Dilma veta ajuda às vitimas da seca no Sul. Senador diz: "E ficamos quietos porque somos capachos". E Tarso, o que é ?

Os integrantes da bancada catarinense no Senado estão indignados com o veto de Dilma Rousseff à emenda do tucano Paulo Bauer que previa a inclusão dos estados do Sul na medida provisória de socorro aos atingidos pela seca.

Segundo Bauer, agricultores de cerca de 500 cidades do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) enfrentam dificuldades causadas pela estiagem que castigou a região no final do ano passado. Ao discursar no Senado nesta semana, Bauer começou descendo a borduna em Guido Mantega e terminou na presidente:
– Somos aqui capachos da presidente da República – os do governo inclusive -, porque aqui se vota com acordo, e simplesmente ela veta. Como se nada tivesse sido combinado. Como se nenhum agricultor precisasse de atenção.

* Clipping www.veja.com.br , nota de Lauro Jardim, coluna Radar

Fox Comm só investe se tiver reserva de mercado

A chinesa FoxComm, que investiria US$ 1 bilhão no Brasil para fabricar telas de smartphones e tablets, avisou que só fará isto se obtiver reserva de mercado.

Pesquisa Datafolha revela que segundo turno será entre Russomano e Serra em SP

A disputa eleitoral em São Paulo está cada vez mais renhida e tudo indica que o segundo turno será travado entre Celso Russomano, PRB, e José Serra, PSDB. Russomano caiu e Serra subiu.

. Estes são os números da pesquisa Datafolha desta sexta-feira
Celso Russomano, PRB – 30%
José Serra, PSDB – 22%
Fernando Haddad, PT – 18%
Gabriel Chalita, PMSDGB – 9%
Soninha, PPS – 4%
Os demais pontuaram muito pouco.

Segundo turno:
Celso Russomano, PRB – 50%
Serra, PSDB – 34%

Datafolha diz que Fortunati venceria com 56% dos votos válidos

O prefeito José Fortunati já está com 56% dos votos válidos e portanto seria eleito já no primeiro turno em Porto Alegre. A pesquisa é do Datafolha e foi encomendada pela RBS  pela Folha de S. Paulo.
Votos válidos
Fortunati, PDT - 56%
Manuela, PCdoB - 29%
Adão Villaverde, PT - 10%
Os demais candidatos estão com 2 pontos ou ainda menos.

Na pesquisa estimulada, Fortunati conta com 47% das intenções de votos. Em seguida surgem Manuela, 24%, e Villa, 9%, que ainda não conseguiu chegar aos dois dígitos.

. Os níveis de rejeição também favorecem o prefeito, que tem apenas 10% do bolo total. Wambert, 24%; Villa e Manuela, ambos com 22%, lideram.

- O Ibope também quis checar a influência do julgamento do mensalão sobre as intenções de votos e verificou que 52% responderam que tem muita, grande ou alguma influência na sua decisão de votos, o que ajuda a explicar uma das razões do desempenho de Villa, do PT.

Pobre paga conta em dia ? Mulher manda no orçamento doméstico ? Isto tudo é falso. Saiba as razões, aqui.

A Boa Vista Serviços, que no RS tem como sócia a CDL de Porto Alegre, aprewsentou nesta sexta-feira os resultados da sua primeira pesquisa sobre endividamento e inadimplência.

. Os resultados foram publicados como livro.

. Os resultdos mostraram que afirmações de senso comum em relação ao mercado de crédito nem sempre são verdadeiras. Quais são os mitos?
-Consumidor de baixa renda paga conta em dia.
- Consumidor não pensa em juros, mas no valor da parcela.
- Renda de família de classe baixa é mais volátil.

. É tudo falso.

. Há mais surpresa:
- Consumidor de baixa renda não poupa.
- A mulher não está á frente do orçamento doméstico
- O nome é o maior patrimônio da pessoa
- O consumidor de baixa renda não se protege contra a fraude e nem faz planejamento financeiro.

CLIQUE AQUI para conhecer a íntegra da pesquisa:

Vem aí a agroinflação

O dono da Brasoja Agro, maior corretora de commodities agrícolas do país, Antonio Sartori, teme a agroinflação.

. É que os estoques de alimentos caíram muito, a produção despencou e o consumo aumentou.

- Nesta página, Sartori fala mais sobre a próxima safra de grãos no RS.

Gaúchos avançam sobre mercado de climatizadores do Panamá

O fabricante gaúcho Joape, Santo Antonio da Patrulha, resolveu aprofundar suas vendas de climatizadores para o Panamá, onde chegou há três meses.

. A Joape mandou dizer o que descobriu sobre o Panamá:
1) Um de cada quatro turistas é brasileiro.
2) O clima é quente, como gostam os brasileiros, e também são quentes a música e a dança.
3) Cidade do Panamá é uma espécie de Miami da América Latina, com facilidade de comprar, vender e curtir paisagens paradisíacas.

. A Joape vende também para Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Itália, Espanha e Montenegro.

Fortunati focará na reforma administrativa a partir do primeiro dia do novo mandato

A reforma administrativa será ponto impactante e inicial do início do segundo mandato do prefeito José Fortunati em Porto Alegre.

. O prefeito quer desamarrar a administração da cidade.

ICMS ficará maior sobre bicicletas

A exemplo do que fez São Paulo, também o governo do RS pensa elevar as alíquotas do ICMS cobrado sobre as bicicletas.

. O mercado de revenda está ouriçado e não quer saber de aumentos.

Schin tem nova diretora de Marketing

Maria Inez Murad, ex-Omo, é a nova diretora de Marketing da Schincariol, que tem fábrica também em Igrejinha, RS.

Saiba como comprar o livro "Cabo de Guerra"

A saga que conta tudo sobre o confronto entre Yeda e o Eixo do Mal
499 páginas, 39 capítulos, 70 fotos, R$ 75,00 o exemplar
Peça seu exemplar pelo e-mail polibio.braga@uol.com.br Entrega é grátis em qualquer lugar do Brasil.
- Em Porto Alegre, na Livraria Londres, Bom Fim.

CLIQUE AQUI para ler o capítulo 17. É apenas uma demo do livro.

Aécio sobe o tom contra o PT: "Lula mancha a biografia ao defender o mensalão"

* Clipping www.veja.com.br

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva age "como líder de facção" e mancha a própria biografia ao defender os réus do mensalão. Para Aécio, Lula ataca a oposição "de forma extremamente agressiva" nos palanques eleitorais. "O lulismo, da forma que existia, quase messiânico, que apontava o dedo e tudo seguia na mesma direção, não existe mais", afirmou o senador.

Em entrevista concedida nesta sexta-feira em um hotel na orla de Maceió, Aécio respondeu às declarações de Lula contra os tucanos nos palanques eleitorais, principalmente em São Paulo. Segundo Aécio, os ataques mostram o desespero do ex-presidente. "O lulismo sempre terá avaliações positivas em algumas regiões de sua influência, mas, da forma como existia no passado, não existe mais", disse. "Lula está abdicando da condição de ex-presidente de todos os brasileiros para ser um líder de facção. Não é bom para ele, nem para sua história."

O senador afirmou que o julgamento do mensalão será como virar uma página na história do Brasil. "O julgamento fortalece a ética na política. Teremos um Brasil melhor."

Para Aécio, a tática virulenta de Lula tem surtido efeito inverso, como no caso de Belo Horizonte, onde o ex-presidente fez ataques a Fernando Henrique Cardoso. "Parece que o incomoda ainda bastante a figura de Fernando Henrique, mas sua ida a Minas não alterou em nada as pesquisas eleitorais", disse.
Aécio disparou também na direção do candidato petista à prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad o chamou de despreparado para ser presidente da República e o aconselhou a ler mais - um livro por semana, ao menos. "Acho que ele passou ali um recado ao presidente Lula. Ele não me parece satisfeito com o apoio do ex-presidente". 

Fortunati focará na reforma administrativa a partir do primeiro dia do novo mandato

A reforma administrativa será ponto impactante e inicial do início do segundo mandato do prefeito José Fortunati em Porto Alegre.

. O prefeito quer desamarrar a administração da cidade.

Governo esclarece “magia da multiplicação dos salários” na SPH

A nota a seguir é do diretor Superintendente da Superintendência de portos e Hidrovias, Pedro Obelar:

Quanto à “mágica da multiplicação de salários no serviço público estadual”, o ato ao qual o Senhor se reporta é uma concessão de diferença de proventos que foi concedida pela SUPRG e contém um grave equívoco por sua parte, pois se leres mais atentamente o Ato, o nº 9.433 (nove mil, quatrocentos e trinta e três) referem-se tão unicamente ao nº de dias que o servidor tinha trabalhado quando teve direito a sua aposentadoria, e não ao valor de salário a que ele passaria a receber, conforme é afirmado na matéria. Ou seja, o documento explica que o servidor tem um valor de aposentadoria proporcional, pois para ser integral, se do sexo feminino deveria ter de 10.950 dias (30 anos x 365) e se do masculino deveria ter de 12.775 dias (35 anos x 365). É importantíssimo ser destacado, ainda, que a SPH (e a SUPRG também) somente pagam a diferença de proventos aos seus inativos, devendo ser deduzido, sempre, o valor que o INSS paga ao aposentado, sendo que, em muitos casos, a diferença de proventos a ser paga pelas Autarquias referidas é zero (NULO), pois o valor do benefício do INSS EXCEDE (é maior) que o próprio valor bruto que o inativo tem direito.

Saiba tudo sobre seus candidatos a prefeito e vereador

Ferramenta criada pelo site reúne num único ambiente todas as informações prestadas à Justiça Eleitoral por todos os candidatos a prefeito e a vereador em todo o país.

Saiba mais no endereço: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/manchetes-anteriores/congresso-em-foco-ajuda-voce-no-seu-voto/

Temer garante acesso de Marco Alba ao governo Dilma

A visita do vice-presidente Michel Temer a Gravataí teve o único objetivo de demonstrar ao eleitorado que a eleição do deputado Marco Alba também garantirá pleno acesso do prefeito do PMDB ao governo Dilma Rousseff.

. O PT faz campanha cerrada sobre a necessidade de alinhamento vertical.
- A campanha eleitoral em Gravataí recrudesceu.

O jornalista Pannunzio não suportou as pressões e matou seu blog

Clique no endereço a seguir para visitar o último blog do Pannunzio: http://www.pannunzio.com.br/

O jornalista paulista Fábio Pannunzio, da Band TV, acabou nesta sexta-feira com o seu blog. Ele não agüentou o tranco provocado pelas despesas que passou a ter em decorrência de processos judiciais movidos por personalidades que se sentiram injuriadas, caluniadas ou difamadas por ele. Eis o que ele postou no seu último blog, ainda na Web:

Escrevo depois de semanas de reflexão e com a alma arrasada — especialmente porque ele representa uma vitória dos que se insurgem contra a liberdade de opinião e informação”. 

. O blog nasceu em 2009. Veiculou quase oito mil textos. Ele nunca aceitou patrocínio, visando manter total independência. Fábio Pannunzio conseguia disponibilizar informações muito, mas muito relevantes do que aquelas que apresenta na TV. Isto se compreende. A mídia tradicional possui compromissos de toda ordem. 

. Ele conta na despedida que durante todos os anos em que trabalhou na Band, respondeu um só processo, mas que no blog virou saco de pancada e não suportou as despesas com advogados e custas processuais, sem contar o tempo perdido em audiências, a tensão ocorrida em cada citação e as indenizações sentenciadas. 

. Vale a pena ler o trecho final da carta do jornalista: 

“Por fim, digo apenas que essa pressão judicial calou o blog, mas não conseguiu dobrar a opinião do blogueiro. E que me sinto orgulhoso por ter conseguido cumprir o compromisso que me impus de respeitar a opinião alheia mesmo quando ela afronta a do editor. Aqui, nunca houve censura a comentários dos leitores que discordavam da minha maneira de ver o mundo. E esta é minha prova de apreço pela liberdade de expressão — inclusive quando ela me desfavorece”.

Ativistas do PT e MST ocupam a cidade. Campanha pega fogo em São Leopoldo.

Militantes e ativistas do PT e do MST de várias regiões do RS,  começaram a desembarcar em São Leopoldo, município da Grande Porto Alegre onde o Partido domina a administração municipal há oito anos. O prefeito, Ary Vannazi, é também presidente da Famurs e sua administração está sob fogo cerrado de investigações policiais no âmbito da Operação Cosa Nostra.

. O clima político já era tenso e ficou pesado com o tom mais agressivo da campanha do candidato oficial, o deputado Ronaldo Zulke, que está atrás nas pesquisas de intenções de votos.

. As transgressões na propaganda eleitoral cresceram, obrigando intervenções pontuais do juiz eleitoral, que vem usando a Brigada Militar para reprimir os abusos. Foi o que voltou a ocorrer nesta quinta-feira a tarde, quando opositores do candidato que lidera as pesquisas empunharam uma faixa com dizeres falsos sobre a rodovia federal, na entrada da cidade:
- Delegado indicia e pede a prisão do dr. Moacir.

. A oposição conseguiu mandatos de busca e apreensão da faixa e de folhetos, como também registrou boletim de ocorrência e pediu investigações da Justiça Eleitoral.

. Dr. Moacir é o candidato da oposição, não foi indiciado e nem teve a prisão pedida.

. A campanha de desestabilização política decorre de inquérito que o próprio juiz criminal da cidade, José Piccoli, considerou um “ato malicioso da polícia” do governador Tarso Genro, aliado de Vannazi e Zulke. O inquérito da Operação Cosa Nostra investiga malfeitorias na prefeitura de Ary Vannazi.

- Na última pesquisa do Instituto Methodus divulgada em 26 de Setembro, o Dr.Moacir tinha 59%, contra 28,5% do candidato da situação, deputado Ronaldo Zulke. O PT está no poder há 8 anos em São Leopoldo.

CLIQUE na foto para ver melhor. Ao fundo, novo e suntuoso prédio da prefeitura. 

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh  

Até oposição ignora arapongagem criminosa na Corag. Stela silencia sobre o caso.

Quando teve seus dados cadastrais acessados indevidamente por um sargento da Casa Militar do governo estadual, a deputada Stela Farias, PT, armou um escândalo político sem precedentes na Assembléia Legislativa.

. Foi no segundo semestre de 2010.

. Passados dois anos, agora no comando da secretaria da Administração, debaixo das suas barbas, um subordinado seu, o diretor Administrativo e Financeiro da Corag, Andrew Carvalho, arapongou criminosamente toda a correspondência trocada pelo seu presidente, Homero Paim, irmão do senador Paulo Paim, durante meio ano.

 Homero e Carvalho foram “realocados” em outras áreas do governo estadual.

. A secretária da Administração não quer nem falar sobre o assunto.

- Arapongagem no governo estadual do PT é ignorada até pela oposição. 

Arapongado por outro diretor, irmão do senador Paim cai da presidência da Corag

Arapongado por sistemas de vigilância corporativa existentes na Internet, o presidente da Corag, estatal do setor gráfico do governo estadual, o presidente Homero Paim acabou caindo em meio a grossas denúncias de má gestão e corrupção.

. Homero Paim é irmão do senador Paulo Paim.

. Com ele caiu também o autor da arapongagem, o seu próprio diretor Administrativo e Financeiro, Andrew Carvalho.

. Ambos são do PT.

. Nesta quinta-feira, Homero Paim acusou seus adversários internos do PT:

- Eu posso afirmar hoje, tranquilamente que a minha gestão foi espionada, houve conspiração. Tanto assim que a invasão e o monitoramento dos e-mails foi uma jogada de rasteira.

. O governador Tarso Genro e a secretária da Administração, Stela Farias, não quiseram falar. Stela Farias, como deputada estadual, nunca perdeu oportunidade para fustigar os governos Yeda Crusius, PSDB, e Germano Rigotto, acusando-os de crimes continuados na administração pública.

. As tropelias ocorridas na Corag são investigadas pelo Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado e Polícia Civil.

- Stela Farias nomeou para a vaga de Homero Paim a petista Vera Oliveira. Paim e Carvalho, os dois diretores que trombaram, foram contemplados com cargos em outras áreas do governo estadual. 

Homens armados roubam carro de Brossard. Rastreador localiza camioneta uma hora depois. Detran já está há um dia com o veículo e não libera.

A camionete do ministro Paulo Brossard foi roubada por dois homens armados, ontem, 21 h, na Ramiro Barcellos, na entrada do Hospital Moinhos de Vento. Brossard foi visitar um parente internado…

. Depois do registro burocrático da ocorrência na 3a. Delegacia, foi acionado o serviço de rastreamento por satélite do veículo, que localizou o carro uma hora depois. A empresa foi ao local, acompanhada da Brigada Militar. O carro foi removido para a 10a Delegacia Distrital. Teria que ser retirada somente pelo proprietário da camionete, com o documento usado para venda do carro.

. O dono do veículo, com 88 anos de idade, buscou saber hoje pela manhã como recuperar o seu carro, agora nas mãos do Estado.  A estagiária da delegacia, Andriani, respondeu que não sabia nada sobre os procedimentos para retirar o carro - informações só poderiam ser dadas na parte da tarde, pelo chefe do cartório, pelo delegado ou pelo comissário. Esta é a rotina.

- O que  se conclui é que é mais fácil localizar um carro roubado (sem a ação do Estado) do que reavê-lo depois que o Estado o coloca sob sua guarda. E isto que o dono do carro ainda nem tratou das taxas, fretes e tarifas de remoções. 

Itaú surpreende clientes corporativos com aumento geral de tarifas

Ao abrir sua conta no Itaú, o editor deu de cara com o aviso que você pode examinar na cópia aí ao lado. Trata-se de uma comunicação sobre reajuste de tarifas. Quem lê esta página já sabia que os bancões negociavam com o governo a elevação das tarifas. É a forma que encontraram para garantir a continuidade dos polpudos lucros que conseguem na intermediação financeira. O caso do Itaú não é o único, mas é o que já se apressou a comunicar o fato aos seus clientes, usando a sua página no home banking.

. O Itaú não revela qual o valor do reajuste de cada tarifa e também não abriu qualquer diálogo para verificar a situação de cada caso. Foi uma posição unilateral.

. No caso do editor, adverte a mensagem do Itaú:
Reajuste de Tarifas
O Itaú preza pelo relacionamento com a sua empresa e, por isso, informa antecipadamente que a partir de outubro o valor do pacote de serviços de conta corrente e das tarifas avulsas será reajustado. Consulte a tabela geral das tarifas no site WWW.itau.com.br empresas ou em qualquer agência Itaú. 

Mendes garantiu sexto voto para condenar Jefferson e Valdemar da Costa Neto

* Clipping Estadão. Material de Ricardo Brito.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quinta à noite o sexto voto para condenar por corrupção passiva o ex-presidente do extinto PL e deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o presidente do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ). Com o voto de Mendes, já há maioria também para considerar culpados outros sete réus: os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE), Bispo Rodrigues (ex-PL-RJ), Romeu Queiroz (ex-PTB-MG) e José Borba (ex-PMDB-PR) e Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL, João Cláudio Genu, ex-assessor do PP, e Enivaldo Quadrado, sócio da corretora Bônus Banval.
Ao todo, há nove réus condenados com o voto de Mendes neste capítulo. O único absolvido até o momento é o ex-assessor do PL Antonio Lamas. O julgamento será retomado na segunda-feira com o ministro Dias Toffoli apresentando a complementação do seu voto. Ele só se manifestou quanto aos réus ligados ao PP, pois teve de sair para a sessão desta noite do Tribunal Superior Eleitoral.
Na fundamentação do seu voto, Gilmar Mendes citou o exemplo de várias migrações de parlamentares que se filiaram ao PL, ao PTB e ao PP, partidos que receberam recursos do esquema ilegal.
CLIQUE AQUI para ler mais.

Greve só continua em bancos estatais que garantem estabilidade e remuneração garantida. TST força volta ao trabalho nos Correios.

Bancos - Somente continuam em greve os trabalhadores dos bancos estatais - BB, Caixa e Banrisul - que não correm risco algum de demissão ou sequer de terem os dias de greve descontados. Todos os demais bancos abriram as portas esta manhã em Porto Alegre e em todo o país.

Correios - Por decisão do TST, os trabalhadores dos Correios foram obrigados a voltar ao trabalho nesta sexta-feira.

Inativo, incapaz e incompetente, o governo do PT perde o controle da segurança pública no RS

* Clipping Zero Hora

Apesar das ações voltadas para o combate aos homicídios e aos roubos de veículos no Estado, os dois crimes continuam em alta. Ao longo do mês de agosto, 185 pessoas perderam a vida violentamente no Rio Grande do Sul, número 34,1% maior do que o mesmo período do ano passado. Já os ataques a motoristas subiram 9%.

A tendência de alta também é visível quando se analisa os números do ano. Nos primeiros oito meses, o número de homicídios cresceu 21,5%. Já os assaltos a motoristas aumentaram 5,8% no período.
A força-tarefa contra o surto de homicídios no Estado, que envolveu efetivo da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC), terminará neste domingo. O reforço da BM começou em maio e deslocou 200 policiais do Interior para cinco municípios da Região Metropolitana e para a Capital. Já o da PC iniciou em junho em três cidades do Interior e seis da Região Metropolitana.
AgostoHomicídio2011 — 138
2012 — 185
Diferença 34,1%

Comentário do blog Polícia & Política, especializado em assuntos da segurança pública no RS
 Este resultado eu já havia previsto desde o inicio da solução mágica adotada pelo governo do Estado, promovendo o remanejo de efetivos do interior do Estado para a Região Metropolitana.Essas e outras medidas paliativas se prestam para interferir de maneira transitória no índice deste crime.   Medidas permanentes  que interfiram de forma a transformar estruturalmente as questões referentes a Segurança Pública envolvem desde a pressão popular até a vontade política, pois são medidas que passam pela valorização dos profissionais da área, aquisição de tecnologia de ponta, aumento de efetivos, atualização de legislação, porém como tudo envolve altas somas em investimentos e o Estado está quebrado, os governos vão sucessivamente empurrando o problema com a barriga adotando medidas tanto eleitoreiras como superficiais. E o zé povinho cada dia mais prisioneiro dentro de suas casas.  

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh 

Pesquisa Datafolha revela que segundo turno será entre Russomano e Serra em SP


A disputa eleitoral em São Paulo está cada vez mais renhida e tudo indica que o segundo turno será travado entre Celso Russomano, PRB, e José Serra, PSDB. Russomano caiu e Serra subiu.

. Estes são os números da pesquisa Datafolha desta sexta-feira

Celso Russomano, PRB – 30%
José Serra, PSDB – 22%
Fernando Haddad, PT – 18%
Gabriel Chalita, PMSDGB – 9%
Soninha, PPS – 4%
Os demais pontuaram muito pouco.

Segundo turno:
Celso Russomano, PRB – 50%
Serra, PSDB – 34%

Datafolha diz que Fortunati venceria com 56% dos votos válidos

O prefeito José Fortunati já está com 56% dos votos válidos e portanto seria eleito já no primeiro turno em Porto Alegre. A pesquisa é do Datafolha e foi encomendada pela RBS  pela Folha de S. Paulo.

Votos válidos
Fortunati, PDT - 56%
Manuela, PCdoB - 29%
Adão Villaverde, PT - 10%
Os demais candidatos estão com 2 pontos ou ainda menos.

Na pesquisa estimulada, Fortunati conta com 47% das intenções de votos. Em seguida surgem Manuela, 24%, e Villa, 9%, que ainda não conseguiu chegar aos dois dígitos.

. Os níveis de rejeição também favorecem o prefeito, que tem apenas 10% do bolo total. Wambert, 24%; Villa e Manuela, ambos com 22%, lideram.

- O Ibope também quis checar a influência do julgamento do mensalão sobre as intenções de votos e verificou que 52% responderam que tem muita, grande ou alguma influência na sua decisão de votos, o que ajuda a explicar uma das razões do desempenho de Villa, do PT.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/