Wianey foi demitido pela RBS depois de chamar Paulo Santana de FDP

A RBS demitiu hoje um dos seus mais antigos empregados, o jornalista Wianey Carlet, que no sábado resolveu espinafrar o colunista Paulo Santana, morto há duas semanas.

No programa Super Sábado da  Rádio Gaúcha, com o microfone plugado, Wianey disparou:

- Paulo Santana foi um filho da puta.

A RBS não aceita palavrões.

Foi a segunda vez que um colega de Santana chamou-o de filho da puta.

O episódio ao vivo e in vivo anterior,ocorreu no dia 10 de novembro de 2014 e o caso acabou na demissão do ofensor, Kenny Braga. A troca de ‘elogios’, nacionalmente repercutido, ocorreu em um dos programas de debates esportivos mais tradicionais do RS, o Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Kenny foi demitido e Santana foi suspenso.

Também o jornalista David Coimbra brigou com Santana em plena Gaúcha.

Paulo Santana foi sempre apadrinhado pelos Sirotsky, aos quais serviu caninamente enquanto era vivo.

CLIQUE AQUI para ouvir o palavrão disparado por Wianey.
CLIQUE AQUI para ouvir a discussão entre Kenny Braga e Santana.

Odebrecht e JBS são os dois maiores corruptores da história do Brasil.

Dólar fecha o dia, a R$ 3,118; Ibovespa em alta de 0,65%

O dólar comercial fechou esta segunda-feira em queda de 0,52%, cotado a R$ 3,118 na venda. Essa é a segunda baixa seguida da moeda norte-americana, que havia caído 0,68% na sexta-feira, e o menor valor desde 16 de maio.

Já o  índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em alta de 0,65%, aos 65.920,36 pontos.

Trump congela bens de Maduro: "Ele é um ditador que despreza a vontade do podo venezuelano"

O governo dos EUA anunciou nesta segunda-feira o congelamento de todos os bens do tiranete venezuelano, Nicolás Maduro, que estejam em jurisdição americana.

Além disso, proibiu cidadãos e empresas americanas de fazerem negócio com o líder venezuelano, a quem chamou de "ditador".

A medida é anunciada um dia após a realização da votação de uma Assembleia Nacional Constituinte no país sul-americano, uma votação marcada pela violência _com dez mortes registradas_ e pela alta abstenção, 88%, segundo a oposição.

"As eleições ilegítimas de ontem confirmam que Maduro é um ditado que despreza a vontade do podo venezuelano", disse nota do secretário de Tesouro, Steven Mnuchin. "Ao sancionar Maduro, os EUA deixam claro nossa oposição às políticas desse regime e nosso apoio ao povo da Venezuela, que quer o retorno de seu país à democracia."

Leia, aqui, a íntegra do recurso do MPF contra Lula. É o caso do triplex.

O MPF do Paraná protocolou seu recurso contra aquilo que considera pouco tempo de punição para Lula.

CLIQUE AQUI para ler o recurso.

Os procuradores querem aumento da pena de Lula e condenação do valete do petista, Paulo Okamoto.

Vivo e Oi tem a maior quantidade de “Cell Sites” do RS

As operadoras Vivo e Oi tem atualmente, segundo dados da Anatel, a maior quantidade de Estações Radio Base (ERBs) no Estado. As ERBs ou “Cell Site”, são equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica, ou mais precisamente a Central de Comutação e Controle.

A Vivo conta com 1.542 ERBs no Estado, a Oi com 1.306, a TIM com 1.269 e em último a Claro, com 1.173.

Em Porto Alegre, a TIM lidera o número de ERBs com 266, seguido da Vivo com 258, da Oi com 230 e da Claro, novamente em último lugar, com apenas 194 estações.

Comparativo:
ERBs em Porto Alegre: 1.012
ERBs em Curitiba: 1.235

- Nos últimos anos, Porto Alegre acompanhou o crescimento vertiginoso das comunicações pessoais, por meio do uso de aparelhos celulares e, conseqüentemente, a implantação de ERBs. A Lei 11.685, sancionada em 30 de setembro de 2014, mantém a restrição aos níveis de emissão das ondas eletromagnéticas em 10% dos índices permitidos pela lei federal para locais críticos como escolas, creches, hospitais e clínicas médicas. De acordo com as novas regras, a medição das emissões deve ocorrer a cada seis meses pelas operadoras e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), responsável pela fiscalização.

Libertada dos ladrões que a saquearam, Petrobrás bate recorde de produção de petróleo

A Petrobrás deixou de ser dos ladrões que a saquearam.

Libertada dos saqueadores do PT e seus aliados por obra e graça de Sérgio Moro e Rodrigo Janot nas áreas da Justiça Federal e MPF, e por Pedro Parente, o presidente nomeado por Michel Temer, a Petrobrás  emplacou novo recorde na produção de petróleo no Brasil, que cresceu 0,8% em junho ante maio para 2,675 milhões de barris por dia (bpd), impulsionada pelo desenvolvimento de áreas do pré-sal, cuja extração ultrapassou o pós-sal pela primeira vez, apesar do desmonte promovido por funcionários graduados, diretores larápios nomeados pelo PT e seus aliados, e pelos governos criminosos de Lula e Dilma Roussef. 

O Campo de Lula foi um dos que mais influenciaram no resultado de junho.

Na comparação com junho de 2016, a produção de petróleo no Brasil cresceu 4,5% no mês passado, segundo a ANP.

Governo gaúcho não vai pagar parcela da dívida com a União

O Governo do RS ingressou no Superior Tribunal Federal (STF) com novo pedido de liminar para cancelar a necessidade de pagamento da dívida com a União. 

O Piratini ainda anunciou nesta segunda-feira que não irá fazer o pagamento da parcela relativa ao mês de julho para poder quitar a folha dos servidores.

O anúncio do governo do Estado foi feito via Facebook nesta tarde pelo chefe da Casa Civil, Fabio Branco, e o secretário de Planejamento, Carlos Búrigo. Eles justificaram a decisão pelo “agravamento” da situação financeira do estado.

Protestos na Venezuela deixaram 121 mortos e 1,9 mil feridos

O procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, informou nesta segunda-feira que 121 pessoas morreram e outras 1.958 ficaram feridas desde 1º de abril, quando no país começou uma onda de protestos contra o governo do tiranete Nicolas Maduro.

"Nos últimos quatro meses temos um saldo lamentável, 121 pessoas mortas, 121 venezuelanos que perderam a vida. Outros 1.958 feridos, de todos os tipos: em estado grave, gravíssimo", acrescentou a titular do Ministério Público.

Destas 121 pessoas, Ortega afirmou que 10 morreram ontem, quando foram realizadas as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, promovidas pelo chavismo governante e cujos resultados a procuradora disse hoje não reconhecer.

Artigo, Marcelo Aiquel - A cegueira dos fanáticos

- Marcelo Aiquel é advogado, RS.

É simplesmente assombrosa a hipocrisia dos “mortadelas” com relação aos fatos recentes do nosso país.
         
Eles (os “mortadelas”) seguem fielmente os passos do conhecido Decálogo de Lênin, onde o falecido ditador comunista quis ensinar como se prepara uma revolução para a tomada do poder. Lição copiada e imitada aqui na América Latrina, pelos líderes bolivarianos.
         
No Brasil, sob a batuta do mestre guerrilheiro José Dirceu, tentou-se implantar tais regras e, se não houve sucesso, o crédito é todo da direita. A mesma direita que eles (os “mortadelas”) adoram apelidar de coxinha, entre outros adjetivos menos usados.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Tesoureiro de Aécio faz delação premiada e conta tudo para Janot

Tesoureiro informal de Aécio Neves (PSDB-MG), o empresário Oswaldo Borges da Costa Filho, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), fechou um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira.

Se resolver contar tudo o que sabe sobre a cúpula tucana, Oswaldinho, como é conhecido, ajudará a clarificar o cartel de empreiteiras que atuaram em Minas Gerais durante o governo de Aécio. 

Oswaldinho é suspeito de ter participado de corrupção nas obras da Cidade Administrativa (foto ao lado) e de ter ajudado a formar caixa dois para o PSDB.

Dica de restaurantes - Os 15 melhores lugares para comer em Gramado e Canela

Se você acha que Gramado e Canela possuem poucas alternativas de boa gastronomia, o editor recomenda consultar este serviço sobre os 10 melhores locais para comer nas cidades-gêmeas. O material é dos Destemperados, que entre outras ações, publica caderno semanal no jornal Zero Hora.

Em Gramado, o editor recomenda cinco casas, as únicas que frequenta: Cantina Nono Mio, La Pastasciuta, Café Colonial Bela Vista, Casa da Montanha e Ritta Hoppner (aos sábados,para almoço).

CLIQUE AQUI para seguir o roteiro.

MPF quer aumentar a pena de Lula no caso do Triplex

Doze procuradores do MPF solicitaram na sexta-feira, ao juiz Sergio Moro, o aumento da pena proferida por meio de sentença, em 12 de julho, ao ex-presidente Lula.

O argumento foi de que “em vez de buscar apoio político por intermédio do alinhamento ideológico, Lula comandou a formação de um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados a comprar apoio parlamentar de outros políticos e partidos, enriquecer ilicitamente os envolvidos e financiar caras campanhas eleitorais do PT em prol de uma permanência no poder assentada em recursos públicos desviados."

"Importante frisar que a distribuição de cargos para arrecadação de propina não teve por propósito único garantir a governabilidade, mas objetivou também a perpetuação no poder do próprio partido do então Presidente da República (com a majoritária distribuição de cargos), e o enriquecimento espúrio de vários agentes públicos envolvidos (tanto que expressiva porcentagem da propina foi direcionada a funcionários públicos e agentes políticos)", escreveram em trecho do documento, segundo informações do site Diário do Poder.

Maduro suspende imunidade de parlamentares opositores

Após a eleição de um Assembleia Nacional Constituinte com 545 integrantes no domingo, o tiranete da Venezuela afirmou que vai suspender a imunidade de parlamentares opositores para submetê-los à Justiça.

O chefe de Estado não especificou os motivos para implementar a medida, ainda que tenha acusado os opositores de tentar exercer um "golpe parlamentar" e de incitar a violência nos protestos, que deixaram 125 mortos nos últimos quatro meses diante da repressão do governo.

Oposição admite não ter os 342 votos para aceitar denúncia contra Temer

O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) fez um apelo para que os colegas da oposição não marquem presença na sessão da próxima quarta-feira, para inviabilizar a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Em um vídeo distribuído pelo WhatsApp, o deputado admite que a oposição não tem os 342 votos necessários para aprovar o seguimento da denúncia e que, por isso, a melhor estratégia é não registrar presença em plenário.


"Nós não devemos marcar presença, porque na hora que a gente não marca a presença, não vai dar quórum, e aí não vota, fica para a próxima semana, a gente não dá quórum de novo, e assim por diante", disse.

Artigo, Estadão, Ives Gandra da Silva Martins - A ditadura dos burocratas

Ser do governo é tornar-se superior aos comuns e sofridos cidadãos deste país

A máquina estatal brasileira é gigantesca. Uma federação é sempre mais onerosa para os cidadãos que o Estado unitário, por necessitar, na autonomia dos entes federados, uma escala intermediária de poder, que são os Estados, províncias, cantões ou unidades semelhantes. O custo maior da federação deveria ser compensado por uma maior eficiência administrativa. No Brasil, esse custo é consideravelmente superior ao da maioria das federações, pois os municípios, desde 1988, são entidades federativas, com plena autonomia administrativa, política e financeira.

Infelizmente, a eficiência pretendida – o princípio da eficiência é um dos cinco princípios fundamentais da administração pública plasmados no artigo 37 da Lei Suprema – não existe na esclerosada, amorfa e aparelhada máquina administrativa da maior parte das entidades federativas, incluída a União Federal, em que a autonomia financeira dos Poderes Judiciário e Legislativo e do Ministério Público mais a adiposidade do Poder Executivo tornam a carga tributária brasileira insuficiente, apesar de elevadíssima, para pagar o custo burocrático e político do Brasil.

Com efeito, segundo a carga tributária medida pela OCDE em 2014, o Chile ostentava 19,8% do PIB; a Coreia do Sul, 24,6%; os EUA, 26%; a Suíça, 26,8%; o Canadá, 30,8%; Israel, 31%; e o Brasil, 32,6% – sem contar as penalidades, que nas execuções fiscais, nos “refis” e parcelamentos variados a elevam consideravelmente, por força das multas acopladas aos tributos no País.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Cheques devolvidos atingem o menor nível desde setembro de 2014

O número de cheques devolvidos (segunda apresentação por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados, atingiu 1,83% em junho, registrando redução significativa em relação a junho de 2016 (-0,28 ponto percentual).

Com isso, o percentual atinge o menor nível desde setembro de 2014, quando foi de 1,80%.


Os dados foram divulgados hoje, em São Paulo, pela Boa Vista Serviços, empresa de informações de crédito. 

Maioria do setor atacadista espera crescimento real em 2017

A maioria dos participantes do comércio atacadista projeta crescimento em 2017 acima da inflação em termos reais, aponta pesquisa realizada pela Serasa Experian. 

Conforme o levantamento, 29% avaliam que o desempenho do negócio deve ser até 5% superior em relação à inflação. Outros 25% projetam crescimento real entre 5% e 10%, enquanto 13% esperam registrar ganhos reais acima de 10% no ano. 

Por outro lado, 26% dos empresários consultados esperam que o resultado acompanhe a inflação, com crescimento real de 0%, e os demais 6% esperam queda real.

Jucá manda Requião ir embora para o PT

Os dois senadores do PMDB estranharam-se. Jucá disse que Requião é um vira-latas.


O líder do governo no Senado e presidente nacionasl do PMDB, Romero Jucá, hoje, em recado para o senador Roberto Requião:

- Vá embora, Requião.

E disse para onde quer que vá o senador do Paraná:

-Vá para junto dos seus amigos do PT.

Novo presidente da Fundação Dom Cabral falará nesta quarta-feira na Federasul

O novo presidente da Fundação Dom Cabral, Minas, Antonio Batista da Silva Júnior, falará nesta quarta-feira no Tá na Mesa da Federasul.

Licitação para concessão da freeway só sairá no segundo semestre do ano que vem

A Concepa administrará a freeway por mais um ano, sem licitação.

A licitação para a concessão da freeway Porto Alegre-Osório só sairá no ano que vem, provavelmente no segundo semestre.

É o que informa o ministério dos Transportes.

A freeway será incluída no bloco intitulado Rodovia de Integração do Sul.

PT quer Dilma na disputa pelo Senado, mas pelo Piauí

Dilma Roussef pensa candidatar-se ao Senado, mas pelo Piauí. Ela foi convidada pelo governador e pelo PT para participar da disputa.

Dilma terá que se decidir até 2 de outubro, prazo fatal para transferir seu título, que é de Porto Alegre.

Banco Central bloqueou R$ 3,4 milhões de Bendine, ex-presidente da Petrobrás

 R$ 3.417.270,55 em contas de Aldemir Bendine, preso na Operação Cobra, foram bloqueados pelo Banco Central, cumprindo ordens do juiz Sérgio Moro.

O valor corresponde a propinas que Bendine teria cobrado da Odebrecht tão logo assumiu a presidência da Petrobrás, para onde teria ido por ordem de Dilma Roussef, com a missão de acabar com as propinas cobradas pela organização criminosa liderada pelo PT.

Assembléia do RS retoma trabalhos amanhã. 52 matérias estão aptas para a votação.

CLIQUE AQUI para conhecer o inteiro teor de cada uma das 52 matérias.

Cinquenta e duas matérias estão aptas para irem a votação na sessão plenária desta terça-feira, a primeira após o recesso parlamentar. 

Entre as matérias apta para a votação, constam cinco propostas de emenda à Constituição (PECs), duas das quais já aprovadas em primeiro turno (PECs 242/2015 e 261/2016), e dois requerimentos para a criação de comissões especiais.


A definição de quais matérias comporão de fato a Ordem do Dia da sessão será tomada antes da sessão, na terça pela manhã, em reunião de Líderes, na sala da presidência.

Justiça gaúcha manda soltar 80 dos 107 presos pela Operação Clivium

Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do RS determinaram a soltura de mais de 80 dos 107 presos pelos policiais ao longo da investigação de uma das ações da Polícia Civil gaúcha, que resultou em maior número de presos, a Operação Clivium, que começou em 2014 e culminou com mais de uma centena de suspeitos detidos, em 2015.


A Operação Clivium desarticulou um grupo que atuava em Gravataí, ligado a uma das maiores facções criminais gaúchas. 

Os presos foram para a cadeia por tráfico de drogas, roubos, sequestro de adversários, tortura e homicídios, em Gravataí e Porto Alegre

Invasões e ocupações apadrinhadas por Psol, PCdoB e PT assustam hotéis de Porto Alegre

Depois que ativistas alinhados com Psol, PT e PCdoB invadiram e ocuparam o Hotel Açores, centro histórico de Porto Alegre, os hotéis Plaza, Master e Alfred mandaram instalar grades de ferros e tapumes nas portas e janelas.

A ordem judicial de despejo não foi cumprida.

Os hotéis ainda não pensaram em instalar ninhos de metralhadora para impedir que os Lanceiros Negros invadam e ocupem seus negócios.

Operadora mexicana Claro despenca no Sul

A operadora de telefonia móvel Claro foi a companhia com a maior queda em acessos moveis no mês de junho, na Região Sul, segundo dados divulgados na semana passada pela Anatel.

A companhia mexicana caiu 0,4% de maio para junho, perdendo 27 mil clientes na Região. No comparativo dos últimos 12 meses, a companhia já teve queda de 5,8%, perdendo mais de meio milhão de clientes no Sul.

A TIM também teve resultado negativo em junho, com perda de 44 mil clientes (- 0,3%).

Já a Oi e a Vivo tiveram alta de 0,5% (+20 mil) e 0,1% (+ 10 mil) respectivamente.

- A Claro Telecom, controlada pela mexicana América Móvil, registrou prejuízo líquido de R$ 473,2 milhões no segundo trimestre de 2017, uma piora de 43% em relação às perdas de R$ 231,6 milhões apuradas no mesmo período do ano passado.

Artigo, Andrei Roman, El País - O apoio ao golpe de Nicolás Maduro é a página mais vergonhosa da história do PT

Andrei Roman é doutorando em ciência política, cofundador da plataforma de transparência Atlas Político, e cofundador do Catalyst News.


A foto ao lado é de Lula Marques, mas o texto é de Andrei Roman para a edição brasileira do El País. Leia tudo:

Desde o impeachment da Dilma Rousseff, o PT vem reafirmando sistematicamente o discurso do golpe. Confesso que é um discurso que até ontem não tinha levantado em mim uma forte emoção. Concordei desde o começo em aceitar o termo como uma figura de estilo: ao final das contas, Dilma caiu “apunhalada” nas costas por antigos aliados, os crimes imputados a ela sendo somente um pretexto para tirá-la do cargo. Do mesmo jeito que alguém pode usar a palavra “apunhalar,” é então possível falar em um golpe. Mas preferi fazer abstração do argumento mais audacioso que o impeachment causou uma quebra no processo democrático. Apesar do combate legítimo em torno da constitucionalidade do processo, construído com inteligência e elegância por José Eduardo Cardozo, o impeachment da Dilma não nos levou para a instauração de uma ditadura. Os votos que levaram a atual configuração do Congresso, por mais corrupto e imoral que ele provou-se ser, não vieram de extraterrestres. Há portanto um óbvio exagero na insistência no discurso do golpe. 

Considerei desde o começo que é um daqueles exageros naturais no combate ideológico e fiz questão de não me meter neste debate em público ou em privado. Acreditei que, ao agir dessa forma, o PT está exercitando o seu papel legítimo, como o partido de maior expressão popular da história brasileira, de articular um discurso, sempre bem-vindo, na defesa da democracia.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Marcelo Aiquel- A cegueira dos fanáticos

É simplesmente assombrosa a hipocrisia dos “mortadelas” com relação aos fatos recentes do nosso país.
        
Eles (os “mortadelas”) seguem fielmente os passos do conhecido Decálogo de Lenin, onde o falecido ditador comunista quis ensinar como se prepara uma revolução para a tomada do poder. Lição copiada e imitada aqui na América Latina, pelos líderes bolivarianos.
        
No Brasil, sob a batuta do mestre guerrilheiro José Dirceu, tentou-se implantar tais regras e, se não houve sucesso, o crédito é todo da direita. A mesma direita que eles (os “mortadelas”) adoram apelidar de coxinha, entre outros adjetivos menos usados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Apenas 4% acham ótimo (1%) e bom (4%) o governo Temer, diz Ibope Inteligência

O editor teve acesso ao amplo material de pesquisa de opinião pública produzido pelo Ibope Inteligência, que demonstra que 70% da população brasileira consideram ruim (16%) ou péssimo (54%) o governo Temer.

Ótimo, 1%
Bom, 4%
Regular, 21%
Ruim, 16%
Péssimo, 54%
Não sabe, 2%

CLIQUE AQUI para conhecer em detalhes o inteiro teor da pesquisa, que apresenta números sobre outros itens.

Crsce número de brasileiros que querem intervenção militar

O que mais chama a atenção nos resultados da pesquisa de opinião pública que Paraná Pesquisas mandou há pouco ao editor, é o alto número dos que querem intervenção militar.

É a segunda opção dos brasileiros:15,2%.

Há um ano, esta alternativa maltinha 4% das respostas.

Os homens, mais ricos e menos escolarizados, são os que mais querem a volta dos militares

64,2% querem saída de Temer e eleição direta, mas 15,2% desejam intervenção militar

A mais nova pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, cujos resultados acabam de ser entregues ao editor, demonstra que 64,2% da população brasileira quer o afastamento imediato de Temer e a realização de eleições.

Chama a atenção o alto número de brasileiros que querem intervenção militar: 15,6%

Não sabe/ não opinou 2,9%
Nenhuma dessas opções 4,9%
O afastamento do Michel Temer, com eleições Diretas 64,2%
Intervenção Militar 15,6%
A permanência de Michel Temer como Presidente 6,9%

O afastamento do Michel Temer, com Rodrigo Maia como Presidente 5,6%

Análise - Taxa de desemprego cai em junho com o avanço da ocupação informal

Esta análise é dos economistas do Bradesco e foi enviada há pouco ao editor.

Os dados da Pnad Contínua referentes a junho apontaram para continuidade do processo de ajuste do mercado de trabalho. A taxa de desemprego caiu, impulsionada pelo crescimento do emprego por conta própria e do emprego informal. A ocupação formal, no entanto, caiu novamente no mês em linha com o indicado pelos dados do Caged. A taxa de desemprego foi de 13,0 % nos três meses encerrados em junho, segundo os dados da PNAD Contínua divulgados hoje pelo IBGE. Descontada a sazonalidade, a taxa recuou 0,2 p.p. ante a leitura anterior. Na comparação inter-anual, contudo, houve elevação de 1,7 pontos percentuais. A população ocupada reduziu seu ritmo de queda, ao recuar 0,6% na comparação inter-anual, ante retração de 1,3% verificada em abril. Em relação ao mês anterior, a ocupação cresceu 0,4% ante alta de 0,2% no mês anterior. A População Economicamente Ativa (PEA) cresceu 0,2%, depois de ter subido 0,1% na leitura anterior. Na comparação inter-anual, o crescimento da PEA passou de 1,1% para 1,3%. A intensificação da queda do emprego formal foi compensada pelo crescimento do emprego por conta própria. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Clovis Rossi, Folha - Venezuela: uma ditadura bem ali na esquina

A Venezuela deu neste domingo o passo final para a instalação de uma ditadura.

Foi "despacito", para citar um sucesso mundial. Hugo Chávez foi comendo a democracia pelas bordas, pouco a pouco, mas preservou ao menos o centro do prato, na forma de eleições razoavelmente livres.

Sabia que podia ganhá-las porque a bonança petrolífera lhe assegurava recursos para programas sociais que fizeram com que os pobres, pela primeira vez na história venezuelana, sentissem a presença do Estado. Na década passada, que foi a década chavista, entrou nos cofres públicos a impressionante soma de US$ 1 trilhão, o que equivale a quase 2/3 do PIB brasileiro atual.

É verdade que parte importante desse dinheiro foi desviada pela corrupção, mas a maior parte foi mesmo para programas sociais –o suficiente para que ainda hoje, em meio a uma devastadora crise, 53% dos venezuelanos tenham opinião favorável de Chávez, segundo o respeitado instituto Datanalisis.

Quando o maná do petróleo secou, foi ruindo toda a construção dita bolivariana, para o que contribuiu enormemente a escolha por Chávez de um total incompetente para substituí-lo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

O BNDES, acumpliciado com Guido, Lula e Dilma, irrigou farto duto de propinas para o PT

A conta "Lula" movimentou R$ 162,3 milhões, contra R$ 185,5 milhões da conta "Dilma".

A reportagem de capa da revista Época desta semana ("As provas da JBS") inflou o processo de instalação da CPI do BNDES.

As provas examinadas pela revista comprovam que a JBS transformava em propina, sistematicamente, 4% de cada contrato de financiamento que conseguia no BNDES, tudo combinado com a liderança do PT.

O próprio Joesley Batista foi na semana passada para Nova Iorque, onde buscou extratos das contas corrente "Lula"e "Dilma", dinheiro de propinas que abasteceu, entre outras coisas, a campanha da "presidenta" em 2014, no valor de US$ 150 milhões. O dinheiro saía das offshores criadas pelo J.P.Morgan em 2009 e 2010, a Fromentera e a Mustique. Os extratos já estão com a PGR.

Escreve Época (página 44):

- Guido fazia os pedidos de pagamentos, Joesley mandava liberar o dinheiro e debitar o valor correspondente das contas. Sofisticado, eficiente e imoral.

Guido, no caso, era Guido Mantega, ministro do Planejamento de Lula e ministro da Fazenda de Dilma Roussef.

Oposição da Venezuela convoca marchas contra Constituinte

O governo diz que 41,53% votaram ontem, mas a oposição, que hoje voltará às ruas, fala em 12,4%. União Européia, Estados Unidos e Brasil criticam o golpe iniciado pelo governo da Venezuela.

CLIQUE AQUI para ler artigo da revista The Economist, "A agonia da Venezuela".

Mercado aposta em inflação do IPCA pouco mais alta (3,40%) em 2017

A projeção para a inflação deste ano foi novamente revista para cima, segundo as estimativas coletadas até o dia 28 de julho e divulgadas há pouco pelo Relatório Focus do Banco Central. 

Inflação - As expectativas para o IPCA subiram de uma alta de 3,33% para outra de 3,40% para 2017 e permaneceram em 4,20% para 2018. 
Juros - A mediana da taxa Selic ficou estável em 8,00% para o final de 2017 e recuou de 8,0% para 7,75% no final de 2018. 
PIB - Já a mediana das projeções para o crescimento do PIB ficou inalterada em 0,34% para este ano e em 2,00% para o ano que vem. 
Câmbio - Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio ficou em US$/R$ 3,30 para o final deste ano e em R$/US$ 3,43 para o final de 2018.

Fuga de brasileiros para Portugal diminuiu em 2016

Em 2016, pelo sexto ano consecutivo, houve um decréscimo no número de cidadãos do Brasil autorizados a viver em Portugal. Embora os brasileiros continuem sendo, com folga, a maior comunidade estrangeira no país -20,4% do total-, nossa participação vem diminuindo. De 2010, recorde histórico, até 2016, há 38.111 brasileiros menos residindo em Portugal -uma redução de 31,9% no período. No ano passado, 81.251 brasileiros viviam em Portugal, E,2010, o número chegou a 119.363.

Leia esta reportagem da Folha que o editor copidescou:

Autoridades portuguesas e brasileiras concordam que o perfil do imigrante vem mudando, e há, entre os que chegam, cada vez mais profissionais qualificados.

A procura de brasileiros por imóveis no país é um bom indicativo deste fenômeno.

Dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal indicam que, em setembro, os brasileiros superaram os chineses e tornaram-se a terceira nacionalidade que mais compra imóveis no país.

No fim de 2015, Portugal já era o terceiro país onde os brasileiros mais investiram em imóveis.

A sensação de que brasileiros endinheirados invadem o país já ecoa na mídia lusa. A revista "Sábado" publicou neste mês longa reportagem de capa intitulada "O luxo dos brasileiros em Portugal".

Artigo, Bernardo Mello Franco, Folha - A oposição indecisa

A um dia da votação que definirá o futuro de Michel Temer, os deputados de oposição ainda batem cabeça. Não há consenso sobre a estratégia a ser adotada na quarta-feira. O governo aposta na divisão dos adversários para enterrar a denúncia contra Temer.

O presidente da Câmara não iniciará a votação enquanto não houver a presença de dois terços dos deputados. Partidos como PSOL e Rede só querem entrar no plenário se os governistas comparecerem em peso. A ala majoritária do PT prefere marcar o ponto logo no início da sessão.

"A oposição não pode fazer o jogo do governo", diz o líder da Rede, Alessandro Molon. Ele afirma que uma sessão com quorum baixo só interessa a Temer, já que as ausências contarão a favor do presidente.

(...)

Apesar do favoritismo, o Planalto está preocupado com as traições nos partidos aliados. Por isso, o governo determinou que 12 ministros se licenciem para voltar à Câmara e votar a favor do chefe. "Foi uma demonstração clara de insegurança", diz Júlio Delgado, do PSB.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Retorno às aulas começou hoje no RS

A manhã desta segunda-feira marca o retorno das aulas em escolas públicas e privadas do RS.

Termina nesta segunda-feira o prazo para sacar FGTS de contas inativas

Os casos específicos, como o de presos e pessoas com doenças graves, serão atendidos até o final do ano que vem.

PSB decide por candidatura própria no RS

O PSB gaúcho decidiu ontem que terá candidato próprio ao governo estadual.Reunidos na Assembléia, os socialistas também resolveram:

- Exigir a expulsão dos deputados que votarem a favor da reforma da previdência.
- Apoiar a reeleição do atual presidente Carlos Siqueira.
- Votar contra a criação do Distritão.

Mudanças no transporte coletivo de Porto Alegre serão amplas

As mudanças em curso na área de transporte coletivo de Porto Alegre, não se limitarão às decisões sobre passagens de ônibus (leia nota a seguir).

O sistema atual de distribuição de linhas de ônibus, a malha viária existente e os meios de operações e de transporte dão mostras de fadiga extrema.

As mudanças chegam em boa hora.

Protesto de líder de Marchezan Júnior cria problemas para prefeitura na Câmara

O prefeito Marchezan Júnior começa a semana com sérios problemas na sua base de apoio na Câmara de Vereadores, porque seu líder, Claudio Janta, SDD, que é também o líder da Força Sindical no Estado, resolveu protestar publicamente contra as mudanças em curso na área do transporte público de passageiros.

Em mensagem por WhatsApp ao editor, Claudio Janta avisou:

-Estamos tirando direitos da população.

No Whats, o vereador disse que falava como parlamentar e não como líder do governo, coisa que não existe.

Conheça as mudanças em curso.

CLIQUE AQUI para saber mais.

RS terá dia de sol, céu azul e temperaturas de até 30 graus

Porto Alegre, 8h30min, 14 graus

O último dia de julho começou com muito sol e nuvens no Rio Grande do Sul. A massa de ar seco e quente que sustenta o tempo firme e quente nas regiões gaúchas, continuará proporcionando uma temperatura elevada para esta segunda-feira.

O dia começou frio e terá marcas amenas. 

Durante a tarde, muitos municípios terão sensação de abafamento e as máximas podem chegar perto dos 30°C. 

Porto Alegre repetirá a temperatura registrada nos últimos dias. Nesta segunda-feira, a Capital terá marcas entre 13°C e 29°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/