Obra pintada por “adolescente” é vendida a 80 mil euros, mas o jovem artista era Gauguin

Nelson Rodrigues costumava dizer que o “jovem é um Rimbaud, ou idiota”. 

O quadro que ilustra o post foi arrematado neste domingo por um milionário industrial francês que mora na Suíça. A obra é “singela” e representa um chalé à beira de lago.

As dimensões são de 39,5 centímetros de largura, por 25 de altura.  Foi assinado e datado em julho de 1865.

O primeiro trabalho conhecido do francês Paul Gauguin, realizado com tinta nanquim e aquarela, quando o artista tinha 17 anos, foi leiloado por cerca de R$ 350 mil. Realizada sobre papel Canson, a aquarela é "o primeiro trabalho conhecido" de Gauguin, segundo o leiloeiro-chefe da casa de leilões d'Artigny.

Dica do editor - Na Capital, evento gratuito reúne psicanalistas para falar de literatura

Um encontro com o poeta, psiquiatra e autor de livros infantis, Celso Gutfreind, e a psicanalista Hericka Zogbi, coordenadora do curso de Psicologia da UniRitter. Essa é a pauta da mais recente edição do projeto “Os Livros de Nossa Vida”.  

O evento gratuito acontece na segunda-feira, a partir das 18h30, na Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307). Os convidados vão falar de obras literárias decisivas em suas vidas e formação profissional. A mediação é do professor Sergius Gonzaga.

Nem o grande Houdini escapou ileso do ilusionismo. Na Índia, “Mandrake” amarrado desaparece no Ganges


Chanchal Lahiri, conhecido pelo nome artístico "Jadugar Mandrake" (o mago Mandrake), saltou acorrentado de uma grua no rio diante de parentes, policiais e multidão. 

O ilusionista mergulhou para provar que conseguia se libertar, mas algo deu errado e desapareceu nas águas sagradas dos hindus. 

O Mandrake tinha 40 anos e não ressurgiu após o tempo esperado. Antes de começar a apresentação, explicou que havia conseguido a mesma façanha em versão mais complicada. "Se conseguir me liberar, será mágico. Se não conseguir, será trágico", afirmou o profético circense. Em 2013, quando tentou o truque da escapada, saindo de de uma caixa transparente feita em vidro e acrílico, resultou agredido por espectadores. O público enxergou, através de sua "fuga transparente", uma porta perfeitamente visível.

O corpo ainda não foi encontrado.

Onyx recupera-se em casa de infecção respiratória aguda

O ministro Onyx Lorenzoni recupera-se em casa de uma infecção respiratória aguda que o levou ao hospital, sexta-feira.

Ele foi conduzido ao hospital pela esposa Denise Veberling.

Apesar de enfermo, Onyx não cancelou a agenda que quer cumprir amanhã em SP.

Estados Unidos quer manter a paz com o Irã, afirmou o secretário Mike Pompeo

A tensão entre os norte-americanos e os iranianos aumentou, após as acusações do presidente Donald Trump, de que Teerã realizou ataques no Golfo de Omã, rota vital para o transporte do petróleo. O Irã negou e o secretário tratou de apaziguar. Agora, irão partir para as medidas diplomáticas

O ex-diretor da CIA, defendeu a conclusão do governo, de que o Irã estaria por trás do ataque. 

Segundo ele, há outras evidências, além das imagens de vídeo já divulgadas. Arábia Saudita juntou-se aos Estados Unidos para culpar o Irã pelos ataques e pediu à comunidade internacional que tome medidas. Os príncipes sauditas são os maiores exportadores mundiais de petróleo

Rotina que parece insolúvel: presos custodiados retiram a Brigada do policiamento ostensivo

O problema da existência de detidos em viaturas da polícia militar, e delegacias da Polícia Civil, esperando por vagas no sistema prisional, tornou-se agudo outra vez neste final de semana. Apenas hoje, 63 presos estavam desse jeito em Porto Alegre. 

Recentemente, a falta de vagas fez com que o sindicato dos policiais civis emitisse novo alerta. 

Ao todo, 24 "suspeitos" permaneciam amontoados em viaturas e outros 12 nas celas da 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, no Palácio da Polícia na avenida Ipiranga. Brigadianos de mais de dez viaturas de vários batalhões atuavam como carcereiros. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) tem realizado transferências à medida em que as vagas são abertas nos presídios

Apreendidos 216 quilos de maconha em Novo Hamburgo, no bairro Canudos


O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreendeu 216 quilos de maconha, durante a operação Reduto deflagrada neste final de semana. Ação aconteceu sob comando do delegado Thiago Bennemann.

Tratam-se de 244 tijolos da droga, pesando ao todo 206 quilos. 

Em meio à droga do tipo comum estavam outros 21 sacos de maconha in natura, recém-colhida e embalada à vácuo, com alto teor do princípio ativo THC, totalizando nove quilos de melhor qualidade e maior valor de mercado, com ampla margem de lucro à bandidagem.

A suspeita é de que o entorpecente abasteceria a rede de pontos de venda de drogas mantidos pela facção Os Manos, que dominam parte da região do Vale do Rio dos Sinos. 

Dia do Orgulho LGBT está no calendário da Capital, iniciativa do vereador "Maluco do Bem"

Faz menos de sete dias que o prefeito Nelson Marchezan Júnior sancionou a lei que inclui o Dia Internacional do Orgulho LGBT no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. A capital gaúcha possui a segunda maior Parada Livre do país, que mobiliza dezenas de milhares de pessoas. 

Conforme Marchezan, o governo tem o dever de conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao preconceito. “A luta contra a discriminação e pela valorização do ser humano tem que ser de todos, e não de uma pessoa ou de um partido”, afirmou.

Autor do projeto de lei, aprovado na Câmara Municipal no final de abril, o vereador Moisés Barboza (PSDB) explica que a inclusão no calendário oficial traz benefícios diretos à comunidade LGBT. “Agora, os movimentos poderão ir até a iniciativa privada pedir apoio e patrocínio para os eventos culturais que celebram a igualdade de gênero”, afirmou

Eduardo Leite no Estadão: "O tempo de discutir a venda do Banrisul não chegou para o RS"

Matéria de hoje no jornal O Estado de São Paulo conta como o governo gaúcho está trabalhando para resolver a crise econômica e política que assola o estado há décadas. A chamada da matéria é: “RS tenta se recuperar com plano ambicioso - Estado quer mudar estatuto dos servidores e cortar incentivo para ter socorro da União”.

No decorrer da reportagem, Eduardo Leite diz o que pensa sobre o Banrisul:

O governo federal quer que o Estado venda o Banrisul. Como resolver o impasse?
- Cada governo enfrenta os desafios do seu tempo. O tempo de discutir a venda do Banrisul não chegou para o Rio Grande do Sul.  E também privatizar o banco não resolve. Se não atacarmos o que está causando o déficit, a receita advinda na venda  do banco vai evaporar diante do crescimento dos gastos. É um banco saudável, funcional bem.

O desgaste político é menor se não vender?
- Mas os desgaste de mexer com planos de carreira não é pequeno. O caminho que eu escolhi é mais difícil.  Vender o banco botaria de R$ 10 bilhões, compraria uma briga louca e poderia gastar e sair a fazer a obras. Mas o Estado cairia de novo na crise sem resolver os problemas. Vamos revisar o estatuto dos servidores, magistério, carreira militar.  Temos estruturas de carreiras muito antigas. E vantagens que já se extinguiram no plano federal.

Economia de SC cresceu 2,02% no primeiro quadrimestre, diz BC

O estado de Santa Catarina fechou abril, novamente, com um melhor desempenho econômico frente a média nacional (0,06%).

Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) calculado pelo BC e considerado uma prévia do PIB, a economia de SC teve uma retração de 1% no mês de abril frente ao mês anterior, mas cresceu 1,94% na comparação com abril do ano passado.

Considerando esses números, o Estado fechou o quadrimestre janeiro-abril com alta de 2,02%.

Porto Alegre nomeia 75 novos professores para a educação infantil

Boa parte dos professores públicos municipais, estaduais e federais aderiram à greve política de quinta-feira. Agora, a prefeitura de Porto Alegre busca opções à exigência de manter professores em escolas públicas, buscando parcerias com escolas privadas. 

Algumas coisas acontecem na educação infantil da Capital. Recentemente, houve uma gritaria por causa de nova parceria entre o município e instituição de ensino privada, a quem vão repassar vagas por meio de um projeto-piloto em que a cidade repassa determinado valor por aluno matriculado. 

Isso é público, saiu no Diário Oficial faz algum tempo.

Nesta segunda-feira, serão publicadas nomeações de caráter efetivo para 75 professores. 

Aprovados em concurso público, eles irão atuar junto às crianças que ingressam na escola pela primeira vez.

Com a publicação da portaria, a prefeitura totaliza 121 professores, esgotando a listagem de aprovados

Moradores da cidade baixa estão indignados com "Evento Gay"

Os moradores do bairro boêmio Cidade Baixa, Centro Histórico de Porto Alegre, estão revoltados com o evento que reunirá várias tribos na "Festa de Rua da Diversidade', programada este domingo na Rua da República.

Centenas de comentários nas redes sociais questionam o porquê desse tipo de evento ocorrer no bairro, com a orla inteira à disposição. Ninguém quer gays, lésbicas e baderneiros gritando, expondo partes íntimas e fazendo necessidades na calçada.

O evento tem autorização da prefeitura e deverá ser encerrado até às 22h.

Força-tarefa do MPT interdita frigorífico em Venâncio Aires

O frigorífico Kroth, com sede em Venâncio Aires, foi interditado pela força-tarefa liderada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que monitora as condições de operação das unidades no Estado. A ação ocorreu na noite de quinta-feira passada na planta que abate 250 bovinos por dia.

A suspensão das atividades ocorreu devido a problemas de segurança em máquinas em todos os setores de processamento da matéria-prima, informou o MPT, o que foi confirmado pela direção do frigorífico. O Kroth tem fiscalização federal e fornece carne para o mercado consumidor do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pela condição de abate, pode atender todo o País.

Estadão é o jornal paulista líder em circulação impressa

O jornal fechou 2018 com tiragem de 107,4 mil exemplares, ante 103,5 mil da ‘Folha. O crescimento das assinaturas digitais foi de 56% no ano passado

O Estadão ultrapassou, em 2018, a Folha de S. Paulo na circulação nacional impressa, com 107,4 mil exemplares em dezembro, ante 103,4 mil do concorrente direto. O Estadão  também ampliou sua liderança na circulação do jornal impresso tanto na capital paulista  (com uma circulação de 66,5 mil exemplares em dezembro, ante 43,3 mil) quanto no Estado de São Paulo (100,1 mil ante 80,9 mil). 

Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). No total, levando-se em conta as edições impressa e digital, o Estadão chegou ao final do ano com uma tiragem de 239,4 mil exemplares. 

Bolsonaro fala sobre decisão de Trump que favorece Brasil na aliança da Otan

Dica do editor - Venha conhecer a Rota das Borboletas, Porto Alegre

O enunciado parece surreal a uma atividade em plena segunda-feira. "Conhecer a diversidade de borboletas no Parque Natural Saint'Hilaire em visitada guiada por trilha sinalizada com placas, identificando espécies, interagindo e criando vínculos com a natureza". 

É a proposta do projeto Borboletas do Parque Saint'Hilaire, que será lançado nesta segunda-feira.

O passeio é resultado de parceria com o Laboratório de Ecologia de Insetos da Ufrgs. Antes do evento, haverá palestra com biólogos. A atividade acontece a partir das 14h, no Centro de Vivências do local (avenida Senador Salgado Filho, parada 38, Viamão). Inscrições antecipadas podem ser feitas somente por e-mail. Faça logo a sua reserva, caso haja superlotação. Nunca se sabe. 

CLIQUE AQUI e faça a sua visita às borboletas.

Prefeitura de Porto Alegre pulveriza bairros contra a dengue

Na manhã desta segunda-feira, em ruas na divisa entre os bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho, a prefeitura vai aplicar inseticida para combater eventuais focos do mosquito Aedes aegypti.

Até o momento, Bom Jesus confirmou cinco ocorrências da doença. É importante que as pessoas revisem o pátio de suas casas e eliminem os focos de água parada. Sintomas característicos da doença incluem febre, dor no corpo, atrás dos olhos, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Neste ano, até 8 de junho, o número de pacientes com confirmação de infecção por vírus da dengue em Porto Alegre era de 360. Do total, 345 são autóctones (contraídos na cidade).

CLIQUE AQUI e saiba em quais ruas acontece a pulverização. 

Motoristas alcoolizados seguem na mira, Justiça vai punir usuários de outras drogas também


Criado em abril para implantar equipamentos que flagram o uso de drogas por motoristas em todo o país, o grupo de trabalho sobre tecnologia para detecção de substância psicoativa, nos próximos meses, vai testar modelos de aparelhos em cinco cidades brasileiras. 

A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública é para reduzir o consumo de drogas e os acidentes de trânsito. Os aparelhos serão capazes de identificar, em exames de saliva, a presença de maconha, cocaína e anfetaminas no condutor. Cocaína, anfetamina e maconha são prioridades na identificação, conforme identificado no projeto-piloto realizado aqui no Rio Grande do Sul.  

Em 2018, 55,3% dos acidentes com morte em São Paulo foram provocados por utilização de substâncias psicoativas e álcool. 

Análise, O Globo - A longa história do desmonte da economia do Brasil

Num cenário em que uma crise alimenta a outra, reforma da Previdência é essencial para recuperar a confiança. CLIQUE AO LADO para aumentar o tamanho das imagens e ver melhor. A situação em que se encontra o país é uma obra que veio sendo construída há muito tempo. Dados do relatório de junho da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado, ilustram capítulos da história da atual debacle econômica do país. O início deste drama de 13 milhões de desempregados tem início na gestão Lula, empossado em 2003.

No seu primeiro mandato, até 2006, Lula seguiu o mapa da ortodoxia na política econômica. O candidato Lula, conhecido por propostas econômicas radicais, provocou inquietação crescente nos mercados, durante a campanha, à medida que avançava nas pesquisas.

Mas com Antonio Palocci na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central, ajudados por um grupo de economistas liberais, Lula patrocinou a estabilização da economia, tirando o dólar da faixa de R$ 4,00. Para isso, aceitara que a equipe econômica usasse ferramentas “neoliberais” para evitar a evolução da crise — juros elevados e gastos contidos, uma heresia. Como esperado, funcionou, permitindo que a economia aproveitasse o vento a favor de uma fase de crescimento mundial sincronizado.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Apagão elétrico atinge toda a Argentina, todo o Uruguai e partes da Metade Sul do RS

Desde as 7h da manhã de hoje, há forte apagão de energia em toda Argentina, em todo o Uruguai e em boa parte da Meta de Sul do RS, o que inclui Pelotas, segundo soube o editor.

CLIQUE AQUI para ler esta extensa reportagem do jornal La Razón.

Em Porto Alegre. na disputa sem gols da Copa América, venceu a solidariedade


Foto: Tiago Belinski.

No jogo disputado entre Venezuela e Peru não houve gols. Fora dele, vitória da solidariedade.

Quase dois mil ingressos foram distribuídos pelo Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer, para alunos de escolas públicas e crianças e adolescentes de associações esportivas, além de venezuelanos.

Para o próximo jogo na Arena do Grêmio, entre Uruguai e Japão na próxima quinta-feira, a Conmebol já anunciou a disponibilidade de mais ingressos para ações sociais. 

Haverá novo edital de inscrição no site Pró-Esporte, com sorteio auditado pelo Ministério Público, como já ocorreu na primeira ação.

CLIQUE AQUI e saiba como as entidades podem participar.

Dias Toffoli tira da pauta do pleno o caso de prisões em segunda instância


É mentirosa a informação de que a decisão de tirar da pauta do pleno a votação sobre prisões em segunda instância, foi tomada um dia depois de o general Heleno ter defendido prisão perpétua do prisioneiro por corrupção Lula da Silva.

O líder das esquerdas brasileiros, já condenado em dois processos como corrupto, está preso desde 7 de abril do ano passado. 

Dias Toffoli retirou o assunto da pauta para evitar desgastes ainda maiores para o STF, que parece ter maioria formada para libertar o chefe da organização criminosa.

Torcida solidária: clubes futebolísticos aderem ao Campeonato Brasileiro de Doação de Sangue

A campanha Sangue Torcedor, realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), promove o Campeonato Brasileiro de Doação de Sangue.

A ação acontecerá ao longo do mês de junho, com apoio dos maiores clubes de futebol no país e hemocentros nas principais Capitais. A proposta é convocar torcidas à doação de sangue por seu time. 

Somente as pessoas com talassemia, tipo de anemia hereditária, precisam utilizar cerca de quatro bolsas de sangue a cada 15 ou 20 dias. Sem isso, não sobreviveriam. Entre pacientes de câncer que necessitam realizar transfusões periódicas por conta do tratamento e complicações causadas pela doença, o número chega à casa dos milhares.Atualmente, apenas 1,6% da população brasileira é doadora de sangue. 

CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Após ataques a petroleiros, especialistas trabalham para evitar desastre ambiental no Golfo de Omã

Nos petroleiros atingidos por ações beligerantes no Golfo de Omã, em ataques supostamente oriundos da armada iraniana, conforme acusam os norte-americanos, continuam os trabalhos de avaliação estrutural das embarcações. 

A medida é necessária à segurança dos trabalhadores, antes de iniciar a transferência dos milhões de litros de sua carga preciosa a outros tanques flutuantes. 

Na costa dos Emirados Árabes, uma embarcação japonesa prepara-se para transferir o metanol armazenado a outros navios. Os ataques também atingiram a petrolífera norueguesa Front Altair e aumentaram as tensões entre Irã e Estados Unidos.  Explosões semelhantes ocorreram em outros quatro navios, incluindo dois sauditas.

Thiago Colombo em Porto Alegre no projeto Chapéu Acústico da Biblioteca Pública

Ao preço de uma contribuição espontânea, o violonista Thiago Colombo apresenta obras consagradas no repertório do violão erudito.

Será nesta terça-feira, a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado (rua Riachuelo, 1190). A iniciativa é parte da programação “Chapéu Acústico”, realizada no Salão Mourisco do prédio histórico.

Thiago possui mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, incluindo cinco troféus Açorianos de Música (três na categoria Erudito e dois na Instrumental). Ele é professor da Universidade Federal de Pelotas, bacharel e mestre pela Ufrgs e doutor pela Universidade Federal da Bahia. Nos últimos 20 anos, apresenta-se como concertista e palestrante em vários países da América Latina e Europa. Seu último álbum, Latin guitar connections, foi gravado na Inglaterra pelo selo TRL Records.

Congresso em Natal reúne companhias estaduais e municipais de saneamento

A partir de hoje até quinta-feira, no Rio Grande do Norte, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estará presente no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento acontece em Natal, em parelelo à Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.

No estande da companhia, visitantes de todo o país e do exterior poderão conhecer mais sobre o saneamento gaúcho.

O diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, irá palestrar no painel “Exemplos de PPP no saneamento, o sucesso e as oportunidades de melhoria”, onde vai abordar as metas de universalização do esgotamento sanitário na região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta edição, o tema do congresso é “Saneamento ambiental: como tratar igual os desiguais”. 

Promovido a cada dois anos, trata-se do maior evento do setor de saneamento no país, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Carlos Velloso: 'Há uma campanha para desacreditar a Lava-Jato''

O ministro aposentado Carlos Mário da Silva Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje advogado, é um dos que saem em defesa do ex-juiz da 13ª Vara Criminal de Curitiba e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.

Para Velloso, existe em curso uma campanha para desacreditar a Operação Lava-Jato, que desvendou o maior esquema de corrupção do país. Moro seria alvo de uma ação criminosa por meio da invasão de celulares de seus interlocutores, procuradores da força-tarefa de Curitiba, entre os quais, o coordenador do grupo, Deltan Dallagnol.

Pelo que surgiu até agora, não há, na opinião de Velloso, nada que indique uma atuação ilegal, grave ou ativismo político contra o ex-presidente Lula por parte do ex-magistrado e dos integrantes do Ministério Público, como acusam os críticos de Moro.

Fogo atinge 25 embarcações na Marina da Conga, em Porto Alegre

Clique nas fotos ao lado para ampliar e ver melhor.

Pelo menos 25 embarcações pegaram fogo na madrugada deste domingo na Marina da Conga, Ilha das Flores, em Porto Alegre.

A ilha das flores é uma das dezenas de ilhas que formam o delta do Lago Guaíba.

O fogo já foi controlado pelos bombeiros.

Ainda não foram divulgadas as causas do incêndio.

A perícia está no local.

Deputado Alexandre Frota quer que Witzel dispare mísseis em direção à Virgínia,EUA

Em pé de guerra com os olavistas do governo e o clã Bolsonaro, Alexandre Frota (PSL/SP) propôs pelo Twitter uma solução para, segundo ele, “resolver 50% dos problemas do Brasil”.

No post ao lado, o ex-ator pornô e atual deputado federal propõe que o governador do Rio dispare sobre a cabeça de Olavo de Carvalho um dos mísseis que quer tocar para cima dos bandidos.

Alexandre Frota e Olavo já trocaram várias ofensas pelas redes sociais.

No post de hoje, o deputado do PSL volta a cutucar Olavo com vara curta.

Sine Porto Alegre oferece mais de cem vagas de emprego segunda-feira

Amanhã, a partir das 8h, serão disponibilizadas 168 vagas de trabalho em diversas áreas de atuação. As cartas de encaminhamento são limitadas. 

Entre as posições oferecidas, a maior demanda é para ferreiro, com 40 postos, seguido de costureira, com nove vagas. Os interessados devem procurar a unidade localizada na esquina das avenidas Sepúlveda e Mauá, no Centro Histórico. São necessários a Carteira de Trabalho e um comprovante de residência.

CLIQUE AQUI e veja a relação completa das ocupações oferecidas.

Joaquim Levy pediu demissão do BNDES

Joaquim Levy, formalizou na manhã deste domingo a sua demissão do BNDES, após breve conversa com o ministro Paulo Guedes.

A situação do presidente do banco ficou insustentável depois que Bolsonaro queimou-o publicamente, ontem.

CLIQUE AQUI par ler a carta que Levy entregou a Guedes.

Copa América estreia em Porto Alegre com fracasso de público e jogo medíocre

No jogo de estreia da Copa América em Porto Alegre, as seleções da Venezuela e doPeru empataram sem gols na segunda partida do Grupo A, neste sábado, na Arena Grêmio.

Quem foi até o estádio do Grêmio esperando ver gols, teve que se contentar com um jogo muito fraco tecnicamente, parecendo mais um jogo do gauchão. O público foi um fracasso: apenas 13.370 pessoas compareceram ao estádio, que tem capacidade para 55 mil.

A próxima partida na Arena será disputada dia 20, às 20h, entre as seleções do Uruguai e do Japão.

Os ingressos para as partidas em Porto Alegre custam entre R$ 175 e R$ 350 reais.

Apesar do calor, segue firme a campanha para arrecadação de roupas quentes

Em Porto Alegre, a Campanha do Agasalho 2019 se iniciou em abril. Ações do gênero também acontecem no âmbito do governo estadual.

Nos postos de arrecadação, continua o recebimento de doações para a tradicional iniciativa, cujo lema neste ano é “Esquenta Porto Alegre”.

Podem ser entregues roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. As peças precisam em condições de uso. É boa oportunidade para ajudar a quem precisa. Neste ano, experimente entregar roupas boas também, separadas do armário das peças em uso. Entregar velharia, qualquer um é capaz. 

CLIQUE AQUI e veja quais são os pontos de coleta.

Site diz que Santos Cruz caiu por rejeitar R$ 320 mil para Olavo de Carvalho

Militares com assento no Palácio do Planalto afirmam que o ex-ministro Carlos Alberto Santos Cruz, demitido da Secretaria de Governo, vinha recebendo pressão cada vez maior de Carlos Bolsonaro.

Segundo essas fontes, na primeira reunião de Cruz com Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência (Secom), próximo de Carlos Bolsonaro, este apresentou ao ministro o projeto de pagar 320 mil reais por mês ao escritor Olavo de Carvalho para que ele tivesse um programa de TV veiculado na EBC, TV Escola e em plataformas digitais do governo.

Além disso, Wajgarten propôs a Cruz colocar um olavista em cada uma das secretarias de comunicação dos ministérios.

Cruz disse não.

Dois nomes já são cotados para substituir Levy no BNDES


Integrantes da área econômica já falam reservadamente sobre quem são os mais cotados para substituir o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy. A avaliação é a de que a permanência de Levy tornou-se insustentável depois da bronca em público do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, largam na frente Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central que assumiu a presidência do conselho do BNDES neste ano, e Salim Mattar, secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia.

Também estão no páreo Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do banco, e Solange Vieira, funcionária de carreira do BNDES e atual presidente da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Brechó em prol de animais acontece na Capital, espaço é montado no Parque Farroupilha


Para as pessoas que estimam animais PET, a sugestão de hoje é o “Brechocão” na área de passeio entre o Parquinho e o Auditório Araújo Vianna. O espaço funciona a partir das 9h, sempre nos segundos domingos de cada mês. 

Os recursos obtidos com as vendas auxiliam em despesas como ração, albergagem, veterinário, despesas clínicas, castrações e o resgate de animais em situação de maltrato. 

Os expositores são protetores independentes e entidades. Eles aceitam doações como artigos de brechó, ração e utensílios tipo potes, cobertas, medicamentos e até jornais e papelão. A Capital mantém um cadastro que congrega 66 protetores e entidades voltadas à promoção do bem-estar animal. 

Mais um dia de calor intenso neste domingo, mas o tempo será nublado na metade Sul


Sol entre nuvens na maior parte do estado. Temperaturas devem atingir máximas de 30°C em Encruzilhada do Sul e Campo Bom. 

O tempo segue nublado na metade Sul, Campanha, Santa Maria, Pelotas e Mostardas. No Sul há possibilidade de pancadas isoladas. 

Nas regiões Metropolitana, serrana, litoral e Norte, o tempo será firme com sol entre nuvens.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/