Morrem mais189 brasileiros por coronavírus em apenas um dia

No Sul, pela primeira vez desde o início da epidemia, o RS bateu o Paraná no número de infectados.

O Brasil teve 189 mortes notificadas por Covid-19 nas últimas 24 horas –, totalizando 4.205 vítimas fatais da doença.

Ontem, o número de óbitos foi de 346.

No total, são 61.888 casos oficiais notificados, com 3.379 novos casos (aumento de 5,8%).

O ministério da Saúde informou ainda que, no total, 30.152 pessoas se recuperaram da doença e que 1.322 óbitos estão em investigação.

Vencerá nesta segunda-feira a última data para pagamento do IPVA no RS

Vence nesta segunda-feira o último final de placa para pagamento do IPVA 2020. É a data limite para quitação do tributo de veículos com a placa terminada em zero.

Neste período de restrição de deslocamentos, a Receita Estadual reforça a opção de pagamento on-line pelo Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (neste último, somente para clientes). Quem não tiver acesso a ao sistema homebanking precisa realizar o pagamento nos bancos citados ou em agências lotéricas da Caixa.

Para fazer o pagamento basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.

A consulta do valor a ser pago e multas e pendências podem ser acessados no site específico sobre o imposto – www.ipva.rs.gov.br –, ou no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS.

Dica do editor - A partir de maio, população da Espanha poderá passear nas ruas

A partir do dia 2 de maio a população da Espanha poderá passear e exercer atividades físicas ao ar livre.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

A partir de amanhã, população de Gravataí, RS, terá que usar máscaras quando sair às ruas

O prefeito Marco Alba baixou ato exigindo que toda a população de Gravataí passe a usar máscaras quando sair às ruas ou frequentar locais com frequência permitida.

Morrem mais dois cidadãos gaúchos. Vírus chinês já matou 37 no Estado.

Dois novos cidadãos gaúchos foram vítimas, hoje, do vírus chinês. Um deles é de Gravataí e o outro é de Venâncio Aires.

Já são 37 os mortos no RS.

As informações saíram esta tarde.

A morta de Gravata é uma idosa de 75 anos que estava sendo cuidada por familiares na Serra. Segundo informações da prefeitura, com várias comorbidades, entre elas cardiopatia e diabetes, ela morreu na sexta-feira (24), no Hospital Conceição, onde estava internada, na Capital.

O óbito de Venâncio Aires é o segundo por coronavírus no município. Trata-se de um homem de 57 anos, hipertenso.

Thompson Flores cresce na bolsa de apostas para o ministério da Justiça

O nome do desembargador federal Thompson Flores, Porto Alegre, ex-presidente do TRF4, avançou muito na lista de especulações para o ministério da Justiça.

Até as 16h30min, o nome do novo ministro não tinha sido anunciado pelo Planalto, mas o candidato mais forte é Jorge Oliveira, amigo da família Bolsonaro e atual secretário Geral da Presidência.

Sérgio Moro falará esta noite no Fantástico, Rede Globo

O ex-ministro Sérgio Moro vai falar esta noite no Fantástico, Rede Globo.

Esta noite, o jornalista Oswaldo Eustáquio vai revelar o nome de quem mandou Adélio Bispo matar Bolsonaro

O jornalista Oswaldo Eustáquio convocou os brasileiros a ouvi-lo esta noite noYou Tube. Ele avisou que vai revelar quem foi que mandou Adélio Bispo matar Bolsonaro. Eustáquio, domingo passado, apresentou Roberto Jefferson em Rede Nacional, numa entrevista na qual o ex-deputado denunciou um golpe em curso contra o presidente.

Clique em cima da imagem, as 20h30, para ver o programa:

Artigo, Fábio Jacques - Aesopus et petulans.

No momento tumultuado, e por que não dizer tenebroso, pelo qual passa o Brasil imerso em imensas crises econômica, social, política e de saúde,provocada pela pandemia do Covid-19, soma-se uma desnecessária crise ministerial do governo federal provocada pela saída intempestiva do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.

A atitude tomada pelo Moro, me fez retroceder aos bancos escolares, às aulas de latim e ao estudo das fábulas de Fedro.

No século primeiro depois de Cristo, Caio Júlio Fedro (GaiusIuliusPhaedrus), escravo liberto alforriado pelo imperador Augusto, escreveu e sistematizou uma grande quantidade de fábulas, as quais, em sua humildade, atribuiu, em seus cinco livros  ao grego Esopo, o verdadeiro pai do fabulário, ainda que muitas fossem, realmente, de sua própria autoria. Esopo e Fedro, juntamente com o francês La Fontaine, foram os pais de praticamente todas as fábulas conhecidas até os dias de hoje.
A fábula que me fez percorrer este caminho de regresso à infância foi aquela conhecida como Esopo e o petulante (Aesopus et petulans).

Deliciem-se com o texto, numa tradução livre:

“O bom êxito arrasta muitos à desgraça”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Veja como foi a manifestação deste final de manhã em Brasília

Esta manifestação ocorreu hoje ao meio dia em Brasília. O movimento foi de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. O editor recebeu vídeos por WhatsApp e aí vai um deles. Se você tiver notas relevantes, fotos e vídeos, envie para 51.9-8434.4403 ou polibio@polibiobraga.com.br

 

Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - O vírus chinês

Doenças mudam, mas o ser humano continua o mesmo.

As doenças mudam, mas o ser humano continua o mesmo. Duas de nossas obsessões são equiparar nossos inimigos a agentes infecciosos e batizar agentes infecciosos com o nome de nossos inimigos. Não surpreende, portanto, que representantes da direita nacionalista se apressem em culpar a China pela Covid-19. Numa só tacada, acham o seu bode expiatório, que ainda calha de ser comunista.

A história da sífilis se encaixa nessa tendência de forma tão conspicuamente bem documentada que adquire uma dimensão até cômica. Infectologistas ainda debatem a real origem dessa doença, que adquiriu características epidêmicas na Europa no século 16. Mas não há dúvida de que ela era uma arma de propaganda perfeita contra inimigo ou desafetos.

Os franceses rapidamente a batizaram de "mal de Nápoles", enquanto os italianos a chamaram de "mal francês" ou, no bom latim corrente à época, "morbus gallicus". Cada nação que era afetada pela moléstia a denominava com o objetivo de responsabilizar o outro. "Mal germânico", "mal polonês", "mal espanhol" e "mal cristão" foram alguns dos nomes que o treponema recebeu.

O termo "sífilis", que soa quase poético, foi cunhado justamente num poema, escrito em 1530 por Girolamo Fracastoro, sobre a história do jovem pastor Syphilus, que recebeu uma doença horrível --a sífilis-- como punição por ter insultado Apolo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Saiba por que o diabetes é fator de risco em tempo de pandemia - e como se prevenir.

Neste caso, o artigo trata com mais atenção ao diabetes tipo 2. A reportagem explica por que ele é um fator tão grande de risco e de que modo as pessoas podem se prevenir do pior.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Samuel Pessôa, folha - Princípios básicos

Se garantirmos a solvência do Estado, poderá haver algum impulso fiscal

Estamos enfrentando uma epidemia. A dívida pública irá se elevar muito. Como pagar? Não há mágica. Teremos que retomar a estratégia de ajuste fiscal.

Outro tema é a necessidade ou não de política fiscal expansionista para estimular o crescimento da economia. A ideia é que um estímulo fiscal associado a um plano de investimento público em infraestrutura é essencial para recuperar o dinamismo da economia.

Esse é um debate que existia antes do desembarque da Covid-19 entre nós.

Nos três anos subsequentes à nossa grande crise, o desempenho da economia brasileira vinha sendo muito ruim. Por três anos –de 2017 até 2019–, crescemos ao ritmo de 1% anual.

Há duas teorias para explicar o desempenho ruim. Diversos analistas mais ortodoxos, entre os quais me incluo, argumentavam que os desequilíbrios produzidos por muitos anos antes da crise explicam o baixo crescimento.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ex-ministro da Saúde de Temer está com vírus chinês

O ex-ministro da Saúde de Temer, Ricardo Barros, está doente.

Ele fez teste e deu positivo.

Ricardo Barros está infectado por vírus chinês.

Tem manifestação populara em favor de Bolsonaro, agora, em Brasília

Leitores deste blog calculam que 5 mil pessoas participaram dos atos públicos.

Tem manifestação popular em Brasília.

Começou de manhã.

É a manifestação a favor de Bolsonaro.

Os ativistas empunham bandeiras do Brasil, de Israel e dos Estados Unidos.

Os carros buzinam em aplauso.

Dica do editor - Conheça estes exercícios que ajudam a fortalecer os pulmões em tempos de pandemia

As dicas a seguir são do UOL e dizem respeito a exercícios práticos para fortalecer os pulmões em época de pandemia.

CLIQUE AQUI para ler.

Novo e Van Hattem continuarão independentes na Câmara

O deputado gaúcho Marcel Van Hattem, que acompanha desde Brasília o desdobramento dos eventos ligados à saída do ministro Sérgio Moro, nega as especulações de que rompeu com o governo Bolsonaro.

O Novo, Partido do qual Van Hattem é líder na Câmara, sempre teve e manterá posição de independência, mas tem acompanhado o governo em quase todas as votações.

Cristiane Marconato é a nova diretora-executiva do Procon do RS

Será esta semana a posse da nova diretora executiva do Procon do RS, Cristiane Marconato.

Ela é filiada ao PSDB, é advogada, e substitui Felipe Martini, candidato tucano a prefeito de Canoas, RS.

Homem de confiança de Bolsonaro já teria sido escolhido para o ministério da Justiça

O ministro-chefe da secretaria Geral, Jorge Oliveira, acaba de ser confirmado na posição de ministro da Justiça, disse há pouco a CNN Brasil.

O nome não tinha sido confirmado até as 16h30min.

O novo ministro é major da PM e já serviu nos gabinetes de Bolsonaro, quando era deputado, e do filho dele, Eduardo.

Dica do editor - Conheça os duríssimos dispositivos da lei que estabeleceu as condições de combate ao vírus chinês.

Saiba o que diz a lei 13.979, assinada no dia 6 de fevereiro pelo presidente Bolsonaro, mais os ministros Luiz Mandetta (Saúde) e Sérgio Moro (Justiça). Os dispositivos são duríssimos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dione Kuhn substitui Etchichury como editora-chefe do jornal Zero Hora

Além da demissão de 36 jornalistas, esta semana, a RBS também mexeu na estrutura de direção do seu principal jornal, Zero Hora.

A jornalista Dione Kuhn é a nova editora-chefe.

Carlos Etchichury, o agora ex-editor-chefe, é o novo gerente de esportes de Zero Hora, Diário Gaúcha e Rádio Gaúcha.

Lya Luft reclama de xingamento que tomou em Gramado, tudo por conta de xenofobia exacerbada pelo vírus chinês.

A escritora gaúcha Lya Luft foi pela primeira vez hostilizada em Gramado, a cidade que escolheu para sua segunda moradia há pelo menos 20 anos.

E tudo por conta aparente do vírus chinês.

Na coluna que assina nos finais de semana no jornal Zero Hora, Lya Luft conta o que aconteceu:

- Mas eis que outro dia fui xingada em Gramado, minha cidade adotiva, que frequento há décadas, onde criamos um pequeno paraíso particular: saindo do supermercado,  vi passar pela minha frente um casal de uns 50 anos, de máscara, quando ele indicou a placa do meu carro pra mulher e diz: "Ó, Porto Alegre ! Volta pra lá, e não vem mais pra cá pra trazer doença".

A escritora conta que reagiu enfurecida: "Eu tenho casa aqui, seu grosso, e devo pagar mais imposto do que tu".

Gramado deve sua riqueza, pleno emprego e qualidade excepcional de vida aos turistas e moradores de temporada.

Não se sabe o que o prefeito Fedoca Bertolucci pensa disto, no momento em que reabre as atividades econômicas e precisa desesperadamente do dinheiro dos que não são de Gramado.

CLIQUE AQUI para ler o artigo da escritora.

Sulgás fechou balanço do ano passado com lucro de R$ 72,4 milhões

A estatal gaúcha de distribuição de gás, a Sulgás, fechou seu balanço de 2019 com lucro líquido de R$ 72,4 milhões.

A empresa é controlada pelo governo estadual gaúcho (51%) e pela Petrobrás (49%).

A receita do ano foi de R$ 957,5 milhões.

O governo estadual gaúcho quer privatizar a Sulgás ou repassá-la para a Petrobrás, mas a pandemia do vírus chinês aborta qualquer plano de privatização a curto e médio prazos.

Dica do editor - Saiba por que OMS acha que vírus chinês pode infectar quem já se curou

A Organização Mundial da Saúde informa que ainda não existem evidências científicas de que o vírus chinês não possa afetar doentes que já se curaram.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Surto de vírus chinês ataca novamente em Passo Fundo. Desta vez, 15 idosos foram infectados no abrigo Nossa Senhora da Luz.

Depois que resultou interditado o frigorífico da JBS em Passo Fundo, RS, tudo em função do surgimento de 19 casos de trabalhadores infectados por vírus chinês, hoje, domingo, a informação é de que outro surto surgiu no município, desta vez num lar de idosos.

O caso é igualmente gravíssimo.

O abrigo Nossa Senhora da Luz, bairro Lucas Araújo, foi contaminado e 15 idosos foram atestados como positivos. Todos foram conduzidos ao Hospital São Vicente de Paula.

Os outros 46 idosos e 40 funcionários também submeteram-se a testes.

Já foi determinado isolamento de corte, ou seja, não há mais contato algum entre o pessoal.

Conheça o Plano Pró-Brasil, rejeitado na quarta por Paulo Guedes. Record atacou o ministro no dia seguinte.

O anúncio sobre o plano de retomada econômica, o Pró-Brasil, quarta-feira, sem a presença de representantes do Ministério da Economia, principalmente de Paulo Guedes, sinaliza a perda de poder daquele que foi considerado um superministro no início do governo. Guedes já sinalizou que acha um erro despejar dinheiro público para obras de infraestrutura pelo país. Vocalizou isso em reunião recente para o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

No dia seguinte, quinta-feira, à noite, na TV Record, emissora alinhada com o governo, Guedes foi criticado duramente pela emissora, no Jornal da Record. Foram três minutos de ataques.

O documento foi elaborado pela Casa Civil e divulgado na quarta pelo Planalto. São apenas 7 páginas, sem detalhar valores. Guedes expressou de maneira muito dura a Bolsonaro, Braga Netto e Marinho seu juízo a respeito do plano Pró-Brasil, elaborado pela Casa Civil para a retomada da economia pós-pandemia: “Querem cavar mais fundo para ver se saímos do buraco”.

CLIQUE AQUI para examinar o plano.

Dica do editor - Saiba por que vendas online de bebidas alcoólicas aumentam até 800% na quarentena

Empresas de e-commerce e delivery se destacam por produtos de qualidade, bons preços e agilidade de entrega; aposta é que hábito de consumo vire tendência após fim do isolamento social.

CLIQUE AQUI e saiba muito mais.

Distribuidora da CEEE voltou a apresentar prejuízo bilionário. Desta vez foi de R$ 1,1 bilhão.

O balanço publicado neste final de semana pela principal distribuidora do grupo estatal estadual gaúcho CEEE, voltou a apresentar pesados prejuízos.

A empresa registrou receita líquida de R$ 5,9 bilhões, praticamente o mesmo valor do ano anterior.

O prejuízo de 2020 foi maior do que o total apurado no ano anterior, somando R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1 bilhão de 2018.

O balanço da CEEE Distribuidora foi publicado na sexta-feira pelo Jornal do Comércio, Porto Alegre.

CEEE Geração e Transmissão dobrou o lucro líquido em 2020, apurando R$ 387,2 milhões

O balanço foi publicado neste final de semana pelo Jornal do Comércio.

A CEE Geração e Transmissão, a única das empresas lucrativas do grupo CEEE, controlada pelos governos estadual (65,92%) e federal (32,59%) fechou só agora seu balanço do ano passado, apresentando uma receita  de R$ 1,3 bilhão, pouco mais do que o total registrado em 2018, que foi de R$ 1,2 bilhão.

A empresa fechou o ano colm lucro líquido de R$ 387,2 milhões,mais do que o dobro do apurado no ano anterior, que foi de R$ 71,3 milhões.

O grupo, no entanto, continua apresentando prejuízos bilionários, tudo em função dos recorrentes maus resultados da empresa de distribuição.

Band demite jornalista Silvia Poppovic

A Band demitiu a jornalista Silvia Poppovic.

Poppovic apresentadava o programa diário "Aqui na Band".

Dica do editor - Esta noite tem entrevista da ministra Tereza Cristina no SBT

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, 65 anos, é o entrevistado do Poder em Foco deste domingo. A entrevista será apresentada no SBT, logo depois do programa Silvio Santos.

Dica do editor - Conheça a Zoom, o império de conferências ao vídeo que bomba em tempos de pandemia

Eric Yuan criou a Zoom, um império de conferências de vídeo que alcançou uma avaliação de mercado de US$ 35 bilhões em nove anos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsonaro balança entre Oliveira e Sartori para o ministério da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro poderá anunciar a qualquer momento o nome do seu novo ministro da Justiça. Ele queria nomear, ontem, Jorge Oliveira, ministro-chefe da secretaria Geral da Presidência. Oliveira é amigo da família há dez anos e á foi dos gabinetes do próprio Jair, quando deputado, e do fiolho do presidente, Eduardo.

O problema é justamente este.

Para evitar mais especulações sobre as denúncias de que Bolsonaro quer aparelhar a PF, Bolsonaro poderá optar pelo jurista paulista Ivan Sartori, que é linha dura. O nome do desembargador federal gaúcho Thompson Flores também está na lista de cogitações.

Sartori parece estar mais próximo da indicação. O nome de Thompson Flores estaria reservado para o STF.

Morreu 12o porto-alegrense infectado por vírus chinês. É uma mulher de 71 anos.

A secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre registrou, na tarde deste sábado, a 12ª morte em decorrência do vírus chinês. Trata-se de uma mulher, de 71 anos, que estava internada desde do dia 30 de março no Hospital Conceição. Ela foi para a UTI no dia seguinte, em 31 de março, e desde então estava em ventilação mecânica.

A vítima era hipertensa e tinha hipertireoidismo. 


Governo permite que argentinos saiam uma hora por dia de casa

A partir de segunda-feira e até o dia 10 de maio, os argentinos só poderão sair de casa pelo período de uma hora por dia e apenas até 500 metros de casa. A saídinha é para lazer, porque saídas para necessidades básicas são admitidas desde o início da crise sanitária.

É aquilo que o presidente Alberto Fernández anunciou, ontem, como segundo estágio da quarentena.

Ele prevê mais dois estágios, mas não sabe exatamente quando tudo terminará, embora sinalize que o momento poderá acontecer quando o País estiver preparado para abrir e enfrentar a expansão do vírus chinês.

A Argentina está paralisada.

Brasil chega aos 58.579 casos acumulados de vírus chinês

O Brasil soma 4.017 óbitos e 58.579 casos confirmados de vírus chinês, pelo menos desde o primeiro caso contabilizado, dia 26 de fevereiro, portanto há exatos dois meses.

Segundo o ministério da Saúde, o País registrou 347 novas mortes nas últimas 24 horas.

Atualmente, todos os Estados brasileiros registram casos e mortes. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 20.004 casos e 1.667 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 6.828 casos e 615 óbitos. Em seguida, Ceará, com 5.421 casos e 310 mortes.

No Sul, o RS é o Estado que menos números de doentes e de mortes contabiliza até agora, conforme tabela acima.

RS acumula 1.66 casos de vírus chinês, mas 703 já foram curados

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul anunciou na noite deste sábado mais 70 casos do vírus chinês.

Eis o balanço até esta manhã, passados 47 dias da notificação do primeiro caso no RS:

Infecções confirmadas, 1.166
428 em tratamento
Curados, 703
Mortos, 35
118 municípios atingidos, mas 425 casos são de Porto Alegre, dos quais 12 morreram

No ranking nacional, o Rio Grande do Sul ocupa o 17º lugar na incidência por cada 100 mil habitantes, com um índice de 10,25. No que tange a lista de óbitos, está na 13ª posição.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/