Agora, ao vivo, até 20h30min, o editor participa do "Hora Notícia", com Berenice Leite

Dica do editor - Dia 14 de maio tem lançamento do documentário "Caminho da Prosperidade". Será em Nova Iorque.

O documentário é obra do cientista político gaúcho Paulo Moura. Trata-se de material a respeito da vida e das ideias de Paulo Moura, o czar da economia do governo Bolsonaro. Veja o vídeo:

Dica do editor - Semana que vem, 12 alunos da rede municipal passarão a contar com serviço de equoterapia

A Secretaria Municipal de Educação, Smed, Porto Alegre, fechou contrato com o Instituto Cavalo Amigo para prestação de atendimento em equoterapia (terapia com cavalos) para 12 alunos com deficiência matriculados em escolas da rede municipal. O termo tem vigência de 24 meses e investimento mensal de R$ 9 mil. As atividcades começarão semana que vem. É um serviço com comprovada eficácia para o desenvolvimento comportamental, emocional e cognitivo, proporcionando maior autonomia aos alunos.

Os estudantes, previamente selecionados, terão atendimentos semanais, com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagoga e equitador para equoterapia. 

Pacote Anti-invasões do MST já formou maioria para ser aprovado na Câmara

O deputado Alceu Moreira, MDB do RS, gravou vídeo que viraliza nas redes sociais, advertindo que "quem quiser invadir terra dos outros, terá que pensar duas vezes a partir de agora".

É que foi aprovada a urgência para o Pacote Anti-invasão, que prevê punições como:
• Proibição do acesso a benefícios e programas do governo ✅
• Proibição de tomar posse em qualquer cargo público ✅
• Determina a reintegração de posse em até 48 horas ✅
• Aumenta a pena por esbulho possessório, de 6 meses para 1 a 4 anos ✅

Agora, o plenário tratará do mérito. 

O projeto já formou maioria pela aprovação.

Republicanos fecha questão contra aumento do ICMS. Mais bancadas poderão fazer o mesmo. Projeto será derrotado na Assembleia do RS.;

Os deputados sabem que a política adora a traição, mas não perdoa os traidores. 

Os 5 deputados do Republicanos fecharam questão e votarão contra o projeto de aumento do ICMS, segundo decisão tomada pela bancada em reunião virtual.

A informação foi passada há pouco pelo deputado Capitão Martim, tudo durante o Tá na Mesa da Federasul. O deputado Delegado Zucco tinha sido escalado para falar pelo Republicanos, mas pediu para o colega representá-lo. Zucco tem sido uma incógnita - e continua sendo, já que até agora não deu declaração peremptória contra o aumento de impostos.

A decisão foi unânime e obriga PL, PT, PCdoB e Psol, a fazerem o mesmo. Existem dúvidas sobre a real posição do PT, já que Eduardo Leite aposta em algum tipo de ajuda dos petistas. As bancadas que também são contrárias, possuem apenas um deputado cada uma, como PSB, Podemos e Novo. 

Além da totalidade de cada uma das bancadas acima, deputados de outros Partidos, como PP, MDB e PDT, terão dissidências. 

O deputado Gustavo Victorino, com quem o editor conversou há pouco, acha que o projeto poderá ser  rejeitado por um escore que vai de 28 a 32 deputados. 


Ramiro Rosário, Novo, desconstrói Adeli Sell, PT, ao vivo e a cores. Veja o vídeo.

Itaú lança Pix parcelado em até 36 vezes, só para empresas

 O banco Itaú Unibanco disponibilizou, hoje, quarta-feira, dia 17, uma modalidade de Pix parcelado para pequenas e médias empresas. Nessa opção de pagamento, é possível realizar pagamentos a prazo que caem à vista na conta do recebedor.Tudo já está disponível para parte dos clientes pessoa jurídica pelo aplicativo do banco para celular, e será liberada para todos os clientes elegíveis ao crédito até o final de abril. O Itaú também já oferece a possibilidade de pagamento parcelado com Pix para pessoas físicas desde fevereiro de 2023

Ao escolher a modalidade, o empresário pode parcelar o valor em até 36 vezes, sem a necessidade de comprometer o limite do cartão de crédito. O valor mínimo da transação é de R$ 1.000,00.

Humor político - Debatendo com a esquerda, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Artigo, senador Hamilton Mourão - A triste vendeta do Judiciário do Brasil

Ditaduras pressupõem a manutenção no poder, normalmente utilizando-se da força do establishment, alimentada pela corrupção sistêmica, maior chaga de que padecem as sociedades. O autoritarismo, invariavelmente, usa de ferramentas que agem no sistema eleitoral, persegue opositores, cassa adversários políticos, desconsidera condenações, afasta juízes e impõe censura ao povo.

A Lava Jato foi o caso de sucesso mais emblemático no combate à corrupção sistêmica no Brasil. Pergunto-me, então, por que o sistema quer exterminá-la da história? A decisão monocrática de 13/4/24, proferida pelo corregedor do CNJ, ministro Salomão, em prejuízo de magistrados com trajetórias inatacáveis e de reputação ilibada, mostra que o judiciário brasileiro perdeu sua bússola moral.

No Brasil, a injustiça é realidade. Pior, enganam-se aqueles que acham que a violência é somente física. 

A violência mais cruel é aquela perpetrada sorrateiramente, de forma covarde e para destruir reputações. É revoltante ver agentes do Estado atuarem descaradamente na “vendeta” e em favor de padrinhos políticos, perseguindo aqueles que atuaram na forma da lei, buscando. proteger a sociedade.

Câmara aprova lei que permite venda de crédito carbono por parte da prefeitura de Porto Alegre

Da esquerda para a direita: Tiago Albrecht, Idenir Cecchim e Ramiro Rosário.

Os vereadores Ramiro Rosário e Tiago Albrecht, ambos do Novo, conseguiram emplacar emenda que permite que a prefeitura venda créditos de carbono gerados por áreas de vegetação pertencentes ao município de Porto Alegre. Os interessados são empresas que precisam deste tipo de certificação. Toda área pública de propriedade do município ou sob sua responsabilidade poderá ser utilizada para geração de créditos de carbono. Os créditos poderão ser comercializados ou permutados por bens, obras ou serviços de utilidade pública. Este tipo de lei não existe em qualquer município brasileiro.

O que dise Ramiro ao editor, ainda há pouco:

- Com a venda desses créditos, conquistaremos diversos benefícios para a cidade de Porto Alegre, que só sai ganhando. 

Caberá à prefeitura regulamentar e implementar o assunto.

Agora, ao vivo, +Brasil, com Júlio Ribeiro. "Que País é este ?", pergunta o programa, que vai até as 15h.

Agora, ao vivo, 6 deputados gaúchos abrem voto contra proposta de aumento do ICMS

São os deputados Patrícia Alba (MDB), Delegado Zucco (Republicanos), Rodrigo Lorenzoni (PL), Paparico Bacchi (PL), Felipe Camozatto (Novo) e Marcus Vinicius (PP). Eles falam, neste momento, 12h35min, no Tá na Mesa da Federasul.

Dica do editor - Agende para ver esta noite: "Em retirada", no Prime.

Leonardo Lamachia faz discurso no Iargs e critica inquérito das fake news. Ele também critica decisões do STF.

 Neste duro discurso no Instituto dos Advogados do RS, o presidente da OAB, Leonaro Lamachia, criticou severamente os "excessos cometidos pelo STF", listando principalmente as proibições para sustentações orais nos casos dos preços do 8 de janeiro e o inquérito 4781 (fake news), denominado por ele como "inquérito do fim mundo" e "malfadado".

Dica do editor - Leia aqui, os 24 e-mails internos do X sobre as ordens desfechadas por Moraes, STF e TSE

Neste arquivo que vai no link a seguir, preparado pelo site Poder360, estão os 24 e-mails trocados por funcionários do X do Brasil e da matriz dos Estados Unidos, e que integram o Twitter Files Brazil, revelados em 3 de abril pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.] São documentos internos que cobrem os anos que vão de 2020 a 2022. Os arquivos, que somam um total de 24 e-mails, foram divulgados em uma série de publicações de Shellenberger no X, do empresário Elon Musk...

CLIQUE AQUI para ler tudo. Passe adiante e mantenha o arquivo para consultas.

Marcel Van Hattem mostra documentos de censuras e perseguições movidas no âmbito do X

Foi na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O material é da Folha Políttica.

Saiba o que foi que o X mandou ao Congresso dos EUA para dedurar Alexandre de Moraes

Os advogados do X (antigo Twitter) no Brasil informaram ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que a sede da empresa nos EUA enviou ao Congresso norte-americano um compilado das decisões do ministro, na Suprema Corte e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para derrubar perfis e conteúdos na rede social.

CLIQUE na nota abaixo para examinar parte do material enviado ao Congresso dos EUA.
CLIQUE AQUI para ler a informação entregue a Moraes.

Ex-ministro de Bolsonaro, agora, é ministro substituto do governo do PT

Helder Melillo Lopes Cunha Silva, ex-ministro de Bolsonaro, é agora o novo secretário-executivo no Ministério das Cidades do governo  Lula da Silva (PT). A nomeação foi publicada na segunda-feira (15), no Diário Oficial da União.

Em dezembro de 2022, Helder Cunha ocupou o cargo no Ministério do Desenvolvimento Regional durante gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como ministro substituto e interino, depois da exoneração do então ministro Daniel Ferreira. Antes, Cunha Silva estava como secretário-executivo da pasta

Pesquisa da RBS diz que gaúcho é feliz, família, tradicionalista, mas aberto para o mundo

O Grupo RBS apresentou, ontem, os resultados da pesquisa Persona. Foi durante evento com representantes de clientes, agências, entidades, imprensa e parceiros. 

Mostra a pesquisa, segundo a RBS:

- O gaúcho de 2024 não está apenas preservando a tradição, está em movimento. Nesse sentido, uma das características mais fortes do morador do RS é o afeto, responsável por colocá-lo em movimento, com destaque para a família.

Três perfis de gaúchos e suas características foram identificados na pesquisa: Guardião, Conciliador e Explorador. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Conheça, aqui, os 13 projetos que regulamentam a reforma tributária

 Um grupo de 24 frentes parlamentares apresentou 13 PLPs (Projetos de Lei Complementar) para regulamentar a reforma tributária.

A apresentação para a imprensa acontecerá daqui a pouco, 10h.

O governo tinha se comprometido a fazer isto, mas demora demais.

CLIQUE AQUI para conhecer os 13 projetos.

Dica do editor - Correios anunciam concurso público para cargos de nível médio e superior

 Os Correios anunciaram nesta terça-feira que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa. O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas. 

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano.

MPE abre ação contra CEEE Equatorial. Há 30 dias, empresa mantém apagão em Arroio Grande.

Mal assessorada na área de comunicação social, a CEEE Equatorial ainda não respondeu à denúncia do Ministério Público do RS, que decidiu ajuizar ação contra a empresa, porque há mais de um mês ela não restabeleceu por completo o  fornecimento de energia elétrica em Arroio Grande, na região sul do RS.

O MPE quer que a empresa seja multada em R$ 15 mil por dia, a contar da última segunda-feira.

Uma liminar do dia 10 de abril, estipulou prazo de 36 horas para o retorno da luz na zona urbana e 72 horas na zona rural, mas não foi cumprida.

RS terá quarta-feira de tempo bom e temperatura amena

Uma massa de ar seco, frio e alta pressão toma conta do Rio Grande do Sul e garante um dia de sol, segundo a MetSul. 

Esta quarta-feira terá amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade.

Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão entre 17ºC e 24ºC.

Dólar subiu, ontem, 1,64%, e já vale R$ 5,27. A Bolsa despencou mais 0,75%.

O dólar comercial encerrou esta terça-feira  vendido a R$ 5,27, com alta de R$ 0,08 (+1,64%).Apenas nos últimos cinco dias, a divisa subiu 5,23%, sem que o Banco Central tenha intervindo no câmbio por meio de operações de swap (venda de dólares no mercado futuro).

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 124.389 pontos, com queda de 0,75%. O indicador está no patamar mais baixo desde 13 de novembro. Em 2024, o índice recua 7,3%.

FMI diz que PIB do mundo crescerá 3,2% em 2024. Brasil avançará 2,2%. Maiot avanço será da Índia (+6,8%)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta crescimento de 3,2% para o Produto Interno Bruto (PIB)mundial, tanto em 2024 como em 2025. 

Brasil
De acordo com o informe Perspectivas da Economia Mundial, divulgado nesta terça-feira (16) pela entidade, o Brasil crescerá 2,2% em 2024 e 2,1% em 2025.

O maior
O país com projeção de maior crescimento é a Índia (6,8% em 2024; e 6,5% em 2025). Para a China, a previsão é de crescimento econômico de 4,6% este ano; e de 4,1% em 2025. A Rússia deverá crescer 3,2% em 2024 e 1,8% em 2025.Já os Estados Unidos têm um crescimento projetado de 2,7% em 2024, e de 1,9% em 2025, enquanto a Zona do Euro devera colher um crescimento econômico de 0,8% em 2024 e de 1,5% em 2025.

Senado aprova em dois turnos PEC que proíbe drogas. Câmara tem maioria para também aprovar. PEC é ataque direto ao STF.

Votos do RS pela proibição: Irineu Orth, PP, e Mourão Republicanos - sim; Paulo Paim, PT - não.

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC sobre drogas (PEC 45/2023). Foram 53 votos a favor e 9 contrários na votação em primeiro turno. Em seguida, houve acordo para votação em segundo turno sem a discussão em mais três sessões deliberativas. O placar em segundo turno ficou em 52 a 9. A proposta de emenda à Constituição segue para a Câmara dos Deputados.

O texto aprovado ataca diretamente o STF, que quer votar a descriminilização.

O texto aprovado insere no art. 5º da Constituição Federal a determinação de que é crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente “sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. A PEC é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Silvio Navarro conta como foi a Lava Jato, que completou 10 anos

 Este material é do Estúdio Oeste, da Revista Oeste.

Começou "Agora Brasil", ao vivo. Guilherme Baumhardt conduz o programa de informações até as 9h. Acompanhe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/