ENTREVISTA
Ministério da Saúde só faz jogo de cena
Paulo Argollo Mendes, presidente do Sindicato Médico do RS
O ministério da Saúde está fazendo demagogia ?
Sim. Denunciamos que quarta-feira, o Ministério da Saúde divulgou norma determinando a construção de banheiros nos quartos das maternidades, para que pacientes do SUS e seus acompanhantes possam usufruir de mais conforto. Isto é conversa fiada ? Isto é conversa para desviar a atenção. É jogo de cena. Talvez o Fêmina (hospital federal de Porto Alegre) faça os banheiros, mas o resto não fará. Vai ficar por isto mesmo. Não há dinheiro suficiente para construir banheiros. O governo não tem noção de prioridade.
Exemplifique a falta de recursos.
Este ano, 90 mil pacientes com câncer não terão acesso a radio e quimioterapia . No Pará, 240 crianças morreram em uma maternidade, nos últimos seis meses. O único hospital de Barros Cassal fechou porque 80% dos atendimentos eram pelo SUS.
Se morrer alguém, de quem será a culpa ?
Quem morrer será responsabilidade direta do ministro José Gomes Temporão.
Que tipo de conversa seria séria ?
O governo Federal deveria construir hospitais de emergência, comprar mais leitos em hospitais particulares, aumentar a infra-estrutura dos hospitais públicos, melhorar a qualidade do atendimento. Ao invés disto, preocupa-se em discutir parto normal e cesária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário