Este material é da Folha Política.
Lula começa governo de coalizão, faz acordão com Centrão e nomeia Sabino para o Turismo
Lula da Silva (PT) indicou, hoje, Celso Sabino (União Brasil-PA) para o cargo de ministro do Turismo no lugar de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).
É o acordão com o Centrão.
O Centrão quer mais, inclusive o ministério do Turismo e a presidente da Caixa. se, contar nomeações nos Estados.
Deputado gaúcho propõe lei que identifica banheiros por dois sexos: masculino e feminino
Projeto do do deputado estadual gaúcho Capitão Martim (Republicanos) defende que as escolas identifiquem a indicação do gênero (feminino e masculino) na porta de entrada dos banheiros.
O projeto já foi protocolado e poderá ser votado na retomada dos trabalhos da Assembleia, que ontem entrou em recesso e só voltará a funcionar em agosto.
Iniciativa partiu de denuncias sobre doutrinação de gênero em instituições de ensino.
O projeto apresentado visa a preservação da segurança das crianças, principalmente do sexo feminino, que são muito mais vulneráveis aos mais variados tipos de violência, inclusive o assédio sexual que pode ocorrer.
Recomendado - Bier Markt abriu as 17h. Aproveite para também agendar seu happy hour. Use o WhatsApp.
CLIQUE em cima da imagem para ver melhor.A foto é do Bier Markt em dia de happy hour.
Vale a pena usar o WhatsApp e agendar o seu dia e a sua hora.
Faça isto agora, aproveitando o intervalo do meio dia.
Para esta semana, levando você e seus amigos ou parentes:
Whats 993882401 / 993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo, 497/ Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br
Artigo, Percival Puggina - Urgente: A direita precisa de advogados!
A ilustração é do Blog do Puggina.
Precisa muito. E precisa deles já. Transcrevo, a título de curiosidade, a declaração do ministro Luís Roberto Barroso em palestra proferida no dia 5 deste mês aqui em Porto Alegre:
“O Poder Judiciário no Brasil, após a Constituição Federal de 1988, viveu e vive ainda um vertiginoso processo de ascensão institucional. Deixou de ser, já há um tempo, um departamento técnico especializado. Passou a ser um poder político na vida brasileira. Houve mudança na natureza, no papel, na visibilidade, nas expectativas que existem em relação ao Poder Judiciário”.
Não há novidade. Essas palavras expressam um reconhecimento da mudança sofrida pelo STF, ao migrar para um alinhamento petista ao longo das duas primeiras décadas deste século.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Recomendado - Aproveite esta quinta-feira para alugar por temporada. Gramado, RS.
O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.
Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS.
Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? - Conheça este imóvel disponível para locação!
CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.
Artigo, Guilherme Baumhardt - Uma necessária perda de tempo
Durante décadas a esquerda deitou e rolou no Brasil. Os vermelhos gritavam e, para evitar conflito e incômodo, o outro lado não oferecia resistência (...) Felizmente esta turma hoje não fala mais sozinha.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Opinião do editor - Depois dos oficiais das PMs no caso Naime, espera-se que os oficiais do Exército exijam a libertação de Mauro Cid
Na nota dos oficiais das PMs (leia abaixo), o elemento novo introduzido ali, é o reconhecimento de que pode ter havido armadilha política no dia 8 de Janeiro, algo que a PF e a CPMI negam-se reconhecer e apurar.
Finalmente, uma categoria das forças de segurança saiu a público para defender a ilegalidade das prisões políticas decretadas pelo ministro A. de Moraes contra civis e militares, tudo no âmbito de inquéritos sabidamente ilegais e abertos assim mesmo no âmbito do STF.
É o caso da nota (leia a seguir) da federação que representa 75 mil oficiais das polícias militares estaduais.
A nota é contundente, inocenta o coronel Jorge Naime, PM do DF, e exige sua imediata libertação.
Falta, agora, nota dos oficiais do Exército, exigindo o mesmo para o coronel Mauro Cid.
Tudo o que se viu ao longo de 5 meses, tanto contra Naime quanto contra Cid, não passa de fumaça do mau direito, uma interminável "fishing expeticion" para tentar alcançar o ex-presidente Bolsonaro. É só ler com atenção o que tem publicado a própria imprensa amestrada e examinar os depoimentos de ambos na PF e na CPMI.
Oficiais das PMs do Brasil exigem que Moraes liberte o inocente Coronel Naime, PM do DF
A nota quer que sejam investigadas as verdadeiras ações de vandalismo e sublinha que é preciso buscar possíveis omissões deliberadas ou não.
O site DefesaNet acaba de publicar dura nota da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, Feneme, integrada por 52 entidades representativas de oficiais militares estaduais de todo o Brasil, que no seu conjunto conta com mais de 75.000 associados. A nota protesta contra a prolongada prisão política do coronel da PM do DF, Jorge Naime, que manhã foi encontrado desacordado na sua cela e está hospitalizado.
A nota não diz que a prisão prolongada (5 meses), determinada por A. de Moraes, é ilegal, mas é o que se pode ler nas entrelinhas. Ele foi preso em virtude dos fatos ocorridos nas sedes dos Poderes em Brasília, no dia 08 de janeiro, pelo decurso de mais de 150 dias de cárcere de um profissional com mais de 30 anos de bons serviços prestados à sociedade.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.
Ana Cristina Pereira, Acigra, receberá o Troféu Loureiro da Silva. Será dia 19, Gravataí, RS
O Programa "É Isso ai", apresentado pelo comunicador gaúcho Chico Pereira, realizará no dia 19 de julho, 9h, durante reunião do CODES (Conselho de Desenvolvimentos Econômico e Social), em Gravataí, a entrega do primeiro Troféu Loureiro da Silva para a diretora de Recursos Humanos da Sogil e presidente da Acigra, Ana Cristina Pastro Pereira, como Destaque do Ano em Administração & Planejamento.
A homenagem única em 2023 ocorrerá no auditório da Dana, no Distrito Industrial foi prefeito de Gravataí, Alegrete, Garibaldi, Porto Alegre e Taquara.
Ele morreu de infarto do miocárdio, 3 de junho de 1964, em plena rua da Praia, em frente à Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre.
Recomendado - Bier Markt abrirá as 17h. Aproveite esta tarde para também agendar seu happy hour. Use o WhatsApp.
CLIQUE em cima da imagem para ver melhor.A foto é do Bier Markt em dia de happy hour.
Vale a pena usar o WhatsApp e agendar o seu dia e a sua hora.
Faça isto agora, aproveitando o intervalo do meio dia.
Para esta semana, levando você e seus amigos ou parentes:
Whats 993882401 / 993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo, 497/ Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br
Jornalista Ana Maria Cecim, RS, conta como entrevistou este preso político entregue pelo Exército para a PF
CLIQUE AQUI para verificar as reportagens de Ana Maria no blog "Sempre foi pelo Brasil". Reportagens e entrevistas exclusivas com advogados e presos políticos de Brasília.
Coronel preso por ordem de Moraes é encontrado desmaiado na cela da PM do DF.
Já está no Hospital de Base, Brasília, o coronel Jorge Eduardo Naime, que comandava o Departamento Operacional (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal durante os atos de 8 de janeiro.
Ele foi encontrado desacordado na madrugada de hoje, na cela onde está preso, no Distrito Federal.
A informação é da esposa do coronel, que está preso sem culpa formada desde fevereiro, tudo por ordem de A. de Moraes.
STF diz que Barroso não falou em seu nome quando disse que ele e seus colegas derrotaram Bolsonaro
O STF tirou nota para dizer que o ministro Barroso não falou em nome da Corte quando disse que ele e seus companheiros derrotaram Bolsonaro nas eleições do ano passado (leia nota, mais abaixo). Eis a nota:
O Ministro do STF Luís Roberto Barroso, o Ministro da Justiça, Flavio Dino, e o Deputado Federal Orlando Silva estiveram juntos, no Congresso da UNE, para uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Todos eles participaram do Movimento Estudantil na sua juventude. Apesar do divulgado, os três foram muito aplaudidos. As vaias - que fazem parte da democracia - vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE. Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase “Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo” referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição.
Há controvérsia.
Microentrevista, deputado Capitão Martim, presidente da Frente Parlamentar - No RS, o programa das escolas cívico-militares não vai acabar
No Brasil existem 433 escolas no modelo cívico-militar. No Rio Grande do Sul, segundo estado que mais implantou o modelo, há 43 escolas em diferentes regiões.
MICROENTREVISTA
Deputado Capitão Martim, Republicanos
Prfsidente da Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares
Os governos estaduais, que também implementam escolas semelhantes, como RS, foram consultados ?
A decisão de acabar com o programa foi informada aos secretários estaduais de Educação por meio de ofício enviado na última segunda-feira, dia 10.
No RS, o programa acaba ou não acaba ?
Aqui no Rio Grande do Sul esse Projeto não vai acabar!
CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para examinar a íntegra do depoimento de Bolsonaro na Polícia Federal
O ex-presidente Bolsonaro foi ouvido pela quarta vez, ontem, pela Polícia Federal.
"Querem me esculachar", disse o líder bolsonarista, sem se referir diretamente ao ministro Alexandre de Moraes.
Moraes queria ouvir Bolsonaro sobre denúncias desmentidas pelo senador Marcos do Val, segundo as quais o ex-presidente teria instruído o parlamentar a gravar o ministro.
CLIQUE AQUI para ler todo o depoimento.
Dica do editor - Assine esta lista de apoio ao programa das escolas cívico-militares
Viraliza na internet o abaixo assinado no qual o povo gaúcho pede a manutenção do programa das escolas cívico-militares, objeto de nova revanche do governo lulopetista, que mandou acabar com ele.
O movimento é da Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares.
CLIQUE AQUI para aderir.
Bolsa abre o dia em leve alta e passa dos 118 mil pontos de novo. O dólar cai.
A Bolsa abriu em leve alta nesta quinta-feira.
O dólar opera em queda.
10h30min
Bolsa, +0,42%, 118.165 para a venda
Dólar comercial, -0,43%, R$ 4,7977 para a venda
Líder da Oposição no Senado diz que Barroso confessou aliança histórica contra Bolsonaro
Eis a mensagem do senador (CLIQUE para verificar o original)
Rogério Marinho🇧🇷
@rogeriosmarinho
1h
Aparentemente o PT teve mais aliados do que imaginávamos. Esse é o Twitter. “Nós derrotamos o bolsonarismo”, diz Barroso em evento da UNE.
Deputados da oposição já se movimentam para pedir o impeachment de Barroso.
Senado ouve denúncias de violações de direitos civis após o 8 de Janeiro. Agora, ao vivo. Acompanhe.
A sessão é da Comissão de Segurança Pública do Senado. CLIQUE AQUI se você não conseguir ver na imagem abaixo. As 10h07 a sessão ainda não tinha começado.
Na CPI das ONGs, Aldo Rabello denuncia governos paralelos na Amazônia
O ex-ministro falou esta semana na CPI das ONGs.
Leite, fora do Brasil, não fala sobre escolas cívico-militares. Em SP, Tarcísio diz que ampliará o programa.
Com o governador Eduardo Leite fora do RS (ele faz cursinho de economia verde nos EUA), o governo gaúcho ainda não falu se vai ou não obedecer a ordem do governo lulopetista para acabar com as escolas cívico-militares. Em SP, o governador Tarcísio Freitas avisou que não só não acabará com o programa, como ampliará tudo.
O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) está em busca de 257 assinaturas para levar o pedido de urgência do PL (Projeto de Lei) 2363/2023 à frente na Câmara. O texto institui a Política Nacional das Escolas Cívico-Militares que ontem foi encerrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Medida é resposta à decisão do governo Lula de extinguir o programa de sucesso de Bolsonaro”, disse o congressista.
Onde está Wally ? Ele pontua nas redes sociais sobre o drama do mau tempo no RS.
Em licença inesperada por uma semana nos Estados Unidos, tudo para fazer um cursinho de economia verde na Universidade de Stanford, Los Angeles, na companhia de outros brasileiros do tipo Helder Barbalho, governador do Pará, Eduardo Leite só não silencia diante dos acontecimentos que ocorrem com o mau tempo em território gaúcho, porque faz postagens pontuais no seu Twitter.
Sobre providências, fala no plural, como se estivesse atuando no caso.
Nem mesmo a mídia amiga registra o que Eduardo Leite pensa sobre o que acontece no RS e no Brasil.
CLIQUE AQUI para ler o que escreve Leite entre uma aula e outra sobre economia verde.
Arthur Lira move ações contra Agência Pública, ICL, UOL e Extra
Lira também move processos contra UOL e Extra. CLIQUE AQUI para ver como o ICL se defende.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está processando os veículos de comunicação ICL (Instituto Conhecimento Liberta) e Agência Pública por conteúdos extremamente severos, todos publicados sobre ele, envolvendo, inclusive, sua ex-mulher.
São veículos de perfil parecido com o lulopetismo.
No caso do ICL, Lira pede censura, indenização de R$ 300 mil. A Agência Brasil terá que pagar R$ 100 mil e se submeter a censuras, caso perca a ação.
Veja como foi a derrapagem do avião da Latam em Florianópolis. Foi ontem.
O acidente fechou o Aeroporto Hercílio Luz durante boa parte do dia.
O editor recebeu vários vídeos, mas este é do site Poder360.
Saiba onde vacinar contra a gripe em Porto Alegre. É grátis.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém, nesta quinta-feira, a vacinação contra a gripe (Influenza) em Porto Alegre. Serão 43 locais aplicando o imunizante para todos os públicos.
CLIQUE AQUI para verificar os endereços.
Câmara aprova reajuste do salário do prefeito de Porto Alegre para R$ 34,9 mil. Tudo valerá só a partir de 2025.
CLIQUE AQUI para saber como votaram os vereadores.
A Câmara de Porto Alegre aprovou o projeto que propõe o aumento de 62% para o subsídio do prefeito, de 63% para o vice e de 39% para os secretários, de autoria da Mesa Diretora da Casa. Com a aprovação, por 18 votos favoráveis a 16 contrários, as novas remunerações passarão a valer a partir de 2025, ou seja, não atingem o prefeito e o vice da atual gestão, porém, no caso dos secretários, a vigência é imediata.
A votação ocorreu no último dia antes do recesso.
A partir de 2025, o salário do prefeito municipal passará de R$ 21.435 para R$ 34.900, do vice de R$ 14.290 para R$ 23.428 e dos secretários de R$ 14.290 para R$ 19.987.
RS continua em estado de alerta, mas ciclone foi menor do que se previa
Com o governador tucano fora do RS, fazendo curso de economia verde nos Estados Unidos, as ações relacionadas com o governo estadual gaúcho passaram ao comando do vice-governador Gabriel Souza.
O governo teve pouco o que fazer até agora, porque o ciclone falhou de novo, mas Souza fechou as escolas estaduais como medida de prevenção.
Até o fim da tarde desta quarta, 11 municípios haviam registrado estragos, sendo parte deles da região Centro-Serra.
Ciclone falha novamente e deixa Porto Alegre fora da rota de destruição
Os modelos meteorológicos apontam que o núcleo do ciclone extratropical manteve-se distante de Porto Alegre, ontem, quarta-feira. Por isso, apesar da chuva persistente, não foram registrados transtornos graves. Conforme a Defesa Civil Municipal, somente uma família saiu de casa por receio das consequências do temporal. Um grupo de 46 indígenas também recebeu acolhimento na Zona Sul.
Até o momento os principais problemas foram na Zona Norte, onde houve o maior volume de chuva.
Hoje, as aulas da rede pública municipal estão suspensas na Capital.
Barroso, STF, é vaiado no congresso filocomunista da UNE, chama o pessoal de bolsonarista e vai embora
Foi ontem, em Brasília. Antes, o ministro disse que derrotou os militares de 64 e também o bolsonarismo.
Ministro Luiz Roberto Barroso, STF, usa congresso filocomunista da UNE para bradar contra Bolsonaro
É a primeira vez que um ministro do STF deixa claro que combate os opositores bolsonaristas, da mesma forma que combateu os militares do regime de 64.
Ao participar do congresso filocomunista da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, o minsitro Luiz Roberto Barroso, sem paletó, dizendo que já tinha enfrentado a ditadura militar, bradou que acaba de derrotar o bolsonarismo.
Eis o que disse o ministro do STF, que se classificou como inimigo dos militares do regime de 64 e também a atual oposiçãobolsonarista:
- Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas.
PGR inocenta Zucco no caso do 8 de Janeiro
A delação feita ao ministro Alexandre de Moraes, STF, contra o deputado federal Luciano Zucco, foi fulminada pela PGR, ontem, que desconsiderou a denúncia de que o parlamentar gaúcho teve participação nos atos de vandalismo do 8 de janeiro em brasília.
O deputado foi indicado como suspeito de ter patrocinado e incentivado os ataques às sedes dos Poderes, tanto em Porto Alegre quanto em Brasília.
Em seu parecer, a vice-procuradora da PGr, Lindôra Araúja, destaca que as postagens do deputado incentivando pessoas a irem para a frente dos quartéis e contra o resultado das eleições de 2022...
CLIQUE AQUI para ler mais.