Collor assume a liderança do PT na defesa de Lula e ataca FHC

Vinte anos depois do impeachment, é o agora senador aliado do governo que encara o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a revista Veja e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

. Foi Fernando Collor, principal crítico de Veja no Senado, quem abriu espaço nesta quarta-feiras para os convites a FHC e Gurgel em comissão mista do Congresso, impedindo também a convocação de Lula e da sua amante, Rosemary Noronha.

. Sob a liderança do ex-presidente derrubado por iniciativa do PT, os deputados e senadores do PT blindaram Lula e Rosemary, voltando-se contra Gurgel, Veja e FHC.

Conselho Monetário Nacional refinancia dívidas dos arrozeiros

O Conselho Monetário Nacional – CMN – divulgou nesta quarta-feira, dia 12, a Resolução Bacen 4.161 que autoriza o refinanciamento dos débitos dos produtores de arroz. A norma criou uma linha de crédito no valor de R$ 400 milhões com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES - exclusiva para a rolagem das operações de investimentos

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da resolução.

Saiba quem votou contra os interesses do RS na questão da distribuição dos royalties do petróleo

Estes deputados gaúchos votaram contra o pedido de urgência para a votação dos vetos à Lei dos Royalties, portanto indicando claramente o que farão quando da decisão final da semana que vem:

PT
Bohn Gass
Paulo Ferreira
Fernando Marroni
Henrique Fontana

PMDB
Eliseu Padilha

. Todos os demais deputados e os três senadores da bancada gaúcha votaram pela urgência, o que quer dizer que decidirão na semana que vem contra os vetos, ou seja, em favor dos interesses do RS.

André Figueitredo derrota Brizola Neto e é reeleito líder do PDT na Câmara

Apesar de todas as pressões feitas pela presidente Dilma Roussef, seu ministro do Trabalho, Brizola Neto, não conseguiu eleger o candidato chapa branca que apresentou, já que o preferido foi o deputado André Figueiredo, reeleito sem oponente. João Dado, o candidato do governo, foi obrigado a retirar o nome quando percebeu que obteria apenas cinco votos. O ministro Brizola Neto retirou-se da reunião depois de ouvir severas críticas à sua atuação.

. A decisão ocorreu  na sede do PDT em Brasília.

. A derrota de João Dado debilita os Brizola dentro do PDT e esvazia as tentativas de Dilma e Araújo voltarem ao Partido.

Artigo, Dora Kraemer - Língua nos dentes

* Clipping Dora Kraemer, Estadão


Ás do volante na ultrapassagem de obstáculos, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva agora está diante de um quase intransponível: a abertura de inquérito policial para investigar as denúncias feitas por Marcos Valério Fernandes de Souza à Procuradoria-Geral da República, apontando Lula como ator principal do mensalão. (...) Inclusive porque a história está muito mais "amarrada" do que deixam transparecer o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal. Roberto Gurgel tomou outro depoimento de Marcos Valério além daquele revelado ontem pelo Estado. No curso do julgamento, o STF fez reuniões administrativas ainda sob a presidência de Carlos Ayres Britto para tratar do assunto. Ficou acertado o início do processo de negociação da delação premiada, mas mantido em sigilo para impedir que novos fatos interferissem no julgamento em curso e que agora está na fase de conclusão. A depender da qualidade das informações que venha a fornecer, Marcos Valério terá benefícios nos processos relativos ao mensalão em tramitação na primeira instância e em novos que venham a ser abertos. (...) Por que não falou antes? Primeiro porque o advogado dele era contra o recurso da delação e, segundo, porque percebeu tarde que a rede de proteção prometida pelo PT não existia. Condenado a 40 anos e com a perspectiva de passar o resto da vida na cadeia devido aos outros processos, a única opção era tentar reduzir os danos. Como o mensalão propriamente dito já estava desvendado, de novidade relevante só o papel de Lula. Agora o Ministério Público tem dois caminhos: arquivar o caso ou pedir ao Supremo que determine abertura de investigação. (...) Lula poderá de novo alegar que não sabia de nada?Poderá, mas desta vez há personagens notórios demais, detalhes verossímeis demais e um arsenal imponderável demais nas mãos de um homem que, além de não ter nada a perder, não esquece os maus bocados vividos em experiência traumática na cadeia.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour.

Site do Detran já tem valores do IPVA, inclusive com descontos para pagamento antecipado

Já estão disponíveis no site do Detran do RS os valores do IPVA de 2013, inclusive com os descontos relativos a pagamentos antecipados.

CLIQUE AQUI para acompanhar.

Claro abrirá venda do iPhone 5 nesta sexta em Porto Alegre

A Claro inicia as vendas do iPhone 5 no dia 14 de dezembro em todo o Brasil. Em Porto Alegre a Loja do Shopping Iguatemi vai permanecer aberta das 23h30min do dia 13 às 1h do dia 14/12, para o início da comercialização do novo aparelho. Para recepcionar os clientes haverá DJ e coquetel. O evento é aberto ao público. Ao todo serão 26 lojas da Claro em todo o Brasil abertas após as zero horas para a venda do produto.

. Com esta ação a operadora completa sua estratégia de vendas que começou dia 4 deste mês com o pré-cadastramento pelo site para receber informações sobre o produto. Em um semana, a Claro recebeu mais de 9 mil inscrições de interessados.

- Loja da Claro no Shopping Iguatemi – Rua João Wallig, 1800.

Apagão do Tarso faz Colégio Anchieta cancelar aulas. Protestos contra a CEEE já ganham as ruas em Porto Alegre.

Há dois dias sem energia elétrica, inúmeras atividades estão sendo paralisadas em todo o RS. Na Grande Porto Alegre a CEEE continua sem desatar os nós e o apagão continua.

. Empresas, inclusive indústrias, repartições, escritórios e casas de família, registram queixas e fazem protestos de rua.

. O colégio Anchieta, localizado no bairro Três Figueiras, cancelou as aulas da tarde desta quarta-feira devido à falta de água e luz.

- O governo estadual, responsável pela área de energia no RS, continua sem emitir qualquer sinal de vida, enquanto o governador do Estado prossegue em Paris, cumprindo um roteiro desconhecido até mesmo pelo Piratini, mas aparentemente relacionado com os eventos promovidos na França por Lula e por Dilma. 

Empresas como a Dinamize que tem sua sede na Avenida Nilo Peçanha, continuam sem energia, e colocaram avisos como o da imagem acima.

ENTREVISTA - RS terá safra espetacular de 30 milhões de toneladas de grãos

Antonio Sartori, diretor da Brasoja Agro

Como será a safra gaúcha de grãos, 2012/2013?
Se tudo ocorrer como acontece neste momento, teremos uma supersafra inédita de 30 milhões de toneladas.

E preços?
Bons, pelo menos até a entrada da nova safra do hemisfério norte, responsável pela produção de 90% dos grãos do mundo, coisa que acontecerá a partir de abril.

Como anda o plantio?
Soja, espetacular no RS: área de 4,5 milhões de hectares, igual a do Paraná, bom regime de chuvas, alta tecnologia (muito uso de fertilizantes). Se o clima não mudar, teremos recorde em cima de recorde.

O que se espera da soja?
13 milhões de toneladas.

Algum senão?
Se o clima não entortar. 

Isdra retoma obras do shopping Floresta e abre Hotel Metropolitan

Foram retomadas as obras de construção do mais novo shopping center de Porto Alegre, o Shopping Floresta, do grupo Isdra.

. As obras estavam embargadas.

. O grupo Isdra já controla o Rua da Praia Shopping.

. As atividades do grupo gaúcho incluem também a construção civil e o ramo hoteleiro.

Saiba como cresce geometricamente a indústria de shopping centers

A multiplicação de shopping centers em cidades como Porto Alegre chega a ser surpreendente, porque não se imagina de onde saem tantos clientes.

. Este fato fez o editor buscar informações sobre a indústria de shopping centers e descobrir que foi de 300% o crescimento dos empreendimentos do gênero no Brasil,  nos últimos três anos. São dados da Abrasce, que agrega 255 shoppings filiados. Eles faturaram R$ 108 bilhões no ano passado.

. No mundo, um de cada dez empregados trabalham em shopping centers.

. Este ano, já foram inaugurados 45 novos empreendimentos no Brasil.

OAS também terá shopping center em Porto Alegre, o shopping center Arena

A OAS anunciará o início das obras do Shopping Center Arena (Grêmio) em Porto Alegre.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour.

Black tie para Luciano Coutinho em Nova Iorque. Instituto Ling ficará com parte da renda para seu programa de bolsas

Se você tiver black tie e convite para o jantar do dia 16 de maio do ano que vem em homenagem ao presidente do BNDES (Homem do Ano), Luciano Coutinho, programado pela Brazilian American Chamber of Commerce em Nova Iorque, já esqueça que a renda irá para o Programa de Bolsas de Pós-Graduação da Columbia University e Instituto Ling.

. O Instituto Ling é de Porto Alegre, da família Ling, dona da Petropar, e destina-se a conceder bolsas para estudantes notáveis que queiram fazer pós-graduação no exterior.
 
- Se você quiser comprar convites para o jantar do Waldorf-Astoria, mande e-mail para poy@brazilcham.com 

Site do Instituto Ling: www.institutoling.org.br

Shopping TOTAL aposta em Natal gordo em Porto Alegre

O shopping center TOTAL, Porto Alegre, acha que poderá vender 12% mais neste Natal, mas só na terça-feira terá os números da primeira quinzena para fechar suas previsões.

Ana Amélia vai ao ministro de Minas e Energia para discutir Apagão do Tarso

Com o governador mais uma vez fora do País (Tarso está em Paris desde domingo) e com o secretário de Infraestrutura e o presidente da CEEE perplexos diante do novo apagão, caberá ao deputado Frederico Antunes e a senadora Ana Amélia, ambos do PT, a tarefa de defender as cores gaúchas junto ao homem forte do ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, nesta quinta-feira de manhã.

. Os sucessivos apagões no RS decorrem dos escassos investimentos feitos no sistema de transmissão, que entra em colapso a cada chuva forte.

. Uma empresa subordinada ao ministério, a Eletrosul, que tem sede em Florianópolis, encaminha com êxito uma solução para o problema, mas o resultado demorará muitos meses. Trata-se de um complexo de linhas de alta tensão que se encontrarão no município de Eldorado do Sul, na Grande Porto Alegre. A prefeitura da cidade relutou muito em dar sua anuência, temendo prejuízos ao seu crescimento industrial, mas fez isto há uma semana.

- Desde a madrugada de terça-feira sem energia elétrica, muitas regiões do RS continuaram sob apagão na quarta-feira, com o que muitos protestos públicos contra a CEEE foram desfechados. Sobre este assunto, o editor recomenda o exame do seu comentário diário de Twitcam. CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Ministério Público do Trabalho enquadra Band RS

Saiu nesta quarta-feira os resultados do inquérito civil aberto pelo Ministério Público do Trabalho contra a Rede Band do RS. Os resultados protegem os jornalistas do grupo, porque mandam o grupo fazer o seguinte:
) Pagar horas extras.
2) Limitar em duas as horas extras.
3) Conceder o descanso semanal remunerado.
4) Proceder registros de frequência ao trabalho.

Federasul abre inusitado espaço para o prefeito tucano Eduardo Leite, Pelotas

Filé com risoto de aspargo e torta de frutas como sobremesa,  foi o cardápio do almoço do Tá na Mesa da Federasul, Porto Alegre, nesta quarta-feira, dedicado a ouvir o jovem prefeito de Pelotas, Eduardo Leite.

. Os escassos líderes tucanos de alta plumagem existentes no RS estiveram em peso no Palácio do Comércio, a começar pela ex-governadora Yeda Crusius (Marchezan Júnior, preso em Brasília, faltou ao encontro).

. O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, atraiu Eduardo Leite porque ele vem frequentando o noticiário como um dos dez líderes políticos jovens mais promissores do País, conforme reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo. A entidade raramente abre espaço para prefeitos do interior gaúcho.

. A casa não lotou, mas pouca gente saiu do evento antes do horário fatal de encerramento, 14h, o que quer dizer que a fala do prefeito pode ser classificada como de bom interesse.

PDT gaúcho cada vez mais decidido a não conceder refiliação a Carlos Araújo

A cada dia é maior a resistência no PDT gaúcho ao desejo de refiliação do ex-deputado Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma Rousseff.

Base governista é surpreendida com pedido de urgência para derrubada dos vetos de Dilma à Lei dos Royalties

A inesperada discussão de pedido de regime de urgência para votação dos vetos parciais da presidente Dilma Rousseff à nova lei dos royalties do petróleo pegou fogo no plenário da Câmara nesta tarde.

. A base governista tenta a todo custo evitar que a proposta siga até o voto do plenário.

. A iniciativa do debate é da bancada do DEM, que se assegurou dos votos necessários para aprovar o regime de urgência e depois derrubar os vetos.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour.

STF adia decisão sobre cassação imediata dos mandatos dos deputados mensaleiros

* Clipping www.g1.com.br

O ministro Celso de Mello, que daria nesta quarta-feira (12) o voto de desempate na discussão sobre perda de mandatos, não comparecerá à sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) em razão de uma "forte gripe" e por recomendação médica, segundo seu gabinete. Por conta disso, informou a assessoria de imprensa do Supremo, a sessão para julgar o processo do mensalão foi cancelada e os ministros analisarão outros temas. No julgamento do mensalão, a corte tem três assuntos pendentes ainda, a cassação dos mandatos, o reajuste nas multas aos condenados e o pedido de prisão imediata feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

A charge acima é de Amarildo.

Fim do ano aproxima-se e Argentina continua barrando entrada de calçados do Brasil

Vai a US$ 17 milhões o prejuízo causado pelo governo argentino este ano, tudo em função do cancelamento da entrada de 658 mil pares de calçados brasileiros.

. Os números são da Abicalçados.

. Como o governo Cristina Kirchner adotou o sistema de licenças não automáticas, o trâmite para a entrada do produto no País demora 130 dias em média, o que muitas vezes inviabiliza a venda, já que calçado segue estações fixas durante o ano.

. O diretor-executivo da Abicalçados, o gaúcho Heitor Klein, embora proteste contra os entraves, até acha que este nem é o problema mais grave, conforme mandou avisar ao editor:
- O que importa é a falta de previsibilidade nos negócios.

. Neste momento, segunda semana de dezembro, 191 mil pares aguardam na fronteira.

. O impasse parece ter carimbo. Leiam a análise de Heitor Klein:
- Nos primeiros 10 meses deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2011, as exportações de calçados para Argentina caíram 22,3% (de US$ 154,6 milhões para US$ 120,1 milhões). Por outro lado, no mesmo período os “hermanos” aumentaram suas importações de calçados de outros países – inclusive dos asiáticos - em 12,7% (US$ 118,9 milhões para US$ 134 milhões).

. O governo brasileiro reluta em enfrentar as ações protecionistas da Argentina em nome do bom relacionamento político. Além disso, setores da economia brasileira que se sentem prejudicados por importações de produtos argentinos exercem pressão para barrar a entrada destes. Esses movimentos de ação e retaliação é que determinam a elevação da pressão nas relações bilaterais.

Novo presidente do PMDB poderá ser um “civil”

O novo presidente do PMDB do RS poderá ser o de um “civil”, portanto algum nome que não tenha mandato.

Ibsen reúne chapas para evitar exclusões de líderes no novo diretório do PMDB

Causou desconforto no PMDB do RS a exclusão dos nomes de lideranças consagradas nas listas das duas chapas que disputarão as eleições do dia 15.

. Por serem ex-presidentes do Partido, Ibsen Pinheiro, Pedro Simon, Odacir Klein, Márcio Biolchi e Giovani Feltes constam das listas, mas o mesmo não ocorreu com José Fogaça, Germano Rigotto, Luiz Ponte, José Ivo Sartori, Eliseu Padilha e Luiz Fernando Zacchia.

. Foi para costurar um acordo que o presidente Ibsen Pinheiro resolveu sair a campo e agendou reunião com os líderes das duas chapas para o final desta quarta-feira.

. Mudanças nas nominatas só são permitidas até esta quinta-feira.

. Não se imagina dificuldades para a missão de Ibsen.

- Seria um contrassenso o PMDB deixar de fora do diretório os principais nomes que poderão disputar o governo e a cadeira de senador em 2014.


Acima, foto de Ibsen Pinheiro.

Votação do Pacotarso III ficará para a semana que vem

Mais uma vez o Pacotarso III deixará de ir a votação esta semana. Isto só ocorrerá a partir de terça-feira, mas na quinta-feira a tarde a Assembléia entrará em recesso.

. São 37 projetos. Do total do bolo, 22 tratam apenas de aumentos de despesas, sem que governo e oposição tenham determinado a fonte dos recursos para arcar com tudo e nem calculado o impacto financeiro do pacote, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

CLIQUE AQUI para saber do que trata cada um dos 37 projetos. 

Ex-diretor Geral do Daer terá que se explicar nesta quinta-feira na Assembléia

Será nesta quinta-feira o depoimento do ex-diretor Geral do Daer, Francisco Thormann, que é do PT. O deputado Jorge Pozzobom, PSDB, que foi quem apresentou o requerimento de convocação, preparou três baterias diferentes de questões para Thormann:
1) A dupla militância do ex-diretor, que comandava o Daer e ao mesmo tempo estava apto a prestar consultoria ao Daer.
2) Os sucessivos fracassos nos lançamentos de editais para concessões de rodoviárias.
3) O imbróglio dos pedágios.

. Muitos deputados quererão saber mais do que isto.

- O PT e o governo não querem o depoimento de Thormann e poderão evitar seu comparecimento à Assembléia. Se isto ocorrer, o deputado Pozzobom exigirá o depoimento sob vara.

Alba anunciará secretariado na terça-feira. Parodi será seu secretário da Fazenda.

Será na terça-feira o anúncio do novo secretariado do novo prefeito de Gravataí, RS, o deputado Marco Alba. Foi em Gravataí que o PMDB obteve sua mais espetacular vitória na Grande Porto Alegre, derrotando seu principal adversário histórico, o PT.

. Marco Alba quer convidar para secretário da Fazenda o ex-secretário do Planejamento, José Alfredo Parodi, mas depende de cessão da secretaria estadual da Fazenda.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour.

Constrangido, Lula não vai ao jantar de gala oferecido por Hollande a Dilma

* Clipping Veja, Antonio Ribeiro, Paris


Constrangido e receoso de ser abordado sobre o depoimento de Marcos Valério, o ex-presidente anulou sua ida ao jantar de gala oferecido por François Hollande em homenagem a Dilma Rousseff, no Palácio do Elysèe.
 Chefes de estado em viagem ao exterior quando perguntados sobre problemas em seus países, costumam fugir da questão argumentando que se comentassem sobre o assunto incomodo naquele momento, poderiam ajudar a denegrir a imagem do país fora de suas fronteiras. O ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill avaliava que era uma boa astúcia, mas o problema vinha depois. Concluia, Churchill: “Ao voltar para casa, os governantes tampouco recuperavam o atraso.”
Embora pareça que não, foi o caso de Dilma Rousseff em viagem oficial a França. A presidente foi questionada sobre o depoimento à Procuradoria-Geral da República feito pelo publicitário Marcos Valério, operador do mensalão e condenado a 40 anos de prisão, no qual afirma que dinheiro do esquema pagou contas pessoais de Lula e que ele autorizou os empréstimos bancários ao PT, o partido do ex-presidente e de Dilma.
“É uma questão que devo responder no Brasil, mas não poderia deixar de assinalar que considero lamentáveis as tentativas de desgastar a imagem do presidente Lula. Acho lamentável”, disse ao lado do presidente da França durante entrevista coletiva aos jornalistas no Palácio do Elysée. Fica claro que Dilma prefere defender Lula que o Brasil em questões mais graves. Diferentemente como fez, por exemplo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ao declarar que as denúncias de Valério devem ser investigadas pelo Ministério Público. Salvo, evidentemente, se Dilma acha que Lula é o Brasil. Neste caso, a situação é mais séria.
Sobre as acusações, Lula apressadíssimo para se livrar da imprensa, rebateu com o de sempre: “É mentira.” Notícia significativa, mesmo, seria se Lula tivesse dito algo que não vem dizendo desde 2005. E de forma serena, sem o  estranho e permanente ar de fugitivo para um ex-presidente da República.  

STF decide, hoje, pela cassação imediata dos parlamentares bandidos do Mensalão

Decano da corte deve seguir Joaquim Barbosa e votar, hoje,  pela cassação imediata dos mandatos dos parlamentares condenados na Ação Penal 470; presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já avisou que não pretende cumprir a decisão.

. A advertência de Maia é bravateira, criminosa e insustentável politica e juridicamente. 

Interferência de Dilma na escolha do líder, joga o PDT para os braços da oposição

A terça-feira foi de intensa atividade para o ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola, mais conhecido como “Brizola Neto”, que segundo afirmou recentemente a deputada estadual do PDT carioca, Cidinha Campos,  “nunca trabalhou na vida”. Justiça seja feita: ontem o ministro trabalhou como nunca, num último esforço para dobrar a bancada do PDT na Câmara, fazê-la abandonar o líder André Figueiredo e  eleger o ungido de Dilma para a liderança do partido, o deputado João Dado, de São Paulo.

. Argumentos não faltaram ao preposto de Dilma, como diretorias, coordenadorias e superintendências regionais do ministério. Isso sem falar na promessa de liberação de emendas. Decididamente, Brizola Neto reza pela cartilha petista.

-  A arrogância de Dilma e seu fiel escudeiro e ministro parece ter surtido efeito contrário, pois o PDT nunca se mostrou tão unido em uma escolha. Expectativas conservadoras apostam em dezoito votos para André Figueiredo, seis para João Dado e uma abstenção. Graças às ações desastradas de Dilma e Brizola Neto, o PDT está caminhando, a passos largos, para a oposição.

* Nota do editor - O editor recomenda que a deputada Juliana Brizola, irmã de Brizola Neto, controle as línguas da sua assessoria na Assembléia. A deputada tem pés de barro. 

O PT de Rosemary - Amante de Lula tentou achacar R$ 650 mil de Paulo Vieira para comprar apartamento em SP

* Clipping O Globo

Um e-mail interceptado durante a Operação Porto Seguro flagrou a então chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, pedindo um empréstimo de “650 em dinheiro” ao diretor da Agência Nacional de Águas Paulo Vieira para pagamento de um apartamento. O conteúdo do relatório final da Polícia Federal da investigação, enviado para a Justiça na última sexta-feira, foi revelado pelo “Jornal Nacional”, da Rede Globo.

O e-mail foi enviado no dia 19 de novembro.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Banco do Brasil cobrava até "pedágio" para o PT.

* Clipping Estadão, Felipe Recondo, Alana Rizzo e Fausto Macedo

BRASÍLIA - O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou no depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República que dirigentes do Banco do Brasil estipularam, a partir de 2003, uma espécie de “pedágio” às agências de publicidade que prestavam serviços para a instituição financeira pública: 2% de todos os contratos eram enviados para o caixa do PT, acusou o homem apontado como o operador do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal.

. Em dois anos, os repasses do Banco do Brasil às cinco agências de publicidade com quem mantinha contrato superaram R$ 400 milhões - uma delas era a DNA Propaganda, de Valério. Ou seja, segundo o empresário disse à Procuradoria-Geral da República em setembro, os desvios que abasteceram o mensalão podem ter sido bem maiores do que os que levaram o Supremo Tribunal Federal a condenar Valério e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

CLIQUE AQUI para ler tudo

Cachoeira também ameaça o PT: "Eles sabem que sou o garganta profunda do PT"

* Clipping Lourdes Souza Do UOL, em Goiânia

O PT foi o alvo de críticas de Carlos Cachoeira, no início da noite desta terça-feira (11), assim que deixou o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, ele afirmou que sua prisão é interesse dos integrantes do partido. "Eles sabem que sou o garganta profunda do PT", disse Cachoeira em uma referência ao fato de saber informações sobre o partido.

Ele desqualificou o relatório da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Cachoeira e disse que quer conversar com seus advogados para falar mais sobre o assunto na quarta-feira (12).  E avisou:
- Sei de muita gente que está envolvida com o relatório que possui relações com a Delta."

Após cinco dias preso, ele foi solto por alvará expedido pelo desembargador, Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que determinou a soltura imediata. Cachoeira deixou o Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, por volta das 18h50.

Cachoeira voltou para a cadeia na sexta-feira (7) após o juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara da Justiça Federal, expedir pedido de prisão referente à operação Monte Carlo, deflagrada em fevereiro e que levou Cachoeira à prisão pela primeira vez.O juiz o condenou a 39 anos e oito meses de prisão por diversos crimes de corrupção, peculato e formação de quadrilha.

Apagão prossegue no segundo dia em boa parte do RS. Governador permanece em Paris. Portoalegrenses refugiam-se até em hotéis para fugir ao apagão.

- Em bairros de Porto Alegre como a Tristeza, prosseguia a falta de energia elétrica. O mesmo ocorre em boa parte do Estado. Os prejuízos para as famílias e empresas são incalculáveis. Na Capital, a CEEE culpa o excesso de consumo e recomenda auto-racionamentos. A companhia alega que nem frota suficiente possui para atender todas as ocorrências decorrentes do temporal. Enquanto o Estado mergulha em novo apagão elétrico, o governador prossegue em Paris, cumprindo uma agenda desnecessária e inútil. No RS, menos contemplados pela sorte, famílias inteiras buscam casas de familiares e hotéis para se abrigar. Um dos casos mais emblemáticos é o do jornalista Túlio Millman, da RBS, que declarou em boletim da Rádio Gaúcha a sua decisão, tomada ontem a noite, de se refugiar com a família num dos hotéis de Porto Alegre. Rigoroso com as teles, o Procon de Porto Alegre não se movimentou ainda para autuar a CEEE, impor-lhe pesadas multas e acertar com a companhia um termo de ajustamento de conduta, porque tudo o que acontece neste momento é decorrente da falta de ação da estatal. Ontem, em função do apagão, faltou luz, energia, internet, sinaleiras e até internet. Novos apagões ocorrerão neste verão. 

O número de clientes sem energia elétrica em decorrência do temporal da madrugada desta terça-feira ainda é 115 mil em todo o Estado. Na área da CEEE, está o maior número de clientes sem luz, cerca de 65 mil. Na concessão da AES Sul, são cerca de 42 mil consumidores. Na cobertura da Rio Grande Energia (RGE) são 8 mil pontos.

CLIQUE na foto ao lado para examinar faixa de protesto dos moradores do bairro Floresta, Porto Alegre. O local fica entre a Ramiro Barcelos e Gaspar Martins. O transformador queimou e a CEEE só agora começou a trabalhar no local.  

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/