CCJ faz sessão-relâmpago e recomenda cassação do senador Delcídio do Amaral

Em menos de 20 minutos, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou por unanimidade o relatório do senador Ricardo Ferraço, que homologa a decisão da Comissão de Ética e recomenda ao plenário a cassação do senador Delcídio do Amaral.

Foi uma reunião convocada a toque de caixa (veja as notas abaixo).

Logo em seguida, a decisão da CCJ foi lida no plenário, cumprindo o regimento interno, tudo em regime de urgência, para permitir que este vote amanhã.

CCJ rende-se a chantagem de Renan e se reúne agora para cassar Delcídio do Amaral

Sob prensa inédita e pública do presidente do Senado, Renan Calheiros (foto ao lado, desta tarde), a Comissão de Constituição e Justiça antecipou de quinta-feira para esta noite, agora, a sessão de cassação do mandato do senador Delcídio Amaral.

A CCJ rendeu-se humilhantemente depois que Renan Calheiros avisou que não votaria o impeachment de Dilma antes da resolução do caso de Delcídio.

Alarmados, os senadores da oposição juntaram-se aos governistas e a toque de caixa encerraram a sessão plenária e decidiram convocar sessão da CCJ, renegando até mesmo a decisão da tarde, que aceitou abrir prazo até quinta-feira para a apresentação da delação premiada e dos aditivos. Os membros da CCJ alegaram que os autos seriam negados pelo STF, porque estariam sujeitos a segredo de justiça. A alegação é mentirosa, porque o Senado possui prerrogativa constitucional para exigir a entrega de qualquer documento.

Amanhã o plenário cassará Delcídio, submetendo-se aos caprichos de Renan Calheiros, que surpreendentemente conseguiu impor sua vontade, embora chantageando os senadores que querem o impeachment de Dilma.

Senadores recuam, CCJ e plenário do Senado votarão amanhã cassação de Delcídio do Amaral

Os senadores reagiram ao diktakt do presidente Renan Calheiros, submeteram-se ao que ele impôs e resolveram votar requerimento do senador Romero Jucá, PMDB, agendando para amanhã a votação do pedido de cassação do senador Delcídio do Amaral, logo depois de reunião idêntica que terá a Comissão de Constituição e Justiça.

O senador Renan Calheiros reclamou do "espetáculo deprimente" de ver o ex-líder do governo votar pelo impedimento de Dilma.

Quando disse isto, Renan foi aplaudido pelos senadores do PT, PSOL e PCdoB.

A CCJ tinha pedido cópia da delação premiada de Delcídio, sobretudo aditivos, que estão em poder do STF, mas resguardados por segredo de justiça.

Renan Calheiros ameaça não votar o impeachment de Dilma, caso não seja cassado até quarta o senador Delcídio do Amaral

O senador Renan Calheiros ameaçou não colocar em votação o impeachment da presidente Dilma Roussef, caso a Comissão de Constituição e Justiça não casse o mandato do senador Delcídio do Amaralaté quarta-feira, portanto até amanhã.

Trata-se de uma chantagem feita para que os senadores do PMDB e PSDB tratem de fazer isto, caso queiram votar o impeachment.

Renan Calheiros não quer provas contra ele.

A ameaça saiu no momento em que a senadora Simone Tebet, PMDB do Mato Grosso, que é membro da CCJ, avisou em plenário que os membros da comissão resolveram dar prazo até quinta-feira para que a PGR entregue cópia da delação premiada de Delcídio. "Damos amplo direito de defesa", disse a senadora. Irritadíssimo, Calheiros fez a ameaça.

O presidente do Senado, como também Lula, Aécio Neves e Dilma foram gravemente acusados por Delcídio do Amaral.

CLIQUE AQUI para ler o resumo das 254 páginas de delações do senador Delcídio.

PDT vota com o governo no caso das concessões rodoviárias, mas quer marco regulatório

O governo Sartori tentará aprovar nesta terça-feira o projeto 47/2016, justamente o que trata das concessões de rodovias no RS.

O PDT não irá unido para a votação, colocando em risco a maioria.

A principal reclamação do PDT é a falta de diálogo no processo de construção do projeto, a falta de previsão para audiências públicas e a total omissão em relação a qualquer tipo de marco regulatório.

O governo negocia com o PTB para garantir, mas o PTB é oposição.

Nesta segunda-feira a tarde, o PDT avisou ao líder Alexandre Postal que poderá apoiar o projeto, em troca apenas do compromisso do governo de editar marco regulatório, posição que parece correta. O governo poderá fazer isto até por decreto.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o projeto.

Lula, Dilma e a organização criminosa lulopetista respiraram aliviados durante 5 horas

Lula emergiu das catacumbas no meio da tarde e avisou aos jornalistas por via indireta, que é a que ele prefere quando não quer aparecer como autor de vilanias:

- Ganhamos tempo.

O líder da organização criminosa lulopetista referia-se à decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão.

Duas horas depois, o senador Renan Calheiros interrompeu o jogo de Lula.

Renan Calheiros garante votação do impeachment para quarta-feira

Como o editor já tinha adiantado, o senador Renan Calheiros repeliu a decisão do presidente da Câmara, Waldir Maranhão, e assegurou a leitura do relatório da Comissão Especial do Impeachment para esta tarde.

E a cassação de Dilma na quarta-feira.

O senador avisou que Waldir Maranhão fez uma brincadeira irresponsável.

Aparelhos do PT ocupam o Planalto a mando de Dilma. Eles acham que estão em 1917 e tomaram o Palácio de Inverno.

CLIQUE AQUI para saber como foi a tomada do Palácio de Inverno. No caso, o povo russo tomou o Palácio, símbolo de um império criminoso. Agora, como farsa, os lulopetistas tomam o Palácio, mas do governo criminoso que apóiam. 


Com a complacência da própria presidente Dilma Roussef, que assim comete novo crime antes de ser posta para fora, vai adiante o protesto contra o processo de impeacghment, tudo por conta de integrantes de movimentos satélites do PT, como UNE, CUT e MST. Eles ocuparam o 2º andar do Palácio do Planalto na manhã desta 2ª feira.

“Nós estamos convocando todos para cá. Essa é a casa do povo'', afirma Bartíria Lima da Costa, presidente da Conam.

Os grupos, entretanto, devem ser impedidos de entrar no Palácio. Os atuais ocupantes aproveitaram-se de uma cerimônia nesta manhã para permanecer no local. Não há outros eventos agendados no prédio até o momento.

Estavam no meio dos militantes alguns congressistas do PT, dando apoio à invasão. Por exemplo, Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG).

Se Dilma não cumprir o dever e promover a remoção dos seus seguidores, o novo governo poderá chamar os serviços de desratização para fazer a faxina. 

Partidos pedirão cassação de Waldir Maranhão. Ele agiu com falta de decoro parlamentar.

Brasília, via WhatsApp

Os Partidos com assento na Câmara e no Senado, vão encaminhar pedido conjunto de cassação do mandato do deputado Waldir Maranhão, que é acusado de falta de decoro parlamentar.

Ele infringiu o artigo 4o do Regimento Interno, fraudando decisão dos 367 deputados que votaram pelo impeachment.

Renan confirma sessão de quarta-feira para cassar Dilma.

A Mesa da Câmara terá reunião amanhã, 11h, e revogará a decisão de hoje do deputado Waldir Maranhão.

O presidente Renan Calheiros acaba de chegar e vai abrir a sessão para leitura do extrato do relatório da Comissão Especial do Impeachment.

Ele anunciou que dentro de instantes fará importante comunicação.

O editor pode adiantar com segurança que Renan confirmará a sessão de hoje e a sessão do impeachment, qurta-feira.

Ele resolveu ignorar a criminosa decisão do deputado Waldir Maranhão, que suspendeu o processo.

O caso todo envolve intervenção direta do Poder Executivo sobre o Poder Legislativo.

O presidente da Câmara submeteu-se como cão de fila aos interesses paroquiais do seu mandato no Maranhão, onde é aliado carnal do governador comunista Flávio Dino.

Eis o flagrante do carro de Waldir Maranhão saindo do bunker de Lula no Golden Tulip.

O carro ao lado é do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão. A foto toi tomada dois dias antes do impeachment, quando o deputado saía de encontro com Lula no hotel Golden Tulip.

Ontem a noite ele esteve com o ministro José Eduardo Cardozo e com o governador do Maranhão, Flávio Dino, com os quaistramou o golpe parlamentar de hoje.

A foto foi tomada no dia 15 de abril, 13h10min. O fotógrafo nem imaginou que a foto teria utilidade.

Esta tarde, o blog Pensa Brasil, informou que a PRF teria interceptado um carro que seria de Maranhão, que estaria portando R$ 2 milhões. A informação não foi confirmada por ninguém.

CLIQUE AQUI para examinar.

Abaixo veja Waldir Maranhão sendo abordado quando entrava no hotel Golden Tulip horas antes da votação na câmara. Após a reunião o deputado mudou o seu voto de pró impeachment para contra impeachment.

Renan Calheiros ignora decisão da Câmara. Leitura do relatório sobre impeachment foi mantida para esta tarde.

O pesidente do Senado, Renan Calheiros, decidiu manter a sessão de hoje para leitura do relatório da Comissão Especial do Impeachment.

Nada foi anunciado sobre a manutenção da votação, quarta-feira.

O presidente da Comissão Especial do Impeachment, que participou da reunião entre Renan e líderes de Partidos, Raimundo Lira, é de que o Senado ignorará a decisão da Câmara e manterá tudo como está agendado.

Turbulência política eleva dólar e derruba Bolsa

A turbulência política fez o dólar subir muito (mais 1,56%) e a Bolsa despencar (menos 2,01%). As 13h, a cotação da moeda americana já estava em R$ 3,5577.

DEM pede a cassação do mandato de Waldir Maranhão

Brasília, via WhatsApp

A Consultoria Jurídica do Democratas  ingressará ainda hoje com representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para cassar o mandato do deputado Waldir Maranhão, tendo como base a ilegalidade do ato praticado hoje e que resultou na suspensão do processo de impeachment de Dilma Roussef.

Ministro Gilmar Mendes: "Waldir Maranhão extrapolou"

Ministro Gilmar Mendes, agora há pouco, em Cuiabá, conforme áudio em poder do editor:

- O presidente da Cãmara não dispõe deste tipo de poder. Hoje, o processo encontra-se no âmbito do Senado e apenas ele pode decidir sobre o assunto.

O editor conversou há pouco, também, com o advogado Adão Paiani, que integra a consultoria jurídica do DEM, e ele colocou três pontos que fulminam a decisão de Waldir Maranhão:

1 - A decisão do plenário é ato jurídico perfeito e não pode ser atacado por ninguém e em instância nenhuma.
2 - O próprio deputado reconheceu anteriormente os atos realizados pela Câmara.
3 - Cin a remessa dos autos para o Senado, exanuriu-se a participaçao da Câmara.

Artigo, Ruy Castro, Folha - A nova Cuba

Gisele em Havana, semana passada, em desfile de Karl Lagerfeld.

Fui a Havana em fins de 1988 para cobrir os 30 anos da Revolução Cubana.

Durante uma semana, entrei e saí de Cadillacs batendo pino, hotéis cheirando a 1958 e restaurantes com a pior comida do mundo. Penetrei no bairro negro da cidade, entrevistei um chefe do tráfico de maconha e constatei que, por causa da novela da Globo "A Escrava Isaura", em exibição na TV local, Rubens de Falco era mais popular em Cuba do que seu ex-morador Ernest Hemingway.

Ao voltar, contei isto a amigos, que se revoltaram com minha visão reacionária do país. Mas o que fez um deles cortar relações foi minha descrição do desfile de modas a que assisti na velha boate Tropicana, em que as modelos, usando uniformes camuflados, desfilavam ao som da patriótica "Guantanamera", o poema de José Martí (1853-95) musicado por Joseíto Fernández, saindo das caixas em ritmo de discoteca. Para completar, uma das modelos – por sinal, a única que desfilava mal, parecendo estar com um band-aid no calcanhar – era a jovem Alina Revuelta, filha de... Fidel Castro.

Quase apanhei. Para meus amigos, uma filha de Fidel só poderia ser uma médica, professora ou camponesa – jamais seria vista rebolando numa passarela. E, se fizesse isto, seria a melhor modelo do lote. Desisti. Difícil argumentar contra cérebros tão bem lavados.

Hoje é diferente. Depois das visitas de Barack Obama e dos Rolling Stones, Havana está sendo palco de uma semana internacional da moda. As roupas, criadas pelas maiores grifes do mundo, exibem estampas de palmeiras, charutos, canaviais. Gisele Bündchen adotou e estilizou a boina de Guevara. Um neto de Fidel iria desfilar pela Chanel. É uma Cuba que Chico Buarque já não deve reconhecer.

Só faltam convidar os presos políticos para o desfile de gala na noite de encerramento.

PP vai expulsar ainda hoje o deputado Waldyr Maranhão. Pedido foi assinado pelo gaúcho Jerônimo Goergen.

Ao lado, o deputado gaúcho.

O deputado Jerônimo Goergen informou há pouco ao editor que acaba de assinar requerimento para abertura do processo de expulsão do deputado Waldyr Maranhão. Ele irá ao Conselho de Ética.

O que disse o deputado gaúcho ao editor:

- Este processo será examinado ainda hoje pela Executiva e ele será expulso até o final do dia. Com isto teremos ambiente para nova eleição do comando da Câmara.

Os pedidos de expulsão estavam parados por falta de assinasturas.

Renan Calheiros chama líderes para decidir sobre inteferência do Planalto no Congresso

O senador Renan Calheiros chamou os líderes dos Partidos para sua residência oficial. Ele quer decidir sobre a decisão de Waldyr Maranhão.

Ainda há pouco, o secretário Geral da Câmara, Beto Mansur, disse que Renan vai anular o diktakt inescrupuloso do presidente da Câmara.

Ana Amélia quer Waldyr Maranhão expulso do PP

A senadora Ana Amélia disse há pouco na Rádio Jovem Pan que o deputado Waldyr Maranhão deverá ser expulso do PP.

Senado começa a reagir ao tresloucado presidente interino da Câmara

O presidente e o relator da Comissão Especial do Impeachment do Senado, Raimundo Lira e Antonio Anastasia, querem que o presidente do Senado, Renan Calheiros, ignore a estapafúrdia decisão do presidente interino da Câmara, Waldyr Maranhão.

Falta falar o presidente Renan Calheiros.

Ele poderá desatar ou atar o nó a qualquer momento.

Chegou a hora de interditar Dilma Roussef

Esperar mais tempo é infelicitar o Brasil.

Artigo, Igor Gielow, Folha: Desespero de Dilma ultrapassou todos os limites.

Se vende a imagem de que sairia "lutando" e "com dignidade", conforme seus assessores espalharam à medida em que seu afastamento se tornou inexorável, Dilma Rousseff apelou a uma farsa perigosa em sua última tentativa de manter-se na cadeira.

Usar o inacreditável Waldir Maranhão como marionete de uma artimanha jurídica que parece ter curtíssima validade e alto poder de disrupção demonstra que o desespero da petista ultrapassou o limite do direito ao esperneio.

O dólar disparou e a Bolsa de Valores despencou, para ficar nos sinais mais evidentes e superficiais da confusão armada. Mas o que fica é algo pior para a imagem do país: o flerte com a baderna institucional.

Pelas informações iniciais da Mesa da Câmara, parece não haver como um recurso desses prosperar, por soberano o plenário.

Fora o óbvio: dizer que 367 deputados votaram contra Dilma com um cabresto imposto pela orientação partidária é despropositado. Há muito a criticar no comportamento dos parlamentares naquele dia 17 de abril, mas certamente ninguém votou com uma arma na cabeça.

Como agravante, Dilma se fez de desentendida em discurso no começo da tarde. Se há alguma tentativa de golpe no país, como choramingam os petistas, ele passa por esse tipo de ação contra a normalidade institucional.

Por estarmos numa República que insiste em sua vocação bananeira, tudo parece possível, e novamente o Supremo Tribunal Federal deverá ser instado a imiscuir-se em questões de outro Poder - desta vez por culpa de um terceiro, o Executivo.

Nessas horas ganha atualidade a famosa frase de um embaixador brasileiro em Paris que é atribuída incorretamente ao presidente francês Charles de Gaulle: o Brasil não é um país sério.

OAB vai ao STF contra golpismo barato do Planalto

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, manifestou-se na manhã desta segunda-feira, sobre a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, de suspender o processo de impeachment da presidente da República.

Lamachia determinou ao departamento jurídico do Conselho federal da OAB a realização imediata de um estudo para ingressar junto ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão.

Eis o que disse a OAB:

- A OAB vê com extrema preocupação a decisão tomada pelo presidente interino da Câmara. Esse tipo de ação atende a interesses momentâneos de alguns grupos políticos, mas ignora as decisões legítimas já tomadas. O Brasil está na UTI política, vivendo o ápice de uma crise ética e institucional. A OAB não aceita que, neste momento em que a sociedade brasileira espera que a crise seja superada com respeito a Constituição Federal, coloque-se em prática um vale-tudo à margem da Carta.

Ato de Waldyr Maranhão foi tramado dentro do Palácio do Planalto

O texto da decisão do presidente da Câmara, Waldyr Maranhão, não passou pelo Jurídico da Câmara. Ele veio pronto para publicação, logo depois de reunião do deputado com o ministro José Eduardo Cardozo, da Advocacia Geral da União, e ouvido o governador do Maranhão, o comunista Flávio Dino, que é procurador do MPF.

A reunião com Cardozo foi na calada da noite e temrinou a 1h desta segunda-feira.

Ao falar esta manhã no Planalto (leia nota a seguir), Dilma demonstrou que sabia de toda a trama.

CLIQUE AQUI a nota de Waldyr Maranhão, justificando sua destemperada decisão.

Dilma comemora suspensão do processo de impeachment

Ao falar durante ato no Palácio do Planalto no qual anunciou a criação de novas universidades no Brasil, a presidente Dilma Roussef comemorou, ainda há pouco, a suspensão do processo de impeachment movido contra ela.

Mas recomendou cautela ao distinto público arrebanhado para ouvi-la.

Está suspenso o processo de impeachment de Dilma Roussef

O impeachment de Dilma está suspenso.

Saiba quem é este obscuro presidente da Câmara, Waldir Maranhão

O deputado Waldir Maranhão, um trânsfuga que já passou por vários Partidos e hoje está no PP, é aliado do governador comunista do Marnahão, Flávio Dino. Ele responde a uma série de investigações, inclusive na Lava Jato, acusado pelo doleiro Alberto Youssef por levar mensalinho de R$ 10 mil mensais.

Quem é Waldir Maranhão, o deputado do PP do Maranhão que ocupa a cadeira de presidente de Câmara após o afastamento de Eduardo Cunha?

Onde vive, o que come, de que é acusado?

CLIQUE AQUI para saber quem é este personagem obscuro que tumultua, hoje, o cenário político brasileiro.

DEM avisa: "É golpe !". E vai recorrer ao STF e à Mesa da Câmara.

O editor pode confirmar que o DEM já resolveu que vai tentar anular a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, que anulou o processo do impeachment e impediu a votação de quarta-feira no Senado (leia abaixo).

A medida foi considerada o verdadeiro golpe petista de última hora.

Waldir Maranhão reuniu-se quinta-feira com Dilma no Planalto e é aliado carnal do governador maranhense do Maranhã, Flávio Dino, do PCdoB.

O DEM tomará duas providências em seguida:

1) Conversa desde já com os líderes para reunir a Mesa e ao próprio plenário para anular a decisão do presidente.
2) Irá ao STF.

O STF já pacificou todo o rito e os procedimentos e não há mais o que reclamar.

A decisão de Waldir Maranhão apenas tumultua o processo político, funciona como golpismo explícito e torna mais agônica a saída de Dilma.

Presidente da Câmara dos Deputados anula sessões e impede votação do impeachment pelo Senado

CLIQUE AQUI para ler a nota de Waldyr Maranhão.


A Globonews acaba de informar que o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou decisão nesta segunda-feira para anular a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso.

Ainda não há detalhes completos da decisão, que será publicada na edição do Diário da Câmara desta terça.

A Folha apurou, porém, que o motivo seria a interpretação de que a votação ultrapassou os limites da denúncia oferecida contra Dilma por crime de responsabilidade –tratando da questão da Lava Jato e não só das supostas irregularidades orçamentárias.

Maranhão é aliado do governador Flávio Dino (PC do B-MA), um dos principais correligionários de Dilma.

Substituto de Cunha anula votação do impeachment de Dilma

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Valdir Maranhão (PP-MA) anulou, na manhã desta segunda-feira, a sessão que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 17 de abril. 

Ele acolheu o pedido feito pela Advocacia-Geral da União. A intenção, segundo ele, é abrir um novo processo, desta vez incluindo o vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Em nota, Maranhão diz entender que "ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão". 

No dia 17 de abril, depois de mais de 40 horas de reunião, os deputados aprovaram com 367 votos o relatório da comissão especial que considerou haver motivos para processar a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade.

Petrobrás toma financiamento de US$ 1 bilhão com China Exim Bank

 A Petrobras informou esta manhã ao editor que  assinou um Termo de Compromisso com o China Exim Bank (Export-Import Bank of China) contendo os principais termos e condições para um financiamento de US$ 1 bilhão. Já foi iniciada a negociação do contrato definitivo do financiamento, que representa uma antecipação da captação de recursos prevista para 2017.


O acordo está relacionado a contratos de fornecimento de equipamentos e serviços, já firmados pela Petrobras com fornecedores chineses, para atendimento aos projetos da Companhia previstos no PNG 2015-2019.

Artigo, Cear Maia - O Itamaraty, ontem, hoje e amanhã

Nos últimos 13 anos, a política externa brasileira padeceu de uma excessiva ideologização, que comprometeu os interesses nacionais e a posição do Brasil no cenário internacional. O alinhamento automático com regimes populistas e autoritários, o distanciamento de parceiros tradicionais e a negligência de áreas prioritárias, como a diplomacia econômica e comercial, resultaram no atual quadro de isolamento, paralisia e perda de liderança, sobretudo no entorno regional. Além desse aspecto substantivo, os anos PT também causaram danos significativos ao Itamaraty, como instituição. O Ministério está desprestigiado, seu orçamento degradado (tomado em termos proporcionais), seus funcionários desmotivados. Embaixadas estão ameaçadas de despejo e as dívidas do Brasil com organismos internacionais vêm fazendo com que o país chegue ao ponto de perder direito a voto. A tanto chegamos.

A perspectiva de impeachment da Presidente Dilma Rousseff abre a possibilidade para que se façam as necessárias e urgentes correções de rumo. Dada a natureza da transição, não haverá tempo para improvisos e tentativas de acerto. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Prefeito petista de Parobé lança política de emprego e renda mediante apoio ao aipim

A política de emprego e renda de Parobé vai para novo patamar com o apoio da prefeitura petista ao aipim.
CLIQUE AQUI para examinar video no qual a presidente saúda a mandioca (aipim), junho do ano passado.

A presidente Dilma Roussef já pode candidatar-se a um emprego na prefeitura petista de Parobé, porque o prefeito Claudio Silva resolveu atender os constantes apelos dela e passou a apoiar com firmeza todos os empreendimentos ligados ao aipim.

Os petistas acreditam no futuro do aipim.

No dia 5, sexta-feira, o prefeito  assinou um termo de cessão de terras para a empresa Cassariego, que descasca e distribui aipim em pacotes, tudo com registro de procedência e código de barras para os supermercados da região.

Durante o ato, os irmãos Adroaldo e Alexandre Cassariego, comprometeram-se em adquiririr aipim em Parobé.

Artigo, Aécio Neves, Folha - Sem tempo a perder

A semana se apresenta decisiva para a vida de todos os brasileiros com o início da votação, na quarta-feira (11), no plenário do Senado, do processo de impeachment da presidente da República.
Na eventualidade cada vez mais próxima do afastamento da presidente, a nova equipe a assumir o governo terá a missão de iniciar a reconstrução do país -uma tarefa complexa, mas inadiável.
Não há tempo a perder. A situação que enfrentamos é conhecida por todos. Vivemos uma das piores crises da nossa história, a se considerar a conjugação de fatores como a degradação econômica, a ausência efetiva de governo, a gravidade da corrupção institucionalizada como suporte a um projeto de poder e o desprezo permanente à verdade.

Diante desse quadro desolador, só mesmo um choque de expectativas positivas pode restaurar a confiança tão necessária para que o país se reencontre com seu destino.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Jornalista protesta contra "vetos, ataques e intimidações" da prefeitura petista de Novo Hamburgo

CLIQUE AQUI para examinar a fala completa do jornalista.


O jornalista Martin Behrend, do portal Martin Behrend, Novo Hamburgo, protestou da tribuna da Câmara de Vereadores, semana passada, contra os ataques e intimidações que vem sofrendo por parte do governo petista do prefeito Luís Lauermann. Ele há dois anos vem sendo impedido sistematicamente de acessar informações da prefeitura. “Já fecharam portas na minha cara”, disse ele aos vereadores. Ele reclamou:

- O que me chateia é o silêncio da sociedade e desta Casa. Se eu fosse um jornalista negro, vários vereadores protestariam, mas é que eu sou branco e neste caso a discriminação absurda é relevada.

Nos últimos dois anos, Behrend focou forte no tema da liberdade de imprensa:

- Quanto mais livre a imprensa, maior é o desenvolvimento econômico e social. Falta de liberdade de imprensa, equivale a miséria e pobreza. Ela está diretamente ligada ao desenvolvimento do País, do Estado e da cidade.

O jornalista avisou aos vereadores que os governantes não gostam disso.

Ele apresentou a lista dos 180 Países com maior liberdade de imprensa e constatou que o Brasil está em 90º lugar, atrás até do Haiti e Bolívia.

- O Brasil é o sexto País que mais mata jornalistas no mundo. Na frente de Países como Líbia e Honduras. Somos mais perigosos do que Países em guerra, segundo a Abert.

O que falta para Lula ser preso

A repórter Débota Gergamasco, revista Istoé, conta neste final de semana que denunciado pela Procuradoria da República e com pedido de prisão nas mãos de Sérgio Moro, o ex-presidente nunca esteve tão perto da cadeia

Leia tudo:


Nos últimos dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desabou. Não seria a primeira recaída desde o início das investigações do Petrolão, responsáveis por tisnar sua imagem de homem probo semeada desde os tempos do sindicalismo no ABC Paulista. Mas ao contrário dos outros momentos de fragilidade, Lula desta vez expôs um sentimento insólito a companheiros de longa data: o de culpa. Pela primeira vez, pôs em xeque o próprio faro político – considerado indefectível no seio do petismo. Em uma longa conversa, em Brasília, com um amigo, o ex-presidente lamentou em tom de desabafo, depois de fazer uma breve retrospectiva de sua vida pública: “Não me perdôo por ter feito a escolha errada”. O petista se referia ao fato de ter apostado todas suas fichas e ter feito de Dilma Rousseff sua sucessora. O arrependimento, porém, tem pouco a ver com o desastre político-econômico provocado pela gestão da pupila. Lula é um pote até aqui de mágoas porque, em sua avaliação, ela nada fez para blindá-lo e o seu partido das garras afiadas da Lava Jato. Para Lula, Dilma queria entrar para a história como a presidente do combate à corrupção – mesmo que, para isso, tivesse de sacrificar o próprio criador. Não logrou êxito, e é isso que emputece Lula. Hoje, ambos rumam para um abraço de afogados. Dilma está à beira de deixar o comando do País, alvo de um processo de impeachment, e na iminência de ser investigada pelo crime de obstrução de justiça – a solicitação, feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na semana passada, depende apenas do aval do STF. Ele, Lula, enfrenta o mais tenebroso inverno de sua trajetória pública. Atingido em cheio pela Lava Jato, o ex-presidente nunca esteve tão próximo de voltar à cadeia. Em 1980, o então líder sindical foi detido em sua residência pelo DOPS, a polícia política do regime militar. Permaneceu preso por 31 dias, chegando a dividir cela com 18 pessoas. Agora, o risco de outra prisão – desta vez em tempos democráticos e por um temporada provavelmente mais longa – é iminente.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Mercado praticamente não alterou suas projeções para este ano e o próximo

O mercado fez poucos ajustes em suas projeções, com destaque para a taxa Selic no final deste ano, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 06 de maio, divulgado há pouco pelo Banco Central. A mediana das expectativas para o IPCA subiu de 6,94% para 7,00% em 2016 e recuou de 5,72% para 5,62% em 2017. As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 3,89% para outra de 3,86% e, para o ano que vem, oscilaram de uma expansão de 0,40% para outra de 0,50%. A mediana das projeções para a taxa Selic caiu de 13,25% para 13,00% no final de 2016 e permaneceu em 11,75% no próximo ano. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio recuaram de R$/US$ 3,72 para R$/US$ 3,70 para o final deste ano e de R$/US$ 3,91 para R$/US$ 3,90 para o final do ano que vem.

Fórum Internacional de TI terá 2,4 mil parrticipantes

Irá de 18 a 19 o Fórum Internacional de TI, que chega agora ao seu nono ano. Pelo menos 2,4 mil pessoas devem participar para ouvir palestrantes como Petter Falkman, que virá da Chalmers Univesity, de Gotemburgo, Suécia.

Collares vai perder boquinha de R$ 20.804,13 mensais da Itaipu Binacional

O ex-governador Alceu Collares perderá a vaga de conselheiro da Itaipu Binacional, que costuma reunir seu pessoal uma vez por mês.

Uma boquinha dessas rende a bagatela de R$ 20.804,13 mensais.

PSDB poderá desembarcar do governo Sartori

O PSDB pensa desembarcar da administração Sartori. A reação das bases ao fracasso do novo governo já foi traduzida em números.

Os tucanos não conseguem enxergar meios e metas definidas para debelar a crise fiscal e melhorar a gestão pública estadual.

Gaudêncio Torquato foi quem aproximou Dênis Rosenfield de Michel Temer

Foi o jornalista paulista Gaudêncio Torquato, ligado ao jornal O Estado de S. Paulo e o principal consultor político de Michel Temer, quem aproximou o filósofo gaúcho Dênis Rosenfield do vice-presidente.

No RS, um servidor aposenta-se por hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano

Aposenta-se um servidor do governo estadual por hora, 24 horas por dia, 30 dias por mês e 365 dias por ano no RS.

Michel Temer tem três dias para formatar o novo ministério

O noticiário político desta segunda-feira é muito centrado em cima do que fará o vice-presidente Michel Temer com o seu ministério.

O novo governo deve assumir dentro de três ou quatro dias, talvez na quarta ou quinta-feiras, dependendo do tempo que demorar a votação do dia 11.

Michel Temer não pode trabalhar com a desenvoltura que um presidente eleito em situação de normalidade faria, mas não pode deixar de preparar seu ministério e tampouco os pontos mais cruciais do que fará logo de cara, porque ocupará o cargo num período de transição, em meio a crises política e econômica de graves proporções.

O jornal Valor, ao lado, avisa que ministros cotados,como Ellen Gracie (CGU) e José Serra (Exterior) repensam sua participação no novo governo.

As linhas mais centrais do ministério, pelo menos na área econômica, já estão dadas, com Meirelles, Fazenda: Jucá, Planejamento; Tasso Jereissati, Desenvolvimento; Blairo Maggi, Agricultura.

Paim, o mais dilmista dos dilmistas, aprontará outra no Senado

Depois que resolveu desfraldar a bandeira dilmista, o senador gaúcho Paulo Paim não parou mais de surpreender por suas atitudes destemperadas.

Agora, ele promete lotar o Senado com a escumalha do MST, UNE e CUT. Será amanhã, em audiência pública.

E tudo para defender o mandato moribundo da presidente.

Como dá para desconfiar de tudo que Paulo Paim passou a fazer, não é nada inverossímel supor que a alcatéia resolva ocupar o Senado e melar a sessão de cassação de Dilma, agendada para o dia seguinte.

Se isto acontecer, Paim poderá despedir-se do seu mandato.

Ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, é conduzido pela Polícia Federal para prestar depoimento sobre Zelotes

Um dos alvos é a Cimentos Penha. Guido Mantega é sócio de um dos donos da cimenteira, Victor Sandri. Sandri conseguiu anular multas de R$ 106 milhões no Carf. Muitas empresas são investigadas. Entre elas, estão as gaúchas Gerdau, Marcopolo e RBs


A Polícia Federal desfechou esta manhã nova fase da Operação Zelotes em Pernambuco, Brasília e São Paulo, tudo para apurar irrigação de propinas no âmbito do Carf, órgão subordinado ao ministério da Fazenda e no qual são julgados recursos contra imposições de multas federais.

O ex-ministro Guido Mantega acaba de ser conduzido coercitivamente para a Polícia Federal, onde começou a prestar depoimento.

O ministro ocupou a pasta da Fazenda durante todo o primeiro governo de Dilma Roussef.

Na sexta-feira, a Procuradoria da República no Distrito Federal apresentou denúncias envolvendo o banco Santander e outras duas empresas, a Brazil Trading e Qualy Marcas Comércio e Exportação de Cereais, sob a acusação de pagarem ou negociarem propina com integrantes do Carf. As denúncias são resultado da Zelotes. 

CLIQUE AQUI para verificar a notícia completa sobre a interferência de Mantega para o esquema de propinas para as eleições de Dilma.

Bolognesi colocou à venda seu projeto de usina térmica a gás, R$ 3 bilhões, do RS

O grupo gaúcho Bolognesi colocou à venda seus projetos para a construção de duas usinas térmicas a gás natural, uma no Rio Grande do Sul e outra em Pernambuco. 

Há dificuldade para conseguir financiamento dos R$ 6 bilhões. Vencedores de um leilão de energia realizado no fim de 2014, eles têm de ficar prontos até 2019.

O Bolognesi pediu mudanças no contrato junto à Aneel, mas sem sucesso e até com multas. 

Aém das usinas, haverá a importação de 14 milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL), e a construção de dois terminais para regaseificar o insumo. Apenas 6 milhões de metros cúbicos serão voltados para gerar energia e os outros 8 milhões seriam utilizados para abastecer o mercado, num modelo independente da Petrobras e que ainda gera dúvidas regulatórias e tributárias.

Os empresários vem tentando atrair a Shell, que fornecerá o o GNL, como parceira do projeto.

Moro homologa acordo de leniência da Andrade Gutieerez, que devolverá R$1 bilhão para a União.

Teori mantém sob sigilo a delação de Antonio Azevedo. Ele faz pesadas denúncias sobre propina que pagou para as campanhas de 2010 e 2014 para Dilma. 


O juiz federal Sérgio Moro homologou na quinta-feira o acordo de leniência da Andrade Gutierrez pelo qual a empresa se compromete a pagar indenização de R$ 1 bilhão. A negociação com o Ministério Público Federal foi iniciada em outubro de 2015.

No início de abril, o ministroTeori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), já tinha homologado a delação premiada de 11 ex-executivos da Andrade Gutierrez. Entre os depoimentos homologados estão as colaborações do ex-presidente Otávio Marques de Azevedo e do ex-executivo da construtora Flávio Barra.

O ministro do STF ainda não levantou o sigilo das delações. Mas, segundo fontes, os executivos relataram nos depoimentos que a companhia realizou pagamentos diretos à empresa contratada pela campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. Azevedo contou ainda que sua empresa participou de esquemas em outras obras, além da Petrobras, como estádios da Copa do Mundo e obras relacionadas à Usina de Belo Monte. Os delatores também afirmaram que recursos de propina abasteceram a campanha à reeleição da petista em 2014. São citados nominalmente os ministros da Secretaria de Comunicação do Planalto, Edinho Silva, e da Secretaria de Governo Ricardo Berzoini, além do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto e do ex-ministro Antonio Palocci.

Insegurança pública matou quatro em apenas sete horas no município de Uruguaiana

A insegurança pública do governo Ivo Sartori produziu quatro assassinatos em apenas uma cidade, Uruguaiana, em apenas sete horas, neste final de semana.

O povo gaúcho morre como gado, desprotegido pela polícia e massacrado pelos bandidos.

Também no final de semana, sete bandidos fugiram da Colônia Penal de Charqueadas, sendo que um deles foi morto.

Parcão terá concentração para comemorar queda de Dilmal PT protestará em 27 cidades nesta terça;.

Os movimentos sociais que fizeram campanha pelo impeachment de Dilma Roussef não programaram telões e caminhões de som, mas confirmaram que o povo fará concentração no Parcão, Porto Alegre, a partir das 14h.

Seguindo resolução das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o PT marcou para esta terça-feira atos em dezenas de cidades do Brasil, sendo 27 delas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o estadual da legenda, Ary Vanazzi, adiantou que serão realizadas panfletagens em frente a fábricas, bloqueio de trânsito, caminhadas e manifestações, culminando, às 19h, com um ato público na Esquina Democrática, no Centro.

Senado cassará esta semana o senador Amaral e afastará Dilma Roussef

A semana no Senado começa sob o signo de duas cassações de mandato:

- Hoje, leitura do resultado da Comissão Especial do Impeachment, ao plenário, nesta segunda-feira. Com isso, começará a contar o prazo de 48 horas para que a votação do parecer pela admissibilidade do processo seja marcada no plenário.
- O senador Delcício Amaral prometeu defender-se pessoalmente na Comissão de Ética. 
-Terça-feira, Comissão de Ética, cassará ou não o senador Delcídio do Amral. 
-Quarta-feira, sessão do Plenário, admissibilidade do ipeachment de Dilma e seu imediato afastamento do cargo por até 180 dias.

Além disso, os membros da comissão parlamentar de inquérito que investiga denúncias contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devem concluir os trabalhos, com a votação do relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Chefes de Poderes discutirão esta manhã o Orçamento Zero de sartori

Os chefes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário reúnem-se nesta segunda-feira, 10h, no Palácio Piratini, para discutir a LDO. 

O governador Ivo Sartori quer congelar salários e verbas de todo mundo.

A reunião será fechada, mas haverá um espaço para imagens. No final do encontro, previsto para as 11h30, os participantes estarão à disposição da imprensa. 

Sol, nuvens e temperatura amena marcarão a segunda-feira no RS

A manhã desta segunda-feira abriu nublada e fria em Porto Alegre, 7h39min, mas na maior parte do RS ela terá abertura de sol. 

Pode ocorrer chuva ou garoa em algumas regiões, especialmente nas Metades Norte e Leste. 

A temperatura no Estado não sofrerá grandes mudanças em relação ao fim de semana. A alta umidade impede resfriamento maior durante a tarde e a tarde é de marcas amenas.


As temperaturas mínimas serão registradas em Bagé, Livramento e Caxias, onde vai fazer 14ºC, e a máxima em Santa Rosa, 25ºC. Porto Alegre terá mínima de 17°C e máxima de 23°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/