Vereadores aprovam em 1º turno Reforma da Previdência de servidores em Porto Alegre

O governo de Sebastião Melo obteve uma grande vitória nesta quarta-feira ao conseguir aprovar em primeiro turno na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por 24 votos a 11, o projeto de emenda à Lei Orgânica da reforma da previdência. 

A proposta eleva a idade mínima de aposentadoria para os servidores municipais e cria regras de transição para quem está próximo de se aposentar. 

A votação não estava prevista para o dia, mas entrou em pauta depois que o vereador Airto Ferronato (PSB) indicou que votaria a favor do texto. A posição de Ferronato, que tem ligação histórica com setores do funcionalismo, era considerada decisiva. Até então, ele se recusava a dar 24º e decisivo voto para a aprovação. 

Com a garantia do apoio necessário, o líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), protocolou requerimento para incluir o projeto na ordem do dia, o que foi acolhido pelo plenário, em que a base aliada tem maioria.

Agora, ao vivo, coletiva do governo para desmontar intrigas sobre a compra da vacina indiana Covaxin

 

Recomendado - Hoje tem filé Biertrunken, e na quinta tem Festa Junina no Bier Markt, Porto Alegre

-Festa Junina de quinta-feira: faça sua reserva desde agora por WhatsApp (número limitado):

99388-2401 (também celular)

Nesta terça-feira, peça: Filé Biertrunken com pão preto. É o prato que mais sai na casa.

Depois da exitosa feijoada deste sábado, meio dia, com casa lotada, Bier Markt já abriu para seu público tradicional. Vá lá.

Faça já a reserva para você e seu grupo de amigos: WhatsApp e celular - 99388-2401

Pratos a la carte inspirados na gastronomia alemã.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). Segurança completa de verdade./Bom estacionamento de rua / Ar condicionado perfeito

Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Bolsonaro mostra vídeo do Papa metido em aglomeração e sem máscara

Bolsonaro saúda o Papa por seguir o seu exemplo: aglomerar e não usar máscara.

A CPI terá que convocar Francisco, que talvez seja objeto de editoriais de críticas por parte da Globo, Estadão, RBS e Folha.

O presidente Jair Bolsonaro saudou seus seguidores nesta quarta-feira em seu perfil do Twitter com vídeo de Papa Francisco cumprimentando fiéis sem máscara. 

E em meio a grande aglomeração.

Alguns fiéis também estão sem máscara ou com ela abaixada.

Via texto, Bolsonaro escreveu “

- Bom dia a todos!

O vídeo foi gravado após audiência geral nesta quarta no Pátio São Dâmaso, parte interna do Palácio do Vaticano.

Ministro Ricardo Salles pede demissão do cargo

 O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acaba de pedir demissão do cargo.

Com mais 145 óbitos, RS acumula 30,7 mil mortes pelo vírus chinês

Com mais 145 óbitos registrados nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul acumula 30.749 mortes pelo virus chinês. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as vítimas foram reportadas em 80 cidades gaúchas. 

A pasta ainda contabilizou, nas últimas 24 horas, 4.934 novos infectados pelo coronavírus, em 345 municípios. Com isso, o Estado totaliza 1.193.849 casos confirmados. 

Deste grupo, 96% dos pacientes (1.143.627) já se recuperaram, enquanto que 2% (19.384) ainda estão em acompanhamento médico.

Por 7 a 4, STF mantém a suspeição de Moro

Último a votar, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se posicionou contra a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, no processo do tríplex do Guarujá contra o ex-presidente Lula. 

Ele acompanhou o relator, ministro Edson Fachin, e considerou que a Segunda Turma do STF não deveria ter declarado a parcialidade do ex-juiz. No entanto, já havia sido formada maioria pela declaração de suspeição. O placar do julgamento terminou em 7 a 4 contra Moro. 

Prevaleceu no julgamento o entendimento dos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

PProdução industrial de abril foi a melhor de mês igual desde 2017, diz CNI

A Sondagem Industrial, pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), aponta para resultados positivos em maio de 2021, depois de queda na produção em abril. 

O índice ficou em 52,8 pontos e é o melhor resultado para o mês desde 2017. Ele varia de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos, os dados acima desse valor indicam crescimento e abaixo, queda na comparação com o mês anterior.

CLIQUE AQUI para saber tudo, mas em detalhes.

Entrevista, Divaldo Lara, prefeito de Bagé - Bagé é a cidade que vacina para o público de menor idade do Estado

MICROENTREVISTA
Divaldo Lara, prefeito de Bagé, RS

Vocês avançaram muito na vacinação.
Siom, Bagé segue avançando na vacinação. Com o anúncio, nesta terça-feira, de que pessoas sem comorbidades a partir dos 43 anos já podem se vacinar, a Rainha da Fronteira segue como município mais avançado do estado entre cidades de população similares.

Quem está mais próximo de vocês ?
A cidade mais próxima de Bagé, neste quesito, segue sendo Erechim (106 mil hab.), a de menor número de habitantes entre todas consultadas. A cidade do norte do estado está com a vacinação aberta para moradores com 44 anos. Sapucaia do Sul (140 mil hab.) é a mais avançada entre as da região Metropolitana de Porto Alegre e está imunizando moradores de 48 anos, seguida por Cachoeirinha (130 mil hab.) que atualmente vacina pessoas com 50 anos.

A que se deve o avanço ?
Acreditamos que  os números mostram o quanto o trabalho realizado pela nossa gestão é de excelência, desde o início da pandemia. Além disso, recebemos elogios dos bageenses pela organização nos locais de vacinação”, declarou o prefeito Divaldo Lara.

Safra de inverno deste ano deve ser 32,5% maior que em 2020

A expectativa para a produção da safra de inverno 2021 é muito positiva. A estimativa é que a produção total de aveia branca (grãos), canola, cevada e trigo no Estado seja de 3.762.758 toneladas, o que representa um aumento de 32,5% em relação à safra do ano passado, que foi de 2,84 milhões de toneladas. 

O prognóstico positivo foi divulgado nesta quarta-feira pela Emater. A previsão é que os principais grãos de inverno sejam cultivados em 1,49 milhão de hectares, o que significa um aumento de 10,8% na área plantada em relação a 2020.

Recomendado - Hoje tem filé Biertrunken, e na quinta tem Festa Junina no Bier Markt, Porto Alegre

-Festa Junina de quinta-feira: faça sua reserva desde agora por WhatsApp (número limitado):

99388-2401 (também celular)

Nesta terça-feira, peça: Filé Biertrunken com pão preto. É o prato que mais sai na casa.

Depois da exitosa feijoada deste sábado, meio dia, com casa lotada, Bier Markt já abriu para seu público tradicional. Vá lá.

Faça já a reserva para você e seu grupo de amigos: WhatsApp e celular - 99388-2401

Pratos a la carte inspirados na gastronomia alemã.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). Segurança completa de verdade./Bom estacionamento de rua / Ar condicionado perfeito

Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Dica de saúde - Faculdade de Ciências da Saúde do Moinhos, Porto Alegre, é cada vez mais procurada

A Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, registrou aumento de 120% na procura pelo curso de graduação em Enfermagem com a pandemia. No primeiro semestre de 2021, o número de matrículas foi 130% maior do que no segundo semestre do ano passado. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Reportagem do Estadão sobre Covaxin é mentirosa. CPI faz tempestade com fake news.

Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou a jornalistas que o Ministério da Saúde “não comprou sequer uma dose da vacina Covaxin”. Irritou-se quando um jornalista insistiu sobre o tema.

- Eu falei em que idioma? Falei em português. Então, não foi comprada uma dose sequer da vacina Covaxin nem da Sputnik. Futuro é futuro.

O Estadão publicou matéria mentirosa, dizendo que o governo comprou a vacina com sobrepreço de 1 mil por cento.A CPI comprou a mentira e arma escândalo em cima de ato inexistente.

“Todas as vacinas que têm registro definitivo da Anvisa o ministério considera para aquisições. Então esperamos esse tipo de posicionamento para tomar uma posição acerca não só dessa vacina, mas de qualquer outra vacina que obtenha registro emergencial ou definitivo, porque já temos hoje número de doses de vacinas contratadas acima de 630 milhões, e o governo federal tem feito a campanha acelerar. Em setembro, teremos todos os brasileiros acima de 18 anos vacinados com a 1ª dose e, até o final do ano, a população brasileira”, disse o ministro depois de evento de abertura do Fórum sobre Proteção Integrada de Fronteiras e Divisas, no Palácio.

Ao vivo, ministro de Minas e Energia fala sobre crise hídrica. A fala acontece na Câmara.

 

Oi lança internet por fibra ótica em Gravataí

A Oi Fibra, serviço de internet, TV (IPTV) e telefonia fixa (VOIP) em fibra ótica, chega a mais uma cidade gaúcha. Os moradores de Gravataí, cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, já podem utilizar os serviços nos bairros Centro, Passo das Pedras, Jardim Timbauva e Dom Feliciano. 

Além de Gravataí, a companhia oferece a Oi Fibra nas cidades de Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Angelo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul e Viamão. 

A Oi conta com mais de 270 mil clientes de Oi Fibra e mais de 1,2 milhões de casas aptas para receber o serviço em todo o estado. A companhia registrou aumento de mais de 230% no número de clientes no Rio Grande do Sul nos últimos 12 meses (abril de 2020 a abril de 2021).

RS recebe novos lotes das vacinas Pfizer e Coronavac nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul recebe, nesta quinta-feira, mais de 343 mil novas doses de vacinas contra o vírus chinês. Fazem parte da remessa um lote de 195.600 doses da Coronavac e 147.420 doses da Pfizer. 

Os imunizantes estão previstos para chegarem no aeroporto de Porto Alegre às 6h10 e às 14h, respectivamente. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também aguarda o envio pelo Ministério da Saúde de 91.800 doses da Janssen, ainda sem data para chegada em Porto Alegre.

Bolsonaro fala sobre estudos da Oxford sobre a Ivermectina. E aproveita para metar o pau na Globo. Veja.

 

Agora, ao vivo, Júlio Ribeiro comanda "Boa Tarde, Brasil", na Rádio Guaíba, Porto Alegre. Em questão o voto impresso.

São convidados o empresário Fabiano Rheinhemer e o dirigente do Avança Brasil Franklin Melo. O entrevistado é Amilcar Brunazo Filho, que é especialista em segurança de dados. Também fala o comentarista Márcio Coimbra, que é cientista político.

Globo é acusada de crime tributário e entra na mira do MP

Após realizar investigações nos contratos PJ (pessoa jurídica) de prestadores de serviço da Globo, a Receita Federal identificou indícios de crime tributário e encaminhou uma "representação fiscal para fins penais" contra a emissora ao Ministério Público Federal. 

Ao MP, a Receita afirmou que os prestadores de serviço (chamados de sujeito passivo) atuaram "em conluio com a Globo" para forjar a relação de trabalho, com o objetivo de pagar menos impostos. 

No documento, a Receita Federal indicou o nome de quatro diretores da Globo que seriam os responsáveis por responder por essas contratações. Dois deles continuam na ativa: Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo desde 2017; e Marcelo Soares, diretor-geral da Som Livre desde 2011 --a gravadora foi vendida para a Sony neste ano, mas ele segue como CEO.

Rio Grande do Sul terá chuva intensa e fortes ventos a partir desta quinta-feira

Um ciclone extratropical vai se formar a Sudeste do Uruguai nesta quinta-feira e vai dar origem a uma frente fria que vai avançar para o Rio Grande do Sul com risco de vento forte em diversas regiões antes e durante a passagem do sistema frontal, o que poderá trazer transtornos em algumas localidades. 

Inicialmente, frente quente e uma área de baixa pressão atuam sobre o território uruguaio com chuva localmente forte a intensa e muitos raios, havendo ainda o risco de temporais isoladamente fortes a severos. O centro de baixa pressão vai se aprofundar junto à costa uruguaia e migrar para Sudeste, aprofundando-se e dando origem a um ciclone extratropical.

Chile, Mongólia, Seychelles e Indonésia confiaram na Coronavac e se deram mal. A denúncia é do New York Times. Leia a reportagem.

A foto é de enterro na Indonésia, segundo o NYT. A Indonésia ficou com a chinesa Coronavac.

- A reportagem a seguir é do New York Times.

Mais de 90 países estão a utilizar vacinas Covid da China. Especialistas dizem que as infecções recentes nesses locais devem servir como um conto de alerta no esforço global para combater a doença.   Muitos dos países que estão a sofrer novos surtos de vírus corona, apesar das elevadas taxas de inoculação, basearam-se em vacinas de fabricação chinesa.

(...) A China deu início à sua campanha de diplomacia de vacinas no ano passado, comprometendo-se a fornecer uma vacina que seria segura e eficaz na prevenção de casos graves de Covid-19. Menos certo era, na altura, o sucesso que esta e outras vacinas teriam em travar a transmissão.

Agora, exemplos de vários países sugerem que as vacinas chinesas podem não ser muito eficazes na prevenção da propagação do vírus, particularmente as novas variantes. As experiências desses países põem a nu uma dura realidade perante um mundo pós-pandémico: O grau de recuperação pode depender das vacinas que os governos dão ao seu povo. Nas Seicheles, Chile, Bahrein e Mongólia, 50 a 68% das populações foram totalmente inoculadas, ultrapassando os Estados Unidos, segundo o Our World in Data, um projecto de rastreio de dados. Os quatro classificados entre os 10 países com os piores surtos de Covid ainda na semana passada, de acordo com dados do The New York Times. E todos os quatro estão a utilizar principalmente vacinas feitas por dois fabricantes chineses de vacinas, Sinopharm e Sinovac Biotech. "

CLIQUE AQUI para ler a reportagem no próprio jornal americano.

É muito baixa a adesão à segunda dose das vacinas contra o vírus chinês

Gramado, RS,  já vive o que o editor chama de período pré-pós-pandemia

A secretaria da Saúde do RS e o ministério da Saúde estão apelando para que tomem a segunda dose todos aqueles que já receberam a primeira. Apenas a primeira dose não garante a eficácia da vacina.

O problema ocorre em todo o RS e também no Brasil.

Em Gramado, RS, por exemplo, conforme dados oficiais, dos 400 moradores aguardados até esta quarta-feira, para receber a imunização completa, apenas 13 comparecem aos locais de vacinação.

Gramado não registra mortes por vírus chinês desde o dia 8. No acumulado de 15 meses, 132 pessoas morreram no município.

Muitos gestores municipais queixam-se da ordem de não usar a segunda dose em outros cidadãos locais, já que a ordem da secretaria estadual da Saúde é não fazer isto.

BV libera R$ 100 milhões para projetos de energia solar

O banco BV anunciou hoje a liberação de R$ 100 milhões para financiar projetos de energia solar para mais de 20 mil tomadores. 

Após fase piloto no litoral paulista, o BV pretende alcançar lojistas em outras regiões. A linha de crédito terá como alvo clientes que querem instalar painéis solares fotovoltaicos para captação de energia em seu imóvel residencial ou comercial. 

O anúncio acontece um dia após o BV ter feito uma captação de R$ 500 milhões, justamente para financiar a compra de painéis de energia solar.

PIB da Argentina pode ter subido 2,3% no primeiro trimestre

O PIB da Argentina deve ter registrado expansão de 2,3% no primeiro trimestre, na margem, segundo estimativas feitas hoje pelos economistas do Bradesco.

Foi a informação que o editor acabou de receber do banco.

Ditadura comunista chinesa invade jornal, prende editores e censura as notícias, levando ao fechamento do diário Apple Daily

Em agosto, o magnata da imprensa de Hon Kong, Jimmy Lau, foi preso pela ditadura comunista chinesa.


O Apple Daily, jornal pro-democracia de Hong Kong, anunciou, hoje, que deixará de atualizar seu portal online à meia-noite de sábado. A última edição impressa será publicada amanhã. 

A versão em inglês do site do Apple já encerrou suas atividades.

É uma reação à ditadura comunista chinesa que aperta cada vez mais o cerco sobre a liberdade de expressão.

Mais de 500 policiais da segurança nacional de Hong Kong invadiram a redação do jornal na semana passada. Além disso, 5 funcionários do alto escalão do Apple Daily foram presos em suas casas sob a acusação de “conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional”. Dois deles, o editor-chefe Ryan Law e o CEO Cheung Kim-hung tiveram pedido de fiança negado e permanecerão presos.  O secretário de Segurança de Hong Kong, Li Jiacho, também congelou o ativo de 3 empresas relacionadas ao Daily, somando 18 milhões de yuans (R$ 13,9 milhões, pela cotação atual).

Em agosto de 2020, a polícia também entrou na sede do Apple Daily para executar mandados de busca e apreensão. Mais de 200 agentes estiveram na redação do jornal. Jimmy Lai, magnata da mídia, foi preso na ocasião.

Mourão nega ser contra Bolsonaro mas critica o governo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou, na manhã desta quarta-feira, a jornalistas em Brasília que o fato de expressar opiniões distintas, especialmente nas questões relacionadas ao combate à pandemia, não faz dele um opositor ao chefe do executivo federal. 

"O presidente tem uma maneira de ver as coisas, ele é o decisor. Eu tenho outra maneira de ver e não vou contra as decisões do governo. Agora, algumas observações eu faço", afirmou o general da reserva do Exército. 

Desde o começo da crise sanitária, Mourão tem se posicionado por uma comunicação mais assertiva para orientar a população no uso de máscaras, distanciamento social e importância da vacinação, em um claro contraponto a Bolsonaro. Além disso, reclamou recentemente de ficar de fora de reuniões ministeriais, chegando a dizer que não sabe o que se discute no Planalto.

Osmar Terra honrou o MDB do RS com estas lições inesquecíveis que aplicou nos senadores da CPI da Cloroquina

Vão repercutir durante muito tempo as lições que o deputado Osmar Terra aplicou, ontem, aos renegados senadores da CPI. Quem perdeu, não vai se perdoar nunca. O MDB do RS tem que se sentir honrado por ter entre seus quadros um político como o ex-secretário da saúde e ex-ministro, um médico estudioso que sabe exatamente o que diz e que sabe exatamente como deve tratar bandidos como os que tentaram interrogá-lo ontem. Veja:

Dólar continua caindo e já é prossegue cotado a menos de R$ 5,00

O dólar continua em queda, hoje, tudo depois de ter despencado para menos de R$ 5,00, ontem.

10h29min

Dólar comercial, -0,26%, R$ 4,.9543 para a venda

Bolsa, +0,25%, 129.091 pontos

Reiter e Americanas investem pesado nos centros de distribuição da Grande Porto Alegre

 Pelo menos dois grandes grupos resolveram investir pesados nos seus centros de distribuição no RS:

Nova Santa Rita - O grupo Reiter Log investirá R$ 140 milhões no seu novo centro de Nova Santa Rita, Grande Porto Alegre. 

Gravataí - As Lojas Americanas ampliará em 50% a capacidade do seu centro de distribuição de Gravataí, também na Grande Porto Alegre.

RS deve receber mais de 430 mil doses de vacinas contra o vírus chinês nos próximos dias

O Rio Grande do Sul deve receber mais de 430 mil doses de vacinas contra o vírus chinês nos próximos dias. No total, são 434.820 doses, entre Pfizer, Coronavac e Janssen. O Ministério da Saúde ainda não confirma a data de entrega.

São 147.420 doses da Pfizer, 195.600 de Coronavac e 91.800 da Janssen. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a ultrapassar 15% de aplicação da primeira dose na população.

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal libera nesta quarta-feira (23/6), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. 

O lote contemplará contribuintes a partir dos 60 anos, pessoas que possuem alguma deficiência, aqueles que sejam atuantes no magistério, indivíduos não prioritários que tenham entregado a declaração até o dia 21 de março e restituições residuais de anos anteriores. 

Consultas podem ser feitas tanto no site da Receita Federal quanto no aplicativo para usuários de smartphones.

Se for candidato, Sérgio Moro disputará o Planalto pelo Podemos

O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro irá para o Podemos e por ele será candidato ao Planalto.

Se decidir entrar na política para valer.

Foi o que ele disse ao senador Álvaro Dias, líder do Podemos.

Dias e Moro são do Paraná.

Anti-dica do editor - Não ouça Jobim, Tarso, Etchegoyen e Hassen, hoje, na Famurs

 A Famurs, que representa os prefeitos gaúchos, lançará, hoje, o livro que produziu em cima de palestras do seu recente Ciclo de Grandes Debates. Foram convidados o ex-ministro lulopetista Nelson Jobim e o líder lulopetista gaúcho Tarso Genro, além do lulopetista Maneco Hassen, o presidente da entidade, que fará a mediação da conversa, que terá também a presença do general Etchegoyen, ex-homem forte do ex-presidiário Michel Temer.

Não vale a pena acompanhar pelo You Tube, a partir das 19h.

Opinião do editor - A RBS produz fake news quando atribui a Bolsonaro a liderança na gestão da crise sanitária

O jornalista Túlio Milman, que é uma espécie de porta-voz informal dos controladores da RBS, acham que o presidente Jair Bolsonaro é a única pessoa que a CPI deveria ouvir.

A Rede Globo também acha isto.

A RBS é o cãozinho da RCA Victor (A Voz do Dono).

As razões de Milman:

- Ele é o gestor principal do combate à pandemia.

Nada mais falso, porque Bolsonaro é apenas o provedor de dinheiro e de recursos materiais, segundo decisão do STF, que lhe usurpou prerrogativas constitucionalmente consagradas.

Trata-se de uma injustiça com governadores como Eduardo Leite, que se esforçaram como gestores. Leite chegou ao ponto de implementar políticas públicas, a maioria das quais resultaram fracassadas, todas abrigadas sob guarda-chuvas fakes, como o Plano das Bandeiras Cloridas e o Triple A.

Brasil já aplicou 91,4 milhões de doses contra vírus chinês. Quase 50% da população vacinável já receberam primeira dose.

O Brasil aplicou a primeira dose de vacinas contra o vírus chinês em 66.673.026 pessoas. Destas, 24.731.425 receberam a 2ª dose. 

O País tem uma população vacinável (mais de 18 anos) de 160 milhões de habitantes, o que significa que quase 50% já receberam a primeira dose.

Ao todo, 91.404.451 doses foram administradas no país

Os dados são de ontem.

Microempresas individuais puxam a criação de empresas em março

O Sudeste registrou o maior número de empresas abertas (178,3 mil), seguido do Sul (63,7 mil), Nordeste (58 mil), Centro-Oeste (31,7 mil), e Norte (19,7 mil).

O mês de de março registrou a criação de 351.714 empresas no país, um aumento de 17,9% em comparação com igual período de 2020. A abertura das empresas em março, o último mês com dados consolidados, foi impulsionada pelo crescimento das microempresas individuais (MEIs) e dos negócios do setor de serviços. Os dados, divulgados hoje (22), são do Indicador Nascimento de Empresas da Serasa Experian. 

Segundo o levantamento, do total de 351.714 empresas criadas em março, 240.166 foram do setor de serviços (68,2%); 81.890, do comércio (23,3%); 26.419, da indústria (7,6); e demais, 3.239 (0,9%). Quanto à natureza jurídica, foram abertas 282.211 MEIs (80,3%); 45.145 sociedades limitadas (12,9%); 10.383 empresas individuais (2,9%); e 13.965, outros tipos (3,9%)

Em comparação à março do ano passado, as sociedades limitadas tiveram o maior crescimento do mês, com alta de 67,3%. 

Dica do editor - Receita fixa data para restituir IR

Segundo informa a Receita Federal, contribuintes contemplados no primeiro lote deverão receber restituição em 30 de junho.

Hackers atacam rede gaúcha Weinmann

 A rede gaúcha de laboratórios Weinmann foi atacada por hackers e seu sistema de computadores foi infectados e está fora do ar.

A empresa gaúcha foi comprada pela rede paulista Fleury, que não parece ter sido atacada.

Vacina chinesa Coronavac fracassa no Chile e governo já pensa em 3a. dose

Até agora, 78% do público-alvo do Chile tomaram pelo menos uma dose, e 61% estão completamente vacinados.

CLIQUE AQUI para examinar o jornal El Mercurio de hoje. É o principal diário do Chile.

O governo do Chile estuda a possibilidade de distribuir uma terceira dose de reforço de vacina contra a covid-19, anunciou o presidente chileno nessa terça-feira (22), enquanto o país tenta combater mais uma onda de infecções, em meio a dúvidas sobre a eficiência da vacina da Sinovac contra variantes mais transmissíveis do vírus

O Chile depende amplamente da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac, a CoronaVac, para executar uma das campanhas de vacinação mais rápidas do mundo, administrando 16,8 milhões de doses.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.

GM de Gravataí permanecerá fechada até 16 de agosto

 A fábrica de carros da GM de Gravataí só voltará a operar no dia 16 de agosto.

A GM pensava retornar no dia 3 de agosto.

O complexo automotivo gaúcho está paralisado há três meses, sob a alegação de falta de suprimentos, com ênfase para semicondutores.

Brasil emplacou 2,1 mil mortos, ontem, por vírus chinês. Fiocruz previa 5 mil óbitos para esta época do ano.

O número de óbitos por conta do coronavírus foi de 2.131 no Brasil, ontem, segundo informa o site Coronavírus.

Este número é muito inferior ao total de 5 mil mortos previstos para esta época do ano por entidades como Fiocruz, Butantan ou UFF. CLIQUE AQUI para ver entrevista da Fiocruz.

O Brasil registra um acumulado de 504,7 mil mortos em 15 meses, além de 18 milhões de infectados e 16,4 milhões de curados.

CLIQUE AQUI para examinar números do Brasil e dos Estados.

Número de de doentes infectados por vírus chinês caiu de 413 para 384 em Porto Alegre

 Subiu para 86,94% a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre, mas a taxa cresceu em função da redução do número de leitos e não do aumento de pacientes. 

Das 958 posições existentes ontem, 384 foram de doentes infectados pelo vírus chinês, 30 a menos do que no dia anterior.

No acumulado de 15 meses, Porto Alegre registras 5.033 óbitos por vírus chinês.

CLIQUE AQUI para examinar os números.

Hoje, Porto Alegre só vacinará quem precisar de segunda dose

57% da população vacinável (mais de 18 anos) já receberam a 1a. dose e 30% receberam as duas doses. CLIQUE AQUI para ver números exatos.

A vacinação contra o vírus chinês será mantida, nesta quarta-feira, em Porto Alegre, para pessoas que precisam fazer a segunda dose e completar o esquema vacinal. 

Em função do baixo quantitativo, no momento a vacinação de dose 1 pode ser agendada apenas via aplicativo 156+POA, enquanto houver horários disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o recebimento de novas remessas para retomar a imunização de dose 1.

CLIQUE AQUI para saber endereços e horários.

Tempo será instável no RS, mas a temperatura será amena

Porto Alegre, 8h20min, 16 graus 

Uma massa de ar quente vinda da Argentina trará chuva nesta quarta-feira. A instabilidade predomina ao longo do dia.

A MetSul Meteolrologia diz que a temperatura será alta à tarde, com máximas acima dos 20°C na maioria dos municípios.

Em Porto Alegre, o sol aparecerá entre nuvens. A temperatura mínima na Capital foi de 11°C e a máxima ficará na casa dos 22°C.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/