21h em diante, superlive para aquecer, tudo com destino aos atos de 25 de janeiro

Agora, ao vivo, Alexandre Garcia, Augusto Nunes, Henkel e Navarro em "Oeste sem Filtro"

Domingo, dia 25, a praça será do povo como o céu é do condor

Eduardo Leite e RBS pressionam deputados para não instalarem a CPI da CEEE Equatorial

 A RBS, que defende a CEEE Equatorial, ficou confusa com as críticas da vereadora Fernanda Bartth contra a CEEE Equatorial, tudo no âmbito da recém instalada CPI.

A editora de Política da RBS, Rosane Oliveira, faz intriga barata no caso das críticas de Barth à Assembleia Legislativa, que ao contrário da Câmara obedece as ordens de Eduardo Leite e da RBS, negando-se a instalar sua própria CPI.

É que Rosane lembra que dois deputados do Partido da vereadora, o PL, não querem saber de assinara o pedido de CPI, faltando apenas uma assinatura para ir adiante. 

Ora, pois pois, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

José Fortunati foi para o Solidariedade, mas o Solidariedade não quis saber de Fortunati

 O ex-prefeito José Fortunati algum entrou no Solidariedade, saindo do União Brasil, e já foi posto para fora do Solidariedade

Quem não quis Fortunati ?

Foi o Solidariedade de Porto Alegre. 

O problema é que Fortunati morre de amores pelo PT e o Solidariedade não morre de amores pelo PT, formando até na base aliada do atual prefeito Sebastião Melo.

Secretário Polo quis ir, mas Eduardo Leite proibiu contato com a Federasul

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, foi proibido pelo governador Eduardo Leite e por isto não compareceu à reunião das federações empresariais realizada no meio da semana, tudo para discutir os termos dos 5 decretos estaduais baixados para acabar com os incentivos fiscais.

O governo foi convidado oficialmente, acovardou-se e preferiu romper o diálogo.

Os líderes empresariais continuam pressionando para que Eduardo Leite recue, mas ele promete não fazer isto.

A aposta dos empresários, no momento, é continuar tensionando politicamente, inclusive apoiando a proposta de decreto legislativo apresentada pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, cujo objetivo é revogar os 5 decretos do governo tucano.

Opinião do editor - Gestão da secretária da Educação, Raquel Teixeira, é vexaminosa

É vexaminosa a gestão da goiana Raquel Teixeira, 77 anos, no comando da secretaria da Educação do RS.

Raquel já foi secretária da Educação de Goiás. Lá, disputou o cargo de vice-governadora e perdeu, como também perdeu duas eleições para deputada federal.

A secretária tem perfil teórico consistente e sempre demonstrou aptidão para serviços de consultoria, mas é não apresenta resultados concretos na execução da gestão pública.

O governo tucano (ela também é tucano) percebe que ela não traciona, que domina bem os aspectos teóricos da área, mas não sai do cargo porque Eduardo Leite defende seus próprios interesses políticos e eleitorais nacionais. 

Ninguém sabe qual foi a entrega de melhoria da educação feita por Raquel no RS. Ela é uma consultora, não uma gestora. Ou não para o grau de mudança que o RS precisa.

Artigo, Gilberto Simões Pires - De golpeados a golpistas

- O autor é publisher do blog Ponto Crítico.

Queiram ou não, simpatizem ou não com qualquer coisa ou pessoa, o FATO é que todos os DIAGNÓSTICOS apontam, com abundantes e inquestionáveis PROVAS obtidas através de áudios e imagens -VAZADAS-, que os brasileiros que foram às ruas para protestar contra a PERDA DA LIBERDADE, DA DEMOCRACIA E/OU DO DESCARADO DESCUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO, não são GOLPISTAS, MAS GOLPEADOS.

JUNTA GOVERNAMENTAL

Mais: o DIAGNÓSTICO informa, de forma detalhada que, independente da escandalosa -EMBOSCADA- promovida pelas FORÇAS COMUNISTAS, cujos líderes integram a -JUNTA GOVERNAMENTAL ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

R$ 20,5 bilhões para barrar o impeachment de Lula da Silva, por Ramiro Rosário

 Ramiro Rosário é vereador em Porto Alegre. Ele é do Partido NOVO.

Crônica de sexta, Vitor Bertini - Um sapato

Eu não senti a batida na lata nem no chão. Eu vi e ouvi. Ouvi um barulho por dentro, vi o mundo dando voltas e ouvi o grito das pessoas. 

Depois, não ouvi e não vi mais nada. 

Acho que senti frio.

Ao que eu me lembre eu tinha razão. Sou a vítima. Só isso. Devo ter tido a solidariedade das pessoas que acorreram curiosas e, atrasadas, correram de volta aos seus caminhos – horrorizadas até breve. Alguém deve ter visto tudo e, gesticulando, contado tudo várias vezes; alguém deve ter ficado olhando a cena até me levarem.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Enio Bacci assumirá no dia 29 a presidência do Contran do RS

O ex-deputado, ex-secretário da Segurança e advogado Enio Bacci, assumirá no dia 29 a presidência do Conselho Estadual de Trânsito do RS.

O evento foi agendado para as 16h no auditório do Daer, Porto Alegre.


Humor político - Eis a chance do Brasil se pacificar, por Cláudio Spritzer

Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

AGU manda X censurar foto de Lula com suástica e bandana do Hamas

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o Twitter/X, ontem,  e mandou a rede social remover uma postagem do deputado federal Gustavo Gayer que associa Lula da Silva ao Hamas e ao nazismo.

A mensagem, de acordo com o jornal O Globo, altera a foto oficial  para mostrá-lo com roupa militar, segurando um fuzil, além de uma bandana do grupo terrorista e uma braçadeira com a suástica. “Lula já mandou trocar a sua foto de presidente em todos os ministérios e estatais”, escreveu o deputado.

Para a AGU, prossegue o Globo, a publicação é uma difamação, porque associa o presidente ao nazismo, ao terrorismo e a posições antissemitas, com indícios de calúnia. 

A publicação considerada difamatória ocorreu no contexto das declarações do presidente no domingo 18, durante a Cúpula da União Africana, na Etiópia.


Bolsonaro reforça convocatória para ato de domingo na Paulista. Veja o vídeo.

 Este material é do site Poder360.

Governo federal concede aumento de 23% e greve é suspensa no Banco Central

 O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos propôs um reajuste de até 23% nos salários de funcionários públicos do Banco Central de 2025 a 2026. A intenção é terminar com a greve, que iniciou em 3 de julho de 2023 e manteve o indicativo desde então.

A greve prevista para terça e quarta-feiras da semana que vem, foi suspensa.

Opinião do editor - Não se assuste com os factoides da Rede Globo contra Bolsonaro. Eles são tigres de papel.

A Rede Globo continua na sua traiçoeira missão de tentar meter medo na oposição e intimidar Bolsonaro, sempre através de factoides de tudo que é ordem marrom.

Foi assim com o noticiário dos dias anteriores aos depoimentos de ontem na Polícia Federal.

E é assim diante das informações de que será de características oceânicas a presença de povo no ato público deste domingo.

Ao lado, trecho de factoide de hoje do jornal O Globo, no qual é transcrita a informação sem fonte identificada, mas atribuída a um ministro do STF, que teria declarado o seguinte:

- Se ele (Bolsonaro) falar um "ai" contra o STF, será imediatamente preso.

É assim, sem base legal alguma e na base do "prenda e arrebenta".

Se prender Bolsonaro fosse tão fácil, isto já teria acontecido.

Eles não passam de tigres de papel.

Um comunista no Supremo é o tema central do +Brasil de hoje, agora, ao vivo. Júlio Ribeiro comanda.

 

Dica do editor - Agende-se para ver "Aftersun", na paltaforma Mubi

 CLIQUE AQUI para saber mais sobre este filme.

Este blog bateu, ontem, o recorde diário de leitores. Foram 74,2 mil. É o maior número do ano.

Esta publicidade é de 2019. Os números são diferentes, mas a chamada é atual.

Este blog bateu, ontem, todos os recordes de número de leitores diários, tudo segundo dados levantados pelo Google Analytics e que podem ser consultados por qualquer pessoa.

Foram 74.221.

O melhor número do ano foi no dia 10 deste mês, quando alcançou o número de 58.017 leitores.

A média diária, no entanto, é de 25 mil.

No dia 28 de janeiro, foram 51.057. Antes disto, ainda edste ano, foram 43.057 leitores no dia 15 de janeiro e 42.871 no dia 11 de janeiro.

Apenas para efeito de comparação, o site (não é blog, porque é muito mais completo e amplo) do jornal Zero Hora, o maior do RS, contabiliza número médio de 114 mil, segundo o IVC.A diferença não fica apenas no formato, mas também no número e recursos financeiros e técnicos disponíveis para o blog e o site. O blog www.polibiobraga.com.br é obra de um só profissional, o editor.


Veja este vídeo que Bolsonaro disponibilizou há pouco nas suas redes sociais. Dá para entender ?

 O vídeo que o leitor poderá examinar no link é muito curto e vai ali porque no formato short (curto), não consigo abri-lo por inteiro nesta tela.

As cenas mostram um pedreiro com um porrete e algumas cunhas, abrindo ao meio uma enorme de uma pedra maciça.

O que quer dizer este material ?

É de se perguntar a Bolsonaro, porque foi ele quem disponibilizou o vídeo, esta manhã, nas suas redes sociais.

Quem apostar na força do povo, domingo, na Paulista, estará perto de uma boa resposta.

CLIQUE AQUI para ver. O editor disponibilizou o vídeo no seu próprio canal do You Tube.

Artigo, Carol Longway, Valor - Longevidade e governança: o que vem primeiro ?

O recente falecimento de um dos maiores líderes empresariais brasileiros do nosso tempo gerou ampla comoção e tristeza no mundo corporativo. Abilio Diniz (foto) foi um ícone em vários sentidos, exemplo de como balancear vida pessoal e profissional para chegar aos seus quase 90 anos com mobilidade e firmeza no mundo dos negócios. A importância do esporte para saúde mental e produtividade no trabalho é unanimidade nas entrevistas que faço com grandes personalidades dos conselhos em meu Podcast. Como diria Marco Aurélio: “Corpo são, mente sã”.

Segundo o IBGE, empresas familiares representam 90% das empresas brasileiras. Elas compõem 65% do PIB e empregam 75% da mão de obra nacional. Essas empresas têm um trabalho essencial no que diz respeito a governança, e ainda mais em seus planos de sucessão. Segundo pesquisas do Banco Mundial, a maioria esmagadora dessas empresas não chega à segunda, quem dirá à terceira geração.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Morreu Wilsinho Fittipaldi, 80 anos

Morreu o ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Junior, conhecido como Wilsinho Fittipaldi, aos 80 anos. 

Foi esta manhã.

Em dezembro de 2023, ele foi internado após passar mal, segundo contou a família nas redes sociais. No dia 25 de dezembro, Wilsinho teve uma parada cardíaca e estava internado.

Publicidade - Reserve para happy hour, agora. Use o WhatsApp. Bier Markt, Porto Alegre. Abrirá esta noite

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Bolsa e dólar abrem a manhã em alta. Bolsa se mantém acima dos 130 mil pontos.

A Bolsa opera em alta.

O dólar também.

10h39min

Bolsa, +0,26%,130.500 pontos

Dólar comercial, +0,32%, R$ 4,9688 para a venda.

Hyundai anuncia investimentos de R$ 1,1 bilhão no Brasil

O presidente global do Grupo Hyundai Motor, Eui-Sun Chung, anunciou R$ 1,1 bilhão em investimentos no Brasil até 2032. Os recursos serão concentrados em tecnologia, em particular a de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. A Hyundai também destacou o estoque de investimentos no Brasil, somando US$ 2,5 bilhões e a criação de mais de 6,5 mil empregos diretos no país. 

Foi ontem.

A primeira fábrica do grupo no Hemisfério Sul foi em Piracicaba, interior de São Paulo.

Bolsonaro será hóspede do Palácio dos Campos Elísio durante atos da Paulista

O governador Tarcísio Gomes de Freitas convidou e o ex-presidente Bolsonaro se hospedará no Palácio dos Campos Elísios, sábado e domingo, de onde sairá para comandar o ato público da Avenida Paulista.

O governador irá junto ao comício.

Os organizadores esperam o comparecimento de algo como 1 milhão de pessoas na avenida.

O governador de São Paulo e também o prefeito de São Paulo, estarão presentes na Paulista.

Além de Tarcisio, outros dois governadores confirmaram presença, no caso Jorginho Melo, Santa Catarina, e Ronaldo Caiado, Goiás.

Caiado, como Tarcísio, plantam candidaturas presidenciais no caso de Bolsonaro não conseguir anistia.

Espiridião Amin apoia Bolsonaro contra "perseguições" de Moraes. Veja o vídeo.

 Este material é da Folha Política.

Dica do editor - Desfiles das escolas de samba de Porto Alegre começarão esta noite. Conheça a agenda.

 O primeiro dia de desfile das escolas de samba de Porto Alegre ocorrerá nesta sexta-feira, 23, no Complexo Cultural do Porto Seco, o Sambódromo. A festa começará as 20h. 

CLIQUE AQUI para mais informações e a ordem das escolas que entrarão na avenida.

Polícia Federal pergunta se Bolsonaro sente-se homem ou mulher. Bolsonaro responde: "Nem sei o que é isto". Você sabe ?

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi questionado durante o depoimento à PF (Polícia Federal) se ele se identificava como “cis”. A pergunta se referia ao termo cisgênero, que é usado por pessoas que se identificam com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceram. 

Depois da pergunta do delegado do caso, o ex-chefe do Executivo disse desconhecer o termo. 

As perguntas foram realizadas no início do depoimento e são protocolares. A medida é uma diretriz da PF para identificação inicial de quem faz um depoimento.

Depois dessas perguntas iniciais, Bolsonaro se recusou a responder qualquer outra pergunta.

CLIQUE AQUI para saber o que significa a palavra cisgêneros.

Lula da Silva cede e manda pagar R$ 20,5 bi de emendas parlamentares até junho

Cedendo a pressões de Arthur Lira, presidente da Câmara (leia reunião de Lula com Lira, ontem, mais abaixo) Lula da Silva assinou, ontem, um decreto em que define o cronograma mensal de pagamento do Executivo em 2024. O documento mostra como será feito o desembolso de cada ministério. 

Os recursos também incluem despesas indicadas pelos congressistas, caso das emendas. E era isto que Lira queria.

De acordo com o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, os ministérios estão autorizados a pagar até R$ 20,5 bilhões em emendas parlamentares até 30 de junho. 

CLIQUE AQUI para ler o decreto.

Wajngarten espera 700 mil na Paulista, domingo, no ato convocado por Bolsonaro

 O ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que é advogado e tem operado também como um dos advogados do ex-presidente, fez esta previsão sobre o número de manifestantes que irão neste domingo ao ato convocado para a Paulista:

- 700 mil.

A defesa de Bolsonaro informou que espera "500, 600, 700 mil pessoas", na manifestação, e que "a expectativa é a melhor possível".

Os organizadores esperam 1 milhão.


Hospital Nossa senhora das Graças, Canoas, abre mais 10 leitos de UTI. Agora, já são 30 sobre 314 leitos.

O prefeito de Canoas, Nedy Marques, entregou, ontem, no Hospital Nossa Senhora das Graças, a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Major Brigadeiro Dr. Carlos Santos Rocha, com mais 10 leitos, Nível II, 100% SUS. Atualmente, o hospital conta com 304 leitos. Destes, 20 são de UTI. Com a abertura dos novos 10, o Hospital Nossa Senhora das Graças passa a contar com 314 leitos no total, sendo 30 leitos de UTI. Ou seja, 10% do total de leitos do hospital são de UTI. Isso vai ajudar Canoas, mas também vai desafogar os 140 municípios dos quais o hospital é referência no Estado.

O custo para que os leitos entrem em operação está avaliado em R$ 500 mil por mês.

O prefeito Nedy de Vargas Marques disse que a abertura dos novos leitos é altamente relevante. “Quando se fala de hospital e de cirurgias, porque não tem como fazer procedimentos cirúrgicos se não tiver o leito de retaguarda da UTI".

Calor volta para valer no RS. Hoje, tempo será bom no Estado, diz MetSul.

Foto da MetSul. A cena é de ontem, ao lado do Mercado Público, zona central de Porto Alegre.

Esta sexta-feira começou com sol e nuvens em todo o Rio Grande do Sul.

A informação é da MetSul.

Apesar do bom tempo do início do dia, pancadas de chuva típicas de verão ocorrerão entre a tarde e a noite em diferentes pontos do Estado. 

A temperatura seguirá alta com mínimas mais elevadas que nos últimos dias.

CLIQUE AQUI para ler o boletim completo da MetSul.


Lula e Lira fazem reunião para acertar ponteiros

Lula da Silva promoveu ontem a noite um verdadeiro conchavo a céu aberto com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Ele botou 25 pessoas na sala.

A relação de Lula e Lira anda desgastada, mas ao promover encontro tão amplo, a reunião não significou nada além de afagos de praxe.

Do encontro participou até o prefeito de Recife, João Campos.

Blinken volta a discordar publicamente das declarações de Lula contra Israel. Lula, PT e aliados emudecem sobre o caso.

Ao final do encontro dos ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio, ontem, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, voltou a discordar publicamente da comparação feita por Lula da Silva (PT) entre a ação militar de Israel na Faixa de Gaza e o genocídio de judeus promovido por Adolf Hitler:

- Temos muitas agendas em comum. Mas eu discordo plenamente e profundamente sobre a comparação feita com o Holocausto. Mas isso acontece com os amigos. Podemos ter discordâncias e ao mesmo tempo trabalhar juntos. E concordamos que precisamos agir em conjunto para terminar o conflito.

Lula da Silva, seu governo, inclusive a Agência Brasil, e seus Partido, o PT, emudeceram sobre o caso, assustados com a reação diante das declarações destrambelhadas feitas na Etiópia.

Adélio Bispo, o agressor de Bolsonaro, volta para Minas Gerais

A 5ª Vara Federal em Campo Grande atendeu pedido da Defensoria Pública da União e determinou que Adélio Bispo, autor da facada em  Bolsonaro, em 2018, retorne a Minas Gerais, local de origem do seu processo. Atualmente, ele cumpre medida de segurança no presídio federal de Campo Grande.

A Defensoria Pública da União faz a defesa do criminoso desde 2019.

A decisão, do juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, determina que o juízo de origem, em Minas Gerais, deverá providenciar tratamento ambulatorial ou, excepcionalmente, a internaçãom do criminoso.

Em junho de 2019, Adélio Bispo foi absolvido da facada. A decisão foi proferida após o processo criminal que o considerou inimputável por transtorno menta.

Prefeito Melo mantém tarifas de ônibus em R$ 4,80. Saiba como isto é possível.

O prefeito Sebastião Melo anunciou (foto ao lado) nesta quinta-feira, a manutenção da tarifa municipal de ônibus em R$ 4,80, mesmo valor cobrado desde julho de 2021. Para sustentar a manutenção, o Executivo projeta investimento de R$ 132 milhões de subsídio no sistema de transporte coletivo, em 2024, o que cobre 62% das isenções garantidas por lei a parte dos passageiros. 

A decisão também tem efeito político e eleitoral, porque qualquer aumento seria tomado como trunfo para manifestações de rua por parte do lulopetismo, seus alinhados e aliados, num ano eleitoral decisivo para a renovação dos mandatos dos vereadores e do prefeito.

Números - Em 2023, 159,1 milhões de passageiros andaram de ônibus em Porto Alegre, um crescimento de 37% sobre 2021. Entre 2021 e 2024, no turno entre 5h e 19h30, a projeção é de incremento de 28% nas viagens em dias úteis, 29% aos sábados e 41% aos domingos.

Agora, ao vivo, as primeiras análises das notícias do dia, com Guilherme Baumhardt. Começou 'Agora Brasil".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/