Aod interpela PSOL. Denúncias saíram do gabinete de Paulo Feijó.

Desde quinta-feira, momentos depois das denúncias feitas pelo PSOL contra o governo Yeda e líderes do PSDB do RS, o ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha, demonstrava grande indignação pelo envolvimento do seu nome no imbroglio armado pela deputada Luciana Genro e pelo vereador Pedro Ruas. Aod foi a todas as rádios que podia para protestar. Nesta sexta-feira, o ex-secretário contratou o advogado Geraldo Magadan para interpelar Luciana e Ruas, porque quer que eles confirmem as denúncias e apresentem povas. Caso isto não ocorra, os dois serão processados criminalmente por denunciação caluniosa.

. Além de Aod Cunha, outros membros do governo e do PSDB também ajuizarão ações contra Genro e Ruas. O PSDB examina a hipótese de encaminhar denúncias aos Conselhos de Ética da Câmara dos Deputados e da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, pedindo a cassação dos mandados dos dois parlamentares do PSOL.

- Nas últimas semanas, a deputada Luciana Genro tem mantido repetidas reuniões com o vice-governador Paulo Afonso Feijó, no Palacinho, em Porto Alegre. Feijó foi um dos tesoureiros de campanha da governadora Yeda Crusius, mas curiosamente ele não foi citado em qualquer dos momentos das denúncias feitas quinta-feira pelo PSOL. A deputada do PSOL já confessou que suas denúncias têm por base dossiê formatado por Feijó.

CLIQUE no blog http://por-outrolado.blogspot.com/2009/02/elles-nao-tem-provas-mas-nos-temos.html para examinar a foto do carro da deputada Luciana Genro chegando ao Palacinho, nesta terça-feira.

Sexta-feira negra demonstra que o governo está desnorteado

As más notícias desta sexta-feira nos fronts externo e interno provocaram forte queda na Bolsa de São Paulo e nova desvalorização do dólar.

1) no front externo, as notícias sobre a nacionalização do Citi e do Bank of America ouriçaram os mercados ao redor do mundo, derrubando os índices das bolsas ao redor do mundo.

2) no front interno, as novas e gigantescas demissões de trabalhadores, tipo Embraer (leia a seguir), a queda da arrecadação de janeiro e o aumento desmesurado da despesa pública federal.

. A Bolsa de São Paulo caiu 2,56% e o dólar subiu 1,7%, fechando em R$ 2,392, a maior cotação do ano. Na semana, a moeda americana acumulou alta de 5,56%; no ano, de 2,53%.

- Esta foi uma sexta-feira negra. O governo do PT está desnorteado com a rápida deterioração da economia e não consegue reagir com um plano anticíclico, porque até o momento não foi capaz de produzir um diagnóstico redondo dos reflexos internos da crise global e sequer um programa de medidas aplicáveis ao longo do ano. As medidas anunciadas e implementadas até aqui não possuem qualquer lógica interna e nem articulação entre si, funcionando como ações sobre o que já aconteceu. Uma espécie de reação a partir da visão oferecida pelo retrovisor. As repetidas manifestações de irritação do presidente Lula, nesta sexta-feira, demonstram que o governo está usando mais o fígado do que o cérebro.

Lula acha que resolve a crise através do compadrismo

OPINIÃO DO LEITOR

Lula continua achando que a crise econômica global só produziria marolinhas no Brasil e por isto não compreende que menores vendas de produção provocam retração e demissões, o que explica por que razão concluiu que com compadrismo e conversa com presidente da Embraer, impedirá as 4 mil demissões anunciadas. A crise está tirando Lula e o PT do sério. Eles não têm competência para lidar com o problema, porque são incompetentes até para perceber que o problema é global e os brasileiros podem apenas ajustar o prumo e o rumo. Indignação é boa retórica, mas em algum momento a sociedade perceberá que o papo furado não resolve o problema. . Isto é de uma ignorância monumental. Lula não sabe como funcionam as regras de contratação, demissões, antecipação de investimentos, retrações, formação de alianças entre concorrentes ou parceiros, oportunidades de mercados, distribuição de bônus ou ações aos trabalhadores - nas empresas privadas. Afinal de contas, os governos não demitem ninguém, nem mesmo quando a crise econômica global devasta empresas e empregos ao redor do mundo, inclusive no Brasil. No socialismo antigo em que prevalecia a distribuição da pobreza regular planejada para todos e os comissários policiais de governo decidiam o que se deveria produzir, como na União Soviética. Um presidente poderia chamar uma companhia e dizer horrores para seus dirigentes. Aqui, um presidente deve ficar quietinho e meter o rabo entre as pernas, porque não lhe cabe dizer nada. Estamos em uma economia liberal-social de mercado, onde uma companhia paga bem ou mal, emprega 20 mil pessoas, arrisca, toma dinheiro do BNDES a juros baixos para muitos anos, restitui este dinheiro, mas não tem compromisso nenhum em manter seus empregados ou os próprios diretores nos empregos, mesmo que sindicalistas ordinários, agitadores e violentos, depredadores, mamadores do governo,protestem em frente a fábrica, ameaçando rebentar portões - e não importa que a empresa pague tudo o que a lei manda. O problema de nossa legislação de seguridade social é que ela é primitiva, não acumula suficientemente para prover treinamento e deslocamento de trabalhadores quando eles ficam desempregados. É problema do governo e não da companhia.Sindicalista que vive do governo para fazer agitação, não tem nada que ficar na frente da fabrica querendo policiar os que querem trabalhar. O Brasil é um permanente atentado á inteligência e ao bom senso. Roberto Rosen, Porto Alegre, RS.

LEIA:

-Metalúrgicos querem que Lula reverta demissões na EmbraerG1.com.br - 1 hora atrásOs metalúrgicos de São José dos Campos foram ao Palácio do Planalto nesta sexta-feira (20) para tentar se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pedir que ele impeça as demissões na Embraer. Na quinta-feira (19), a empresa anunciou que ...

Protógenes apóia PSOL, mas não tem nada a ver com denúncias contra o PSDB.

O delegado Protógenes Oliveira, o mesmo do Caso Daniel Dantas, que é o mais novo queridinho do PSOL do RS, não tem nada a ver com as denúncias feitas contra o PSDB do RS.

Saiba como votarão os Partidos no caso da anistia aos professores.

O PMDB será o Partido da base aliada do governo estadual que sairá mais dividido na votação do veto à emenda que anistiou professores públicos grevistas do RS.

. O Partido tem nove deputados, mas votarão contra o governo que apóia os deputados Alberto Oliveira, Nelson Harter e

- As outras baixas: PTB, Cassiá Carpes/ PP, Miki Breier/ DEM, Paulo Borges e Mano Changes. No PPS e no PSDB ninguém trairá o governo que apóiam.

- PT, PSB e PC do B votarão unidos contra o governo.

Paulo Feijó complica a vida do DEM do RS.

Namorado pelo PSDB (Yeda Crusius) e também pelo PMDB (Germano Rigotto), o DEM do RS não sabe o que fazer, porque seu homem na posição de vice-governador do RS, Paulo Feijó, não pára de disparar pesada cargas de artilharia contra Yeda e Rigotto.

. O caso mais recente das intrigas urdidas no Palacinho é o das denúncias feitas pelo PSOL contra as principais lideranças do PSDB no RS.

- O DEM do RS terá que se livrar da incômoda companhia ou correrá o risco de ir sozinho para a disputa eleitoral do ano que vem, correndo o risco de desaparecer.

Extratos de banco já estão no processo Salazar x Pont x Bohn Gass.

Banrisul e Unibanco já entregaram ao juiz da 9ª. Vara Criminal de Porto Alegre os extratos das contas correntes do ex-tesoureiro da DS, Paulo Salazar, que ajuizou ação contra os deputados Raul Pont, Ervino Bohn Gass e o PT. Salazar alega que os dois deputados confiscaram parte do salário que recebia na Assembléia e que além disto Pont, Bohn Gass e o PT lavavam dinheiro através das suas contas.

. O juiz Mauro Gonçalves mandou os dois bancos entregarem os extratos que vão de agosto de 1999 a fevereiro de 2005. Isto já ocorreu.

. A ação leva o número 001/1.08.0196557-1

- Esta semana, o delegado da 2ª. Delegacia de Polícia de Canoas, que investiga o assassinato da principal testemunha de acusação contra Pont e Bohn Gass, Mauro Kruger, disse ao editor que não tem prazo para terminar o inquérito.

PT baixa o tom no caso das denunciações do PSOL contra o PSDB.

O PT gaúcho preferiu não botar fogo no circo e nesta sexta-feira não avançou o sinal, ultrapassado com rigorosa irresponsabilidade pelo PSOL no dia anterior.

. A bancada petista não avalizou as denúncias e pediu que a Assembléia fale com o Ministério Público Federal para ter acesso às investigações sobre as quais falou o PSOL, todas contra lideranças do PSDB.

. O PT chove no molhado, porque o MPF disse que tudo o que disseram Luciana Genro e Pedro Ruas é mentira.

- Apesar da prudência da bancada, atitude que não teve no dia anterior o líder Bohn Gass, o PT avisou que no caso de procedência das denúncias contra Yeda, pedirá o impeachment. O PT nem precisaria fazer a ameaça, porque isto é uma obviedade ululante. O que o distinto público gostaria de saber é o que o PT pedirá para o caso de Genro e Ruas continuarem a apresentar prova alguma, mesmo auxiliados pelo vice-governador Paulo Feijó e pelo delegado Protógenes. Como se sabe, cadeia é pouco para mentirosos, já que crimes contra a honra exigem algo mais do que isto quando partem de parlamentares.

Brasil proíbe importação de pneus da China.

Foi para zero a importação de pneus de carga da China. O governo federal resolveu proibir as compras, alegando que os chineses praticam dumping.

. Em Porto Alegre, diretor da Oriente Triangle, Emerson Astolfi, que importava os pneus, disse ao editor que ajudou a criar a Associação Brasileira dos Importadores de Produtos Automotivos para mudar a decisão de Brasília.

E-mail: emerson@orientetriangle.com

Estrangeiros voltam a investir na Bolsa de SP.

O melhor resultado da Bolsa de São Paulo nos dois primeiros meses deste ano tem muito a ver com o retorno dos investidores estrangeiros ao pregão.

. O resultado vai na contramão do que acontece nas principais bolsas estrangeiras. Por mais
paradoxal que pareça, os investidores buscam nas bolsas latinoamericanas um refúgio para o seu dinheiro.

- Nesta quinta-feira, o megainvestidor George Soros confirmou que é um desses investidores estrangeiros. Ele avisou que dobrou a participação que tinha no capital da Petrobrás, que agora é de 1,45%.

Paquetá não dá bola para a crise e quer crescer 10% em 2008.

Acaba de sair o balanço da indústria gaúcha de calçados Paquetá, do RS. A empresa faturou R$ 1,6 bilhão em 2008.

. Apesar da crise econômica global, a Paquetá planeja fechar 2009 com R$ 1,8 bilhão de faturamento. A empresa tem 12 fábricas no Brasil e exporta 60% da produção.

Um comitê de buscas encontrou o novo presidente da Ceitec.

Tomou posse o novo presidente do Ceitec, o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada, criada em Porto Alegre pelo governo federal para projetar e fabricar semicondutores. Lula em pessoa empossou o alemão. No mesmo ato, formalizou a integralização do capital da Ceitec, que recebeu mais R$ 42 milhões.

. O escolhido foi um alemão, Eduardo Weichselbaumer. Ele disputou a posição com 12 profissionais estrangeiros. A escolha foi de um comitê de busca. Eduardo trabalhou os últimos dez anos e empresas do Vale do Silício, na Califórnia,foi casado com uma brasileira e por isto fala bem o português. Além do alemão, o Ceitec recruta profissionais no exterior. Um deles, Faivel Pintchovski, foi nomeado diretor junto com Eduardo. Ele virá dos EUA.

- O Ceitec, instalado na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, já realiza duas das cinco etapas de produção de um circuito integrado. O processo completo de produção de chiup ainda demorará um pouco. Através da estatal, o governo quer recuperar o que perdeu no desenvolvimento do mercado produtor de microeletrônica.

Saiba como anda o terminal de gás da Gás Energy.

Não passa um só dia sem que a Gas Energy dê um passo adiante na implantação do gigantesco terminal de gás natural que instalará em Rio Grande, apenas a ponta de um regaseificador e da megausina (mil MW) de geração de energia elétrica, sem contar o possível gasoduto que sairá do litoral do RS.

. O regaseificador e a usina já definiram seu local de operações.

O Pólo Naval reaquece e anima Rio Grande.

O editor irá depois do Carnaval a Rio Grande para acompanhar de perto as notícias sobre a consolidação do Pólo Naval.

. Não se trata apenas dos estaleiros de onde saem as plataformas de exploração de petróleo, mas também os investimentos no distrito dos sistemistas (ERG 2, da Queiroz Galvão, que sairão ao lado do ERG1, onde sai o dique seco da Petrobrás). W.Torre e Wilson Sons, pelo menos, já anunciaram seus próprios estaleiros para Rio Grande.

. Há muito mais, a começar pelas obras monumentais de ampliação dos molhes, dragagens para aprofundamento do calado de navegação e atracação, além da reforma e ampliação do superporto.

. Rio Grande vive o melhor momento de toda a sua história econômica.

Queiroz Galvão atrai outra plataforma de R$ 1,5 bi para o RS.

Além da P55, a Queiroz Galvão, que agora toca os negócios sem os sócios que tinha na Quip (a Quip construiu a P53), também ficou com o contrato da P63.

Conheça melhor o negócio de R$ 1,5 bi da P55.

A Queiroz Galvão nem fez muita alaúza sobre a conquista do contrato de R$ 1,5 bilhão para construir a plataforma oceânica de exploração de petróleo P55 em Rio Grande. Já começaram os preparativos para a instalação do canteiro de obras do chamado ERG 1, no dique seco que a W. Torre constrói e entregará para a Petrobrás em abril. Serão gerados 1.500 empregos diretos. A construção sairá ao longo de 18 meses.

. O casco da P55 que está sendo feito em SUAPE não chega aqui no RS em março. Se continuarem no ritmo que estão, poderá chegar no final de 2009 ou até mesmo no meio de 2010.

- As notícias do final do ano passado davam conta do cancelamento do contrato da P55, mas ele foi apenas suspenso para readequação de preços.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/