Artigo, Onyx Lorenzoni, Gazeta do Povo - A arma de Bolsonaro

Atacado 24 horas por dia, sete dias por semana, Jair Bolsonaro nunca teve descanso. Não é de agora. As tentativas de desconstrução da imagem do presidente da República vêm desde que ele era deputado federal. É fácil explicar. Jair Bolsonaro nunca se curvou ao sistema – ao contrário, sempre o combateu. Mas o que é o sistema? É o universo paralelo onde vivem algumas pessoas que sempre detiveram o poder neste país.

Muitas delas seguem seus delírios de que logo “as coisas voltam para o lugar”. Não voltam. E nas últimas semanas isso ficou muito claro: milhões de pessoas nas ruas em apoio ao presidente, e, de outro lado, uma manifestação contrária de pequenos grupos, mesmo sendo largamente divulgada na imprensa. O resultado pífio incomodou muito aos que estavam acostumados a direcionar opiniões, a usar o diversionismo para o inexplicável. Eles fingem não entender que o Brasil mudou porque o povo brasileiro cansou.

O tempo da roubalheira acabou. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica de proposta - Vamos dividir o Brasil

Ao vivo, ministro da Saúde diz que não recomenda vacinação de meninos e adolescentes

Ministro Queiroga recomenda que sejam suspensas as aplicações em casos como os de Porto Alegre, por exemplo.

 

Surgem novos indícios de fraude no ingresso do vestibular da UFRGS

O editor acaba de receber uma segunda denúncia de indícios de fraude no ingresso via vestibular da UFRGS. O caso já está na mesa do ministro da Educação, para quem foi enviado pedido de impeachment por parte do Conselho Universitário. CLIQUE AQUI para entender o caso de destituição.

Depois da primeira denúncia de favorecimento pelo reitor da UFRGS, Carlos Bulhões, de aluno que perdeu todos os prazos de recurso contra a negativa de matrícula por ele não ter conseguido comprovar ser pessoa de família de baixa renda, caso esse repleto de irregularidades e até exercício ilegal da medicina, vem à tona uma nova e ainda mais grave irregularidade no ingresso via concurso vestibular.

Nesse segundo caso, o reitor  contrariou a recomendação da procuradoria, tudo para favorecer um candidato deficiente egresso de escola privada, mas que utilizou vaga para deficiente egresso de escola pública. Além dessa irregularidade, teria ele criado, ao arrepio da lei, uma vaga extra para o candidato.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Mourão diz que Lula tomará posse em caso de vitória, mas há controvérsia sobre isto

 O general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, disse hoje ao jornalista Guilherme Walttenberg, site Poder360, que Lula tomará posse no caso de vencer as eleições.

Há controvérsia, até porque até as eleições do ano que vem o ex-presidiário corrupto poderá ficar inelegível, ser preso novamente por corrupção, ser impedido por ações legal ou extra-legal ou pode até morrer.

E até nem ocorrer eleição alguma.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista feita por Walttenberg, que trata também da questão da ruptura institucional.

Ruy Irigaray entrega Medalha da 55a. Legislatura ao ministro Jorge Oliveira, TCU

O deputado estadual Ruy Irigaray (PSL-RS) é o proponente da homenagem destinada ao Ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira, através da entrega da Medalha da 55ª Legislatura.  

A solenidade ocorreu nesta quinta-feira no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Airton Lima e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos. 

 Em seu discurso, o deputado Ruy Irigaray destacou a importância do trabalho desempenhado pelo Ministro Jorge Oliveira: “O Ministro Jorge de Oliveira possui um extenso currículo, é um profissional capacitado que trabalha em prol do Brasil e defende os interesses da nação brasileira, um homem leal a nossa pátria”.  

Fabio Jacques: Bolsonaro, eu não estou entendendo nada.

No dia 7 de setembro, milhões de pessoas foram às ruas prestar sua solidariedade ao presidente e reivindicar respeito à Constituição Federal.

(...)

Os ataques se exponencializaram em todas as frentes. Só o executivo cedeu.

(...)

Realmente, não estou entendendo nada. Absolutamente, nada.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Depois do UOL, Folha também tem que se retratar por reportagem mentirosa sobre Luciano Hang, Havan

Depois do UOL, decisão judicial obriga jornal a publicar retratação sobre matéria falsa baseada no suposto relatório da Abin

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, mandou dizer ao editor que o jornal Folha de S. Paulo também será obrigado a se retratar pela divulgação de matéria caluniosa envolvendo-o no caso de um suposto relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O jornal tem cinco dias úteis para publicar o direito de resposta concedido pela Justiça de Santa Catarina ao empresário Luciano Hang e a empresa Havan. 

A decisão e é resultado do processo movido pelo escritório Leal & Varasquim Advogados, representante legal de Hang.

Entenda o caso

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Juros básicos subirão mais 1%. E poderão subir mais. É tudo para conter a inflação.

Especialistas repercutem possível elevação de 1% na taxa de juros. Presidente do Banco Central afirmou que Selic pode subir para onde precisar para controlar inflação 

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetário do Banco Central decide a nova taxa de juros Selic. Na última terça, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que a Selic pode subir para "onde precisar" para controlar a inflação.

A decisão que será tomada na próxima reunião é se o aumento será de 1 ponto já sinalizado ou de 1,25 ponto. O relatório Focus divulgado na segunda mostra que o mercado prevê a taxa básica de juros a 8% no final do ano e em 2022 devido à pressão inflacionária. Economistas ouvidos pelo Banco Central também elevaram a projeção do IPCA ao final do ano de 7,58% para 8%. 

CLIQUE AQUI  para saber mais.

Dica do editor - Pediatras alertam para os perigos da exposição excessiva de crianças nas redes sociais

A criança e o adolescente não devem ter vida pública nas redes sociais. Não sabemos quem está do outro lado da tela. 

"O conteúdo compartilhado publicamente por falta de critérios de segurança e privacidade pode ser distorcido e adulterado por predadores em crimes de violência e abusos nas redes internacionais de pedofilia ou pornografia, por exemplo", explica a coordenadora do Grupo de Saúde Digital da SBP, dra. Evelyn Eisenstein. 

Para atualizar pediatras, pais e educadores sobre a influência das tecnologias de informação e comunicação (TICs), redes sociais e internet nas questões de saúde e de comportamento das crianças e adolescentes, a SBP publicou neste ano o documento:

"#Sem Abusos #Mais Saúde" . 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Recomendado - Agende teste grátis no auditivo od Teuto Brasileiro, Porto Alegre. 35 anos de experiência. 70 opções de aparelhos.

Agende seu teste, agora. Receba o técnico na sua casa. É grátis.

Há 35 anos, o Centro Auditivo Teuto Brasileiro, Porto Alegre, oferece as melhores soluções para o seu tratamento auditivo. 

São mais de 70 opções de aparelhos, sempre personalizados de acordo com a sua necessidade. 

Quem já sofreu com algum problema de audição, sabe: o Centro Auditivo Teuto Brasileiro é o lugar ideal para encontrar a solução. 

Equipe atenciosa e bem preparada/ Tecnologia de última geração/ Variedade de soluções/ Experiência e conhecimento/ Aparelhos personalizados/ Avaliações grátis/ Acompanhamento periódico/ Assistência técnica sempre ágil/ Modelos de aparelhos auditivos totalmente invisíveis ou discretos, e com baterias recarregáveis. 

WhatsApp e celular: 51.99510.9602
Veja o site: centroauditivo.com.br
contato@centroauditivo.com.br
Rua 24 de Outubro, 79 – Porto Alegre/RS

Partidos de esquerda usarão dinheiro público na campanha pelo limpeachment de Bolsonaro. A denúncia é do Pingos nos Is.

 A denúncia foi feita ontem a noite no programa Pingos nos Is, Jovem Pan. Os jornalistas do programa informam que o ministro do TSE, Luiz Salomão, que quer investigar os atos do dia 7, não está nem aí para este caso grave e já anunciado. Veja:

Dica do editor - Correios abre 14 licitações de imóveis. Conheça cada oportunidade.

O cronograma de licitações do Feirão de Imóveis dos Correios traz, de hoje até o final de outubro, mais 14 oportunidades de investimentos nos Estados de São Paulo (região metropolitana e interior), Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia, Goiás e Ceará.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes e conhecer a rota para participar.

Derrota nas primárias força renúncia de 5 ministros de Alberto fernández, Argentina

Cinco ministros ligados à vice Cristina Kirchner apresentaram nesta quarta-feira  suas renúncias ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, que ainda deve decidir se as aceita, após o forte revés eleitoral nas primárias legislativas, que resultou em uma crise política dentro da aliança de centro-esquerda.

No domingo, nas primárias para eleger candidatos para as legislaturas de meio de mandato, a coalizão governista Frente de Todos (peronismo de centro-esquerda) obteve menos de 31% dos votos em todo o país, revelando uma rejeição do eleitorado muito maior do que imaginavam os líderes políticos e as pesquisas. A coalizão de centro-direita Juntos, do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), obteve 40% dos votos em nível nacional e levou cinco pontos de vantagem sobre o partido no poder na província da capital Buenos Aires, tradicional reduto peronista.

Como o voto na Argentina é obrigatório, as primárias se tornam uma espécie de pesquisa em grande escala. Nesse caso, o resultado faz com que o governo tema perder a maioria no Senado e impossibilita sua consolidação na Câmara dos Deputados quando, em 14 de novembro, terão eleições para uma renovação parcial do Congresso.

CLIQUE AQUI para saber mais. É tudo do jornal Clarin, Buenos Aires, hoje.

Especuladores anti-governo jogam contra os fundamentos da economia e derrubam a Bolsa

 A Bolsa continua pautada por forte pressão especulativa de caráter político anti-governo Bolsonaro e despenca novamente.

Neste momento, 11h, o pregão opera em queda de 0,86%, registrando 114.072 pontos.

O dólar sobe 0,51%, sendo vendido a R$ 5,2626.

Alexandre de Moraes autoriza saída de Daniel Silveira para exames médicos. Apenas isto.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), não libertou o deputado federal Daniel Silveira, preso político recolhido ao xadrez, Rio, mas apenas autorizou, ontem, a saída temporária da sua saída da prisão. 

O congressista deixará o Batalhão Especial Prisional da PM (Polícia Militar) do Rio de Janeiro para fazer um exame de ressonância magnética no joelho direito.

400 empregados do BRDE não aceitam R$ 20,00 mensais para fazerem home office

Os 400 empregados do BRDE rejeitaram a oferta feita pela direção do banco, que quer reduzir de R$ 80,00 para R$ 20,00 mensais o valor pago para quem faz home office.

O banco, além disto, avisou que manterá apenas 30% dos empregados em casa.

A reunião para a construção do Acordo Coletivo do Teletrabalho do BRDE, terça-feira, não resultou em acordo.

Gramado vem aí com forte campanha para atrair público

O prefeito Nestor Tissot, PP, aliou-se a entidades do trade turístico para atrair maiores levas de público LGBTQI+ (a campanha não incluiu o público "I", certamente por desaviso). 

Gramado quer ser considerada "Cidade Amiga dos Gays" e está animada com sua campanha, principalmente porque o governador gaúcho acaba de se declarar gay e isto favorece que mais pessoas assumam sua condição sexual diferenciada.

A prefeitura informa no seu comunicado que o público LGBTQ+ é composto por pessoas de classe C+, B e A, com idade superior a 35 anos em sua maioria, que movimentaram em 2019 US$ 26,8 bilhões no Brasil. O prefeito Nestor Tissot não informou o peso do público gay nas classes C e D, que não é o foco da campanha publicitária.

Diz o convite:

Você é nosso convidado especial para conhecer o Projeto PrideHolidays.com que está criando em Canela e Gramado uma Rota Colorida. Está em construção uma plataforma dedicada ao público LGBTQ+ e queremos te apresentar as possibilidades de geração de negócios.

Te esperamos!

Conheça a alíquota do ICMS sobre a gasolina, Estado por Estado

O mais grave é que os governos estaduais sobram 25% ou 30% (RS) em cima do preço final da bomba, o que significa que há cobrança de imposto sobre imposto.

A alíquota de 25% sobre os preços dos combustíveis, portanto também da gasolina, sempre foi deste nível no RS, mas ela foi provisoriamente elevada para 30% durante o governo Sartori, mantendo-se no mesmo nível durante os 3 dos 4 primeiros anos do governo tucano de Eduardo Leite.

Agora, Leite teve que recuar por pressão dos deputados e da opinião pública. A partir do ano que vem a alíquota voltará aos 25%.

Durante a campanha eleitoral, o governador jurou solenemente que não pediria prorrogação, mas não cumpriu a palavra.

Ao lado, a tabela mostra que o RS estava na contramão dos demais Estados da região Sul, inclusive Santa Catarina.

Vale a pena conferir a alíquota do ICMS de cada Estado.

ICMS dos combustíveis, energia e tele, RS, cairá de 30% para 25% em 2022

O ICMS do RS (hoje em 30% para combustíveis, energia elétrica e telecomunicações) voltará aos originais 25% a partir de 2022.

Leite foi obrigado a recuar.

A alíquota dos demais produtos e serviços, que havia caído de 18% para 17,5% em 2021, voltará ao antigo nível, de 17%. 

Fora desse contexto, o diesel gaúcho já tinha o ICMS de 12%, o mais baixo do Brasil.

Prefeito Melo continua trabalhando em Brasília. Ontem, ele esteve com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ontem, em Brasília, o prefeito esteve com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com quem discutiu medidas de apoio aos projetos de mudanças para o sistema de transporte coletivo das cidades.

CLIQUE AQUI para saber o que foi discutido.

O prefeito Sebastião Melo, Porto Alegre, conclui, hoje, sua viagem de três dias a Brasília, cumprindo extensa agenda:>

9h - Reunião com coordenador da bancada gaúcha, deputado federal Giovane Cherini 
11h - Reunião com deputado Marcel Van Hattem
14h - Live com Corporação Andina de Fomento (CAF)
15h - Reunião com secretária de Atenção Especializada à Saúde, Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo, e secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo
17h - Reunião com secretário especial da Cultura, Mario Frias

A reunião com o deputado Van Hattem foi incluída em cima da hora.

Ontem, o  projeto-piloto do Programa Aproxima foi apresentado para o prefeito,  em reunião no Ministério Regional, em Brasília, nesta quarta-feira. CLIQUE AQUI para conhecer melhor o projeto.

Sob protestos e pancadarias, Câmara aprova estúpidos aumentos do IPTU em Novo Hamburgo, RS

Mesmo sob fortes protestos públicos e até em meio a cenas de pancadarias, os vereadores de Novo Hamburgo, Grande Porto Alegre, aprovaram, ontem, aumento do IPTU proposto pela prefeita tucana Fátima Daudt.

A aprovação aconteceu por escassa maioria, 8 x 6.

Em alguns casos, o aumento poderá chegar a 300%.

Os aumentos serão escalonados para cobrança ao longo de 5 anos. Ao final do prazo, a arrecadação do IPTU subirá de R$ 55 milhões para R$ 145 milhões.

Vírus chinês matou mais 800 nesta quarta-feira

O Brasil registrou nesta quarta-feira 800 mortes. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 597, a menor desde dezembro de 2020, e a média móvel de novos casos é de 15.229, a menor desde maio de 2020. 

O país contabiliza 21.034.610 mortes e 588.597 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente. Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 280,1.

CLIQUE AQUI para verificar dados do Brasil e dos Estados.

Apesar de questionadas, Porto Alegre começa a aplicar vacinas em adolescentes de 15 anos

A vacinação de jovens e crianças com menos de 18 anos, além da aplicação de terceira dose, não possui comprovação científica alguma de eficácia e de possíveis adversidades. Em pessoas com menos de 18 anos, o índice de óbitos por conta do coronavírus é insignificante. CLIQUE AQUI para examinar vídeo no qual o dr. Paulo Zeballos condena as medidas.

A Capital inicia nesta quinta-feira, a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com 15 anos ou mais e a dose de reforço em imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Também continua a vacinação da terceira dose para idosos com 70 anos ou mais e a vacinação de  adolescentes acima de 12 anos com comorbidades.

A rede de atendimento será ampliada para 57 pontos, sendo 19 farmácias, dois drive-thrus e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido (após as 17h). Também haverá Rolê da Vacina no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h.

Chile autoriza ingresso de brasileiros. Conheça as condições para entrar no País.

 O Chile liberou a entrada de brasileiros com esquema vacinal completo. 

A medida anunciada ontem, entra em vigor em 1º de outubro. A partir dessa data, os aeroportos de Santiago, Iquique e Antofagasta estarão autorizados a receber turistas de todos os países.

CLIQUE AQUI para saber detalhes das exigências para ingresso no País.

CPI da Covid provoca e convoca ex-mulher de Bolsonaro

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira a convocação de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro. O requerimento, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), foi aprovado durante depoimento do advogado, empresário e suposto lobista Marconny Albernaz Ribeiro de Faria, amigo de Cristina e de Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente

A CPI diz ter indícios de que Ana Cristina Siqueira Valle mantinha relação de proximidade com o lobista e que, a pedido dele, atuou para fazer indicações para cargos no governo federal.

Marconny Faria atuou como lobista da empresa Precisa Medicamentos.

Menos de 20% dos leitos de UTIs de Porto Alegre estão ocupados por doentes infectados pelo vírus chinês

Continua em queda a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre, que ontem foi a 75,09%.

Dos 914 leitos disponíveis, no entanto, apenas 162 estão ocupados por doentes infectados pelo vírus chinês.

Porto Alegre acumula 5.559 óbitos por conta da pandemia.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa.

Bolsonaro insistirá na neutralidade das redes e no combate à liberdade de expressão no Facebook, Twitter e Instagram

O governo Bolsonaro não desistiu, vai mandar buscar de volta a medida 1.068 e vai mandar para a Câmara dos Deputados um projeto de lei com urgência constitucional tratando do enquadramento das chamadas big techs que censuram suas redes sociais, tipo Facebook, Instagram e Twitter.

A MP foi devolvida pelo presidente do Senado, sem exame, o que é medida raramente usada.

O presidente quer maior neutralidade das big techs na censura às redes, evitando também  a intervenção continuada de ações como as do inquérito das fake news ou de simples decisões judiciais, todas garroteando a liberdade de expressão.

O projeto de lei tramitará com maior velocidade, já que o presidente pedirá urgência constitucional.

CLIQUE AQUI para conhecer a MP 1.068.

Câmara aprova novo Código Eleitoral. Saiba, aqui, o que mudou.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite a votação do projeto do novo Código Eleitoral. 

Agora, segue para o Senado. 

O texto-base foi aprovado na semana passada. O que faltava era a votação dos destaques –trechos analisados separadamente–, agora finalizada..

O Senado terá que aprovar tudo antes do dia 1o, porque o novo Código precisa valer a partir daí.

As mudanças introduzidas na legislação são importantes.

CLIQUE AQUI para ler reportagem do site da Câmara dos Deputados, que é bem completa.

Lula quer Luiza Trajano (Magazine Luiza) de vice

O ex-presidiário Lula da Silva articula a chapa com a qual quer disputar novamente as eleições presidenciais, procurando de novo um empresário para vice.

O nome preferido é o de Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza.

Luiza tem pretensões, ela mesma, de ser candidata.

No ano passado, a empresária comprou gorda fatia do site Poder360 e da empresa de pesquisa PoderData, do jornalista Fernando Rodrigues, tudo com objetivo político.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/