Prefeito Melo assume posição mais flexível sobre o uso de máscaras por crianças de 3 a 12 anos

O prefeito Sebastião Melo acaba de promulgar novo decreto e nele ficam mais claras questões relacionadas à pandemia, inclusive restrições revogadas e mantidas para o setor de educação na Capital. Foi há 29 muitos. CLIQUE AQUI para examinar. 

Como em boa parte de leis que revogam ou mudam outras leis, existem inúmeros artigos que remetem a outros diplomas legais, o que dificulta muito o entendimento por parte do leitor comum.

O decreto 21.258 deixa mais claro que o uso de máscaras para crianças de 3 a 12 anos é desnecessário em Porto Alegre, o que vale também para as escolas. O decreto não proíbe o uso, mas também não exige o uso delas. O MPE e o Judiciário, no entanto, sempre que provocado, fica ao lado da repressão, o que evidentemente resulta em interpretação mais restritiva.

As mudanças de hoje, atualizam o chamado Decreto da Educação, 20.889, de janeiro, que já tinha sido alterado via decreto 21.232, de 10 de novembro.

A decisão do prefeito Sebastião Melo não conflita com o decreto estadual baixado pelo governador Eduardo Leite, que em termos mais simples diz o seguinte:

- Pais de crianças de 3 a 11 anos que não usarem máscaras, não poderão ser responsabilizados civil ou criminalmente pelo que possa ocorrer.

Na prática, o decreto estadual deixa livre a questão.

Existem também lei federal, esta sim, restritiva, mas que tem sido interpretada de modo flexível por autoridades estaduais e municipais, como é o caso narrado nesta nota

João Doria desmente Eduardo Leite: "Nunca convidei-o para ser coordenador da minha campanha !". E ?

O governador João Doria disse esta tarde que não convidou Eduardo Leite para coordenar sua campanha ao Planalto.

Leite disse que foi convidado, sim, mas que não aceitou.

Um dos dois mente.

Mesmo que o convite tenha sido feito, o governador gaúcho não foi ético e nem prudente ao informar que foi convidado e não aceitou o convite.

A conferir.

Eduardo Leite saiu muito desgastado e humilhado das prévias, está magoado e não consegue parar de falar.

O governador gaúcho fala demais e fala pelos cotovelos.

PIB deve crescer 2,5% em 2022, afirma especialista. Mercado financeiro especula, mente e torce pelo pior, prevendo avanço de apenas 0,58%.

O mercado financeiro aposta em crescimento de apenas 0,58% para o PIB do ano que vem. É o que revela o Boletim Focus de hoje (leia nota mais abaixo). O mercado financeiro vem especulando, mas sobretudo vem produzindo fake news mentirosas a respeito do estado da economia, integrando-se aos agentes espúrios do Eixo do Mal que atacam o governo Bolsonaro. 

Para o economista e advogado Alessandro Azzoni, traçar um cenário para 2022 não é uma tarefa fácil, porém é possível levar em conta algumas variantes. Por exemplo: as empresas, especialmente as grandes do varejo, estão capitalizadas. "Devem investir em expansão, independente do cenário econômico, o que gera emprego e ajuda a aquecer a economia", afirma. Mas pondera: "Se a taxa de câmbio ficasse em um nível abaixo de 5, seria muito mais favorável". 

Levando em conta o retrospecto de 2021, Azzoni ainda prevê que o crescimento econômico, embora não seja muito significativo, deve registrar um aumento de 2,5% do PIB. "Já é um cenário positivo", avalia. 

CLIQUE AQUI par ler mais.

Colégio Anchieta chama até a polícia porque aluno de 7 anos negou-se a usar máscaras

A foto é das 14h e foi tomada por pais de alunos. Na entrada do prédio, brigadianos e seguranças garantem a ordem, mas não a lei, tudo para reprimir a criança de 7 anos que se negou a usar máscaras.

Porto Alegre não registra há muito tempo nenhuma criança internada com covid e em leito de UTI.

O pai, Marcio Lara, fez Boletim de Ocorrência contra o colégio.

O Colégio Anchieta, Porto Alegre, que é dos jesuítas, portanto do mesmo grupo que controla a Unisinos, chamou uma guarnição da Brigada Militar, esta tarde, para garantir a retirada de um aluno de apenas 7 anos, impedido de assistir às aulas e que, custodiado por seus pais, negou-se a cumprir a ordem abusiva. A direção do Anchieta obriga todas as crianças ao uso de máscaras, mesmo sabendo que a lei municipal não obrigue isto. 

A foto ao lado é dos brigadianos chamados pela direção do colégio. Os brigadianos tentaram convencer a criança a voltar com o uso de máscaras, mas ela repeliu o pedido, no que foi apoiada pelos pais.

O aluno saiu chorando da sala de aula e não quis mais voltar. "Ele se sentiu humilhado", disse ao editor o pai da criança, Márcio Lara. 

Há decreto municipal do prefeito Sebastião Melo proibindo a exigência de uso de máscaras para crianças em sala de aula.

Mara Rocha enquadra Dias Toffoli, o semi-presidencialismo e o STF Moderador

 - A senadora é do PSDB do Acre.

Brasil é onde os produtos da Apple são os mais caros do mundo

Todo ano com o lançamento de novos modelos de sua linha de produtos, a Apple movimenta bilhões de dólares. Com o recente lançamento do iPhone 13, a expectativa é um crescimento ainda maior.

O produto de maior sucesso ainda é o iPhone, responsável por 48% do total da receita da empresa. Porém, um segmento com um dos maiores crescimentos são os wearable (relógios, fones e acessórios) que há poucos anos representavam 5% e atualmente subiram para 11%.

Para efeito de grandeza, somente a soma das vendas dos AirPods (fone de ouvido sem fio da marca) é maior que o total de faturamento de empresas como a Spotify, Twitter, Snapchat e Shopify juntas.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Monjuá (ex-3 Passos) inaugura primeira loja em Porto Alegre

Antiga rede 3Passos estreia na capital gaúcha no dia 2 de dezembro com loja na Azenha.

Uma das mais conhecidas redes de varejo do Rio Grande do Sul, com quase 60 anos de história, inaugura sua primeira loja na capital gaúcha na quinta-feira, dia 2 de dezembro, a partir das 9h. É a Monjuá, antiga 3Passos, que abre as portas de seu ponto de venda na Avenida da Azenha, 1008. 

A inauguração também marca o pré-lançamento da coleção Vy’apa (Felicidade), co-criada em parceria com as aldeias Mbyá Guarani, da Barra do Ribeiro, no interior do Estado, que estará disponível para os consumidores a partir do dia 8 de dezembro.

Com 78 lojas e 800 funcionários, a Monjuá é também uma das maiores redes do Estado. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre a rede.

Em setembro, Brasil gastou 119% mais para importar gasolina, diz Logcomex. Conheça outros dados.

Com receio de um possível desabastecimento de combustível no país, em setembro de 2021, o Brasil importou cerca de 119% a mais de valor de gasolina, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pelo levantamento da Logcomex, startup que trata  do comércio exterior com automação e Big Data.

A pesquisa também apontou que em setembro de 2020, o Brasil importou mais de 151 milhões de litros de gasolina, que correspondem a R$ 62 milhões, já em setembro deste ano, foram importados 202 milhões de litros, que correspondem a R$137 milhões. 

Esse aumento no número de gasolina foi 33% maior do que no ano anterior,

CLIQUE AQUI para saber mais.

Artigo, Luís Otávio Leal, Banco Alfa - PEC dos Precatórios: Fim horroroso ou horror sem fim?

- O autor é economista-chefe do Banco Alfa.

Entre as idas e vindas da PEC dos Precatórios, devemos perguntar: se ela é mesmo tão ruim, por que os ativos pioravam toda a vez que a sua aprovação ficava ameaçada e melhoravam quando o inverso acontecia ?

A PEC dos Precatórios é um “fim horroroso” para o problema de arrumar espaço dentro do Teto dos Gastos (...). Portanto, partindo da ideia de que a “opção” é pior, vamos aproveitar a aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados para mostrar a razão do mercado ter ficado tão ‘nervosinho’, em relação a sua elaboração, e o motivo da comemoração, após ela ter passado pelo seu primeiro teste no Congresso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Assembleia do RS votará, amanhã, projeto que fixa o Teto de Gastos do Estado do RS

Fábio Ostermann, deputado estadual do RS.

Tramita em regime de urgência e está na pauta de votação da Assembleia do RS, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 378/2021, que estabelece o Teto de Gastos do Estado. 

De autoria do governo gaúcho, a proposta estabelece por 10 anos um freio no crescimento das despesas do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

 O debate sobre a implementação de um Teto de Gastos no RS vem sendo pautada pela Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios, que apresentou projeto semelhante no ano passado. De acordo com o presidente da Frente, deputado Fábio Ostermann (NOVO), a aprovação da proposta é fundamental para manter o equilíbrio orçamentário e garantir a adesão ao RRF. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre o projeto.

Alexandre Moraes impõe censura prévia e proíbe entrevista de Daniel Silveira a Augusto Nunes

A ilustração é do site do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira.


A Jovem Pan foi ao STF para invocar o seu direito constitucional de entrevistar o deputado Daniel Silveira.

O STF negou.

Augusto Nunes queria ouvir o parlamentar no seu programa Direto ao Ponto.

O ministro Alexandre Moraes rechaçou o pedido apresentado pela Jovem Pan e pela defesa do parlamentar e manteve Silveira proibido de falar ao programa Direto ao Ponto, também da Jovem Pan.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Veja se há relação entre "mal súbito" e "injeções contra o vírus chinês"

 Ao checar as notícias no Google, o leitor encontrará muitos avisos de que são mentirosas muitas informações que relacionam "mal súbito" com "injeções contra o vírus chinês". De qualquer modo, confira o vídeo e faça o que ele sugere. O editor fez isto e está alarmado.

Marcopolo leva ônibus elétrico no Alvorada, tudo para Bolsonaro conhecer. E ele toma o volante para dirigir até o Planalto.

A Marcopolo, Caxias, RS, levou seu protótipo de ônibus elétrico Attivi para Bolsonaro conhecer. O presidente não teve dúvidas: assumiu o volante e dirigiu o veículo no percurso que vai do Alvorada até o Planalto. Jornalistas da mídia rancorosa quiseram saber se Bolsonaro tem habilitação para dirigir ônibus. O ônibus Marcopolo Attivi, dirigido por Bolsonaro tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250 quilômetros e pode ser recarregado em até 4 horas. Ele estará no mercado em meados de 2023.

Agora, ao vivo, acompanhe "Boa tarde,Brasil !", com o comando de Júlio Ribeiro. Rádio Guaíba.

Convidados: Diego Pessi, Paulo Roberto Mendes, Marcelo Rocha Monteiro. Comentarista: Roberto Motta.

África do Sul não concede agrément e Bolsonaro retira indicação de Crivella

O presidente Bolsonaro retirou a indicação do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, para o posto de embaixador do Brasil junto ao governo da África do Sul.

Crivella é bispo da Igreja Universal.

A indicação atendeu pedido da igreja de Edir Macedo, que queria Crivella na África do Sul para cuidar dos seus interesses na África, com ênfase em Angola, onde enfrenta problemas muito sérios com as autoridades locais.

O governo da África do Sul sabia disso e não concedeu agrément para Crivella.

Recomendado - Conheça e alugue por temporada este novíssimo apartamento no centro de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! Restam alguns dias do mês de dezembro ainda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Com Eduardo Leite fora da disputa de 2022, MDB e PSDB já podem definir sua coligação ao Piratini e ao Senado

 A decisão de Eduardo Leite, aparentemente irrevogável, de permanecer no cargo até o final do mandato (veja notas a seguir), deixa mais definido o cenário eleitoral para MDB e PSDB, no caso da disputa pelo governo do Estado.

Embora o vice-governador Ranolfo Vieira tenha se declarado candidato a candidato pelo PSDB, tudo se encaminha para uma aliança entre tucanos e emedebistas.

O MDB gaúcho, cujo diretório fará reunião na quinta-feira para tratar de prévias, encaminha-se para uma chapa majoritária com a seguinte configuração:

Governador - Alceu Moreira, MDB
Vice-governador - Alguém indicado pelo PSDB, que poderá ser o próprio Ranolfo ou a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt
Senador - José Ivo Sartori

Bolsa e dólar abrem o dia em pequena alta

 Bolsa e dólar abriram o dia em pequenas altas.

10h22min

Bolsa, +0,23%, 102.455 pontos
Dólar comercial, +0,11%, R$ 5,5993 para a venda

Mercado financeiro eleva projeção de inflação oficial para 10,15% em 2021

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 10,12% para 10,15% neste ano. Essa foi a 34ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (29), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos.

Taxa de juros - A previsão do mercado financeiro é que a Selic suba para 9,25% ao ano.

PIB e câmbio - As instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 4,80% para 4,78%. Para 2022, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 0,58%.A expectativa para a cotação do dólar se manteve em R$ 5,50 para o final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse patamar.

Aluguéis que vencem em dezembro, terão aumento de 17,89%

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,02% em novembro deste ano, taxa mais baixa do que as do mês anterior (0,64%) e de novembro de 2020 (3,28%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador acumula 16,77% no ano e 17,89%, em 12 meses.

A queda da taxa de outubro para novembro foi puxada pelos três subíndices que compõem o IGP-M. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede o atacado, teve deflação (queda de preços) de 0,29% em novembro. Em outubro, houve inflação de 0,53%.

A inflação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, recuou de 1,05% em outubro para 0,93% em novembro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,80% para 0,71% no período.

Força Nacional é enviada ao Paraná par conter a violência do narcotráfico na fronteira com o Paraguai

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao estado do Paraná e aos órgãos de segurança pública, prioritariamente nos municípios de Guaíra, Icaraíma, Alto Paraíso e Foz do Iguaçu.

De acordo com portaria publicada hoje  no Diário Oficial da União, a medida tem “caráter episódico e planejado”, em atividades “imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

O período de emprego da Força Nacional é de 1º de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022 e poderá ser prorrogado em caso de necessidade.

André Mendonça já tem votos para ser aprovado, quarta, na CCJ do Senado

 Pelo menos 14 dos 27 senadores que integram a Comissão de Constituição e Justiça do Senado avisaram que votarão em André Mendonça, quarta-feira, na sessão de sabatina do indicado por Bolsonaro para o STF.

O número poderá ser maior.

Filiação de Bolsonaro ao PL será amanhã, 10h

 O presidente Jair Bolsonaro irá filiar-se ao PL, Partido Liberal, amanhã, 10h, em Brasília.

União Brasil quer que Eduardo Leite saia do PSDB e seja seu candidato ao Planalto

O União Brasil, Partido formado pela junção das siglas DEM e PSL, avisou que convidará o governador Eduardo Leite para ser seu candidato ao Planalto.

Leite teria que sair do PSDB.

O União Brasil pensa também em Luís Mandetta e Sérgio Moro.

Ao jornal Folha de S. Paulo (veja nota abaixo), o governador gaúcho disse, hoje, que não será candidato a mais nada no ano que vem, permanecendo no governo até o fim.

Eduardo Leite está magoado com a derrota e repele coordenação da campanha de João Doria

 O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou que recebeu o convite do próprio governador João Doria, mas recusou o convite para coordenar a campanha do colega à Presidência da República. 

O gaúcho está magoado com a derrota..

“Permaneço no PSDB, mas não me vejo coordenando uma campanha presidencial, pois serei governador até o último dia do meu mandato e não imagino poder coordenar algo dessa dimensão nacional estando focado nos problemas e soluções do meu Estado”, disse Leite ao jornal Folha de S.Paulo.

CNC diz que vendas da black friday foram um fracasso

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Black Friday em 2021 deve movimentar R$ 3,93 bilhões. 

O faturamento deve cair 6,5% quando considerados os valores corrigidos pela inflação. Pior ainda: as vendas deste ano foram comparadas com as do ano passado, um período de grossa pandemia e restrições. 

Se confirmados os números, será o 1º recuou desde 2016.

As vendas pela internet recuaram 5%.

CLIQUE AQUI para ler o relatório da CNC.

Pix Saque e Troco entram hoje em operação

A foto é de Marcello Casal Júnior, Agência Brasil.

Clientes poderão fazer saques até em padarias e supermercados.


A partir desta segunda-feira passam a valer duas novas modalidades do Pix: Saque e Troco. Os usuários poderão fazer saques em locais como padarias, lojas de departamento e supermercados, não apenas em caixas eletrônicos.

Segundo o Banco Central (BC), a oferta dos dois novos produtos da ferramenta aos usuários é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras.

CLIQUE AQUI para saber o que são e como funcionam.

Ministro da Saúde não quer saber de alarme sobre cepa da África do Sul

Na semana passada, o surgimento de uma variante do novo coronavírus foi confirmado em regiões da África. Batizada de Ômicron - letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou hoje (28) que a principal arma contra a covid-19 é a vacinação. Mais cedo, o ministro realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais durante reunião de trabalho sobre a variante Ômicron do novo coronavírus.

Segundo Queiroga, o cenário epidemiológico no Brasil é de maior tranquilidade em função da campanha de vacinação. Até o momento, foram distribuídas aos estados 372 milhões de doses, sendo que 308 milhões já foram aplicadas na população.

Esta é a foto da nova cepa do coronavírus, a variante Ômicron. Nem os cientistas sabem se ela é mais ou menos perigosa.

A foto de iStock está no Google.


A variante Ômicron apresenta um número maior de mutações do que a Delta. É o que aponta a primeira imagem gráfica da nova cepa do coronavírus, divulgada no fim de semana pelo Hospital Bambino Gesù, de Roma.

Ômicron apresenta muito mais mutações que a variante Delta, concentradas principalmente na região da proteína que interage com as células humanas”.

Os cientistas esclareceram que “isso não quer dizer automaticamente que essas mutações são mais perigosas, mas simplesmente que o vírus se adaptou mais uma vez à espécie humana, gerando outra variante”. “Outros estudos nos dirão se essa adaptação é neutra, menos ou mais perigosa”, completaram os especialistas em um comunicado.

Eduardo Bolsonaro e Fábio Farias criticam Doria e Claudia Leite por mega-show em SP

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) criticaram, neste domingo, o governador João Doria por ter autorizado show com aglomeração da cantora Cláudia Leitte em São Paulo, no sábado. 

Em SP, os eventos públicos de grande porte não estão liberados, ao contrário do que acontece em Estados como RS e Santa Catarina, por exemplo.

O show foi realizado em um trio elétrico no estacionamento do Espaço das Américas, em São Paulo. A cantora puxou o seu bloco chamado “Blow Out”, com milhares de pessoas aglomeradas ao redor do veículo e sem máscara.

Eduardo Bolsonaro, que é deputado por São Paulo, ironizou em postagem:

- Claudia Leite genocida ?

O ministro denunciou João Doria:

- Sempre foi por política e não por saúde.

Brasil registrou apenas 92 óbitos por vírus chinês neste domingo

O Brasil registrou mais 4.043 casos de vírus chinês e 92 mortes em 24 horas, segundo registra a atualização epidemiológica divulgada pelo Ministério da Saúde na noite de hoje. 

No balanço geral, o país teve 22.080.906 casos, com 614.278 óbitos.

A taxa de recuperação é de 96,4% - a mais alta registrada até agora. Mais de 21,29 milhões de pessoas são consideradas livres da infecção pelo novo coronavírus.

O boletim mostra, ainda, 173.314 casos ativos, que estão sob cuidados médicos e foram informados ao Sistema Nacional de Saúde (SUS).

UTIs Pediátricas de Porto Alegre continuam sem criança alguma internada com caso confirmado

Os sete hospitais que possuem UTIs Pediátricas em Porto Alegre, continuam sem registrar a presença de uma só criança com caso confirmado de vírus chinês. Há uma criança internada com suspeita.

Dos 131 leitos, 102 estão ocupados por doentes de outras naturezas, o que equivale a taxa de 77,8%.

Nas UTIs Adulto, 88 doentes infectados por vírus chinês ocupam menos de 10% das 898 vagas. No total, 74,37% dos leitos de UTIs da Capital estão ocupados.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa.

Dica do editor - Sine de Porto Alegre abre a semana com 451 vagas de empregos

 A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico, Porto Alegre) tem 451 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. Devido à Semana da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, o atendimento será a partir das 13h.

O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico.

CLIQUE AQUI para conhecer as vagas.

Vacinação prosseguirá em 41 locais de Porto Alegre

Foto de Alex Rocha, PMPA.


Vacinação em Porto Alegre
1a. dose - 99,7% da população vacinável (1,2 milhão dos 1,5 milhão de habitantes)
Doses completas - 88,7%

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, mantém a vacinação contra o vírus chinês em 41 locais nesta segunda-feira: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 33 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

CLIQUE AQUI para saber quais as vacinas aplicadas, endereços e horários.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/