráfico demonstra claramente o que fizeram com os superavit dos Fundos de Pensão, PT é ou não é Perda Total?A gora eu pergunto, é justo os aposentados e empregados das empresas arcarem com esse prejuizo se o erro foi do governo e de quem o governo indicou politicamente?O Postalis sempre foi superávitario nos Governos Militar, até 1984, Saney, Collor, ITamar Franco, FHC, Lula e só deu uma virada a partir de 2013 no desgoverno Dilma/PT/Lula.

Anônimo disse...


Nada a ver com recessão e tudo a ver com gestão temerária, negócios duvidosos ou fraudulentos por conta de "gestores políticos" indicados por pt e pmdb. A CPI dos Fundos de Pensão produziu resultados que dão luz "às maracutaias" praticadas pelos gestores dos fundos. A expectativa é que o MPF + PF + Juiz Sérgio deitem olhos para mais esse escândalo, investigando os atos praticados em detrimento de seus assistidos, reavendo valores que foram desviados dos cofres dos institutos e, se ações criminosas – todos na cadeia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/