Gilberto Gil é uma vergonha nacional

Eu não sei se você gosta ou não gosta de Gilberto Gil, mas o que esse sujeito faz no governo é não apenas insondável, porque ele desmoraliza as instituições republicanas de uma maneira inacreditavelmente perversa, contando com a boa vontade de todos os políticos e de toda a mídia.

. O ministro da Cultura simplesmente governa quando bem entende, já que passa a maior parte do tempo vagando pelo mundo,misturando o cargo de ministro com o de cantor bem remunerado.

. Não conheço outro exemplo mais corrosivo de relação vulgar e inaceitável entre os interesses públicos e privados. É até aceitável entender que o ministério da Cultura não faz falta alguma à vida brasileira, mas nem se trata disto, já que o que está em jogo é a defesa da higidez no serviço público, agredida de forma brega pelo cantor Gilberto Gil.

. O que faz Gil que não vai embora do governo e o que faz o governo que não o manda embora ?

LEIA a notícia de hoje, a seguir:

Gilberto Gil presenta su último disco en Valencia

El ministro de Cultura brasileño actuará mañana en el Festival de Jazz del Palau de la Música. El músico y ministro de Cultura brasileño, Gilberto Gil, presentará mañana un espectáculo de fusión de sus últimas canciones en el Festival de Jazz del Palau de la Música de Valencia.
El ministro Gil, también conocido por su dilatada carrera musical y por ser uno de los fundadores del movimiento Tropicalia junto a Caetano Veloso, se inició con la bossa-nova, pero sus inquietudes políticas y su implicación social le llevaron a componer canciones que le permitieran expresarse y se centró en un estilo minimalista de voz y guitarra.
En el concierto de Valencia, Gilberto Gil presentará los temas de su álbum Electracustica, por el que recibió un premio Grammy, y en el que realiza un intenso diálogo entre elementos acústicos y electrónicos. Pero el brasileño también recorrerá su carrera con un repertorio histórico de sus éxitos.
Gilberto Gil desempeña un rol fundamental en el proceso de constante modernización de la música popular brasileña y utiliza ritmos del noreste de Brasil como el baiao, aparte de la samba y la bossa nova. Su sonido también incorpora rock, reagge, funk, música africana y estadounidense.
Su compromiso social le llevó a ser elegido concejal en su ciudad natal, Salvador (Brasil), en los años 1990. Cuando Luís Ignácio Lula da Silva asumió la presidencia de Brasil en enero de 2003, Gil, que es miembro del Partido Verde brasileño, se convirtió en Ministro de Cultura en su gobierno.

Saiba por que na cadeia faltam os parceiros políticos de Daniel Dantas


Clipping / Diogo Mainardi / http://www.veja.com.br/ / 8 de julho

Daniel Dantas e Naji Nahas presos.


Hoje, terça-feira, bem cedinho, olhei pela janela e vi uma câmara da TV Globo apontada para o prédio vizinho, onde mora Verônica Dantas. Pensei: - Oba! Daniel Dantas vai ser preso!
Pouco depois, li que Naji Nahas havia sido preso junto com ele. Pensei: - Oba, oba, oba!


Em setembro de 2005, publiquei meus dois primeiros artigos sobre Daniel Dantas, intitulados
"Resumo da Ópera" e "Resumo da Ópera 2". Eu dizia:

"Até 2002, Marcos Valério era um operador local de Dantas, encarregado do abastecimento do bando mineiro do PSDB. Quando Lula foi eleito, Marcos Valério se aproximou de Delúbio Soares e passou a canalizar toda a propina que Dantas era obrigado a pagar ao governo federal, representado pelo bando de José Dirceu".

Depois desse segundo artigo, fui procurado por Daniel Dantas. Ao todo, encontrei-o quatro vezes, em seu escritório, entre setembro de 2005 e maio de 2006.

Desde o primeiro encontro, impressionei-me com sua vergonhosa falta de coragem. Por esse motivo, duvido que ele diga o nome dos políticos que pagou, apesar de estar na cadeia.

Pressionado, ele sempre recorre à barganha mais rasteira, distribuindo ameaças. No artigo
"A última sobre Dantas", citei alguns dos fatos que podem atemorizar Lula e o PT. Recomendo sua releitura, em particular o trecho sobre o encontro de Lula com a diretoria do Citibank.

Naji Nahas, o parceiro de Dantas, é protagonista de um episódio que, até hoje, ninguém se interessou em apurar. Em fevereiro de 2006, em
"Para entender o caso Nahas", denunciei seu envolvimento numa negociata da Telecom Italia. Dois anos depois, em fevereiro de 2008, na coluna "Fantasioso? Sórdido?", finalmente consegui reconstruir o caso, a partir de um documento do diretor-financeiro da própria Telecom Italia. Servindo-se de um doleiro e de um contrato com Nahas, a empresa reuniu 1,3 milhão de dólares em dinheiro vivo. O dinheiro, segundo testemunhas de um inquérito italiano, foi usado para corromper políticos em Brasília, entre abril e maio de 2003, no comecinho do mensalão.

O inquérito italiano cita igualmente os 25 milhões de euros que a Telecom Italia pagou a Naji Nahas. Tratei do tema em
"Esperei Godot. E ele apareceu". Um dos diretores internacionais da Telecom Italia declarou à justiça milanesa que Naji Nahas recebeu o dinheiro em virtude de "suas ligações com os aparatos institucionais brasileiros, como o Ministro da Fazenda", Antonio Palocci. Esse depoimento foi disponibilizado na internet. Antes de publicá-lo, conferi sua autenticidade com seu próprio autor, o diretor internacional da Telecom Italia, Giuliano Tavaroli. Alguns pilantras me acusaram de ter recebido o documento de Daniel Dantas. Como assim? Daniel Dantas estaria tentando incriminar seu sócio Nahas?

Foi por tudo isso que, ao acordar, olhei pela janela e pensei:
- Oba!
E pensei também:
- Naji Nahas está me processando. Será que ele vai poder comparecer ao tribunal?
E pensei, por último:
- Onde está Marcos Valério? E Delúbio Soares? E José Dirceu? E Roberto Teixeira, o compadre de Lula, contratado por Dantas? E Duda, contratado por Dantas? E Kakai, contratado por Dantas? E Delfim? E Della Seta? E Lula?


A prisão de Daniel Dantas e de Naji Nahas é a chave para entender o que aconteceu no Brasil nos últimos 10 anos. Vou ficar olhando pela janela à espera de notícias.

Amanhã começam a nascer as Parcerias Público Privadas no RS

Amanhã, as 17h, no Palácio Piratini, vão começar a nascer as PPPs gaúchas. As PPPs são as Parcerias Público Privadas.

Surgiu no governo Lula, do PT, o instituto da Parceria Público-Privada (PPP). Ela foi instituída pela Lei Federal n.º 11.079, de 30 de dezembro de 2004, surgiu como panacéia para solucionar a escassez de recursos estatais tão necessários ao desenvolvimento da ainda precária infra-estrutura brasileira. Trata-se de um mecanismo que visa a maximização da atração do capital privado para a execução de obras públicas e serviços públicos por meio de concessão, bem como para a prestação de serviços de que a Administração Pública seja usuária direta ou indireta, suprindo a escassez de recursos públicos para investimentos de curto prazo. Essa é uma experiência consolidada em outros países, como na Inglaterra, Itália e Canadá.
A expressão Parceria Público-Privada, do inglês "Public Private Partnership", indica a atração de investimentos privados para projetos tradicionalmente delegados ao Estado, mediante princípios de "Project Finance". No Brasil, a Parceria Público-Privada surgiu estruturalmente da experiência e do pioneirismo bem sucedido do modelo de Project Finance, que foi um mecanismo utilizado para a concepção de usinas hidrelétricas, como as de Itá, Machadinho, Serra de Mesa e Porto Primavera; concessões rodoviárias, como as da Ponte Rio-Niterói, Nova Dutra, Lagoas, Rodonorte e AutoBan; Campos Petrolíferos, como o de Marlim; e vários empreendimentos imobiliários.
A Parceria Público-Privada procura atrair investimentos privados por meio de incrementos da remuneração do parceiro privado com recursos públicos ou pela atribuição de outros direitos. Sem esse mecanismo, a única alternativa para a consecução de obras infra-estruturais seria a promoção direta, pelo Estado, dos investimentos em projetos com recursos de que não dispõe e com a eficiência algumas vezes questionável.

Texto de Daniel Cavalcante Silva,
advogado em Brasília (DF), integrante do escritório MBSC Advogados Associados, pós-graduado no MBA de Direito e Política Tributária pela FGV Brasília

MP e PF pedem prisão de Greenhalgh, mas juiz federal nega

O Ministério Público Federal e Polícia Federal pediram a a prisão do ex-deputado federal pelo PT paulista Luiz Eduardo Greenhalgh, por suposta participação na "organização criminosa de Daniel Dantas", preso nesta terça-feira (8), pela Operação Satiagraha. O pedido, no entanto, foi negado pelo juiz.

. "O juiz federal Fausto de Sanctis entendeu que não existiam fundamentos suficientes para decretá-las", diz trecho da nota do MP.

. A PF deflagrou nesta terça a Operação Satiagraha, que investiga desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. Entre os presos, além de Dantas, estão o empresário Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. As investigações tiveram início há quatro anos e são um desdobramento do "Caso Mensalão".

. As informações acima são do jornal O Estado de S.Paulo.

Yeda manda comprar 21 carros novos para a secretaria da Agricultura

A governadora Yeda Crusius entregará 14 veículos novos para a secretaria da Agricultura utilizar no interior. Quase todo o recurso (80%) veio do ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Como contrapartida, o Estado comprará outros sete carros zero quilômetro. A entrega está marcada para esta quinta-feira (10), às 9h30, na sede da pasta comandada por João Carlos Machado. O secretário espera renovar metade da frota da secretaria até o final do ano.

. Por falar em carros, a governadora autorizou todo o seu secretariado a trocar seus veículos oficiais. Muitos secretários andam com carros com mais de 400 mil quilômetros rodados.

Ex-comandante da Brigada volta para a tropa. É a primeira vez em 171 anos.

Em 171 anos de Brigada Militar, nunca aconteceu o que o Boletim de Movimentação de Oficiais publicou na última sexta-feira. O ex-comandante Geral da BM, coronel Nilson Bueno voltou para a tropa. Está subordinado a seu subcomandante, coronel Paulo Mendes.

. Em geral, quando o oficial atinge o posto máximo da corporação, segue, depois, para a reserva, embora o regulamento permita o retorno. Mas nunca havia acontecido. Bueno é do Comando Rodoviário. Ele perdeu a função em junho por estar respondendo a processos administrativos por irregularidades.

Conheça os planos (ambiciosos) da Emater do RS

Depois de meia dúzia de e-mails de leitores reclamando da ausência de escritórios e agrônomos ou técnicos da Emater do RS em pelo menos 40 dos 496 municípios gaúchos, o editor desta página foi procurar o presidente Mário Ribas do Nascimento (foto) para saber a verdade. O que ele disse nesta terça-feira a tarde: No ano passado, como todos os órgãos públicos ou que trabalham com fortes convênios com o governo gaúcho, foi decidido pesadíssimo corte de gastos para acabar com o histórico déficit público estadual.

. Ainda assim, só não há pessoal técnico permanente em apenas 9 dos 496 municípios do RS. O número é insignificante. Não existe um só Estado do Brasil onde a cobertura geográfica é maior.

. Assim, a Folha de Pessoal da Emater, que sempre foi garantida pelo governo, passou a contar com R$ 7 milhões por mês e não mais os R$9 milhões que costumava receber. As despesas foram cortadas para valer. 400 empregados, todos aposentados, foram para a rua. A ordem foi mandar embora quem já tinha alguma renda.

. “A par disso, fomos buscar dinheiro para aumentar a receita”, contou ao editor o presidente Mário Ribas do Nascimento. Nascimento é um homem experiente. Engenheiro agrônomo e advogado, foi duas vezes prefeito de São Miguel das Missões e é suplente da bancada federal do PP. Ele abriu novas frentes importantes de faturamento. Somente com o governo federal, conseguiu ampliar os convênios, que pularam de R$ 4 milhões para R$ 10 milhões em 2008. No ano que vem chegarão a 15 milhões.

. A Emater faz assistência técnica e extensão rural de graça para os produtores rurais da área da agricultura familiar. Os outros pagam.

. No mês que vem, a Emater abrirá um banco de talentos com 500 nomes de profissionais. Nele, o presidente Mário Ribas do Nascimento buscará o pessoal que precisa para cobrir 100% dos municípios do RS.

Megausina a gás de Uruguaiana pode ser vendida para os EUA

O editor desta página soube ainda há pouco o seguinte: Paralisada desde o dia 15 de maio por falta de gás argentino, a megausina térmica da AES em Uruguaiana está a caminho do esquartejamento.

. Quem disse isto foi o deputado Frederico Antunes, que é de Uruguaiana. Ele falou na Assembléia.

. A alternativa mais viável é desmontar a usina e vendê-la por US$ 600milhões aos EUA.

. A usina deveria produzir 500 MW, o que é muita coisa, mas só fez isto poucas vezes no decorrer dos seus dez anos de existência. É que ela foi instalada pelos americanos para usar gás argentino, mas o gasoduto que chega até suas turbinas andam mais tempo vazios do que cheios, já que os argentinos não cumprem o contrato, até porque entraram numa crise tremenda e não possuem o insumo em quantidade suficiente sequer para si mesmos. A alternativa com que contava a usina por ocasião da sua instalação, que era usar o gás boliviano, uma vez que se planejava um braço de Porto Alegre a Uruguaiana, também não deu em nada, já que os bolivianos mal conseguem cumprir o contrato atual de suprimento de 30 milhões de m3 para o Brasil todo.

Accor anuncia Fórmula 1 para Guaíba, Rio Grande e Passo Fundo

Há menos de dois minutos o editor desta página soube que a Rede Accor vai erguer uma rede inicial de cinco hotéis da sua rede mais popular, a Fórmula l, no RS, construindo unidades em Guaíba, Rio Grande, Cachoeirinha, Porto Alegre e Passo Fundo.

. A própria Caixa RS entrou na parada para ajudar a expandir a rede hoteleira gaúcha. “O Estado está crescendo muito e precisa de mais desses hotéis”, avisou Suzana Kakuta, presidente da Caixa RS. A Accor receberá financiamentos de R$ 28 milhões pasra os três primeiros hotéis, o primeiro dos quais será entregue em um ano.

. A Rede Accor já possui duas das suas bandeiras no Estado, no caso os hotéis Íbis e Novotel.

Hospital Parque Belém abre credenciamento para médicos em Porto Alegre

Em virtude do crescimento de demanda e ampliação dos serviços prestados, o Hospital Parque Belém, localizado na sul de Porto Alegre, abriu credenciamento para novos médicos. A adesão ao Corpo Clínico do HPB é para todas as especialidades, com ênfase em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Traumatologia, Neurocirurgia e Medicina de Emergência. "Buscamos um acréscimo imediato de 20%", informa o diretor técnico, Mauro Sparta. Hoje, cerca de 150 médicos integram o Corpo Clínico do hospital.

. O HPB conquistou o credenciamento global do IPE, permitindo que todos os médicos que atendem no hospital possam receber suas consultas pelo convênio com o Estado, mesmo sem estarem individualmente inscritos no Instituto. Interessados podem enviar seus currículos para o e-mail: adm@hospitalparquebelem.com.br

Saiba quem são os outros brasileiros listados no computador de Reyes


CLIPPING:
Descifrado, Caracas, Venezuela. 07/


Secretos brasileños:
El computador de Reyes compromete también a personajes muy cercanos a Lula.

En las computadoras del difunto Raúl Reyes, alto jerarca de las FARC asesinado por el ejército colombiano en marzo pasado, se encontraron sorpresas de diverso calibre. Y a juzgar por el dictamen de la Interpol, se trata de información que no fue inventada por el gobierno colombiano. Así las cosas, en uno de los informes encontrados en las celebérrimas PCs, el "embajador" de las FARC en Brasil, alias Oliverio Medina, le relataba a Reyes que el entonces jefe de Gabinete, José Dirceu, del gobierno de Lula da Silva (2003 a 2005) también tenía un canal de diálogo abierto con la guerrilla, y estaba listo para enviar un emisario a encontrarse con los jerarcas del movimiento. Colombia entregó al gobierno de Lula los documentos encontrados en los computadores de Reyes que hacen referencia a Brasil.


El malquerido Marco Aurélio Garcias: Un asesor de Lula en la mira de las FARC.

Chavista acérrimo (antes de que su jefe empezara a marcar distancia) e izquierdista convencido, el asesor de Lula en asuntos internacionales, Marco Aurelio García, tiene un largo currículum en la región. Una muestra le llegó a Lula da Silva en las últimas semanas, cuando recibió del gobierno de Colombia las copias de los documentos extraídos de las computadoras de Raúl Reyes en las cuales se menciona a personajes brasileños. Allí, los jefes guerrilleros critican a quien llaman "el inefable" García, a quien acusan de bloquear la presencia de las FARC en el Foro de Sao Paulo, una especie de Internacional Socialista regional. La participación de las FARC en ese grupo de partidos de izquierda era considerada crucial en su intento de ser reconocidos como fuerza beligerante, una intención que el gobierno de Lula nunca apoyó, lo que le valió a su gobierno los reproches de la milicia irregular colombiana.

STF pede a Lula explicações sobre a lei seca

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes (foto), pediu ontem (7) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em até dez dias, encaminhe justificativas para a manutenção da Lei 11.705/08. Depois disso, a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público terão de se pronunciar sobre a constitucionalidade da chamada lei seca, questionada pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel). Na ação, ajuizada na sexta-feira, a associação pediu que o Supremo concedesse uma liminar para suspender imediatamente os efeitos da nova lei.

. Com o rito adotado ontem, de pedir informações prévias, esse pedido de liminar não será analisado. Quando a ação for levada ao plenário do tribunal, será julgada em definitivo, o que também acelera o processo.

. Entretanto, na semana passada, o presidente do STF admitiu que os ministros terão de se pronunciar sobre o rigor da lei. Após o recesso, ele deve encaminhar a ação para outro ministro, que relatará o caso. Somente aí a ação poderá ser levada ao plenário do STF.

Contratos superfaturados podem colocar Rosseto na mira do MPRS

Após conseguirem aliviar a barra da governadora Yeda Crusius na CPI do Detran, tucanos gaúchos dizem que os desdobramentos das investigações do Ministério Público chegarão ao ex-vice-governador Miguel Rossetto (PT), que teria avalizado contratos superfaturados com locadoras de carros na eleição de 2002.

. As informações acima são da Folha de S.Paulo.

Justiça Federal quer que STF investigue Dilma e Tarso


Clipping/ Jornal Folha de S.Paulo

A Justiça Federal entendeu que há elementos para que os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justiça) sejam incluídos entre os investigados no inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o vazamento do dossiê sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Por decisão do juiz José Airton de Aguiar Portela (12ª Vara Federal), à qual a Folha teve acesso, o caso foi remetido ao STF (Supremo Tribunal Federal), instância responsável por decidir se os ministros serão ou não investigados no inquérito.


"Defiro pedido ministerial e declino da competência para o STF, tendo em vista a inclusão da ministra-chefe da Casa Civil e do ministro da Justiça no rol dos investigados", escreveu o juiz, na decisão proferida na quarta-feira passada.

"Por medida de cautela, determino a suspensão das investigações até deliberação da corte Suprema. Oficie-se autoridade policial, que preside inquérito, certificando dessa determinação." O inquérito corre sob segredo de Justiça.

Em maio, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) havia encaminhado representação à Polícia Federal e à Procuradoria Geral da República pedindo que os dois ministros fossem incluídos na relação de investigados. No caso da ministra Dilma, por sua suposta participação na confecção do dossiê.

Já em relação a Tarso, o deputado tucano alegou que o ministro da Justiça prevaricou por não ter dado ordem imediata à PF para instaurar o inquérito logo que o escândalo do dossiê veio a público.

O delegado da PF que preside a investigação, Sérgio Menezes, anexou a representação ao inquérito e o encaminhou ao Ministério Público Federal no Distrito Federal. Após analisar toda a documentação, o Ministério Público entendeu que havia elementos para que Dilma e Tarso fossem investigados. Enviou, assim, parecer ao juiz federal de primeira instância sugerindo que o inquérito subisse para o STF.

O juiz da 12ª Vara, então, concordou com a recomendação do Ministério Público, encaminhando o caso para o STF. Tanto o Ministério Público quanto o juiz federal poderiam discordar da representação tucana e do trabalho da PF e manter o inquérito na primeira instância, excluindo os ministros da investigação.

IBGE: emprego na indústria sobe 2,7% em 12 meses

O emprego na indústria brasileira subiu 2,7% no período de 12 meses entre maio de 2007 e de 2008. Apesar da queda deu 0,1% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, de janeiro a maio deste ano, alta é de de 2,8% ante igual período do ano passado, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) nesta terça-feira (8). Na comparação com maio do ano passado, houve aumento de 2,1%.

. A folha de salário real dos trabalhadores do setor registrou alta 6,1% em 12 meses e subiu 0,8% em maio ante abril. Na comparação com maio de 2007, o aumento foi de 7,0%, e , no acumulado de janeiro a maio, de 6,4%.

. Setorialmente, no total do País, os destaques positivos do emprego no indicador ante maio de 2007 foram máquinas e equipamentos (10,7%), meios de transporte (9,7%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12,3%), produtos de metal (8,6%) e alimentos e bebidas (2,9%). Por outro lado, os principais impactos negativos foram dados por calçados e artigos de couro (-11,9%), vestuário (-5,9%) e têxtil (-7,2%).

Financial Times diz que Brasil está perto de virar superpotência

O Brasil está a um passo de entrar no grupo das chamadas superpotências, diz um artigo do principal jornal de economia e finanças da Europa, o Financial Times, em sua edição desta terça-feira.

"Não é exagero dizer que o Brasil está em vias de adquirir o status de superpotência", diz artigo publicado nesta terça-feira no jornal britânico Financial Times (FT), que traz um caderno especial de seis páginas sobre o país.

O artigo, intitulado "Surfando em uma grande onda de confiança", enumera pontos positivos sobre o país, onde "as perspectivas, aparentemente, nunca foram melhores".

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal O Estado de S.Paulo.

Banco Central revê inflação para 2008, que agora irá a 6,3% (IPCA)

O Banco Central informou ontem a noite que a nova expectativa do mercado sobre a inflação deste ano para o País é agora de 6,3% (IPCA).

. A inflação continua incomodando a população brasileira, sobretudo as pessoas de mais baixa renda. O Índice de Preços ao Consumidor, classe l (IPC-C1), calculado com base nas despesas de consumo das famílias mais pobres, com renda de um a 2,5 salários mínimos mensais, foi de 1,29% em junho, ante 1,38% em maio. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas. Este mesmo índice, para os mais pobres, já acumula alta de mais de 10% em um ano. O índice é muito superior à inflação prevista para este ano do IPCA.

Os debates eleitorais de TV em Porto Alegre e o fingimento reconhecido por Ulysses

Os dois debates já ocorridos em Porto Alegre, um na TV Com e outro na Rádio Guaíba, demonstraram que os candidatos a prefeito resolveram começar a campanha de modo muito civilizado, numa disputa em que nem mesmo a cidade ficará suja, já que a legislação eleitoral decidiu mantê-la asséptica, calada e limpa como o cemitério.

. Os principais candidatos a prefeito, inclusive os mais jovens, são muito experientes e sabem o que estão fazendo.

. Logo ao término dos primeiros debates, percebeu-se que serão todos contra Fogaça, com a excessão de Nelson Marchezan Júnior, que foi o último a entrar na disputa, nem apareceu nas pesquisas e não parece oferecer perigo para os outros pretendentes.

. Sobre debates e disputas políticas, o eleitor deve levar em consideração que debate dificilmente resolve eleições. "Não resolve", foi o que disse esta manhã ao editor desta página o deputado Nelson Proença, do PPS, que apóia Manuela D'Ávila, do PC do B. Nelson Proença parece examinar o caso brasileiro, mas existem excessões mesmo no Brasil. Os dois debates que aparentemente resolveram eleições foram os de Collor x Lula, na primeira disputa de Lula, quando Collor triturou Lula nas TV, e os de Brossard e Nestor Jost, pelo Senado.

. Nos EUA, o histórico debate entre Kennedy e Nixon foi o marco de disputas televisivas bem sucedidas para um dos contendores, no caso Kennedy.

. Mesmo em debates políticos de TV, onde cada gesto, o fio do cabelo, a qualidade da vestimenta e cada expressão fisionômica tem importância, sempre vale a pena lembrar o que costumava dizer o experiente deputado Ulysses Guimarães:

- Em política, tudo é fingimento, até mesmo a indignação.

SOBRE o assunto, escreve hoje o prefeito Cesar Maia:

1. Jacques Seguelá -assessor de imagem do presidente Mitterrand- afirmava: "A cena política se parece com a teatral, mas há uma diferença fundamental; na teatral o ator muda de personagem e continua a produzir as mesmas emoções; na cena política o ator muda de personagem e... morre com ele. (Globo: Crivella divulgou uma carta aberta à população e assumiu compromissos como reprimir manifestações homofóbicas; apoiar o carnaval; não contratar representantes da Igreja Universal do Reino de Deus para qualquer secretaria municipal...).2. Cristianização. Expressão usada na campanha eleitoral de 1950 quando os candidatos a deputado do PSD abandonaram seu candidato a presidente Cristiano Machado. Desde domingo estão nas ruas do Rio placas de candidatos a vereador da coligação PV/PPS/PSDB e dos mais conhecidos na zona sul -um médico e ex-deputado estadual e outra vereadora atual- que escondem o nome do candidato a prefeito da coligação em suas placas. Nem com lupa se consegue ler. Cenas de cristianização explícita. A tempo: o patinete elétrico não é ecológico como a bicicleta. Não ajuda a saúde.3. São Gonçalo. No domingo em São Gonçalo -ver O Dia de ontem- o governador ao lado de sua candidata pediu votos dizendo que ia gastar 90 milhões em obras se ela fosse eleita. O ex-governador Garotinho corre o risco de inelegibilidade no TSE exatamente por isso e numa promessa micro, perto desta, num pequeno município do interior do Estado.4. Caras e bocas. As expressões na caminhada do PCdoB em Copacabana e suas bandeiras vermelhas pareciam que iriam fazer a tomada do Palácio de Inverno, perdão, do Copacabana Palace. A tempo: a candidata traumatizada por seu penteado de 2004 (Atração Fatal) mudou para pior. O anterior era muito melhor. Escreva a este Ex-Blog e diga com quem ela se parece agora!5. Tixotropia é um fenômeno físico-químico nos processos de moagem, quando a adição exagerada de floculante para amolecer a massa termina transformando-a em pedra. Que os candidatos com publicidade exagerada se cuidem: o eleitor percebe!

Polícia prende Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta

Clipping
Terra, www.terra.com.br
Terça-feira, 8 de julho

Comandados pelo delegado Protógenes Queiroz, quase 300 agentes da Polícia Federal iniciaram, às 6 da manhã desta terça-feira 8 de julho, a Operação Satiagraha. A PF cumpre 24 mandados de prisão - além de 56 ordens de busca e apreensão. Na ação deflagrada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e em Brasília, foram presos, além do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, sua irmã Verônica e seu ex-cunhado e dirigente do OPP, Carlos Rodenburg, o também diretor Arthur de Carvalho, o presidente do grupo, Dório Ferman, o especulador Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

Ordens de prisões foram emitidas ainda contra a diretora jurídica, Danielle Silbergleid Ninio, a advogada Maria Amália Coutrin, e o funcionário do mesmo grupo, Rodrigo Bhering de Andrade. Da mesma forma foram expedidas ordens de prisão dos doleiros Lucio Bolonha Funaro e Miguel Jurno Neto. Maria Alice de Carvalho Dantas, mulher de Daniel, também foi detida.


Segundo a Polícia Federal, o universo dantesco foi aprisionado pela prática dos seguintes crimes, pelo menos: formação de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal...

Espionagem é parte do extenso rol de crimes praticados pela organização. Daniel Dantas foi preso, também, por tentativa de corrupção contra um delegado, de nome Vitor Hugo.

Dantas é preso quase três meses depois de fechar um dos maiores negócios do mercado de telecomunicações brasileiro: vendeu suas participações da Brasil Telecom e Telemar (OI) por algo em torno de 1 bilhão de dólares. E conseguiu um acordo com os fundos de pensão, pelo qual se livrou de todas as demandas judiciais contra ele. Além do perdão dos fundos, ainda saiu do acordo com mais R$ 140 milhões.

OS INTESTINOS DO BRASIL

A prisão de Daniel Dantas é o desfecho, ou, melhor, um entreato da maior disputa societária da história do capitalismo brasileiro.

Para que se tenha uma idéia: algo como um bilhão e 900 milhões de dólares foram rastreados na investigação. Fortuna essa advinda de aplicadores e, quase sempre, a transitar por paraísos fiscais. Técnicos do Banco Central e da Receita Federal também trabalharam na mega-investigação pilotada pelo delegado Queiroz.

Poderia ser legalmente, e de origem legal, mas o contrário é também verdade e em relação a quantias abissais, como saberão ainda hoje, e aqui, os leitores.
Do que Terra Magazine conhece da ação deste 8 de julho e traz com exclusividade aos internautas deste portal Terra, é possível assegurar que trata-se do mais profundo mergulho nos intestinos do Brasil.

Das entranhas do que há de mais poderoso nos comandos financeiros, sociais e políticos - como conhecerão em detalhes os leitores de Terra Magazine nos próximos dias -, emerge o que a Polícia Federal, depois de 2 anos de investigações, trata como organização criminosa comandada por dois grupos distintos e dois "capos" - expressão da própria PF - que atuariam em consórcio, Daniel Valente Dantas e Naji Robert Nahas.

Dois anos de investigação, diga-se, em sua última etapa. A rigor, Satiagraha, a operação desta terça-feira 8 de julho, é filha da Operação Chacal, que em 2004 investigou e indiciou Dantas e os seus por espionagem. Com ele foi flagrada, então, a multinacional de investigações Kroll.

A base para a investigação final, iniciada há pouco mais de um ano, é o "mensalão". Numa Vara Criminal Federal em São Paulo corre o processo que investiga o esquema Marcos Valério. Dali, a PF saltou para dentro do Opportunity.


Constatou o delegado Protógenes Queiroz que Daniel Dantas utiliza sua inteligência para "praticar o mal". E, entende o policial, prejudica o Brasil e uma "legião" de investidores.

Logo mais, novos capítulos.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/