Yeda convida deputados para abrir tudo sobre a compra da sua casa. Só nove comparecem.

Apenas nove deputados estaduais resolveram atravessar a Praça da Matriz no cair da noite desta terça-feira para ouvir as explicações do advogado Paulo Olimpio sobre a compra da casa da governadora Yeda Crusius.

. O convite incluiu não apenas a possibilidade de ouvir, mas também inquirir o advogado e examinar toda a documentação sobre a compra. Yeda resolveu abrir todas as informações porque achou que o timing certo havia chegado e quis ela mesma impor o ritmo da discussão, que até agora tem sido dirigida pela oposição e mais a sua linha auxiliar.

. Durante a tarde, foram convidados todos os 55 deputados. A bancada do PT foi a única que publicamente mandou dizer que não compareceria, porque achou inadequado tratar de assunto privado em prédio público, ignorando que ao acusar Yeda a bancada justamente utilizou prédio público para atacar uma compra privada, já que a operação se deu quando o governador Germano Rigotto ainda ocupava o Piratini.

. A reunião no Piratini durou uma hora e meia. Os deputados que compareceram ao Palácio, não demonstraram desconforto diante das informações prestadas. "Todos os números fecham", disse o deputado da oposição, Paulo Azeredo, do PDT, ao sair do encontro.

Assembléia gaúcha aprova proposta para abrir caixa preta das ONGs do MST

Foi aprovado, por 25 votos sim e 15 não, proposta do deputado Nelson Härter (PMDB), prevendo a criação de uma Comissão de Representação Externa para avaliar a utilização de recursos recebidos pelas Organizações Não-Governamentais (ONGS) que tratam da reforma agrária e dos assentamentos rurais no Rio Grande do Sul.

. Contra a investigação das contas das ONGs do MST votou toda a bancada do PT, que não quer saber onde vai parar o dinheiro público.

. A matéria foi incluída na Ordem do Dia desta terça-feira por ter tido seu processo de apreciação interrompido na Sessão Plenária do dia 5, por falta de quorum.

. A comissão deverá ser instalada em até três dias, será composta por cinco membros, tendo 30 dias como prazo limite para apurar o tema. Está sendo marcada uma audiência com o Tribunal de Contas da União para verificar se existem processos em andamento com algumas ONG´S investigadas.

Onyx já presta contas do que gasta com sua campanha

O deputado Onyx Lorenzoni, candidato a prefeito de Porto Alegre pelo DEM, cumpriu a promessa que fez quando começou sua campanha. Assim, está desde esta terça-feira no site de campanha a prestação parcial de contas do candidato Onyx Lorenzoni da coligação Porto Futuro Alegre.

CLIQUE

HTTP://www.onyx25.can.br

Globo recebe grau de investimento da agência Standard & Poor’s

A Globo Comunicação e Participações recebeu da agência internacional de avaliação de risco Standard & Poor’s o grau de investimento (“investment grade”) nesta terça-feira (12).

. A mudança de classificação elevou a nota da Globo de "BB+" para "BBB-", considerada grau de investimento. A perspectiva para a classificação da empresa é "estável", segundo comunicado da S&P.

. Segundo a S&P, entre as empresas brasileiras que já possuem a nota estão Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Ambev, Aracruz, Eletrobrás, Gerdau, Usiminas, Unibanco, Votorantim, Banco do Nordeste, BNDES, Itaú e Bradesco.

Juíz De Sanctis nega ter autorizado grampo no STF

O juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martin De Sanctis, negou nesta terça-feira (12) ter feito ou autorizado grampo telefônico e escuta no gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. "Eu, em nenhuma hipótese, cogitei ou admitirei monitorar qualquer pessoa com prerrogativa de foro, leia-se desembargador de tribunal e ministro do STF. Eu nunca fiz isso e nunca farei. Essa é a verdade, acreditem ou não", afirmou ele, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos, na Câmara.

. Segundo De Sanctis, "qualquer estudante do segundo ano da faculdade de Direito sabe os limites de um juiz". Em depoimento à CPI, o juiz negou que o Judiciário tenha "por hábito" autorizar escutas telefônicas. "O Judiciário não endossa decisões da polícia, muito menos do Ministério Público (MP). O Judiciário está lá para, se for o caso, concordar (com a escuta), mas se for o caso de discordar, discordar", afirmou. Segundo ele, dos 842 inquéritos em andamento na 6ª Vara Criminal Federal, apenas 21 estão contemplados com interceptação telefônica.

. Para o magistrado, é "difícil" o estabelecimento de uma norma que se encaixe em todos os casos. Ele afirmou que o combate ao crime organizado exige paciência. De Sanctis negou ainda que exista perseguição a pessoas que são interceptadas por tempo considerado longo. "Não há perseguição. Perseguição é bandido quem faz. Não é trabalho de policial."

Yeda convida deputados para abrir informes sobre a compra da sua própria casa

Ao concluir que o timing certo para abrir todas as informações pessoais sobre a compra da sua nova casa tinha chegado, a governadora Yeda Crusius mandou convidar deputados da base e da oposição para uma reunião, agendada para as 18h. O governo antecipa-se ao que dirá sobre o assunto o procurador Geraldo Da Camino, do TCE e com isto impõe seu próprio ritmo à discussão.

. O PT já mandou dizer que não quer ver e nem ouvir, até porque acha que assuntos pessoais não devem ser tratados no Palácio Piratini, um prédio do governo do Estado.

. Ao fustigar Yeda por causa da compra da casa, o PT tem tratado o assunto como questão que não tem nada de pessoal, já que em função dele pretende obter o impeachment da governadora do Estado.

. De que tem medo o PT ?

. A governadora Yeda Crusius deve uma reunião deste tipo também a linha auxiliar que mantém aquecida a discussão.

Por que Dilma Roussef tem medo de Frederico Antunes ?

No início da noite desta terça-feira, o deputado Frederico Antunes passou a nota a seguir sobre o assunto AES Uruguaiana:
O deputado Frederico Antunes (PP) e o senador Sérgio Zambiasi (PTB) reuniram-se esta tarde em Brasília com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, na busca de solução para a usina termelétrica AES de Uruguaiana. O complexo paralisou as atividades em 15 de maio porque a Argentina interrompeu o fornecimento de gás. José Múcio prometeu que até o final do mês o Governo Federal anunciará uma solução definitiva. Frederico Antunes lembrou que a usina produz 650 megawatts, ou seja, 12% de toda a energia produzida no RS, "além de se constituir em energia limpa", acrescentou, mas mostrou-se otimista com o encontro. Ele pede interferência de Múcio junto ao Ministério de Minas e Energia, Casa Civil e Itamaraty. Durante o encontro, os diretores da Fortune Energia Brasil solicitaram a interferência do ministro para a realização de um leilão específico para compra de energia eólica no Estado ainda este ano. Antônio Badra e Hernan Saavedra disse que o objetivo é viabilizar a implantação de três parques eólicos que deverão se localizar em Sant'Ana do Livramento, Jaguarão e Piratini.



O deputado tem procurado conversar com Dilma Roussef.É natural que a ministra Dilma Roussef não queira conversar com o deputado Frederico Antunes, do PP de Uruguaiana, porque foi ela quem viabilizou o elefante branco da mega- usina térmica a gás AES Uruguaiana (500 MW). Dilma foge de Frederico como o diabo foge da cruz.

. O deputado do PP, no entanto, poderia procurar Gilles Carriconde, braço direito de Dilma, que foi presidente da Sulgás. Na época, Garriconde jurou a Dilma que não faltaria gás para a usina da AES Uruguaiana.

. Gás, foi o que sempre faltou para a AES Uruguaiana.


Caixa RS poderá financiar usinas projetadas pela Hamburgo

Faz bem a Caixa RS quando avisa que poderá financiar as usinas de biomassa que a Hamburgo queria construir no RS.

. Isto não poderá ser feito sem auditar os estudos de viabilidadedos projetos, porque a Hamburgo meteu-se em encrenca grossa ao falsificar avais da CGTEE nos contratos de financiamento do banco alemão KfW.

. Quem examinou os projetos, constatou que eles foram superdimensionados e superfaturados.

Revisitando a UNE 40 anos depois

O editor desta página morou durante um ano no penúltimo andar do prédio da UNE, na Praia do Flamengo 132, onde também funcionavam a UBES e a Uneti (União Nacional dos Estudantes Técnicos Industriais). A visita que Lula fez ontem ao local, foi apenas ao terreno. Nele será erguida a UNE.

. Além de garantir o apoio federal à reconstrução do prédio, o governo Lula lançou o que a UNE chama de Caravana da Saúde, Educação e Cultura, que visitará todos os Estados.

. Da mesma forma que os cineastas que mostram seus filmes em Gramado, os estudantes da UNE farão seu périplo com dinheiro público.

. Isto não é novidade.

. Em l962, uma caravana parecida com esta de agora, também visitou todos os Estados. Na época, a UNE era presidida pelo atual governador José Serra. À frente da mobilização política, comandava o espetáculo o chamado CPC, o Centro Popular de Cultura, animado por gente como o estudante Oduvaldo Viana Filho, o homem que mais tarde imortalizou na Rede Globo “A Grande Família”, cartaz certo até hoje em qualquer telinha.

. O CPC fazia a delícia das platéias que clamavam por reformas de base, puxando sempre o refrão que espinafrava todos os ricos (burgueses, como eram chamados) da época:

Sabãosinho, sabãosinho
de burguês gordinho,
toda vil, a reação
vai virar sabão.

. Ao final e ao cabo, quando a UNE foi para o confronto armado com o burguês gordinho, acabou virando sabão.

. Não se sabe se a UNE aprendeu a lição, mas a imaginar pelo que fala e como age o ministro Tarso Genro, ícone de toda essa gente, nenhum deles aprendeu nada e nem esqueceu nada
.

Saiba que cidades holandesas Yeda visitará a partir deste sábado

A governadora Yeda Crusius viajará neste sábado para Amsterdam. Ela regressará na quinta-feira a noite. Além de Amsterdam, a comitiva do governo gaúcho (irão alguns secretários com Yeda, como Otaviano Brenner, do Meio Ambiente, e Daniel Andrade, de Logística) visitará também Rotterdam e Haia.

. A idéia da viagem é amplificar a decisão gaúcha de investir pesadamente na infraestrutura hidroviária do RS, contando para isto com o apoio holandês.

KL Aparelhos Auditivos volta com nova formatação no RS

Ludwig H. Wiegel e Karin Lucas, retomam com nova formatação o antigo KL Aparelhos Auditivos. Wiegel foi o introdutor no Brasil dos aparelhos auditivos Siemens. Também presidiu o Centro Auditivo Teuto Brasileiro.

. O atendimento será personalizado e até mesmo domiciliar.

. A KL foi com seus modernos laboratórios para a rua 24 de Outubro, 111, em Porto Alegre.
E-mail :
kl@centroauditivo.com.br

Brigada vai contratar 2.200 novos brigadianos

Pelo menos 700 novos brigadianos poderão entrar no policiamento ostensivo rapidamente, em até 60 dias, sendo que outros 1.500 farão o mesmo nos próximos seis meses, conforme prevêem dois projetos que o governo estadual encaminhará à Assembléia Legislativa.

. Para suprir imediatamente a falta de policiais fardados nas ruas, a Brigada bolou um plano muito criativo, porque prevê que 700 PMs inativos voltem a trabalhar. Eles passariam por um treinamento rápido e tuariam de imediato no policiamento ostensivo. No segundo caso, a previsão é de que 1,5 mil soldados que deram baixa do exército sejam contratados pela Brigada Militar. .

MAIS OBRAS

. Em outro projeto, o governo anunciará que contratará 50 novos profissionais para a secretaria de Obras, porque quer agilizar a elaboração de projetos e a fiscalização das obras que começaram a pipocar em dezenas de escolas do interior do RS.

Depende apenas de Yeda a nomeação de Ottomar para o BRDE

Depende apenas da governadora Yeda Crusius a nomeação do presidente do IPE, Ottomar Vivian, para a diretoria do BRDE.

. Ele é o único candidato do PP ao cargo.

Conheça o cronograma de lançamento dos programas estruturantes

O governo estadual reuniu nesta segunda-feira todos os coordenadores de imprensa para unificar o discurso em torno dos Programas Estruturantes.

. Até agora, três programas foram lançados oficial e separadamente: Duplica RS, Boa Escola para Todos e Ajuste Fiscal.


. Ainda faltam nove programas, dos quais já estão agendados os seguintes:

1) setembro: Irrigação é a Solução, Saúde Perto de Você, Terra Grande do Sul e Saneamento em Ação

2) outubro: Nossas Cidades e Governo de Resultados. . A idéia é levar os eventos de lançamento para o interior do Estado.

O secretário Geral do governo do RS, Erik Camarano, vai continuar coordenando os programas estruturantes.

Alceu Moreira avisa: "Sou candidato a deputado federal"

Aviso que manda aos navegantes o deputado Alceu Moreira, presidente da Assembléia do RS:

- Não sou candidato a governador. Não me façam perder votos. Quero disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

. Alceu Moreira vai ocupar o espaço que será aberto por Eliseu Padilha, candidato declarado a governador ou a senador.

Confira o edital com as regras do concurso da Emater do RS

Inscrições para 100 vagas de aproveitamento imediato foram abertas nesta terça-feira e seguem até o dia 8 de setembro. A prova será no dia 28 de setembro em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí e Pelotas O edital com as regras da seleção pública para preenchimento imediato de 100 vagas e formação de cadastro reserva na Emater/RS-Ascar já está disponível através do link na internet http://www.fundatec.com.br/home/portal/concursos/editais/edital-85.pdf ou nos sites da Secretaria da Agricultura (www.seapa.rs.gov.br), da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br) e da Fundatec (www.fundatec.com.br).

. O valor das inscrições, que podem ser feitas a partir desta terça-feira (12) até o dia 8 de setembro, é de R$ 35 para 26 cargos de nível médio e técnico e de R$ 60 para 38 cargos de nível superior. As provas serão realizadas no dia 28 de setembro, no turno da manhã, para os candidatos de nível superior e, à tarde, para os de nível médio e técnico. A aplicação das provas teóricas será regionalizada, em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí e Pelotas.

. O conteúdo dos programas e bibliografias referentes às provas de conhecimentos específicos será divulgado no dia 21 de agosto. A classificação final da prova teórica-objetiva está marcada para o dia 27 de outubro. A seleção é realizada Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência (Fundatec), do Rio Grande do Sul. Vagas e saláriosOs salários oferecidos aos cargos de nível superior são de R$ 1.425,01 (para 25 horas semanais) e de R$ 2.089,45 (40 horas semanais). As vagas de nível médio e técnico têm remuneração de R$ 1.253,64 (40 horas semanais), à exceção das recepcionistas (com 30 horas semanais), cujo valor inicial oferecido é de R$ 624,19. Entre os profissionais requisitados, de nível superior, estão médicos veterinários, analistas de sistemas, biólogos, contabilistas, economistas, jornalistas, advogados, enólogos, engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas, de alimentos e ambiental, médico do trabalho, zootecnista, nutricionistas, turismólogos e servidores sociais.


. As vagas de nível médio e técnico são oferecidas a contabilistas, extensionistas rurais e de bem-estar social, programadores de computador, recepcionistas, técnicos administrativos e em informática.

Reunião sobre destino da Refinaria Ipiranga será dia 1o

O senador Paulo Paim, do PT, informou agora há pouco a esta páginas que a reunião para discutir a situação da Refinaria Ipiranga, de Rio Grande, foi transferida para o dia 1º de setembro, às 9h 30min, na Assembléia Legislativa do RS.

. A transferência foi solicitada pela direção da Petrobrás para que o novo diretor superintendente da Ipiranga, a ser escolhido no dia 27, esteja presente no encontro. “ O fato é positivo pois vai contribuir para o bom andamento do debate”, acrescentou Paim. A refinaria está numa encruzilhada há vários anos e ninguém sabe se será mantida pelos novos controladores.

Governo gaúcho endurece e avisa que assinará contratos com agências de publicidade

O governo gaúcho anunciou ontem a noite que não anulará a concorrência que abriu para escolher as agências que atenderão suas contas publicitárias. As contas, incluindo o Banrisul, somam R$ 93 milhões por ano.

. Pelo menos cinco agências preteridas decidiram impugnar os resultados. Acionado, o Ministério Público Estadual ajuziou ação própria, pediu antecipação de tutela, que não foi concedida até agora pelo juiz.

. O governo avisou que não houve irregularidade alguma e vai assinar os contratos.


. Um dos questionamentos mais duros foi sobre a composição da equipe que conduziu a licitação. Os argumentos são de que em edições anteriores não ocorreu nada parecido. O atual formato é o mesmo que se repete desde o governo Britto.

LEIA a seguir os nomes apurados pelo editor desta página, que integraram as equipes que conduziram as licitações para a escolha de agências, porque o simples exame da lista põe por terra todas as restrições atuais:

Governo Britto

PEDRO HENRIQUE POLI DE FIGUEIREDO - Servidor da PGE à disposição da Casa Civil
JOSÉ LUIZ MONTEIRO FUSCALDO - Cargo em Comissão
SÉRGIO LUIZ BUCHMANN - Servidor da SEFA à disposição da SGG
LUIZ FERNANDO MORAES - Cargo em Comissão
JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA DA CUNHA - Cargo em Comissão.


Governo Olívio Dutra

GUARACY DE SOUZA CUNHA - Cargo em Comissão
VERA M. SPOLIDORO DE CUADRO - Cargo em Comissão
INARA MARIA FARISA CLARO - Cargo em Comissão
MAGDA CHAGAS - Cargo em Comissão
DENISE MARIA MANTOVANI - Cargo em Comissão
MARILENE MARTINS DA SILVA - Cargo em Comissão
BERENICE MARIA LONGO - Servidora da Secr. Fazenda

NIZANI RITA PALHA BONAMIGO M. TORRES - Servidora do Quadro de Técnico Científico do Estado.

Governo Rigotto

ANDRÉA FLORES VIEIRA - Servidora da PGE à disposição da Casa Civil
PEDRO DE SOUZA BISCH NETO - Cargo em Comissão
JOSUÉ DE SOUZA BARBOSA - Servidor da SEFA
ALEXANDRE BARRETO PRADIER - Cargo em Comissão
AFONSO ROBERTO LIKS - Cargo em Comissão
AMILTON JOSÉ LOPES - Servidor da Caixa Econômica Federal à disposição da CC
JULIANO CORBELLINI - Cargo em Comissão
FLAVIO DUTRA - Cargo em Comissão

Banrisul emprestou R$ 10 bilhões apenas no primeiro semestre

O Banrisul anunciou na manhã desta terça-feira os principais números do seu balanço semestral, durante café da manhã ao qual compareceram 60 jornalistas e outros 40 convidados.

. O banco apurou lucro líquido de R$ 308 milhões no semestre.

. Os ativos totais do Banrisul já somasm R$ 23,2 bilhões. O valor é quase o dobro do total de impostos que o governo estadual consegue arrecadar durante um ano.

. O presidente do banco, Fernando Lemos, assediado por uma bateria de 7 câmeras de TV, 12 microfones e 20 jornalistas, ressaltou num canto da sala como números principais do desempenho do banco, duas contas que considera vitais para compreender o enorme avanço da instituição desde que fez o IPO do ano passado:

1) as operações de crédito cresceram 45% em apenas um ano, alcançando R$ 10 bilhões em julho (Fernando lemos confessou que esperava este número apenas para dezembro).

2) o nível de inadimplência é um dos três mais baixos de bancos de capital aberto do nível l da Bolsa, ou seja, apenas 3,2%.

. "Elevados empréstimos e baixa inadimplência, significam mecanismos muito eficientes de gestão", avisou Fernando Lemos, que estava acompanhado de toda a diretoria.

Governo gaúcho restabelece Simples Gaúcho a partir de outubro

A partir de 2010 o Simples Gaúcho voltará aos mesmos níveis da época em que foi criado pelo governo Rigotto.

. "A isenção do ICMS será total para as empresas que faturam asté R$ 240 mil por ano, conforme nossa proposta inicial, vigindo a partir de 1o de outubro", disse há pouco ao editor o secretário da Fazenda, Aod Cunha. Aod bateu o martelo com os deputados que integram a Frente Parlamentar das Microempresas, que conseguiram o apoio de todas as bancadas, exceto o PT.

. A partir de abril do ano que vem, a isenção será ampliada para R$ 2,4 milhões, mas somente com o benefício equivalente a 50% da situação anterior. Os outros 50% serão concedidos em 2010.

. O projeto de lei será enviado ainda hoje à Assembléia. Yeda pedirá regime de urgência.

CLIQUE AQUI para conferir as tabelas completas de isenção.

Saiba como ZH esquenta a denúncia sobre a casa de Yeda

Na visão da repórter e de Zero Hora, nesta segunda-feira, ocorreu o seguinte no caso do assalto ao carro do engenheiro José Borsatto, o homem que perdeu o negócio da casa que acabou sendo vendida para a governadora Yeda Crusius:

1) existe conexão entre o assalto ao carro do engenheiro e a venda da casa de Yeda, porque até uma criança em idade escolar sabe que possíveis compradores costumam guardar documentações de casos vencidos no porta-luvas dos seus carros, mesmo dois anos depois de concluído o negócio do qual desistiram.

2) é evidente que a governadora Yeda Crusius integra uma quadrilha de malfeitores, que agora deu para invadir a casa dos outros, assaltar seus carros em busca de documentos comprometedores (que documentos ?) e fazer um banzé no veículo.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do comentário e a entrevista de ZH.

GetNet amplia expansão internacional

Ao programa de expansão internacional da empresa gaúcha GetNet começou pelo Chile e em seguida contemplará também Colômbia , Argentina e Venezuela. A empresa faturou R$ 1,1 bilhão no ano passado. A idéia é avançar para R$ 1,7 bilhão.

. A GetNet foi criada em 2003 pelo mitológico empresário gaúcho Ernesto Corrêa da Silva Filho, que já foi dono da Fazenda Ana Paula, no RS, comprou depois o maior frigorífico uruguaio, o Pul, e acabou se transformando no maior exportador individual de calçados do mundo. Com US$ 1 bilhão em vendas anuais, sua empresa na China chama-se Paramont. Silva Filho fundou a Paramont há uma década. Nos anos 90, ele vislumbrou as oportunidades que se abriam na Ásia e ajudou a transferir para lá 800 profissionais gaúchos ligados à área de curtumes, base do que viria a ser a potente indústria calçadista chinesa.

. As mudanças em curso inclui também a migração da sua área comercial para São Paulo.
. R$ 70 milhões serão investidos neste ano para atender as mudanças.


. A GetNet é uma empresa de prestação de serviços para as empresas que usam meio de pagamento. A empresa de Campo Bom, visitada na semana passada pela equipe desta página, possui soluções para captura e processamento de cartões de crédito, débito, private label, cobrança, convênio, recarga eletrônica de telefonia pré-paga, correspondente bancário, recarga eletrônica de bilhetes de transporte, consultas de informações cadastrais e mobile commerce, captura de dados adicionais, dentre outras. Ela trabalha com 134 mil estabelecimentos em mais de quatro mil cidades.

. A parceria com cartões é a principal atividade. O portfólio nessa área, inclui American Express e Goodcard, este do mesmo grupo controlador da GetNet.

Site: www.getnet-tecnologia.com.br
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/