A reportagem mais alarmista e mentirosa do jornal, hoje, é a da página 22, e informa o seguinte: "75% dos pacientes internados em UTIs morreram no Estado". O jornal não cita explicitamente a fonte, mas dá a entender que a sua fonte é a secretária da Saúde, a graduada em serviço social Anita Bergmann. O número é mentiroso. O editor buscou apenas uma confirmação para desmentir tudo. Trata-se dos números registrados pelo Hospital Conceição, que lidera o maior complexo hospitalar do Estado. A letalidade de doentes infectados pelo vírus chinês, ali, foi de 50% até este momento. São números oficiais. O editor possui a tabela para provar.
O jornal Zero Hora, que é o principal meio de comunicação da RBS e que acaba puxando todo o noticiário de emissoras como Rádio Gaúcha e RBS TV, volta a alarmar a população com o pior dos mundos, caso os gaúchos teimem em sair de casa, mesmo um ano depois de transcorrido o primeiro ano do primeiro caso de vírus chinês no Brasil, registrado no dia 26 de fevereiro do ano passado.
Há um ano a RBS batalha pelo lockdown completo, o que inclui o mantra "Fique em Casa" e, portanto, a paralisação e a destruição da atividade econômica, com o consequente caos social.
Além de alarmar, o diário mais lido pelos gaúchos mete pilha nos defensores do lockdown completo, geral e irrestrito e mete pau em todos que querem salvar vidas através de medidas restritivas pontuais e tratamento precoce.
E mente muito.
Zero Hora publicou 21 notas alarmistas sobre o vírus chinês, sem contar as 8 chamadas de capa, inclusive manchete principal.