Aos 90 anos, morreu em Porto Alegre o jornalista Joseph Zukauskas

Morreu neste sábado em Porto Alegre o jornalista Joseph Zukauskas;

Zukauskas, como era conhecido, notabilizou-se como agudo jornalista e analista político na antiga sucursal gaúcha do Jornal do Brasil, o JB.

Ele tinha 90 anos.

O jornalista também trabalhou por um longo período na Folha da Tarde e foi repórter da editoria de Geral durante a Legalidade. Depois da Folha da Tarde, foi chefe de redação da sucursal do Jornal do Brasil em Porto Alegre e foi secretário de Comunicação Social no governo Jair Soares.

Abraham Weintraub, desde Washington, conta por que razão a democracia brasileira é uma democracia de araque

 

Até a Globonews admite que orquestração difama o Brasil no caso dos incêndios na Amazônia

No Alaska, Groelândia, 11 Estados dos EUA, Angola e Congo, existem mais focos de incêndio do que no Brasil, diz a Globonews. É o que você pode saber neste trecho de vídeo com a fala do jornalista Jorge Pontual. Como se sabe, Globonews e Jorge Pontual não são propriamente amigos do governo Bolsonaro, mas são obrigados a reconhecer que o que há neste momento é uma campanha orquestrada 
contra o Brasil.

Defesa Civil alerta para temporal em Porto Alegre

Em Porto Alegre, 17h30min, já é pesado o temporal. A CEEE registra apagões em vários pontos da Capital.

A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para o risco potencial de temporal com trovoadas, fortes rajadas de vento e granizo, durante o domingo, mas o temporal já começou em boa parte do Estado. Por consequência, poderá ocorrer corte da energia elétrica, alagamentos e queda de árvores na Capital, impactando a mobilidade e a rotina da população.;

Porto Alegre

O alerta tem base em prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetro) e da sala de situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). No caso de emergência, a ordem é ligar para a Defesa Civil fone 199 ou Corpo de Bombeiros, fone 193

Para prestar atendimento à população e restabelecer a normalidade em áreas que possam ser atingidas, a Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), composta por secretarias e órgãos municipais, estão em prontidão. 

Eis o que Leandro Rushel explica aquilo que a imprensa americana não conta sobre as eleições dos EUA

 Leandro Ruschel é economista brasileiro, de Porto Alegre, trabalha e mora em Miami, Estados Unidos. Neste comentário, ele analisa o que está em jogo e o que acontece nas eleições americanas.

Época diz que Alexandre de Moraes está com coronavírus. O ministro nega.

 O ministro Alexandre de Moraes, STF, usou o seu Twitter, esta tarde, para desmentir que esteja infectado por coronavírus.

A informação foi passada pela revista Época.

Recomendado - Agora, aberto à noite, desde as 17h. Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

Há 10 anos primeiro lugar de Veja em chopes e cervejas artesanais. Também comidinhas inspiradas na gastronomia alemã. 

BIER MARKT VOM VASS
ABRE AS 17H
E RECEBE CLIENTES NA FORMA PRESENCIAL

Aberto até as 23h

Rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Turistas superlotam Gramado, RS

Gramado, RS, está superlotada de turistas neste final de semana.

É o maior movimento desde o início da pandemia.

Apesar da proibição, banhistas superlotam praias de Floripa

Ao lado, a praia da Joaquina, hoje, segundo foto do jornal O Globo.


A capital catarinense registrou concentração e permanência de pessoas em praias neste sábado, apesar da pandemia do novo coronavírus. 

Na areia da Joaquina e de Canasvieiras, havia banhistas com cadeiras e guarda-sóis.

A portaria estadual em vigor proíbe a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como praias, parques e praças, em regiões classificadas no mapa de risco do governo de Santa Catarina como em situação gravíssima ou grave para a Covid-19. Os cidadãos podem frequentar esses locais apenas para a prática de esportes individuais.

Recomendado - Compre agora, aqui, os melhores vinhos das Villas Bari (Porto Alegre). Receba tudo em casa. É fácil

 A cantina Villa Bari, Porto Alegre, vinícola que o empreendedor gaúcho Luiz Barichello, implementou na área rural da Vila Nova, acaba de lançar dois novos vinhos, que são:

- O Doppio Cabernet 2013, que revela um corte de Cabernet Sauvignon com Franc, com predominância do primeiro.
- E um Merlot 2013, este puro.
Também entrou na linha de vendas o novo Granrosso 2008.
Luiz Barichello, com quem o editor conversou há pouco por WhatsApp, está hoje na Toscana, Itália, na sua Villa Triturris, onde acabou de colher suas uvas Malbec, preparando-se para colher o Sangiovese na semana que vem e depois produzir com ambos o seu Chianti Clássico DOCG.

Para comprar (entrega em casa):
www.winebari.com

Bolsonaro indicará no mes que vem o novo ministro do STF. Cotados são André Mendonça e Thompson Flores.

 Ainda no transcorrer de outubro, o presidente Jair Bolsonaro poderá indicar o novo ministro do STF, já que Celso de Mello vai aposentar-se no dia 13.

O nome mais provável é o do atual ministro da Justiça, André Mendonça.

Outros nomes também são cotados, entre eles o do ex-presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores.

As 17h, Trump anunciará que juiza Amy Barret será sua candidata para a Suprema Corte

O presidente americano, Donald Trump, escolheu a juíza Amy Coney Barrett para suceder Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte americana, indicou nesta sexta-feira a imprensa americana, citando fontes republicanas.

O anúncio oficial da indicação da juíza conservadora, de 48 anos, deve ser feito às 17h locais deste sábado. Amy substituiria a progressista Ruth Ginsburg, um ícone feminista, que morreu de câncer na semana passada. A decisão, polêmica, acontece a menos de 40 dias das eleições presidenciais.Citando fontes republicanas do alto escalão ligadas ao processo, uma série de veículos, incluindo o jornal "New York Times" e a rede de TV CNN, informaram que Trump indicará Amy Barrett, o que inclinaria o Supremo ainda mais para a direita nas próximas décadas, depois de ele já ter nomeado outros dois juízes conservadores durante seu mandato

Mussoi, o mesmo juiz do copia e cola, volta a prejudicar Marchezan

O desembargador Alexandre Mussoi, o mesmo que foi obrigado a reescrever trecho de cartapácio que revogou decisão de juiz singular que favorecia Marchezan Júnior e suspendia o processo de impeachment, acaba de prejudicar novamente o prefeito, revogando a necessidade de oitiva dos autores do pedido, também em conflito com sentença de primeiro grau.

No caso da suspensão do andamento do processo de impeachment, Mussoi foi acusado pelo próprio TJRS por ter feito simples copia e cola, sendo obrigado a reescrever tudo.

CLIQUE AQUI para saber como foi o cola e copia de Mussoi.

Herval investirá R$ 75 milhões para ampliar complexo industrial de Dois Irmãos, RS

O grupo Herval anunciou, ontem, que investirá R$ 75 milhões na ampliação do complexo industrial que tem em Dois Irmãos, RS. Serão mais 54 mil m2 de área construída.

No complexo industrial, são fabricados móveis e colchões.

O grupo gaúcho também controla a rede de varejo TaQi.

Morreu em Madrid o ex-secretário gaúcho do Planejamento, Valter Nique

Morreu em Madrid o ex-secretário gaúcho do Planejamento e ex-professor da UFRGS, Walter Nique. Nique foi secretário do governo Collares.

Foi esta manhã.

Michelle Bachelet denuncia na ONU que eleições legislativas sairão viciadas na Venezuela

Ao lado, Bachelet, ex-presidente do Chile e alta comissária da ONU.


Juan Guaidó avisou que não disputará as eleições.

Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, manifestou preocupação com as eleições legislativas na Venezuela, marcadas para 6 de dezembro. Segundo ela, existem obstáculos à participação de partidos da oposição.

“Preocupam-me as decisões do Supremo tribunal de Justiça, que obstruem a liberdade de escolha dos representantes de 7 partidos políticos, e a designação não consensual dos membros do Conselho Eleitoral”, escreveu Bachelet no relatório sobre a Venezuela apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, segundo o jornal O Globo.

Em agosto, partidos de oposição ao governo de Nicolás Maduro anunciaram que vão boicotar as eleições presidenciais do país. As 27 legendas argumentaram que participar seria “colaborar com a estratégia da ditadura”.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Bolsonaro recebe alta e vai embora para casa

No Hospital, hoje, o presidented tirou foto com a camisa do São Paulo.


O presidente Bolsonaro acaba de receber alta e já saiu do Hospital Albert Einstein.

A alta foi confirmada às 13h30 pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social). Ainda não há informações se o presidente seguirá direto de volta à capital federal.

Bolsonaro realizou o procedimento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde deu entrada às 7h de ontem.

Esta foi a 5ª cirurgia a que Bolsonaro foi submetido desde que assumiu a Presidência. A maior parte dos outros procedimentos teve relação com o atentado do qual foi vítima, em setembro de 2018, quando estava em campanha eleitoral. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado

Dica do editor - Esta noite, a partir das 21h, serão entregues os Kikitos do Festival de Cinema de Gramado

 A cerimônia sairá no Palácio dos Festivais, no centro historico.Canal Brasil, TVE do RS e You Tube, transmitirão tudo ao vivo.

CLIQUE AQUI para examinar a programação e saber como participar.

Governo muda estratégia e mandará ao Congresso uma proposta completa de reforma tributária

Paulo Guedes entregou a fase 1 em julho.


O governo recuou da sua proposta inicial e decidiu que irá enviar a reforma tributária inteira, e não mais em fases, ao Congresso Nacional. A mudança marca a nova fase da interlocução governo/Congresso para a reforma que passou da equipe econômica para a ala política. 

Até agora, o governo enviou apenas a fase 1 da proposta, que prevê a unificação do PIS e da COFINS. A criação de um novo imposto sobre pagamentos digitais deve ser enviada na próxima semana, junto com as demais fases da proposta que contém desoneração sobre a folha de pagamentos ampliada, mudanças no Imposto de Renda das pessoas física e jurídica e unificação de outros impostos (como IOF, Salário-Educação e Cide-Combustíveis). 

A discussão em torno do novo imposto para bancar uma desoneração da folha de pagamentos mais ampla para até dois salários mínimos e a dificuldade do Congresso em analisar uma reforma fatiada seriam os motivos para a mudança de estratégia do governo. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Jornal O Timoneiro, Canoas, RS, sofre violento atentado político

O jornal O Timoneiro, Canoas, RS, sofreu um atentado político ontem de manhã.

A van ao lado foi atacada por terroristas políticos em Canoas.

Canoas é o principal município da Grande Porto Alegre, depois da Capital. O município tem 350 mil habitantes. 9 candidatos disputam a prefeitura. O atual prefeito é Luiz Carlos Busato, PTB, que busca a reeleição.

O publisher do jornal, o advogado e ex-deputado federal Jorge Uequed, na nota que publicou, não fala em atentado político, mas foi o que aconteceu. Uequed denunciou:

- Quando a equipe de distribuição do jornal estava cumprindo a sua missão, foi atacada por um grupo de agressores que exigiram a entrega dos jornais.

Houve violência, mas os funcionários do jornal conseguiram fugir, ap0esar de perseguidos por um carro de cor prata.

O jornal, que circula há 54 anos (o editor foi publisher do jornal na década de 80) e denunciou o atentado como um ataque à liberdade de imprensa.

CLIQUE AQUI para saber mais e ler a nota do jornal.

Cotação da soja está perto do seu recorde histórico, diz Cepea

No mesmo dia em que abre a principal mostra do agro brasileiro, a Expointer, Esteio, RS, a agência Reuters informa que a soja, principal produto da agropecuária gaúcha, deve ser mais um dos produtos agrícolas do Brasil a marcar em 2020 uma máxima histórica real, que considera a inflação, de acordo com os dados do Cepea, que já indicaram anteriormente cotações históricas para o boi, bezerro, suíno, arroz e leite.

A cotação da soja do Brasil está a poucos reais de bater um recorde histórico, registrado em 2012, após o preço ter subido cerca de 6,44% no acumulado do mês devido ao momento de baixa oferta e de início de plantio da temporada 2020/21, de acordo com dados do centro de estudos Cepea.

CLIQUE AQUI para ler muito mais e ler toda a reportagem da Reuters.

Estante Virtual faz forte campanha nacional para vender "Herança Maldita: os 16 anos do PT em Porto Alegre"

A Estante Virtual faz forte campanha nacional de vendas. O livro vai para a terceira edição. A edição à venda é esta aqui ao lado.

O editor já contratou gráfica para mandar imprimir a 3a. edição do seu livro "Herança Maldita: os 16 anos do PT em Porto Alegre", mas exemplares de edições anteriores são ofertados em estantes virtuais, conforme link abaixo.

A desastrosa história dos 16 anos das administrações de Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e João Verle em Porto Alegre, tudo contado com fotos e textos comprovados.

São 27 capítulos: Parte I, Análise da administração do PT em Porto Alegre; Parte II, A censura à imprensa nos governos do PT; Parte III, a Máfia do Lixo em Porto Alegre. Com fotos.

Foi um preview do que faria o PT nos governos do RS e do Brasil.

O editor esforçou-se durante 3 anos para produzir este livro de 400 páginas, ilustrado com fotos devastadoras sobre a herança maldita deixada pelos governos do PT na Capital do RS.

CLIQUE AQUI para comprar exemplares por apenas R$ 15,00. O livro também está à venda na Amazon.

Opinião do editor - Celso de Melo amarelou

 Ao antecipar sua aposentadoria, o ministro Celso de Melo amarelou no finalzinho da sua carreira como ministro do STF.

Brasília dominou a pandemia, diz governador Ibaneis Rocha

 O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, avisou que Brasília atingiu a chamada imunidade do rebanho.

Ou seja: acabou a pandemia.

A taxa de ocupação de leitos de UTIs despencou para 58,26%.

CLIQUE AQUI para conhecer detalhes.

Dica do editor - Começa hoje a primeira Expointer Digital da história do RS. Conheça a programação.

 Os animais estarão nos mesmos locais de exposição de sempre, a mostra repetirá atrações incríveis do agro, mas o público só participará virtualmente da Expointer deste ano.

A Expointer é a mais importante feira brasileira do agro, com ênfase para bovinos, equinos e ovinos.

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação.

Bolsonaro recupera-se bem, já se alimenta e caminha pelo quarto do hospital

A ilustração ao lado é do site Poder360 dete sábado e mostra de que modo a facada que levou em Minas afetou seu organismo. Os dados referem-se apenas a cirurgias.


O presidente Jair Bolsonaro já se alimenta oralmente e caminha no quarto, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, São Paulo.

Leia o boletim:

São Paulo, 25 de setembro de 2020.

O Presidente da República Jair Bolsonaro apresenta ótima evolução clínica após a intervenção cirúrgica realizada hoje pela manhã. Segue sem intercorrências, afebril e em uso de sonda vesical, sem sangramentos. Iniciou dieta oral e caminhou no quarto.

Dr. Leandro Santini Echenique, cardiologista
Dr. Leonardo Lima Borges, urologista
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

Dica do editor - Campanha eleitoral começará oficialmente neste domingo

 Na TV e no rádio, a campanha começará no dia 9 de outubro.

A campanha eleitoral começará oficialmente neste domingo, mas desde hoje, sábado, milhares de candidatos a prefeito e a vereadores já estão nas redes sociais em busca de eleitores.

Em Porto Alegre, amanhã, os 13 candidatos a prefeito e os 686 candidatos a vereador (dados de ontem, mas que devem subir hoje, último dia para registro de nomes) terão agendas presenciais e virtuais. São 36 vagas para vereador, o que quer dizer que existem 19 candidatos para cada vaga.

No Brasil todo, segundo dados do TSE, pelo menos 45 candidatos a prefeito ou vereador apropriaram-se do nome "Bolsonaro" para oficializar suas propagandas.

Brasil registra 140,7 mil mortes em meio ano. No RS, número é de 4,6 mil.

Os dados divulgados ontem a noite pelo ministério da Saúde mostram esta posição para o Brasil, tudo no acumulado de meio ano:

Casos confirmados, 4.691.416
Recuperados, 4.133.153
Óbitos, 140.701

SUL, acumulados de meio ano

RS, 183.115 infectados e 4.574 mortes
SC, 211.105 infectados e 2.723 mortes
PR, 170.118 doentes e 4.273 mortes

CLIQUE AQUI para muito mais informações.
CLIQUE AQUI para conhecer dados de todos os Países. A Índia ultrapassou o Brasil em número de infectados, mas ainda está atrás dos Estados Unidos.

Sindicato dos Municipários decretam greve selvagem e política nas escolas de Porto Alegre

Alinhado com o lulopetismo e disposto a criar problemas políticos para a administração municipal em pleno início de campanha eleitoral, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), declarou greve dos professores, tudo parta impedir à volta às aulas na segunda-feira.

Os professores e alunos estão parados há meio ano.

O Simpa alega que não há segurança sanitária e prefere manter as escolas fechadas, embora a Capital tenha voltado para a bandeira laranja e o número de internações e de uso de leitos de UTI tenha despencado verticalmente.

Em Porto Alegre, taxa de ocupação de UTIs continua no topo mais baixo do entorno dos 80%

Ao contrário do que informam os jornais de hoje da Capital, a taxa de ocupação de leitos de UTI manteve-se estável no entorno do novo patamar de 80%. 

A tabela ao lado é da secretaria municipal da Saúde.

Ontem, foram de novo 82,97%.

A taxa tem caído bastante nas últimas semanas e os principais hospitais começam a desativar algumas áreas destinadas exclusivamente a infectados.

Do total de 828 leitos de UTI existentes ontem, apenas 305 estavam ocupados por doentes com coronavírus.

Ao longo de meio ano, Porto Alegre acumula 32.138 casos confirmados de vírus chinês, com 27.251 recuperados e 976 óbitos.

CLIQUE AQUI para examinar mais tabelas e gráficos.

Marchezan flexibiliza mais ainda as atividades econômicas. Saiba o que mudou.

O prefeito Marchezan Júnior decidiu ampliar o horário de funcionamento de restaurantes, bares, padarias, lojas de conveniência, lancherias e similares, liberou o ensino profissionalizante e aumentou a capacidade de pessoas nos ônibus. 

O prefeito avaliou que os números de internações caiu muito (leia nota abaixo) e que a taxa de ocupação de leitos de UTI cai sem parar e já se aproxima de novo topo de 80%.

Está tudo publicado no Diário Oficial de Porto Alegre:

O funcionamento dos restaurantes, bares, padarias, lojas de conveniência, lancherias e similares, inclusive localizados em shopping centers, fica permitido de segunda a sábado, das 6h às 23h, para atendimento ao público, com restrição ao número de clientes simultâneos e observação concomitante das regras do artigo 21 do decreto.

Fica permitida a prática de esportes individuais e coletivos.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

RS terá tempo bom neste sábado e os termômetros marcarão até 40o no Noroeste

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

Hoje será dia de calor no RS. As temperaturas máximas ocorrerão na região Noroeste, chegando perto dos 40°C. 

Apesar disto, a MetSul Meteorologia diz que chove na região Sul. O sol aparece entre nuvens na maior parte do Estado, o que contribui para as máximas não serem tão altas.

A partir de amanhã, uma frente fria mudará drasticamente o tempo no RS. Neste domingo, ocorrerão temporal, raios e granizo em várias regiões.

Em Porto Alegre, neste sábado, sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima na Capital foi de 16°C, e a máxima chegará aos 30°C.

Prefeito Marco Alba, Gravataí, também foi infectado pelo vírus chinês

O prefeito Marco Alba, Gravataí, Grande Porto Alegre, um dos mais importantes líderes do MDB do RS, avisou que está confinado em casa e cumprirá quarentena por conta da infecção do vírus chinês.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/