Amazônia perdeu 1,5 campo de futebol por minuto em junho

A Amazônia perdeu o equivalente a um campo de futebol e meio por minuto em junho por conta do desmatamento, totalizando 612 quilômetros quadrados no mês, informou na segunda-feira o Imazon, instituto de pesquisa não-governamental dedicado a estudar a floresta.

. O desmate do mês de junho foi 23% maior do que o registrado no mesmo período de 2007, de acordo com o Imazon. Em junho do ano passado, a floresta perdeu 499 quilômetros quadrados, segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon.

. O Pará foi o recordista de destruição da floresta em junho último, respondendo por 63% da área perdida. Em seguida vieram Mato Grosso (12%), Roraima (11%) e Amazonas (10%). Os demais Estados da chamada Amazônia Legal contribuíram com cerca de 4% para o desmate total.

Yeda confirma Biolchi, que assumirá Sedai nesta terça

A governadora Yeda Crusius anunciou na noite desta segunda-feira que o deputado Márcio Biolchi, seu líder do governo na Assembléia, será o novo secretário da Sedai, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais. Márcio é do PMDB, mesmo Partido do secretário anterior, Luiz Fernando Zacchia, que esta tarde esteve com a governadora e nesta terça assumirá o comando da campanha de José Fogaça. Zacchia demitiu-se na sexta-feira. O novo secretário assumirá o cargo nesta terça.

. Yeda ainda não definiu quem será seu líder na Assembléia. Um dos nomes cotados é o do deputado Pedro Westphalen, do PP, que foi secretário da Ciência e Tecnologia e teve uma atuação afirmativa durante os trabalhos da CPI do Detran.

. A governadora ainda deve definir outras mudanças no seu governo, especialmente nas secretarias onde interinos ainda despacham, como é o caso da secretaria do Planejamento, mas nas últimas horas Yeda tem se mostrado mais decidida a resolver casos pendentes.

TCE do RS diz que é incompetente para investigar seu presidente Vargas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do RS, decidiram, por unanimidade, na tarde desta segunda-feira, manter o atual presidente João Luiz Vargas à frente do órgão. O julgamento durou menos de uma hora.

. O TCE avisou que não tem competência para julgar se João Luiz Vargas deve ou não ser investigado. O processo irá para o Ministério Público Federal (MPF).

. A proposta de investigação partiu do Ministério Público Estadual junto ao TCE, que por sua vez foi acusado pelo advogado de Vargas, inconformado com o vazamento do processo aberto.

. O pedido do Ministério Público Estadual sempre pareceu incongruente ao editor desta página, porque as provas materiais e os indícios levantados são muito frágeis, aliás, os mesmos que impediram a Polícia Federal e a CPI do Detran de sequer indiciar Vargas.

Stortti vence disputa para formatar licitação do Cais do Porto de Porto Alesgre

O governo estadual anunciou nesta segunda-feira que caberá ao consórcio liderado pelo consultor gaúcho Maurênio Stortti a tarefa de modelar o edital que escolherá o grupo empreendedor que implementará as mudanças e administrará o chamado Cais do Porto de Porto Alegre. Do consórcio liderado por Stortti fazem parte a Camargo Correia e o Escritório Jayme Lerner (ex-prefeito de Curitiba) além de empresários espanhóis e fundos de pensão.

. O consórcio vencedor poderá participar da disputa da segunda fase, mas no caso de perder, seus serviços atuais terão que ser pagos pelo vencedor (R$ 700 mil).

Presidente da Fundação Zoobotânica conta as razões da sua saída do governo do RS

Qual foi o motivo da sua saída?
Quebra de confiança com o secretário do Meio Ambiente [Otaviano Brenner de Moraes].

Por quê?
Fui até o secretário apresentar o diagnóstico ambiental, coordenado por nós a pedido pelo secretário, que é um trabalho de referência envolvendo vários órgãos do Estado, quando fui surpreendido com algumas cobranças indevidas.

Quais?
O secretário me questionou sobre a participação de funcionários da Fundação em uma audiência pública o Ministério Público, que ingressou com uma ação civil pública em relação ao zoneamento ambiental. O secretário cobrou que eu teria liberado dois funcionários, em horário de serviço, para irem participação desta audiência pública. Disse que estava esperando a degravação dos seus depoimentos para tomar uma atitude em relação aos funcionários e à Fundação Zoobotânica. Deixou claro que eu seria responsabilizado imediatamente. Mas, na verdade, eles foram intimados pelo Ministério Público, pela procuradora Ana Marchezan, a prestarem depoimento.

Ocorrem outras cobranças deste tipo?
Sim. O secretário me cobrou que outro funcionário (contador da instituição) teria participado de uma audiência pública na Assembléia, onde teria feito críticas à Secretaria do Meio Ambiente. O contador me garantiu que jamais participou de qualquer reunião e que nunca entrou na Assembléia. Outro funcionário, segundo ele, teria dado entrevista a um jornal de Brasília questionando as concessões de licenciamentos e o zoneamento ambiental no Estado. Outro funcionário ainda teria feito críticas ao zoneamento ambiental ao jornal Ecologia Já.
E o senhor respondeu o quê?
Dei a versão dos funcionários e disse que o secretário deveria acreditar em mim, ter confiança em mim, sob pena da nossa relação ficar comprometida.

Antes deste episódio, como era a sua relação com o secretário?
Eu senti, ao longo da minha gestão, um certo distanciamento da Secretaria do Meio Ambiente, especialmente do secretário. A fundação, que é referência nacional e internacional, não tem recebido a atenção que merece.

Por que o senhor diz isto?
Olha, falta gente pra trabalhar, há problemas com diárias, o nosso projeto de tratamento das águas está praticamente paralisado. A Fundação Zoobotânica tem uma equipe de 40 pesquisadores, todos com mestrado e doutorado, que não estão sendo chamados para contribuir nas ações do Estado. Isso é uma pena.

O senhor é contra ou a favor o zoneamento ambiental do RS?
Totalmente a favor. Eu sou favorável a estes investimentos, porque são fundamentais para o desenvolvimento do Estado e sobretudo para a Metade Sul. Acho que o desenvolvimento deve andar junto com a consciência ambiental.

E os técnicos têm qual posição?
O que os técnicos questionam é a existência de um parâmetro e a definição de objetivos claros para amanhã ou depois não serem taxados de omissos. Mas nós estávamos conduzindo um bom debate sobre o assunto. Entre os vários pontos a serem discutidos, somente dois ainda necessitavam de consenso. O tamanho e o distanciamento das áreas plantadas. O restante estava acertado entre todas as partes. Precisamos ter critérios claros e não subjetivos.

Luiz Gheller é do PP. Foi prefeito de Casca de 1977 a 1983. Também foi subchefe da Casa Civil para Assuntos do Interior no governo Jair Soares e foi, por muitos anos, chefe de gabinete de Francisco Turra na Câmara dos Deputados e indicado seu na Conab e no Ministério da Agricultura
.

Nesta terça, na CDL de Porto Alegre, tem Mariana, da Ancar

Nesta terça ao meio, no Plaza São Rafael, mais uma edição do Almoço do Varejo, da CDL de Porto Alegre.

. Vai falar Mariana Carvalho, diretora de marketing da ANCAR, uma das principais empreendedoras e administradoras de shoppings centers, entre eles o Iguatemi Porto Alegre.

General foi uma surpresa para a Segurança Pública

O jornal O Sul furou os jornais de domingo ao passar em primeira mão na mídia impressa o anúncio da escolha do general Goularte para secretário da Segurança Pública do RS. . O jornal é o único diário dominical que roda no domingo de madrugada e por isto costuma furar os concorrentes.

. Yeda Crusius pegou todo mundo de surpresa. Nem mesmo o ex-secretário compareceu à posse do seu substituto, agendada para domingo de manhã no Piratini. O governo tinha pressa porque tinha informações de que uma rebelião nos presídios era iminente e não queria ficar sem comando político na área. A escolha mostrou que Yeda consegue decidir rápido quando quer.

. As relações entre o governo e o ex-secretário Malmann estavam agastadas desde o episódio da Operação Rodin, porque se imaginava que Malmann não seria surpreendido por seus colegas da Polícia Federal.

Rejeições mais altas são de Fogaça e Rosário. A melhor posição é a de Manuela.

Rejeições mais altas são de Fogaça e RosárioOs índices de rejeição dos principais candidatos em Porto Alegre são os seguintes, ainda segundo o Correio do Povo: Fogaça, 25,8%; Maria do Rosário, 20,9%; Onyx, 17,7%; Vera Guasso, 12,7%; Luciana Genro, 12,6%; Manuela, 11,4%; Marchezan Júnior, 11%.. Os índices de Fogaça, Rosário e Luciana podem ser considerados compatíveis com o apoio dado a cada um, mas Onyx, Vera e Marchezan Júnior estão em patamar muito alto. Manuela é a melhor posicionada.

Gramado pode estar sob virtual empate técnico

O Jornal de Gramado publicará nesta terça-feira a primeira pesquisa de intenção de votos. Nestor Tissot, o atual vice-prefeito, e Fedoca, da oposição, poderão aparecer virtualmente empatados. . Nestor Tissot, do PP, é apoiado pelo atual prefeito Pedro Bala.

Surpresas do início da semana no caso Daniel Dantas

O delegado Protógenes Queiroz, o homem que enfiou na cadeia os escroques internacionais Naji Nahas e Daniel Dantas e que foi defenestrado da Operação Satiagraha tão logo começou a listar os petistas envolvidos com a quadrilha, entre os quais o ex-deputado Luiz Eduardo Greehngald, tem blog novo desde este sábado.

Preste atenção, leitor, na informação a seguir, que é muito, mas muito relevante sobre o caso:
CASO DANTAS PODERÁ SER ANULADO - Sobre o assunto, aliás, o jornal La Repubblica, da Itália, publicou toda a denúncia contra os diretores da TIM que promoveram grampos nos telefones do pessoal da Kroll e do Opportunity, gravaram tudo e entregaram CDs para a Polícia Federal, com base no qual saiu a Operação Satiagraha. Isto pode anular toda a investigação e as deníuncias contra Daniel Dantas, porque a origem de tudo é criminosa.


. Examine o blog do delegado, que está em litígio com o governo que o perseguiu:http://blogdoprotogenes.com.br/?page_id=3 .

Site do La Repubblica com o material:
http://ricerca.repubblica.it/repubblica/archivio/repubblica/2008/07/22/tavaroli-miei-dossier-segreti-per-tronchetti.html

Saiba como os jornais tratam os candidatos a prefeito

O Iuperj, do Rio, analisa quatro jornais diários do Rio e de São Paulo para avaliar a direção do noticiário em relação aos candidatos. O objetivo é mensurar quem se beneficia e quem se prejudica mais com as informações da mídia. http://doxa.iuperj.br/eleicoes2008.html

Dólar fecha em leve alta a R$ 1,575; Bovespa em baixa de 0,62%

O dólar fechou em leve alta nesta segunda-feira (27), em sessão sem grandes movimentos com os investidores à espera de indicadores durante a semana.

. A moeda norte-americana subiu 0,06%, a R$ 1,575. A sessão ficou marcada pela baixa volatilidade, variando dentro da estrita faixa de R$ 1,572 a R$ 1,576.


. Já a Bovespa finalizou o pregão desta segunda-feira em baixa. De acordo com dados preliminares, o Ibovespa registrou desvalorização de 0,62%, para 56.843 pontos, chegando à nova mínima em seis meses. O giro financeiro foi de apenas 3,8 bilhões de reais.

DEM decide,terça, se apóia reeleição de Romildinho em Osório

O diretório estadual do Democratas decide, nesta terça-feira, se anula ou endossa a convenção municipal do partido em Osório, que decidiu pela coligação com o PDT e PT, apoiando à reeleição o atual prefeito Romildo Bolzan Jr.

. Integrantes do partido denunciaram fraude, por parte da presidência da sigla, permitindo o voto de não filiados, para forçar o resultado.

. Caso a Executiva estadual ratifique o resultado, o vice-presidente do Dem, Luiz Carlos Rosa, promete recorrer à Justiça para reverter a decisão.

Duas empresasa disputam a bilheteria da Expointer

A concorrência aberta pelo Governo do Estado para escolher a empresa que administrará a concessão de uso da bilheteria e do estacionamento da Expointer 2008, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, teve duas empresas com suas documentações habilitadas pela Central de Licitações do Estado (Celic): a Estacione Bem e a Estapar.

. As empresas têm, a partir desta segunda-feira (28), cinco dias úteis para apresentar recurso questionando a documentação da outra concorrente. Se não ocorrer nenhuma anormalidade, os envelopes com as propostas serão abertos na semana que começa no dia 4 de agosto.


. De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Expointer, Antônio Alves, o valor mínimo pedido pelo Estado é de R$ 1,5 milhão, sendo que será declarado vencedor o lance maior. Alves acrescenta que, neste ano, serão disponibilizadas 8 mil vagas de estacionamento, mil a mais do que em 2007, ressaltando que a concessão representa uma profissionalização da feira e uma entrada garantida de receita para os cofres públicos.

Saiba mais

Os preços dos ingressos para os visitantes da feira já estão definidos. Os pedestres pagarão R$ 8,00. O estacionamento dentro do parque será R$ 20,00 (com ingresso do motorista incluído), com seguro total do veículo. Estudantes e idosos maiores de 60 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação da devida identificação. Crianças de até seis anos têm acesso livre, acompanhadas de um maior de idade. O Parque Assis Brasil estará aberto das 8h às 20h.

O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, prevê o comparecimento de 800 mil visitantes na 31ª edição da Expointer. O lançamento oficial da feira ocorrerá na próxima quarta-feira (30), em almoço para imprensa e convidados, no Parque Assis Brasil.

Brasil Telecom lança oferta com desconto especial para quem já é cliente

A Brasil Telecom lança uma nova facilidade para quem procura soluções completas de comunicação em um só lugar. Os clientes que possuem uma linha fixa agora podem adquirir as vantagens do Pacote Pluri, que une telefonia fixa, banda larga, franquia de minutos para celulares e serviços inteligentes.

. Na nova oferta os clientes que já possuem uma linha fixa podem adquirir, pagando somente mais R$ 74,90*, uma segunda linha fixa com plano Conta Completa 600, banda larga de 1Mb, Pluri Amigos (franquia especial que permite cadastrar três celulares Brasil Telecom com os quais é possível falar 200 minutos) e serviços inteligentes.

. Esse pacote, no entanto, é apenas um exemplo. Como o Pluri possui opções variadas de franquias de minutos e de velocidades para a Internet, é possível montar os planos de acordo com as necessidades de cada cliente.


. Mais informações no site www.brasiltelecom.com.br ou pelo fone 103 14.

Ministério da saúde só faz jogo de cena

ENTREVISTA

Ministério da Saúde só faz jogo de cena
Paulo Argollo Mendes, presidente do Sindicato Médico do RS

O ministério da Saúde está fazendo demagogia ?
Sim. Denunciamos que quarta-feira, o Ministério da Saúde divulgou norma determinando a construção de banheiros nos quartos das maternidades, para que pacientes do SUS e seus acompanhantes possam usufruir de mais conforto. Isto é conversa fiada ? Isto é conversa para desviar a atenção. É jogo de cena. Talvez o Fêmina (hospital federal de Porto Alegre) faça os banheiros, mas o resto não fará. Vai ficar por isto mesmo. Não há dinheiro suficiente para construir banheiros. O governo não tem noção de prioridade.

Exemplifique a falta de recursos.
Este ano, 90 mil pacientes com câncer não terão acesso a radio e quimioterapia . No Pará, 240 crianças morreram em uma maternidade, nos últimos seis meses. O único hospital de Barros Cassal fechou porque 80% dos atendimentos eram pelo SUS.

Se morrer alguém, de quem será a culpa ?
Quem morrer será responsabilidade direta do ministro José Gomes Temporão.

Que tipo de conversa seria séria ?
O governo Federal deveria construir hospitais de emergência, comprar mais leitos em hospitais particulares, aumentar a infra-estrutura dos hospitais públicos, melhorar a qualidade do atendimento. Ao invés disto, preocupa-se em discutir parto normal e cesária.

A maioria silenciosa justifica a atividade de base florestal no RS

OPINIÃO DOS LEITORES

Não podemos deixar que a minoria ruidosa ( representada por setores que manipulam e financiam ongs ambientais e sociais para chegar ou se manter no poder fazendo uma espécie de terrorismo verde ) nos ganhe no tapetão ou no grito neste tema.

O RS tem a chance de dobrar seu PIB do setor madeireiro ( hoje de 3,5 bilhões de reais ) só com a implantação de 3 indústrias de celulose até 2011/12 ( cada uma gerará um PIB de ao redor 700 milhões de dólares ). Este PIB aumentado para a metade sul, é uma necessidade urgente para diminuir desigualdades regionais. Na seqüência, com o adensamento da cadeia produtiva do setor madeireiro que inclui todo o processamento da madeira para outros fins de uso pela sociedade civilizada, poderemos fazer com que o PIB do setor no RS chegue a 10 bilhões de reais e dobre seus empregos num período de até 10 anos.O Adensamento já está acontecendo, via implantação das empresas de MDF( duplicação da fábrica de Glorinha) e MDP ( Montenegro e Taquari).Devidos aos ganhos de logística, a competitividade da indústria gaúcha de móveis aumentará sobremodo com a auto-suficiência gaúcha no abastecimento de MDP e MDF.

Em complemento, acrescento:

1) uma indústria de celulose se deprecia em 50 anos, portanto este é o horizonte que deve ser considerado no cálculo de geração de emprego e renda.
Todos os empreendimentos estão sendo implantados, respeitando o código ambiental brasileiro> No RS, mais as normas do zoneamento aprovado pelo Consema e o conceito de desenvolvimento sustentável ( equilíbrio entre os vértices ambiental, econômico e social). É o grande pano de fundo para fazer este setor crescer e gerar emprego e renda.

2) os que são contra empreendimentos econômicos com base na madeira, usam
a tese do meio ambiente como nova bandeira política fazendo uma espécie de “terrorismo verde sobre a população”para chegar ou se manter no poder e parece que o fazem porque a bandeira socialista já não lhes é mais viável neste sentido, mas como precisam de bandeiras ou teses, vamos lá pois poder é poder.... e não importa os meios....

3) a tecla que os contra batem muito é a do consumo de água pelas florestas, dizendo que secam o solo> isto não resiste a simples contraponto técnico, que pode ser feito por engenheiro florestal ou agrônomo, pois em todo o estado chove mais anualmente ( 1200mm ou mais dependendo da região) do que uma árvore consome de água ( ao redor de 900 mm anuais) . Então, se o ciclo das águas é superavitário, não confere a tecla de que árvores plantadas secam o solo.

3) por último, se não plantarmos árvores vamos tirar papel e madeira para uso da civilização de onde? De florestas nativas? Vamos voltar a idade da pedra em termos de consumo humano, se não tivermos mais árvores? Claro que não. Temos que plantar, pois por muito tempo ainda vamos precisar de madeira para fazer papel higiênico, madeira para construção de casas, móveis, energia, etc etc,

Wallau, Rogério
Engº Agrônomo



Argumentos precisam ser honestos e consistentes

Li, e gostei da forma que apresentastes os riscos que corremos com o ranço ideológico da uma minoria barulhenta no Estado.

Durante o ultimo “Palavras cruzadas” da TV COM, enviei 4 observações ao debate sobre plantio de florestas. Só foi ao ar a número 3 . Realmente, a produção do programa soube aproveitar a de melhor impacto: A APROVAÇÃO SOCIAL DA ATIVIDADE SILVICULTURA PARA O RS (90% resultado das Audiências Públicas).

Para meditar:Só uma oposição inconsequente e mal informada, como a que ocorre no RS, para não perceber que: ao mesmo tempo que o Governo luta para conseguir US $ 1 bilhão no BID, que deverá ser pago com juros por toda a sociedade gaúcha, NÃO PERCEBE a “entrada grátis” ou “a fundo perdido”, DE US $ a 1,2 a 2 BILHÕES de cada um empreendimento da industria da celulose e que vai empregar centenas de milhares de pessoas, rompendo com o ciclo de subdesenvolvimento da Metade-sul, com a inclusão na sua matriz produtiva
(grãos/carnes) a silvicultura sustentável.

Para concluir: O Prof. Buckup disse, na TV COM que as empresas de celulose representam o “capital itinerante” que vão abandonar o pais após o corte das arvores no final do ciclo de 7 anos. Pobre povo gaúcho, ter de aturar tanto atraso. Veja: A TANAC (antiga Forestal) está aqui ha 60 anos no Estado, a ARACRUZ (antiga Borregaard) está há 40 anos.... Ele não sabe (não sabe mesmo, pois opina sem conhecer) que a STORA ENSO é resultado de 2 empresas da Escandinávia, uma de 600 anos e outra de 200 anos.Vem, como as outras, para ficar ! Um investimento de US $ 1,2 bilhões não é recuperado em 7 anos. Também não sabe que o maior investimento é no complexo industrial e logístico (US $ 1 bilhão). Alguém colheria apenas 20% do investimento e mandaria “as favas” os restantes 80% ?

Ferdinando Fischer Nunes, Porto Alegre, RS.



Florestamento: outra Ford para mandar embora ?

Muito boa a nota da tua mensagem de hoje sobre os riscos - e realidades - do Rs perder investimentos.

O RS, ou melhor, alguns grupos com participação e ajuda do PT - leia-se governo federal - mais Via Campesina, MST e outros, afugentam os capitais (lembro a Ford) como fato marcante que ainda continua repercutindo e causando estragos. E essa gente - PT e comparsas - ainda querem ser governo. Pode ? Tenho uma teoria sobre como se processou e porque a Ford saiu do RS e foi parar na Bahia. Se quiseres um dia te conto. Não é ficção. Apenas ligo fatos naquele momento e cheguei a uma conclusão. Fatos semelhantes estão ocorrendo com as papeleiras. É só seguir o rastro dos fatos que surge a explicação.


Vilson Rivero, Porto Alegre, RS.

Fundação Corsan tem nova diretoria no RS

Edson Braz da Silveira é o novo CEO (Superintedente) da Fundação Corsan. Os outros diretores são Humberto Pinheiro e Wolney Ferreira .

. A Fundação Corsan, que trabalha com a certificação ISO 9001:2000, tem patrimônio de R$ 627 milhões.

Mais de 80% dos internautas usaram banda larga em junho

Um estudo do Ibope Net/Ratings revela que dos 22,9 milhões de usuários ativos de internet residencial no Brasil registrados em junho, 18,7 milhões (81,5%) navegaram com acesso em banda larga. O dado representa uma pequena redução de usuários ativos de banda larga, em relação a maio (19 milhões), mas acompanha a queda de 1% no total de internautas residenciais em junho.

. O acesso em linha discada registrou 4,2 milhões de consumidores, ou 18,5% da base de internautas que acessaram a internet em suas casas no mês passado.

. Em média, um usuário residencial de banda larga ficou conectado por 25h02min em junho, enquanto o de linha discada somou 14h54 min, reporta o IDG Now.

. O Ibope estima que, dos 35,5 milhões de brasileiros que moram em residências com computador conectado à internet, 25,7 milhões (73%) têm banda larga. Já o acesso discado, disponível para 9,7 milhões de usuários, foi usado por 4,2 milhões de pessoas.

Leia este blog em alemão, inglês, espanhol, italiano, francês e inglês

Desde quinta-feira este blog pode ser lido também em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

. Se você utilizar a barra de rolagem à direita, bem ao pé da página, completamente à direita, encontrará uma ferramenta de fácil utilização. Bastará indicar a versão preferida e ela ocorrerá logo depois da clicagem.

. A versão, claro, é livre, contém muitos erros, mas permite a leitura.

Terra quer aumentar de 15% para 40% receita do bolo publicitário

O Terra, como se sabe, tem sua sede legal em Porto Alegre, onde mantém forte centro de operações, mas sua sede de fato fica em São Paulo. A origem do portal pode ser encontrada no Zaz, comprada da RBS, que o formatou a partir da compra da também gaúcha NutecNet. O portal pertence ao grupo Telefônica, da Espanha, dona também da Vivo.

. A publicidade (15%) ainda responde por muito pouco do faturamento do Terra, que buscou em outras áreas de serviços o grosso da sua receita de R$ 767 milhões (5,8% mais) no ano passado. No Brasil, o portal tem 25 milhões de visitantes por mês (40 milhões na América Latina). O grosso do faturamento ainda sai dos serviços de conexão, registro de domínios e hospedagem. A grande novidade do Terra para o segundo semestre é o que o portal já denomina de Divulga Fácil, uma página onde agrupará os pequenos e médios anunciantes. Os que mais pagarem, terão serviços pelos quais os clientes terão direito a pesquisa, localização e ligações por VoIP. Com este novo segmento, o fatia do faturamento com publicidade poderá pular de 15% para 40% do bolo total.


Nota do editor – Milhares de assinantes reclamam do bloqueio imposto pelo Terra aos clientes que desejam receber diariamente a newsletter do site www.polibiobraga.com.br O editor já negociou com o Terra pessoalmente e através do seu administrador de listas, a AgilizeNet, mas com reduzido êxito. O site www.polibiobraga.com.br vai recorrer aos seus advogados para impedir que o Terra prossiga com seus bloqueios indevidos.

Bernardi sai da Paim para ser o marqueteiro de Fogaça

O Diretor de Criação da Paim, Fábio Bernardi, está sendo desvinculando da empresa para coordenar o marketing da campanha de José Fogaça à reeleição. Com isso, os atuais Gerentes de Criação, Ismael Goli e Cláudia Schroeder, assumem interinamente a direção de criação neste período.

. A Paim Comunicação também anunciou também a chegada de quatro novos profissionais na área de criação: Daniel Romanenco e Daniel Mattos, como assistentes de Direção de Arte, e Julia Duarte e Mônica Moura, como redatoras. Ao todo, o time de criação da Paim Comunicação conta agora com 27 profissionais.

Estas seis agências atenderão as contas do governo do RS

Finalmente saiu o resultado do envelope 2 (de propostas técnicas) da licitação para escolha das novas agências de publicidade do governo do Estado. Das 18 agências gaúchas que concorriam (Competence, Escala, DCR, DCS, Dez Propaganda, E21, GlobalComm, IM8, Matriz, Martins e Andrade, Novacentro, Paim, Plenna, Parla, PPG, Pública, SLM Ogilvy e SuperNova), seis foram classificadas. O total a ser investido pelo Estado chega a R$ 93 milhões.

. A coordenadora de Publicidade do governo do Estado, Mariana Bacaltchuk, reúne as agências nesta segunda-feira (28) à tarde no Palácio Piratini. Confira as agências escolhidas e a ordem do ranking, conforme o Diário Oficial desta segunda-feira (28):1º - DCS (78,25 pontos)2º - SLM (75,75)3º - Nova Centro (75)4º - Matriz (70,75)5º - Martins + Andrade (70)6º - Escala (69,75)

Saiba com quem ficarão as contas de publicidade do governo

A principal conta do governo estadual, do Banrisul, ficará a cargo da DCS, que há vários anos atende ao banco, criando suas principais ações publicitárias. A novidade fica por conta da SLM, longe do banco desde o governo de Antonio Britto. A manhã foi de comemoração na agência, afinal, o Banrisul é responsável por R$ 65 milhões, 72% do total de R$ 92,9 milhões anuais que serão investidos pelo governo gaúcho.

. Quem perdeu a vaga para a SLM foi a Dez Propaganda. Em 2007, o banco seguiu a escassez de recursos de todo o governo, aplicando apenas R$ 18 milhões. A SLM, porém, perdeu a conta da Secretaria da Agricultura, que trabalha com uma das principais vitrines publicitárias do RS - a Expointer. A agência Matriz passará a responder pela conta.

. Confira, abaixo, a divisão das secretarias e órgãos de governo para cada uma das seis agências escolhidas:

DCS - Banrisul, Banrisul Serviços, Banrisul Corretora de Valores, SECOM.

SLM, Banrisul, Banrisul Consórcios, Banrisul Armazéns Gerais

Nova Centro - SECOMS, sec. Infra-estrutura, Sec. Obras, CEEE, CRM, Sulgás, SPH, SUPRG, DAER. Metroplan, Sec. Ciência Tecnologia, CIENTEC,.

Agência Matriz - SECOMS, ec. Meio Ambiente, FEPAM, Sec. Irrigação, Sec. Justiça, FADERS, FGTAS, FASE, Sec. da Saúde, Agricultura, FUNDOVITIS, IRGA, FEPAGRO, CESA, CEASA, Fund. Zoobotânica.

Martins + Andrade - SECOM, Caixa Estadual, SEDAI, Sec. Fazenda, CADIP, PROCERGS, Sec. Habitação, CORSAN, Sec. Planejamento, AGERGS, CORAG, Sec. Administração e Recursos Humanos, IPERGS.

Escala - SECOM, Sec. Segurança, Sec. Cultura, TVE, Sec. Educação, FAPERGS, UERGS, Liberato Salzano da Cunha, DETRAN, Sec. Relações Institucionais, Sec. Turismo, FUNDERGS.

La Nación: posição do Brasil na OMC é uma "traição"

Reportagem publicada nesta segunda-feira (28) pelo jornal "La Nación" afirma que os países do Mercosul perceberam como "traição" o apoio brasileiro à proposta de liberalização comercial apresentada pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, em negociações em Genebra.

. De acordo com o jornal argentino, a posição do Brasil colaborou para manter acesas tensões com a Argentina nas negociações que buscam finalizar a Rodada Doha de livre comércio, que entraram nesta segunda-feira em sua segunda semana.

. No domingo (27/07), segundo o jornal, "a Argentina manteve suas queixas em relação à inflexibilidade (da proposta), enquanto o Brasil começou uma atividade frenética para apaziguar a crise desatada entre os dois países, depois de sua decisão de ´aceitar como um todo´ o projeto de acordo".

. Segundo o La Nación, o secretário argentino de Relações Econômicas Internacionais, Alfredo Chiaradía, um dos principais negociadores do país, disse que a decisão do Brasil "cria tensão" no Mercosul.

. "Outras fontes diplomáticas argentinas confirmaram que a atitude do Brasil era percebida como uma ´traição´ do gigante sul-americano contra seus sócios do Mercosul", diz o jornal.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal argentino “La Nación”.

Bovespa em alta de 1,08%; dólar é vendido a R$ 1,573

O Índice da Bovespa abriu essa semana com tendência em alta e, após cinco minutos das negociações de hoje, subia 1,08%, para 57.815 pontos.

. O Ibovespa operava após cinco minutos 616 pontos acima dos 57.199 do fechamento da sexta-feira, quando caíra 0,41%, devido às turbulências internacionais.

. Já o dólar é vendido a R$ 1,573, mesmo valor da sexta-feira, quando a moeda brasileira subira 0,37% em relação à americana e se manteve no maior valor desde 1999.

Brasil tem 210 das 500 maiores empresas da AL

As empresas brasileiras dominam um ranking que reúne as 500 maiores empresas da América Latina em 2007, de acordo com um estudo anual realizado pela revista AméricaEconomía. Conforme a listagem, que reúne informações financeiras de grandes corporações latino-americanas, do total de empresas analisadas, 210 são brasileiras.

. O número representa um aumento de apenas quatro companhias em relação ao ano anterior, mas põe o Brasil muito à frente do México, o segundo colocado, com 134 empresas.

. Apesar de contar com o maior número de companhias, o Brasil não lidera o ranking, encabeçado pela petrolífera mexicana Pemex.

. Na segunda posição vem a Petrobras, que subiu do terceiro para o segundo lugar, depois que suas vendas aumentaram 12% em um ano, batendo US$ 96,3 bilhões em 2007. A estatal brasileira ultrapassou a venezuelana PDVSA que caiu da primeira para terceira posição.

. Entre outras empresas brasileiras citadas entre as 50 primeiras do ranking geral estão a Vale do Rio Doce (5°), Petrobras Distribuidora (7°), Grupo Votorantim (13°), Gerdau (15°), Odebrecht (16°) e Eletrobras (19°).

Juremir compara MST e Farc aos Farrapos

O jornalista Juremir Machado Silva faz uma confusão tremenda sobre o que ocorre no campo, enfiando MST, Movimento Farroupilha e Farc no mesmo saco, além de comparar Stédile com Bento Gonçalves.

. O que importa que os líderes farrapos, inclusive Bento, tenham defendido a causa dos produtores, os mesmos que são atacados na atualidade pelo MST e pelas Farc ? Segundo Juremir, uns e outros reclamam que as autoridades públicas foram insensíveis aos seus reclamos. Ora, neste caso, também valeria a pena enfiar o PCC e os seus líderes no mesmo altar onde o jornalista do Correio do Povo insensa Stédile, Tiro Fijo e Bento Gonçalves.

. Juremir Machado Silva, como outros brasileiros e estrangeiros ingênuos, analfabetos políticos, alfabetizados demais, espertos e malandros do alpinismo social, gente que não quer se esforçar para subir na vida, nunca deixarão de louvar carrascos como Tiro Fijo, Che Guevara, Lênin, Mao, Pol Pot e outros personagens tenebrosos do mesmo porte, porque são eles os arautos da nova ordem na qual ninguém precisará trabalhar ou empreender para viver melhor.

LEIA:

OS FARRAPOS E O MST
Juremir Machado Silva
(publicado no Correio do Povo de 19.07.2008)
Procuradores do Ministério Público querem extinguir o MST. Consideram que ele atenta contra o Estado de direito. Já o MST entende que os poderes constituídos não são sensíveis às necessidades básicas dos excluídos do campo.
No passado, os farrapos sustentaram uma guerra contra o poder central durante dez anos por razões semelhantes. Entendiam que o Império era tirânico e insensível aos interesses deles. Queriam pagar menos impostos. A diferença é que os farrapos eram fazendeiros. O Brasil era uma monarquia constitucional. Os farrapos atentaram contra o Estado de direito. Foram processados. Os procuradores deviam propor a proibição dos festejos da Revolução Farroupilha para evitar maus exemplos.
O MST invade propriedades alheias e talvez sonhe com outro regime ou sistema econômico. Os farrapos declararam uma república e separaram-se do Brasil. Boa parte da população do Estado não os apoiou. Eles passaram a dominar toda uma parte do território do Rio Grande.
Mais ou menos como as Farc. Deram-se o direito de invadir as terras dos 'dissidentes', de arrendá-las a quem quisessem e de apossar-se dos demais bens, vendendo gado e cavalos. O decreto de 11 de novembro de 1836 determinava o seqüestro, o arremate em hasta pública ou a venda de tudo que pertencesse aos 'súditos do Brasil', inclusive mercadorias, prédios, gados, animais, muares, cavalares, escravos, móveis, embarcações, etc. 'Súditos do Brasil', fixava o decreto, eram todos os inimigos, ou seja, os que não estivessem de acordo com os ideais farrapos e a eles se opusessem. O decreto de 5 de abril de 1837 confirmou o anterior. Em 1838, outros atos continuaram o processo.
Os farrapos achavam o sistema injusto e impiedoso. O MST também.
A cisão entre os farrapos deu-se principalmente por causa disso. Um facção, liderada por Antônio Vicente da Fontoura, estava farta do desrespeito à propriedade. Houve saque, corrupção e arrendamento de cobiçadas propriedades de dissidentes a bons amigos. A documentação sobre isso é farta e está disponível. Basta ver a carta 185 da 'Coletânea de Documentos de Bento Gonçalves' sobre arrendamento de propriedade de inimigo. Ou (Coleção Varela 6182) a carta em que Neto refere-se a uma 'espantosa ladroeira' praticada por aliados, com nome e sobrenome, 'com permissão para se estabelecerem na fazenda outrora do finado José Antonio de Freitas'. A maior dificuldade para se chegar à paz consistiu em saber quem indenizaria os proprietários lesados.
Os farrapos conseguiram transferir a conta para o Império. Ficaram anos ameaçando não entregar os negros que os imperiais exigiam e espichando uma guerra de guerrilhas que não ganhariam para que o poder central assumisse o que chamavam de 'dívida externa', pois, com a paz, as demandas judiciais de indenização seriam muitas e inevitáveis.
Cada época com os seus valores.
Aquilo que era válido no século XIX não parece legítimo hoje? Sofisma. O poder legal da época e os proprietários lesados pensavam exatamente como os de hoje em situação equivalente.
Chegamos ao paradoxo: o Rio Grande do Sul que tanto condena o MST festeja uma revolução cujas práticas e motivações eram equivalentes às do MST.
Os farrapos só estariam plenamente justificados se tivessem rompido com o Brasil pelo fim da escravidão. Não foi o caso.
As suas razões eram econômicas e políticas. Como se vê, temos tradição em invasão e apropriação de terras alheias.

Investigações sobre Dantas partiram de grossa espionagem produzida pela TIM

Na terça-feira 22, o jornal italiano La Repubblica publicou a íntegra da denúncia formulada pelo procurador Fábio Napoleone contra 34 pessoas ligadas à Telecom Italia – destas, oito foram implicadas em razão de uma espionagem realizada no Brasil. De acordo com a peça de acusação, foi a Telecom Italia que invadiu os computadores da Kroll, da Brasil Telecom e do Opportunity em 2004, numa ação comandada pelos agentes Angelo Jannone, Marco Bernardini e Fabio Ghioni.

. Depois disso, os italianos manipularam o material, produziram um CD e simularam o envio do mesmo à sede da empresa, em Milão, de forma anônima. Em seguida, Jannone veio ao Brasil e entregou o CD à PF.

. Assim nasceu a Operação Chacal, que acusava Dantas de fazer justamente aquilo que os italianos haviam acabado de realizar: uma espionagem ilegal. Desde então, pressionado pela Justiça, o banqueiro cedeu o controle da Brasil Telecom e passou a responder a uma série de processos. Com a denúncia italiana, ele espera que sua sorte mude. “Este inquérito, que já deveria estar aqui desde 2006, agora terá de vir ao Brasil”, argumenta o advogado Nélio Machado.

. Acusou o advogado Nélio Machado, com toda a razão: “Todas as investigações contra o Opportunity nasceram de provas ilegais e forjadas.”

. O que o advogado não diz, é que crimes devastadores foram apurados a partir das investigações feitas pela Polícia Federal, mesmo a partir de grampos ilegais, manipulações de gravações, espionagem comercial e banditismo de toda ordem, utilizadas conscientemente pelas autoridades brasileiras. Isto tudo, apesar disto, parece viciado de maneira mortal pelo que se apurou e está em julgamento na Itália.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no jornal italiano La Repubblica.

Correio do Povo: Fogaça sobe 3%; Rosário se distancia de Manuela

José Fogaça (PMDB) lidera a segunda pesquisa do Correio do Povo/Instituto Methodus sobre as intenções do voto em Porto Alegre, com 28,8% da preferência dos eleitores. Em segundo lugar aparece Maria do Rosário (PT) com 21,4%, Manuela D'Ávila (PCdoB) tem 18,5%, Luciana Genro (Psol), 6%, Onyx Lorenzoni (DEM), 6%, Paulo Rogowski (PHS) e Nelson Marchezan Jr. (PSDB) estão empatados com 1,1% e Vera Guasso (PSTU) aparece com 0,5%.

. Em relação a pesquisa anterior, Fogaça subiu de 25,7% para 28,8% (+3,1%), Maria do Rosário subiu de 18,7% para 21,4% (+2,7%) e Manuela saiu de 18,1% para 18,5% (+0,4%). A diferença de Rosário para Manuela aumentou de 0,6% para 2,9%.

. Em um eventual segundo turno, o atual prefeito da capital gaúcha venceria a disputa contra as três candidatas. Contra Rosário, ele contaria com 46% das intenções de voto, e a candidata, 39,5%. Na disputa contra Manuela, Fogaça teria 46,1% dos votos, contra 39,7% da deputada federal. Fogaça também venceria Luciana Genro, com 51,1% contra 29,5%.

. Uma eventual disputa entre as candidatas Rosário e Manuela no segundo turno, Rosário teria 40,7% das intenções de voto, contra 38,7% de Manuela.

. A pesquisa foi divulgada no jornal Correio do Povo e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais, e ouviu 1.050 eleitores nos dias 22 e 23 de julho.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/