Manifestantes resistem e pedem imediato apoio diante do QG do Comando Militar do Sul

O ministro A. de Moraes e o governo do RS ignoram as manifestações legalistas dos comandantes militares e impedem pela força armada as manifestações do povo.

Os manifestantes que estão diante do QG Militar do Sul, centro histórico de Porto Alegre, usam intensivamente as redes sociais para pedir que a população mobilize-se de imediato e junte-se à resistência.

Oficiais da Brigada Militar tentaram afastar voluntariamente os populares, ameaçando empregar a força para retirar as barracas, mas há resistência, tudo com base nas notas dos comandantes militares, que garantiram a liberdade de reunião e a livre manifestação de protestos (leia nota mais abaixo).

O governo tucano gaúcho decidiu cumprir a ordem do ministro Alexandre de Moraes, que proibiu concentrações de protesto em qualquer lugar do Brasil e mandou as forças policiais federais e estaduais entrarem em ação. A Brigada deu prazo para que as barracas sejam retiradas até a meia noite. Depois, usará a força bruta.

Governo tucano gaúcho usa a força, mas manifestantes resistem diante do QG do Comando Militar do Sul

O ministro Alexandre de Moraes mandou a polícia acabar com qualquer protesto contra o resultado eleitoral e a ordem vale para todo o País (leia nota abaixo).

Cumprindo ordem do ministro Alexandre de Moraes e ignorando a nota dos comandantes militares de que manifestações pacíficas diante dos quartéis são democráticas e legais, o governo estadual tucano gaúcho mandou a Brigada Militar usar a força para desalojar a concentração que há 12 dias protesta diante do QG do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. A Brigada deu prazo até a meia noite para que sejam retiradas as barracas. Depois  disto, será usada a força.

As tropas chegaram as 20h e tentaram expulsar os manifestantes sem violência, mas há resistência.

No caso de não cumprimento da ordem, os oficiais brigadianos avisaram que utilizarão o Batalhão de Choque para usar a força.

Rural Clima diz como será o tempo em novembro

 

Ex-repórter da rede diz que Globo mentia deliberadamente sobre a pandemia

 

Artigo, Telma Renner - Vem pra rua, Armínio !

- A autora é empresária, Gramado, RS.

“Eu tinha esperança que o Lula do primeiro mandato também aparecesse na Economia”, declara em sua voz mansinha o ilustre  Armínio Fraga em entrevista á CNN,  quando inquirido sobre sua campanha a favor do candidato,  aquele que soltaram lá  da cadeia.  Bacana né ? O homem é uma autoridade em Economia, baita formador de opinião; já imaginaram quantos votos ele conseguiu para o delinquente ? Pois é,  agora ele parece estar decepcionadinho. Tá bom.  Agora eu me pergunto: quais as fontes de informação dessa figura famosa ? Será que ele não sabia o que TODO esse povo que hoje se manifesta, JÁ SABIA HÁ MUITO TEMPO ?? Aliás, nem entendi essa repentina queda da Bolsa ! Para mim e para TODOS nós de direita, os tais de “fanáticos bolsonaristas”,  as declarações do Lula não foram nenhuma surpresa! Aliás, sobre o teto de gastos, isto já estava no programa deles, e nós, bolsonaristas, que tentávamos abrir a cabeça dos sabidinhos do mercado financeiro, pelo jeito não fomos ouvidos. Era tudo fake news né ? Pois, aí está !

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Augusto Nunes, Fiuza e Henkel vão disputar horário com "Os Pingos nos Is"

Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza voltarão ao vídeo, agora em Oeste. O trio, que participou por mais de dois anos do programa Os Pingos nos Is, estará reunido no Oeste Sem Filtro, a partir de 23 de novembro.

Transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 17h45 às 19h30, o programa comentará os principais assuntos do dia. Embora política e economia sejam os carros-chefe, não faltará espaço para esporte, educação, saúde, cultura e temas internacionais.

Com apresentação de Paula Leal, editora do site de Oeste, a novidade contará com a participação de convidados especiais. “É uma honra apresentar um programa com as opiniões do melhor trio de comentaristas do Brasil”, diz Paula.

Alexandre de Moraes desafia comandantes militares e manda PF, PRF e PMs acabarem com todas as manifestações em curso no Brasil

É a hora de saber quem está do lado da lei e de quem tem a força.

Moraes ordena que PF, PRF e Policias Militares retirem todos. Quem se negar, terá que pagar mula de R$ 100 mil por hora.

Em claro desafio aos comandantes militares que hoje tiraram nota garantindo proteção às manifestações democráticas que ocorrem no País, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), estendeu para todo o território nacional a ordem para desbloqueio de vias, inclusive calçadas, praças ou qualquer local público que estejam obstruídas (ocupadas) por manifestações contra o resultado das eleições. 

O magistrado determinou que as polícias tomem medidas para a “imediata desobstrução de todas as vias e locais públicos que, ilicitamente, estejam com seu trânsito ou acesso interrompido.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão.

Crônica de sexta,Vitor Besrtini - Diagnóstico

A praça é do povo, 11 de novembro de 2022.

Hoje é segunda-feira. Ontem, domingo, decidi escrever um diário.

Acordei. Tomei banho. Fui comprar pão. Comprei um maço de cigarros.

Voltei da padaria. Comecei a passar café. Parti o pão, passei manteiga e mordi um pedaço. Mastigando, acendi um cigarro e fui lavar as mãos; de mãos secas, encostei na parede entre a pia e o vaso e traguei profundamente. Fiquei um tempo fumando e olhando a fumaça. Voltei para a cozinha, apaguei o cigarro, cortei salame, comi o pão e tomei duas xícaras de café morno. Na saída, olhei para a sala vazia e peguei outro cigarro. Não acendi. Joguei o cigarro fora. Há dois anos eu não fumava. Fui trabalhar.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Setor de serviços cresce pelo quinto mês seguido

O setor de serviços cresceu 0,9% em setembro e atingiu o quinto resultado positivo seguido. O ganho acumulado no período ficou em 4,9%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados hoje (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor está 11,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e alcança o novo ponto mais alto da série histórica, superando novembro de 2014.

Se comparado a setembro de 2021, o volume de serviços subiu 9,7%, sendo a 19ª nona taxa positiva consecutiva. 

Editor deste blog é um dos 5 finalistas de Jornalista de Internet do Ano, promoção do Prêmio Press

O editor foi comunicado que é um dos 5 finalistas do troféu de "Melhor do Ano", na categoria Jornalista de Internet do Ano.

O editor não se candidatou. A indicação partiu de centenas de milhares de votos populares do RS. 

As indicações estão, agora, nas mãos de 50 convidados do Prêmio Press. 

São 17 categorias. 

Os nomes serão anunciados no dia 22, durante coquetel no Palácio do Comércio, Porto Alegre.

Recomendado - Aproveite esta sexta-feira para alugar este belo apartamento em Gramado, RS. Saiba como fazer.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Esta afronta do MPE do RS não pode ser aceita pelo povo do RS

CLIQUE AQUI para saber o que é que estes procuradores e o ministro A. de Moraes não querem ver e nem ouvir.

Vale a pena registrar os nomes destes tres procuradores estaduais gaúchos que se alinham com as narrativas e ações autoritárias e antidemocráticas do ministro Alexandre de Moraes. É deles este insolente e inaceitável diktat que enviaram ao presidente da EPTC, desconsiderando até mesmo a hierarquia de comando municipal, no caso o prefeito Sebastião Melo:

Ângela Salton Rottuno
Enrico de Freitas
Geraldo da Camino

Enrico de Freitas não se contentou em assinar como procurador, mas acrescentou um "cidadão", coisa que seus colegas sequer mencionaram. 

No diktat, o presidente da EPTC é obrigado a desalojar e punir os manifestantes que se encontram diante do QG, alinhando uma série de dispositivos legais e até mesmo artigos do Código Penal Militar.

O prefeito Sebastião Melo repeliu a insolência.

Os militares, conforme comunicado assinado hoje, avisaram aos procuradores e ao sr. A. de Moraes, que a praça é do povo como o céu é do Condor. E que são eles, os militares, quem asseguram o direito constitucional do povo se manifestar.

CLIQUE AQUI para ler o original.

Prefeitura de Porto Alegre diz que ato no QG é democrático e que ninguém será desalojado dali

Ao responder aos insolentes diktats do MPF e do MPE, mais procurador Geraldo da Camino, que se intitula chefe da Procuradoria do Ministério Público Estadual junto ao Tribunal de Contas, cargo que exerce por mandato eterno, a prefeitura de Porto Alegre repeliu duas assertivas dos procuradores:

1) Ao contrário do que afirmam, as manifestações diante do QG do Comando Militar do Sul não são antidemocráticas, mas democráticas, conforme consigna a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 , porque ela consagra, nos termos do "art. 5º, inciso XVI, que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente". E não só, conforme o leitor poderá examinar no texto da resposta, que vai na íntegra, a seguir.

2) Não tem por que desalojar ninguém e nem punir ninguém, ao contrário do que existem os procur4adores.

CLIQUE AQUI para ler a resposta da prefeitura.

Anote estes nomes que votaram contra a liberdade de manifestação em Porto Alegre

Eles propuseram condenar as manifestações democráticas e populares em andamento diante do QG de Porto Alegre, mas foram derrotados no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Foi 17 x 11.

A história não os absolverá.

Anote os nomes para que os anais da história saiba quem votou contra a liberdade:

PSB - Airton Ferronato
PT- Aldacir Oliboni, Jonas Reis, Laura Sito, Leonel Radde
Psol - Pedro Rubas, Roberto Robaina e Karen Santos
PCdoB - Daiana Santos, Mateus Gomes e Karen Santos

CLIQUE AQUI para examinar o voto de cada vereador, inclusive dos 17 bravos, patriotas e democráticos vereadores que derrotaram os representantes das trevas.

MDB, Republicanos, PP e PT terão, cada ano, um ano de comando da AL do RS

MDB, Republicanos, PP e PT dividirão, anualmente, a presidência da Assembleia do RS a partir do ano que vem.

O PDT, que virou nanico, fica fora.

A nova legislatura começará dia 1o de fevereiro.

CLIQUE AQUI para saber com quantos deputados ficou cada bancada.


PP do RS decidirá o que já decidiu. Será no dia 17.

No dia 17 o PP do RS decidirá se participará ou não da próxima gestão de Eduardo Leite.

É segredo de polichinelo.

Até as pedras das ruas sabem que o PP sabe o que tem que fazer, desde que receba fatia rechonchuda no governo de coalizão.

O PP nunca saiu por inteiro do breve governo interino do tucano Ranolfo Vieira.


Eduardo Leite voltará a viajar pelo Brasil. Saiba por que razão.

O governador eleito do RS, Eduardo Leite, está de novo com o pé na estrada.

Esta semana ele foi a Brasília.

Lá, recebeu convite para comandar nacionalmente o nanico PSDB.

Ele faz muxoxo, mas não perderá a oportunidade para voltar a viajar pelo Brasil, com escalas providenciais em São Paulo, como fez durante as prévias do PSDB, cujos resultados nunca aceitou e que acabaram por implodir o Partido.

Dica de humor - Esquema descoberto. A casa caiu.

 

Recomendado - Vá nesta sexta-feira ao Bier Markt, Porto Alegre. Reserve seu happy hour para a semana que vem

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 
Whats
993882401 / 993887265. 

Abre as 17h.Cardápio no site
www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com

Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !", discute o respaldo militar às manifetações de rua

 A discussão principal de hoje é sobre a nota dos comandantes militares garantindo as manifestações e instando o Congresso a agir. Além de Júlio Ribeiro, falarão Cezar Schirmer, Percival Puggina, Gustavo Reis, Luiz Carlos Paraguassu e Tonynho Ostyn.

Brasil Paralelo apresenta "Os donos da verdade". Veja.

Republicanos e Trump vencem as eleições nos Estados Unidos e derrotam o senil Joe Biden

Trump, mais forte,vai lançar sua candidatura a presidente.

O competente jornalista Rodrigo Lopes projetou, ontem, vitória democrata nas eleições legislativas americanas, afirmando que "onda democrata barra onda republicana".

É fake.

A mídia alinhada torceu tanto quanto pode pelo senil Joe Biden e seus asseclas do Partido Democrata, prevendo o fim de Trump.

Foi fake.

Hoje, segundo a CNN:

Câmara - Democratas, 198; Republicanmos, 211; outros, 26.
Senado - Democratas, 48; Republicanos, 49; outros, 3.

Cezar Schirmer defende as manifestações de rua e critica Alexandre de Moraes, o TSE e o STF

"A quem recorrer, senão às ruas ?", pergunta Cezar Schirmer.

O ex-deputado e presidente da Assembleia, ex-secretário estadual e municipal, ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, MDB, anunciou apoio decidido às manifestações democráticas de rua que ocorrem em Porto Alegre e no Brasil. "São atos democráticos de um povo que não tem mais a quem recorrer, já que um déspota esclarecido faz o que quer e sem controle", disse o atual vereador do MDB. Ele denunciou a prisão de deputados, exílio e prisão de jornalistas, perseguição e censura de empresários, intimidações e ameaças contra o povo brasileiro que expressa sua opinião. O parlamentar critica duramente o ministro Alexandre de Moraes, o STF e o TSE.

CLIQUE AQUI para ver o discurso de Cezar Schirmer, conforme o blog do jornalista Felipe Vieira.

Lula sendo Lula assusta o mercado e decepciona economistas recém convertidos

Os economistas Armínio Fraga, Elena Landau e Henrique Meirelles, todos eleitores de Lula, mas não só eles, demonstram decepção com as ideias (que nunca mudaram) e com as ações (repetidas) do seu candidato. É que Lula não sai do palanque e diz besteira. Em evento fechado para clientes do BTG Pactual, o ex-presidente do Banco Central nos dois mandatos de Lula se disse pessimista sobre a economia e parece ter abandonado o barco lulopetista. “Hoje, começou a falar. Aí, ele começou a sinalizar uma direção à Dilma”, disse. CLIQUE AQUI para saber o que disse Meirelles. CLIQUE AQUI para ler o que disse Landau ao jornal O Globo.

Stihl inaugura melhorias de R$ 52 milhões em São Leopoldo. E já anuncia investimentos de mais R$ 210 milhões.

Depois de inaugurar melhorias de R$ 52 milhões no seu complexo industrial de São Leopoldo, RS, esta semana, a alemã Stihl anunciou mais investimentos, desta vez de R$ 210 milhões. Os recursos serão aplicados nas expansões do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, como também no Centro Logístico. 

A empresa dá emprego para 3,7 mil trabalhadores. 

A meta deste ano é fechar o exercício com faturamento de R$ 3,7 bilhões.

Produção de motos cresceu 26,6% em outubro

A foto é de José Paulo Lacerda, CNI.

O Polo Industrial de Manaus  produziu, em outubro, 137.346 motocicletas, aponta levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgado ontem. A produção é 26,6% maior do que a registrada no mesmo mês do ano passado, quando foram fabricadas 108,4 mil unidades. Na comparação com setembro, houve um recuo de 1,6%, tendo em vista que no mês anterior a produção ultrapassou 139 mil motocicletas.

A associação destaca que é o terceiro melhor resultado do ano. A produção caiu após os dois meses com maior produção de 2022: agosto (145,8 mil), que é o melhor número, e setembro (139,6 mil).

Opinião do editor - E a Rebecca, como fica ?

A Delegacia de Combate à Intolerância e o MPE não vão procurar os detratores de Rebecca Andrade ?

O editor sugere que a Assembleia Legislativa do RS repita o gesto que teve esta semana com o cantor seu Jorge, que nem gaúcho é e nada fez pelo Estado, e conceda a medalha do Mérito Farroupilha para a ginasta Rebeca Andrade.

Rebeca acaba de conquistar o título mundial de ginástica artística.

Ela é negra e sofreu linchamento moral, tudo porque seus detratores lulopetistas interpretaram postagens suas como de conteúdo bolsonarista. 

Bolsa derrete pelo Efeito Lula

 O Efeito Lula continua derrubando a Bolsa.

O dólar cai.

10h24min

Bolsa, -0,01%, 109.769 pontos
Dólar comercial, -0,77%, R$ 5,3535 para a venda

Associação Comercial de Porto Alegre também defende manifestações, critica a censura e o arbítrio

A Associação Comercial de Porto Alegre avisou ao editor que também subscreve a nota corajosa tgirada pelas principais entidades empresariais do RS, que critica os atos de censura que vêm sendo praticados de modo recorrente por instâncias diversas do Judiciário, mas principalmente pelo TSE.

As entidades, como fazem hoje os comandantes da Marinha, Aeronáutica e Exército, com isto, defendem os princípios constitucionais que consagram a liberdade de expressão, com ênfase para a liberdade de imprensa.

Federasul, Farsul, Fiergs, FCDL e Fecomércio-RS fazem o que OAB, ARI, Sindicato dos Jornalistas, Abert e ANJ não fazem neste momento de terror judiciário, que garroteia e intimida os brasileiros que se manifestam pelas redes sociais, pela imprensa e nas ruas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Conheça a agenda de Porto Alegre na semana global do empreendedorismo

 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) promove, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Semana Global do Empreendedorismo. Criado em 2007 na Inglaterra, o evento tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora no mundo, assim como ajudar milhões de pessoas a iniciar e expandir seus negócios. Em Porto Alegre serão realizadas mais de 60 atividades em vários locais da cidade, oferecidas por pelo menos 70 instituições. 

Haverá palestras, seminários, webinários, podcast, lives, rodas de conversa, cursos, desfiles de moda, exibição de documentários, feiras e homenagens. No dia 17...

CLIQUE AQUI para examinar a programação.

FAB faz simulação de guerra no RS

 A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza um treinamento de guerra no Rio Grande do Sul, o chamado Exercício Conjunto Escudo-Tínia, que começou no dia 7 e se estende até 25 de novembro. 

As atividades aéreas e terrestres ocorrem nas bases aéreas de Canoas, na Região Metropolitana, de Santa Maria e de Santana da Boa Vista (nesta última cidade há apenas acampamentos), ambas na Região Central. 

Mais de 800 militares e 50 aeronaves de todo o país participam das atividades. Serão 1,5 mil horas de voo.

You Tube censura canal do senador Flávio Bolsonaro. Ele foi punido por falar contra as drogas.

 O canal do YouTube do senador Flávio Bolsonaro foi censurado por uma semana.

 O congressista publicou um vídeo questionando a legalização das drogas. Nele, uma mãe oferecia um cigarro de maconha para seu bebê.  

O You Tube confirmou que foi isto mesmo.


"Não vivemos mais uma democracia", denuncia Gustavo Gayer

Consagrado por suas manifestações políticas como You Tuber, o goiano Gustavo Gayer elegeu-se deputado federal. Ontem, ele foi até a Câmara e produziu este discurso contundente. 

RS terá outro dia de sol e temperatura amena

Esta sexta-feira terá a presença do sol em todo o Rio Grande do Sul, mas acompanhado de nuvens em diversas regiões. 

Segundo a MetSul, a previsão é de sol e nuvens na Grande Porto Alegre. 

Caso ocorra precipitação na área da Capital, esta será breve e fraca. 

Em Porto Alegre, a temperatura variará entre 17ºC e 25ºC.

RS é o 17o no ranking mundial de mortes por vírus chinês, diz Our World in Data

O Brasil ocupa a 17ª posição do ranking mundial de mortes provoc adas pela covid-19, com 3.226 por milhão de habitantes. 

A lista é liderada pelo Peru, que registra 6.377 mortes por milhão. É seguido pela Bulgária (5.594), Bósnia e Herzegovina (5.005) e Hungria (4.827)....

Os Estados Unidos lideram em número absoluto de mortes pela doença. Ao todo, foram registradas 1,07 milhão de mortes por covid no país desde fevereiro de 2020, segundo dados do Our World in Data.

Brasil registrou mais 40 mortes por vírus chinês

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (, que o Brasil registrou, em 24 horas, 12.017 novos casos de covid-19 e mais 40 mortes em consequência da doença. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, desde o início da pandemia, foram registradas 688.6072 mortes por covid-19 e confirmados 34.889.576 de casos da doença.

Ainda segundo o boletim, 34.105.670 pessoas se recuperaram da doença e 95.299 casos estão em acompanhamento. 

São Paulo tem o maior número de casos confirmados, 6,15 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,75 milhões). 

Governos estaduais, inclusive o do RS, decidem vacinar nenezinhos, tudo contra o vírus chinês

Ensandecidos e com a pandemia na sua fase terminal, os estados pediram, ontem, que o Ministério da Saúde distribua doses da vacina pediátrica contra a covid-19 para todas as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. 

Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) fez um apelo para que a pasta amplie a recomendação do imunizante nessa faixa etária.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde começou a distribuir doses da vacina pediátrica Comirnaty, da Pfizer, para crianças com comorbidades entre 6 meses e 3 anos.

O próximo passo será vacinar os fetos.

Governo tucano gaúcho alerta sobre subvariante do vírus chinês

 25% da população gaúcha não quis saber de tomar sequer a 1a. dose de reforço da vacina contra o vírus chinês.

Por decisão do governo tucano, o Rio Grande do Sul entrou em estado de atenção contra a subvariante BQ.1 da ômicron, associada à alta recente de infecções de covid-19 no exterior.  A decisão foi tomada em reunião no Gabinete de Crise nesta quinta-feira. 

A subvariante BQ.1l, segundo o governo tucano, foi detectada como a causa da alta no número de casos em países como Alemanha e França, na Europa, além da China e Estados Unidos e já foi identificada no Rio Grande do Sul pelo Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde).

Saiba onde se vacinar contra Covid-19, pólio e gripe em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira, em diferentes locais. 

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais: Shopping João Pessoa (até as 17h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe e pólio - A vacinação contra a gripe e a pólio estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e shopping João Pessoa.

O povo nas ruas deve obrigar o Congresso a agir contra o Eixo do Mal, diz Fernão Lara Mesquita

 - O título original é "Obrigar o Congresso a agir". Fernão Lara Mesquita é editor do blog O Vespeiro.

Desconfiança com Lula fazem dólar disparar e Bolsa despencar

Na contramão do alívio no exterior, o mercado financeiro teve um dia de nervosismo em meio à indefinição sobre a equipe econômica do futuro governo, mas não só. O dólar disparou e subiu mais de 4%, aproximando-se de R$ 5,40. A bolsa de valores teve a maior queda diária desde setembro de 2021.

Dólar
O dólar comercial fechou esta quinta-feira vendido a R$ 5,397, com alta de R$ 0,215 (+4,14%). 

Bolsa
O nervosismo também se manifestou no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 109.775 pontos, com queda de 3,35%.

Opinião do editor - O povo na rua recebe expressivo apoio militar

A carta dos comandos militares (leia abaixo) é mais uma escalada de advertências, a terceira, que faz a caserna contra o autoritarismo da cúpula do Judiciário, amparada pelo Eixo do Mal. Ela vem depois de duas denúncias públicas feitas pelo Ministério da Defesa, ambos sobre a necessidade de corrigir anomalias ocorridas durante o processo eleitoral. Os militares defendem o povo nas ruas. Nada indica que as Forças Armadas encerrarão o caso por aqui.

É inacreditável que sejam os militares e os empresários a se unirem sem divergências para defender a liberdade de expressão, as manifestações do povo e o dever do Congresso de conter o arbítrio da Cúpula do Judiciário, mas também de franjas menores da magistratura e até do Ministério Público, como são os casos do MPF, MPE e MPC do RS, nestes casos tentando intimidar manifestantes que estão diante do QG do Comando Militar do Sul. Duro é conviver com o silêncio cúmplice de entidades...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Comandantes militares tiram carta contra a censura e a favor do povo nas ruas e contra o arbítrio.

Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica redigiram uma carta sobre as manifestações contra a vitória de Lula, a ser publicada, oficialmente, nesta sexta-feira. O documento foi obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Na carta, a cúpula militar ressaltou os “valores e tradições” das Forças, “sempre presentes e moderadoras”, para assegurar “compromisso irrestrito e inabalável” com “a democracia e com a harmonia política e social”. Segundo o texto, o papel das Forças Armadas é assegurar o que a Constituição prevê, incluindo liberdade de pensamento, de reunião e o direito de ir e vir.

A carta defende a liberdade de expressão, inclusive nas críticas aos Poderes, como também defende o povo nas ruas e conclama por ação do Congresso contra o arbítrio.

Trata-se da primeira vez que os militares se pronunciam, desde o início das manifestações que se opõem a Lula. A carta é assinada pelos comandantes Almir Garnier Santos (Marinha), Marco Antonio Freire Gomes (Exército) e Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica).

CLIQUE AQUI para ler a carta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/